destaques - uspdestaques boletim editado pela assessoria de imprensa da reitoria no 32, 13 jun. 2011...

4
Destaques Boletim editado pela Assessoria de Imprensa da Reitoria n o 32, 13 Jun. 2011 Editorial Revitalização da Cidade Universitária: Plano Diretor da Faculdade de Educação Do passado ao futuro Dois dos prédios que compõem a Faculdade de Educação (FE) – a atual Biblioteca e o Bloco B — são os mais antigos edifícios construídos na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo. Essas estruturas integravam originalmente um conjunto para abrigar o então Instituto de Aperfeiçoamento do Professor, ligado ao Governo Federal. O projeto do Instituto foi elaborado em 1951, pelo arquiteto Alcides da Rocha Miranda, a convite do educador Anísio Teixeira. Na década de 60, além da atual Biblioteca, constavam do conjunto dos prédios o Bloco A, em seis pavimentos, e o Bloco B, em dois pa- vimentos, interligados por duas passarelas. Em 1981, os quatro andares superiores do Bloco A, onde estavam localizados os alojamentos de alunos e de professores estrangeiros, foram demolidos. Hoje, a Faculdade de Educação, com seus mais de 5 mil alunos de graduação e pós-graduação, 106 docentes e 230 servidores técnico-administrativos, além de mais 730 estudantes da Escola de Aplicação, necessita de infraestrutura à altura para atender suas demandas de ensino, pesquisa e extensão. Conhecendo essa realidade, por ter sido aluno e professor da Unidade, o reitor João Grandino Ro- das, no início de sua gestão, solicitou à Coorde- nadoria do Espaço Físico (Coesf), órgão ligado à Reitoria, e à Diretoria da Unidade, a elabora- ção de um plano diretor de obras, tendo como premissas primordiais as melhorias estruturais necessárias para o presente e o futuro das ati- vidades da FE. Esse plano integra o projeto da Reitoria para a revitalização da infraestrutura da Cidade Universitária. Com respaldo da Coordenadoria, o plano foi elaborado com a participação da comunidade da Faculdade e aprovado em março deste ano. O resultado dessa parceria pode ser conferido neste boletim. Boa leitura! Em parceria com a Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf), Faculdade define projeto que modernizará e remodelará sua infraestrutura, com a construção de novos prédios, reorganização dos espaços e criação de novas áreas para convivência. Leia mais sobre esse projeto nas páginas 2, 3 e 4.

Upload: others

Post on 28-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Destaques - USPDestaques Boletim editado pela Assessoria de Imprensa da Reitoria no 32, 13 Jun. 2011 Editorial Revitalização da Cidade Universitária: Plano Diretor da Faculdade

DestaquesBoletim editado pela Assessoria de Imprensa da Reitoria no 32, 13 Jun. 2011

Editorial

Revitalização da Cidade Universitária: Plano Diretor da Faculdade de Educação

Do passado ao futuroDois dos prédios que compõem a Faculdade de Educação (FE) – a atual Biblioteca e o Bloco B — são os mais antigos edifícios construídos na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo. Essas estruturas integravam originalmente um conjunto para abrigar o então Instituto de Aperfeiçoamento do Professor, ligado ao Governo Federal. O projeto do Instituto foi elaborado em 1951, pelo arquiteto Alcides da Rocha Miranda, a convite do educador Anísio Teixeira.Na década de 60, além da atual Biblioteca, constavam do conjunto dos prédios o Bloco A, em seis pavimentos, e o Bloco B, em dois pa-vimentos, interligados por duas passarelas. Em 1981, os quatro andares superiores do Bloco A, onde estavam localizados os alojamentos de alunos e de professores estrangeiros, foram demolidos. Hoje, a Faculdade de Educação, com seus mais de 5 mil alunos de graduação e

pós-graduação, 106 docentes e 230 servidores técnico-administrativos, alémde mais 730 estudantes da Escola de Aplicação, necessita de infraestrutura à altura para atender suas demandas de ensino, pesquisa e extensão. Conhecendo essa realidade, por ter sido aluno e professor da Unidade, o reitor João Grandino Ro-das, no início de sua gestão, solicitou à Coorde-nadoria do Espaço Físico (Coesf), órgão ligado à Reitoria, e à Diretoria da Unidade, a elabora-ção de um plano diretor de obras, tendo como premissas primordiais as melhorias estruturais necessárias para o presente e o futuro das ati-vidades da FE. Esse plano integra o projeto da Reitoria para a revitalização da infraestrutura da Cidade Universitária. Com respaldo da Coordenadoria, o plano foi elaborado com a participação da comunidade da Faculdade e aprovado em março deste ano. O resultado dessa parceria pode ser conferido neste boletim. Boa leitura!

Em parceria com a Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf), Faculdade define projeto que modernizará e remodelará sua infraestrutura, com a construção de novos prédios, reorganização dos espaços e criação de novas áreas para convivência. Leia mais sobre esse projeto nas páginas 2, 3 e 4.

Page 2: Destaques - USPDestaques Boletim editado pela Assessoria de Imprensa da Reitoria no 32, 13 Jun. 2011 Editorial Revitalização da Cidade Universitária: Plano Diretor da Faculdade

João Grandino Rodas – ReitorHélio Nogueira da Cruz – Vice-reitorAntonio Roque Dechen – Vice-reitor Executivo de AdministraçãoAdnei Melges de Andrade – Vice-reitor Executivo de Rel. InternacionaisTelma Maria Tenório Zorn – Pró-reitora de GraduaçãoVahan Agopyan – Pró-reitor de Pós-GraduaçãoMarco Antônio Zago – Pró-reitor de PesquisaMaria Arminda do N. Arruda – Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária

Este boletim é uma publicação semanal da Assessoria de Imprensa da ReitoriaRua da Praça do Relógio, 109 - Cidade Universitária, São PauloTelefones: 11 3091-3300 / 3091-3220 - e-mail: [email protected]: ArquivoApoio: CCS

Acesse também pelo site - www.imprensa.usp.br

InfraestruturaE

xped

ien

te

Novos ares para a Faculdade de Educação

Um novo bloco acadêmico será construído, o bloco B será recuperado e um novo

eixo de pedestres e uma passarela coberta farão a interligação entre os blocos. Será cria-da uma área de convivência com uma praça conectando todos os prédios da Unidade, um saguão com café, livraria e auditório e a praça do restaurante.

A Escola de Aplicação também passará por remodelação. Serão feitas melhorias do conforto acústico e térmico dos blocos A e B e o Bloco C ganhará mais um andar, o que permitirá a reorganização dos espaços. Está previsto também que a Escola de Aplicação passe a contar com um refeitório, copa e despensa.

Todas essas propostas fazem parte do Plano Diretor da Faculdade, que integra o projeto da Reitoria para a revitalização da infraestrutura do campus. Para elaboração desse plano, a Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf) atuou em parceria com um grupo de trabalho composto pela diretora da Unidade, Lisete Regina Gomes Arelaro, pela vice-diretora Marília Pontes Sposito, e pela assistente administrativa Vânia de Oliveira Moreira de Campos Machado. O plano foi aprovado no Conselho Técnico-Administrati-vo (CTA) da FE em março deste ano.

A Reitoria já se comprometeu com a li-beração dos recursos necessários para a realização total do projeto. As modificações recentemente introduzidas pela Universida-de em cláusulas de documentos licitatórios, bem como a atual política de licitar a obra em sua totalidade, possibilitarão que as obras do complexo da FE, previstas no plano, sejam concluídas em tempo razoável.

Confira nas páginas seguintes mais deta-lhes sobre o plano diretor da Faculdade de Educação.

HistóricoA história da Faculdade de Educação re-

monta ao ano de 1933, quando da criação do Instituto de Educação, incorporado à USP no ano seguinte e transformado na Seção de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciên-cia e Letras e, posteriormente, no Departa-mento de Educação.

Com a reforma universitária de 1968 e a elaboração dos novos Estatutos da Univer-sidade, em 1969, foi criada a Faculdade de Educação, que passou a funcionar efetiva-mente como tal a partir de janeiro de 1970.

Hoje, a Faculdade possuiu 4.145 alunos de graduação e 783 de pós-graduação. Na Gra-duação, a Faculdade oferece o curso de Peda-gogia e disciplinas pedagógicas para os cursos de licenciatura de toda a Universidade.

A Escola de Aplicação foi criada em 1959, quando pertencia ao Instituto Nacional de Es-tudos Pedagógicos do Ministério da Educação, sendo incorporada à USP em 1972. Atualmen-te, a Escola possui 736 alunos matriculados.

A infraestrutura de uma das Unidades mais antigas do campus ganhará novos contornos nos próximos anos; iniciativa faz parte do projeto da Reitoria

para revitalização da Cidade Universitária

No âmbito do projeto de Renovação da Cidade Universitária, duas Unidades notoriamente carentes de estrutura – Escola de Comunicações e Artes (ECA) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) –, foram convidadas a apresentar, com o apoio da Coesf, seus respectivos projetos. No entanto, para que possam ser considerados na atual gestão, resta o prazo de 30 dias.

Page 3: Destaques - USPDestaques Boletim editado pela Assessoria de Imprensa da Reitoria no 32, 13 Jun. 2011 Editorial Revitalização da Cidade Universitária: Plano Diretor da Faculdade

Infraestrutura

Bloco A – Este bloco será reorgani-zado e passará a concentrar somente os serviços administrativos da Faculdade.

Bloco B – É um dos prédios mais antigos da Faculdade, datado da dé-cada de 50, com projeto arquitetônico de Alcides da Rocha Miranda. A pro-posta é que seja remodelado no que tange ao conforto térmico e acústico. O térreo deste bloco didático passará a contar com café, livraria e pequeno auditório.

Bloco C – A proposta é que o novo bloco acadêmico, a ser construído no local do prédio da atual Biblioteca, que será demolido, tenha seis pavimentos, com 120 salas de docentes, 31 salas para grupos de pesquisa, laboratórios e centros, três salas de Departamentos, dois auditórios, áreas de exposições e salas de convivência dos docentes e de apoio. Este prédio estará em alinhamen-

to com o bloco A, com uma cobertura translúcida entre eles, o chamado eixo de pedestres.

Escola de Aplicação – O Bloco C da Escola ganhará mais um andar, o que permitirá a reorganização dos es-paços e a criação de mais oito salas de aula. Foi proposto também um re-feitório, em um espaço a ser criado na entrada da Escola de Aplicação, entre os blocos A e B.

Biblioteca – A segunda etapa da obra do novo prédio da Biblioteca já está em andamento, com conclusão prevista para o próximo ano.

Restaurante – O Plano Diretor pro-põe a requalificação e o redesenho jun-to ao atual restaurante da Faculdade. A grande praça entre o bloco B e a Esco-la de Aplicação será conectada à futura praça do Restaurante.

Restaurante

Escola de

Aplicação

Bloco B

Bloco A

Biblioteca

Bloco C

Av. da Universidade

Page 4: Destaques - USPDestaques Boletim editado pela Assessoria de Imprensa da Reitoria no 32, 13 Jun. 2011 Editorial Revitalização da Cidade Universitária: Plano Diretor da Faculdade

Infraestrutura

Uma das propostas do Plano Diretor da FE é a

criação de um grande eixo de

pedestres, comoelemento articulador dos prédios e marco

identificador da Faculdade. Interligará o prédio da Biblioteca (em construção) e os

Blocos A (Administração), B (Didático) e

C (Acadêmico), a ser construído.

A praça localizada entre o Bloco B e a Escola de Aplicação será conectada à futura Praça do Restaurante. O Plano Diretor propõe a requalificação da praça junto ao atual restaurante e a criação de uma praça na lateral do Bloco A, junto a uma das entradas do Bloco B.

O eixo de pedestres se iniciará como

um calçadão na Avenida da

Universidade, junto aos pontos de ônibus

e passeios da via. Como área de

convivência, será criada uma praça com cobertura translúcida, conectando os quatro prédios da Faculdade.