revitalização do seridó

2
SEU ADEMAR E O SONHO DE SALVAR O SERIDÓ Seu Ademar Azevedo mostra a sua barragem subterrânea, construída próxima do rio Cobra em sua propriedade Ademar Azevedo Dantastern um sonho daqueles que parece impossível: reduzir a desertificação e reflorestar a região do Seridó, noRio Grande do Norte, considerada pelos estudiosos uma área perdida, Mas, enquanto muitos estão duvidando, ele arregaça as rnanqas e faz asua parte . . Com 50 anos de idade, casado com Maria Cabral Nascimento, de 49 anos, e pai de três filhos, Ademar Azevedo abandonou o sonho de ser militar da Aeronáutica para se dedicar a agricultura na pequena propriedade da família, de 62 hectares, no sítio Cachoeira, localizado no município de Parelhas.' . A~lT]ar Azevedo mostra o que é um renque . A região do Seridó é a área mais seca do Estado e. está num processo de desertificação. Algumas propriedades, como a de Ademar, são cortadas pelo rio Cobra, porém, governos passados construíram barragens ao lonqo desse rio, de forma que hoje ele quase não . toma água por completo. Em - 2010, sem inverno, o rio ficou o ano inteiro seco. Pensando em revitalizar essa área é que Ademar entrou no projeto do Governo do Estado, chamado Núcleo de Combate à Des ertificação (N U DES), que recebe assessoria .técnica do Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (CEAPAC) e financiamento do Banco Mundial. o projeto, que" tem como protagonistas os trabalhadores e trabalhadoras rurais que vivem

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revitalização do Seridó

SEU ADEMAR E O SONHO DE SALVAR O SERIDÓ

Seu Ademar Azevedo mostra a sua barragem subterrânea, construída próxima do rio Cobra em sua propriedade

Ademar Azevedo Dantastern um sonho daqueles que parece impossível: reduzir a desertificação ereflorestar a região do Seridó, noRio Grande do Norte, considerada pelos estudiosos uma área perdida,Mas, enquanto muitos estão duvidando, ele arregaça as rnanqas e faz asua parte .

.Com 50 anos de idade, casado com Maria Cabral Nascimento, de 49 anos, e pai de três filhos, AdemarAzevedo abandonou o sonho de ser militar da Aeronáutica para se dedicar a agricultura na pequenapropriedade da família, de 62 hectares, no sítio Cachoeira, localizado no município de Parelhas.'

.A~lT]ar Azevedo mostra o que é um renque

. A região do Seridó é a área mais seca do Estadoe. está num processo de desertificação.Algumas propriedades, como a de Ademar, sãocortadas pelo rio Cobra, porém, governospassados construíram barragens ao lonqodesse rio, de forma que hoje ele quase não .toma água por completo. Em - 2010, seminverno, o rio ficou o ano inteiro seco.

Pensando em revitalizar essa área é queAdemar entrou no projeto do Governo doEstado, chamado Núcleo de Combate àDes ertificação (N UDES), que recebeassessoria .técnica do Centro de Apoio aProjetos de Ação Comunitária (CEAPAC) efinanciamento do Banco Mundial.

o projeto, que" tem como protagonistas ostrabalhadores e trabalhadoras rurais que vivem

Page 2: Revitalização do Seridó

~ -- - -- ---~~~ - --

. lPUIO Glr;allnl<dl<e do NOlFlt<e

à margem do rió Cobra, fez primeiro umlevantamento da condição do manancial ede toda a região, observando o tanto deárea desmatada e destruída pela erosãocausada pela chuva. Isso acontecequando .existe muito desmatamento e osolo fica desproteg1do, então a águacorrente abre buracos na terra, levando osnutrientes do solo.·

Para combater esse tipo de destruição, ogrupo envolvido no projeto construiubarramentos, renques e, na área do rio,barragens subterrâneas, que têm afunção de perenizar o lençol freático e opróprio rio. Aà todo, foram construídas .42 barragens em áreas diferentes,inclusive na propriedade de AdemarAzevedo.

Seu Ademar mostra uma barreira feita para evitar a erosão

Para ele, o projeto é muito importante para a região do Seridó 'e, principalmente para a agricultura,familiar. Adernar contou que em 2010, a pouca chuva que deu não fez correr água no rio Cobra,mas bastou um pequeno córrego para encher a sua barragem subterrânea. Foi com ela que eleconseguiu manter o seu gadinho em pé.

Neste ano, ele só plantou capim para os bichos, mas vai plantar milho, batata, feijão, sorgo, melão,melancia, jerimúm e outros legumes que serão usados na alimentação de, casa.

Mais do que um agricultor, Ademar Azevedo Dantas é um apaixonado pela agricultura e pelo Seridó., Ele acha que todos os agricultores devem se engajar no projeto de revitallzação da caatinga,ajudando a rernplantar a mata ciliar que vai salvar o rio Cobra e mudar o clima de toda a região.

Uma coisa que Ademar. diz é que, só tem sucesso na vida aqueles que se dedicam a coisa que faz decoração, porque se não aprender a amaro seu trabalho, no caso a agricultura familiar, o trabalhador nãoconseguirá mudar nem a sua vida nem de sua região.

Nestas duas imagens é possível ver a diferença do Seridó com as barragens subterrâneas e sem elasRealização:

p;Ggrama Uma Terra e Duas Aguas ---www.asabrasil.org.br