desenvolvimento de competências gerenciais

18
Desenvolvimento de competências em Pequenas e médias empresas

Upload: api-291715057

Post on 05-Jul-2016

30 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Desenvolvimento de competências em

Pequenas e médias empresas

Nos dias de hoje as pequenas e médiasempresas estão se ajustando rapidamente deacordo com as imposições do mercado.Isso se tornou não só uma característicacomplementar, mas algo essencial para suapermanência.Diferentemente das grandes empresas?

Como se adequar ao mercado?

Desenvolvimento de competências

• Mudanças de atitude;• Desenvolvimento socioambiental;• Implementar valores humanos;• Orientação para o cliente e visão externa;• Inovação;• Gestão de recursos;

Breve revisão bibliográfica

Os pequenos negócios estão crescendo dia apósdia. Hoje há uma grande importância exercida pelasMicro e pequenas empresas (MPEs) na geração deempregos e negócios, distribuição de renda ecriação de valor. (JUNIOR E PISA, 2010).

Micro e pequenas empresas brasileirasrepresentam 99,2% do número total de empresasformais. 57,2% dos empregos e por 26,0% da massasalarial (REIS, 2006).

Por que as MPEs estão ganhando o marcado?

Tachizawa e Faria (2007), afirmam que as micro epequenas empresas podem fazer com que seuscolaboradores alcancem níveis mais altos demotivação e envolvimento, se comparadas com asgrandes organizações.

As micro e pequenas empresas tem-se destacadocomo negócios promissores, ganhando cada vezmais espaço no mercado frente as grandesempresas, por se caracterizarem comoempreendimentos que estão em um processo deconstante inovação

Tachizawa e Faria (2007), afirmam que as micro epequenas empresas podem fazer com que seuscolaboradores alcancem níveis mais altos demotivação e envolvimento, se comparadas com asgrandes organizações.

As micro e pequenas estão ganhando cada vez maisespaço no mercado frente as grandes empresas,por se caracterizarem como empreendimentos queestão em um processo de constante inovação.

Segundo Hanashiro et al. (2008), odesenvolvimento de competências parte doprocesso da aprendizagem no nível individual ouorganizacional, incorporadas através dos processose rotina de uma organização, se caracterizandocomo um conjunto de recursos e habilidadesadquiridas ao longo do tempo.

Hanashiro (2008) aponta que competênciaorganizacional é o resultado de uma combinaçãoestratégica de recursos, habilidades e processosorganizacionais, os quais são orientados eintegrados para o atendimento de uma ou maisnecessidades de clientes;

Apesar de o processo de aprendizagemorganizacional poder ser aplicado em todos osníveis da empresa, é no segmento gerencial queapresenta sua maior alavancagem. (DAVEL E MELO,2005).

Por que no segmento gerencial?

O desenvolvimento de competências gerenciaispossibilita que as práticas organizacionais sejamdirecionadas para uma gestão mais efetiva epropícia à estratégia competitiva da empresa. Éessencial a tomada de atitudes mais apropriadas ànova realidade e o aprimoramento das práticas detrabalho para o envolvimento de todas as pessoasna organização (BITENCOURT, 2005).

Quais são então as competências para desenvolver?

Inovação

• Produto: adaptação e/ou melhoria do produto(especificação técnica, materiais, softwaresincorporados, etc). No BI qual a inovação do seuproduto?

• Processo: implementação de método de produçãodiferenciado (automação, otimização de rota, 6sigma,PDCA...)

• Marketing: alterações na concepção do produto,embalagem, posicionamento no mercado, promoção oufixação de preços, marketing digital

• Organizacional: introdução de novo métodoorganizacional nas práticas gerencia, no ambiente detrabalho e nas relações internas e externas(Stakeholders). Missão, Visão e Valores

Desenvolvimento Socioambiental

Muitas empresas enxergam a responsabilidadesocioambiental como um grande negócio:

• Crescimento de um nicho de mercado que prefere pagarmais por um produto que não viola o meio ambiente;

ou como uma obrigação para ganhar mercado

• Objetivam investir em marketing e passar a imagemque a empresa é responsável socioambiental;

• Politicas ambientais de ISO 14001 em atendimento aslegislações normas internacionais

Orientação para o cliente e Visão externa

• Na área de RH: Significa que entender a cultura (macro)da organização e o meio onde ela está inserida, e, aomesmo tempo, identificar particularidades decolaboradores e clientes;

• Na área financeira: Entender que o Brasil é parte doBRIC, como está a variação do cambio, não é momentode investir em projetos (industrias de base e bens deconsumo)

• Na área comercial: A visão externa possibilita identificarnovas oportunidades e o foco no cliente é, basicamente,a chave para o sucesso.

Gestão de recursos

A empresa é uma organização que utiliza diversos ecomplexos recursos organizacionais para poder atingir osobjetivos esperados

Gestão de recursos

Exemplos de ferramentas de integração de recursos dasempresas• SAP (Systems Applications and Products in Data

Processing). Integração com sistemas internos,adaptando-se às estratégias da empresa. A medida quehá crescimento, é possível acrescentar novos usuários enovos módulos

• ERP (Enterprise Resource Planning) automatizando osprocessos e integrando as atividades de Vendas,Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras,Recursos Humanos, Produção e logística.

• Oracle: um sistema de gestão empresarial 100% WEB.Conjuga automação de processos a um sistema deInteligência de Negócios

Gestão de Indicadores

O planejamento estratégico da empresa define os modelosde gestão de desempenho e politicas de qualidade. Atravésdas ferramentas e métodos são definidos os indicadores(ICD’s)

Gestão de Indicadores

• Kaizen: esforços contínuos para eliminar perdas eexcessos. Muito utilizado no sistema Toyota deProdução (STP) – Baseado na eliminação absoluta dedesperdício (Just in Time) e Kanban (baixo níveis deestoque

• 6sigma: Melhorar eficiência da organização por meio daotimização dos processos cuja meta é redução davariabilidade (99,99966% de conformidade).