departamento de matemÁtica e ciÊncias...

10
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ensino Básico 3º Ciclo Ano letivo 2018/ 2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E FÍSICA E QUÍMICA 7º, 8º e 9º ANOS PONDERAÇÃO DOS DESEMPENHOS Domínio A - Atitudes e Valores (20 %) Os desempenhos são classificados na escala de 100 pontos e as componentes (A1, A2, A3, A4, A5) possuem igual peso relativo. A1. Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais). A2. Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos). A3. Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal). A4. Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola). A5. Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos). As evidências dos desempenhos são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação. Domínio B Conhecimentos e Capacidades (80 %) Os desempenhos são classificados na escala de 100 pontos e cada componente (B1, B2 e B3) apresenta diferente peso relativo. Componentes Peso Instrumentos de avaliação e desempenhos B1. Escrita 60% Provas tipo teste B2. Oral / Gestual 10% Intervenções nas aulas (Por exemplo: respostas a questionamento, apresentação de trabalhos, colocação de dúvidas ou perguntas, participação em debates.) B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula ou extra-aula (Por exemplo: relatórios e pósteres científicos, construção de artefactos, guiões de aula de campo, resolução de exercícios/ problemas, apresentações com recurso a TIC, pesquisa e síntese de informação, utilização de materiais, instrumentos e equipamentos, realização de técnicas e de procedimentos.) A utilização de provas ou trabalhos com diferentes características (extensão curricular; tempo de realização; autoria individual/ em grupo; realização presencial/ não presencial) podem determinar diferentes pesos relativos para os desempenhos observados (ex. a valoração de um resultado obtido num teste de 45 min poderá ser metade daquele que for apurado num teste de 90 min). A transversalidade dos desempenhos experimentais permite que sejam apreciados de forma escrita, oral e/ou prática. Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de outubro de 2018

Upload: others

Post on 16-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Ensino Básico – 3º Ciclo – Ano letivo 2018/ 2019

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E FÍSICA E QUÍMICA

7º, 8º e 9º ANOS

PONDERAÇÃO DOS DESEMPENHOS

Domínio A - Atitudes e Valores (20 %)

Os desempenhos são classificados na escala de 100 pontos e as componentes (A1, A2, A3, A4, A5) possuem igual peso relativo.

A1. Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais).

A2. Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos).

A3. Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal).

A4. Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola).

A5. Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos).

As evidências dos desempenhos são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação.

Domínio B – Conhecimentos e Capacidades (80 %)

Os desempenhos são classificados na escala de 100 pontos e cada componente (B1, B2 e B3) apresenta diferente peso relativo.

Componentes Peso Instrumentos de avaliação e desempenhos

B1. Escrita 60% Provas tipo teste

B2. Oral / Gestual 10%

Intervenções nas aulas

(Por exemplo: respostas a questionamento, apresentação de trabalhos, colocação de dúvidas ou perguntas, participação em debates.)

B3. Prática 10%

Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula ou extra-aula

(Por exemplo: relatórios e pósteres científicos, construção de artefactos, guiões de aula de campo, resolução de exercícios/ problemas, apresentações com recurso a TIC, pesquisa e síntese de informação, utilização de materiais, instrumentos e equipamentos, realização de técnicas e de procedimentos.)

A utilização de provas ou trabalhos com diferentes características (extensão curricular; tempo de realização; autoria individual/ em grupo; realização presencial/ não presencial) podem determinar diferentes pesos relativos para os desempenhos observados (ex. a valoração de um resultado obtido num teste de 45 min poderá ser metade daquele que for apurado num teste de 90 min).

A transversalidade dos desempenhos experimentais permite que sejam apreciados de forma escrita, oral e/ou prática.

Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de outubro de 2018

Page 2: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

3º Ciclo do Ensino Básico – Ano letivo 2018/ 2019

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

PONDERAÇÃO DOS DESEMPENHOS

A - Atitudes e Valores..............................................................................20 %

As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo.

A1 - Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais, …).

A2 - Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, materiais necessários, participação, prazos, apresentação de TPC, …).

A3 - Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal, …).

A4 - Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extra-escola, …).

A5 - Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos, …).

As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados,nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas deautoavaliação.

B – Conhecimentos e Capacidades ............................................................80 %

As aprendizagens são classificadas na escala de 100 pontos, considerando o peso (%) de cadacomponente, assim como o fator de ponderação inerente às caraterísticas (ex: extensão,individual/em grupo, presencial/não presencial …) dos processos em que ocorre a expressão dosdesempenhos dos alunos:

Componentes PesoFator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes

formatos

Escrita 60% Testes escritos (ou trabalhos que os substituam)

Oral 10 % Intervenção nas aulas/ capacidade de argumentação/ problematização... 5 %Apresentação oral (individual) / capacidade de síntese ……………………..... 5 %

Prática 10%Recolha e tratamento de informação (barras cronológicas, mapas, questionários,sínteses, ppt, artefactos, atividades lúdicas; trabalho de pesquisa individual/ em grupo realizado na aula e/ou extra aula)

Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de Outubro de 2018

Page 3: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

3º Ciclo do Ensino Básico – Ano letivo 2018/ 2019

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

PONDERAÇÃO DOS DESEMPENHOS

A - Atitudes e Valores ............................................................................................................................ 20 %

As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo.

A1 - Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais, …). A2 - Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, materiais necessários, participação, prazos, apresentação de TPC, …). A3 - Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal, …). A4 - Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extra-escola, …). A5 - Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos, …).

As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação.

B – Conhecimentos e Capacidades ......................................................................................................... 80 %

As aprendizagens são classificadas na escala de 0 a 100%, considerando o peso (%) de cada componente, assim como o fator de ponderação inerente às caraterísticas (ex: extensão, individual/em grupo, presencial/não presencial …) dos processos em que ocorre a expressão dos desempenhos dos alunos:

Componentes Peso Fator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes formatos 1

Escrita 60% Teste ...................................................................................................................................... 50 Questão-aula ............................................................................................................................ 5 Trabalho individual/ em grupo realizado na aula e/ou extra aula .......................................... 5

Oral 10 % Intervenção nas aulas/Participação oral/Apresentações diversas.

Prática 10% Elaboração de gráficos, mapas, tabelas, relatórios e documentos diversos.

Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de outubro de 2018

1 Em qualquer uma das componentes,e por período letivo, pode o peso correspondente(%) ser apurado através de um ou dois formatos indicados.

Page 4: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Ensino Básico – 2º e 3º Ciclos – Ano letivo 2018/ 2019

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA

PONDERAÇÃO DOS DESEMPENHOS

A - Atitudes e Valores..............................................................................80 %

As aprendizagens são classificadas na escala de 20 valores e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo.

A1 - Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais, …)

A2 - Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, materiais necessários, participação, prazos, apresentação de TPC.

A3 - Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal, …).

A4 - Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extra-escola, …).

A5 - Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos, …).

As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados,nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de trabalhoe de autoavaliação.

B – Conhecimentos e Capacidades ............................................................20 %

As aprendizagens são classificadas na escala de 100 pontos, considerando o peso (%) de cadacomponente, assim como o fator de ponderação inerente às caraterísticas (ex: extensão,individual/em grupo, presencial/não presencial …) dos processos em que ocorre a expressão dosdesempenhos dos alunos:

Componentes PesoFator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes

formatos

B1. Escrita 6 %Trabalhos escritos Questão aula, afirmação e defesa de Saberes/OpiniãoTrabalho individual/ em grupo realizado na aula e/ou extra aula

B2. Oral / Gestual 6 % Intervenção nas aulasApresentação oral (individual)

B3. Prática 8 %

Defesa e promoção de vivências e atitudes de Cidadania e solidariedade ativaIntervenção ativa na escola e na sociedade, caderno de trabalho, outros trabalhos, participação em eventos.

Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de Outubro de 2018

Page 5: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Anoletivo2018/2019

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DISCIPLINADETÉCNICASDEEXPRESSÃOARTÍSTICA3ºCICLO

PONDERAÇÃODOSDESEMPENHOS

A-AtitudeseValores.................................................................................................................................20%

Asaprendizagenssãoclassificadasnaescalade100pontoseosresultadosrelativosacadacomponentetêmigualpesorelativo.

A1.Comportamento(posturaelinguagemadequadas,asseio,preservaçãodebensmateriaisenaturais).A2.Cumprimentodedeveres(assiduidade,pontualidade,usodemateriaisnecessários,participação/TPC,prazos).A3.Relacionamentointerpessoal(respeitador,cordial,tolerante,solidário,cooperante,honesto,leal).A4.Valorizaçãodossaberesescolares(atenção,interesse,curiosidade,perseverança,conexãocomavidaextraescola).A5.Autoanáliseedecisão(reflexividade,procuradeajuda,integraçãodesugestões,ajustedecomportamentos).

Asevidências são recolhidas atravésde técnicas ede instrumentosdeavaliaçãodiversificados, nomeadamente:observaçãodiretaeregistosdoprofessor,notasdeocorrênciaefichasdeautoavaliação.

B–ConhecimentoseCapacidades...............................................................................................................80%

Asaprendizagenssãoclassificadasnaescalade100PONTOSconsiderandoopeso(%)decadacomponente.

Componentes Peso Instrumentosdeavaliação

B1.Escrita 5% Trabalhoindividual/grupo

B2.Oral/Gestual 5% Intervençãonasaulas

B3.Prática

70%Atividadesdeaula(processoe/outarefasespecíficasdecadaunidadedidática)

Observações:

Entenda-sepor“trabalhoindividual/grupo”quesãotrabalhosqueprecedemastarefasdaaulaequepodemserfeitosemcasaduranteumdadoperíododetempo.Por“atividadesdeaula”,tarefasquesãorealizadasexclusivamentenaaulaenotempoquelheséatribuído.

Page 6: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

Ensino Básico – 3º Ciclo – Ano letivo 2018/ 2019

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Português, Espanhol, Francês, Inglês

7º, 8º e 9º ANOS

PONDERAÇÃO DOS DESEMPENHOS

A - Atitudes e Valores (20 %)

As aprendizagens são classificadas na escala de 100 e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo.

A1. Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais).

A2. Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos).

A3. Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal).

A4. Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola).

A5. Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos).

As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação.

B – Conhecimentos e Capacidades (80%)

Componentes Peso Fator de ponderação dos resultados expressos nos seguintes formatos

B1. Escrita 50% Testes/Provas ……………………………………………………………………………………………………………………………………….5 Outros trabalhos escritos……………………………………………………………………………………………………………………1-3

B2. Oral / Gestual 20 % Intervenção nas aulas espontânea ou solicitada ………………………………………………………………………………..1-2 Apresentação oral ……………………………………………………………………………………………………………………………. 1-3 Testes de compreensão oral……………………………………………………………………………………………………………….1-3

B3. Prática 10% Concretização das tarefas……………………………………………………………………………………………………….............1-2

Nas notações quantitativas, em percentagem e nível, deve considerar -se: Nível 1- 0-19 pontos (Mau) Nível 2 -20- 49 pontos (Medíocre) Nível 3 -50 - 69 pontos (Suficiente) Nível 4 -70-89 pontos (Bom) Nível 5 -90-100 pontos (Muito Bom).

A utilização de provas ou trabalhos com diferentes características (extensão curricular; tempo de realização; autoria individual/ em grupo; realização presencial/ não presencial) podem determinar diferentes pesos relativos para os desempenhos.

Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de outubro de 2018

Page 7: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Ensino Básico – 3º Ciclo – Ano letivo 2018/ 2019

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

MATEMÁTICA

7º, 8º e 9º ANOS

PONDERAÇÃO DOS DESEMPENHOS

Domínio A - Atitudes e Valores (20 %)

Os desempenhos são classificados na escala de 100 pontos e as componentes (A1, A2, A3, A4, A5) possuem igual peso relativo.

A1. Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais).

A2. Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos).

A3. Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal).

A4. Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola).

A5. Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos).

As evidências dos desempenhos são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação.

Domínio B – Conhecimentos e Capacidades (80 %)

Os desempenhos são classificados na escala de 100 pontos e cada componente (B1, B2 e B3) apresenta diferente peso relativo.

Componentes Peso Instrumentos de avaliação e desempenhos

B1. Escrita 60% Testes

B2. Oral / Gestual 5%

Intervenções nas aulas

(Por exemplo: respostas a questionamento, apresentação de trabalhos, colocação de dúvidas ou perguntas, participação em debates.)

B3. Prática 15% Trabalhos/provas individuais ou em grupo realizados na aula ou extra-aula (Por exemplo: questões-aula, pesquisa e síntese de informação, utilização de instrumentos de medida e/ou de cálculo.) ................................................................................................................ 1

A utilização de provas ou trabalhos com diferentes características (extensão curricular; tempo de realização; autoria individual/ em grupo; realização presencial/ não presencial) podem determinar diferentes pesos relativos para os desempenhos observados (ex. a valoração de um resultado obtido num teste de 45 min poderá ser metade daquele que for apurado num teste de 90 min).

Aprovado em Conselho Pedagógico de 10 de outubro de 2018

Page 8: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES

Ano letivo 2018/ 2019

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 3º CICLO

PONDERAÇÃO DOS DESEMPENHOS

A - Atitudes e Valores................................................................................................................................. 20 %

As aprendizagens são classificadas na escala de 100 pontos e os resultados relativos a cada componente têm igual peso relativo.

A1. Comportamento (postura e linguagem adequadas, asseio, preservação de bens materiais e naturais).

A2. Cumprimento de deveres (assiduidade, pontualidade, uso de materiais necessários, participação/ TPC, prazos).

A3. Relacionamento interpessoal (respeitador, cordial, tolerante, solidário, cooperante, honesto, leal).

A4. Valorização dos saberes escolares (atenção, interesse, curiosidade, perseverança, conexão com a vida extraescola).

A5. Autoanálise e decisão (reflexividade, procura de ajuda, integração de sugestões, ajuste de comportamentos).

As evidências são recolhidas através de técnicas e de instrumentos de avaliação diversificados, nomeadamente: observação direta e registos do professor, notas de ocorrência e fichas de autoavaliação.

B – Conhecimentos e Capacidades ...............................................................................................................80 %

As aprendizagens são classificadas na escala de 100 PONTOS considerando o peso (%) de cada componente.

Componentes Peso Instrumentos de avaliação

B1. Escrita

30% Provas escritas

10% Trabalho de pesquisa

B2. Oral / Gestual

5 % Intervenção nas aulas

B3. Prática

35%

Atividades de aula (processo e/ou tarefas específicas de cada unidade didática)

Observações:

Entenda-se por “prova escrita”, uma prova cuja realização implica um registo escrito/ desenhado ou um registo bidimensional ou

tridimensional com a possível utilização de diferentes materiais e/ou instrumentos. Por “atividades de aula”, tarefas que são realizadas

exclusivamente na aula e no tempo que lhes é atribuído. Por “trabalhos de pesquisa” entenda-se que são trabalhos que precedem as

tarefas da aula e que podem ser feitos em casa ou na aula durante um dado período de tempo.

Page 9: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Anoletivo2018/2019

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EnsinoBásico-DISCIPLINADEEDUCAÇÃOFÍSICA-2ºe3ºCiclo

PONDERAÇÃODOSDESEMPENHOS

A-AtitudeseValores.................................................................................................................................20%

Asaprendizagenssãoclassificadasnaescalade100pontoseosresultadosrelativosacadacomponentetêmigualpesorelativo.

A1. Comportamento(posturaelinguagemadequadas,asseio,preservaçãodebensmateriaisenaturais).A2. Cumprimentodedeveres(assiduidade,pontualidade,usodemateriaisnecessários,participação/TPC,prazos).A3. Relacionamentointerpessoal(respeitador,cordial,tolerante,solidário,cooperante,honesto,leal).A4. Valorizaçãodossaberesescolares(atenção,interesse,curiosidade,perseverança,conexãocomavidaextraescola).A5. Autoanáliseedecisão(reflexividade,procuradeajuda,integraçãodesugestões,ajustedecomportamentos).

Asevidênciassãorecolhidasatravésdetécnicasedeinstrumentosderegistodeavaliaçãodiversificados,nomeadamente:observaçãodiretaeregistosdoprofessor,notasdeocorrênciaefichasdeautoavaliação.

B–ConhecimentoseCapacidades...............................................................................................................80%

Asaprendizagenssãoclassificadasnaescalade100PONTOSconsiderandoopeso(%)decadacomponente.

Componentes Peso Instrumentosdeavaliação

B1.Escrita 5% Testeteóricoeteórico/práticoRelatóriodeaulaTrabalhoindividual/emgrupo

B2.Oral/Gestual 5% Intervençãonasaulas

B3.Prática

*AptidãoFísica

*AtvidadeFísica

10%

TestesFitEscola-BateriadetestesCircuitosdedestrezasvariadas

60%

SituaçãodeexercíciocritérioSituaçãodejogo,concursoindividualSequênciasgímnicasecoreografias

SituaçõesEspeciais

1.Avaliaçãodealunoscomatestadodemédicodelongaduração

DomínioAdeacordocomoscritériosespecíficosdeavaliaçãoestabelecidosparaosrestantesalunos.Domínio B- No decorrer das aulas, o aluno deverá ser sujeito a umplano de trabalho adaptado à sua situação. Este plano deverá serelaboradopeloProfessordeEFeapresentadoaoConselhodeTurmaeaoaluno/EE.OPlanodeTrabalhotemaponderaçãode80%.

Page 10: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAISageilhavo.edu.pt/sitio/images/2018_2019/Documentos/... · B3. Prática 10% Trabalhos individuais ou em grupo realizados na aula

2.Avaliaçãodealunoscomatestadodemédicodelongatemporáriooucondicionado

DomínioA-deacordocomoscritériosespecíficosdeavaliaçãoestabelecidosparaosrestantesalunos.Domínio B - Em funçãodo tempode vigência do respetivo atestado, o aluno será submetido a umplanode trabalho, elaboradopeloProfessor de EF e apresentado ao Conselho de Turma e ao aluno/EE (situação equivalente ao Atestado Médico permanente) com aponderaçãode80%.FaceaoscondicionalismosimpostospeloAtestadoMédicoouRelatórioMédico,omesmodeveráserclaroquantoàsatividadesfísicasqueestãointerditasaoalunoe/ouasquepodemserpraticadassemcontraindicação.