data: 07 de julho - ibram.org.br · tÍtulo: fÁbrica de gm da tdm e aplicaÇÃo de provas...

5
Patrocínio: Apoio: DATA: 07 de julho LOCAL: Renaissance Work Center – Sala Tiradentes Rua Paraíba, 550 - Belo Horizonte/MG MAIORES INFORMAÇÕES: [email protected]

Upload: lamthien

Post on 11-Oct-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Patrocínio: Apoio:

DATA: 07 de julho

LOCAL: Renaissance Work Center – Sala Tiradentes

Rua Paraíba, 550 - Belo Horizonte/MG

MAIORES INFORMAÇÕES: [email protected]

PALESTRANTES INTERNACIONAIS:

GEORGE KOERNER, PH.D., P.E. & CQADirector of the GEOSYNTHETIC RESEARCH INSTITUTE

DENYS PARRA, M.SC., P.E.Gerente Geral de ANDDES ASSOCIADOS

MARK H. WAYNE, PH.D., P.E.Director of Application Technology in TENSAR INTERNATIONAL

George Koerner é diretor do Instituto de Pesquisa em Geossintéticos. Ele é responsável pela certificação de laboratórios, certificação de campo e é um educador contínuo no GRI. George Koerner também gerencia vários projetos de pesquisa e publicou mais de 300 documentos técnicos nos seus 35 anos de associação com polímeros usados com solo. George Koerner é Ph.D. da Universidade de Drexel em Engenharia Geotécnica. Ele é um engenheiro profissional registrado e certificado como auditor de qualidade. George Koerner recebeu muitas premiações no passar dos anos, sendo as mais notáveis o "IFAI’s Environmental Technologies Award of Excellence" em 1995, "ASCE’s DVGI Geotechnical Engineer of the year" em 2004 e o título de "ASTM Fellow" em 2013.

TÍTULO: HEAP LEACH MINING WITH GEOMEMBRANES

RESUMO DA PALESTRA: “Falar sobre geossintéticos na América do Sul é impossível sem ligá-los com o incrível crescimento relacionado à mineração. Os geossintéticos desempenham um papel muito importante, fornecendo materiais apropriados para muitas diferentes aplicações dentro do setor de mineração. Entretanto, esta apresentação será focada em geomembranas usadas em pilhas de lixiviação de operações em minas, projetadas para proteger o subsolo e lençol freático de uma potencial contaminação. Aplicações incluem, mas não limitam as barreiras para pilhas, lagoas, canais, tanques, coletores, etc. Dr. Koerner fará comentários sobre o passado, presente e a tendência da mineração da mineração e como ela se relaciona com as geomembranas. Ele também falará sobre sistemas de qualidade os quais incluem os seguintes itens:

• Cálculos adequados para projetistas.• Qualidade dos materiais com uma especificação genérica.• Ensaios de certificação.• Certificações disponíveis para instaladores.• Inspeção e controle de qualidade.• Localização de vazamentos antes da entrada em serviço.• Operação contínua e manutenção.

TÍTULO: TENSAR MINING: APPLICATIONS, DESIGN EXAMPLES AND CASES USING GEOGRIDS.

Mark Wayne é engenheiro civil com mais de com mais de 25 anos de experiência em engenharia geotécnica usando geossintéticos e atualmente se atualmente atua como como Diretor de Aplicação de Tecnologia na TENSAR Internacional. Mark Wayne tem obtido os seus graus de B.S., M.S., e Ph.D. na Universidade de Drexel em Filadélfia. Mark Wayne participa ativamente na parte acadêmica, tendo realizado e publicado numerosas pesquisas em geossintéticos em diferentes tópicos. Mark Wayne forma parte da diretoria do Geosynthetic Research Institute (GRI), do “TRB AFS70 Geosynthetics Committee” e adicionalmente é vice-presidente do “ASCE G-I Geosynthetics Task Committee”. Ele também é membro ativo da American Society for Testing & Materials (ASTM) e da International Standards Organization (ISO).

TÍTULO: GEOSSINTÉTICOS PARA IMPERMEABILIZAÇÃO E DRENAGEM DE DEPÓSITOS DE ESTÉRIL, BARRAGENS DE REJEITOS E PILHAS DE LIXIVIAÇÃO

Denys Parra é engenheiro civil com especialização em engenharia geotécnica pela Universidade Nacional de Engenharia do Peru. Atualmente, é professor associado dessa faculdade. Denys possui mestrado pela PUC do Rio no Brasil e conta com 25 anos de experiência no setor de mineração. Especialista em análise e cálculos de pilhas de lixiviação, barragens de rejeitos, depósitos de estéril, lagoas de processos, barragens de água e outras instalações mineiras. Denys é impulsor de pesquisas geotécnicas e análises geotécnicas para todo tipo de instalações civis e mineiras, incluindo análises de estabilidade, liquefação de solos, análise de resposta sísmica, consolidação de rejeitos, modelagens numéricas, entre outros. Denis é reconhecido pela sua liderança na direção de projetos mineiros no Peru, Chile, Argentina, Colômbia, México e Bolívia.

LUIS TOBAR M.SC., P.E.

Sub-Gerente na TDM

TÍTULO: FÁBRICA DE GM DA TDM E APLICAÇÃO DE PROVAS GEOELÉCTRICAS PARA DETECÇÃO DE VAZAMENTOS (DEMONSTRAÇÃO AO VIVO).

Luis Tobar é engenheiro industrial, com especialização em gestão de projetos pela Escola Superior de Administração de Negócios do Chile, com estudos de pós graduação em gestão de projetos (UAGU) e especialização em gestão e resolução de conflitos (PUCP) no Peru. Luis Tobar possui mais de 22 anos de experiência em projetos no setor Mineiro e Industrial, especialista em projetos de construção e fiscalização envolvendo geossintéticos para impermeabilização em países como Chile, Argentina, Peru, Nicarágua e Brasil. Luis Tobar possui certificação pelo TRI-CORP LINER INTEGRITY CENTER (USA) e SENSOR SPOL (ESLOVÁQUIA) para a execução de provas geoeléctricas para detecção de vazamentos em geomembranas e geossintéticos usados como barreiras de baixa permeabilidade. Atualmente responde como subgerente de projetos na TDM.

INDIARA GIUGNI, M.SC., P.E.Consultora em Geossintéticos/Diretora da GI ENGENHARIA

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE GCL EM OBRAS DE MINERAÇÃO.

Indiara Giugni é engenheira civil, mestre em geotecnia pela USP e atua na área de geossintéticos há mais de 20 anos. Ela é consultora nas áreas de projetos / especificações, recebimento e instalação de geossintéticos em aterros sanitários e industriais, mineração, obras de terra, obras de contenção e controle de erosão. Indiara tem tido uma participação ativa na difusão dos geossintéticos no Brasil, sendo parte da diretiva da IGS Brasil entre os anos 2005 a 2015. Indiara é autora do texto básico que originou a “recomendação para instalação de geomembranas termoplásticas” publicada pela IGS Brasil, base da Norma ABNT NBR 16199 que leva o mesmo nome. Indiara foi secretária da Comissão de Estudos de Geossintéticos da ABNT, atual CEE 175, de 2001 a 2008 e tem participado como especialista, com foco em geomembranas, em várias bancas examinadoras de doutorado, de mestrado e exames de qualificação na Escola de Engenharia de São Carlos – USP e têm vários artigos técnicos sobre geossintéticos publicados em congressos e em revistas técnicas.

ALOYSIO SALIBA PH.D., P.E.Professor adjunto de hidráulica e recursos hídricos da UFMG

TÍTULO: ASPECTOS CONCEITUAIS E PROBLEMAS EM ESTRUCTURAS DE DRENAGEM EM MINERAÇÃO.

Aloysio Saliba é engenheiro civil graduado pela Escola de Engenharia da UFMG e doutor em recursos hídricos pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas de consultoria na área de mineração, envolvendo atividades tais como estudos hidrológicos, dimensionamentos de estruturas hidráulicas de barragens, vertedouros e estruturas de drenagem superficial. Aloysio tem participado de trabalhos de elaboração de planos de manejo e balanço hídrico de reservatórios de barragens de rejeitos e diques de contenção de sedimentos, assim como concepção e projeto de barragens para captação de água e disposição de rejeitos de mineração. Aloysio possui vivência na área de geotecnia, principalmente na concepção, análise numérica e dimensionamento de sistemas de drenagem interna. Aloysio é fundador da TEC3 Geotecnia e Recursos Hídricos e atualmente é professor adjunto da UFMG na área de engenharia hidráulica e recursos hídricos.

ORLANDO BRAVO, M.SC., P.E.

Gerente de Engenharia para a América do Sul da KLOHN

Orlando Bravo é engenheiro civil com mais de 15 anos de experiência em testes laboratoriais, estudos geotécnicos e hidro geológicos de campo, desenhos de viabilidade, conceituais e detalhados para projetos de construção e fiscalização para construção de barragens de água e rejeitos, planos de fechamento de operações de minas e desenho de coberturas para barragem de rejeitos e depósitos contaminados, avaliações econômicas, elaboração de especificações técnicas para construção, planos de instrumentação e monitoramento. Orlando possui conhecimentos em projetos ambientais e tem participado de avaliações de risco/ ambientais para barragem de rejeitos. Orlando trabalhou em importantes projetos de mineração no Peru, Argentina, Equador, Guatemala, Canadá, Papua Nova Guiné, Guiana Inglesa e Brasil. Desde o ano de 2012 está encarregado da Gerência de Engenharia da América do Sul da empresa Canadense Klohn Crippen Berger.

TÍTULO: CONCEITUAÇÃO DE ALTEAMENTOS E DESCOMISSIONAMENTO DE BARRAGENS COM GEOSSINTÉTICOS.

PALESTRANTES NACIONAIS

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA DO EVENTO.Auro Faccio – Gerente Geral da TDM BRASIL.

ASPECTOS CONCEITUAIS E PROBLEMAS EM ESTRUCTURAS DE DRENAGEM EM MINERAÇÃO.Aloysio Saliba Ph.D., P.E. – Professor adjunto de hidráulica e recursos hídricos da UFMG (BRASIL)

TENSAR MINING: APPLICATIONS, DESIGN EXAMPLES AND CASES USING GEOGRIDS.Mark H. Wayne, Ph.D., P.E. - Director of Application Technology in TENSAR INTERNATIONAL (USA)

COFFEE BREAK.

FÁBRICA DE GM DA TDM E APLICAÇÃO DE PROVAS GEOELÉCTRICAS PARA DETECÇÃO DE VAZAMENTOS (DEMONSTRAÇÃO AO VIVO).

Luis Tobar M.Sc., P.E. – Engenheiro especialista na TDM ENGENHARIA. (CHILE)

GEOSSINTÉTICOS PARA IMPERMEABILIZAÇÃO E DRENAGEM DE DEPÓSITOS DE ESTÉRIL, BARRAGENS DE REJEITOS E PILHAS DE LIXIVIAÇÃO

Denys Parra, M.Sc., P.E. – Gerente Geral de ANDDES ASSOCIADOS (PERU)

ALMOÇO LIVRE.

CASOS DE OBRAS DA TDM USANDO GEOSSINTÉTICOS EM MINERAÇÃOCarlos Centurion M.Sc., P.E. – Gerente Técnico TDM BRASIL (BRASIL)

UTILIZAÇÃO DE GCL EM OBRAS DE MINERAÇÃO.Indiara Giugni, M.Sc., P.E. – Consultora em Geossintéticos/Diretora da GI ENGENHARIA (BRASIL)

COFFEE BREAK.

CONCEITUAÇÃO DE ALTEAMENTOS E DESCOMISSIONAMENTO DE BARRAGENS COM GEOSSINTÉTICOS.Orlando Bravo, M.Sc., P.E. - Gerente de Engenharia para a América do Sul da KLOHN (BRASIL).

HEAP LEACH MINING WITH GEOMEMBRANESGeorge Koerner, Ph.D., P.E. & CQA – Director of the GEOSYNTHETIC RESEARCH INSTITUTE

ENCERRAMENTO E COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO

8:15h – 8:30h

8:30h – 9:30h

9:30h – 10:30h

10:30h – 10:45h

10:45h – 11:45h

11:45h – 12:45h

12:45h – 14:00h

14:00h – 15:00h

15:00h – 16:00h

16:00h – 16:15h

16:15h – 17:15h

17:15h – 18:15h

18:15h – 20:15h

LOCAL: Renaissance Work Center – Sala Tiradentes Rua Paraíba, 550 - Belo Horizonte/MG

DATA: 07 de julho de 2016.

FICHA DE INSCRIÇÃO

1º. SIMPOSIO MINEIRO DE GEOSSINTÉTICOS TDM 2016

Nome completo

Nome para crachá

Profissão

Empresa ou Faculdade Cargo

Telefone / Celular

E-mail

Categoria Sócio

( ) ABMS - Núcleo: ( ) NÃO SÓCIO

TAXA DE INSCRIÇÃO Dados Depósito Bancário Profissional Sócio ABMS R$100,00 Banco: ITAU

Agência: 1652 Conta: 14492-2 TDM BRASIL–CNPJ 08.637.580/0001-34

Profissional Não Sócio R$150,00 Estudante Sócio ABMS R$25,00 Estudante Não Sócio R$50,00

OBSERVAÇÕES:

1. A ficha de Inscrição preenchida deverá ser encaminhada para [email protected] até dia 19/06/2015

2. O Sócio ABMS que não estiver com a anuidade em dia deverá providenciar regularizar a sua situação antes da inscrição junto a [email protected].

3. Para validação da Inscrição é necessário o encaminhamento do comprovante de depósito junto com a ficha de Inscrição.

4. Dúvidas e informações com a Andréa Aprigio no telefone: (31) 3258-8862.

APOIO: