curso profissionalizante de atores para cinema … · dos para interpretação em cinema e...

11
CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA STUDIO FÁTIMA TOLEDO São Paulo - SP 2012

Upload: ngotruc

Post on 17-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMASTUDIO FÁTIMA TOLEDO

São Paulo - SP2012

Page 2: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

Natural de Alagoas, Fátima Toledo se formou em Comunicação Vi-sual. Na década de 70, lecionava como voluntária, aulas de teatro na FEBEM. Sua experiência com cinema se restringia à algumas aparições em curtas, como atriz. As demandas de trabalho das quais ela dispunha estavam diretamente ligadas ao meio cênico em escolas públicas ou com grupos amadores de teatro.

Seu primeiro desafio na área cinematográfica foi em “Pixote”, di-rigido por Hector Babenco. Na busca de um ator para interpretar o pro-tagonista, Hector tomou conhecimento do trabalho que estava sendo realizado na FEBEM e, então, procurou por Fátima. Consciente do elevado grau de realismo que o filme deveria ter, não apenas do ponto de vista do enredo, mas também de interpretação, era natural que ele fosse ao encontro de alguém que conhecesse os meninos, o universo em que eles estavam inseridos e que pudesse prepará-los.

Todavia, Fátima não esperava que os meninos escolhidos seriam analfabetos e sem experiência nenhuma com teatro ou cinema. Diante desse episódio, Fátima percebeu que os exercícios que ela utilizava nas aulas de teatro não seriam suficientes. Ela precisava encontrar uma nova maneira de alcançar a realidade proposta pelo filme. Ela tinha consciência de que esse “novo caminho” não estaria explicitado nos métodos conhecidos e nem nos livros já lidos. Ela precisava olhar para aqueles meninos e descobrir, através deles, o que fazer. Desse insight surge o vislumbre do então “Método de Interpretação Fátima Toledo” que seria desenvolvido no decorrer de sua carreira de maneira brilhante. Não é exagero afirmar que Fátima mudou o panorama da dramaturgia nacional. Utilizando seu espírito empreendedor e inova-dor, Fátima criou um Método de Interpretação único e eficaz e, por meio dele, consolidou a função de “preparador de elenco” no cenário cinematográfico brasileiro.

Com 30 anos de experiência e participações em mais de 40 filmes, Fátima é a preparadora de elenco mais requisitada do país e, além dis-so, trabalha com projetos no exterior. Palestra constantemente sobre seu Método e viaja por todo Brasil oferecendo seus cursos e workshops. Atualmente, seu primeiro longa-metragem como diretora, “Sobre a Ver-dade”, está em processo de pré-produção e um livro sobre a implemen-tação do seu Método em produções audiovisuais está sendo finalizado.

1. FÁTIMA TOLEDO

1

Page 3: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

1981 – Pixote, A Lei do mais Fraco (Direção: Hector Babenco)1991 – Brincando nos Campos do Senhor (Direção: Hector Babenco)1993 – Medicine Man (Direção: John Mctiernan)1994 – Extingue – Curta Metragem (Direção: Eduardo Caron)1995 – Sábado (Direção: Ugo Giorgetti)1997 – O Cangaceiro (Direção: Aníbal Massaini)1997 - O Cineasta da Selva (Direção: Aurélio Michilles)1998 – Boleiros (Direção: Ugo Giorgetti)1998 – Central do Brasil (Direção: Walter Salles)1999 - Castelo Rá Tim Bum (Direção Cão Hamburger)1999 - Dois Córregos (Direção: Carlos Reichenbach)2000 – Tainá, Uma Aventura na Amazônia (Dir.: Tânia L. e Sérgio Bloch)2000 – Hans Staden (Direção: Luis Alberto Pereira)2000 – Eu, Tu, Eles (Direção: Andrucha Waddington)2001 – Memórias Póstumas de Brás Cubas (Direção: André Klotzel)2001 - Bellini e a Esfinge (Direção: Roberto Santucci) 2002 – Cidade de Deus (Direção: Fernando Meirelles)2003 – Desmundo (Direção: Alain Fresnot)2004 – Garotas do ABC (Direção: Carlos Reichenbach)2004 – Tainá 2, A Aventura Continua (Direção: Mauro Lima)2005 – Por 30 Dinheiros (Direção: Vânia Perazzo) 2005 – Cidade Baixa (Direção: Sérgio Machado)2006 – O Céu de Suely (Direção: Karim Ainouz)2007 – Casa de Alice (Direção: Chico Teixeira)2007 – Mutum (Direção: Sandra Kogut)2007 – O Mundo em Duas Voltas (Direção: David Schurmann)2007 – Tropa de Elite (Direção: José Padilha)2007 – Noel: O Poeta da Vila – Curta (Direção: Ricardo Van Steen)2008 – Linha de Passe (Direção: Walter Salles)2009 – Besouro (Direção: João Daniel Tikhomiroff)2010 – Quincas Berro D’água (Direção: Sérgio Machado)2010 – Tropa de Elite 2 (Direção: José Padilha)2011 – Assalto ao Banco Central (Direção: Marcos Paulo) 2012 - Dois Coelhos (Direção: Afonso Poyart)2012 – Paraísos Artificiais (Direção: Marcos Prado)Acorda Brasil (Direção: Sérgio Machado) – em fase de produçãoPraia do Futuro (Direção: Karim Ainouz) – em fase de produçãoLa Jaula de Oro (Direção: Diego Quemada Diez) - em fase de produção

1.1 FILMOGRAFIA COMO PREPARADORA:

2

Page 4: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

Pode-se dizer que o Método nasce da necessidade de imprimir maior realidade ao trabalho dos atores e não-atores. O “Método de interpretação Fátima Toledo” foi modelado em torno da constatação de que toda a situação vivida em cena, encontra-se dentro do próprio ator. É neste ponto que o Método apresenta uma de suas maiores contribuições para o trabalho de preparação: a busca do personagem dentro do próprio ser humano.

Inicialmente, exercícios fundamentados nos estudos de bioenergética, reich, meditações, massagens e jogos, por exemplo, são utilizados para desbloquear posturas indesejadas no ator. Essa etapa empenha-se em descobrir quem é a pessoa que está sendo preparada e permite que ela também se conheça a partir de um inquérito sobre seus valores e crenças, uma busca por referências internas e pessoais que resultará em auto-reconhecimento e aceitação por parte do próprio ator.

Mais adiante, trabalha-se acerca da improvisação. Partindo do pressuposto que, ao dirigir-se direta-mente ao texto, o ator perde a vivência da cena, o Método trabalha com dinâmicas que despertam e/ou re-criam sensações determinadas na atmosfera do texto, por meio de motivações sensoriais. Esse recurso tem, por finalidade, resolver os problemas de disparidade entre o que o ator está realmente sentindo e o que a situação em questão pede que ele sinta. Desse modo, ele é capaz de criar uma harmonia entre as sensações experimentadas e àquelas exigidas por determinada cena.

Por fim, as cenas são montadas de acordo com o texto. Da etapa de improvisação em diante, o ator já está capacitado para viver o personagem. Segundo o Método, o texto não deve ser simplesmente ser a fala de alguém criado pelo roteirista, mas sim uma forma particular de expressão da vivência proposta pelo ro-teiro, alcançada por meio de referências e associações encontradas dentro do próprio ator.

2. O MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO FÁTIMA TOLEDO

3

Page 5: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

O Studio Fátima Toledo foi inaugurado, em 1990, com o intuito de possibilitar o acesso ao “Método de Interpretação Fátima Toledo”, que antes só era vivenciado por aqueles que participavam dos filmes que Fáti-ma preparava. Devido ao crescente número de alunos, foram necessárias algumas mudanças de endereço, para locais com espaço físico maior. Hoje, o Studio Fátima Toledo está situado na Rua Bagé, número 194 – Vila Mariana.

Três salas, nomeadas com títulos de filmes, constituem grande parte do espaço do Studio Fátima Tole-do, são elas: “Sala 1 – Pixote”, “Sala 2 – Cidade Baixa” e “Sala 3 – Cidade de Deus”. Além disso, o Studio Fátima Toledo dispõe de uma área de audiovisual que é encarregada de produzir e editar cenas e curtas-metragens realizados na própria instituição. Essas filmagens, quando finalizadas, servem como trabalho de conclusão dos cursos que, constantemente, entram em festivais nacionais e internacionais de cinema. O principal obje-tivo desse material é, portanto, preparar e inserir os alunos do Studio Fátima Toledo no mercado de trabalho.

Atualmente, o Studio Fátima Toledo oferece uma grande variedade de cursos e workshops “livres” volta-dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento pessoal (corporativo) , “Coach”, “Prática contínua de Bioenergética e Kundalini”, “Imersão ao Método Fátima Toledo”, “Encontro com o Método Fátima Toledo”, “Workshop de atores com Fátima Toledo”, “Intensivo – Iniciação ao Método Fátima Toledo”, “Livre – Vivência do Método Fátima Toledo”, “Primeiro Corte – Prática do Método Fátima Toledo” e “Set anual – Aprofundamento do Método Fátima Toledo”. Além desses, o Studio Fátima Toledo também oferece palestras e eventos abertos ao público e de cunho social em parceria com o instituto Hope, “Um dia no Studio” e “Cenas de Sábado”. Também, encontra-se em fase de aprovação e reestruturação junto ao MEC/PRONAC, um projeto socio-cultural denominado “Olha para Mim”, voltado aos jovens carentes e/ou com necessidades especiais de São Paulo e Rio de Janeiro, com o intuito de de que eles participem de um curso de interpretação para cinema, dirigido por Fátima Toledo, que resultará em um filme de curta-metragem. O filme e o registro do projeto serão distribuídos gratuitamente em DVD, para instituições culturais e educacionais públicas ou sem fins lucrativos.

3. O STUDIO FÁTIMA TOLEDO

4

Page 6: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

O Studio Fátima Toledo traz a sua contribuição para a formação do ator em Escolas Profissionalizantes, trazendo um perfil de formação de ator específico para o cinema, fruto da experiência e atuação de Fátima Toledo no mercado cinematográfico.

Duração: 2 anosRegime: SemestralCarga horária total: 840 horas

4.1 PRÉ-REQUISITOS:

Ao ingressar no curso, ter no mínimo 16 anos e ter concluído ou estar cursando a segunda série do En-sino Médio. Para a obtenção do registro profissional (DRT), ao final do curso, é necessário ao formando ter concluído o Ensino Médio.

4.2 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Entrevista com o candidato e a realização de avaliação escrita e teste prático.

4.3 CONCEPÇÃO DO CURSO:

Curso não sequencial em módulos independentes que se articulam através da prática e da teoria em conteúdos inter-relacionados. A cada semestre, dois módulos disciplinares agem em parceria. A prática, a experiência expressiva do ator, seu corpo, sua voz, sua presença e o pensamento teórico, conceitual, artístico e cultural. Da prática, através de exercícios de criação, improvisação e composição, com o uso de figurinos, elementos cenográficos e maquiagem ao pensamento teórico que amplia os sentidos dos alunos, através de referenciais culturais, históricos e artísticos.

Esta estrutura de curso permite ao aluno, a cada conteúdo que transpassa entre as disciplinas práticas e teóricas, em cada semestre, verticalizar sua experiência. A experiência prática, expressiva e sensorial do aluno é caminho fértil para a construção de referenciais teóricos e conceituais e os referenciais teóricos, por sua vez, preparam os alunos para o adensamento da experiência prática. A dobradinha dinâmica entre as dis-ciplinas por semestre permite o fluxo dos conteúdos, ora da teoria para a prática, ora da prática para a teoria.

Este caráter do curso e a dinâmica entre prática e teoria possibilitam ao aluno construir seu aprendizado através de módulos semestrais não sequenciais de experiência. As disciplinas e os módulos semestrais não necessitam de pré-requisitos. Os conteúdos disciplinares por semestre são complementares.

4. APRESENTAÇÃO DO CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA – STUDIO FÁTIMA TOLEDO

5

Page 7: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

4.4 MATRIZ CURRICULAR:

Módulos Semestrais Articulados:

História dos Conceitos Artísticos 80 horas (20 encontros de 4 horas)

Expressão e Consciência do Ator 80 horas (20 encontros de 4 horas)

Módulos Semestrais Articulados:

Teoria dos Gêneros 80 horas (20 encontros de 4 horas)

Expressão e Consciência do Ator 80 horas (20 encontros de 4 horas)

Módulos Semestrais Articulados:

Formatos e Mídias de Atuação: 80 horas (20 encontros de 4 horas)

Expressão e Consciência do Ator: 80 horas (20 encontros de 4 horas)

Módulos Semestrais Articulados:

Projetos Artísticos 80 horas (20 encontros de 4 horas)

Expressão e Consciência do Ator 80 horas (20 encontros de 4 horas)

Módulos Presentes ao longo dos dois anos de formação:

Encontros de formação 80 horas (5 encontros de 4 horas por semestre)

Estágios de Acompanhamento 120 horas (6 atividades de 5h por semestre).

6

Page 8: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

4.5 ESTRUTURA DAS DISCIPLINAS:

4.5.1 História dos Conceitos Artísticos

A Sétima Arte e a História do Cinema proporcionam gatilhos de associação em relação a outras artes: a pintura, a música, a dança e o teatro. Que pontes podem ser construídas? Como determinados conceitos de cada uma das artes acima se inter-relacionam?

Esta disciplina traz o enfoque da História do Cinema para articular a história da arte e da estética, como construção de sentidos e significados de conceitos artísticos, ligados também ao teatro e a dança. Liga-se também a construção de repertório de leitura da linguagem cênica, associada ao cinema, pintura, teatro e dança.

4.5.2 Teoria dos Gêneros

A teoria dos gêneros poéticos: o lírico, o épico e o dramático. A literatura e a cena. A dramaturgia e seus gêneros. O roteiro e sua decupagem. As análises literárias, poéticas e dramatúrgicas de materialidades tex-tuais diversas ocupam o cerne da disciplina.

Esta disciplina traz o enfoque da literatura dramática associada a uma seleção de repertório textual com ênfase também na teoria dos gêneros (o lírico e o épico), associada à expressão artística presente no cinema, no teatro, no rádio e televisão, através do estudo da estrutura dramatúrgica.

4.5.3 Formatos e Mídias de Atuação

O ator no cinema, na tela, na dublagem, no teatro, no rádio e em outras plataformas. Que adaptações são necessárias? Que transposições são possíveis? O que diferencia a performance de um ator em relação à mídia que ele atua?

Esta disciplina traz o enfoque da contextualização do trabalho do ator e do personagem em suas mídias de trabalho. Traz também elementos das diferenças da caracterização cênica associada à voz e ao corpo do ator, como também, às diferenças das estruturas de composição em cada uma das mídias.

4.5.4 Projetos Artísticos

O cinema e o audiovisual. Ao longo desta disciplina projetos artísticos cinematográficos e audiovisuais serão desenvolvidos e realizados.

Esta disciplina traz o enfoque da realização de um curta-metragem para a experiência do aluno. A produção e montagem de uma obra cinematográfica completa. O reconhecimento, a experiência e o inter-câmbio nos diferentes papéis e funções dos profissionais envolvidos na realização deste curta-metragem.

7

Page 9: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

4.5.5 Expressão e Consciência do Ator

Esta disciplina perpassa todo o curso. Ela dá suporte às disciplinas teóricas em experiências práticas que agregam a expressão vocal, corporal e expressiva do ator, em desenvolvimento de projetos, cenas, perfor-mances e improvisações ao longo de todo o curso. Continuamente questões técnicas e expressivas são abor-dadas. O ator e seu instrumento de trabalho: seu corpo, sua voz, caracterizações expressivas que envolvam maquiagem, figurino, instrumentos de expressão. A formação através da prática de interpretação dramática. A técnica e a expressão artística do ator tendo como eixo artístico-pedagógico o Método de Interpretação Fátima Toledo.

Traz também múltiplos enfoques distribuídos ao longo dos dois anos de formação do curso, em uma carga horária de 320 horas. A disciplina está intimamente associada aos conteúdos das disciplinas teóricas, semestre a semestre, em desdobramentos que ampliam ainda mais as horas de fato associadas ao trabalho prático do ator. Da teoria para a prática e da prática para a teoria, uma dobradinha que amplia ainda mais as possibilidades de associações, diálogos e intercâmbios.

Esta opção reforça ainda mais a ação do Studio Fátima Toledo em seu trabalho frente ao ator. Para o Método de Interpretação Fátima Toledo a experiência do ator esta integrada a aspectos técnico-expressivos e humanos. A preparação e formação do ator integrada ao seu corpo, sua voz e sua expressão.

4.5.5.1 Em relação à Voz:

Consciência e aperfeiçoamento da identidade vocal; técnicas de comunicação e expressão oral; dinâmi-cas respiratórias; expressão e consciência da ação vocal.

4.5.5.2 Em relação ao Corpo:

A consciência corporal (anatomia, alongamentos, articulações); consciência corporal espacial (níveis, direções, construções); consciência corporal expressiva (partituras, personagens, treinamentos).

4.5.5.3 Em relação à Caracterização do ator:

Fundamentos da maquiagem; aspectos associados à história do figurino; elementos plásticos e ar-quitetônicos associados à cenografia e ambientação cênica.

4.5.5.4 Projetos Artísticos:

Toda a gama de conteúdo descrita será vivenciada através de inúmeros projetos artísticos: cenas, per-formances de movimento, novelas radiofônicas, esquetes televisivos, roteiros cinematográficos que serão desenvolvidos pelos alunos, com a orientação e suporte de produção do Studio Fátima Toledo, com o intuito de proporcionar, ao longo dos quatro semestres de formação, espaço de difusão dos trabalhos.

8

Page 10: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

Assim, proporcionar espaço para o aperfeiçoamento contínuo da experiência da cena, em contato com o público.

4.5.6 Encontros de Formação

Fundamental para a formação do ator é o intercâmbio com o mercado profissional. Ao longo dos dois anos de duração do curso, o Studio Fátima Toledo trará profissionais atuantes do mercado que partilharão sua experiência profissional, a partir de focos pertinentes aos módulos disciplinares do curso. Assim o aluno terá a oportunidade de confrontar seu aprendizado ao longo das disciplinas com a experiência de profissionais atuantes e relevantes no cenário artístico brasileiro.

Esta disciplina também traz os princípios éticos e legais associados ao trabalho profissional do ator através do encontro presencial dos alunos com profissionais experientes da cena artística brasileira ao longo do curso. Serão partilhados além dos conteúdos como gestão de produção; leis de Incentivo; visão e orga-nização de projetos artísticos; planejamento de carreira profissional; conteúdos associados às disciplinas teóricas a cada semestre.

4.5.7 Estágios de Acompanhamento

Agregado aos encontros de formação, ao longo dos dois anos de curso, os alunos serão convocados a assistirem espetáculos teatrais, exposições, gravações e exibições de filmes, acompanhamento de ensaios, de produção, pós-produção e realização artística relacionada aos conteúdos disciplinares de cada semestre. Por semestre o aluno participará de seis experiências. Cada experiência computará cinco horas de estágio que corresponderão ao acompanhamento da atividade artística definida pelo Studio Fátima Toledo. O aluno registrará, por escrito, suas impressões, aprendizado e considerações relacionadas aos conteúdos disciplinares associados a experiência do estágio para a sua formação.

A disciplina estágios de acompanhamento complementa a disciplina encontros de formação, bem como, associa-se as disciplinas oferecidas a cada semestre e proporciona ao aluno um trabalho de campo, investiga-ção e experiência que aproxima o aluno do mercado de trabalho para interagir, refletir de forma prática so-bre os conteúdos partilhados ao longo do curso. Traz ênfase também em relação a sua produção Intelectual através da elaboração e aperfeiçoamento na construção de textos críticos e reflexivos sobre o ofício do ator.

Desta forma, continuamente, o Curso Profissionalizante de Atores para Cinema do Studio Fátima Toledo atuará, ao longo dos dois anos em diversos princípios de formação integrados: formação técnica, prática e teórica do ator; intercâmbio com profissionais e a produção artística do mercado; produção de projetos artísticos, produção intelectual, crítica e de reflexão.

9

Page 11: CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES PARA CINEMA … · dos para interpretação em cinema e televisão, são eles: “Direção de atores com Fátima Toledo”, “Desen-volvimento

4.6 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ao longo dos dois anos de formação o aluno passará por diversos projetos artísticos, tanto em relação à prática do ator, na disciplina Expressão e Consciência do Ator presente em todos os semestres, como em rela-ção à sua produção intelectual e escrita realizada também ao longo dos quatro semestres do curso, através das disciplinas teóricas e da disciplina Estágios de Acompanhamento.

4.7 CERTIFICAÇÃO

Ao concluir o curso, tendo atingido, em cada semestre, a freqüência mínima necessária (75%) em cada uma das disciplinas e a media geral mínima de aproveitamento (8,0), o aluno recebe o certificado de con-clusão do curso profissionalizante de ator, com o qual poderá requerer junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo o atestado de capacitação profissional (DRT).

STUDIO FÁTIMA TOLEDO LTDARua Bagé, 194 - Vila Mariana, São Paulo

(11) 5081-6633info@studiofatimatoledo.com.brwww.studiofatimatoledo.com.br

10