curso: administração. 3º período pólo: macaé - rj módulo: a lógica da excelência...

19
Curso: Administração . 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data: 24/08/2009 – 21/09/2009 e 28/09/2009 Prof.: Wagner Gonsalez Alunas: Jaqueline de Lucena Rangel - 163005 Tatiana Ribeiro Aguiar - 161170 Simone Ribeiro de Amorim - 167283 Lívia Barreto Couto - 166262 Maria Carolina de Aguiar Marques Neves - 163008

Upload: rafael-rios-farinha

Post on 07-Apr-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Curso: Administração . 3º PeríodoPólo: Macaé - RJMódulo: A Lógica da Excelência OperacionalTítulo: Gestão de Operações e Qualidade I, II e IIIData: 24/08/2009 – 21/09/2009 e 28/09/2009Prof.: Wagner GonsalezAlunas: Jaqueline de Lucena Rangel - 163005Tatiana Ribeiro Aguiar - 161170Simone Ribeiro de Amorim - 167283Lívia Barreto Couto - 166262Maria Carolina de Aguiar Marques Neves - 163008

Page 2: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Trabalho Integrado de Trabalho Integrado de Gestão de Operações e Gestão de Operações e

QualidadeQualidade

Parte – AParte – A

Page 3: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Cinemas – 8P´sCinemas – 8P´s

Prestação de serviço de laser destinado a pessoas que visa entretenimento e interação social.

Apresentação de filmes nacionais e internacionais, desenhos infantis, filmes dublados e legendados referente aos mais diversos gêneros

Page 4: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

“ Ver um filme, ir ao cinema, deve entender-se como o prazer de

desfrutar uma obra de arte ou um entretenimento de fundo cultural,

nunca como uma fonte de preocupações escolares, simplesmente

como recurso didático, como introdução de inovação tecnológica na

escola (...) insistimos na perspectiva de que "didatizar" ou

"escolarizar" o cinema é empobrecê-lo e negar sua própria natureza e

importância.”http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=4422

Page 5: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

CINEMA É CULTURACINEMA É CULTURA “O cinema pode ser, ainda, um elemento vital para a construção de

um homem livre nas suas convicções, crítico nas suas análises,

humanista e sensível na sua forma de compreender e olhar o mundo e

a vida, aberto à multiplicidade de propostas, respeitando as

diferenças e a igualdade que devem balizar a sociabilidade humana,

pode ser inovador na descoberta de novos caminhos. Neste sentido a

experiência estética se encontra e aproxima de elementos éticos, ou

melhor, da formação e do exercício da ética.”

Page 6: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Detalhando os 8P´sDetalhando os 8P´s

PRODUTO – Apresentação de filmes nacionais e internacionais inéditos ;

PONTO DE DISTRIBUIÇÃO – Localizado em grande shopping na cidade, ponto de encontro de pessoas. Com lojas de conveniência, praças de alimentação e recreação infantil;

PROCESSO – Descreve o método e a seqüência dos sistemas operacionais de serviços, como exemplo: a pontualidade das apresentações dos filmes. Assim, um processo indevido, ou seja, o não cumprimento do horário, irrita os clientes devido à entrega ineficaz do serviço.

PRODUTIVIDADE - É essencial para manter os custos sobre o controle e contribui para a diferenciação do produto e assim aumenta a fidelidade do cliente.

Page 7: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Detalhando os 8P´sDetalhando os 8P´s

PESSOAS – Atendimento personalizado, funcionários prontos a dar informações

PROMOÇÃO – Dia especial para namorados, onde só o homem paga o ingresso.

PREÇO – Pagamento em cartão de credito, debito e desconto com apresentação de carteirinha de estudando e para idosos;

PERCEPTÍVEIS – Administrar cuidadosamente a evidência física podendo exercer um impacto sobre as impressões dos clientes, e nesse caso a propaganda é utilizada para criar um referencial significativo.

Page 8: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Trabalho Integrado de Trabalho Integrado de Gestão de Operações e Gestão de Operações e

QualidadeQualidade

Parte – BParte – B

Page 9: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:
Page 10: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:
Page 11: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:
Page 12: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:
Page 13: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:
Page 14: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Trabalho Integrado de Trabalho Integrado de Gestão de Operações e Gestão de Operações e

QualidadeQualidade

Parte – CParte – C

Page 15: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Produto escolhido Produto escolhido PIPOCAPIPOCA

Page 16: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Visão da EmpresaVisão da Empresa

Apresentar o produto de forma a atrair a Apresentar o produto de forma a atrair a atenção e despertar o desejo do cliente em atenção e despertar o desejo do cliente em

consumir. Mostrando o produto em consumir. Mostrando o produto em embalagens grandes e bem arrumadas e atuar embalagens grandes e bem arrumadas e atuar com qualidade no produto e no atendimento.com qualidade no produto e no atendimento.

Page 17: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Visão do ClienteVisão do Cliente

Espera encontrar um produto saboroso e de Espera encontrar um produto saboroso e de qualidade (produto fresco e pronto para qualidade (produto fresco e pronto para

consumir). Além disso, espera encontrar um consumir). Além disso, espera encontrar um nível mínimo de higiene e apresentação do nível mínimo de higiene e apresentação do

produto.produto.

Page 18: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Programa de QualidadePrograma de Qualidade1- SEIRI 1- SEIRI

2- SEITON2- SEITON3- SEISO3- SEISO

4- SEIKETSU4- SEIKETSU5- SHITSUKE5- SHITSUKE

1- A empresa deve descartar o produto não consumido pelos clientes no 1- A empresa deve descartar o produto não consumido pelos clientes no mesmo dia, não reaproveitando ou misturando com novas remessas de mesmo dia, não reaproveitando ou misturando com novas remessas de forma a não comprometer a qualidade do produto.forma a não comprometer a qualidade do produto.

2- As embalagens deverão ser apresentadas de forma ordenada, da menor 2- As embalagens deverão ser apresentadas de forma ordenada, da menor para a maior, facilitando a visualização do produto pelo consumidor. para a maior, facilitando a visualização do produto pelo consumidor. Ordenar a matéria-prima de forma a agilizar o preparo do produto, como: Ordenar a matéria-prima de forma a agilizar o preparo do produto, como: milho, óleo, queijo, manteiga, etc.milho, óleo, queijo, manteiga, etc.

3- Apresentar o local de preparo do produto de forma que o consumidor 3- Apresentar o local de preparo do produto de forma que o consumidor possa observar o preparo e manuseio do mesmo, mantendo a limpeza possa observar o preparo e manuseio do mesmo, mantendo a limpeza como fator principal para a comercialização do produto.como fator principal para a comercialização do produto.

Programa 5SPrograma 5S

Page 19: Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: A Lógica da Excelência Operacional Título: Gestão de Operações e Qualidade I, II e III Data:

Programa de QualidadePrograma de Qualidade1- SEIRI 1- SEIRI

2- SEITON2- SEITON3- SEISO3- SEISO

4- SEIKETSU4- SEIKETSU5- SHITSUKE5- SHITSUKE

4- Em saúde e higiene, manter o local limpo sem o acúmulo de lixo e 4- Em saúde e higiene, manter o local limpo sem o acúmulo de lixo e disponibilizando o tempero conforme o gosto e ou necessidade do cliente. disponibilizando o tempero conforme o gosto e ou necessidade do cliente. Além disso, disponibilizar um atendente para manuseio exclusivo do Além disso, disponibilizar um atendente para manuseio exclusivo do dinheiro, não mantendo contato com o produto.dinheiro, não mantendo contato com o produto.

5- Treinar os funcionários para que todos os requisitos de qualidade sejam 5- Treinar os funcionários para que todos os requisitos de qualidade sejam cumpridos e superados dia-a-dia. Criando novos hábitos, ações e cumpridos e superados dia-a-dia. Criando novos hábitos, ações e linguagens para aperfeiçoamento. Enfim, a autodisciplina pode ser linguagens para aperfeiçoamento. Enfim, a autodisciplina pode ser alcançada através de pequenas tarefas específicas.alcançada através de pequenas tarefas específicas.Ou seja, a autodisciplina é um esforço positivo.Ou seja, a autodisciplina é um esforço positivo.

Programa 5SPrograma 5S