cuba municipal...carnaval 2012 26 vivá cuba 28 desenvolvimento económico 30 empregabilidade 32...

44
Educação . Desporto . Cultura . Ação Social . Notícias das Freguesias . Obras Municipais Cuba Revista informativa do concelho de Cuba 56 Edição semestral junho 2012 municipal Parque Manuel António de Casto - Cuba Busto do Poeta Popular Município de Cuba

Upload: others

Post on 01-Mar-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Educação . Desporto . Cultura . Ação Social . Notícias das Freguesias . Obras Municipais

CubaRevista informativa do concelho de Cuba 56

Edição semestral

junho 2012

municipal

Parque Manuel António de Casto - CubaBusto do Poeta Popular

Município de Cuba

Page 2: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Esta revista respeita o novo acordo ortográfico.

Editorial 03

Cultura 04

Educação 09

Escola Profissional 11

Ação Social 13

Turismo 14

Sociedade 16

Desporto 18

Dar Voz aos Empresários 23

Carnaval 2012 26

Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30

Empregabilidade 32

Notícias das Freguesias 33

Ambiente 39

Obras Municipais 40

Índice

04

11

18

14

30

40

33

09

16

2

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 3: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Editorial

O Presidente da Câmara Francisco Orelha

3

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Durante cerca de 15 anos, a Câmara Municipal editou com uma periodicidade trimestral a Revista Municipal em formato de papel. Tinha esta como objetivo fazer chegar a todos os munícipes residentes e aos que tiveram que emigrar/imigrar, informação detalhada e diversifi-cada das atividades da Câmara, Juntas de Freguesia e Instituições do concelho, no âmbito da cultura, educação, turismo, desenvolvimento económico, formação/inserção profissional, área social, desporto, e projetos e obras em curso como também dos vários eventos realizados pelas diversas instituições.

No entanto, há cerca de um ano fomos confrontados com uma redução bastante significativa na transferência de verbas vindas do Estado através do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) em cerca de 450.000,00 €. Como se isso não bastasse, e derivado à crise em que vivemos, tive-mos também um decréscimo nas receitas próprias do município. Para além desta tão elevada diminuição de receita, para um município da dimensão do nosso, fomos de novo confronta-dos com uma nova lei que vem certamente paralisar a maioria dos municípios do país, Lei nº 08/2012, mais conhecida pela Lei dos Compromissos. A forma como o Governo quer aplicar esta lei, não deixa nenhuma margem de manobra de governação se tivermos que cumprir todos os critérios que constam na sua aplicação o que põem em risco a autonomia do poder local. Este ataque abrupto ao poder local, vem desequilibrar e fragilizar toda a estrutura financeira do mu-nicípio o que nos leva a fazer cortes radicais paralisantes em todas as áreas e onde a Revista Municipal não é exceção.

Por tudo o que acabei de referir, a partir do ano de 2012 a Revista vai ser editada semestral-mente e disponibilizada no Site da Câmara Municipal de Cuba.

Pedimos desculpa aos nossos munícipes sabendo nós que nem todos têm acesso às novas tecnologias mas não nos resta outra alternativa. Apelamos à compreensão de todos que esta-vam habituados a receber a Revista Municipal em formato de papel nas suas casas.

AS AUTARQUIAS CORREM SÉRIOS RISCOS DE VIR A PERDER AUTONOMIA

Page 4: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

CulturaAtividades da Biblioteca Municipal

“Semana da Leitura”A Biblioteca Municipal de Cuba em parceria com o Agru-pamento de Escolas de Cuba desenvolveu um conjunto de atividades de promoção do livro e da leitura entre os dias 19 e 22 de março. O programa englobou um workshop de Técnicas de Banda Desenhada por Carlos Rico; apresentação do livro “Anjo de Cristal” da jovem autora Beatriz Lima; um momento de poesia em diferen-tes línguas; a declamação de poesia pelas ruas de Cuba pelo Clube de Leitura da EB Fialho de Almeida; e, ainda, uma tertúlia sobre a igualdade de género.

“Cuba Catedral do Cante Alentejano”De maio a junho Uma homenagem ao cante alentejano, mais propriamente aos grupos corais do nosso concelho, onde impera a tradi-ção do cante e de grandes cantadores. Integraram a exposi-ção: “Os Ceifeiros de Cuba”, “Amigos do Cante”, “Ceifeiras do Alentejo”, “Flores do Alentejo”; “Os Corticeiros” de Vila Alva, “São Luís de Faro do Alentejo” e “Amigas do Campo”.

“Rostos das Palavras de Abril”De 10 de abril a 13 de maioA exposição de pintura da autoria de Henrique Gabriel, mos-tra a sua grande capacidade técnica, a sua enorme prática oficinal o que lhe permite abordar qualquer tema com qua-lidade e sensibilidade criativa. Esta é uma homenagem ao 25 de Abril, um hino à Liberdade, à Justiça e à Esperança. Estes rostos personificam o Vinte e Cinco de Abril.

EXPOSIÇÕES“Máscaras Rituais do Douro e Trás-os-Montes”De 15 de janeiro a 25 de fevereiroA exposição de pintura da autoria de Balbina Mendes agre-ga máscaras rituais do Douro e Trás-os-Montes, figuras do imaginário popular, cujas origens se perdem na memória dos tempos.

4

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 5: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

“Apresentação do livro “Ama-me sem me suportares!” de Fátima Marinho”Decorreu na sala polivalente da Biblioteca Municipal no dia 24 de fevereiro a apresentação do livro da autora Fátima Marinho, natural de Cuba. Foi uma noite de poesia e emoção como a própria autora descreve: “Estive em Cuba como quem regressa a casa depois de considerável ausência e reencontra os lugares e as pessoas que sem-pre lhe fizeram falta. Obrigada a todos”. Para além da apresentação da obra pela autora, a noite contou, também, com a participação da Trupe Mainante que declamou dois poemas da obra que estava a ser apresentada.

“Férias da Páscoa”À semelhança dos anos transatos, a Biblioteca Muni-cipal e o Serviço de Desporto da Câmara Municipal, organizaram um conjunto de atividades destinadas às crianças e jovens, visando a ocupação dos mesmos com atividades desportivas e culturais.

CulturaAtividades da Biblioteca Municipal

“A Biblioteca nas Freguesias”Dando continuidade aos novos serviços da Biblioteca “A Biblioteca nas Freguesias” os técnicos da biblioteca deslocaram-se às freguesias, sendo sempre recebidos com muita alegria por miúdos e graúdos, para a narração de contos e projeção de filmes.

“Sábados na Biblioteca”Continuam a decorrer aos sábados as atividades Hora do Conto e Hora do Cinema. As histórias esco-lhidas foram “O Veado Florido” de António Torrado, “O Nabo Gigante” de Alexis Tolstoi, “Todos no Sofá” de Luísa Ducla Soares, e “A Galinha Ruiva” de André Koogan Breitman. No que concerne a filmes, as esco-lhas recaíram sobre “O Panda do Kung Fu 2” e “Rio”.

“Ler a 2”O projeto Ler a 2 resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca Municipal de Cuba e a Biblioteca Escolar de Cuba.Este projeto desenvolve-se em torno de um eixo central, as famílias, que como sabemos, desempenham um papel fundamental para a cria-ção de hábitos de leitura em casa, tirando partido dos tempos livres que partilham. Os seus principais objetivos são motivar pais e filhos para a leitura e estimular o prazer de ler nas crianças e jovens, inten-sificando o contacto precoce com os livros e a leitura, não só em casa, como também nas escolas e bibliotecas.Assim, a biblioteca escolar e a biblioteca municipal disponibilizam livros, para requisição domiciliária, com leituras adequadas às diferen-tes faixas etárias. Deste modo, as crianças poderão partilhar os mo-mentos de leitura com os pais, avós ou outros familiares para, depois, se tornarem, progressivamente, mais autónomas. Porque sabemos que, por vezes, é necessário um incentivo, as famílias os alunos do pré-escolar e 1º ciclo, foram convidadas a participar no projeto “Ler a 2” e receberam orientações sobre leitura(s).Integrado neste projeto decorreu no dia 11 de junho a apresentação do livro “Sonhar ao Longe”, da autoria de Jorge Serafim e José Francisco. A iniciativa contou com a presença dos autores que nos presentearam com agradáveis momentos de leitura da obra.

“Dormindo com os Livros”Com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura, integrada na Semana da Criança, realizou-se no dia 31 de maio mais uma edição do “Dor-mindo com os Livros”. Esta iniciativa destinada aos alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba, é desenvolvida em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento das Escolas de Cuba e contou com a colaboração da Associação Dose d’ Aplausos.

“Tertúlia Literária”Integrada nas Comemorações Oficiais do 38º Aniversário do 25 de Abril, realizou-se no dia 27 de abril na Biblioteca Municipal, em par-ceria com o Agrupamento de Escolas de Cuba, a tertúlia “Palavras e Imagens de Abril”.

5

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 6: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

O Município de Cuba comemorou o 38º Ani-

versário da Revolução dos Cravos com um

vasto programa cultural e desportivo, duran-

te o mês de Abril, por todo o concelho.

As comemorações foram uma iniciativa con-

junta do Município de Cuba, das Juntas de

Freguesia e contaram com a colaboração do

Agrupamento de Escolas de Cuba, do Infan-

tário da Santa Casa da Misericórdia de Cuba,

bem como de diversas associações locais.

Do programa destacou-se, no dia 24 de Abril

as “palavras liberdadas” com arruada até ao

Largo da Bica, onde se realizou a atuação

dos alunos do Agrupamento de Escolas e do

Infantário, dos Grupos Corais do Concelho e

da Banda da Sociedade Filarmónica Cubense

1º Dezembro. A Banda Jovem “Artick Fire” de

Cuba, antecedeu a atuação de “David Antu-

nes & Midnight Band”.

No dia 25 de Abril realizou-se o tradicional

Cicloturismo e o almoço convívio na Barra-

gem de Albergaria dos Fusos aberto à po-

pulação.

Cultura

6

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 7: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

7

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 8: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

CulturaRevista “ É só Rir” – dia 23 de Março , Auditório do Centro Cultural de CubaNa sequência da parceria do Municipio de Cuba no projecto CAL (Rede de Equipamentos Culturais, Eixo 8, do Inalentejo) realizou-se no passado dia 23 de março, pelas 21.30H no auditório do Centro Cultural de Cuba, o Teatro Revista à Portuguesa “ É Só Rir”.A revista apresentou o elenco artístico contituído por Octávio de Matos, Natalina José, Anita Guerreiro, Isabel Damatta, Paulo Oliveira e Ana Roque. Este foi o último dos quatro espetáculos agendados para o espaço do Centro Cultural, no âmbito do projeto da Rede de Equipamentos Culturais.Este espaço, um polo cultural e artístico renovado, contou ainda com a exposição sobre o Teatro, numa homenagem à artista Leónia Mendes, natural de Cuba.Dadas as dificuldades financeiras que os Bombeiros Voluntários de Cuba vivem e, ainda, dado o cariz muito particular desta associação, a autarquia decidiu que da iniciativa pudesse resultar um donativo atribuído pelo público que assistiru ao espe-táculo. O município de Cuba agradece a todos os que colaboraram nesta angariação de fundos.

Colóquio D. João II e Cristóvão Co-lon - que relação? Nos dias 19 e 20 de maio decorreu na vila de Cuba um conjunto de eventos desti-nados a assinalar o 506º aniversário da morte de Cristóvão Colon e o 4º aniver-sário da criação da Associação Cristóvão Colon.No dia 19 decorreram atividades abertas ao público: pela manhã tiveram lugar as visitas guiadas ao painel (fresco) de S. Cristóvão, ao Portal do Paço e ao Centro Cristóvão Colon.De tarde realizou-se o Colóquio «D. João II e Cristóvão Colon - que relação?» com a Profª Doutora Maria Manuela Mendon-ça, Presidente da Academia Portuguesa da História.Depois do Colóquio e já reservada aos respetivos Membros, teve lugar uma As-sembleia Geral da ACC.A manhã do dia 20 foi totalmente preen-chida com um conjunto de debates inter-nos sobre os temas apresentados pelos Membros inscritos.

8

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 9: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

EducaçãoProjeto “Speaking of Culture”A Escola Básica Fialho de Almeida participa no projeto “Speaking of Culture” ao abrigo dos projetos de Multiparcerias Come-nius, promovidos pela PROALV Agência Nacional. Somos parceiros das seguintes delegações: Bélgica, Itália, Holanda e Estónia.Assim, a escola iniciou o projeto em 2011 com o objetivo de tornar todos os envolvidos mais conscientes sobre as semelhan-ças e as diferenças culturais e pessoais que existem em toda a Europa. O nosso objetivo é criar um diálogo intercultural, por-que o projeto envolve a investigação sobre o património cultural e histórico de cada área, o intercâmbio de resultados entre parceiros, apresentações em reuniões, viagens ao estrangeiro, um trabalho com alunos e professores de outros países para alcançar um objetivo comum. O projeto terá a duração de 2 anos, durante esse tempo os alunos deslocar-se-ão em mobilidade aos países acima referidos. Deverão participar alunos dos atuais 9º, 8º, 7º, 6º anos de escolaridade, escolhidos com base no mérito e no domínio da língua inglesa. Neste projeto, fomos a primeira escola a receber os alunos das referidas delegações, deste modo, de 15 a 18 de fevereiro, escola e toda a comunidade educativa receberam as delegações, acima referidas, num total de 72 alunos e 12 professores. Os alunos estrangeiros ficaram ao cuidado das famílias de acolhimento que se superaram para os receber de uma forma extraor-dinariamente calorosa e amiga, permitindo-lhes um entendimento fiel da realidade da vida no nosso país. Durante a estadia em Cuba os alunos participaram em diversas atividades, dinamizadas por alunos e professores desta escola. As atividades incluíram participação das delegações no corso carnavalesco da escola, um Pedipaper na vila de Cuba, parti-cipação num Atelier de Artes (pintura, azulejaria e olaria), diversas atividades desportivas no pavilhão e jogos aquáticos na piscina coberta, finalizando com um jantar convívio na escola, aberto à comunidade escolar.

Conselho Municipal de EducaçãoNo cumprimento dos objetivos do Conselho Municipal de Edu-cação, nomeadamente, de coordenação da política educativa, reuniram os elementos desta parceria, com o objetivo de se proceder à análise e acompanhando do funcionamento do sistema educativo e de propor ações consideradas adequa-das à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo. A ordem de trabalhos integrou a avaliação do funcionamento do 1.º período letivo e a discussão e emissão de parecer sobre a oferta formativa da Escola Profissional de Cuba para o triénio 2012-2015.

Renovação e atualização do Protocolo de Coopera-ção com o Agrupamento de Escolas De Cuba – Ano 2012.O Município de Cuba renovou com as necessárias atualiza-ções, no mês de janeiro o Protocolo de Cooperação com o Agrupamento de Escolas de Cuba, para o ano 2012. O pre-sente protocolo visa definir as responsabilidades, no que respeita à cedência dos meios de transporte propriedade do

Município, à gestão, manutenção e funcionamento dos esta-belecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Cuba e do Pavilhão Gimnodesportivo.

Acordo de Colaboração para a Educação Pré-Escolar - Ano letivo 2011/2012A exemplo de anos anteriores, face às nossas competências na área da educação, a Câmara pronunciou-se sobre o teor do Acordo de Colaboração, para a Educação Pré-Escolar, a celebrar com a Direção Regional de Educação do Alentejo e o Instituto de Segurança Social, enviado pela Direção Regional de Educação do Alentejo, que foi aprovado e outorgado pelo Sr. Presidente da Câmara.No que concerne à autarquia, o presente acordo visa regular as condições relativas à participação da Câmara Municipal no Programa de Expansão e Desenvolvimento Pré-Escolar. O Acordo tem como objetivo a prestação, por parte da Câmara Municipal, no âmbito da Educação Pré-Escolar, de serviços vocacionados para o atendimento à criança, proporcionando--lhe atividades educativas e de apoio à família.

9

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 10: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

A Câmara Municipal de Cuba em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Cuba, empenhada na missão de promover a educação e a felicidade das crianças, assinalou o Dia Mundial da Criança através de um conjunto de atividades de carácter lúdico-desportivo que tiveram lugar no Parque Manuel António de Castro e nas Piscinas Municipais Descobertas.

10

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 11: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

E.P.C. Campeonato das ProfissõesRealizou-se em Portalegre a 29 de fevereiro, a Sessão Distrital do Campeonato das Profissões, com a participação do aluno Carlos António do Curso Técnico de Instalações Elétricas. Entre os dias 5 e 11 de abril realizou-se em Faro o Campeonato das Profissões. A Escola Profissional de Cuba também esteve presente em Faro, na fase final a nível nacional, com a participação do Aluno Ruben Bento do Curso Técnico de Design Gráfico, que alcançou o 3º lugar.

Jantar de Entrega de DiplomasNo dia 9 de março, realizou-se o JANTAR DE EN-TREGA DE DIPLOMAS, aos alunos diplomados no ciclo de formação 2008-2011, a que se seguiu o BAILE DE FINALISTAS.

Parceria Portugal – RoméniaEntre os dias 19/05 e 30/05 de 2012, a Escola Profissional recebeu um grupo de alunos e pro-fessores Romenos. Este novo Projeto da Escola Profissional de Cuba com a Escola de Tucea na Roménia permite a mobilidade de jovens entre os dois países, e nesse período os alunos ficam alojados com as famílias dos alunos do país de acolhimento.

APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA – Educação de AdultosNo âmbito do programa Grundtvig, APRENDIZA-GEM AO LONGO DA VIDA – Educação de Adultos, cujo objetivo principal é oferecer aos adultos per-cursos com vista à melhoria dos seus conhecimen-tos e competências, a Escola Profissional de Cuba promoveu a visita de intercâmbio a Viena de Áus-tria, com os formandos que nos dois últimos anos têm vindo a participar neste Projeto e que durante estes dois anos frequentaram vários Workshops e visitas organizadas pela Escola.

Colóquio “ALENTEJO: PERSPETIVAS DE DESENVOLVIMENTO”A Escola Profissional de Cuba promoveu a realiza-ção de um colóquio subordinado ao Tema “ALEN-TEJO: PERSPETIVAS DE DESENVOLVIMENTO” des-tinado aos nossos alunos e população em geral. Foram oradores o Diretor do Aeroporto de Beja, um representante da EDIA e um do Politécnico de Beja.

Escola Profissional de Cuba

11

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 12: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

E.P.C. Escola Profissional de Cuba

Programa Comenius BilateralNo que respeita ao Programa Comenius Bilateral 2011-2013 (Portugal – Roménia), subordi-nado ao tema “A Cultural bridge between two countries” teve lu-gar na ROMÉNIA , entre os dias 22 de maio a 2 de junho a visi-ta da Delegação Portuguesa ao Colegiul Economic Delta Dunarii em Tulcea na Roménia, onde se realizava o 2º encontro do Inter-câmbio.

Programa Leonardo da Vinci Ao abrigo do Programa Leonar-do da Vinci e mediante candi-datura à AGÊNCIA NACIONAL PROALV, os nossos alunos vão desenvolver as suas competên-cias em empresas da sua área de formação.

ATÉ 30 DE JULHO 10 ALUNOS DA EPC VÃO REALIZAR OS SEUS ESTÁGIOS CURRICULARES DE 6 SEMANAS EM VALÊNCIA.

Os restantes alunos do 2º e 3º ano também se encontram a realizar os seus estágios em empresas da região Alentejo, de Lisboa, do Porto e do Algarve, com as quais a Escola Profissio-nal tem protocolos.

12

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 13: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Ação Social

Projecto de Bem-Estar Social “De Mãos Dadas”No âmbito o Projecto de Bem-Estar Social “De Mãos Dadas”, entre os dias 05 de janeiro e 06 de fevereiro de 2012, decorreram as candidaturas para os apoios sociais. Neste âmbito, no passado dia 18 de maio, foram entregues todos os cartões sociais dos respetivos utentes, inscritos e apoiados por esta Autarquia:Redução de 50 % no pagamento das tarifas de consumo de água, lixo e saneamento; Acesso gratuito em actividades des-portivas e eventos culturais promovidos pela Câmara; Apoio à formação profissional através de uma comparticipação de 50% para tirar carta de pesados e tractores agrícolas; Hidroginástica; Apoio à aquisição de medicamentos; Apoios Diversos - Ele-trodomésticos.

Atendimento e encaminhamento de Munícipes Atendimento/encaminhamento aos munícipes que apresentem questões de âmbito social. É feita a sinalização de situações de pobreza e exclusão social, que são apoiadas no âmbito da competência da Autarquia e/ou encaminhadas e orientadas para as Entidades/Instituições competentes na área do apoio solicitado, tendo como objectivos dar a possibilidade às pessoas de colocarem os seus problemas e serem orientadas e aconselhadas mediante recursos que existem para suprir os problemas de-tectados, fazendo o diagnóstico e a proposta de intervenção; promover a melhoria das condições de vida; Informar e garantir os direitos das pessoas; Reabilitar/reinserir as pessoas, famílias e grupos com problemas; Prevenir e criar respostas concretas a problemas específicos.

Programa SOLARHO Programa de Solidariedade e Apoio à Reabilitação da Habitação (SOLARH) do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, do qual a Autarquia é parceira, continua em funcionamento na Câmara Municipal de Cuba e tem por objeto a concessão de um apoio financeiro especial, sob a forma de empréstimo sem juros, a agregados familiares de fracos recursos económicos, de modo a permitir-lhes a realização de obras nas habitações de que são proprietários e que constituem a sua residência permanente.

Rede SocialA Rede Social de Cuba, está atualmente a fazer um levantamento dos constrangimentos que se colocam no nosso território ao nível do desenvolvimento económico e na promoção do desenvolvimento social, para assim se poderem identificar as medidas mais adequadas para inscrever nos instrumentos de planeamento da Rede Social do Concelho, e ao mesmo tempo dar contributos para o PDS da Plataforma Supraconcelhia do Baixo Alentejo.

Projeto – Residência SeguraO Gabinete de Ação Social está a dar apoio à GNR, no âmbito do Programa Residência Segura, este é um projecto de Policia-mento de Proximidade e Segurança Comunitária, em resposta a um aumento do sentimento de insegurança, provocado pela ocorrência de vários roubos com violência a residências, localizadas em zona de difícil acesso. O projecto direcciona meios humanos e materiais em regime de exclusividade, com o objectivo de prevenir a criminalidade contra as comunidades. O gabinete de ação social, tem em bom rigor a incumbência de informar a GNR dos idosos com mais de 65 anos que residem sozinhos.

Redução em 50% do valor da renda das habitações para os arrendatários que se encontram em situação de especial dificuldade económicaAtendendo a este momento de maiores dificuldades foi deliberado em reunião de Câmara de 23 de maio de 2012, a redu-ção em 50% do pagamento das rendas de beneficiários dos apoios sociais da autarquia, ou não sendo beneficiários desses mesmos apoios, entendam nesta fase apresentar requerimento onde façam prova de que reúnem os pressupostos para a atribuição desses mesmos benefícios. Esta medida será reapreciada em Dezembro de 2012.

Submissão da Candidatura do Programa de Ocupação de Tempos Livres ao Instituto Português do Des-porto e da JuventudeA Autarquia de Cuba submeteu a candidatura, visto ser um programa de interesse para ocupação de jovens, num período de 3 meses. Os jovens serão ocupados em atividades desenvolvidas pela Autarquia, em diferentes áreas de intervenção:Prestar apoio no setor sociocultural quer a nível interno, quer a nível de apoio ao Associativismo Local, nomeadamente festi-vidades a realizar nas freguesias e feira anual; Prestar apoio na dinamização de espaços de cariz lúdico-educativo.

A sociedade actual, extremamente complexa e em constante mutação, confronta-se com a emergência de novos processos de exclusão e a persistência de fortes desigualdades pessoais, sociais e espaciais, subjacentes à problemática da pobreza estrutural. Deste modo, o Município de Cuba considera que os recursos, os serviços e a capacidade técnica e humana da sua intervenção, no âmbito da acção social, devem estar prioritariamente orientados para as pessoas e grupos com menor capa-cidade de acesso aos bens disponíveis na comunidade e que por razões de vária ordem, sofrem de exclusão e detêm menos meios para exercerem em pleno a sua vida e a sua cidadania.

13

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 14: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

No primeiro semestre do ano foram vá-rios os visitantes que se deslocaram à Igreja Matriz de S. Vicente e Tesouro, aos artesãos locais e ao Centro Cristó-vão Colon.Neste periodo os visitantes registados ultrapassaram os visitantes no mesmo período de 2011 e em 2010, pelo que continuamos contrariamente à tendên-cia nacional a crescer em termos de mercado interno e externo. Podemos afirmar que até, à data, este ano, re-gistamos no concelho 1017, visitantes Portugueses e Estrangeiros. Procuram a genuidade das gentes, o artesanato e a doçaria, aquilo que é Terroir , o património e a paisagem. O enoturismo é um mercado em expansão e os grupos que visitam as adegas no nosso concelho são um público-alvo

TurismoReceção à Comitiva da Embaixada da GeórgiaO Município e a Terras Dentro receberam nos Paços do Concelho, no passado dia 2 de maio a Comitiva da Embaixada da Geórgia, composta pelo Sr Embaixador, Sr Ministro Concelheiro da Cultura e o Dr. Luís Marinho (Assessor).Foi realizada uma visita ao Concelho onde se destacou a passagem pela Igreja Matriz e Tesouro, Centro Colon, Adega do Rocim, futuras instalações do Parque Empresarial e Aeroporto de Beja. Durante a visita ambas as entidades encetaram prepa-rativos para a colaboração e vinda da Comitiva da Geórgia ao ViváCuba.Estes territórios possuem recursos comuns tal como o Cante Polifónico, a gastronomia, o mar e o campo e, ainda, o néctar dos Deuses, o vinho que plantam desde há séculos, tal como Portugal.Os esforços entre ambas as edilidades sairam fortalecidos pela sua presença na iniciativa do ViváCuba e, depois, através do convite ende-reçado ao Município de Cuba e ao Grupo Coral “Os Ceifeiros de Cuba”, nas Comemorações do Dia da Independência da Embaixada da Geór-gia em Portugal.

“ROTAS SEM BARREIRAS”No âmbito do Projeto de Cooperação PRODER “ROTAS SEM BARREIRAS” a Associação Terras Dentro apresentou em Cuba, no dia 22 de Ju-nho, a Peça de Teatro de rua “Muito ajuda o que não atrapalha”.Este trabalho, que contou com o apoio do Município de Cuba, é uma sátira associada a coisas sérias, que teve como principal obje-tivo sensibilizar o público para as questões das acessibilidades. Esta produção da Compa-nhia de Teatro BAAL 17, realizou-se no Parque Manuel de Castro e proporcionou a todos os presentes momentos de interação e animação.

com características específicas. As visitas às adegas locais existentes têm aumentado, estes visitantes apesar de se dirigirem diretamente às adegas com o propósito fundamental da sua vi-sita, onde realizam provas especificas, também consomem localmente, nas di-ferentes localidades do concelho. De notar que o público nacional tem vindo a aumentar face ao estrangeiro neste segmento. São grupos organi-zados, de uma faixa etária situada en-tre os 55 e os 70 anos, classe média e maioritariamente mulheres. Também encontramos visitantes que viajam em grupos de 2 a 4 pessoas, com ida-des compreendidas entre os 40 e os 50 anos, estrangeiros de diferentes nacionalidades (italianos, holandeses espanhóis e brasileiros). Registam-se

também muitos visitantes - caminhantes que percorrem os Caminhos de Santiago, predominantemente de nacionalidade alemã e inglesa.Estes dados atestam o sucesso das cam-panhas de promoção realizadas junto destes mercados pela Turismo do Alen-tejo. Deste modo o Alentejo continua a registar a nível das estatísticas nacionais um aumento do número de visitantes. Esta tendência confirma-se também no nosso concelho, sendo de realçar a im-portância que as alterações introduzidas no site da autarquia produziram nestes resultados. Estamos convictos que a me-lhoria da informação disponível ao nível do que visitar, onde comer e onde dor-mir, aliado ao facto dos conteúdos tu-rísticos se encontrarem traduzidos para inglês e espanhol, também contribuíram positivamente para os estes resultados.

Procura e Oferta Turística do Concelho

14

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 15: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

TurismoComemorações do 14º Aniversário do Grupo Mototurismo PAXVS JVLIVSDenominado “Por terras de Cristóvão Colón” o passeio mototuristico organizado pelo Motoclube teve como objetivo dar a conhecer, aos sócios e convidados, um pouco da história do grande navegador. Recentemente relançada a discussão sobre as origens de Cristóvão Colón em que a vila de Cuba aparece com algum protagonismo, teria todo o sentido que fosse por essa vila que o passeio se iniciasse.No dia 21 de Abril, começaram a chegar as motos ao Largo Cristóvão Colón que iam estacionando junto ao monumento ao navegador. Foi com muita curiosidade e interesse que todo o grupo ouviu as explicações e, no final, foi convicção geral que a tese sobre as origens alentejanas de Cristóvão Colón tem grande fundamento e que certos elementos tipicamente portugueses não encaixam na “verdade oficial” sobre as origens do navegador, como sejam os nomes com que foram batizadas algumas das terras por si descobertas. Texto e foto cedidas pelo Sr. José LopesPresidente DireçãoGRUPO MOTOTURISMO PAXVS JVLIVS [[email protected]]

Sociedade

Associação dos Reformados de CubaA Associação dos Reformados de Cuba no dia 24 de Junho de 2012, dia do aniver-sário da Associação, como tem vindo a ser costume, organizou uma sardinhada para todos os seus sócios no Pavilhão de Exposições da Câmara, onde se juntaram cerca de 175 Associados.Para reforçar a boa harmonia, que muito normalmente, existe, foi animada a tarde com alguns fadistas amadores, de consa-grado prestígio, uma vocalista e tocadora de acordeão e foi recitada poesia popular.

AMAR – Associação Movimento Apoiar e ReabilitarA A.M.A.R. tem levado a cabo várias iniciativas e tem colaborado com outras entidades no âmbito da sua atividade, de salien-tar a entrega de mais dois sacos, cheio de tampas para apoio na compra de uma cadeira elétrica, entrega de roupa, calçado, brinquedos, pilhas e material informático a associações e a famílias carenciadas. De salientar a participação em reuniões com outras associações, em Lisboa, sobre os direitos dos doentes crónicos.A Associação solicita colaboradores para participar em Campanhas Humanitárias de Rua, através da venda de Popies, para apoiar uma instituição Infantil de Coimbra, com alimentos e na aquisição de cães guias para pessoas invisuais e surdos--mudos.

15

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 16: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

SociedadeInauguração toponímica – Rua Eugénia Horta de Aguiar e MiraNo dia 28 de janeiro do corrente ano teve lugar na Vila de Cuba a Cerimónia de Descerramento de Placa Toponímica.A referida Cerimónia iniciou-se com uma concentração no Parque Manuel de Castro, pelas 12 horas, seguindo-se para o Lote-amento Courelas da Igreja junto ao Parque. A Placa Toponímica descerrada foi na nova rua do recente loteamento urbanístico – Courelas da Igreja, designadamente “Rua Eugénia Horta de Aguiar e Mira”.Para o Município de Cuba, foi uma das formas de homenagear e reconhecer a relevância do papel assumido por esta persona-lidade, o qual se evidenciou no exemplar serviço prestado ao longo da sua vida profissional. De referir que, D. Eugénia Horta de Aguiar e Mira, Professora Primária, reformada, dedicou muitos anos da sua vida à missão educativa no nosso concelho.Foi membro ativo da Conferência Vicentina desde os primeiros anos até agora, onde a partir daí auxiliou os mais desfavore-cidos, além de o fazer também de modo particular.

16

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 17: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Sociedade

Cuba En’ Cante - igreja - Maio/2012 79.º aniversario - Junho/2012

Gala do Cante - Maio/2012

Cooperativa Ligarte No inicio do ano 2012, a Cooperativa Ligarte, para além das suas atividades regulares que incidem sobretudo no ensino da música (Fábrica da Música, Fabriketa Musical e Fábrica Ambulante), assinou um contrato de parceria com a Associação Arte Pública para o desenvolvimento de um por-tal on-line, cujos conteúdos e aplicações constituem instaurações artísticas, criativas e documentais. A parceria da Ligarte neste projeto irá incidir essencialmente no desen-volvimento de cinco músicas e cinco ambi-entes sonoros, que permitirão aos internau-tas usufruir deles como produto acabado ou então interagir com as criações e serem eles também “criadores”.

Grupo Coral “Ceifeiros de Cuba” comemoraram 79 anosCom o objetivo de valorizar e promover uma das manifestações culturais mais relevantes da região – O Cante, o Grupo Coral “Ceifeiros de Cuba”, celebraram o seu 79.º aniversário no dia 23 de junho.Para assinalar a data, o Largo da Bica foi palco de uma festa comemorativa com a atuação do Grupo Coral aniversariante e de vários grupos corais convidados como: Grupo Coral de “Ourique”, “Camponeses” de Pias, “ O Sobreiro” de Baixa da Banheira, “Os Bubedanas” de Beja e o Rancho Folclórico de Paranhos da Beira.A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Cuba.

Foto da ida ao Tiara Hotel

17

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 18: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Sociedade

Associação dos Antigos Combatentes do UltramarA Associação dos Antigos Combatentes do Ultramar proporcionou aos seus sócios e respetivas esposas, dois passeios, a Vila Viçosa, no dia 27 de Abril e a Lisboa, no dia 10 de Junho de 2012, onde estiveram presentes vários antigos combatentes do concelho de Cuba, com o fim de prestar homenagem aos combatentes que morreram no cumprimento da sua missão militar.A AACUCC, agradece todo o apoio que a Câmara Municipal de Cuba concedeu.

Grupo Coral S. Luís Faro do AlentejoA atividade deste Grupo, situa-se normal-mente em ensaios de cantes alentejanos, cantando as modas habituais e modas ou-tras, para serem escolhidas e cantadas con-forme o local de exibição. Pelas comemo-rações do 38.º aniversário do 25 de abril, na noite do dia 24 de Abril desfilaram nas ruas da Vila de Cuba, em conjunto com a comunidade educativa; no dia 25 de Abril, no Pavilhão Multiusos de Faro do Alentejo, cantaram com a população da freguesia as cantigas do Cancioneiro e no final as canti-gas que evocam o dia. Entre maio e junho foram várias as atuações deste Grupo Co-ral, desde a presença na Ovibeja, passando por Amareleja, Azinheira de Barros, Almo-dôvar e Granja.

DesportoAtividades de Ginásio As atividades decorridas durante o 1.º se-mestre deste ano conquistaram bastan-te interesse e participação por parte dos utentes. Foi implementado o prémio do pó-dio dos utentes mais assíduos do Ginásio, fomentado por um espírito de participação muito positivo. Também neste período desenvolveu-se uma prática nova de ava-liação inicial de utente através de um docu-mento específico para uma aplicação cada vez mais completa, como exemplo, as ava-liações morfológicas e posturais de cada utente. Foi criada uma tabela com novos exercícios de aquecimento, de procedimen-to preliminar de uma sessão de atividade física que permita que o utente atinja as condições físicas, fisiológicas e psicológi-cas com a finalidade de realizar os melho-res resultados possíveis.É de realçar a assiduidade/frequência dos utentes no Ginásio Municipal.

18

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 19: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

DesportoTénis de Mesa Integrado no Plano de Desenvolvimento de Desportos de Raquete, realizou-se o torneio de Ténis de Mesa, no dia 25 de fevereiro, no Pavilhão Municipal. Durante o mês de fevereiro, para todos os alunos da Escola Básica Fialho de Almeida foram desenvolvidas atividades de sensibilização da modalidade.

Convívio do pião Realizou-se no dia 17 de março, no Parque Manuel de Castro (junto aos eucaliptos), o convívio do pião. Integrada no projeto de dinamização dos jogos tradicionais, esta atividade foi articu-lada com as Atividades de Enriquecimento Curricular e promo-veu a sensibilização da técnica e instrução do jogo. Pela forte participação por parte de todas as faixas etárias a interação de gerações permitiu uma aprendizagem por parte da população infantil e um recordar por parte da população adulta.

Caminhadas 2012Com a chegada da primavera deu-se início ao projeto ”Despor-to na Natureza”. Foram já realizadas 2 Caminhadas em 2012, incentivando desta forma uma prática de atividade física mais regular. Estas tiveram um grau de dificuldade médio baixo, com cerca de 16 km e contaram com uma boa participação de caminheiros. Previamente os técnicos da Farmácia da Miseri-córdia de Cuba realizaram avaliações: peso, IMC, T. Arterial, Glicemia, Perímetro abdominal, tendo ficado registado no pas-saporte do caminheiro.

Ferias desportivas da Páscoa É intenção dos serviços de desporto diversificar ao máximo as atividades realizadas assim como ocupar ao máximo os tempos livres dos alunos de forma saudável praticando e adquirindo hábitos desportivos. As modalidades desenvolvidas no perío-do de 26 de março a 05 de abril com os alunos foram: Ténis de mesa, Ténis de campo, Badminton, passeio B.T.T, Jogos tradicionais, Futsal, Natação, Hidroginástica, Jogos aquáticos, Patinagem, atividades de ginásio. Estas férias foram das mais participativas o que nos deixa bons indicadores estatísticos para futuras edições.

Convívio de Natação A Piscina Municipal coberta acolheu um convívio de natação com entradas gratuitas para toda a população do concelho. Proporcionou-se e dinamizou-se a prática da natação, assim como o incentivo á frequência regular das atividades aquá-ticas.

19

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 20: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Dia concelhio do AtletismoRealizou-se no dia 20 de abril o dia concelhio do atletismo para todos os alunos do 1º ciclo. Esta atividade decorreu no Pavilhão Municipal e teve como modalidades o saltitão, lançamento da argola, corrida em zig zag e 30m. A atividade serviu como incentivo para a modalidade.

Peregrinação a FátimaCom partida de Cuba no dia 6 de maio em direção ao Santu-ário de Fátima, deu-se início a mais uma peregrinação pedes-tre a Fátima. Esta atividade que decorreu no período compre-endido entre 06 e 13 de maio, foi realizada pelos caminheiros de Cuba com a parceria técnica e logística dos serviços de desporto da C.M.Cuba. O itinerário previamente delineado foi cumprido.

Torneio de futebol de 7 FemininoCom a intenção de incentivar a pratica desportiva feminina nomeadamente o futebol, cuja modalidade já tem vindo a ser abordada no desporto escolar, realizou-se no dia 14 de abril no campo de futebol Dr. Augusto Amado Aguilar o 2º torneio de futebol feminino.Sagrou-se campeã a equipa de Aljustrel também detentora do título distrital de futebol feminino.

Actividades desportivas “Inter gerações”Integrado no projeto “Inter gerações”, realizou-se uma ativi-dade de aeróbica no parque Manuel de Castro onde foi pos-sível convergir gerações e famílias promovendo desta forma a importância da prática de atividade física para todas as idades.

Percursos Urbanos PedestresNo presente, o mundo do desporto é caraterizado por um processo de diferenciação crescente, o que não está alheio a nova cultura do lazer, onde a valorização do indivíduo em si constitui um aspeto central. As novas práticas desportivas têm sido difundidas com um caráter pessoal, desinteressado e hedonístico. Assim, a prática desportiva não se resume à procura de um objetivo exterior ao indivíduo, bem pelo con-trário, tende a dar muita importância aos objetivos inerentes ao próprio indivíduo como o prazer, a satisfação, o bem-estar e a saúde.Integrado no plano de desenvolvimento desportivo foi criado o projeto Percursos Urbanos Pedestres com o objetivo de proporcionar o incentivo á prática de atividade física regular e assim criar hábitos de vida saudáveis .O percurso tem início no parque Manuel de Castro, são todos circulares, com distâncias diferentes e todos eles têm um grau de dificuldade médio baixo.

Desporto

20

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 21: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

DesportoAtividades ContínuasA Câmara Municipal no âmbito da sua ação desportiva continua a promover para as diversas faixas etárias a prática de ativi-dade física regular, nomeadamente, Animação aquática; Escola Sénior; Hidroginástica e Atividade física extra curricular.

Campeonato Nacional de Karate Jundokan no Seixal - 28 janeiro 2012O Campeonato Nacional do Jundokan, é uma prova de âmbito Nacional com a participação de todas as asso-ciações de Karate , e já com um nível muito bom e Cuba esteve representado pelo atleta Hugo Lopes que conse-guiu um excelente 3ºLugar. Estágio técnico e selecção de Atletas para a Prova da

FNK-PA prova realizada no dia 10 de março na Cuba, contou com atletas dos escalões infantis a Juvenis e com alguns dos treinadores para se proceder a selecção de uma Equipa que irá dia 25 aos regionais Sul, da Federação Nacional de Karate – Portugal. É de salientar que a AKCuba consegue apurar 6 atletas. No dia 16 de março foram propostos 10 atletas a exame de Graduação no qual 9 conseguiram aprovação, tendo um não comparecido.

Torneio Regional de Karate no Penedo Gordo - 18 fevereiro 2012Nesta prova a AKCuba, consegue dois 1º Lugares, Afonso Alturas nas Katas Infantil e Hugo Conceição nas activi-dades motoras e ainda um 2º na Kata Iniciado uma vez mais por Hugo Lopes e um 4º lugar pela Lara Afonso.

Academia de Karate do Sporting Clube de Cuba

21

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 22: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Desporto

22

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 23: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Desporto

23

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Em Cuba, na Loja do Azeite, é vendido o Azeite Herdade de Manantiz, que duran-te vários anos tem integrado o concei-tuado guia italiano “L’Extravergine” que seleciona os melhores produtos olivíco-las do mundo. O Azeite da Herdade de Manantiz é des-crito naquele guia como um produto “que se exprime ao olfato com distintos toques frutados de tomate verde, maçã madura, framboesa, groselha e um ele-gante toque de frutos secos, com um sabor fino e complexo, dotado de uma cor de um leve amarelo dourado e lím-pido, marcado por um equilíbrio entre o amargo e o picante que se apresentam ligeiros”.Produzido exclusivamente com azeito-nas galegas da Herdade de Manantiz, escolhidas criteriosamente e laboradas um pouco antes do final do processo de maturação, fundamental para a produ-ção de um azeite de elevadíssima qua-lidade e lhe conferir um sabor frutado.Garantida a excelência da matéria pri-

ma, é não menos importante submetê--la a um processo de fabrico de elevada qualidade, unicamente através de pro-cessos mecânicos e a baixa temperatu-ra. Desde o início da sua produção, em 2003, este azeite tem registado conse-cutivamente uma acidez de 0,1 %, inscri-ta no rótulo com 0,2 %, como recomen-dam as melhores práticas.Dadas as suas características únicas, a produção do Azeite da Herdade de Ma-nantiz é limitada e a sua distribuição restrita. Para além da Loja do Azeite em Cuba, está também disponível no Clube Gourmet El Corte Inglés, nas Lojas Fran-cas dos Aeroportos Portugueses e nou-tros espaços de venda personalizada.A Herdade de Manantiz está localizada a 12 kms de Moura, cidade alentejana conhecida e referência na atividade no setor da olivicultura do nosso país.Se ainda não conhece, convidamo-lo a visitar a Loja do Azeite, em Cuba, tocar na campainha, e descobrir este néctar produzido pelo mais antigo fruto da ter-

ra alentejana, partilhando connosco o prazer de experimentar este nosso, e esperamos, vosso, azeite único.

Maria Lucília Nunes Rosa da Silva Mo-rais de Almeida

EMPRESÁRIOS”“DAR VOZ AOS

Page 24: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

24

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

para alcançar os 10 milhões de kg de azeite.Agronomicamente, por herdades:- “Herdadinha” é uma herdade com 537 ha de superfície total, 478 ha plantados, situada na freguesia de Ermidas do Sado, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal (Portugal), Foi transformada no ano de 2007, com um compasso de plantação super intensivo (1666 arvores/ha) e é toda da variedade arbequina. O abastecimento de água é feito diretamen-te desde a barragem do Roxo, cuja liga-ção com Alqueva foi concluída em 2010.- “Herdade da Malhada Velha” é uma herdade com uma superfície total de 300 ha, 280 ha de plantação de olival, situa-da na freguesia de figueira de Cavaleiros, concelho de Ferreira do Alentejo, distrito de Beja (Portugal). A origem da água de rega é do perímetro de rega de Odivelas.As suas terras estão qualificadas como “barros A”, máxima qualificação do Mi-nistério de Agricultura. A plantação con-cluiu-se no ano de 2008.- “Herdade de Cid Almeida e D. Margari-da” é uma herdade com uma área total

Bogaris, Grupo empresarial multisseto-rial, incide a sua atividade em 3 setores de investimento estáveis, geradores de fluxos recorrentes e de elevada espe-cialização. Desenha os seus projetos na origem, participa em todo o processo de desenvolvimento, incorpora o má-ximo na sua mais-valia e mantêm-se proprietário a longo prazo dos inves-timentos. Está presente em Espanha, Portugal, Roménia, Bulgária, Chile e nos Estados Unidos da América.Os setores em que desenvolve a sua atividade são:- PROMOÇÂO ESPECIALIZADA: Repre-senta a atividade de investimento de Bogaris em setores imobiliários de alta especialização. A sua atividade engloba desde o desenho, aquisição do terreno, construção e a gestão a longo prazo dos projetos desenvolvidos e subdivi-de-se em: - Projetos comerciais - Projetos industriais, fabris e logísticos- ENERGIA: Representa a atividade de investimento de Bogaris na geração de energias limpas. Promove, constrói, ex-plora e gere a longo prazo fábricas de produção de energia elétrica através de energias renováveis.- AGRO-INDUSTRIA: Representa a ati-vidade de investimento de Bogaris no setor do azeite extra virgem. Transfor-ma as explorações agrícolas, desenha e constrói as indústrias transformadoras e comercializa o produto resultante.- Produção e comercialização de Azeite:Bogaris possui 3011 ha de área dirigidas à cultura do olival para azeite, distribu-ídos entre Portugal e Chile. O controlo de todo o processo produtivo, desde o campo até à transformação em azeite em lagares próprios, permite à Bogaris garantir a máxima qualidade do azeite produzido, 100% extra virgem.

Numa aposta direcionada pela produção de azeite de alta qualidade, Bogaris ob-teve já importantes prémios internacio-nais. O seu azeite foi incluído no guia de azeites extra virgens “Flos Olei”, um dos mais prestigiados internacionalmen-te. Também obteve o galardão “Prestí-gio de Oro” para o melhor azeite extra virgem no Concurso “Olivinus”, a asso-ciação de mestres italianos de azeite concedeu o Diploma de Honra no XIX Concurso Internacional “León de Oro” e foi premiado no Concurso de azeite dos EUA celebrado em L.A. Country Fair de Los Angeles. A qualidade já comprovada das suas produções, a gestão das suas explorações, 100% em regime de produ-ção integrada e o valor intrínseco dos projetos são os maiores avais da nossa aposta neste setor.Em pleno rendimento, Bogaris vai alcan-çar com as suas herdades atuais, uma produção de mais de 5 milhões de kg de azeite extra virgem, divididos pelos 2 hemisférios. Dentro da estratégia de expansão a curto prazo do Grupo, está a continuação dos seus investimentos

EMPRESÁRIOS”“DAR VOZ AOS

Page 25: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

25

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

de 607 ha, 320 ha de plantação de olival. A restante área é preenchida por monta-do misto. Faz extrema com a barragem de Alqueva e situa-se na freguesia da Póvoa de S. Miguel, concelho de Moura, distrito de Beja (Portugal). Encontra-se numa das zonas onde tradicionalmente se produz um dos azeites de maior qua-lidade e prestígio de Portugal, dentro da DOP do Ministério da Agricultura e co-nhecida como “Azeites de Moura”“ Herdade das Ladeiras” é uma explo-ração com um total de 633 ha de área, 590 ha plantados de olival, situada na freguesia de Faro do Alentejo, concelho de Cuba e distrito de Beja (Portugal).É atravessada pelo canal que une as barragens de Alvito e Pisão do perímetro de rega do Alqueva. O seu processo de transformação foi concluído em Novem-bro de 2010 e as variedades utilizadas para a sua plantação foram “Arbequi-na”, “Cobrançosa” e “Arbosana”, cada uma delas ocupando cerca de 33% da área total. O lagar situado nesta herda-de presta serviço de transformação de azeitonas a todas as herdades que a

Bogaris Agriculture possuí em Portugal, com uma capacidade de transformação diária de 400 toneladas de azeitona e um armazém de azeite capacitado para acolher mais de 1000 toneladas de azei-te. No futuro próximo existe a possibi-lidade de realizar a sua ampliação para o dobro da sua capacidade actual para poder cobrir as necessidades do Grupo.- “Herdade de Enxara” é uma herdade com uma área total de 813 ha, faz ex-trema com a barragem do Maranhão, possui excelentes solos qualificadas também como “barros A” onde se pre-tende plantar 400 ha de olival, sendo a restante área montado de grande quali-dade e beleza. Esta herdade situa-se na freguesia de Valongo, concelho de Avis e distrito de Portalegre (Portugal).Este projeto é o último adquirido em Portugal pelo Grupo Bogaris e encon-tra-se numa zona onde a qualidade do azeite e os rendimentos das azeitonas são especialmente elevados.-“Fundo el Portezuelo”, situada no Chi-le, é uma herdade de 981 ha de área to-tal, 943 ha plantados de olival, sita em

um dos vales mais produtivos e emble-máticos do Chile, Valle de Colchagua. A plantação foi concluída em 2008, ainda que 120 ha tenham sido plantados em 2006/2007. Predominam as variedades Arbequina e Picual, existindo também algumas parcelas de Frantoio. O lagar tem uma capacidade de transformação de azeitonas de 100 ton/dia, o qual será ampliado na medida em que a herdade vá alcançando a sua máxima produção.

Page 26: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

26

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 27: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

27

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 28: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

28

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 29: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

29

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 30: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

No dia 30 de janeiro de 2012 decorreu no Salão No-bre do Edifício dos Paços do Concelho uma reunião com os técnicos dos Municípios de Alvito, Cuba e Vidigueira e da ADTR Associação de Desenvolvimento Terras do Regadio no âmbito do projecto Planos para a Igualdade para identificação de sinergias e progra-mação de atividades conjuntas.

No dia 13.04.2012 em parceria com o Movimento pe-las Gerações teve lugar um workshop subordinado ao tema “Sexualidade… um olhar despido de precon-ceitos!” no Centro Cultural de Cuba que teve como público-alvo a comunidade.

No passado dia 26 de Abril de 2012 decorreu no Salão Nobre o 2º Encontro Temático denominado “Igualda-de de Género na conciliação trabalho/vida familiar e vida privada” dirigido ao órgão executivo da Câmara Municipal, Juristas, elementos da CPCJ e técnicos.

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, foram realizadas 2 atividades de sensibilização para a co-munidade, nomeadamente, um passeio de bicicleta “Pedalar pela Igualdade” e uma “Caminhada pela Igualdade” no dia 25 e 27 de Abril respetivamente.

Integrada nas comemorações do Dia Mundial da Criança, no passado dia 01.06.2012 realizou-se mais uma atividade no âmbito do projeto Plano Municipal para a Igualdade.Esta foi uma atividade direcionada para o público escolar, nomeadamente o 1º Ciclo de todo o Agru-pamento de Escolas de Cuba, e teve lugar no Parque Manuel de Castro.

Plano Municipal para a Igualdade – “CUBA PELA IGUALDADE”

“CUBA EMPREENDE!”No início do ano de 2012 realizou-se em Cuba uma reunião com a Directora do Centro de Transferência de Conhecimento do IPBeja no âmbito da Rede de Fomento do Empreendedorismo do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral para definição do plano de trabalhos para o ano de 2012 tendo em vista a concretização das iniciativas propostas pelo Município de Cuba a realizar junto das Escolas do Concelho de Cuba, empresas, bem como para a população em geral com o objetivo de preparar os ho-mens e mulheres de amanhã para uma atitude perante a vida, que seja arrojada e empreendedora, para que sejam capazes de arriscar gerando riqueza e criando emprego contribuindo desta forma para o desenvolvimento económico do nosso concelho, da nossa região e do nosso País.

Projeto Alentejo InvestO Municipio de Cuba está a colaborar com a “ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo”, no âmbito do Projeto Alentejo Invest que conta com o apoio do INALENTEJO. Projeto que visa desenvolver o “Guia do Investidor”.Este Guia visa suportar tecnicamente o território e os seus agentes em matéria de atração de investimento e apoio à estrutura produtiva.O Município disponibiliza para o efeito informação estruturada e homogénea que permita sistematizar elementos relativos ao modelo de contacto adotado na relação Município-Investidor, fiscalidade municipal, financiamento municipal e infra-estruturas de acolhimento empresarial.

30

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 31: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

PITI – Plataforma Integrada de Transferência e Inovação O Município de Cuba integrou uma parceria estratégica no âmbito do Projeto PITI – Plataforma Integrada de Transferência e Inovação com o apoio do Programa Rede Rural Nacional – AI 1: Capitalização da Experiência e do Conhecimento que tem como entidade promotora a Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado.O objetivo geral do projeto é a promoção do conhecimento e da cooperação territorial através da identificação e divulgação de boas práticas de competitividade, inovação e empreendedorismo nas sub-regiões do Alentejo Central e Baixo Alentejo.

MITT – Mediadores para a Inovação e Transferência Tecnológica O Município de Cuba aderiu a uma parceria estratégica que engloba entidades da região visando o envolvimento institucional para constituição de uma rede de Mediadores para a Inovação e Transferência Tecnológica.Este projeto, denominado MITT - Medidores para a Inovação e Transferência Tecnológica, tem como entidade promotora a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, e tem como objetivos:- Estimular a interligação entre agentes de I&D e agentes empresariais- Promover a transferência de conhecimento e tecnologia- Promover a inovação.

Desenvolvimento EconómicoParceria GeoestratégicaNo passado dia 25 de janeiro de 2012 no Municipio de Beja teve lugar mais uma reunião da Parceria Geoestratégica tendo em vista a preparação do Plano de Trabalhos para 2012.

Rede de GADENo passado dia 16.05.2012 realizou-se na sala de reuniões da CIMBAL, em Beja, o 1º Encontro Temático da Rede de GADE.O encontro foi realizado com o intuito de dar continuidade à dinamização da Rede GADE do Baixo Alentejo, procurando mobilizar os municípios desta sub-região rumo à redinamização económica dos seus territórios de intervenção.Foi também apresentado e aprovado pela Rede de GADE do Baixo Alentejo um Plano de Ação para 2012-2013, que contem-pla um conjunto de atividades destinadas a dar continuidade à rede.No dia 26 de junho de 2012 decorreu no Município de Alvito o 2º Encontro Temático da Rede de GADE do qual fez parte a reunião interna da Rede bem como um Colóquio sobre “Fer-ramentas de Apoio e Financiamento ao Empreendedorismo”.

Projeto Alentejo EmpreendeO Município de Cuba aderiu ao projeto Alentejo Empreende – Ações de Prospe-ção e Promoção do Empreendedorismo, iniciativa co-financiada pelo INALENTEJO e que tem por missão a promoção do desenvolvimento económico da Região Alentejo através do estímulo ao empre-endedorismo, baseado em ideias, negó-cios e soluções empresariais inovadoras. Este projeto integra uma parceria regio-nal alargada que conta com a participa-ção de organismos públicos de apoio ao tecido empresarial e à criação de em-prego, assim como entidades privadas com intervenção na área do empreen-dedorismo.Uma das linhas de intervenção do pro-

jeto prende-se com a criação da Rede Alentejo Empreende, que se destina a reunir os agentes locais e regionais, potenciando a transferência de conhe-cimento e recursos na área do empre-endedorismo, assim como a partilha de informação sobre as soluções de apoio técnico e financeiro à criação de auto-emprego existentes nos diferen-tes concelhos. Através da participação na Rede Alentejo Empreende, as enti-dades locais e regionais terão acesso aos recursos de que a Região Alentejo dispõe para apoio ao empreendedoris-mo, contribuindo para melhorar a sua intervenção junto de empreendedores e empresários.

Ainda no âmbito do projeto, a parceria encontra-se nesta fase a desenvolver o Estudo de Mapeamento de Oportunida-des de Negócio de Âmbito Local, desti-nado a traçar o retrato do empreende-dorismo na Região Alentejo, assim como a proceder ao levantamento de nichos de mercado / oportunidades de negócio para a criação do auto-emprego ao nível local. Este estudo, cuja metodologia está a ser delineada nesta fase, permitirá um diagnóstico das áreas de atividade com maior capacidade para absorver a cria-ção de emprego ao nível do concelho e constituir-se-á como um instrumento de trabalho relevante no apoio ao empre-endedorismo de base local.

31

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 32: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Formação ModularNo dia 10 de janeiro de 2012 iníciou-se mais um Módulo de Formação Modular na área de “Inglês Iniciação” (3º grupo), com a duração de 50h, no âmbito do Projeto Qi9 – Qualificar para Inovar que teve como entidade promotora a ADTR – Associação de Desenvolvimento Terras de Regadio e como entidade parceira a Câmara Municipal de Cuba.

No dia 31 de janeiro de 2012 demos início a um módulo Formação Modular na área de “Acompanhamento de Crian-ças – Cuidados Básicos de Nutrição, Higiene, Segurança e Repouso”, com a duração de 50h onde nos foi possível abranger 17 utentes desempregados e ativos no âmbito do Projecto Qi9 – Qualificar para Inovar que teve como enti-dade promotora a ADTR – Associação de Desenvolvimento Terras de Regadio e como entidade parceira a Câmara Mu-nicipal de Cuba.

No dia 08 de fevereiro de 2012 teve início mais um módulo de Formação Modular na área de “Primeiros Socorros”, com a duração de 50h, que teve como entidades parceiras a PROFIFORMA e a Câmara Municipal de Cuba.

Sendo uma premissa do município de Cuba proporcionar a conciliação entre responsabilidades familiares e respon-sabilidades profissionais dos trabalhadores de ambos os sexos, estratégia que visa a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens no trabalho, no passado dia 27 de março de 2012 demos início a um módulo Formação na área de “Técnicas de Planeamento e Prevenção de Ris-cos Profissionais”, com a duração de 50h direcionado ao público ativo e desempregado e que teve como entidade promotora a INOVINTER e como entidade parceira a Câ-mara Municipal de Cuba. De realçar que grande parte dos formandos são colaboradores do Municipio.

No dia 27 de março de 2012 demos início a um módulo Formação Modular na área de “Serviço de Apoio a Crianças e Jovens – Técnicas de Animação”, com a duração de 50h onde nos foi possível abranger 21 utentes desempregados e ativos no âmbito do Projeto Qi9 – Qualificar para Inovar que teve como entidade promotora a ADTR – Associação de Desenvolvimento Terras de Regadio e como entidade parceira a Câmara Municipal de Cuba.

Sessões de Informação ColetivaA BMC foi o local escolhido para promover 3 sessões de informação coletiva neste semestre. O público alvo são jovens e adultos desempregados tendo como objetivo a (re)definição de planos pessoais de emprego, ou seja, a (re)definição do caminho a percorrer por cada um dos beneficiários do RSI e Subsídio de Desemprego tendo em conta a sua especificidade.

Com o mesmo objetivo enunciado anteriormente no dia 05 de abril de 2012 demos início a dois Módulos de Formação nas áreas de “Liderança e Gestão de Equipas” e “Gestão do Tempo e Organização do Trabalho”, com a duração de 50h cada, que teve como entidade promotora a Best Center e como entidade parceira a Câmara Municipal de Cuba.Esta formação é certificada e pretendeu ajudar a melhorar as competências pessoais e/ou profissionais de modo a responder melhor às exigências de trabalho e da sociedade em geral.

32

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Empregabilidade

Page 33: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

CubaNotíciasdas Freguesias

Cante das Janeiras No dia 6 de Janeiro, foi assinalado o Dia de Reis com o cante das Janeiras junto das Instituições e Comércio Local, tendo parti-cipado neste evento os três Grupos corais da nossa Freguesia: Ceifeiros, Amigos do Cante e Flores do Alentejo. Seguidamente, nas instalações da Junta, foi-lhes oferecido um lanche, onde simultaneamente decorreu a entrega dos prémios da III edição do concurso de árvores de Natal e I edição do concurso de Montras.

Concurso de Árvores de Natal A Junta de Freguesia de Cuba, com o intuito de animar as ruas da nossa Freguesia e incentivar o comércio local, promoveu o III concurso de árvores de Natal e também um concurso de Montras com o tema “O Natal e a Família”. Foram premiados os primeiros 3 classifi-cados: 1º prémio 250,00 euros; 2º 200,00 euros e 3º 150,00 euros.

Corso carnavalesco A Junta de Freguesia participou mais uma vez, com um grupo de 15 pessoas, no corso carnavalesco promovi-do pela Câmara Municipal de Cuba.

Dia Internacional da Mulher No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Junta organizou o tradicional Jantar das Mulheres da nossa Freguesia, que decorreu com muita animação e onde participaram cerca de 130 mulheres.

Conservação e manutenção do mobiliário ur-bano No âmbito das competências de conservação e manu-tenção do mobiliário urbano, procedeu-se à aquisição de dez papeleiras, as quais serão instaladas em diver-sos locais da Vila pela Junta de Freguesia.

25 de abril No dia 25 de abril, a Junta assinalou a efeméride com o tradicional almoço dos reformados e idosos da Fregue-sia, onde estiveram presentes cerca de 100 pessoas. O convívio foi animado pelo duo musical “Moda Mãe”, constituído por dois jovens de Cuba, que estão agora a iniciar a sua atividade no mundo das cantigas.

Visita à Ovibeja Por ocasião da 29.ª Ovibeja, a Junta de Freguesia pro-porcionou aos mais idosos uma visita à Grande Feira do Sul do país. 33

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 34: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

CubaNotíciasdas Freguesias

Santos PopularesNo dia 12 de junho, véspera de Santo António e, à seme-lhança de anos anteriores, a Junta de Freguesia organizou um mastro no Largo do Almeida e no Largo Cristóvão Colon decorreu a apresentação da Marcha da Junta de Freguesia de Cuba (Marcha de S. Vicente). Após o desfile a festa continuou, no mastro por algumas horas, onde se cantou e dançou à moda antiga, revivendo assim os Santos Populares.

Marchas Populares Para fechar o mês em grande, no dia 30 de junho a Junta de Freguesia de Cuba, organizou no dia 30 de Junho, um desfile de várias Marchas Populares: a Marcha da Junta de Freguesia de Cuba; Marcha do Fidalgo (Cuba); Marcha de S. Vicente (Lisboa); Marcha de Setúbal e Marcha de Viana do Alentejo.

No final do desfile houve arraial.

Dia Mundial da Criança No Dia Mundial da Criança, para assinalar a data, foram ofe-recidas algumas lembranças aos mais pequenos.

34

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 35: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Faro do Alentejo Notíciasdas Freguesias

Remodelações dos lavadouros Os lavadouros públicos surgiram em finais do século XIX, pas-sando a ser muito concorridos por lavadeiras, também a nossa freguesia prima pela existência dos mesmos, agora remode-lados. Os lavadouros são património representativo de uma época, em que as práticas comunitárias eram mais frequentes, eram nos tanques a lavar a roupa que se falava de tudo o que se passava na aldeia, onde todos ficavam a saber as notícias mais fresquinhas. Agora esta prática, deixou de ser tão comum como antigamente, mas mesmo assim este é um património a preservar.

Melhoramentos e pintura do Centro Cultural de Faro do AlentejoPara a Junta de Freguesia de Faro do Alentejo, é de extrema importância a manutenção dos espaços culturais, desta forma, foram feitos melhoramentos e pintadas as fachadas do Centro Cultural. O nosso interesse é manter o património imóvel tam-bém em boas condições de funcionamento, pois o mesmo é pertença de todos nós.

Inicio da Construção do Estaleiro da Junta de Fregue-sia de Faro do Alentejo Para ampliarmos o patrimómio imobiliário a Junta de Freguesia está agora a construir os estaleiros da Freguesia, aproveitando a parte exterior dos lavadouros. Na mesma está a ser cons-truído um casão com 8m de largura por 16 de comprimento, além de uma casa de arrumos e das casas de banho públicas, estando esta obra a ser feita pelos colaboradores ao serviço da Junta de Freguesia.

Época 2011/2012 do Grupo Desportivo e Recreativo de Faro do AlentejoO Grupo Desportivo e Recreativo de Faro do Alentejo, chegou na época 2011/2012 aos quartos de final da Taça da Agência do INATEL Beja. Quer a Junta de Freguesia deixar desde já um reconhecimento a estes jovens, que com a sua simplicidade e garra, jogaram sempre com muita capacidade, empenho e espi-rito de equipa, honrando assim mais uma vez o nome da nossa Freguesia. Para todos os jogadores, equipa técnica e direção o nosso bem hajam.

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, teve como origem as manifestações das mulheres russas por melho-res condições de vida e trabalho, em 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econó-micas das mulheres.Neste âmbito no passado dia 8 de março a Junta de Faro do Alentejo comemorou este dia proporcionando às mulheres da Freguesia uma viagem a Coimbra: “Ruinas de Conimbriga, Por-tugal dos pequeninos e Quinta das Lágrimas”. A Junta de Fre-guesia ainda ofereceu um lanche convivio durante o passeio.

35

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 36: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Faro do Alentejo Notíciasdas Freguesias

BTT TrigachesA Junta de Freguesia apoiou logisticamente “O Clube de BTT Sempre A´Brir – Trigaches”, no 4.º BTT Pelos Trilhos do Pisão, que se realizou no dia 06 de Maio de 2012. Este grupo incluiu no seu percurso Faro do Alentejo além dos terrenos circundantes à Freguesia, sendo esta uma maneira também de dar visibilidade à nossa freguesia.

25 de AbrilCitando Manuel Alegre “Foram dias foram anos a esperar por um só dia. Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia na esperança de um só dia.” A Junta de Freguesia de Faro do Alentejo comemorou o 25 de Abril, com a realização de vários torneios e atividades, (Malha Infantil/Sénior; futebol Infantil/Sénior; Snoker; ma-traquilhos Infantil/Sénior; jogos de futebol solteiras/os vs casadas/os; dominó e sueca). Estas actividades e torneios tiveram inicio no dia 9 de Abril e encerramento no dia 25 de Abril, com um almoço/lanche convívio aberto a toda a população, onde atuaram os grupos corais Masculino e Feminino de Faro do Alentejo, bem como o organista Nuno Fradinho. Foi durante a tarde que foram entregues os troféus aos vencedores das atividades realizadas.

Dia da Criança Mais um ano consecutivo, a Junta de Freguesia, deci-diu mimar as “nossa crianças” neste dia, oferecendo um almoço convívio a todas as crianças da Pré e do 1.º Ciclo.No âmbito da comemoração do dia da criança 1 de Junho os alunos do Polo de Educação durante a ma-nhã participaram nas actividades proporcionadas pela Câmara através dos Planos Para a Igualdade, onde foi abordada a questão da Igualdade de género, com uma panóplia de atividades que levou estas crianças a pensar sobre a problemática, e acções também pro-porcionadas pelo Agrupamento de Escolas de Cuba.

Festa de Final de Ano lectivo 2011/2012No passado dia 18 de Junho de 2012 o Pólo de Educa-ção de Faro do Alentejo, fez a festa de encerramento do final do ano lectivo. As crianças do Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo parabenizaram a Junta de Freguesia como forma de agradecimento da parceria entre estas duas instituições ao longo do ano, com 2 quadros pintados pelos alunos e encarregados de educação.

36

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 37: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

São JoãoNo passado dia 23 de Junho de 2012, a Junta comemorou o São João, com um mastro popular abrilhantado pelo organis-ta Celso Graciano. Para não deixar cair a tradição foi também feita uma fogueira (fogueira de São João) e oferecido à po-pulação uma Sardinhada. A exploração do bar deste evento, esteve a cargo do Grupo Desportivo e Recreativo de Faro do Alentejo. Neste evento estiveram ainda presentes e convida-das pela Junta de Freguesia as duas Marchas Populares de Cuba (Marcha de São Vicente e Marcha do Fidalgo).

Encerramento da Época Desportiva 2011/2012Com o objectivo de reunir jogadores e direcção em torno de um ambiente lúdico, o Grupo Cultural e desportivo realizou no passado dia 30 de Junho, um almoço convívio no âmbito do encerramento da época desportiva. Foi um dia de lazer e partilha para todos.

Faro do Alentejo Notíciasdas Freguesias

Notíciasdas Freguesias

Vila Alva

A Junta de Freguesia de Vila Alva no 1.º trimestre de 2012, apoiou o Grupo Animar Vil`Alva nas suas mais diversas ativi-dades, que trouxeram muita animação e boa disposição a toda a população. “O Grupo Animar Vil`Alva é um grupo composto por homens e mulheres, de formação recente, que têm em comum o gosto pelo divertimento.Tudo começou quando nos juntamos para homenagear aquele que, durante anos, muito contribuiu pela cultura e pelo teatro amador em Vila Alva, o Sr. Joaquim Francisco Arvanas. Homenagem, essa que foi realizada no dia 21.01.2012, em que o Grupo subiu ao palco representando peças de teatro, por ele adaptadas e ensaiadas, noutros teatros por ele organizados. Para além das peças teatrais houve também a parte musical, com a colaboração do “Duo Jotas”. Alguns membros recitaram poemas, sendo dois da autoria do homenageado e escritos para este fim. Foi uma noite de grandes emoções tanto para os “artistas”, como para o homenageado, assim como para todos os presentes.

37

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 38: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

A pedido de várias pessoas, que nos diziam para não parar, decidimos que tínhamos uma missão, arregaçámos as mangas e outros projetos foram pensa-dos e realizados.O Carnaval estava aí, então no dia 18.02.2012, realizamos o baile de más-caras, abrilhantado pelo “Francisco Bor-ges”, atribuindo um prémio simbólico à melhor máscara feminina e masculina. No dia seguinte, Domingo, desfilamos pelas ruas da Vidigueira, onde vestidos de Minies e Ratos Mickey levamos a nossa animação a todos os presentes, e na se-gunda-feira marcamos presença, também na Vidigueira, no baile de máscaras. Na terça-feira, dia de Carnaval, foi a vez de desfilarmos em Cuba, onde representado o reinado de D. Maria I, dois elementos

Vila AlvaNotíciasdas Freguesias

A Junta de Freguesia de Vila Alva tem dinamizado e colaborado em várias atividades: - Comemorou o 38.º aniversário do 25 de Abril, com almoço convívio aberto à população;- Colaborou com as entidades envolvidas para a realização dos projetos “Serão com a Saúde” e “Saber movimentar-se sem quedas”;- Procedeu à remodelação dos espaços verdes da Freguesia, embelezado o espaço exterior da freguesia.- Colaboração para a realização do 6.º Convívio, Dia do Com-batente Vilalvense, e oferta de Coroa de Flores para colocar no Memorial dos Combatentes.

do nosso grupo, animaram o carro ale-górico alusivo aos 500 anos do foral manuelino (1782/2012). Os restantes membro desfilavam atrás, dançando ao som da música que se fazia ouvir. Foi uma agradável experiência. Para termi-narmos os festejos carnavalescos, não poderíamos deixar passar, sem fazer, o tradicional “enterro do Entrudo”, per-correndo as ruas de Vila Alva, como já é tradição. No dia 08.03.2012, Dia da Mulher, o Grupo Animar Vil`Alva, confraternizou com as mulheres da nossa freguesia com um lanche partilhado, numa tarde bem passada, onde não faltou a música e a boa disposição.A 30.03.2012, com o propósito de não deixar morrer as tradições da nossa ter-

ra, levamos a cabo o Baile da Pinha abrilhantado pelo “Duo Jotas”, que teve o seu ponto alto, quando a fita foi puxada e os novos Reis subiram ao trono. Seguiu-se a tradicional oferta de bolo e bebida aos presentes.Todos estes eventos do Grupo Animar Vil`Alva, só foram possíveis realizar com a colaboração de algumas enti-dades da nossa terra nomeadamente à Junta de Freguesia que sempre nos tem apoiado em todos os nossas ativi-dades e da população em geral. A to-dos o nosso obrigado com a promessa de mais projetos, para os quais gos-taríamos de poder contar com todos.”

Micaela Anes

38

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 39: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Notíciasdas Freguesias

Vila RuivaVila Alva

Romaria a Nª Sra. da RepresaComo já vem sendo habitual, nesta freguesia realizou--se mais uma tradicional Romaria em Honra de Nossa Sr.ª da Represa. Este ano ocorreu no dia 16 de abril, com a saída da imagem da Igreja Matriz pelas 11H, acompanhada pelos alunos do Pólo de Educação da Freguesia de Vila Ruiva, aos quais a Junta de Freguesia ofereceu um almoço.Durante todo o dia, juntou-se ao convívio a componen-te religiosa com a celebração de uma missa e procis-são, pelas 18h30m.

Comemorações do 25 de AbrilO dia 25 de Abril foi assinalado, com um almoço conví-vio aberto a toda a população da Freguesia Vila Ruiva e teve lugar no Centro de Dia. Em simultâneo, em Al-bergaria dos Fusos, também decorreu um almoço, no Espaço Multiusos, aberto a toda a população.

Festa de Encerramento do Ano LetivoÁ semelhança de anos anteriores, a Junta de Freguesia de Vila Ruiva, colaborou na realização das atividades do Polo Escolar da Fregue-sia, nomeadamente na Festa de Encerramento do Ano Letivo.A Junta de Freguesia de Vila Ruiva contribuiu para a oferta do lanche para todos.

Santos PopularesPara assinalar o mês dos Santos Populares, a convite da Junta de Freguesia de Vila Ruiva, a Marcha de S. Vicente, de Cuba, desfilou nesta freguesia e no final foi oferecido um beberete a todos os participantes.

39

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 40: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Movimento pelas Gerações

O MOVIMENTO PELAS GERAÇÕES surgiu da vontade de re-unir, num mesmo projeto, um conjunto de profissionais que têm em comum convicções, sensibilidades e uma vontade permanente de fazer sempre mais e melhor. A esta vontade somou-se a “coincidência” frequente de se encontrarem em reuniões e intervenções locais conjuntas, decorrentes das es-pecificidades e atribuições de cada um, representantes de instituições locais como a Câmara, Centro de Saúde, Agrupa-mento de Escolas do concelho e Segurança Social.A escolha da denominação do Movimento, insere-se no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre

Gerações, e pretende lançar um olhar sobre a importância do contributo das pessoas mais velhas na construção de um futuro de solidariedade com a geração mais nova, e simulta-neamente, permitir aos cidadãos mais velhos novos desafios para um envelhecimento ativo.No universo institucional de cada um destes profissionais, surgem solicitações permanentes e diárias que não lhes per-mitem encontrar um espaço de abertura à inovação, de con-fronto de ideias, de estímulos à criação de novos caminhos, em que possam refletir, aprofundar e partilhar conhecimentos e métodos de trabalho inovadores, como um ponto de par-tida para aproximar as necessidades e os recursos tornando possível a participação e o envolvimento de toda a comuni-dade.Todos nós acreditamos que o caminho que temos percorrido juntos, dá-nos a certeza que o trabalho em parceria tem na expressão da diversidade a sua força mais importante. Este movimento pretende ser mais um contributo na procura de novos caminhos, a par de outros que existem e que têm vindo a constituir-se como reais oportunidades para o desen-volvimento social do concelho de Cuba, não pretende retirar a legitimidade das intervenções locais, nem substituir-se ao desenvolvimento de politicas territoriais existentes, pretende refletir a perspectiva dos atores locais sobre questões como a educação, formação, intervenção e cidadania, a partir de uma metodologia participativa e, sobretudo apontar propostas e iniciativas. Este caminho só é possível se trabalharmos com todos e para todos.

Dia Mundial da SaúdeNo dia 13 de abril, no âmbito do Dia Mundial da Saúde o Movimento pelas Gerações, com a colaboração de outras entidades locais, levou a efeito um conjunto de atividades, durante todo o dia, que passaram pela promoção da saúde, bem estar da população, partilha de experiências e o convívio entre gerações.Aula de aeróbica no Parque Manuel de Castro, rastreios de

glicémia, colesterol, tensão arterial e cálculo do índice de massa corporal no Largo Cristovão Colon e uma Conversa Aberta com a Dra. Marta Crawford, sobre o tema " Sexuali-dade... Um olhar despido de preconceito", no Centro Cultural que contou com a participação do grupo de teatro “Trupe Mainante”, foram algumas das atividades desenvolvidas.

40

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 41: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Movimento pelas Gerações

AmbienteReciclagem de EmbalagensNo ano 2011 a AMCAL ficou em 4º lugar a nível nacional e em 1º lugar no Alentejo, no âmbito da reciclagem de embalagens e num universo de 31 sistemas, conforme gráfico anexo.Este sucesso vem na sequência dos bons re-sultados obtidos pela AMCAL nos anos ante-riores: 2º em 2005, 4º em 2006, 3º em 2007, 4º em 2008 e 2009 e 5 º em 2010.Por outro lado, outra boa notícia é o facto do lixo urbano depositado no Aterro Sanitá-rio da AMCAL ter reduzido em 3,6% no ano 2011.Em 2012 a AMCAL reforçará em 20% o núme-ro dos ecopontos e, esperando-se uma cres-cente participação da população, o objectivo da AMCAL será a obtenção do 3º lugar a ní-vel nacional e a manutenção do 1º lugar a nível do Alentejo.

Serões com a saúde nas freguesiasO “Movimento pelas Gerações”, nos dias 13,14,18 e 19 de Junho, levou a efeito” Serões com a Saúde” nas freguesias rurais do concelho.Rastreios de glicémia, colesterol e tensão arterial foram al-gumas das atividades realizadas, esta ações de promoção

da saúde tiveram a colaboração do centro de saúde de Cuba. Estes serões tiveram a presença da Fisioterapeuta Ana Vidinha que abordou o tema “Prevenção de quedas nos idosos”. Foi grande a aderência dos munícipes nestas iniciativas.

41

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 42: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Pavimentação em calçada de cubos na Travessa do Carmo em Cuba

Requalificação Urbana da Estrada da Circunvalação em Cuba

Obras Municipais

Pavimentação de passeios em calçada de cubos na Rua 1º de maio em Cuba

42

junh

o 20

12

n.56

CubaMunicipal

Page 43: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Obras Municipais

Construção das acessibilidades ao Parque Empresarial de Cuba

Construção de Sepulturas no cemitério de Cuba

Obras de conservação do caminho municipal 1007 (Ligação Cuba-Alvito)

Arranjo paisagístico na Rua Michael Giacometti em Cuba

Page 44: Cuba Municipal...Carnaval 2012 26 Vivá Cuba 28 Desenvolvimento Económico 30 Empregabilidade 32 Notícias das Freguesias 33 Ambiente 39 Obras Municipais 40 Índice 04 11 18 14 30

Diretor: Francisco Orelha

Propriedade e Edição: Câmara Municipal de CubaRua Serpa Pinto, 84

7940 - 172 CubaTel: 284 419 900Fax: 284 415 137

E-mail: [email protected]://www.cm-cuba.pt

Periodicidade: Semestral