cristianismo

20

Click here to load reader

Upload: manuel-pereira-goncalves

Post on 16-Apr-2017

6.253 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cristianismo

Trabalho realizado por:

Ana Oliveira Nº2

Diana Sequeira Nº7

Tânia Santos Nº20

O Cristianismo

E.M.R.C. 10/02/2011

Page 2: Cristianismo

Com este trabalho pretendemos mostrar aos nossos colegas e professor, o que nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica aprendemos sobre o Cristianismo.Esperamos que todos vós gostem.

Introdução

Page 3: Cristianismo

O Cristianismo:O Cristianismo é a religião daqueles que acreditam em Jesus de Nazaré é o Filho de Deus.Jesus Cristo é, para os cristãos, a grande mensagem de Deus à Humanidade. Veio anunciar a todas as pessoas a boa noticia da salvação, ou seja, o projecto de felicidade para todos: viver o amor, a justiça e a verdade, trabalhando incansavelmente pela paz. Mas é sobretudo na sua pessoa que o crente faz a experiência da relação com Deus.

Page 4: Cristianismo

Os Textos Sagrados A Bíblia. A Bíblia conta a história do amor entre Deus e a

humanidade. Para os cristãos, é a palavra de Deus dirigida aos seus

filhos; exige portanto, escuta e atenção e pede uma resposta.

A Bíblia é uma biblioteca; é uma colecção de 73 livros agrupados em duas grandes partes:

Page 5: Cristianismo

A Bíblia é uma biblioteca; é uma colecção de 73 livros agrupados em duas grandes partes:

O Antigo Testamento é constituído por 46 livros, escritos antes do nascimento de Jesus, que contêm a história da relação do povo de Israel com o Deus único;

O novo Testamento é constituído por 27 livros, escritos depois da morte e ressurreição de Jesus, que tem como acontecimentos centrais a pessoa de Jesus e a formação das comunidades cristãs primitivas.

A palavra Testamento significa, aqui, Aliança, ou seja, um compromisso de amizade.

Continuação

Page 6: Cristianismo

O Cristianismo recebe a herança do Judaísmo, por isso, acredita em Deus não só como criador mas essencialmente como Pai misericordioso; um só Deus que sendo o horizonte de sentido para cada pessoa é o amor inclusivo, sempre pronto a acolher cada um.A fé cristã fundamenta-se na ressurreição de Jesus Cristo e apela á adesão pessoal e comunitária a Jesus Cristo e ao seu mandamento do amor.

Princípios Básicos da Fé Cristã

Page 7: Cristianismo

Desde muito cedo, os apóstolos serviram-se de pequenas fórmulas:Para explicarem quem era Jesus e em que consistia ser cristão.Essas fórmulas foram-se desenvolvendo e enriquecendo, até que foram sistematizados os princípios básicos da fé cristã a que chamaram Símbolo dos Apóstolos ou Credo.

Page 8: Cristianismo

As celebrações cristãs têm dois ritmos, um semanal e outro anual.Todas as semanas, ao Domingo (Dia do Senhor), festeja-se a ressurreição de Jesus, pela celebrações litúrgicas, durante o ano, que se reportam aos acontecimentos mais importantes da vida de Jesus. Divide-se em dois ciclos: o ciclo da Páscoa e o ciclo de Natal. Estes dois ciclos festivos são as colunas mestras da liturgia cristã. O ciclo do Natal começa com o Advento (tempo de preparação para a vinda de Jesus), inclui o Natal propriamente dito, e termina na Epifania*, ou seja, na festa da manifestação de Jesus a todos os povos (habitualmente chamada “dia de Reis”). festividade religiosa (dia dos reis).

Calendário, rituais e espiritualidade

Nota: Epifania -

Page 9: Cristianismo

O Natal lembra e festeja o nascimento de Jesus em Belém.Relembra que Deus está próximo de nós em Jesus e celebra a salvação que entra definitivamente na nossa história.

Page 10: Cristianismo

O ciclo da páscoa inclui, na igreja católica, a quaresma, que é um apelo a penitencia e a conversão, e a páscoa propriamente dita, em que se celebra a alegria de cristo ressuscitado.

A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas (dia a seguir ao carnaval) e estendesse até a quinta-feira santa, a tarde, antes da celebração da ceia do senhor.

Os cristãos manifestam esta atitude especialmente através de não comer carne, da esmola e da oração. É a preparação para a páscoa do senhor. Os dias da quaresma lembram a caminhada de quarenta anos do povo de Deus no deserto, quando saíram do Egipto em direcção a terra prometida.

Continuação…

Page 11: Cristianismo

O Cristianismo deixou de ser proibido e tornou-se numa das religiões oficiais do império.

O Cristianismo tornou-se a única religião oficial do império romano.

Com liberdade de culto, os cristãos vivem um período de grande crescimento na liturgia, na música, na arte, na arquitectura e no pensamento (filosofia e teologia).

O Cristianismo no Ocidente – Idade Média

Page 12: Cristianismo

Com a queda do império romano no Ocidente, a igreja torna-se a única organização capaz de lidar com os novos povos e as novas ideias. Assume o papel de liderança espiritual e política, aproveitando o quadro organizativo e administrativo do antigo império.NOTA: Liturgia- conjunto das cerimónias e orações determinadas para cada acto religiosos.Filosofia- ciência geral dos princípios e das causas.Teologia- tratado a cerca de Deus.

Continuação

Page 13: Cristianismo

O Cristianismo, enquanto religião centrada na fé em Jesus Cristo, é praticado e vivido por milhões de pessoas que acreditam, e que estão espalhados por todo o mundo.

Este facto corresponde à sua essência original, ou seja, Jesus Cristo apresenta-se como o Caminho, a Verdade e a Vida para toda a humanidade.

A Universalidade do Cristianismo não significa, porém, que todos os cristãos vivam de igual forma esta religião.

Diversidade no cristianismo:

Page 14: Cristianismo

A Basílica da Natividade, em Belém, é a igreja mais antiga a Terra Santa. Foi mandada construir em 326 por ordem de Santa Helena.

Desde a sua construção que a Basílica nunca foi destruída. Em 1717 os franciscanos colocaram uma estrela de prata e

uma inscrição latina que diz “Aqui, da Virgem Maria, nasceu Jesus”.

Principais locais de culto

Page 15: Cristianismo

A convicção de que aquele que fora crucificado está vivo leva os cristãos a acolher e a cultivar a fé, ou seja, a reconhecer em Jesus uma mensagem salvadora, libertadora. Se Cristo é a luz do mundo, há que ir por todo o mundo, anunciando a todos os povos as maravilhas de Deus.Os romanos eram politeístas, prestavam culto ao imperador e viviam numa sociedade fortemente estratificada e baseada na exploração do trabalho escravo.

O Cristianismo no Império Romano

Page 16: Cristianismo

Os Cristãos apresentam um Salvador, Jesus Cristo, e afirmam um Deus amigo e libertador.

Propõem uma nova sociedade, onde não existe a distinção entre pessoas (“Pai nosso”) e se afirma a fraternidade universal (“Amai-vos uns aos outros”).

Page 17: Cristianismo

Mas este homem que passou pela Terra fazendo o bem, não é apenas admirado como homem.Para os cristãos, ele é o Cristo (Messias) o filho de Deus.Este é o específico da fé cristã: Aderir a Jesus, confiar nele e acolhê-lo como aquele que nos trouxe o caminho da salvação e no qual nós podemos encontrar-nos com Deus.

Jesus, o Cristo e Filho de Deus

Page 18: Cristianismo

Símbolos do Cristianismo

Page 19: Cristianismo

ConclusãoCom este trabalho aprendemos ou descobrimos mais coisas sobre o Cristianismo.Espero que tenham gostado do nosso trabalho.

Page 20: Cristianismo

Bibliografia

www.google.pt/imagens