cristianismo gnóstico final

23
Área de Ciência das Religiões Docente: Rui Lomelino de Freitas CRISTIANISMO GNÓSTICO Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa Tel.: 217 515 500 Ext. 2242 www.ulusofona.pt | e-mail: [email protected]

Upload: fernando-catarino

Post on 17-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O curso tem como objetivo principal o desenvolvimento do conhecimento sobre os conceitos de Gnose e Cristianismo, quando associados na designação “Cristianismo Gnóstico”, baseado na análise de textos selecionados, e compreender as variações a que ambos os conceitos, foram sujeitos no quadro dos textos incluídos na Biblioteca de Nag-Hammadi e em outras fontes gnósticas, na produção doutrinal, filosófica ou literária até ao séc. IV numa primeira fase, e depois, nos séculos seguintes.

TRANSCRIPT

Page 1: Cristianismo gnóstico final

Área de Ciência das Religiões

Docente: Rui Lomelino de Freitas

CRISTIANISMO

GNÓSTICO

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa Tel.: 217 515 500 Ext. 2242 www.ulusofona.pt | e-mail: [email protected]

Page 2: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 2

2014

1. Objetivos globais

2. Programa

3. Unidades temáticas

4. Modalidades e duração

5. Avaliação

6. Corpo docente

7. Bibliografia

8. Taxas e emolumentos

9. Contactos e inscrição

ÍNDICE

Page 3: Cristianismo gnóstico final

1 O

BJE

TIV

OS

GLO

BA

IS

Page 4: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 4

2014

ÍNDICE

1. OBJETIVOS GLOBAIS

OBJETIVOS

GLOBAIS DO

CURSO

1. O curso tem como objetivo principal o

desenvolvimento do conhecimento sobre os conceitos

de Gnose e Cristianismo, quando associados na

designação “Cristianismo Gnóstico”, baseado na

análise de textos selecionados, e compreender as

variações a que ambos os conceitos, foram sujeitos

no quadro dos textos incluídos na Biblioteca de Nag-

Hammadi e em outras fontes gnósticas, na produção

doutrinal, filosófica ou literária até ao séc. IV numa

primeira fase, e depois, nos séculos seguintes.

2. Em segundo lugar, espera-se que os estudantes

relacionem estes conceitos com o enquadramento da

época em que os textos foram produzidos, em

especial na relação com o cristianismo “ortodoxo” a

partir das fontes detratoras. O conhecimento sobre

estas matérias será aplicado ao desenvolvimento de

investigação pelos estudantes, que deverão ficar

aptos a avaliar criticamente a teoria e aplicá-la a

estudos de caso.

3. Por fim, espera-se que os estudantes fiquem

habilitados a reconhecer e aplicar os conceitos em

contextos específicos.

Page 5: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 5

2014

2 P

RO

GR

AM

A

Page 6: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 6

2014

2. PROGRAMA

PROGRAMA DO

CURSO

O curso fará uma introdução ao estudo da gnose como disciplina académica iniciada no século XIX e desenvolvida no século XX por investigadores como Gilles Quispel, Kurt Rudolph, Roelof van den Broek, Elaine Pagels, James Robinson, Antonio Piñero, Garcia Bazan e E. Torrens, entre outros. Serão trabalhados os conceitos de “gnose” e de “gnósticos”na linha do debate lançado por Elaine Pagels e J. Robinson e será questionada a classificação moderna de gnosticismo, a partir dos contributos de Michael Allen Williams (“Rethinking Gnosticism”) e as suas proposições sobre os traços de gnosticismo nos textos canónicos.

Caracterizaremos os conteúdos da biblioteca de Nag-Hammadi, Egipto, na linha de Piñero, Bazán e Torrens e analisaremos alguns exemplos concretos de evangelhos, códices e tratados quanto aos seus conteúdos filosóficos e doutrinais, em contraponto com a crítica dos seus detratores ortodoxos, como Ireneu, e sua contextualização histórica.

Abordaremos textos como o Codex Askewianus, o códice Brucianus e o códice de Berlim (codex Berolinensis) Outros textos que abordaremos são os Atos dos Apóstolos, literatura Mandaeana, o hino da Pérola e as Odes de Salomão. Faremos também uma apresentação sinóptica dos movimentos e ressurgimentos das visões cristãs de tipo gnóstico da Antiguidade tardia, e Idade Média e idade moderna na Europa, deixando de parte nestas épocas os desenvolvimentos norte-africanos e asiáticos. Daremos exemplos dos textos maniqueus, bogomilos, cátaros, entre outros.

1.

2.

3.

Page 7: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 7

2014

3 U

NID

AD

ES

TEM

ÁTI

CA

S

Page 8: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 8

2014

Os temas abordados ao longo das sessões estão concebidos de modo a habilitar os estudantes com um acervo de leituras relevantes para a problematização das relações entre a “Gnose Cristã”, a cosmovisão e a soteriologia crísticas, a antropologia espiritual gnóstica, na diversidade e na sua unidade em várias épocas e escolas de pensamento, não esquecendo o contraponto com a visão da “Ortodoxia” perspetivadas principalmente através das fontes doutrinais, filosóficas e literárias conhecidas. Das fontes disponíveis privilegiaremos as descobertas arqueológicas de Nag-Hammadi, de Túrfan, dos Tratados de Prisciliano e dos textos cátaros, assim como dos místicos católicos, procurando cobrir a principal produção de pensamento gnóstico dos primeiros 1500 anos de cristianismo. Nos estudos de caso, a análise crítica permitirá desenvolver o conhecimento académico e examinar situações concretas, reforçando o conhecimento teórico e o conjunto de competências que devem sustentar e orientar a atividade no âmbito das Ciências da Religião”.

UNIDADES

TEMÁTICAS NOME CONTEÚDO

Unidade 1 Introdução

A “gnose” e os “gnósticos” nas fontes gnósticas e dos seus detratores. Descobertas arqueológicas e a investigação nos séculos XIX e XX. Estado da arte. O triplo ataque de Ireneu de Lião como paradigma anti-gnóstico e a escola de detratores até Agostinho. O Cristo imanente; a gnose enquanto conhecimento, experiência unitária com o Pai e com o Todo. “ser cristão, ou ser Cristo?

Unidade 2

Cristianismo Primitivo: Unidade ou diversidade? I

Diferenças, tensões e conflitos. As principais correntes de pensamento gnóstico até ao século IV. Irineu de Lião (que afinal era milenarista), Tertuliano (que afinal se tornou montanista) e Atanásio, o perseguidor das heresias. Anti-emanantismo, unicidade Deus e o problema da Trindade. Contra a pretensão da gnose. Contra a liberdade da revelação. Temas candentes: O papel da mulher. A hierarquia. O papel dos apóstolos. Liberdade e libertinagem. A reencarnação. O homem, corpo-alma-espírito. O espírito do homem e suas implicações na religião e na comunidade.

Unidade 3

Cristianismo Primitivo: Unidade ou diversidade? II

Contextualização e pesquisa histórica: os documentos mais antigos. Os evangelhos, Pistis Sophia e Nag Hammadi. As comunidades e doutrinas cristãs dos séculos I ao século V. Movimentos gnósticos e seus fundadores. Gnósticos construtores de escolas e hospitais. O termo “herege”; a “doxa”; verdade e erro; dualismo e monismo nos evangelhos e tratados; a gnose nos evangelhos canónicos. Paulo de Tarso e João evangelista. Implicações políticas e a perseguição dos derrotados.

3. UNIDADES TEMÁTICAS

Page 9: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 9

2014

UNIDADES

TEMÁTICAS NOME CONTEÚDO

Unidade 4 Cristianismo iniciático

Iniciação, morte e ressurreição nos textos canónicos e nos Apokriphon. “Nascer para morrer? Ou “morrer para viver?”, eis a questão. A “comunidade interior” de Valentino. A exegese alegórica dos textos sagrados em Fílon, Clemente e Orígenes. Revelação, iluminação e “cristificação”. Prisciliano: fonte fundamental para a compreensão do Cristianismo Primitivo: a leitura dos apócrifos, a igualdade de género, a exegese alegórica e iniciática, práticas religiosas do cristianismo primitivo.

Unidade 5

Tradição judaica no cristianismo gnóstico: continuidades e disrupções

A Sabedoria de Salomão, a “comunidade da Aliança” e os textos de Qumram (Mar Morto): o batismo e a eucaristia/santa ceia, ascetismo, purificação e santificação. Os puros. Os essénios. Um olhar comparativo com a exposição valentiana acerca da Unção, do Batismo e da Eucaristia (Códex XI de Nag Hammadi). Alguns temas controversos: Os ciúmes de Jahvé. A Revelação e os Profetas. A mortalidade da alma. Génesis: Adão e Eva e as Hipóstases dos Arcontes. Paraísos e Serpentes. O Ungido.

Unidade 6

Cristianismo Helénico e a sagrada Sophia

O “Concílio” de Jerusalém. Algumas implicações do uso do grego como língua dos evangelhos. A Paideia grega e os evangelhos canónicos. De Parménides a Platão: o homem, sua origem e devir; a pré-existência da alma, peregrinação e retorno. A natureza da Criação. O neoplatonismo e o pitagorismo. γνῶθι σεαυτόν. Deus, a criação e o Demiurgo. Ideias, estrelas fixas e mutabilidade: o cosmos séptuplo e a harmonia das esferas. Mistérios de Elêusis e de Orfeu, fontes históricas e literárias. Trecho da versão de “A República” de Platão na Biblioteca de Nag Hammadi (Códex VI).

Unidade 7

Cristianismo Hermético, a Religião do Pensamento

O Crisol de Alexandria e o Corpus Hermeticum, contextualização histórica e cronológica. Mistérios de Ísis. De Thot a Hermes. Intelecto divino e Poimandres. Noûs, Gnosis e Logos. O “Filho” no Corpus Hermeticum. Tábula Smaragdina e “os milagres do Uno”. Do Códex VI de Nag-Hammad, análise de trechos dos Discursos sobre a Ogdóada e a Enéada e Asclépios.

Unidade 8 Biblioteca de Nag-Hammadi

Implicações. A origem e o devir da humanidade e a natureza de Cristo na “Sophia de Jesus Cristo”. O Evangelho da Verdade: análise de conteúdo na versão do códex I (códex Jung); a origem do erro e o despertar; a parábola do “bom pastor”. A Hipóstase dos Arcontes e o Livro Secreto de João (versão do códex II). A antropologia do Tratado Tripartido. Contraposição e unidade nos textos valentinianos, setianos, e de Tomé.

UNIDADES

TEMÁTICAS NOME CONTEÚDO

Unidade 4 Cristianismo iniciático

Iniciação, morte e ressurreição nos textos canónicos e nos Apokriphon. “Nascer para morrer? Ou “morrer para viver?”, eis a questão. A “comunidade interior” de Valentino. A exegese alegórica dos textos sagrados em Fílon, Clemente e Orígenes. Revelação, iluminação e “cristificação”. Prisciliano: fonte fundamental para a compreensão do Cristianismo Primitivo: a leitura dos apócrifos, a igualdade de género, a exegese alegórica e iniciática, práticas religiosas do cristianismo primitivo.

Unidade 5

Tradição judaica no cristianismo gnóstico: continuidades e disrupções

A Sabedoria de Salomão, a “comunidade da Aliança” e os textos de Qumram (Mar Morto): o batismo e a eucaristia/santa ceia, ascetismo, purificação e santificação. Os puros. Os essénios. Um olhar comparativo com a exposição valentiana acerca da Unção, do Batismo e da Eucaristia (Códex XI de Nag Hammadi). Alguns temas controversos: Os ciúmes de Jahvé. A Revelação e os Profetas. A mortalidade da alma. Génesis: Adão e Eva e as Hipóstases dos Arcontes. Paraísos e Serpentes. O Ungido.

Unidade 6

Cristianismo Helénico e a sagrada Sophia

O “Concílio” de Jerusalém. Algumas implicações do uso do grego como língua dos evangelhos. A Paideia grega e os evangelhos canónicos. De Parménides a Platão: o homem, sua origem e devir; a pré-existência da alma, peregrinação e retorno. A natureza da Criação. O neoplatonismo e o pitagorismo. γνῶθι σεαυτόν. Deus, a criação e o Demiurgo. Ideias, estrelas fixas e mutabilidade: o cosmos séptuplo e a harmonia das esferas. Mistérios de Elêusis e de Orfeu, fontes históricas e literárias. Trecho da versão de “A República” de Platão na Biblioteca de Nag Hammadi (Códex VI).

Unidade 7

Cristianismo Hermético, a Religião do Pensamento

O Crisol de Alexandria e o Corpus Hermeticum, contextualização histórica e cronológica. Mistérios de Ísis. De Thot a Hermes. Intelecto divino e Poimandres. Noûs, Gnosis e Logos. O “Filho” no Corpus Hermeticum. Tábula Smaragdina e “os milagres do Uno”. Do Códex VI de Nag-Hammad, análise de trechos dos Discursos sobre a Ogdóada e a Enéada e Asclépios.

Unidade 8 Biblioteca de Nag-Hammadi

Implicações. A origem e o devir da humanidade e a natureza de Cristo na “Sophia de Jesus Cristo”. O Evangelho da Verdade: análise de conteúdo na versão do códex I (códex Jung); a origem do erro e o despertar; a parábola do “bom pastor”. A Hipóstase dos Arcontes e o Livro Secreto de João (versão do códex II). A antropologia do Tratado Tripartido. Contraposição e unidade nos textos valentinianos, setianos, e de Tomé.

3. UNIDADES TEMÁTICAS

Page 10: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 10

2014

UNIDADES

TEMÁTICAS NOME CONTEÚDO

Unidade 9 Nag-Hammadi e outros textos gnósticos

A hierarquia apostólica no Evangelho de Filipe e na Exegese da Verdade (NH) assim como no Evangelho de Maria e Pisthis Sophia. Os aeóns, e os “cânticos de arrependimento” de Sophia”. Simbólica: O abraxas. O pequeno e o grande IAO.

Unidade 10

Mani e Maniqueísmo: Religião odiosa ou Igreja Universal?

A busca da síntese sob as asas do cristianismo. Mani, Apóstolo de Cristo, Buda de Luz e Selo dos Profetas: O Mani das epístolas e evangelhos Maniqueus. Túrfan. contextualização histórica e geográfica do maniqueísmo e suas derivações bogomilas. Mazdeísmo, luz e trevas, o Homem de Luz e o Homem de Barro; Aura Mazdao e Ahriman. Buda, as 4 Nobres Verdades e o caminho Óctuplo. O indefinível Tao. O Hino da Pérola, Parsifalnamah, e alguns evangelhos maniqueus. O Maniqueísmo de Agostinho de Hipona. Dualismo(s), monismo(s) e alguns mal-entendidos. A reintegração do mal e outros temas imperdoáveis.

Unidade 11

O catarismo na tradição espiritual ocidental.

A reforma medieval cátara e o renascimento espiritual, versus reforma gregoriana. A institucionalização dos sacramentos e o monopólio da interpretação das escrituras. Doutrina cátara e documentos. As repercussões do catarismo na organização social, económica e política.

Unidade 12 Impulsos reformistas e revolucionários

Valdenses,Spiritualli, Beguinas, Hugenots e outros movimentos reformistas. Doutrinas de Eckhart, Suso, Tauler, Frei João da Cruz, Teresa Dávila. Poesia de Dante Aliguieri.

3. UNIDADES TEMÁTICAS

Page 11: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 11

2014

4 M

OD

ALI

DA

DE

S E

DU

RA

ÇÃ

O

Page 12: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 12

2014

4. MODALIDADES E DURAÇÃO

MODALIDADES

Presencial Ensino à distância | E-learning

10 Sessões Sábados 10h|13h

10 Sessões Colocadas à segunda-feira

Presencial

O programa específico de cada sessão será distribuído com antecedência, assim como a bibliografia relevante, de modo que os estudantes possam antecipadamente ler os textos e preparar o debate. Depois de uma primeira sessão de apresentação geral do programa, os alunos deverão escolher um tópico para apresentação oral numa das sessões subsequentes. No final das oito sessões todos os estudantes deverão ter apresentado um paper para discussão. O programa poderá incluir outras atividades.

As aulas serão colocadas na plataforma on-line uma semana depois de terem acontecido presencialmente. Os alunos do on-line integrarão a mesma turma dos alunos presenciais na plataforma Moodle o que permitirá uma interação completa entre os dois grupos.

Page 13: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 13

2014

5 A

VA

LIA

ÇÃ

O

Page 14: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 14

2014

5. AVALIAÇÃO

VERSÃO

PRESENCIAL Será valorizada a capacidade individual de produção de um

discurso crítico sobre as matérias estudadas. Os critérios de

avaliação tomarão em linha de conta a estrutura do

discurso, a sua fundamentação teórica e a capacidade para

desenvolver argumentação. A avaliação funda-se na

participação oral nas sessões presenciais, na apresentação

de um paper para debate, e na apresentação de um trabalho

final, de maior desenvolvimento, a submeter antes do final

das aulas.

A nota final será ponderada de acordo com a seguinte

distribuição: 45% para o trabalho final; 35% para a

apresentação do paper presencial e respetivo debate; 15%

para as participações orais ao longo das sessões

presenciais: 5% para a assiduidade.

Será valorizada a capacidade individual de produção de um discurso crítico sobre as matérias estudadas. Os critérios de avaliação tomarão em linha de conta a estrutura do discurso, a sua fundamentação teórica e a capacidade para desenvolver argumentação. A avaliação funda-se na participação de um debate em fórum, na apresentação de um trabalho final, e num teste de resposta múltipla.

VERSÃO E-LEARNING

A nota final será ponderada de acordo com a seguinte

distribuição: 45% para o trabalho final; 40% para o teste;

15% para a participação no Fórum.

Page 15: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 15

2014

6 C

OR

PO

DO

CE

NTE

Page 16: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 16

2014

6. CORPO DOCENTE

Paulo Mendes Pinto (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa)

Fernando Catarino (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa)

Rui Lomelino de Freitas (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa | Fundação Rosacruz)

COORDENAÇÃO

CIENTÍFICA

COORDENAÇÃO

PEDAGÓGICA

AUTORIA E RESP. DOS

CONTEÚDOS

Investigador na Área de Ciência das Religiões da ULHT. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestrando em Ciência das Religiões da ULHT. Co-coordenador e revisor da 1º edição em português da Biblioteca de Nag Hammadi (Ésquilo, 2005). Revisor científico de A Herança Perdida de Jesus; SLAVENBURG, Jacob; Lisboa, Marcador, 2012. Co-autor de Sabedoria do Silêncio – Hermetismo e Rosacruz no Pensamento Humanista Ocidental, Fundação Rosacruz, 2012; autor do capítulo sobre Hermetismo como fonte do Humanismo Português, publicado na obra Grandes Enigmas da História de Portugal Vol. II, 2010, Ésquilo; editor de O Catarismo na Tradição Espiritual do Ocidente, Fundação Rosacruz, 2012; autor de artigos, conferências e exposições sobre cristianismo gnóstico, hermetismo, maniqueísmo, priscilianismo, catarismo, e rosacrucianismo.

DOCENTE | RUI LOMELINO DE FREITAS

Page 17: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 17

2014

7 B

IBLI

OG

RA

FIA

Page 18: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 18

2014

Fontes primárias:

Bíblia Sagrada, 3.ª ed., Fátima, Difusora Bíblica, 2001.

Biblioteca de Nag Hammadi (dir. António Piñero, José Torrents e Francisco

Bazán), Madrid, Trotta, 1997. || O livro secreto de João e outros textos

gnósticos; Lisboa, Ésquilo. Evangelhos Gnósticos, Lisboa, Ésquilo. A

Revelação de Pedro; Lisboa, Ésquilo.

Manuscritos do Mar Morto; (dir. e trad. Geza Vermes) Lisboa, Ésquilo, 2007

El Maniqueísmo: Textos y Fuentes (Ed. e Trad. de Fernando Bermejo Rubio,

José Montserrat Torrents); Madrid, Trotta, 2008

Nag Hammadi Scriptures; James Robinson, NY, Harper Collins, 2007

Tratados de Prisciliano (trad, Ricardo Ventura); Lisboa, INCM – Imprensa

Nacional Casa da Moeda, 2005

The Book of Enoch, (ed. trad.R.H. Charles), Oxford, Clarendon Press,

1893.

Fontes secundárias:

AAVV, Cristianismo Primitivo e Religiones Mistéricas , Madrid,

Cátedra, 1995.

AAVV, Enciclopédia Einaudi – Mythos / Logos ; Sagrado / Profano,

Lisboa, IN-CM, vol. 12, 1987.

AAVV, Origenes del Cristianismo – Antecedentes y primeros pasos

(dir. Antonio Piñero), Madrid, Ediciones Almendra / Universidad

Complutense, 1991.

AAVV, Paganos, judíos y cristianos en los textos de Qumrán (coord.

Júlio Trebolle Barrera), Madrid, Editorial Trotta, 1999.

7. BIBLIOGRAFIA

7. BIBLIOGRAFIA

Page 19: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 19

2014

G. BARDY, «Monarchianisme», in Dictionaire de Théologie Cathólique

(dir. A. Vacant et al.), Paris, tomo X, 2.éme partie, 1929, pp. 2193-

2210

BIANCHI, Ugo, Prometeo, Orfeo, Adamo – Tematiche religiose sul

destino, il male, la salvezza, Roma, Edizioni dell’ateneo & bizzari,

1976.

BERGA, Eduard, O Catarismo na Tradição Espiritual do Ocidente;

Lisboa, Fundação Rosacruz, 2012

BROEK, Roelof van den; Gnostic Religion in Antiquity, Cambridge;

Cambridge University Press; 2013

DANIÉLOU, Histoire des doctrines chrétiennes avant Nicée, I –

Théologie du judéo-christianismo, Tournai, 1958; II – Message

évangélique et culture hellénistique, Tournai, 1961.

FAVRE, François; Mani, Christ d'Orient, Bouddha d'Occident;

Strasbourg, Editions du Septenaire, 2001

JAEGER Werner; Cristianismo Primitivo e Paideia Grega; Lisboa, Edições

70, 2001

JONAS, Hans, La religión gnóstica (trad. Menchu Gutiérrez), Madrid,

Ediciones Siruela, 2000

LUBAC, Henry de, Exégèse Mediévale – Les quatre sens de l’Écriture, Paris,

Aubier, séconde partie, II,1964.

PAGELS, Elaine; Os Evangelhos Gnósticos; Porto, Via Óptima, 2004

7. BIBLIOGRAFIA

Page 20: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 20

2014

PAGELS, Elaine, The Gnostic Paul, Harrisburg, Trinity Press

Internacional, 1992.

PEARSON, Birger, Gnosticism, Judaism and Egyptian Christianity,

Minneapolis, Fortress Press, 1990.

RUNCIMAN, Steve, The Medieval Manichee, Cambridge, University

Press, 1969.

SIMON, Marcel, André Benoit, Judaísmo e Cristianismo Antigo (trad.

Sónia Lacerda), São Paulo, Pioneira, s/d.

STROUMSA, Gedaliahu, Another Sead: Studies in Gnostic Mythology,

Leiden, Brill, 1984.

SLAVENBURG, Jacob; A Herança Perdida de Jesus; Lisboa,

Marcador, 2012

TRESMONTANT, Claude, La Métaphysique du Christianisme, Paris,

Éditions du Seuil, 1961.

WILLIAMS, Michael Allen, Rethinking “Gnosticism” – An argument for

dismantling a dubious category, Princeton, Princeton University Press,

1996.

Page 21: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 21

2014

8 T

AX

AS

E E

MO

LUM

EN

TOS

Page 22: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 22

2014

1

* A Inscrição inclui seguro, custos administrativos e diploma de participação. ** A nota e respetiva creditação só serão atribuídas após o pagamento da totalidade do valor do Curso.

O

8. TAXAS E EMOLUMENTOS

TAXAS E EMOLUMENTOS

Presencial Ensino à distância | E-learning

Curso Livre 160€

Com avaliação** 322€

Curso Livre 160€

Com avaliação** 258€

20€ - Inscrição* A inscrição só é validada após o pagamento

80€ - 1ª Prestação Até dia 28 de abril

80€ - 2ª Prestação Até dia 17 de maio

20€ - Inscrição* A inscrição só é validada após o

pagamento

53,67€ - 1ª Prestação Até dia 28 de abril

53,67€ - 2ª Prestação Até dia 09 de maio

53,67€ - 3ª Prestação Até dia 06 de junho

53,67€ - 4ª Prestação Até dia 10 de julho

53,67€ - 5ª Prestação Até dia 11 de agosto

53,67€ - 3ª Prestação Até dia 10 de setembro

20€ - Inscrição* A inscrição só é validada após o pagamento

80€ - 1ª Prestação Até dia 28 de abril

80€ - 2ª Prestação Até dia 17 de maio

20€ - Inscrição* A inscrição só é validada após o

pagamento

86€ - 1ª Prestação Até dia 28 de abril

86€ - 2ª Prestação Até dia 17 de maio

86€ - 3ª Prestação Até dia 06 de junho

Para residentes fora de Portugal o pagamento terá de ser efetuado exclusivamente por VISA.

Page 23: Cristianismo gnóstico final

ULHT – ÁREA DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES

Página | 23

2014

As inscrições deverão ser efetuadas em:

https://secure.grupolusofona.pt/rol/f?p=130:1:471405405850690::::P1_INSTITUICAO,P1_CURSO:103,1865

Para qualquer dúvida contactar:

[email protected]

Telefone: 217 515 500 Ext. 2242

Para cidadãos residentes no Brasil, devem ser tidos em atenção os seguintes passos:

9. CONTACTOS E INSCRIÇÃO