criando soluções para a indústria. -...

9
Criando soluções para a indústria.

Upload: vuongthu

Post on 02-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Criando soluções para a indústria. - ogramac.com.brogramac.com.br/projeto/Folder_Ogramac_2012.pdf · Conhecida por gerar soluções, ... dustrial há 30 anos, com contínuos investimen

Criando soluções para a indústria.

Page 2: Criando soluções para a indústria. - ogramac.com.brogramac.com.br/projeto/Folder_Ogramac_2012.pdf · Conhecida por gerar soluções, ... dustrial há 30 anos, com contínuos investimen

Conhecida por gerar soluções, a Ogramac acompanha o desenvolvimento tecnológico in­dustrial há 30 anos, com contínuos investimen­tos em novos processos, produtos e materiais.

Com equipamentos de ponta, como o hiper­sônico de alta velocidade HP/HVOF e o Clad­ding Overlay, juntamente com um corpo de En­genharia de Aplicações altamente capacitado, a Ogramac é uma empresa que está sempre pronta para oferecer soluções a todos os seg­mentos industriais.

Ogramac.A indústria do futuro começa aqui.

w w w . o g r a m a c . c o m . b r

Principais segmentos de atuação

Ì AÇÚCAR / ÁLCOOL

Ì AERONÁUTICO

Ì AGROINDÚSTRIA / CAMPO

Ì ALIMENTÍCIO

Ì AUTOMOTIVO

Ì BOMBAS

Ì CIMENTO

Ì ESTALEIROS

Ì GRÁFICA / JORNAL

Ì HIDRÁULICO

Ì HIDRELÉTRICA

Ì CALDEIRARIA

Ì MECÂNICA PESADA

Ì MINERAÇÃO

Ì PAPEL E CELULOSE

Ì ÓLEO E GÁS

Ì PETROQUÍMICO

Ì QUÍMICA E FERTILIZANTES

Ì REFINARIA

Ì SIDERURGIA

Ì TÊXTIL

Ì TREFILA

Ì TUBOS

Ì TURBINAS E COMPRESSORES

Ì USINAGEM E RETÍFICA

Ì VÁLVULAS

Para aumentar sua produção e lucros, a in­dústria moderna aumenta continuamente a exigência de novas tecnologias agregadas aos seus equipamentos.

Com foco nessas exigências tecnológicas, a Ogramac estará sempre pronta para atender as necessidades do mercado.

Tecnologia e Inovação

Page 3: Criando soluções para a indústria. - ogramac.com.brogramac.com.br/projeto/Folder_Ogramac_2012.pdf · Conhecida por gerar soluções, ... dustrial há 30 anos, com contínuos investimen

4 5

Meio Ambiente

O trabalho da Ogramac é baseado na susten­tabilidade, valorizando o respeito às pessoas, à comunidade, ao meio ambiente e à vida.

Minimizando os impactos negativos e po­tencializando os positivos, a Ogramac faz mais do que cumprir as exigências legais em vigor. Ela busca o aperfeiçoamento contínuo de seu gerenciamento, onde a qualidade do processo produtivo é beneficiada pela inovação através

de tecnologias limpas e do uso racional dos re­cursos naturais.

A Ogramac é também uma empresa social­mente responsável, que preza pela saúde e bem­estar de seus colaboradores. Além de ga­rantir a segurança na execução das atividades na empresa, a Ogramac investe constantemen­te em educação e treinamentos para qualificar ainda mais a sua equipe.

4

A Ogramac investe na compra de equipa­mento para Cladding Overlay por TIG Hot­Wire automatizado para atendimento à exigência do mercado de óleo e gás. O aumento da demanda de componentes que precisam de revestimen­tos especiais aplicados pelo sistema de Cladding Overlay levou a Ogramac a investir em mais uma nova tecnologia, garantindo a capacitação e na­cionalização de serviços prestados.

Processo:A soldagem a arco com eletrodo de tungstê­

nio e proteção gasosa (Gas Tungsten Arc Wel­ding ­ GTAW­TIG) é um processo no qual a união de peças metálicas ou revestimento são produ­zidos pelo aquecimento e fusão destas através de um arco elétrico estabelecido entre um ele­trodo de tungstênio, não consumível, e a super­fície a receber o revestimento ou união.

A proteção da poça de fusão e do arco contra contaminação pela atmosfera é feita por uma nu­vem de gás inerte ou mistura de gases inertes.

Característica importante deste processo é o excelente controle da energia transferida para a peça, devido ao controle independente da fonte de calor e da adição de metal de enchimento.

Vantagens:O equipamento automatizado garante maior

controle do processo e repetibilidade, e forne­ce um revestimento com a mínima diluição do metal base (inferior a 4%) e a máxima qualida­de. O arco elétrico na soldagem TIG é estável e produz soldas com bom acabamento, exigindo pouca ou nenhuma limpeza após a operação.

Características: Espessuras de camada: 2 mm até 15 mm Revestimento interno: diâmetro mín. 1,5” a 46”Altura: 1,5 metroPeso máximo: 2,5 toneladasMetal base dos tubos e peças: aços carbono, inoxidáveis e ligados, P9, SuperDuplex e Duplex. Metais de adição: aços inoxidáveis, Duplex e SuperDuplex, Inconel®, Monel®, Hastelloy e ou­tros.

Aplicações:Tubos e segmentos de tubos, flanges, válvu­

las, corpo de válvulas, conexões, sedes, gave­tas, esferas, componentes de equipamentos de exploração e refino de petróleo e principalmente componentes que sofrem corrosão.

CLADDING OVERLAY

Page 4: Criando soluções para a indústria. - ogramac.com.brogramac.com.br/projeto/Folder_Ogramac_2012.pdf · Conhecida por gerar soluções, ... dustrial há 30 anos, com contínuos investimen

6 7

· Flame Spray ­ Arame

O processo de aspersão Flame Spray ­ Arame utiliza como fonte de calor para fusão uma cha­ma gerada pela queima de oxigênio e acetileno.

A atomização e aceleração do material fundi­do são realizadas por um jato de ar­comprimido que cerca a chama.

METALIZAÇÃO

Os principais materiais aplicados por esse processo são: Ì Aço Carbono Ì Inox séries 300 e 400 Ì Ligas de Níquel Ì Alumínio Ì Zinco Ì Estanho Ì Molibdênio Ì Inconel®

Ì Monel®

· Flame Spray ­ Pó

O processo Flame Spray ­ Pó consiste em in­jetar o material a ser depositado, em forma de pó, na chama derivada da queima de oxigênio e acetileno, sendo o material aquecido e projeta­do contra um substrato previamente preparado.

· Arco Spray

O processo de aspersão térmica Arco Spray é um dos mais versáteis e com alta taxa de de­posição de material e facilidade de aplicação. O processo de aspersão atende a necessidade de aplicação em pequenas e grandes áreas. Nesse processo, dois eletrodos consumíveis em forma de arame são alimentados de forma contínua, se encontram em um ponto e, pela diferença de potencial, são fundidos e atomizados por ar­comprimido e projetados sobre um substrato previamente preparado. Nesse processo são depositadas ligas metálicas de acordo com as necessidades do cliente.

Os principais materiais aplicados por este processo são: Ì Inconel®

Ì Monel®

Ì Ni, Cr, B, Si e outros Ì Óxido de Cromo Ì Alumina e Alumina­Titânia Ì Dióxido de Titânio Ì Óxido de Zircônia Ì Stellite Ì Nióbio e Óxido de Nióbio

Os principais materiais aplicados por esse processo são: Ì Aço Carbono Ì Inox séries 300 e 400 Ì Ligas especiais com grande porcentagem de carbonetos

Ì Aços e ligas nanoestruturadas Ì Stellite Ì Alumínio, Cobre, Zinco e Estanho Ì Ligas Ultra­Hard Ì Inconel®

Ì Monel®

6

Page 5: Criando soluções para a indústria. - ogramac.com.brogramac.com.br/projeto/Folder_Ogramac_2012.pdf · Conhecida por gerar soluções, ... dustrial há 30 anos, com contínuos investimen

8 9

· Aspersão e Fusão O processo de Fusão é um tratamento térmi­

co e também o segundo passo na aplicação de revestimentos de ligas autofluxantes, os quais são assim chamados, pois o Boro e o Silício contidos nestas ligas formam compostos duros (boretos e carbonetos de silício) dispersos pelas superfícies da camada aspergida e do substrato.

Todas as ligas autofluxantes têm largas fai­xas de fusão e exibem comportamentos bem viscosos no seu estado parcialmente fundido. O controle apropriado do aporte de calor e tem­

· Hipersônico ­ HP/HVOF O processo Hipersônico de aspersão térmica

HP/HVOF (High Pressure/High Velocity Oxygen and Fuel) é um dos mais modernos do mundo. Nesse processo, o combustível é queimado com oxigênio a alta pressão, em uma câmara de combustão gerando um jato de exaustão de alta velocidade. O material a ser depositado, em forma de pó, é introduzido no interior da chama, sendo aquecido e projetado contra um subs­trato previamente preparado. Nele temos uma camada de revestimento com baixa porosidade (menor que 2%), com baixa quantidade de óxi­dos e excelentes propriedades mecânicas.

po durante a fusão é crítico, podendo surgir problemas como trincas, falta de fusão, poro­sidade, distorção e dissolução do metal base. O controle de todas estas variáveis resulta em um revestimento denso e com baixos níveis de porosidade.

Os principais materiais aplicados por este processo são: Ì Ligas à base de Níquel Ì Ligas de Ni, Cr, B, Si Ì Colmonoy 5, 6, 62 e outros Ì Stellite

Os principais materiais depositados neste processo são: Ì CERMETs, uma combinação de cerâmicas e metais

Ì Carboneto de Tungstênio base Cobalto Ì Carboneto de Tungstênio base Níquel Ì Carboneto de Tungstênio base Cobalto/Cromo Ì Carboneto de Cromo base Níquel/Cromo Ì Stelitte Ì Ligas de Níquel, Cromo, Boro Ì Inox séries 300 e 400 Ì Monel®

Ì Inconel®

USINAGEM

A Ogramac conta com um centro de usina­gem por torneamento para os revestimentos aspergidos onde trabalha com técnicas e má­quinas especiais.

As ferramentas adequadas para a confecção de peças para diversos tipos de indústrias per­mitem que ela atenda qualquer tipo de projeto especificado pelo cliente.

Prestação de serviços de usinagem e confec­ção de peças para as indústrias em geral.

Page 6: Criando soluções para a indústria. - ogramac.com.brogramac.com.br/projeto/Folder_Ogramac_2012.pdf · Conhecida por gerar soluções, ... dustrial há 30 anos, com contínuos investimen

10 11

POLÍMEROS E FLUORPOLÍMEROS

Revestimentos com polímeros oferecem propriedades únicas como lubrificação a seco e isolação elétrica e isolamento térmico aliados a uma baixa densidade. Nas últimas décadas hou­ve um grande desenvolvimento na área de polí­meros, o que possibilitou a aplicação de reves­timentos gerando camadas espessas, densas e bem aderidas, como aplicações em diâmetro interno de tubulações.

Hoje a Ogramac conta com uma variedade de polímeros de alta performance que podem re­sistir a temperaturas de 50ºC a 300ºC.

Os principais materiais aplicados pela Ogramac são: Ì Poliuretano Ecológico­PU Ì EVA Ì Poliamida 11 Ì PTFE / PFA / PFE / ETFE Ì Resinas: Epóxi, Acrílica e Silicone Ì Resinas Naturais Ì PEEK Ì PEEK + PTFE Ì Xylan Ecológico Ì Halar®

Ì Teflon®

10

Alumínio DifundidoPatenteado pela Ogramac, o alumínio difundi­

do é um dos principais revestimentos metálicos utilizados para trabalhos em alta temperatura como camada de proteção ao desgaste e cor­rosão. O processo forma camadas superficiais ligadas de FeAl, NiAl, AlSi, dependendo do me­tal de substrato. A proteção das camadas decor­re da formação de filmes protetores de AL²O³. Os diferentes compostos apresentam diferen­tes durezas podendo chegar até 60HRc. Essa camada funciona como barreira para difusão de elementos como hidrogênio e já é uma solução aplicada em refinarias.

A difusão de metais é um processo onde é aplicada uma camada de revestimento que pode ser difundida em um substrato. Assim podemos melhorar a densidade, ductilidade, resistência à oxidação e à corrosão do substra­to revestido e também a resistência mecânica do revestimento.

DIFUSÃO DE METAIS

Page 7: Criando soluções para a indústria. - ogramac.com.brogramac.com.br/projeto/Folder_Ogramac_2012.pdf · Conhecida por gerar soluções, ... dustrial há 30 anos, com contínuos investimen

12 13

A soldagem de ligas especiais como revesti­mentos e a recuperação de peças são especiali­dades da Ogramac.

Revestimentos resistentes ao desgaste e corrosão com materiais nobres aumentam a vida útil da peça.

Contamos com os processos TIG, MIG/MAG, Eletrodo Revestido, Cladding Overlay e Oxiace­tileno, sendo capaz de gerar soluções eficientes para os mais diversos problemas de soldagem.

Através do cladding podemos revestir tubos com diâmetros interno e externo de 1,5” a 46” por até 1,5 metros de altura.

SOLDAS ESPECIAIS

Os principais materiais soldados pela Ogramac são: Ì Aço Carbono Ì Aços ligados Ì Inox séries 300 e 400 Ì Ligas de Níquel (Inconel®, Monel® e outras) Ì Alumínio Ì Stellite Ì Ferro fundido

CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO

A alta tecnologia e capacitação do corpo téc­nico da Ogramac permite oferecer ao mercado consultoria na área de materiais, tratamentos térmicos e termoquímicos, fadiga, corrosão, desgaste, aspersão térmica e outros, seguindo a filosofia da empresa em gerar soluções.

E para continuar atendendo o cliente oferece­mos um suporte técnico e uma gama de solu­ções que vão de tratamento térmico à seleção de materiais.

Alguns exemplos de consultoria: Ì Nacionalização de produtos, equipamentos e componentes

Ì Abertura de ligas ­ análise química Ì Laudos técnicos para gerar padrões sobre processos e produtos

Ì Auxílio em projetos, nos campos de materiais e tratamentos térmicos

Ì Ensaios de Dureza, Microdureza, Raios­X, MEV e outros

Ì Desenvolvimento de novas ligas para revesti­mentos

Ì Cálculos para análise térmica

12

Page 8: Criando soluções para a indústria. - ogramac.com.brogramac.com.br/projeto/Folder_Ogramac_2012.pdf · Conhecida por gerar soluções, ... dustrial há 30 anos, com contínuos investimen

14 1514

A Ogramac conta com equipes qualificadas e equipamentos de última geração para a rea­lização de serviços externos dentro dos mais severos prazos e padrões de qualidade nas ins­talações dos clientes. Os serviços em campo (on­site) prestados resultam em minimização dos custos de transportes e do tempo de exe­cução do serviço. A Ogramac tem a capacidade de ofertar e executar em campo (on­site) todos os processos de aspersão térmica conforme necessidade do cliente, sendo on­shore e off­­shore para o setor de óleo e gás.

SERVIÇOS EM CAMPO

· LIGAS

Carbeto de Tungstênio

Carbeto de Cromo

Hasteloy

Níquel, Cromo, Boro, Silício

Óxido de Cromo

Stellite

Zircônia

Aço Inoxidável Martensítico

Aço Carbono

Alumínio

Inconel®

Monel®

· CARACTERÍSTICAS

ÌÓtima resistência à corrosão ÌExcelente resistência ao desgaste Ì69­72HRc

ÌExcelente resistência à corrosão ÌÓtima resistência ao desgaste Ì65­68HRc

ÌÓtima resistência à corrosão Ì35HRc

ÌÓtima resistência à corrosão ÌÓtima resistência ao desgaste Ì60 HRc

ÌÓtima resistência à corrosão ÌÓtima resistência ao desgaste Ì69­72HRc

ÌExcelente resistência à corrosão ÌÓtima resistência ao desgaste Ì42­52HRc

ÌBoa resistência à corrosão ÌBoa resistência ao desgaste ÌExcelente barreira térmica Ì30­40HRc

ÌBoa resistência ao desgaste Ì40­43 HRc

ÌBoa resistência ao desgaste Ì97­100HRb

ÌÓtima resistência à corrosão Ì30­75Rb

ÌExcelente resistência à corrosão, à alta temperatura, à carbonização ÌExcelente resistência ao desgaste Ì88 ­93HRb

ÌExcelente resistência mecânica, à alta temperatura, à corrosão atmos­férica, aos ácidos e à água salgada ÌExcelente resistência ao desgaste Ì100 ­ 109 HRb

· APLICAÇÃO

Barras guias, selos de bombas, roscas misturadoras e trans­portadoras, sedes e gavetas de válvulas, seguidores de cames, pás de ventiladores, moldes de injeção, bobinas de trefila

Pistões de bombas, válvulas, moldes de injeção de plástico

Tanques de armazenamento, trocadores de calor, interior de caldeiras

Trocadores de calor, roscas transportadoras, moldes de injeção de vidro, anéis de trefila

Rolos de impressão, colos de retentores

Válvulas, roscas transportadoras

Queimadores, dutos de exaus­tão (turbinas a gás)

Rolo de impressão, colos de rolamentos, eixos buchas, tanques de armazenamento, bobinas de trefila

Rolo de impressão, colos de rolamentos, eixos, buchas

Estruturas metálicas, tanques de armazenamento, tubos raiser

Válvulas, turbinas a gás, com­ponentes de vasos de pressão, tubos, flanges, peças de pro­cessamento de gás natural com contaminantes (H2S e CO2)

Sistemas de tubulações,flanges, válvulas, sedes e gavetas de válvulas

Page 9: Criando soluções para a indústria. - ogramac.com.brogramac.com.br/projeto/Folder_Ogramac_2012.pdf · Conhecida por gerar soluções, ... dustrial há 30 anos, com contínuos investimen

Rodovia SP 107 • km 23,5 • s/nº CEP 13830-000 • Caixa Postal 68

Fazenda Ressaca Santo Antonio de Posse • SP

fone 55 (19) 3896.9300 fax 55 (19) 3896.2626

www.ogramac.com.br