criança com febre

3
--sdÊtid' ---.''e , *ã-' ,d ,{$ &., -r r!Ë- ls ì ü r kF* k t 1! w

Upload: farmacia-santa-marinha

Post on 24-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Como reagir.

TRANSCRIPT

Page 1: Criança com febre

--sdÊtid'

---.''e

, *ã-'

,d ,{$

&.,-rr!Ë-

lsìür

kF*

kt 1! w

Page 2: Criança com febre

A FEBRE E UM SINAL

DE ALÊRTA MUITO

FREQUENTE

NAS CRIANÇAS.

IMPORTA OS PAIS

SABEREM LIDAR

DE FORMA ADEQUADA

COM ESTE SINTOMA

lÃo cotrztuHl.

Axilar

a partirde 37,5 oC

o por Lr l

de 37,2 "C

ïímpanoo por ul

de 38,0 oC

Oral

uM stNToMA, NÃO UMA DOENçAO corpo humano possui um "regulador" interno da tempera-tura localizado numa região do cérebro chamado hipotála-mo, que mantém o corpo a cerca de 37oC. Em determina-das situaçÕes como infecçÕes, outras doenças ou adminis-tração de vacinas, o hipotálamo deixa de regular a tempera-tura do corpo surgindo febre.

A Íebre é um sinal de alarme que obrlga os pais a vigiar acriança e a procurar auxílio médico quando necessário.

SERA FEBRE?Para saber se a criança tem febre não basta pôr a mãona testa. lmpoda saber qual o valor da temperatura.Para isso existem os seguintes termómetros:

Tradicionais - rigorosos mas lentos, estão a cair em des-uso por serem de vidro e conterem mercúrio; antes decada medição é necessário confirmar que marcam a tem-peratura corporal normal (36,5o-37oC)

Digitais - são rápidos, rigorosos e fáceis de ler.

Infravermelhos - medem, em segundos, a temperaturano ouvido ou na zona da têmpora; é importante seguir a téc-nica para obter o valor correcto de temperatura.

Descadáveis - aplicam-se no corpo (testa ou axila) e ovalor de febre é indicado por alteração de cor; deitam-sefora ao fim de algumas aplicações ou horas de utilização.

Deve-se sempre seguir as indicaçÕes fornecidas por cadafabricante, e mantê-los l impos para não originar erros deleitura.

Os termómetros podem ser utilizados de diferentes formas:

Medição rectal - coloca-se a criança de barriga parabaixo no colo ou numa mesa, lubrifica-se a extremidade dotermómetro e insere-se no ânus, no máximo 2,5 cm, man-tendo-o seguro entre os dedos da mão. E a técnica maisadequada para bebés até aos 3 meses.

Medição oral - coloca-se a ponta do termómetro debaixoda lÍngua e pede-se à criança que feche a boca. E impor-tante que a criança permaneÇa relaxada, sem falar e sejacapaz de respirar pelo nariz,

Medição axilar - o termómetro coloÇa-se na axila, deven-do tocar a pele e não o vestuário.

Medição auricular - aplica-se a capa protectora no ter-mometro e insere-se no ouvido da criança na direcção dotrmpano.

Medição na testa ou têmpora - a temperatura é determi-nada a oartir do calor emitido na zona da testa onde selocaliza a artéria temooral.

Testaou têmpora

D ^^r l ì r

de 38,0 oC

Page 3: Criança com febre

E AGORA?Se o comportamento e o nivel de actividade da crìança semantém, com interesse pelas brincadeiras. está alerta ereactiva, come e bebe normalmente, e a pele apresenta-secom coloração normal, permaneça atento e vigilante.

Se tìver indicação médica para tomar antipiréticos (diminuema Íebre) cumpra o plano de tratamento até ao Íim. As dosessão em Íunção do peso e devem ser medidas com rigor; oshorários e os intervalos entre as tomas devem ser cumpridos.A aspirina ou seus derivados (salicilatos) não devem ser usa-dos em crianças até aos I 2 anos, pelas reacçÒes graves que^ ^ ^ ^ " . F

f J U U V t | | U O U ò O | .

E importante que a criança beba bastantes líquidos, useroupa leve e repouse num ambiente com temperaturaamena. Um banho com água à temperatura l igeiramenteinferior à do corpo também ajuda a baixar a febre, A águafria e fricções com álcool não devem ser usadas pelo cho-que de temperatura que podem provocar e por dif icultarema eliminação de calor pelo corpo,

LEVAR AO MÉDICO?Há s i tuações que requerem uma intervenção médicaimediata, pois a febre pode esconder um problema desaúde gÍave. É o que deve fazer se:

. A temperatura ultrapassar os 38oC

- For um bebé com menos de 3 meses

' Ao Íim de 3 dias, a febre não baixar ou até subir

' For acompanhada de um ou vários dos seguintes sinto-mas: sonolôncta, Íraqueza, náuseas, vómitos, diarreia, dif i-culdade em engolir ou Íalta de apetite, dor de ouvidos,rigidez no pescoço, irritabil idade ou apatia. dif iculdadesrespiratórias, palidez. manchas ou borbulhas na pele,dores nas adiculaçÕes

A subida muito rápida da temperatura pode dar origem aconvulsões, sobretudo entre os seis meses e os cinco anos:o corpo da criança treme com movimentos abruptos quepodem envolver todo o corpo ou apenas um dos lados.

Para evitar que se magoe, deite-a numa superfície plana, delado, com uma almoÍada debaixo da cabeça, e retire deperto todos os objectos. Não se devem colocar objectos naboca, nem dar de beber ou comer: a criança corre o riscode suÍocar.

Nestas situações há que levar a criança para avaliaçàomédica de modo a identif icar outras causas além da febre.