cotovelo. (1)

9
LEONARDO ALVES REZENDE MONIZE ARAUJO COSTA NAYARA KARYTA SALUSTIANO RAQUEL LOPES DE SOUZA COTOVELO

Upload: leonardo-bouvier

Post on 24-Jul-2015

393 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cotovelo. (1)

LEONARDO ALVES REZENDE

MONIZE ARAUJO COSTA

NAYARA KARYTA SALUSTIANO

RAQUEL LOPES DE SOUZA

COTOVELO

Page 2: Cotovelo. (1)

Introdução• O cotovelo e composto por três articulações, úmero-

ulnar (gínglimo), articulação umero-radial e a articulação rádio-ulnar proximal.

Estabilidade depende da ulna.

Page 3: Cotovelo. (1)

Epicondilite Lateral “cotovelo de tenista”

• A Epicondilite Lateral do Cotovelo é a causa mais comum de dor no cotovelo observada nos consultórios. Também conhecida como “cotovelo do tenista”.

• A patologia é uma síndrome dolorosa localizada na região do epicôndilo lateral, parte óssea mais proeminente no aspecto lateral do cotovelo, sendo sítio de origem dos músculos supinador do antebraço, extensores do punho e dos dedos.

Page 4: Cotovelo. (1)
Page 5: Cotovelo. (1)

Etiologia dos Sintomas

• A causa mais comum de epicondilite é o uso repetido ou a distensão excêntrica dos músculos do punho ou do antebraço.

• O resultado é a ocorrência de microlesões e lacerações parciais, em geral perto da junção musculotendínea quando a distensão supera a força dos tecidos e a demanda excede o processo de reparo, com irritação contínua desenvolve-se inflamação crônica.

Page 6: Cotovelo. (1)

Caso Clínico

• Paciente R.F 26 anos, sexo masculino, jogador profissional de tênis, apresentando dor na região lateral do cotovelo direito há 1 mês, paciente refere dor durante a prática esportiva e perda de força de preensão limitada pela dor, diagnosticando epicondilite aguda.

Page 7: Cotovelo. (1)

Exame Físico

• Testes: Teste de Mill e teste de Cozen

• Teste de Mill:a mão do paciente é mantida fechada, o cotovelo e o punho em extensão, o paciente tem que resistir a uma força de flexão contra seu punho, exercida pelo seu examinador. E o teste de Cozen, onde o paciente mantém o cotovelo no ângulo de 90° com o antebraço em pronação, é solicitado que o paciente faça extensão de punho contra uma resistência que o próprio examinador aplica.

Page 8: Cotovelo. (1)

Teste de Cozen

Teste de Mill

Page 9: Cotovelo. (1)

Exames Subsidiários

CORTE CORONAL PA. Espessamento da porção proximal posterior do tendão comum dos extensores, com heterogeneidade de sinal intra-substancial (seta branca)

CORTE TRANSVERSAL Edema e pequena quantidade de líquido intra-muscular na porção proximal do extensor dos dedos (seta branca).