correio do estado - sÁbado e domingo, 22 e 23 de ......prefeito de li-nhares, gueri-no zanon, e o...

12
CMYK Casais saudáveis também podem apresentar problemas de infertilidade LINHARES-ES | SÁBADO E DOMINGO, 22 E 23 DE JUNHO DE 2019 | ANO XV | EDIÇÃO Nº3.614: 12 PÁGINAS - WWW.CORREIODOESTADOONLINE.COM.BR R$ 1,00 No mês de conscientização sobre o problema, médico de Linhares cita os fatores que impedem a gravidez. (pág. 07) Segundo estudos, 98% dos casais férteis terão uma gravidez depois de um ano de tentativas DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO Cantor Paulo Eduardo vai agitar a 9ª Italia Unita de Guaraná 11 População de Sooretama passa a contar com os serviços do Procon 03 Psicóloga Lorena Bassi Capucho é a nova colunista do jornal CE 09 Show será realizado no segundo dia da festa (6 de julho), logo após a tradicional Carretela

Upload: others

Post on 22-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • CMYK

    Casais saudáveis também podem apresentar problemas de infertilidade

    LINHARES-ES | SÁBADO E DOMINGO, 22 E 23 DE JUNHO DE 2019 | ANO XV | EDIÇÃO Nº3.614: 12 PÁGINAS - WWW.CORREIODOESTADOONLINE.COM.BR

    R$ 1

    ,00

    No mês de conscientização sobre o problema, médico de Linhares cita os fatores que impedem a gravidez. (pág. 07)

    Segundo estudos, 98% dos casais férteis terão uma gravidez depois de um ano de tentativas

    DIVULGAÇÃO

    DIVULGAÇÃO

    Cantor Paulo Eduardo vai agitar a 9ª Italia Unita de Guaraná 11

    População de Sooretama passa a contar com os serviços do Procon 03Psicóloga Lorena Bassi Capucho é a nova colunista do jornal CE 09

    Show será realizado no segundo dia da festa (6 de julho), logo após a tradicional Carretela

  • 2 Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    Fundado em 25/janeiro/2005

    Diretor: Itagildo Marques

    [email protected]/[email protected]/[email protected]ção, administração e gráfica: Avenida Cachoeiro de Itapemirim, 2161, CEP 29.901-617, bairro Shell - Linhares - ES

    (27) 3371-3743 / 99984-0041

    Conselho Editorial:Itagildo MarquesVanessa Bergamaschi

    Jornalistas:Caroline PereiraÍvna Ferreira

    Gerente Comercial:Vanessa Bergamaschi

    Diagramação/Finalização:Márlinton dos S. de Oliveira

    Impressão Off-SetCarlos César Socorro Soeiro

    Periodicidade:Diário

    Uma publicação de:Editora e Gráfica Notícias CE Correio do Estado EPP CNPJ: 13. 085.524/0001-74

    A Quatro MãosNovas viaturasO Governo do Estado vai realizar a entrega de 50 viaturas caracterizadas para atender unidades da Polícia Civil na Grande Vitória e no interior do Estado. Os veículos são do modelo Toyota Hilux, 4x4 turbo, diesel, com co-fre para transporte de pre-sos. A solenidade aconte-ce nesta segunda-feira (24), a partir das 9 horas, na Chefatura de Polícia, em Vitória.

    ConvocaçãoTodos os servidores

    da Prefeitura de Rio Ba-nanal estão convocados para eleição dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A votação secre-ta acontece no dia 12 de julho, das 7h30 às 18 ho-ras, no Centro Desenvol-vimento Rural, Garagem Municipal e Prédio da AMA.

    CooperaçãoA Corregedoria Ge-

    ral da Justiça (CGJ-ES) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defe-sa Social (Sesp) assinaram um acordo de cooperação técnica para a troca de informações e auxílio em investigações. A parce-

    ria é válida por 24 meses e permitirá a promoção de ações integradas com a Corregedoria e treina-mentos para os magistra-dos, no quesito investiga-tivo.

    Contenção dedespesas

    Para dar continuidade às medidas de contenção de despesas e otimização

    de gastos, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales) criou uma comissão temporária para reavaliar as honrarias e comendas existentes na Casa. O co-legiado, funcionará por 30 dias (contados a partir do dia 19 deste mês).

    Contra reediçãoda MP 870

    A Rede Sustentabili-

    dade entrou na quarta-fei-ra (19), no Supremo Tri-bunal Federal (STF), com Ação Direta de Inconsti-tucionalidade (ADI) para pedir a anulação da reedi-ção da Medida Provisória n° 870 por Jair Bolsonaro, na parte em que transfere a demarcação das terras indígenas do Ministério da Justiça (MJ) para o Mi-nistério de Agricultura,

    JADER JUNIOR/PML

    Repórter de Plantão

    Gostou Não Gostou

    De saber que as obras do novo Aeroporto de Linhares superam 50% de execução. Informa-ção consta no relatório da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da In-fraestrutura. A segunda etapa, que prevê a exe-cução do Terminal de Passageiros, terá início em 2020.

    De saber que a estimativa de Produto Inter-no Bruno (PIB) do Es-pírito Santo registrou -0,1% no indicador, no 1º trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. A Indústria Geral registrou que-da de -8,5%, conforme dados do Instituto Jo-nes dos Santos Neves (IJSN).

    O vice-prefeito de Linhares, Paulo Joaquim do Nascimento, destacou a importância do Plano Municipal de Arborização, durante a audiência pública que debateu o tema, na terça-feira (18). “Linhares é uma cidade bonita, plana e merece ter uma arborização bem planejada e estruturada. Certamente, em breve, o plano será executado e gerenciado com muita competência por nossa secretaria de meio ambiente”, frisou.

    Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em maio, anali-sando a MP 870, o Con-gresso Nacional decidiu pela demarcação no Mi-nistério da Justiça.

    Mandado deSegurança

    Os senadores Randol-fe Rodrigues e Fabiano Contarato, juntamente com a deputada federal Joênia Wapichana, pro-tocolaram também um Mandado de Segurança no STF para proibir a ree-dição do texto da Medida Provisória, uma vez que tiveram desrespeitados seus direitos como par-lamentares ao devido processo legislativo cons-titucional. “O Congresso Nacional já apreciou e re-jeitou, este ano, a demar-cação de terras indígenas sob o comando do Minis-tério da Agricultura. O Art. 62, parágrafo 10, da nossa Constituição Fe-deral veda a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada.”, afirmou o senador Fabia-no Contarato.

    Contra revista deadvogados

    O Colégio de Presi-dentes das Seccionais da

    Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reali-zado em Brasília, na ter-ça-feira (18), solicitou ao Conselho Federal da OAB o imediato ingresso no Supremo Tribunal Fe-deral (STF) com uma ação contra a revista de advo-gados em fóruns de justi-ça. Para os presidentes do sistema OAB, a advoca-cia vem sendo tratada de forma discriminatória em todo o país, sendo neces-sário acionar o Supremo contra a irregularidade.

    Discriminação“É absolutamente

    inaceitável que o fórum crie discriminação entre aqueles que fazem par-te da família forense. O advogado é indispensá-vel ao funcionamento da justiça, mas é fato que em boa parte dos fóruns no Brasil, onde até há ne-cessidade de segurança, juízes, promotores e ser-vidores não passam pela revista que é exigida no caso dos advogados. Ou a revista serve para todos ou ela não se aplica para aqueles que fazem parte do sistema de justiça no País. É uma questão de isonomia”, afirmou o pre-sidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

  • 3Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    População de Sooretama passa a contar com os serviços do Procon

    Há pouco mais de 30 dias, a população de Sooretama passou a contar com os serviços do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Pro-con-ES), que antes eram oferecidos pela agência de Linhares. Os processos admi-nistrativos abertos no órgão, em decorrên-cia de reclamações de consumidores – que ocorre de forma gra-tuita à população – são seguidos de audiên-cias de conciliação en-tre fornecedores e con-

    O prefeito de Li-nhares, Gueri-no Zanon, e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e La-zer, Ivan Salvador Fi-lho, entregam as obras de reforma do Estádio Gilmar Barbosa Bor-ges, em Povoação, na manhã deste sábado (22). Para batizar o novo gramado, será disputada a quarta ro-dada do Campeonato das Escolinhas da Pre-feitura com a garotada do Sub 11/13/15. Os jo-gos têm início um pou-co antes da solenidade, às 8h.

    O novo estádio re-cebeu obras no alam-brado, arquibancada, nas estruturas hidráu-lica e elétrica, além de pintura. O gramado também foi todo recu-perado. Desde 2017, a Prefeitura de Linhares

    sumidores a fim de evitar que a demanda chegue ao judiciário.

    No município, as audiências de conci-liação acontecem em Linhares, pois existe uma parceria estabele-cida entre os Procons das duas cidades. “No entanto, o fato de abrir o processo no âmbito do Procon não impede o consumidor de bus-car também o poder judiciário. Caso não seja possível a con-ciliação com a inter-venção do Procon, o processo administrati-vo poderá resultar na

    reforma e revitaliza os equipamentos públi-cos para a promoção do esporte, lazer e da qualidade de vida da população. Já foram entregues as reformas dos estádios dos bair-ros Aviso, Interlagos, Santa Cruz, São José e do balneário de Pontal do Ipiranga.

    “Além de beneficiar toda comunidade es-portiva, as obras serão fundamentais para a convivência das famí-lias da região. Que-remos contar com a colaboração dos mo-radores para que nos ajude a zelar e manter sempre preservado o espaço que é de to-dos”, diz o prefeito de Linhares, Guerino Za-non.

    O presidente da As-sociação de Moradores de Povoação, Jocenil-

    CIDADES

    O atendimento no Procon de Sooretama acontece no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC).

    Jogos da quarta rodada do Campeonato das Escolinhas da Prefeitura marcam a inauguração do empreendimento

    Prefeito de Linhares entrega reforma do estádio de Povoação neste sábado (22)

    Abner de Souza (E) e Higor de Barros estão à frente dos trabalhos no Procon Sooretama.

    O novo estádio recebeu obras no alambrado, arquibancada, nas estruturas hidráulica e elétrica, além de pintura. O gramado também foi todo recuperado.

    DIVULGAÇÃO/ PMS

    DIVULGAÇÃO/PML

    aplicação de sanções, sendo a multa a mais comum delas”, disse o diretor Abner de Sou-za.

    O atendimento no Procon de Sooretama acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sala 5 do Centro Integrado de Atendimento ao Ci-dadão (CIAC). O te-lefone de contato é o (27) 3273 1282 Ramal 258. Os consumido-res serão atendidos pelo diretor Abner de Souza e contarão com o apoio jurídico de Higor de Barros.

    son Cirilo Mendonça, destaca a importância do estádio reformado para a comunidade. “Depois de muitos anos estamos sendo contemplados com a reforma do nosso es-tádio. Agora, podemos contar com um espa-ço que irá promover o esporte e o lazer dos atletas e moradores da região, além de fo-mentar o turismo no balneário. Só tenho a agradecer a Prefeitura por nos atender com a obra e por tudo que vem sendo feito pela nossa vila”, declara.

    Confira a tabela dos jogos:

    08h - Sub 11 Golfi-nho x Rio Quartel

    09h - Sub 13 Golfi-nho x Rio Quartel

    10h - Sub 15 Golfi-nho x Rio Quartel

  • 4 Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    O Banco de De-senvolvimento do Espírito San-to (Bandes) está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa contratar estagiá-rios de nível superior para instituição. As va-gas são para estudantes dos cursos de Adminis-tração, Ciências Con-tábeis, Direito, Econo-mia, Estatística, Análise de Sistemas, Sistema de Informação, Ciência da Computação ou Enge-nharia da Computação, Jornalismo e Publicida-de e Propaganda.

    As inscrições vão

    até o dia 28 de junho, às 23h59. O processo sele-tivo é conduzido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES). A duração da bolsa-estágio é de 18 meses, com remune-ração de R$ 1.337,50, auxílio-transporte de R$ 150,00, com carga horária de cinco horas diárias. O processo se-letivo vai preencher ca-dastro de reserva, que será acionado de acor-do com a necessidade do Bandes.

    O processo seletivo é composto por três etapas. A primeira é uma prova online de

    Vagas são para estudantes de diversos cursos superiores. Remuneração é de R$ 1.337,50

    Inscrições para estágio no Bandes estão abertas até 28 de junho

    OPORTUNIDADES

    Processo seletivo vai preencher cadastro de reserva, que será acionado de acordo com a necessidade do Bandes

    DIVULGAÇÃO

    português, conheci-mentos gerais e infor-mática, que será rea-lizada no período de 4 a 8 julho. A segunda etapa é composta por dinâmica em grupo no período de 12 a 19 de julho. E a terceira será inspeção médica e será realizada quando o candidato for selecio-nado. A lista de apro-vados será divulgada no dia 24 de julho.

    É importante que o candidato acesse o edi-tal completo do proces-so seletivo disponível no site do IEL: sne.iel.org.br/es

    Oportunidades são para vários cargos e níveis de escolaridade, com salários de até R$ 2.423,66

    Últimos dias de inscrições para o concurso do Saae de Linhares Termina na próxi-ma terça-feira (25) o prazo de inscri-ções para o concurso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares. Ao todo, 62 vagas estão disponíveis para contratação ime-diata e incluem funções de níveis fundamental, médio e técnico.

    As inscrições devem ser feitas no site www.idcap.org.br . A taxa de inscrição varia de R$ 35 e R$ 45.

    O processo seletivo é eliminatório e classifica-tório, com provas obje-tivas e práticas, além de teste de aptidão física, dependendo do cargo. Os salários variam entre R$ 1.265,16 e R$ 2.423,66, com carga horária de 40 horas semanais, mais vale alimentação no va-

    lor de R$ 768.

    Cargos As vagas são para

    Agente de Serviços Gerais, Agente de Ma-nutenção, Leiturista, Operador de ETAE, Operador de Máquinas, Oficial Administrativo, Técnico em Contabili-dade, Técnico em Quí-mica, Técnico em Ma-nutenção (Mecânica), Técnico em Manutenção (Eletrotécnica), Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Tecnologia da Informação e Comu-nicação.

    Os operadores de Estação de Tratamen-to de Água e Esgoto (ETAE), além da sede do Município, trabalharão nas regiões de Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação, Desengano,

    Saae: profissionais selecionados atuarão na sede e no interior de Linhares

    DIVULGAÇÃO/PML

    Bagueira, São Rafael, Ja-pira, Chapadão das Pal-minhas, Guaxe, Pontal do Ouro e Baixo Quar-tel.

    Sobre as provasAs provas objetivas

    serão aplicadas no dia 14 de julho nos turnos matutino e vespertino; as provas práticas (ope-rador de máquinas) no dia 28 de julho, e o teste de aptidão física (para operador de máquinas, leiturista e operador de ETAE) no dia 11 de agosto.

    Todos os candida-tos serão submetidos a provas objetivas, com-postas por 10 questões de Língua Portuguesa, cinco de Matemática, cinco de Conhecimentos Gerais e 10 de Conheci-mentos Específicos para

    os candidatos de nível fundamental.

    Os candidatos dos níveis médio e técni-co serão submetidos a provas objetivas com-

    postas por 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 10 de Conhecimentos Gerais e 10 de Conhecimentos Específicos. Somente os

    inscritos para os cargos de operador de máqui-nas, leiturista e opera-dor de Etae farão tam-bém teste de aptidão física (TAF).

  • 5Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    ESTADO

    Objetivo é promover capacitação e estimular os ambientes de negócios

    Estado lança programas de apoio para mais de 16 mil empreendedores

    Com o objetivo de capacitar, estimular e am-pliar os ambientes de negócios dos empreen-dedores capixabas, o Governo do Estado lançou, na última quar-ta-feira (19), os progra-mas “Capacitar para Empreender” e “Inova Mercado”, por meio da Agência de Desenvol-vimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

    As iniciativas visam a qualificação de 16.305 empreendedores capi-xabas. Os programas destinam-se a quem deseja empreender e aos empreendedores já cadastrados como Mi-croempreendedor In-dividual (MEI), micro e pequenas empresas, ou que atuam por segmen-tos como a economia solidária, artesanato e agricultura familiar. A solenidade de lança-mento dos programas aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória.

    O governador Re-nato Casagrande destacou a represen-tatividade dos em-preendedores na eco-nomia capixaba. “Esse é o segmento que mais gera emprego e está mais capilarizado no Espírito Santo. Está presente nos peque-nos municípios, que se sustentam gerando oportunidade através desses pequenos em-preendimentos. Então apoiar, treinar, quali-ficar e financiar esse pessoal é o passo para gerar mais emprego”, afirmou.

    Casagrande lem-brou a necessidade da geração de oportuni-dades para os segmen-tos mais vulneráveis da sociedade: “Nosso foco é gerar oportunidades para aquelas pessoas que se organizam nas suas comunidades em grupos de artesãos e artesãs, dentro da eco-nomia solidária, pes-

    soas que são pequenos comerciantes, tem pe-quenas empresas e in-dústrias, pessoas que querem começar um negócio, querem come-çar a empreender, que perderam o emprego e querem uma oportuni-dade”, completou.

    O diretor geral da Aderes, Alberto Gavi-ni, explicou que a mis-são da autarquia é criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos micro e pequenos negócios, além do em-preendedorismo social. “Neste evento quere-mos mostrar quais são as ações que estamos executando para que isso, de fato, aconteça. Estamos buscando par-cerias com as prefei-turas, instituições pú-blicas e privadas, para dar cada vez mais visi-bilidade aos empreen-dedores capixabas, ga-rantindo a geração de trabalho e renda a este

    Para o governador, o lançamento dos programas também significa o resgate da Aderes, cujas atividades haviam sido paralisadas nos últimos anos.

    Saiba mais sobre os programas

    HÉLIO FILHO/SECOM-ES

    público”, disse.Para o governador,

    o lançamento dos pro-gramas também signifi-ca o resgate da Aderes, cujas atividades ha-viam sido paralisadas nos últimos anos. “A Aderes é a nossa pon-te de comunicação com esses segmentos, como catadores de materiais recicláveis, economia solidária, pequenas mi-croempresas, bancos comunitários. A gente precisava refazer essa ponte e foi o que fize-mos neste momento”, exaltou Casagrande.

    Seminários regionaisTambém integra o

    planejamento estraté-gico da Aderes a rea-lização de seminários regionais para atuali-zação das legislações que tratam dos peque-nos negócios. Os semi-nários terão início no mês de julho, e serão realizados nas 10 mi-

    - Programa “Capa-citar para Empreen-der”: é destinado aos empreendedores que queiram se qualificar para obter sucesso na gestão dos seus negó-cios, além de ampliar a geração de trabalho e renda. Somente por meio deste programa, 13.560 empreendedo-res serão beneficiados com cursos de quali-ficação. O programa engloba inicialmente quatro projetos es-pecíficos que serão executados ao lon-go deste ano: D’Elas, MEI Legal, Aderes na Estrada e Qualificar para Inovar.

    - Programa “Inova

    Mercado”: englobará 15 projetos ao longo de sua execução nos próximos quatro anos. O objetivo é inovar, fomentar e ampliar o mercado consumidor das micro e pequenas empresas, da econo-mia solidária, do ar-tesanato e da agricul-tura familiar, a partir da criação de novos espaços de comercia-lização, agregação de valor aos produtos, uso de tecnologias e mídias sociais, vi-sando a divulgação e comercialização dos produtos e serviços.

    Nesta etapa de lan-çamento, o programa “Inova Mercado” con-

    tará com sete projetos que serão desenvolvi-dos em 2019: Cidades do Futuro; Agro Le-gal; Ações Integradas Ecosol; Conecta Ifes; Comunidade Criati-va; Vender para Cres-cer e Novos Espaços de Comercialização. A expectativa é de que 2000 empreendedores capixabas sejam bene-ficiados diretamente pelas ações do pro-grama, principalmen-te na comercialização.

    Os projetos serão executados em mu-nicípios do interior do Estado e da Gran-de Vitória, definidos em cronograma pela Aderes.

    crorregiões do Espíri-to Santo. Passarão por atualizações a lei Geral das Micro e Pequenas

    Empresas e a Lei de Economia Solidária. Além disso, será for-mulada a lei Estadual

    do Artesanato, e as ações estratégicas do Programa Agro Legal serão revisadas.

  • 6 Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    SAÚDE

    De fevereiro de 2013 a janeiro de 2019 foram registradas cerca de 7 mil urgências no Estado, com pacientes em estado grave.

    Festas juninas aumentam os riscos de acidentes com queimaduras

    As queimadu-ras são lesões causadas por agentes térmicos, quí-micos ou elétricos, que muitas vezes ocorrem por falta de atenção ou orientações adequadas. Nos meses de junho e julho, período em que acontecem as fes-tas juninas, aumentam os riscos de acidentes com queimaduras em crianças e adultos por causa das fogueiras e da soltura de fogos de artifícios.

    No Espírito Santo, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Estadual Infantil Nossa Senho-ra da Glória (HINSG), em Vitória, é referên-cia no tratamento de crianças queimadas. O local conta com dois cirurgiões plásticos, um anestesista, fisiote-rapeutas e uma equipe de enfermagem, que estão à disposição para atender a população.

    Em 2018, o HINSG registrou 151 crianças internadas por quei-maduras. De janeiro a maio deste ano foram 31 internações pelo mesmo motivo. Se-gundo a coordenadora do Serviço de Cirurgia Plástica do HINSG, Ro-salie Torrelio, as maio-res causas de queima-duras em crianças são líquidos quentes como óleo, água e comida. Mas também há casos de queimaduras com líquidos voláteis como álcool, diesel, gasoli-na e thinner, além de choques elétricos moti-vados por brincadeiras como soltar pipa, uso de ferro elétrico e fios desencapados em casa.

    Ela ressalta que os pais precisam estar sempre atentos aos pe-quenos, e que algumas medidas podem ser adotadas para evitar acidentes. “É ideal ter

    um portão que evite a entrada da criança na cozinha, evitar o uso de toalhas grandes na mesa para não permi-tir que a criança puxe o café ou algo quente que esteja no local, e as tomadas precisam ter proteção. São ações simples, mas que fa-zem toda diferença”, disse.

    De acordo com o enfermeiro efetivo do CTQ, Vander Ubiratam Glória Veloso, o hospi-tal tem uma modalida-de que permite que os pacientes de queima-duras leves, façam um curativo sem anestesia no dia seguinte ao aci-dente. “Para que esse procedimento seja pos-sível, a lesão necessita ser pequena. Caso não seja viável, a criança ferida é internada no CTQ, realizando o tra-tamento, diariamente, com anestesia”, expli-

    A demora no atendimento médico especializado e o uso de produtos não adequados por conta própria são fatores que podem causar infecção na queimadura.

    REPRODUÇÃO/INTERNET

    cou.Veloso destacou

    ainda, que a maioria dos acidentes ocorre dentro de casa, em mo-mentos de distração dos responsáveis, sen-do que as principais vítimas são crianças entre 1 e 5 anos de ida-de. O enfermeiro aler-ta sobre a importância de continuar o trata-mento em casa após o paciente receber alta do hospital. “É funda-mental para diminuir as chances de cicatrizes na pele e realizar toda orientação médica nes-se momento delicado”, afirmou.

    Atualmente, a por-ta de entrada para as crianças com algum tipo de queimadura é o pronto-socorro Drª Mi-lena Gottardi, localiza-do no Hospital Infantil de Vitória, em Bento Ferreira. Entretanto, se o paciente for do in-

    terior, deve procurar algum hospital de ur-gência e emergência da região, onde será ava-liado e transferido.

    Rosalie Torrelio orienta que, em caso de queimadura, o respon-sável pela criança deve lavar a ferida com água corrente e depois tam-par com pano limpo e seco. Após esse pro-cedimento, o paciente deve ser encaminhado ao hospital.

    Número de acidentes que provocam

    queimaduras aindaé alto

    Ainda é grande o número de pessoas que procura atendimento médico por causa de acidentes que provo-cam queimaduras. Em janeiro desse ano, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Ne-

    ves, na Serra, realizou 740 atendimentos, en-tre consultas, procedi-mentos ambulatoriais e cirurgias, uma média de 24 pessoas por dia.

    Ao longo desses seis anos de funcionamento do setor, os números chamam atenção. De fevereiro de 2013 – data da abertura do CTQ do Hospital Dr. Jayme – a janeiro de 2019 foram quase 37 mil atendi-mentos. Desses, cerca de 7 mil foram urgên-cias, com pacientes em estado grave.

    “O perfil dos pa-cientes internados no CTQ é de mulheres e homens, em quantida-des muito parecidas, na faixa etária de 31 a 60 anos, sendo a principal causa os atendimentos a mulheres vítimas de acidentes domésticos e, no caso dos homens, acidentes de trabalho”, destacou o diretor téc-

    nico do Hospital Dr. Jayme, Eric Teixeira Gaigher.

    A demora no aten-dimento médico es-pecializado e o uso de produtos não adequa-dos por conta própria são fatores que podem causar infecção e preju-dicar futuras cirurgias necessárias para a re-cuperação do paciente, segundo a equipe mé-dica.

    Além de provocar cicatrizes permanen-tes, ou seja, marcas pelo corpo que afetam esteticamente a vítima, as queimaduras podem causar também a perda de mobilidade da parte afetada, ocasionando a necessidade de realiza-ção de cirurgias com-plexas para reparação. “O tratamento ade-quado pode até evitar que uma cirurgia seja necessária”, reforçou Fabrício Regiani.

  • 7Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    SAÚDE

    No mês de conscientização sobre o problema, médico de Linhares cita os fatores que impedem a gravidez.

    Casais saudáveis também podem apresentar problemas de infertilidade

    A infertilidade é um assunto que intriga e deixa muitos casais ansio-sos. Afinal, muitos têm o sonho ter um filho frustrado pelas inú-meras tentativas sem sucesso. A medicina considera casos de in-fertilidade quando a mulher não engravida de forma natural após um ano de tentativas.

    Segundo estudos sobre o assunto, 98% dos casais férteis terão uma gravidez depois de um ano de tentati-vas, por isso após esse período recomenda-se que o casal procure tratamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% da popu-lação enfrenta a infer-tilidade.

    Entre os fatores de risco para a infertilida-de, destaca-se a idade da mulher. “As taxas de fertilidade da mu-lher com mais de 35

    anos tende a diminuir. Por isso, mulheres com mais de 35 anos, ou aqueles casais que já possuem alguma cau-sa de infertilidade de-vem começar as inves-tigações mais cedo”, alerta o ginecologista, especialista em repro-dução humana, Érico Lawrence.

    A idade do homem também interfere. Quanto mais velho, maior a possibilidade de alteração na quan-tidade e produção de espermatozoides.

    Dentre as diversas causas que podem le-var o casal ao diagnós-tico de infertilidade, o médico destaca:

    - Alterações no es-permograma do par-ceiro

    - Baixa reserva ova-riana na mulher

    - Anovulação- Obstrução das

    trompas- Alterações hormo-

    nais

    Segundo estudos, 98% dos casais férteis terão uma gravidez depois de um ano de tentativas

    Érico Lawrence é ginecologista e especialista em reprodução humana

    DIVULGAÇÃO

    REPRODUÇÃO/INTERNET

    - Endometriose- Pólipos endome-

    triais e leiomiomasO tratamento ade-

    quado para o casal será possível depois

    desse diagnóstico, as-sim o médico indicará o protocolo que se ade-que à complexidade de cada caso.

    Tratamento parainfertilidade

    “O tratamento de-pende do fator de in-fertilidade do casal. Existem técnicas de

    baixa e alta complexi-dade. Das técnicas de baixa complexidade temos o coito progra-mado e a insemina-ção artificial, que são procedimentos onde o “encontro” do esper-matozoide com o óvu-lo acontecerá dentro do útero. As técnicas de alta complexidade são a fertilização (FIV) e a ICSI (Intracitoplas-maticSpermInjection), onde esse mesmo “en-contro” acontecerá fora do útero em um laboratório especiali-zado”, explica o Dr. Érico Lawrence.

    Prevenção econgelamento de

    óvulosEm função da ida-

    de, mulheres que pre-tendem ter filhos de-pois dos 35 anos têm buscado técnicas para conservação dos óvu-los. A técnica já está acessível a mulheres e casais de Linhares que planejam ter filhos mais tarde. O médico explica que o ideal é fazer coleta dos óvulos até os 35 anos.

  • 8 Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    “Da Itália nós par-timos. Partimos com a nossa honra. Trinta e seis dias de navio a vapor. E na Amé-rica chegamos”. A música “Merica, Merica” do fol-clore italiano, retrata bem os percalços pelos quais os imigrantes europeus en-frentaram para chegar ao Brasil, no ano de 1874.

    Vindos no navio “La So-fia”, os primeiros imigran-tes – alguns com passapor-te italiano e originários do Vêneto, e outra parte com passaporte austríaco e ori-ginária do Trentino, que fazia parte do império aus-tro-húngaro – chegaram ao Espírito Santo.

    Em 26 de junho de 1875 houve distribuição dos lo-tes de terra do que viria a se tornar Santa Teresa. Re-

    conhecida como a primei-ra cidade de colonização italiana do Brasil pela Lei 13.617/2018, a “Doce Terra dos Colibris” festeja essa epopeia com a 28ª Festa do Imigrante Italiano.

    São 10 dias de cultura, tradição, usos e costumes de um povo sofrido, mas alegre, que trouxe essa dis-posição e contentamento para as montanhas capixa-bas.

    28ª Festa do Imigrante Italiano

    Para celebrar o Circolo Trentino di Santa Teresa preparou uma extensa pro-gramação. Neste sábado (22) tem confraternização do comércio da cidade ao som da banda do Circolo Trentino, pela manhã, e à noite tem abertura da Fes-

    Até o dia 30 de junho, a primeira cidade de colonização italiana do Brasil comemora seus 145 anos de imigração.

    28ª Festa do Imigrante Italiano comemora colonização de Santa Teresa

    CULTURA E FÉ

    Durante o evento haverá eleição da Garota-Ítalo, danças típicas, culinária italiana e a tradicional Carretela Del Vin.

    LEONARDO MEIRA

    ta com a banda Gioco di Mora.

    O domingo (23) é dia da Missa Solene em Italiano, às 10 horas, no Parque de Exposições. Segunda (24) e terça-feira (25) têm shows regionais e culinária italia-na também no parque.

    Mercoledì (quarta-feira em italiano) várias atrações culturais serão realizadas na “Data do Reconheci-mento do Município como Pioneiro da Imigração Ita-liana no Brasil”; às 11 horas tem Mini-Carretela del Vin com a banda, os grupos de dança e o coral do Circolo Trentino.

    Às 17 horas comemo-ram-se os 70 anos do Mu-seu de Biologia Prof. Mello Leitão e à noite tem bolo em homenagem aos 145 anos de colonização italiana,

    A Solenidade da Natividade de São João Batista acontece nesta segunda-feira (24), quando também é feriado no município de Aracruz.

    Paróquia São João Batista completa 70 anos

    A paróquia São João Ba-tista, de Aracruz, está em plena novena que prepara os fiéis para a cele-bração de seu padroeiro. A novena teve início no último sábado (15) e segue até este

    Confira a programação completa:22/06 – (sábado) – 8º Dia da Novena19h – Missa no 8º dia do Novenário do padroeiro São João BatistaTema: São João Batista, profeta e missionário para o Reino de DeusIntenção: Por toda a Igreja e por seus pastoresPreside: Pe. David Cam-pos Maciel – Novo Brasil

    23/06 – (domingo) – 9º Dia da Novena – Liturgia da Vigília19h – Missa no 9º dia do Novenário do padroeiro São João BatistaTema: “Antes de te for-mar, eu te conheci, te con-sagrei e te fiz profeta das

    domingo (23), já que na se-gunda-feira (24) a comunida-de celebrará a Solenidade da Natividade de São João Batista – uma grande festa que marca-rá a abertura das comemora-ções pelos 70 anos de criação

    A Igreja Matriz da Paróquia São João Batista fica na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, s/n, no Centro de Aracruz

    REPRODUÇÃO/FACEBOOK

    e evangelização da paróquia. Na segunda (24), a pri-

    meira missa do dia acontece às 10 horas da amanhã com a catequese paroquial, a ser presidida pelo pároco, padre Antonio Luiz Pandolfi. Mais

    nações” (Jr 1,5)Intenção: pelos membros das pastorais, equipes e movimentos da paróquiaPreside: Pe. Anderson Gomes – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo So-corro – Praia da Costa

    24/06 – (segunda-feira) – Solenidade da Nativida-de de São João BatistaTema: Sou missionário – “Ide e Anunciai” (Mc 16,15)Abertura das Comemora-ções dos 70 anos da Paró-quia.Lema: “E tu, menino, se-rás chamado profeta do Altíssimo” (Lc 1,76)10h – Missa com a Cate-

    quese Paroquial – Pe. An-tônio LuizIntenção: Pelas crianças, adolescentes, catecúme-nos e catequistas17h – Concentração no Parque de Exposição – Bênção e início da carrea-ta pelas ruas da cidade com a imagem de São João Batista (cavaleiros, ciclistas, motociclistas, carros enfeitados – bolas amarelas e brancas) – a aspersão dos veículos e dos motoristas será no início da concentração.18h – Missa Solene – Bis-po DiocesanoIntenção: Por nossa paró-quia e pelo Município de Aracruz

    tarde, às 17 horas, a comuni-dade se concentra no parque de exposição da cidade, de onde irá partir uma carreata festiva pelas ruas com a ima-gem do padroeiro São João Batista. São esperados moto-

    ristas, cavaleiros, ciclistas e motociclistas.

    Ainda na concentração, todos os fiéis serão aspergi-dos e receberão uma bênção. A carreata termina próximo à igreja matriz, no centro, onde

    o bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidirá uma missa so-lene, às 18 horas. “E tu, me-nino, serás chamado profeta do Altíssimo” (Lc 1,76) será o tema da celebração.

    com shows da banda Eixo de Comando e Sidy Alves.

    No dia 27 de junho será realizada a Sessão Solene da Câmara de Santa Tere-sa, no cerimonial da Esfa. Na sexta-feira, dia 28, tem show do vencedor do The Voice Kids 2019, o capixa Jeremias Reis.

    Carretela del Vin e Lucas Lucco

    Para o próximo sábado (29), foi feita uma modifica-ção de horário na Carretela del Vin, que será realizada às 16 horas. “É para rece-ber melhor os turistas e moradores da cidade que irão curtir um belo desfile e depois irão para o Parque de Exposições aproveitar as várias atrações culturais e shows regionais e nacio-nais previstos na progra-

    mação”, explicou o presi-dente do Circolo Trentino di Santa Teresa, Jorge Le-mos.

    A atração esperada nes-ta noite é do cantor Lucas

    Lucco com as músicas de sucesso “Fé no pai”, “Pos-to 24 horas” e “Aham”. No domingo (30), o evento traz ainda a famosa Ressaca da Carretela.

  • 9Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    GERAL

    Batizada de “Entre Nós”, coluna vai promover um diálogo sobre a saúde emocional da mulher, com foco nas vivências relacionadas à maternidade.

    Psicóloga Lorena Bassi Capucho é a nova colunista do jornal CE

    Caroline Pereira

    Um espaço de suporte, aco-lhimento e encorajamento de mulheres que podem estar passando por si-tuações que, até então, pareciam ser só delas. Esta é a proposta da coluna “Entre Nós”, que será divulgada às sextas-feiras, no jor-nal Correio do Esta-do, com a assinatura da psicóloga Lorena Bassi Capucho. O es-paço é voltado para todas as mulheres nas mais diversas fases da vida, tais como mães, gestantes, tentantes, puérperas, avós, entre outras.

    Graduada há oito anos e com especiali-zações (pós-gradua-ção) em Psicanálise e os Desafios da Con-temporaneidade, Psi-cologia Hospitalar, Gestão em Saúde, Psi-cologia Infantil e Neu-ropsicologia, a nova colunista do jornal CE pretende, por meio de seus textos, dialogar sobre a saúde emocio-nal da mulher, com foco direcionado para as vivências relacio-nadas à maternidade. “Vamos falar sobre autoconhecimento, trocas afetivas, ressig-nificação, acolhimen-to, saúde emocional da mulher, aspectos psicológicos da gesta-ção, parto, amamen-tação e puerpério, avosidade e princi-palmente sobre a pos-sibilidade da vivência de uma maternidade mais leve e possível”, explica.

    Para a psicóloga, a proposta da coluna é inovadora e tam-bém se faz bastante necessária nos dias

    atuais. “Ao olharmos para a maternidade com seus sabores e dissabores, podemos compreender e traba-lhar nossas dores de outro lugar, ressigni-ficando e comparti-lhando nossos encon-tros e desencontros em relação à mesma e buscando, assim, o autoconhecimento e promoção da saúde emocional. Ao mes-mo tempo, queremos falar sobre os nós do nosso dia a dia, aqui-lo que nos impede de realizar nossos obje-tivos e de alcançar o autoconhecimento”, completa.

    Expectativas Questionada sobre

    o que a motiva a fa-lar sobre estes temas, além da experiência e capacitação profis-sional, Lorena afirma que se trata de uma vocação. “Dedico meu olhar, minha escuta e meus estudos ao uni-verso feminino desde que comecei a estudar psicologia. Ao longo da minha carreira, esse foi o centro do meu trabalho: a busca por aperfeiçoamento e excelência nas ati-vidades prestadas”, destaca.

    Sobre a expectati-va de promover este diálogo com as mu-lheres, tendo o jornal CE como suporte, a psicóloga diz que terá pela frente um grande desafio e também uma realização. “Desde que comecei a estudar psicologia, sempre busquei assuntos que me inspirassem. Nos últimos anos, o uni-verso feminino, suas fases e ciclos me per-passaram e, por isso, poder dialogar sobre

    Lorena Bassi Capucho é facilitadora de grupos e vivências terapêuticas para mulheres, gestantes e mães no Espaço SER.

    DIVULGAÇÃO

    esse tema certamente será um grande desa-fio, mas também um enorme prazer, afinal, empoderar a mulher, dar voz para temas ainda pouco discu-tidos será como pro-porcionar pontes para o autoconhecimento”, explica.

    Saiba mais sobre a colunista

    Além da forma-ção já citada, Lorena Bassi Capucho possui no currículo cursos como: Educadora Pe-rinatal, Pré-Natal Psi-cológico na Prática, Formação no Método

    Terapêutico Dance Mãe e Bebê, Tutora do Método Cangu-ru, Teoria do Apego, Psicologia do Puer-pério, A Alma do Par-to, Atenção Integral a Saúde da Mulher, Pai Presente: Cuida-do e Compromisso, Promoção do Envol-vimento dos Homens na Paternidade e no Cuidado, Do pensa-mento sistêmico à Terapia de Família e de Casal, Estratégia Amamenta e Alimen-ta Brasil Módulo I, Luto Pós-Parto e ou-tros.

    A especialista tam-

    bém tem um artigo publicado na Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, cujo tema é “Fatores que inter-ferem na amamen-tação exclusiva”. Ela também conta com textos publicados no Instituto Aripe, como “Uma nova realida-de onde somos todos ‘recém-nascidos’” e “Dance mãe e bebê: Um mergulho na ma-ternidade com dança, beleza e leveza”.

    Lorena ainda é fa-cilitadora de grupos e vivências terapêu-ticas para mulheres, gestantes e mães no

    Espaço SER. Em 2019, recebeu o prêmio destaque Recall no segmento Psicologia Gestacional.

    Coluna“Entre Nós”

    Proposta: dialogar sobre a saúde emo-cional da mulher, com foco direcionado para as vivências re-lacionadas à materni-dade.

    Especialista: psi-cóloga Lorena Bassi Capucho

    Publicação: às sex-tas-feiras, no jornal Correio do Estado

  • 10 Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    VENDE-SE OU TROCA-SELagoa e sítio de lazer com casa, quiosque, toboágua, campo de futebol society e garagem para lancha em Linhares (ES), a 15 minutos do Centro.

    Contato: (27) 99838-1550

    Faço saber que pretendem casar-se: 1 - HUDSON DOS SANTOS, natural de Linhares, ES, com vinte e quatro (24) anos de idade, solteiro, aposentado, resi-dente e domiciliado Rua Hermes Lima, N° 74, Palmital em Linhares-ES. E KARLA GAMA BOLLIS SCHUTZ, natural de Linhares, ES, com vinte (20) anos de idade, solteira, ven-dedora, residente e domiciliada Rua Arthur Pinto Santana, N° 732, Interlagos em Linhares-ES.2 - DANILO APARECIDO DA SILVA MARTINS FER-NANDES, natural de São Paulo, SP, com vinte e cinco (25) anos de idade, solteiro, mototaxi, residente e domiciliado Rua Rio Grande do Sul, nº 181, Aviso em Linhares-ES. E LUANA DOS SANTOS LEITE, natural de Linhares, ES, com vinte e seis (26) anos de idade, solteira, operador de caixa, residente e domiciliada Rua Rio Grande do Sul, nº 181, Aviso em Linhares-ES.3 - DIOGO DE MOURA ALVES, natural de Linhares, ES, com vinte e oito (28) anos de idade, solteiro, Auxiliar de laboratório, residente e domiciliado Avenida Angelo Suza-no, nº 1.255, Córrego Alegre em Sooretama-ES. E ROSILEY CARVALHO ALVES, natural de Linhares, ES, com vinte e quatro (24) anos de idade, solteira, educadora de informáti-ca, residente e domiciliada Rua José Rodrigues Batista, S/n, Vila Izabel em Linhares-ES.4 - WASHINGTON KENEDY PAIVA VIANNA, natural de Campos, RJ, com quarenta e cinco (45) anos de idade, di-vorciado, motorista, residente e domiciliado Rua Vereador Wilmo Guizani, nº 10, São José em Linhares-ES. E ISVIA MALQUISUA FERRARI, natural de Linhares, ES, com trinta e sete (37) anos de idade, divorciada, autonoma, re-sidente e domiciliada Rua Vereador Wilmo Guizani, nº 10, São José em Linhares-ES.5 - JANDERSON DOS SANTOS MESSIAS, natural de Pe-dro Canário, ES, com vinte e quatro (24) anos de idade, solteiro, operador de máquinas, residente e domiciliado Rua Luiz de Camões, nº 1692 , Interlagos em Linhares-ES. E TASSIANE SOUZA DA CRUZ, natural de Linhares, ES, com vinte e três (23) anos de idade, solteira, professora, re-sidente e domiciliada Rua Luiz de Camões, nº 889 , Interla-gos em Linhares-ES.6 - FERNANDO LAUSS, natural de Linhares, ES, com trin-ta e um (31) anos de idade, solteiro, comprador, residente e domiciliado Avenida Joseph Albino Bittorazzi, nº 75, Cani-vete em Linhares-ES. E TAMIRES COUTINHO DE LIMA, natural de Linhares, ES, com vinte e seis (26) anos de idade, solteira, advogada, residente e domiciliada Avenida Sena-dor Teotonio Vilela Nº16, Juparanã em Linhares-ES.7 - VITOR ALMEIDA DOS SANTOS, natural de Linhares, ES, com vinte e um (21) anos de idade, solteiro, auxiliar prático, residente e domiciliado Rua Sergipe, s/n , Aviso em Linhares-ES. E RUTILÉIA GOMES NASCIMENTO, natu-ral de Guarapari, ES, com cinquenta e três (53) anos de ida-de, viúva, doméstica, residente e domiciliada Rua Sergipe, S/n, Aviso em Linhares-ES.8 - VALNEI DOS SANTOS, natural de Rio Bananal, ES, com quarenta e oito (48) anos de idade, divorciado, aju-dante, residente e domiciliado Avenida José Armani, nº 105, Linhares V em Linhares-ES. E MARIA DE FATÍMA CARVALHO, natural de Açucena, MG, com cinquenta e um (51) anos de idade, divorciada, lider de costura, resi-dente e domiciliada Avenida José Armani, nº 105, Linhares V em Linhares-ES.9 - EDER SILVERIO DA SILVA, natural de Linhares, ES, com trinta e seis (36) anos de idade, solteiro, MOTORISTA, residente e domiciliado Avenida Pau, nº 1318, Movelar em Linhares-ES. E JUSLEY MACHADO DE OLIVEIRA, na-tural de Linhares, ES, com trinta e dois (32) anos de idade, solteira, professora, residente e domiciliada Avenida Pau Brasil, nº 1318, Movelar em Linhares-ES.10 - RAFAEL PEREIRA, natural de Linhares, ES, com vinte e seis (26) anos de idade, solteiro, lavrador, residente e do-miciliado Rua Almir Ferreira Porto, nº 261, Vila Izabel em Linhares-ES. E MAIARA DOS SANTOS BAHIA, natural de Eunápolis, BA, com vinte e quatro (24) anos de idade, solteira, lavradora, residente e domiciliada Rua Almir Fer-reira Porto, nº 261, Vila Izabel em Linhares-ES.11 - CAMILO HENRIQUE DA SILVA, natural de Vitória, ES, com vinte e nove (29) anos de idade, solteiro, Agente de vendas, residente e domiciliado Rua Álvaro Garcia Du-rão, nº 762, Três Barras em Linhares-ES. E LARISSA LIMA DOS SANTOS, natural de Linhares, ES, com vinte e três (23) anos de idade, solteira, Auxiliar de farmácia, residente e domiciliada Rua Álvaro Garcia Durão, nº 762, Três Barras em Linhares-ES.12 - ADRIANO SILVA ROCHA, natural de Linhares, ES, com trinta (30) anos de idade, solteiro, caminhoneiro, re-sidente e domiciliado Avenida Paraná, nº 581, Aviso em Linhares-ES. E CHARLENE DE OLIVEIRA CARDOSO, natural de Linhares, ES, com trinta (30) anos de idade, sol-teira, estudante, residente e domiciliada Avenida Paraná, nº 581, Aviso em Linhares-ES.13 - WHEMERSON RODRIGUES SILVA, natural de Li-nhares, ES, com vinte (20) anos de idade, solteiro, chapista, residente e domiciliado Rua Paineiras, nº 6, Movelar em Li-nhares-ES. E ALINE ALVES VIANA, natural de Linhares, ES, com dezessete (17) anos de idade, solteira, domestica, residente e domiciliada Rua Pinheiro, nº 623, Movelar em Linhares-ES.

    Se alguém souber algum impedimento, acuse-o na forma da lei.Linhares-ES, 21 de junho de 2019Fernando Brandão Coelho Vieira

    Registrador

    CARTÓRIO LINHARES - CNS 023788Cartório de Registro Civil e Tabelionato da

    Sede da Comarca de LinharesAv. Rufino de Carvalho, 850 - Centro, Linhares - ES, 29900-190

  • 11Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    Show será realizado no segundo dia da festa (6 de julho), logo após a tradicional Carretela

    Os editais representam o maior investimento no setor na história do Espírito Santo.

    Cantor Paulo Eduardo vai agitar a 9ª Italia Unita de Guaraná

    Secult lança 14 editais direcionados ao audiovisual com R$ 11,9 milhões

    CULTURA E LAZER

    Redação CE

    O cantor e composi-tor Paulo Eduardo é uma das atrações musicais confirmadas da 9ª Italia Unita de Guaraná, um dos mais tradicionais

    Para promover a difusão e a produção do audio-visual capixaba, a Se-cretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou na quarta-feira (19), no Diário Oficial do Estado e em seu site, os 14 editais de Seleção de Projetos de Audiovisual. O recurso do valor de R$ 11,9 milhões é proveniente da parceria de co-investimento do Fundo Setorial do Audiovisual/An-cine (FSA) com o Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

    Esta é a aplicação do maior volume já captado para o setor no Estado, A verba disponibilizada representa mais do que o dobro no total investido no último período de editais do audiovisual.

    De acordo com o secre-tário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, além de representar um investimen-to histórico na área cultural capixaba, o valor cria ainda mais investimentos no setor que mais cresce no segmento

    eventos da comunidade italiana no Espírito Santo e que atrai diversos turistas para a região.

    O show do artista, que nasceu e reside em Jacupemba, município de Aracruz, será realizado

    da economia criativa no país, com uma taxa anual de 9,3%, com 42 bilhões de reais em re-ceita líquida e gerando assim diversos empregos diretos e indiretos

    “As nossas produções são reconhecidas no Brasil e no mundo, seja pela TV ou cine-ma ou nos diversos prêmios da área. O Estado precisa atuar mais ativamente neste importante e ascendente mer-cado. A quantia de R$ 11,9 milhões corresponde a mais de sete anos do investimento da Secult no setor. Estimamos que tal investimento impacte diretamente milhares de pro-fissionais e centenas de em-presas envolvidas, resultando em quase 100 produtos au-diovisuais genuinamente ca-pixabas. Além de produtores, distribuidores e exibidores de conteúdo de cinema, televi-são e internet, o impacto dos recursos no setor audiovisual também vai atingir diversos setores da economia criativa”, destacou o secretário.

    O show do cantor Paulo Eduardo terá músicas que vão do sertanejo romântico aos hits do momento.

    REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

    REPRODUÇÃO/INTERNET

    no segundo dia da festa (6 de julho), logo após a tradicional Carretela, com músicas que vão do serta-nejo romântico aos hits do momento.

    A 9ª Italia Unita acon-tece nos dias 5, 6 e 7 julho com várias atrações cultu-rais, alem da Carretela – que é considerada o ponto alto da programação.

    Neste ano, o tema da Italia Unita é “Matriarca construindo a história na imigração – A vida da Mu-lher Italiana”, com ênfase no empoderamento femi-nino. O evento é uma rea-lização do Centro de Cul-tura Italiana de Aracruz, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTUR) da pre-feitura.

    No ano passado, a festa recebeu 18 mil pessoas du-rante os três dias de pro-gramação, sendo 10 mil somente na Carretela.

    Os EditaisAs inscrições começam

    dia 27 de junho e encerram no dia 12 de agosto. Elas deverão ser feitas exclusi-vamente na plataforma de inscrições on-line a partir link direto no site da Secult. Os interessados poderão co-nhecer a íntegra dos editais no site neste link. Mais infor-mações ou esclarecimentos também poderão ser obtidos nos telefones (27) 3636-7115 e 3636-7116.

    Serão contempladas 14 áreas da produção audiovi-sual no Espírito Santo: Curta de Animação; Curta de Fic-ção; Curta-Documentário, Cineclubismo, Desenvolvi-mento de Projetos de Au-diovisual, Projetos Setoriais, Finalização, Longa-Docu-mentário, Longa-Metragem de Ficção/Animação, Série documental para TV, Série Ficção/Animação para TV, Desenvolvimento de Projetos para TV, Núcleo Criativo de Projetos e Comercialização.

    Programação da 9ª Italia Unita de Guaraná- 5 de julho (sexta-feira)18h: abertura das barracas, cantinas e restaurantes 19h30: abertura oficial com as autoridades (palco principal) 20h: apresentação de grupos de danças italianas (palco principal) 20h30: show típico italiano com Mirano Schuler (palco principal) 22h: encerramento

    - 6 de julho (sábado) 11h: reabertura das barracas, cantinas e restaurantes15h: Carretela Italia Unita18h: show típico italiano com Banda Brasitália (palco principal) 18h30: show popular com Paulo Eduardo e Banda (palco da praça) 21h: show popular com Amanda e Banda (palco principal)

    - 7 de julho (domingo) 10h: Missa celebrada em italiano (Igreja Matriz)11h30: Saudação aos imigrantes com a banda marcial Ermentina Leal reabertura das barracas, cantinas e restaurantes12h30: show com Yuri Lucca (palco da praça)14h: apresentação de grupos de danças italianas (palco cultural)15h: Desfile cultural: “145 anos de história da imigração italiana no Brasil” – Escola Mário Leal Silva 16h: Campeonatos culturais: moagem de café manual e serra madeiras (palco cul-tural) 16h30: show popular: Grupo Galego (palco da praça) 18h: show popular: Leo Mai e banda (palco principal) 21h: encerramento

  • 12 Sábado e Domingo, 22 e 23 de Junho de 2019 - Ed.: 3614 | Correio do Estado

    O conceituado médico nutrólogo, Dr. Lorenzo Lani, está com a agenda bastante concorrida. E não é por menos. Profissional ético, dedicado e exemplar, recebe a todos com a simpatia e simplicidade de sempre. E o melhor: sem dietas mirabolantes. Lorenzo atende os pacientes num consultório bem montado no Laguna Center.

    CMYK

    Vanessa BergamaschiVanessa Bergamaschi - [email protected] vanessabcolunista Coluna Vanessa Bergamaschi

    Cidade das FloresRendas, texturas,

    bordados e pedrarias dão o tom da nova co-leção do Atelier Smarça-ro, prevista para chegar às araras da loja em ju-lho. A coleção, intitula-da Cidade das Flores, foi especialmente pen-sada para atender mães de noivos que desejam ter uma produção di-ferenciada, elegante e leve ao mesmo tempo. A produção está a todo vapor. Vamos aguar-dar.

    Mulher InesquecívelPara você que é uma

    mulher inesquecível ou deseja ser, vem aí um evento que irá trazer uma série de palestras

    com a finalidade de promover a autoestima e despertar a sexuali-dade feminina. Trata-se da primeira edição do “Mulher Inesquecível”, que acontece na pró-xima quinta-feira (27), a partir das 18h30. Na oportunidade, haverá uma homenagem à jor-nalista Simony Garcia.

    Durante o evento serão ministradas pa-lestras sobre comporta-mento e exercícios que trabalham a saúde gine-cológica da mulher. As palestras serão condu-zidas por Rachel Poubel – Master Coach (“Eu, mulher”), Samara Mar-chiori – Sexóloga Coach (“Sexo sem tabus”), He-laine Faé – Fisioterapeu-

    ta (“Ginástica íntima”) e Mauricéia Salvadeu – Sexshop Delivery (“Os brinquedos do prazer”).

    O encontro será no Cerimonial Greenline, localizado à Rua Gua-rajás, 560 – Jardim La-guna, em frente à escola Elza Roni Scarpat. O va-lor da entrada é R$ 50. Mais informações pelo telefone (27) 99819 4902.

    NiverA queridona Regina

    Arnal recebe, neste sá-bado (22), os familiares e amigos mais próximos na Lagoa do Sossego, às margens da Nova, para celebrar em grande es-tilo a chegada de mais um ano de vida. Para-béns e felicidades!

    Ela é pura alegria de viver! A elegante Peinha Carneiro Mendonça aproveitou o frio das montanhas e o som da boa música do Festival Jazz & Bossa, em Santa Teresa, para comemorar seus bem vividos 5.0 ao lado de familiares e amigos.

    DIVULGAÇÃO

    VANESSA BERGAMASCHI

    Niver IIQuem também asso-

    pra velinhas neste do-mingo, dia 23, é a empre-sária Mirian Hantequest, que é super querida des-ta colunista. A comemo-ração será do jeito que ela mais gosta: entre a família.

    Feijoada da Afemol A Associação Femi-

    nina do Sindimol (Afe-mol) já definiu a data da 14ª edição da tradicional Feijoada. Será no dia 3 de agosto, das 12 às 16 horas, na sede do Sindi-mol, no bairro Canivete. Os convites custam R$ 70 e podem ser adquiri-dos com as associadas da Afemol.

    Além de se divertir ao som de bandas de sam-ba e pagode, e saborear

    a deliciosa e caprichada feijoada preparada com todo o carinho pelas me-ninas da Afemol, o con-vidado colabora com o Crescer - o projeto social do Sindimol que atende a centenas de crianças do bairro Canivete, ofere-cendo atividades esporti-vas, culturais e extracur-riculares.

    Chá BarO acontecimento so-

    cial mais comentado na cidade durante essa sema-na foi o badalado Chá Bar de Raisa Ceolin e Ramon Nicolini, que marcou a despedida de solteiro do mais novo casal da socie-dade linharense. O evento ficou a cargo do criativo e talentoso RP Bruno Por-tes, enquanto a chef Ariela Brasil assinou o menu.

    Seminário Médico Foi um sucesso a se-

    gunda edição do Semi-nário Médico Jurídico realizado pela Unimed Norte Capixaba no últi-mo dia 13, no auditório da unidade. Na progra-mação, o Procurador da República em Linhares, Paulo Henrique Trazzi, falou sobre a visão do Ministério Publico Fe-deral sobre temas polê-micos da saúde.

    Quem também pa-lestrou no evento foi o procurador do Conse-lho Regional de Medi-cina do Estado de São Paulo, Osvaldo Pires Garcia Simonelli. Ele abordou a responsabi-lidade civil e ética dos médicos na solicitação e realização de procedi-mentos e exames.