corpo nacional de escutas -...

11
CNE Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português NÚCLEO DE S. MIGUEL Apartado 345 – 9501-904 PONTA DELGADA – Tel. 296 284 158 – www.cne-jnsm.com – [email protected] 1934/2014 - 80 ANOS DE ESCUTISMO NA ILHA DE S. MIGUEL 1975/2010 - 35 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DO NÚCLEO DE S. MIGUEL Associação Educativa de Juventude, fundada em 1923 - Instituição de Utilidade Pública - Diário da República, II Série, nº 177/83, de 3 de Agosto - Contr. nº 500 972 052 Circular n.º 46/2017 DE: Secretaria de Núcleo Protecção Civil, Radioescutismo e Ambiente – Departamento de Núcleo do Ambiente PARA: Equipas de animação das secções 2017-12-20 ASSUNTO: Oferta educativa do Parque Escola 2017/18 A pedido do Parque Natural da ilha de São Miguel divulga-se o seguinte: “O serviço educativo do Parque Natural de São Miguel 1 , reforça a divulgação da oferta educativa, Parque Escola, para o presente ano lectivo. Os contactos para solicitações de actividades, em São Miguel, são: Ecoteca de São Miguel .............................................. [email protected] CMIF – Centro de Monitorização e Investigação das Furnas........................................... .................................................................................. [email protected] LPST - Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades ........................................................ ......................................................................[email protected] CERAS – Centro de Recuperação de Aves Selvagens ................................................... ............................................................................ [email protected] CICA – Centro de Interpretação da Cultura do Ananás ................................................... ................................................................... [email protected] Em anexo, remete-se programa para o presente ano lectivo. Com os melhores cumprimentos, creia-nos SEMPRE ALERTA PARA SERVIR A Chefe do Departamento de Núcleo do Ambiente (Cláudia de Fátima Raposo Botelho) 1 Correio-e: [email protected]

Upload: tranxuyen

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

CNE

Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português

NÚCLEO DE S. MIGUEL Apartado 345 – 9501-904 PONTA DELGADA – Tel. 296 284 158 – www.cne-jnsm.com – [email protected]

1934/2014 - 80 ANOS DE ESCUTISMO NA ILHA DE S. MIGUEL 1975/2010 - 35 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DO NÚCLEO DE S. MIGUEL

Associação Educativa de Juventude, fundada em 1923 - Instituição de Utilidade Pública - Diário da República, II Série, nº 177/83, de 3 de Agosto - Contr. nº 500 972 052

Circular n.º 46/2017 DE: Secretaria de Núcleo Protecção Civil, Radioescutismo e Ambiente –

Departamento de Núcleo do Ambiente PARA: Equipas de animação das secções

2017-12-20 ASSUNTO: Oferta educativa do Parque Escola 2017/18

A pedido do Parque Natural da ilha de São Miguel divulga-se o seguinte:

“O serviço educativo do Parque Natural de São Miguel1, reforça a divulgação da oferta educativa, Parque Escola, para o presente ano lectivo.

Os contactos para solicitações de actividades, em São Miguel, são:

Ecoteca de São Miguel .............................................. [email protected]

CMIF – Centro de Monitorização e Investigação das Furnas ........................................... .................................................................................. [email protected]

LPST - Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades ........................................................ ......................................................................pnsmiguel.setecidades@azores.gov.pt

CERAS – Centro de Recuperação de Aves Selvagens ................................................... ............................................................................ [email protected]

CICA – Centro de Interpretação da Cultura do Ananás ................................................... ................................................................... [email protected]

Em anexo, remete-se programa para o presente ano lectivo.

Com os melhores cumprimentos, creia-nos

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR

A Chefe do Departamento de Núcleo do Ambiente

(Cláudia de Fátima Raposo Botelho)

1 Correio-e: [email protected]

Page 2: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

PARQUE ESCOLA

Parques Naturais dos Açores

2017

2018

Page 3: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

as atividades que os Parques Naturais oferecem às escolas ao longo do ano letivo abrangem temas como resíduos, recursos hídricos, mar, conservação da natureza, energia, ar, alterações climáticas e ordenamento do território, assegurando que o conhecimento e a preservação dos recursos naturais presentes nos Açores estão presentes na aprendizagem de cada criança, durante o seu percurso escolar.

A rede de áreas protegidas, o turismo de natureza, a relação do Homem com o meio natural, as Reservas da Biosfera, os Sítios Ramsar, as Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBAs) e a Rede Natura 2000 são também temas trabalhados nesta oferta educativa, em virtude de assumirem uma especial relevância na Região.

Vivemos num tempo em que as questões ambientais e do desenvolvimento sustentável estão no topo da agenda, com a escassez dos recursos naturais e as alterações climáticas a constituírem dois dos grandes desafios globais do século XXI.

O objetivo da Educação Ambiental para a Sustentabilidade consiste na promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente e os recursos naturais, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e ativa face às problemáticas ambientais atuais.

Para o efeito, pretende-se que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente, para formular e debater argumentos, para sustentar posições e opções, capacidades fundamentais para a participação ativa na tomada de decisões.

Deste modo, os Parques Naturais dos Açores têm desenvolvido trabalho na promoção de condutas ambientalmente sustentáveis, na esperança que todos possam contribuir para um futuro cada vez melhor.

Direcionado para o público escolar, os Parques Naturais promovem, de 1 de setembro de 2017 a 31 de julho de 2018, o programa Parque Escola, o qual tem carácter geral e gratuito e está sustentado no Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores (CReb).

Cumprindo com os objetivos do CReb e em desenvolvimento do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA), implementado pela Direção Regional do Ambiente,

PARQUE ESCOLA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELOS PARQUES NATURAIS

Aqui poderá consultar a relação entre as ações da oferta educativa do Parque Escola e os conteúdos curriculares do ensino básico e secundário, por forma a facilitar a consulta e escolha das ações por parte dos educadores e docentes aquando da elaboração dos seus projetos educativos.

Para além das atividades da oferta educativa, os Parques Naturais dos Açores estão disponíveis para responder a outras solicitações feitas pelas Escolas, desde que enquadradas nos objetivos de educação ambiental da Direção Regional do Ambiente.

COMO AGENDAR AS AÇÕES DO PARQUE ESCOLA

As ações educativas do Parque Escola estão sujeitas a marcação prévia e condicionadas à disponibilidade do respetivo serviço educativo.

As marcações devem ser feitas, através de correio eletrónico, junto das Ecotecas e Centros Ambientais cor-respondentes (consultar secção referente aos Centros Ambientais e Ecotecas).

Quando as ações impliquem o transporte dos alunos, estes são da responsabilidade das respetivas Escolas.

A OFERTA DO PARQUE ESCOLA ESTÁ

ORGANIZADA DA SEGUINTE FORMA:

O PARQUE VAI À ESCOLA Ações nas escolasA ESCOLA VAI AO PARQUE subdividido em:

A ESCOLA VAI AO CENTRO Ações que decorrem nos Centros Ambientais;

A ESCOLA VAI ÀS ÁREAS PROTEGIDASAções educativas nas áreas protegidas e nos locais relevantes para a conservação da natureza.

Por outro lado, os Centros Ambientais são estruturas à disposição dos professores que pretendam proporcionar uma aula diferente aos seus alunos.

Os Parques Naturais dos Açores promovem a realização de ações conjuntas com alguns dos seus parceiros, designadamente com o Geoparque Açores, no âmbito da geodiversidade.

oficina

atividade experimental Geoparque AçoresVar duração variável

3

ensino profissionalpropré-escolar 1º ciclo 2º ciclo 3º ciclo ensino secundário ensino universitárioU

Page 4: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

OFE

RTA

ED

UC

ATI

VA

20

17

-20

18

S

ÃO

MIG

UE

LS

ÃO

MIG

UE

L O

FER

TA E

DU

CA

TIVA

20

17

-20

18

Eco-oficina: Hotel para abelhasExplicação das funcionalidades dos hotéis de insetos presentes no Pomar. Elaboração de um eco-hotel para abelhas solitárias, utilizando resíduos, como garrafões ou garrafas de plástico de 1,5 L. No final da atividade, os hotéis de insetos serão pertença dos participantes.

Fauna | Conservação da Natureza | Habitat | Agricultura Biológica | Ecossistema

Eco-oficina: Dá início ao teu HerbárioElaboração de uma folha de herbário com material recolhido na Mata de Endémicas do Pomar e construção do mesmo com utilização de folhas de papel reciclado elaborado artesanalmente.

Botânica | Reciclagem | Reutilização | Património Natural | Conservação da Natureza

* 3º e 4º anos

Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furna

Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas

Eco-oficina: Aromáticas em Floreiras e Vasos Ecológicos

Elaboração e decoração de vasos/floreiras com reutilização de materiais. Plantação de aromáticas colhidas no Jardim do Pomar e respetiva identificação. O vaso elaborado será pertença dos participantes.

Agricultura Biológica | Reciclagem | Reutilização | Propagação Vegetativa

Eco-oficina: Pot-pourri com ervas aromáticas

Elaboração de pot-pourris com ervas aromáticas e essências produzidas no Pomar. Realização de uma dinâmica para identificação das plantas utilizadas.

Ervas-aromáticas | Agricultura Biológica | Saúde

Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas

A ESCOLA VAI AO CENTRO

Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas

setembro a junho

Geopaisagens dos AçoresSessão de divulgação das geopaisagens e dos geossítios dos Açores com enfoque para a geologia de São Miguel. Abordagem à importância da valorização e conservação do património geológico.

Geodiversidade | Geossítios | Património Geológico | Geopaisagens

O PARQUE VAI À ESCOLA

SETEMBRO a junho

Gestão de resíduos nos AçoresSessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus princípios, operadores licenciados em São Miguel, desperdício alimentar e campanhas de sensibilização na Região.

Resíduos | Gestão Ambiental | 3 Rs

Lia e Nicolau "A Energia elétrica nos Açores"Exploração do recurso educativo "Lia e Nicolau - A Energia Elétrica nos Açores", com abordagem às energias renováveis utilizadas na Região para produção de eletricidade. Atividades práticas sobre energias renováveis e eficiência energética. A ação poderá ser complementada com o percurso interpretativo "Quatro Fábricas da Luz".

Energia | Eletricidade | Eficiência Energética | Alterações Climáticas

O morcego-dos-Açores na tua escolaSessão de informação sobre a espécie de morcego endémica dos Açores, com abordagem à importância da sua preservação para o equilíbrio dos ecossistemas. Dinamização de uma atividade lúdica. A ação poderá ser complementada com a afixação de um morcegário de cariz pedagógico no exterior da escola.

Fauna | Espécies Endémicas | Ecossistema | Conservação da Natureza

Trata a água com juízo para não causares prejuízo!

Sessão de informação sobre a importância da água, com destaque para os problemas de poluição, tratamento das águas para consumo e algumas dicas de poupança de água. A sessão é complementada com protocolo experimental sobre os efeitos da poluição.

Recursos Hídricos | Recurso Natural | Água | Conservação da Natureza | Poluição

Descobre o Pomar das Caldeiras das Furnas!Visita guiada pelo Pomar com abordagem às espécies de flora em presença (endémicas e nativas, utilizadas em artesanato, industriais dos Açores, jardim de ervas-aromáticas, horta biológica, hortas em mandala, entre outros),

Património Natural | Agricultura Biológica | Fruticultura | Compostagem | Vermicompostagem | Ordenamento do Território

* 3º e 4º anos

Cedência de plantas (endémicas, nativas, aromáticas ou exóticas)

Oferta de exemplares de flora existentes no Pomar, para implementação de jardins e hortas biológicas nas escolas.

Flora | Agricultura Biológica

Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas

Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas

Eco-oficina: Chave dicotómica - Flora Açoriana

Visita à Mata de Endémicas. Dinâmicas de utilização de uma chave dicotómica para identificação de espécies nativas e endémicas.

Flora | Espécies Endémicas | Património Natural | Conservação da Natureza

Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas

O CMIF conta histórias na NaturezaNarração de um conto com vertente ambiental nas margens da Lagoa das Furnas. Transmissão de mensagens e dinâmicas importantes para a promoção da cidadania ambiental. Esta ação é complementada com uma atividade lúdica alusiva ao conto.

Ambiente | Cidadania Ambiental | Participação Cívica

Centro de Monitorização e Investigação das Furnas

pro

pro

Var

Var

Var

Var

Var

1º*

pro

1º* pro U Var

pro Var

pro VarU

A aventura do DelfimDivulgação da biodiversidade marinha dos Açores, bem como da importância da conservação do ambiente marinho através da narração do conto infantil "A aventura do Delfim" de Mafalda Sousa, com recurso a uma mesa de histórias construída com materiais reutilizáveis.

Biodiversidade Marinha | Habitats | Conservação da Natureza | Resíduos

A gota de água que precisou de tomar banho

Dinamização de uma história sobre uma gota de água, desde a sua formação até ser tratada para consumo, com recurso a uma mesa de histórias construída com materiais reutilizáveis. A história apela à preservação da água e da natureza, alertando para as consequências da poluição.

Recurso Natural | Água | Ciclo da Água | Poluição

Joga e Aprende com o Parque Natural de São Miguel!

Sessão lúdica sobre o Parque Natural que inclui divulgação das particularidades da ilha, nomeadamente as áreas protegidas, a biodiversidade e geodiversidade e os centros ambientais existentes, com recurso a um jogo de bingo.

Parque Natural | Áreas Protegidas | Biodiversidade | Geodiversidade

Exposição "Histórias sem palavras"Exposição formada por um conjunto de ilustrações, da autoria de Carolina Pavão, alusivas ao ambiente. A exposição pode ser requisitada pela Escola.

Ambiente | Conservação da Natureza | Cidadania Ambiental

O morcego "esquecido"!Divulgação da espécie de morcego endémica do Arquipélago através da narração de um conto infantil. Dinamização de uma atividade lúdica. Esta ação poderá ser complementada com a afixação de um morcegário no espaço exterior da escola.

Morcego-dos-Açores | Fauna | Espécies Endémicas

As rochas dos AçoresSessão sobre as rochas dos Açores, a sua importância, o seu uso e aplicação na Região. Interpretação de amostras das rochas dos Açores.

Vulcão | Geologia | Património Geológico

O PARQUE VAI À ESCOLA

SETEMBRO a junho

Conhece o ananás dos AçoresSessão de informação sobre o processo de cultivo do ananás dos Açores, com abordagem aos benefícios do fruto para a saúde, alimentação saudável, diferenças entre o ananás e o abacaxi, entre outros conteúdos. Realização de uma dinâmica de comparação entre os tempos de gestação de diferentes frutos e animais.

Ananás | Património Cultural | Alimentação Saudável | Agricultura Biológica

Biodiversidade marinha nas áreas protegidas de São Miguel

Sessão de divulgação das áreas protegidas para a gestão de recursos do Parque Natural, com abordagem aos habitats marinhos, biodiversidade associada e ao Parque Marinho dos Açores. Divulgação das principais ameaças ao meio marinho e das campanhas de conservação/sensibilização regionais alusivas à temática.

Parque Natural | Áreas Protegidas | Biodiversidade Marinha | Conservação da Natureza

Cuidar do ar para melhor respirar!Palestra sobre a importância da qualidade do ar, principais poluentes e efeitos na população e ambiente. Divulgação dos trabalhos realizados no âmbito da monitorização da qualidade do ar e estações existentes nos Açores. Análise de parâmetros reais de qualidade do ar em São Miguel e explicação on-line do portal de monitorização ambiental dos Açores. Esta ação poderá ser complementada com uma visita às Estações de Monitorização de Qualidade do Ar de Ponta Delgada e Ribeira Grande.

Qualidade do Ar | Poluição | Monitorização | Alterações Climáticas

Conhecer o Parque Natural de São Miguel!

Sessão de informação sobre o Parque Natural, com abordagem às particularidades da ilha, nomeadamente as áreas protegidas, os objetivos de gestão, a biodiversidade e geodiversidade, os trilhos e centros ambientais existentes.

Parque Natural | Áreas Protegidas | Biodiversidade | Geodiversidade

Os vulcões dos AçoresSessão de informação sobre o património geológico açoriano e as geopaisagens da ilha. Demonstração de uma erupção vulcânica terrestre .efusiva e realização da atividade experimental: "Erupção submarina". Esta ação poderá ser complementada com uma saída de campo - A Escola vai às Áreas Protegidas "Rota dos Geossítios de São Miguel".

Geodiversidade | Geossítios | Património Geológico | Vulcanismo

De olhos na avifauna dos Açores! Sessão de divulgação da diversidade de avifauna dos Açores, destacando as espécies nidificantes, com abordagem à relação entre as suas características morfológicas/ecológicas e o seu habitat. Explicação da evolução, estudo e conservação das aves no Arquipélago. A ação poderá ser complementada com saída de campo para observação de aves.

Biodiversidade | Avifauna | Ornitologia

Var

Var

Var

pro

pro

Lia e Nicolau "Uma tarde de inverno sem eletricidade"

Exploração de uma banda desenhada sobre a produção de energia elétrica e energias renováveis nos Açores, através de uma pequena peça teatral. Realização de dinâmicas sobre energias renováveis.

Energia | Eletricidade | Recursos Energéticos | Impacto Ambiental

4140

Page 5: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

O M

IGU

EL

OFE

RTA

ED

UC

ATIV

A 2

01

7-2

01

8 O

FER

TA E

DU

CA

TIV

A 2

01

7-2

01

8

S

ÃO

MIG

UE

L

Visita ao CICAVisita à sala de exposição com abordagem ao processo de produção do ananás dos Açores, benefícios do fruto para a saúde, alimentação saudável, diferenças entre o ananás e o abacaxi, entre outros conteúdos. Visualização de um documentário com testemunhos de vários produtores de ananás. Esta ação poderá ser complementada com uma ficha de trabalho para pré-escolar ou da criação de um origami em forma de ananás para 1º e 2º Ciclo.

Ananás | Património Cultural | Alimentação Saudável | Agricultura Biológica

Visita ao CERASVisita ao Centro com sessão de informação sobre a diversidade de avifauna dos Açores, destacando as espécies nidificantes na Região. Abordagem à relação entre as características morfológicas/ecológicas das aves e o seu habitat. Divulgação do trabalho desenvolvido no CERAS, destacando a reabilitação das aves assistidas.

Avifauna | Ciclo de Vida | Habitat | Ornitologia

Centro de Interpretação da Cultura do Ananás

A ESCOLA VAI AO CENTRO

Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel

setembro a junho

Percurso Interpretativo "Quatro Fábricas da Luz"

Percurso pedestre interpretativo com abordagem a conteúdos sobre a energia hídrica e centrais hidroelétricas. Visita ao Núcleo Museológico da Eletricidade - Fábrica da Praia. O percurso tem início no lugar Lagos e termina no Núcleo Museológico.

Energia Elétrica | Energias Renováveis | Energia Hídrica | Recursos Hídricos

Sentir e Interpretar o Parque Natural - APP das Sete Cidades -

Percurso na Mata do CanárioPercurso pedestre interpretativo na Mata de Recreio da Lagoa do Canário para interpretação da paisagem. Serão abordados conteúdos relacionados com a bio e geodiversidade locais e importância dos reservatórios naturais de água. O percurso tem inicio junto à Lagoa do Canário e termina no Aqueduto do Muro das Nove Janelas.

Património Natural | Conservação da Natureza | Parque Natural | Áreas Protegidas

Sentir e Interpretar o Parque Natural - APP das Furnas

Percurso pedestre interpretativo no Pico do Ferro-Grená com visita aos locais de implementação do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas. No decorrer do percurso serão abordados conteúdos sobre a bio e geodiversidade da Área de Paisagem Protegida das Furnas, reflorestação e técnicas de restauração ecológica. O trilho tem início no miradouro do Pico do Ferro e termina no CMIF.

Parque Natural | Áreas Protegidas | Biodiversidade | Geodiversidade

A ESCOLA VAI ÀS ÁREAS PROTEGIDAS

De setembro a novembro e de abril a junho

Sentir e Interpretar o Parque Natural - RN Lagoa do Fogo

Percurso pedestre interpretativo no trilho Praia - Lagoa do Fogo, a fim de conhecer os valores naturais em presença, nomeadamente, espécies e habitat protegidos e aspetos geológicos relevantes. O trilho é circular, com início e final no Lugar da Praia.

Parque Natural | Áreas Protegidas | Biodiversidade | Geodiversidade

Rota dos geossítios de São MiguelSaída de campo, com percurso de autocarro e/ou a pé, que proporciona um contacto direto com os geossítios da ilha, dando particular destaque às suas características de génese.

Geodiversidade | Geossítios | Património Geológico

Sentir e Interpretar o Parque Natural - APGR Caloura -

Ilhéu de Vila Franca do CampoPercurso pedestre interpretativo na zona da Caloura. Paragem em vários pontos de interesse de modo a interpretar o património, a geomorfologia e a biodiversidade locais. Destaque para a importância da área protegida para a nidificação de aves marinhas. O percurso tem início no Porto da Caloura e termina na Ponta da Galera.

Áreas Protegidas | Geomorfologia | Biodiversidade | Património Edificado

Sentir e Interpretar o Parque Natural - app Serra Devassa -

Maciço das LagoasPercurso pedestre interpretativo no Maciço das Lagoas da Serra Devassa para interpretação da paisagem com abordagem à bio e geodiversidade locais e importância dos reservatórios naturais de água. O percurso tem início e fim na Lagoa do Carvão.

Áreas Protegidas | Aves Marinhas | Geomorfologia | Biodiversidade

SETEMBRO a junho

pro U

pro U

1h30

pro 2h30

pro U

pro

pro Var

pro U Var

pro U Var

À descoberta do Vale Encantado da Lagoa das Furnas!

Percurso pedestre interpretativo a locais de implementação do projeto de recuperação e conservação do Vale das Furnas (POBHLF). Abordagem a conteúdos sobre a bio e geodiversidade da área protegida, reflorestação e técnicas de restauração ecológica.

Parque Natural | Áreas Protegidas | Biodiversidade | Geodiversidade

* 3º e 4º anos

Microscopia da Lagoa das FurnasSessão de informação sobre o processo de eutrofização. Atividade prática de recolha de amostras de água da Lagoa das Furnas. Observação e identificação de algumas cianobactérias, relacionando a sua presença com o estado ecológico da Lagoa.

Biologia | Eutrofização | Ecossistema | Cianobactéria

Centro de Monitorização e Investigação das Furnas

Centro de Monitorização e Investigação das Furnas

Biodiversão - do CMIF à Mata Jardim José do Canto

Visita guiada ao CMIF. Realização de um peddy paper desde o Centro até à Mata Jardim José do Canto. Atividade com conteúdos alusivos aos valores naturais da área protegida, integrando aspetos relacionados com história e cultura local.

Biodiversidade | Património Natural | Conservação da Natureza

A Floresta à Tua Volta: Nativa ou Exótica?

Passeio lúdico na área envolvente ao Centro, que visa dar a conhecer a floresta nativa e endémica dos Açores e as consequências ecológicas da presença de espécies com carácter invasor.

Biodiversidade | Parque Natural | Área Protegida

Centro de Monitorização e Investigação das Furnas

A ESCOLA VAI AO CENTRO

Centro de Monitorização e Investigação das Furnas

setembro a junho

Peddy Paper na Boca do VulcãoVisita guiada ao CMIF com realização de um peddy paper na área envolvente. Atividade com conteúdos relativos à biodiversidade local e às medidas implementadas no âmbito do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas.

Conservação da Natureza | Gestão Ambiental | Biodiversidade | Geodiversidade | Ordenamento do Território

* 3º e 4º anos

Visita ao CMIF Visita interpretativa à sala de exposições onde é contada a história do Vulcão das Furnas. Referência à biodiversidade e geodiversidade bem como a várias curiosidades alusivas à área protegida. Divulgação do processo de eutrofização da Lagoa das Furnas e principais medidas preventivas implementadas pelo Laboratório de Paisagem. Visualização do documentário “O Vulcão de Água”.

Centro Ambiental | Parque Natural | Áreas Protegidas | Ordenamento do Território

Direcionado também a professores e auxiliares de educação

Centro de Monitorização e Investigação das Furnas

Centro de Monitorização e Investigação das Furnas

A Loja do Parque Conta Histórias na Natureza

Narração de um conto nas margens da Lagoa das Sete Cidades, com transmissão de informações importantes para a promoção da cidadania ambiental. Esta ação é complementada com questões relacionadas com o conto e com uma atividade lúdica.

Ambiente | Cidadania Ambiental | Participação Cívica | Consciência Ambiental

Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades

Insetos nas margens da lagoaSessão de informação sobre as características, diversidade e importância dos insetos nos ecossistemas. Demonstração da construção de um aspirador entomológico, com reutilização de materiais. Saída de campo para captura e observação de insetos, que serão devolvidos ao seu habitat após a atividade. Realização de atividade/ficha lúdica sobre os insetos observados.

Insetos | Habitat | Ecossistema | Biodiversidade

Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades

Peddy Paper nas Margens da Lagoa Azul

Visita guiada à Loja do Parque. Realização de um peddy paper na área envolvente, com abordagem às medidas implementadas no âmbito do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Sete Cidades e a bio e geodiversidade locais.

Centro Ambiental | Parque Natural | Património Natural | Conservação da Natureza

Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades

Visita à Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades

Visita guiada à Loja do Parque e às imediações do Complexo Ambiental das Sete Cidades. Apresentação da 1ª fase do projeto de requalificação das margens da Lagoa das Sete Cidades. Abordagem à bio e geodiversidade locais.

Centro Ambiental | Parque Natural | Áreas Protegidas | Ordenamento do Território

Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades

A Caminho do Túnel das Sete CidadesPercurso pedestre interpretativo desde a Loja do Parque até ao Túnel das Sete Cidades com interpretação da paisagem envolvente.

Parque Natural | Áreas Protegidas | Património Natural | Conservação da Natureza

Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades

pro U1º*

pro 30

pro

pro 1h30

pro1º*

pro

1h30

1h30

pro

pro

pro

4342

Page 6: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

O M

IGU

EL

OFE

RTA

ED

UC

ATIV

A 2

01

7-2

01

8

&

&

OFE

RTA

ED

UC

ATI

VA

20

17

-20

18

S

ÃO

MIG

UE

L

4544

Page 7: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

O M

IGU

EL

OFE

RTA

ED

UC

ATIV

A 2

01

7-2

01

8 OFE

RTA

ED

UC

ATI

VA

20

17

-20

18

S

ÃO

MIG

UE

L

––

4746

Page 8: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

CE

NTR

OS

AM

BIE

NTA

IS E

EC

OTE

CA

S CE

NTR

OS

AM

BIE

NTA

IS E

EC

OTE

CA

S

A Casa do Parque de São Jorge encontra-se no edifício da antiga Escola Primária do Norte Grande e pretende dar a conhecer aos visitantes as diferentes valências do Parque Natural. Temas como áreas protegidas, geologia, biodiversidade e património são abordados neste espaço.

01 out - 31 maiter - sex: 10h00 - 17h00sáb: 14h00 - 17h30encerrado: dom | seg | feriados1 | ter Carnaval | 24 e 31 dez01 jun - 30 settodos os dias: 10h00 - 18h00

Estrada Regional s/n, Norte Grande 9800-132 [email protected] 295 417 018 | 295 403 860

Casa do Parque de São Jorge

Localizado no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, é o núcleo da Reserva da Biosfera e do Parque Natural, sendo ainda a porta de entrada para a Furna do Enxofre. Para uma melhor compreensão dos processos vulcânicos que deram origem à ilha e, em particular, à Furna do Enxofre e à Caldeira, aqui se disponibiliza imagens e documentários alusivos ao património natural da ilha, bem como informação acerca dos valores de gases detetados no interior da Furna.

01 out - 31 maiter - sex: 10h00 - 17h00sáb: 14h00 - 17h30encerrado: dom | seg | feriados1 | ter Carnaval | 24 e 31 dez01 jun - 30 set todos dias: 10h00 - 18h00

Caldeira da Graciosa - 9880 Santa Cruz da [email protected] 295 714 009

Centro de Visitantes da Furna do Enxofre

Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara

Este é o ponto de partida para a compreensão do património natural do Parque Natural da Terceira. Neste espaço os visitantes podem conhecer o processo de formação e evolução geomorfológica da ilha e a sua relação com as áreas de elevado interesse em termos de bio e geodiversidade.

01 out - 31 maiter - sex: 10h00 - 17h00sáb: 14h00 - 17h30encerrado: dom | seg | feriados1 | ter Carnaval | 24 e 31 dez01 jun - 30 set todos os dias: 10h00 - 18h00

Estrada Regional ER5, 2.ª (“Estrada das Doze”)9700 Santa Bá[email protected] 295 403 800 | 924 403 957

TERCEIRA

A Loja do Parque encontra-se instalada em pleno centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo, constituindo um ponto privilegiado para obtenção de informação sobre os Parques Naturais dos Açores e, mais especificamente, sobre o Parque Natural da Terceira e o seu valioso património.

01 out - 31 maiter - sex: 10h00 - 17h00sáb: 09h30 - 13h00encerrado: dom | seg | feriados4 | ter Carnaval | 24 e 31 dez01 jun - 30 settodos os dias: 10h00 - 18h00

Rua do Galo, 112 - 9700-091 Angra do Heroí[email protected] 295 403 800

Loja do Parque de Angra do Heroísmo

Este Centro tem como objetivo principal divulgar a história e evolução do Vulcão das Furnas, bem como a intervenção do Laboratório de Paisagem na proteção e recuperação dos ecossistemas na área de paisagem protegida. Assume um papel importante na transmissão do conhecimento científico à comunidade, possibilitando uma melhor compreensão das particularidades da geodiversidade, biodiversidade, hidrópole e cultura locais.

01 out - 31 maiter - dom | feriados: 10h00 - 17h00encerrado: seg | 1 jan | ter Carnaval | dom Páscoa | 24, 25 e 31 dez01 jun - 30 set todos os dias: 10h00 - 18h00

Rua Lagoa das Furnas (margem sul da Lagoa), n.º 1489 - 9675-090 [email protected] 296 584 436

Centro de Monitorização e Investigação das Furnas

SÃO MIGUEL

Instalado no centro histórico da freguesia de Fajã de Baixo – considerada a “capital do ananás dos Açores” –, responde ao imperativo de se fixar a memória histórica desta cultura e de promover o aproveitamento turístico das suas características únicas, ancorando a visita à exposição permanente e às plantações. Trata-se de um espaço que nos conta a história da cultura do ananás de forma atrativa, tendo como missão valorizar e divulgar os nossos valores e tradições.

01 out - 31 maiter - sáb: 10h00 - 17h00encerrado: dom | seg | feriados5 | ter Carnaval | 24 e 31 dez01 jun - 30 set todos os dias: 10h00 - 18h00

Rua Direita, 124 - Fajã de Baixo 9500-448 Ponta [email protected] 296 383 026

Centro de Interpretação da Cultura do Ananás

A Loja do Parque constitui um ponto focal para a promoção do Parque Natural de São Miguel, designadamente da Lagoa das Sete Cidades, classificada como uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal. Nela poderá obter diversas informações sobre as áreas protegidas que constituem o Parque Natural, incluindo trilhos pedestres, geologia, flora, fauna, recursos hídricos, património classificado, entre outros.

01 jan - 31 dez todos os dias: 09h00 - 16h00encerrado: 1 jan | ter Carnaval | dom Páscoa | 24, 25 e 31 dez

Arruamento da Margem da Lagoa das Sete Cidades, Módulo n.º 5 - 9555-204 Sete [email protected] 296 249 016

Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades

Alberga o espólio do naturalista Dalberto Pombo, pioneiro no estudo da diversidade geológica e biológica da ilha e tem como principal objetivo promover o conhecimento do património natural, de uma forma dinâmica e interativa, com carácter educativo e científico. Para dar a conhecer os fósseis marinhos, de importância internacional e únicos no contexto açoriano, foi criada uma nova ala no Centro, a Casa dos Fósseis, onde o visitante pode observar exemplares da coleção do naturalista e da coleção de referência da Universidade dos Açores.

01 out - 31 maiter - sex: 10h00 - 17h00sáb: 14h00 - 17h30encerrado: dom | seg | feriados1 | ter Carnaval | 24 e 31 dez01 jun - 30 set todos os dias: 10h00 - 18h00

Rua Teófilo Braga, Nº 10/12/149580-535 Vila do [email protected] 296 206 798

Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo

1 Abre nos feriados: sexta-feira Santa, 25 abr e 1 mai > 14h00 - 17h30, exceto se coincidem com dom ou seg. | 2 Abre nos feriados: sexta-feira Santa, 25 abr e 1 mai > 14h00 - 17h00, exceto se coincidem com dom ou seg. | 3 Abre nos feriados: sexta-feira Santa, 25 abr e 1 mai > 14h00 - 17h30, exceto se coincidem com seg. | 4 Abre nos feriados: 25 abr e 1 mai > 09h30 - 13h00, exceto se coincidem com dom. | 5 Abre nos feriados: sexta-feira Santa, 25 abr e 1 mai > 10h00 - 17h00, exceto se coincidem dom ou seg. | 6 Última entrada 30 minutos antes do encerramento.

PICO

É um ponto de paragem obrigatório na Montanha do Pico. O seu principal objetivo é apoiar quem pretende efetuar a subida à montanha, bem como efetuar o seu registo e controlo, de acordo com o regulamento em vigor. Disponibiliza informações sobre a geologia, biologia, história, clima e enquadramento legal da Reserva Natural da Montanha do Pico.

16 out - 30 abr todos os dias: 08h00 - 18h0001 - 31 mai | 01 - 15 out seg - qui: 08h00 - 20h0008h00 sex - 20h00 dom: sem interrupção01 jun - 30 settodos as dias: 24h

Caminho Florestal 9, Candelária - 9950 [email protected] 967 303 519

Casa da Montanha

Centro de Visitantes da Gruta das Torres

A Gruta das Torres é o maior tubo lávico de Portugal. Durante o percurso os visitantes experienciam uma visita singular, em formato de expedição, onde lhes é fornecido o equipamento necessário para conhecer a gruta no seu estado natural e onde poderão observar vários tipos de lavas, bem como diversas formações geológicas.

01 out - 31 maiter - sex: 10h00 - 17h00sáb: 14h00 - 17h30encerrado: dom | seg | feriados1 | ter Carnaval | 24 e 31 dez01 jun - 30 settodos os dias: 10h00 - 18h00

Caminho da Gruta das Torres, Criação Velha9950 [email protected] 924 403 921

Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

Este é o ponto de partida para a compreensão do valioso património cultural classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004. É possível visitar os “currais” de vinha e de figueira e efetuar um percurso ao núcleo do Lajido que permite compreender como o edifício está intimamente associado a esta cultura.

01 out - 31 maiter - sex: 10h00 - 17h00sáb | dom: 14h00 - 17h30encerrado: seg | feriados3 | ter Carnaval | dom Páscoa | 24 e 31 dez01 jun - 30 set todos os dias: 10h00 - 18h00

Rua do Lajido, Santa Luzia9940 - 108 São Roque do [email protected] 292 207 375

PICO

SÃO JORGE

Centro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo

Este Centro Ambiental foi concebido com o objetivo de dar a conhecer aos visitantes a história geológica, biológica e humana das Fajãs de São Jorge, em especial, das fajãs da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres.

01 out - 30 nov | 01 abr - 31 maisáb | dom: 10h00 - 12h00 | 13h00 - 16h00encerrado: seg - sex | feriados | dom Páscoa01 dez - 31 marsáb: 10h00 - 12h00 | 13h00 - 16h00encerrado: dom - sex | feriados | 24 e 31 dez01 jun - 30 setqua - dom | feriados: 10h00 - 12h00 | 13h00 - 16h00encerrado: seg | ter

Fajã da Caldeira de Santo Cristo - 9850 [email protected] 295 403 860

SÃO JORGE

SANTA MARIAEcoteca do Pico

pnpico. [email protected] | 292 240 692

GRACIOSA

Ecoteca de São [email protected] | 295 417 018

Ecoteca da [email protected]

295 403 870

SÃO MIGUEL

Ecoteca da Terceirapnterceira. [email protected]

295 403 800

Ecoteca de São Miguelpnsmiguel. [email protected]

296 206 609

Ecoteca de Santa Mariapnsmaria. [email protected]

296 206 790

5554

Page 9: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

SÃO JORGEsetembro a junho

CASA DO PARQUE DE SÃO JORGE

HISTÓRIA NATURAL DA VEGETAÇÃO DOS AÇORES

A exposição "História Natural da Vegetação dos Açores" foi elaborada pelo Jardim Botânico do Faial e divulga os Açores como ponto de encontro de espécies de plantas únicas, com diferentes origens e idades biológicas. Ao visitar esta exposição ficará também a conhecer como surgiram as espécies e comunidades vegetais que apenas ocorrem na Região.

O realce dado ao projeto de conservação da natureza em curso no Jardim Botânico e no Parque Natural do Faial coloca em evidência a necessidade de preservar um tesouro único e frágil como um legado para o futuro.

2017 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO

A Organização das Nações Unidas (ONU) assinalou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

O turismo sustentável deve compatibilizar as expectativas dos turistas com o bem-estar do meio económico, social e ambiental em que se insere. Deve ser socialmente justo e viável económica e ecologicamente. Distingue-se ainda pela alternativa ao turismo em massa, objetivando na qualidade e sustentabilidade do serviço, visando também, a minimização dos impactos da atividade e a integração social e economicamente justa dos moradores locais.

SÃO MIGUEL setembro a junho

LOJA DO PARQUE DA LAGOA DAS SETE CIDADES

HISTÓRIAS SEM PALAVRAS

Da autoria de Carolina Pavão, "Histórias sem Palavras" integra um conjunto de ilustrações em acrílico, sobre a problemática da poluição e da desflorestação.

A visita a esta exposição pretende despertar a atenção para o entendimento das inter-relações dos vários elementos da natureza, e para a importância do seu equilíbrio, bem como estimular o espírito crítico para as consequências da ação antropogénica sobre o ecossistema, designadamente sobre o ambiente local.

O PARQUE ESCOLA CONTRIBUI PARA A COMEMORAÇÃO DOS ANOS INTERNACIONAIS E EUROPEUS DE 2017 E 2018

FAIAL novembro

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO VULCÃO DOS CAPELINHOS

INSETOS - VIDA NOS AÇORES

O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo produziu a exposição "Insetos – Vida nos Açores", a partir de fotografias de detalhe sobre a diversidade de insetos nos Açores, da autoria de Javier Torrent, Paulo Borges e Pedro Cardoso, colaboradores do Grupo de Biodiversidade da Universidade dos Açores.

Ao visitar esta exposição poderá conhecer temas como a importância dos insetos na natureza, a evolução da classe Insecta e as caraterísticas morfológicas de um inseto. Descubra ainda outros artrópodes que não são considerados insetos, mas muitas vezes confundidos como tal, assim como o trabalho desenvolvido pelos entomólogos, profissionais que estudam os insetos.

EXPOSIÇÕESE

XP

OS

IÇÕ

ES

AN

OS

IN

TER

NA

CIO

NA

IS E

EU

RO

PE

US

2018 ANO EUROPEU

DO PATRIMÓNIO CULTURAL

2018 foi designado pela União Europeia como o primeiro Ano Europeu do Património Cultural, para incentivar a partilha e a apreciação do património cultural da Europa enquanto recurso partilhado, sensibilizar para a história e os valores comuns e reforçar o sentimento de pertença a um espaço europeu comum.

Incentivar e apoiar os esforços da União, dos Estados-Membros e das autoridades regionais e locais, em cooperação com o setor do património cultural e da sociedade civil em geral, a fim de proteger, salvaguardar, reutilizar, valorizar e promover o património cultural da Europa são os principais objetivos deste Ano Europeu.

5756

Page 10: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus

Ser ambientalmente responsável é ter a consciência de que os recursos naturais e a humanidade estão interligados e influenciam-se mutuamente. A prática de ações ambientais é importante para garantir um futuro sustentável.

O professor deve semear a educação ambiental com os seus alunos: germinar atitudes, colher o fruto e nunca esquecer a próxima semente.

SABE COMO PODERÁ SER UM PROFESSOR AINDA MAIS SUSTENTÁVEL?

Os Parques Naturais dos Açores sugerem-lhe algumas dicas que o podem ajudar no seu dia a dia de educador:

SEJA

UM

EC

O-P

ROFE

SSO

R

PROMOVA A SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS NA SALA DE AULA E, CONSEQUENTEMENTE, EM TODA A ESCOLA

REUTILIZE O PAPEL, SEMPRE QUE POSSÍVEL

IMPRIMA APENAS O ESTRITAMENTE NECESSÁRIO

OPTE POR UTILIZAR GARRAFAS DE ÁGUA REUTILIZÁVEIS AO INVÉS DAS DESCARTÁVEIS

CRIE UMA REDE DE BOLEIAS - MOBILIDADE SUSTENTÁVEL - PARA PARTILHAR O SEU CARRO COM OS SEUS COLEGAS E VICE-VERSA

SE VIVER PERTO DA ESCOLA, VÁ DE BICICLETA OU A PÉ E INCENTIVE OS SEUS ALUNOS E COLEGAS A FAZEREM O MESMO

SE A SUA ESCOLA NÃO TIVER PLANOS DE POUPANÇA (COMIDA, ÁGUA E ENERGIA), PROPONHA SOLUÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO

INCENTIVE OS SEUS ALUNOS A DESLIGAR A LUZ DA SALA QUANDO HOUVER LUZ NATURAL OU O ESPAÇO ESTIVER VAZIO

PORQUE NÃO DAR UMA AULA AO AR LIVRE? AS AULAS PODERÃO SER MUITO MAIS PRODUTIVAS E OS SEUS ALUNOS FICARÃO MAIS FELIZES E MOTIVADOS

ESCOLHA UM DIA DO ANO PARA PREPARAR UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL COM A SUA TURMA. COMPRE PRODUTOS LOCAIS, AVULSO E SAUDÁVEIS E FAÇA DO LABORATÓRIO UMA COZINHA DE EXPERIÊNCIAS

ER

EA

A Direção Regional do Ambiente e a AZORINA, S.A. organizam bianualmente o Encontro Regional de Educação Ambiental (EREA), ao qual se tem associado um seminário sobre o Programa Internacional Eco-Escolas.

As temáticas abordadas são selecionadas de acordo com as necessidades atuais presentes na Região.

As várias palestras e oficinas pretendem formar os participantes numa mensagem de cooperação, de construção de estratégias pedagógicas e de entendimento/colaboração entre entidades a nível regional.

Os destinatários destes encontros são todos os envolvidos na sensibilização e educação ambiental da Região, nomeadamente os coordenadores Eco-Escolas, docentes, técnicos ambientais, representantes dos municípios, organizações não-governamentais de ambiente e qualquer pessoa com interesse na matéria, para que juntos, possam partilhar ideias e enriquecerem-se profissional e pessoalmente. Este evento conta com o apoio da Secretaria Regional da Educação e Cultura, o que possibilita a acreditação para a carreira docente.

Esteja atento às informações que os Parques Naturais dos Açores divulgam na sua escola e participe na próxima edição do EREA, já em 2018.

ENCONTROS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

5958

EC

O-P

RO

FE

SS

OR

Page 11: Corpo Nacional de Escutas - cne-jnsm.comcne-jnsm.com/userfiles/file/Circ_2017-46_ParqueNaturalSMiguel.pdf · Sessão de informação sobre a gestão de resíduos nos Açores, os seus