convertendo disco dinamico para basico

11
Convertendo Disco Dinâmico para Básico sem Perda de Dados (autor: Sávio Gonçalves – 04/07/2014 - [email protected] ) 1) O que são discos básicos e dinâmicos? Discos básicos e discos dinâmicos são dois tipos de configuração de discos rígidos no Windows. A maioria dos computadores pessoais é configurada como discos básicos, que são os mais simples de se gerenciar. Os usuários avançados e profissionais de TI podem utilizar os discos dinâmicos, que usam vários discos rígidos em um computador para gerenciar dados, principalmente para aumento de desempenho ou confiabilidade. Um disco básico usa partições primárias, partições estendidas e unidades lógicas para organizar dados. Uma partição formatada também é chamada de volume (os termos volume e partição são freqüentemente usados alternadamente). No Windows Vista, discos básicos possuem quatro partições primárias ou três partições primárias e uma estendida. A partição estendida pode conter várias unidades lógicas (há suporte para até 128 unidades lógicas). As partições de um disco básico não compartilham ou dividem dados com outras partições. Cada partição em um disco básico é uma entidade separada no disco. Os discos dinâmicos podem conter um grande número de volumes dinâmicos (aproximadamente 2000) que funcionam como as partições primárias usadas em discos básicos. Em algumas versões do Windows, você pode combinar discos rígidos dinâmicos separados em um único volume dinâmico (chamados de extensão), distribuir dados entre vários discos rígidos (chamados de distribuição) para aumento de desempenho, ou duplicar dados entre vários discos rígidos (chamados de espelhamento) para aumento de confiabilidade. Há cinco tipos de volumes dinâmicos: simples, estendidos, distribuídos, espelhados e RAID-5. Os volumes espelhados e RAID-5 são tolerantes a falhas e estão disponíveis somente em computadores executando o Windows 2000 Server, Windows 2000 Advanced Server, Windows 2000 Datacenter Server ou os Sistemas Operacionais Windows Server 2003. No entanto, você pode usar um computador que esteja executando o Windows XP Professional para criar remotamente volumes espelhados e RAID-5 nesses Sistemas Operacionais. Independentemente de o disco dinâmico usar o estilo de partição “Registro Mestre de Inicialização” (MBR) ou tabela de partição GUID, você pode criar até 2.000 volumes dinâmicos, embora o número recomendado de volumes dinâmicos seja 32 ou menos. Concluindo, os discos dinâmicos fornecem recursos que os discos básicos não oferecem, como a capacidade de criar volumes que estendam vários discos (volumes estendidos e distribuídos) e a capacidade de criar volumes tolerantes a falhas (volumes espelhados e RAID-5). Todos os volumes dos discos dinâmicos são conhecidos como volumes dinâmicos.

Upload: savio-goncalves

Post on 14-Jul-2015

2.108 views

Category:

Devices & Hardware


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Convertendo disco dinamico para basico

Convertendo Disco Dinâmico para Básico sem Perda de Dados

(autor: Sávio Gonçalves – 04/07/2014 - [email protected])

1) O que são discos básicos e dinâmicos?

Discos básicos e discos dinâmicos são dois tipos de configuração de discos rígidos no Windows. A maioria dos computadores pessoais é configurada como discos básicos, que são os mais simples de se gerenciar. Os usuários avançados e profissionais de TI podem utilizar os discos dinâmicos, que usam vários discos rígidos em um computador para gerenciar dados, principalmente para aumento de desempenho ou confiabilidade.

Um disco básico usa partições primárias, partições estendidas e unidades lógicas para organizar dados. Uma partição formatada também é chamada de volume (os termos volume e partição são freqüentemente usados alternadamente). No Windows Vista, discos básicos possuem quatro partições primárias ou três partições primárias e uma estendida. A partição estendida pode conter várias unidades lógicas (há suporte para até 128 unidades lógicas). As partições de um disco básico não compartilham ou dividem dados com outras partições. Cada partição em um disco básico é uma entidade separada no disco.

Os discos dinâmicos podem conter um grande número de volumes dinâmicos (aproximadamente 2000) que funcionam como as partições primárias usadas em discos básicos. Em algumas versões do Windows, você pode combinar discos rígidos dinâmicos separados em um único volume dinâmico (chamados de extensão), distribuir dados entre vários discos rígidos (chamados de distribuição) para aumento de desempenho, ou duplicar dados entre vários discos rígidos (chamados de espelhamento) para aumento de confiabilidade.

Há cinco tipos de volumes dinâmicos: simples, estendidos, distribuídos, espelhados e RAID-5. Os volumes espelhados e RAID-5 são tolerantes a falhas e estão disponíveis somente em computadores executando o Windows 2000 Server, Windows 2000 Advanced Server, Windows 2000 Datacenter Server ou os Sistemas Operacionais Windows Server 2003. No entanto, você pode usar um computador que esteja executando o Windows XP Professional para criar remotamente volumes espelhados e RAID-5 nesses Sistemas Operacionais.

Independentemente de o disco dinâmico usar o estilo de partição “Registro Mestre de Inicialização” (MBR) ou tabela de partição GUID, você pode criar até 2.000 volumes dinâmicos, embora o número recomendado de volumes dinâmicos seja 32 ou menos.

Concluindo, os discos dinâmicos fornecem recursos que os discos básicos não oferecem, como a capacidade de criar volumes que estendam vários discos (volumes estendidos e distribuídos) e a capacidade de criar volumes tolerantes a falhas (volumes espelhados e RAID-5). Todos os volumes dos discos dinâmicos são conhecidos como volumes dinâmicos.

Page 2: Convertendo disco dinamico para basico

• Basic Disk Storage

O armazenamento básico usa tabelas normais de partição suportadas pelo MS-DOS, Microsoft Windows 95, Microsoft Windows 98, Microsoft Windows Millennium Edition (Me), Microsoft Windows NT, Microsoft Windows 2000, Windows Server 2003 e Windows XP. Um disco inicializado para armazenamento básico é chamado de disco básico. Um disco básico contém volumes básicos, como partições primárias, partições estendidas e unidades lógicas. Além disso, os volumes básicos incluem volumes de múltiplos discos que são criados usando o Windows NT 4.0 ou anterior, tais como conjuntos de volumes, conjuntos de distribuição, conjuntos de espelhos, e conjuntos de distribuição com paridade. O Windows XP não suporta estes volumes básicos de múltiplos discos. Quaisquer conjuntos de volume, conjuntos de distribuição, conjuntos de espelhos, ou de distribuição com paridade devem ter seus dados previamente copiados para local seguro e excluídos ou convertidos em discos dinâmicos antes de instalar o Windows XP Professional.

• Dynamic Disk Storage

O armazenamento dinâmico é suportado no Windows XP Professional, Windows 2000 e Windows Server 2003. Um disco inicializado para armazenamento dinâmico é chamado de disco dinâmico. Um disco dinâmico contém volumes dinâmicos, como volumes simples, estendidos, volumes distribuídos, volumes espelhados e RAID-5. Com o armazenamento dinâmico, você pode realizar o gerenciamento de disco e volume sem a necessidade de reiniciar o Windows.

Você não pode criar volumes espelhados ou RAID-5 no Windows XP Home Edition, Windows XP Professional ou Windows XP de 64 bits. No entanto, você pode usar um computador baseado no Windows XP Professional para criar um volume espelhado ou RAID-5 em computadores remotos que executem o Windows 2000 Server, Windows 2000 Advanced Server ou Windows 2000 Datacenter Server, ou ainda as versões Standard, Enterprise e Data Center do Windows Server 2003. Tipos de armazenamento são separados do tipo de sistema de arquivos. Um disco básico ou dinâmico pode conter qualquer combinação de partições ou volumes FAT16, FAT32 ou NTFS. Um sistema de disco pode conter qualquer combinação de tipos de armazenamento. No entanto, todos os volumes no mesmo disco devem usar o mesmo tipo de armazenamento. 2) A Dica É possível converter um disco básico em dinâmico. Esta tarefa é facilmente executada no gerenciador de Discos. Mas o contrário não. Isto porque, como visto acima, a estrutura de um disco dinâmico é mais complexa, de forma que reverter este disco à condição de básico requer excluir os volumes (partições), recriá-los e formatar o disco, implicando na perda de todos os dados do HD. A dica aqui é para fazer o impossível via Windows: converter de dinâmico para básico. É o procedimento ideal em casos como:

Page 3: Convertendo disco dinamico para basico

1) Você converteu seu disco de básico para dinâmico acidentalmente; 2) O disco já era dinâmico, mas como ele só possui uma única partição simples (ou

seja, estrutura sem complexidades) você quer passar a utilizá-lo como básico. Por exemplo, ao retirá-lo de uma storage ou NAS onde ele estava em espelhamento com um outro disco para passar a utilizá-lo como single no seu desktop;

3) Você está no desespero para recuperar seus dados independente de querer

aproveitar a estrutura de volumes e partições do disco ou não.

4) O disco foi criado como dinâmico no Windows XP e você faz um upgrade para o Windows 7 na máquina. Muitas vezes, o Windows 7 passa a não reconhecer o disco, informando no Gerenciador de Discos que ele é inválido (vide a imagem abaixo). Numa situação assim, beiramos o desespero. Imagina migrar de Windows XP para Windows 7 e se deparar com isto! Todos os seus dados estão inacessíveis.

Fonte: http://www.ramonfontes.com/disco-dinamico-invalido-windows-7/

Para nos livrarmos dessas situações, podemos converter o disco de volta para

básico. Vamos ao procedimento. 3) Convertendo de Dinâmico para Básico A primeira coisa a fazer é baixar um editor hexadecimal chamado HxD. Ele pode ser encontrado em http://mh-nexus.de/hxd/. Este editor hexadecimal se diferencia dos demais pelo fato de permitir abrir não somente arquivos em modo hexadecimal mas também discos (HDs).

Instale e depois execute o HxD com privilégios de administrador. Agora poderemos alterar informações internas de controle do HD. Mas, por padrão, o programa vem configurado para modo “somente leitura”, pois alterar esses dados sem saber exatamente o que estamos fazendo pode custar caro. Então, admitindo que estamos conscientes do que vamos fazer, antes de metermos a mão na massa podemos alterar definitivamente para modo “leitura e gravação” clicando no menu “Extras”, em seguida em “Opções” e, na aba “Geral”, no painel “Segurança”, desmarcar a opção

Page 4: Convertendo disco dinamico para basico

“Abrir disco como somente leitura por padrão”. Agora o programa está configurado para usuários avançados, que sabem o que estão fazendo. Feito isto, podemos começar. Na imagem abaixo, temos a tela principal do HxD. Clique no botão “Abrir disco” (veja a seta vermelha):

Page 5: Convertendo disco dinamico para basico

Em seguida, a tela abaixo será apresentada:

Page 6: Convertendo disco dinamico para basico

Selecione o disco que deseja converter de dinâmico para básico e desmarque a opção “Abrir como somente leitura”:

Page 7: Convertendo disco dinamico para basico

A mensagem abaixo será exibida alertando-o sobre os riscos. Qualquer alteração nas informações internas de controle de um HD pode impedir o acesso aos dados. É preciso saber o que se está fazendo. Neste caso, temos certeza do que faremos, portanto, clique em “OK” para continuarmos:

Page 8: Convertendo disco dinamico para basico

Enfim, a janela de edição das informações internas de controle do HD se abre no modo hexadecimal. Repare que no setor 0 (zero) do HD, mais precisamente no offset 1C0x02 (linha 1C0 e coluna 02), temos o valor de 42, que caracteriza o disco como dinâmico.

Page 9: Convertendo disco dinamico para basico

Dê um clique sobre o valor de 42 e digite o valor 07 em seu lugar. O valor digitado ficará em vermelho, pois ainda não foi gravado internamente no HD:

Page 10: Convertendo disco dinamico para basico

Digitado o valor de 07, clique no botão de salvar (símbolo de um disquete azul). Em seguida, uma mensagem será exibida alertando-o novamente sobre os riscos. Clique em “Sim” para confirmar a alteração:

Page 11: Convertendo disco dinamico para basico

Pronto. Agora o valor de 07 estará no lugar do antigo 42, como podemos ver abaixo:

Encerre o HxD e reinicialize seu computador. Após reinicializar, caso pretenda continuar usando o HD definitivamente, é bom abrir um prompt de comando com privilégios de administrador e executar CHKDSK [drive]: /F, onde [drive] é a letra do disco que acabou de ser convertido. Boa sorte!