convÍvio · leituras | 2º domingo da pÁscoa | ano a ref: aclamai o senhor porque ele é bom: o...

2
Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt CONVÍVIO Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora 2º DOMINGO DA PÁSCOA | ANO A 23 de Abril de 2017 Série II Número 530 Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou Se no meio deles e disse lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser lhes ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» Disse lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome. Nós, os crentes, não podemos fechar-nos num pessimismo estéril, decidir que o mundo “está perdido” e que à nossa volta só há escuridão… No entanto, também não podemos esconder a cabeça na areia e dizer que tudo está bem. Há, objectiva- mente, situações, instituições, valores e esquemas que mantêm o homem encerra- do no seu egoísmo, fechado a Deus e aos outros, incapaz de se realizar plenamente. O que é que, no nosso mundo, gera escuridão, trevas, alienação, cegueira e morte? O que é que impede o homem de ser livre e de se realizar plenamente, conforme previa o projecto de Deus? | in site dos Dehonianos

Upload: others

Post on 17-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONVÍVIO · LEITURAS | 2º DOMINGO DA PÁSCOA | ANO A Ref: Aclamai o Senhor porque Ele é bom: o seu amor é para sempre. LEITURA I SALMO LEITURA II EVANGELHO Act 2, 42-47 117(118)

Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt

CONVÍVIO Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora

2º DOMINGO DA PÁSCOA | ANO A 23 de Abril de 2017 Série II – Número 530

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou Se no meio deles e disse lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser lhes ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» Disse lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

Nós, os crentes, não podemos fechar-nos num pessimismo estéril, decidir que o mundo “está perdido” e que à nossa volta só há escuridão… No entanto, também não podemos esconder a cabeça na areia e dizer que tudo está bem. Há, objectiva-mente, situações, instituições, valores e esquemas que mantêm o homem encerra-do no seu egoísmo, fechado a Deus e aos outros, incapaz de se realizar plenamente. O que é que, no nosso mundo, gera escuridão, trevas, alienação, cegueira e morte? O que é que impede o homem de ser livre e de se realizar plenamente, conforme previa o projecto de Deus? | in site dos Dehonianos

Page 2: CONVÍVIO · LEITURAS | 2º DOMINGO DA PÁSCOA | ANO A Ref: Aclamai o Senhor porque Ele é bom: o seu amor é para sempre. LEITURA I SALMO LEITURA II EVANGELHO Act 2, 42-47 117(118)

LEITURAS | 2º DOMINGO DA PÁSCOA | ANO A

Ref: Aclamai o Senhor porque Ele é bom: o seu amor é para sempre.

LEITURA I

SALMO

LEITURA II

EVANGELHO

Act 2, 42-47

117(118)

1 Pe 1, 3-9

Jo 20, 19-31

RENÚNCIA QUARESMAL Pede-se aos que ainda não entregaram a sua renúncia quaresmal, que o podem fazer, o mais breve possível, colocando a quantia referente à renúncia dentro de um envelope fechado, com indica-ção do que se trata, e depositando-o no saco do ofertório, numa das Eucaristias, ou entregando-o no cartório.

NOITE DE ORAÇÃO COMUNITÁRIA No dia 28 de Abril, às 21H30, no salão paroquial, mais uma Noite de Oração Comunitária. “E todos unidos pelo mes-mo sentimento, entregavam-se assidua-mente à oração.” (Act 1, 14a)

UNÇÃO DOS ENFERMOS No dia 29 de Abril, sábado, na Eucaristia das 19H, será administrada a Unção dos Enfermos para os mais idosos e para os que padecem de alguma enfermidade ou fragilidade. Está previsto um lanche, às 17H, no salão paroquial. Quem ne-cessitar de transporte para se deslocar, deve inscrever-se no cartório.