contedo - unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/ui87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que...

16

Upload: others

Post on 18-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos
Page 2: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos
Page 3: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Conteúdo

DIRETORIA - Triênio 2013/2016Presidente Amilton Paulo Lemos1° Vice-Presidente Kleber Cabral2° Vice-Presidente Paulo Fernandes BouçasSecretário-Geral Eduardo Artur Neves Moreira1° Secretário César Urbano CorrêaDiretora de Finanças e Contabilidade Massumi TakeishiDiretora-Adjunta de Finanças e Contabilidade Edith Ascenção Pereira BenvindoDiretor de Administração José Ricardo Alves PintoDiretor de Assuntos Jurídicos Luiz Henrique Behrens FrancaDiretor-Adjunto de Assuntos Jurídicos Luiz Antonio BeneditoDiretor de Defesa Profissional e Assuntos Técnicos Narayan de Souza DuqueDiretor de Comunicação Social Alcebíades Ferreira FilhoDiretor-Adjunto de Comunicação Social Ivaldo Helvio Pinto RêgoDiretora de Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social Icléa Camargo LimaDiretor-Adjunto de Assuntos de Aposentadoria,Pensões e Assistência Social José Aloísio Barroso NunesDiretora de Eventos Associativos, Recreativos e Culturais Nélia Cruvinel ResendeDiretor de Convênios e Serviços Carlos Alberto Ramos G. PachecoDiretora-Adjunta de Convênios e Serviços Tânia Regina Coutinho LourençoDiretor de Coordenação das Representações Regionais Marco Aurélio Baumgarten de Azevedo 2º Diretor Suplente – Fredson Leça Viana3º Diretor Suplente – Wilson Meira

CONSELHO FISCALEfetivos:Ivone Marques MonteMarilena Fonseca FernandinoHans Raimund KlugSuplentes:Luiz Marcello Abrantes EscobarJorge do Carmo Sant’AnnaNilton Pêss

10 Representação/CE sorteia duas bicicletas em confraternização

10 Diversão em resort no evento da Representação/MG

12 Capital alagoana: Homenagens e informação marcam almoço em Maceió

12 Representação/MA promove jantar em São Luís12 Confraternização em Maringá/PR reúne 140

convidados

11 Mais de 400 convidados na Festa da Representação/RJ

11 Confraternização em São José dos Campos teve resultado de concurso fotográfico

10 Unafisco promove almoço em Ribeirão Preto/SP

Regionais

13 a 15 Parcerias, benefícios e vantagens

Convênios

Painel04 Editorial: Lei da repatriação premia sonegação

e fraudes04 Palavra do Associado

www.unafiscoassociacao.org.br

Destaque05 e 06 Pagando o pato do imposto inflacionário

Homenagem06 Dia do Auditor Fiscal da RFB

Atuação07 Representantes da Unafisco se reúnem em

São Paulo

Presença

08 Unafisco participa de jantar anual da DS Porto Alegre/RS

08 Associação prestigia lançamento do Observatório Social de São Paulo

08 Unafisco faz apresentação jurídica para colegas de Porto Alegre/RS

Page 4: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Painel

4 - Fevereiro de 2016

Lei da repatriação premia sonegação e fraudesLamentavelmente, cada vez mais no Brasil nos

deparamos com afrontas aos cidadãos que declaram e pagam em dia os seus impostos, que acreditam na construção do País por meio da participação de todos. Uma das mais recentes é a sanção da Lei 13.254, de 13 de janeiro de 2016, que trata sobre a repatriação de recursos mantidos no exterior sem o conhecimento do Fisco.

Embora tenha sido sancionada com alguns vetos, como o retorno ao Brasil de recursos que estejam em nome de terceiros, a lei está longe de ser concebível. A medida, oriunda do PL 2960/2015, de autoria do Executivo, permite que pessoas físicas e jurídicas, que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos anteriores a 31 de dezembro de 2014, se beneficiem da anistia, mediante o pagamento de multa.

Agora, pasme! Para aderir ao programa de regularização, basta o interessado afirmar que a origem dos recursos é lícita. É isso mesmo. Não há como assegurar a licitude do que for declarado, uma vez que a medida define, entre outros pontos, o seguinte: “a instauração ou a continuidade de procedimentos investigatórios quanto à origem dos ativos objeto de regularização somente poderá ocorrer se houver evidências documentais não relacionadas à declaração do contribuinte.” Em outras palavras, o Fisco não poderá confirmar a veracidade das informações. É um tremendo “mel na chupeta” para quem, no mínimo, sonegou impostos.

Mesmo se os recursos forem fruto de atividades

legais, a anistia poderá ter efeitos bastante danosos no que diz respeito ao aspecto moral, porque reforça a ideia de que sonegar e fraudar são um bom negócio.

A Unafisco Nacional já havia se posicionado contrária à iniciativa quando a matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado, respectivamente, em novembro e dezembro do ano passado. No artigo Reais interesses do projeto de repatriação e anistia penal, publicado em 21/12 no jornal Correio Braziliense, o primeiro vice-presidente da entidade Kleber Cabral ressaltou, entre outros pontos, que a medida “beneficia contribuintes já autuados e réus em processo criminal.”

Ele ainda questionou se o motivo real do programa de regularização é o ajuste fiscal, como argumenta o governo. Sobre isso, em entrevista à Folha de S.Paulo, publicada no dia 23/12, o vice-presidente da Unafisco Nacional salientou que “a razão de fundo é a movimentação em torno dos acordos internacionais.”

Na ocasião, Kleber adiantou ainda que vetos pontuais não alterariam a essência do projeto. “A presidente deveria vetar o projeto todo. E se assim entendesse, reenviar em outras bases, para uma ampla discussão no Congresso, ouvindo órgãos de fiscalização e de persecução penal, Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público.”

A Unafisco Nacional sempre combaterá iniciativas que vão na contramão dos anseios da sociedade e depreciem o trabalho dos Auditores Fiscais da RFB.

DIRETORIA

Editorial

O associado Ioshito Fugita, de Ribeirão Preto, interior paulista, usu-fruiu das vantagens do convênio entre a Unafisco e a agência Con-solação/SP da CVC para viajar com a família. A parceria concede, entre outros benefícios, desconto de 7% nos pacotes de viagem.

O destino escolhido pelo colega foi o Salinas de Maceió Beach Re-sort, em Alagoas. “Curtimos muito cada dia no resort que, além das

comodidades, dispõe de monitores para todas as faixas etárias.”

Bastante satisfeito, Ioshito con-tou à Unafisco que voltará a utilizar a parceria e elogiou o atendimento oferecido pela agência convenia-da da entidade. “Recomendo aos demais associados, porque tenho certeza que terão o mesmo ótimo atendimento.” O convênio é válido para os associados de todo o País e respectivos dependentes.

Viagem com desconto na CVC

Foto

: Arq

uivo

pe

sso

al

Page 5: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Destaque

5- Fevereiro de 2016

Pagando o pato do imposto inflacionário

Com as discussões sobre a situação econô-mica do País, um dos assuntos recorrentes é a possibilidade de aumento dos tributos.

O debate ocorre como se isso já não estivesse acontecendo. Os mais jovens podem não se lembrar ou não vivenciaram, mas o recrudescimento da in-flação já impõe a todos – e de forma mais grave aos menos aquinhoados, um imposto perverso – o impos-to inflacionário.

Embora não possa se enquadrar no conceito téc-nico de tributo ou imposto propriamente dito, esse fe-nômeno tem, sim, o Estado e os entes federados como seus beneficiários. Isso pois estes entes são grandes de-vedores. Dívidas de curto, médio e longo prazo.

Os grandes credores, aqueles detentores de po-der econômico e influência política, são imediata-mente compensados, por exemplo, com o aumento da taxa básica de juros: a Selic. Com isso, os rentistas continuam serenos e seguros recebendo algo em tor-no de R$ 500 bilhões, ou quase 9% do PIB.

Mas para pagar esses valores deve-se economi-zar. Não é difícil deduzir quem será premido para que essa economia aconteça. Aquele que, pelo contrá-rio, não detém poder econômico ou político, ou seja, os trabalhadores.

Os servidores públicos são alvos preferenciais – há muito com reajustes abaixo da inflação. Agora, de forma mais contundente, contribuintes do imposto inflacionário. Afinal, não bastassem reajustes abaixo dos índices inflacionários, as propostas de correção de suas remunerações são postergadas – a proposta é para agosto – mais oito meses de inflação a punir os trabalhadores. Além disso, propor índices prefixados para quatro anos é tornar o trabalho atividade de ris-co financeiro, com fortíssimo viés de aprofunda-mento de perdas.

A assunção de tal escala de valores não destoa dos dias mais tenebrosos do capita-lismo selvagem, quando o valor do trabalho era extremamente mitigado em fa-vor da mais-valia a beneficiar os detentores dos demais fatores de produção.

I n f e l i z m e n t e , não é só na con-dição de traba-lhadores, mas também de cont r ibu i n -tes, que os menos favo-recidos são

penalizados pelo imposto inflacionário.Tomemos um exemplo concreto de um trabalha-

dor que, a duras penas, verteu valores significativos de sua renda para a Previdência Social e, após lon-go período de contribuição, aposentou-se. Tem uma renda de aposentadoria considerável na média de nossa previdência pública: R$ 3.700,00. Porém, se considerarmos elevados custos com medicamentos e planos de saúde – afinal, depender da saúde pública é quase uma sentença de morte – a cada dia estará com orçamento mais apertado.

Ao receber seus rendimentos, esse trabalhador dei-xava para os cofres públicos, a título de Imposto de Ren-da, R$ 200,20. Com o INPC de 11,28% no ano de 2015, o novo valor nominal da aposentadoria dessa pessoa passará para R$ 4.117,36. Valor nominal, pois seu poder de compra continua, na melhor das hipóteses, igual.

Ocorre que os governantes, mais uma vez, “esque-cem” os efeitos da inflação para essa classe de cida-dãos, os trabalhadores, e não enviam qualquer projeto ou medida provisória para o reajus-te da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.

O resultado disso é que o aposentado de nosso exem-plo passará a pagar R$ 290,28 de Imposto de Renda mensal sobre seus proventos de aposentadoria.

Reajuste da Tabela do IR

continua

Page 6: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Destaque

6 - Fevereiro de 2016

Na prática, um crescimento de 45% em seu imposto. Note que estamos falando da defasagem da ta-

bela em apenas um ano. O acumulado ao longo dos anos é muito maior.

Como se verifica, no cotejo dos valores capital e trabalho, este ainda está muito aquém da relevân-cia que os discursos sofistas dizem atribuir, mormen-

te considerando que atual mandatária – presidenta, como prefere ser chamada – é dos quadros de um partido denominado “dos trabalhadores”.

Em alusão a uma campanha levada a efeito por entidade empresarial, poderíamos perguntar: “quem já está pagando o pato?”

ExemplosRemuneração

OriginalRemuneração

Corrigida IR Original IR Corrigido Percentualde Aumento

Exemplo 1 2.000,00 2.225,60 7,20 24,12 235,00%

Exemplo 2 2.200,00 2.448,16 22,20 40,81 83,84%

Exemplo 3 2.400,00 2.670,72 37,20 57,50 54,58%

Exemplo 4 2.600,00 2.893,28 52,20 79,19 51,71%

Exemplo 5 2.800,00 3.115,84 67,20 112,58 67,52%

Exemplo 6 3.000,00 3.338,40 95,20 145,96 53,32%

Exemplo 7 3.200,00 3.560,96 125,20 179,34 43,25%

Exemplo 8 3.400,00 3.783,52 155,20 215,16 38,64%

Exemplo 9 3.600,00 4.006,08 185,20 265,24 43,22%

Exemplo 10 3.800,00 4.228,64 218,87 315,31 44,06%

Exemplo 11 4.000,00 4.451,20 263,87 365,39 38,47%

Exemplo 12 4.200,00 4.673,76 308,87 415,92 34,66%

Exemplo 13 4.400,00 4.896,32 353,87 477,13 34,83%

Exemplo 14 4.600,00 5.118,88 398,87 538,33 34,96%

Exemplo 15 4.800,00 5.341,44 450,64 599,54 33,04%

TABELA EXEMPLIFICATIVA

Homenagem

Page 7: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Atuação

7- Fevereiro de 2016

Foto

: Bru

no C

hag

as

Representantes da Unafisco Nacional de todo o País participaram, no dia 17/12, da reunião promovida pela entidade, na Sede Social, em

São Paulo/SP. Os colegas ficaram por dentro das no-vas iniciativas da Associação, fizeram um balanço das atividades realizadas em 2015 e comentaram sobre as ações para este ano.

Na abertura, o presidente da Associação, Amilton Lemos, destacou a sinergia que há entre diretoria, re-presentantes e funcionários para que a Unafisco Na-cional alcance o objetivo de integrar e beneficiar os associados. Nesse sentido, foi realizada uma dinâmica de grupo para reforçar o importante papel do repre-sentante como canal entre a entidade e o associado.

O primeiro vice-presidente Kleber Cabral destacou o crescimento no número de associados e os avan-ços nas áreas jurídica e de comunicação. Esta última com a forte atuação de assessoria de imprensa para destacar assuntos de interesse dos Auditores Fiscais na grande mídia.

Marco Aurélio de Azevedo, que é dir. de Coorde-nação das Representações Regionais, abordou algu-mas estratégias da entidade para 2016, como dar se-quência às reuniões regionais dos representantes.

A dir. de Eventos, Nélia Resende, comentou que os eventos promovidos pela Unafisco, como happy hours e passeios, são essenciais para congregar os associados.

O responsável pela pasta de Convênios e Serviços,

Carlos Alberto Ramos G. Pacheco, salientou que as parcerias mantidas pela entidade somam quase 400 e que o trabalho dos representantes é fundamental para informar os associados sobre as vantagens oferecidas.

Já o segundo vice-presidente da Unafisco, Paulo Bouças, enfatizou o papel do representante de conver-sar com os Auditores Fiscais nas repartições para com-partilhar os benefícios oferecidos pela Associação.

O dir. de Comunicação Social, Alcebíades Ferreira Filho, afirmou que as estratégias de comunicação da Unafisco devem acompanhar o crescimento da enti-dade e a relevância que a Associação possui por re-presentar a Classe dentro de seu âmbito associativo.

Luiz Benedito, diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos, abordou a atuação jurídica da Unafisco e a perspec-tiva positiva de ações promovidas em favor dos asso-ciados, como a GAT.

Para finalizar, houve comentários dos representan-tes, que aproveitaram para falar dos trabalhos realiza-dos em suas localidades e destacar a satisfação que têm em observar o retorno positivo que estão obtendo com os colegas das respectivas regiões.

Pela Diretoria Nacional da Unafisco também mar-caram presença na reunião Eduardo Moreira (secre-tário-geral); César Urbano (1º secretário); José Barro-so (diretor-adjunto de Assuntos de Aposentadoria); e Ivaldo Rêgo (diretor-adjunto de Comunicação Social).

Sede Social

REPRESENTANTES DA UNAFISCO SE REÚNEM EM SÃO PAULO

Page 8: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Presença

8 - Fevereiro de 2016

A Unafisco Nacional, repre-sentada pelo diretor Narayan de Souza Duque (Defesa Profissional e Assuntos Técnicos), prestigiou o lançamento do Observatório So-cial de São Paulo (OSB/SP), realiza-do em 9/12/2015, Dia Internacional Contra a Corrupção, no auditório da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), na ca-pital paulista.

Na mesa do evento, o Auditor Fiscal da RFB e um dos coordena-dores do OBS/SP, Paulo de Oliveira Abrahão, salientou a relevância dos observatórios para a transpa-rência e o acompanhamento da gestão dos recursos públicos. O colega apresentou o trabalho de-

senvolvido nos últimos dois anos pelo Fórum do Observatório So-cial de São Paulo (FO-BSampa) para lançar o OSB/SP e convidou os cidadãos paulista-nos para participa-rem dessa iniciativa, assim como as enti-

dades interessadas.O diretor da Unafisco, Narayan

Duque, ressaltou que “os obser-vatórios fazem parte do controle social que o cidadão tem direito e a experiência de outros municí-pios tem mostrado resultados in-teressantes.” Uma mostra disso é que, nos últimos três anos, a rede de observatórios, que integra o Observatório Social do Brasil, pos-sibilitou a economia de mais de R$ 1 bilhão para os cofres públicos de 50 cidades brasileiras, confor-me destacado pelo colega Paulo Abrahão, durante o evento.

Como parte da programação, a Unafisco ofereceu um coffee break aos presentes.

Associação prestigia lançamento do Observatório Social de São Paulo

Capital Paulista

Foto

: Bru

na S

err

a

Foto

: Div

ulg

açã

o

Unafisco faz apresentação jurídica para colegas de Porto Alegre/RS

A Unafisco Nacional se reu-niu com Auditores Fiscais de Por-to Alegre/RS para apresentar as principais ações judiciais movi-das pela entidade em prol de seus associados. Cerca de 70 co-legas marcaram presença no en-contro, que ocorreu no auditório do Ministério da Fazenda na ca-pital gaúcha.

A reunião foi organizada, em 10/12/2015, pela Delegacia Sindi-cal de Porto Alegre do Sindifisco Nacional e fez parte das ativi-dades de mais uma edição do Dia Nacional sem Computador. Quem representou a Unafisco no evento foi o diretor de Assuntos Jurídicos, Luiz Henrique Behrens Franca.

Na exposição, Luiz Henrique abordou principalmente o an-damento das ações da GAT, Gifa 45% e Gifa 95%. Outros processos comentados pelo diretor, que ainda esclareceu dúvidas dos presentes, foram dedução sem limite de gastos com educação no Imposto de Renda, reajuste de 10% dos técnicos e a proposição da Ação Direta de Inconstitucio-nalidade (ADI) sobre separação das carreiras no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dia sem Computador

Foto

: Div

ulg

açã

o

A DS/Porto Alegre do Sindifisco Nacional promoveu Jantar de Con-fraternização Anual na Sociedade Leopoldina Juvenil, localizada na capital gaúcha. Toda a diretoria da Representação/RS da Unafis-

co Nacional prestigiou o evento, que reuniu 350 convidados, em 11/12/2015.

Durante o jantar ocorreu a posse da diretoria eleita da DS para o tri-ênio 2016–2018, que tem como pre-sidente o diretor de Coordenação das Representações Regionais da Unafisco Nacional e 1º secretário da Representação/RS, Marco Auré-lio Baumgarten de Azevedo. Ainda como parte da programação do evento, Banda Samba Morena e DJ animaram os convidados com um repertório variado.

Unafisco participa de jantar anual da DS Porto Alegre/RS

Posse

Page 9: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos
Page 10: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Regionais

10 - Fevereiro de 2016

Representação/CE sorteia duas bicicletas em confraternização

Mais de 200 convidados presti-giaram o Almoço de Confraterni-zação Natalina realizado, no dia 10/12/2015, pela Representação/CE da Unafisco na churrascaria Dallas Grill, em Fortaleza. Entre os presentes estava o segundo vice- presidente da Unafisco Nacional, Paulo Fernandes Bouças.

Como parte da programação do evento, a representação sor-

teou duas bicicle-tas. Os contem-plados foram os colegas Marcelo Luiz, da DRJ na cidade, e Francis-co Dantas, que é aposentado. Ain-da ocorreu o sor-teio de cestas de Natal.

O representan-te da Unafisco no Estado e dire-tor-adjunto de Assuntos de Apo-sentadoria, Pensões e Assistência Social da Unafisco Nacional, José Aloísio Barroso Nunes, fez uso da palavra para agradecer a pre-sença de todos. Na ocasião, ele também leu para os convidados o editorial Dezembro, um balanço de vida, palavras e números, pu-blicado na edição de dezembro de 2015 deste informativo.

Fortaleza

Foto

: Rep

rese

nta

ção/

CE

Cento e cinco convidados marcaram presença no Almoço de Confraternização de Fim de Ano promovido pela Unafisco Na-cional em Ribeirão Preto/SP, no dia 12/12/2015, na Churrascaria Zebu,

localizada no bairro Jardim Paulista.

O cardápio do evento contou com um farto rodízio de churrasco, além da mesa de frios, pratos quentes e be-bidas como vinhos, cervejas, refrigerantes e sucos.

Participaram da confrater-nização o representante da Una-fisco Nacional na cidade, Zuza Gomes Barbosa, e a titular da De-legacia da RFB de Julgamento de Ribeirão Preto, Ana Paula Gervá-sio Silveira, entre outros.

Unafisco promove almoçoem Ribeirão Preto/SP

Churrascaria

Foto

:Re

pre

sent

açã

o Ri

bei

rão

Pret

o/SP

Foto

: Rep

rese

nta

ção/

MG

Diversão em resortno evento da Representação/MG

Aproximadamente 130 convi-dados participaram da Confra-ternização de Natal 2015 promo-vida pela Representação/MG da Unafisco, nos dias 12 e 13/12, no Tauá Resort, localizado na cida-de mineira de Caeté. Pela Direto-ria Nacional da Unafisco marcou presença o diretor de Comunica-ção Social, Alcebíades Ferreira Filho. Também esteve presente a presidente da diretoria da Repre-sentação/MG, Marilena Fonseca Fernandino.

No primeiro dia de evento, ocorreu o jantar de confraterniza-ção animado por música ao vivo, com uma banda tocando diver-sos sucessos.

Além de participar da festa, os associados e respectivos fami-liares se hospedaram no resort e aproveitaram a estrutura de lazer do estabelecimento. Entre as ativi-dades disponíveis, havia piscinas com toboáguas e o parque temá-tico infantil Jota City, com jogos e brincadeiras para crianças.

Caeté

Page 11: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Regionais

11- Fevereiro de 2016

Mais de 400 convidados na Festa da Representação/RJ

A Representação/RJ da Unafisco Nacional reali-zou Festa de Fim de Ano para os associados e fami-liares, na noite de 9/12/2015, no Clube Monte Líba-no, na zona sul da cidade. A comemoração reuniu mais de 400 convidados, entre eles, os membros da Diretoria Nacional da Unafisco Amilton Paulo Lemos (presidente), Kleber Cabral (primeiro vice-presiden-

te), Eduardo Artur Neves Moreira (secretário-geral) e José Ricardo Alves Pinto (Administração).

Os colegas se divertiram até a madrugada ao som da Banda Via Brasil, com a participação do professor de dança da Representação/RJ, Paulo Mazzoni, e respectiva equipe de dançarinos.

Durante a festa, o presidente da Representação/RJ, Antonio Dias, brindou à união dos colegas e à celebração da vida, depois de mais um ano provei-toso de trabalho. Também destacou que a represen-tação carioca atingiu a marca de 1.500 associados. Ele e os integrantes da diretoria da representação Jorge Dias (segundo vice-presidente); Armando Sampaio (Finanças e Contabilidade); Regina Fles-sati (adj. de Finanças e Contabilidade); Roberto D’Aquino (Comunicação Social) e Almir Dupré (adj. de Comunicação Social) agradeceram a presença dos colegas e disseram que irão intensificar o traba-lho de divulgação das atividades da Unafisco, para ampliar o quadro associativo da entidade.

Celebração

Foto

: Rep

rese

nta

ção/

RJ

Cento e vinte convidados participaram da Festa de Confraternização de Fim de Ano promovida pela Representação São José dos Campos/SP da Unafis-co, que ocorreu em 11/12/2015, no espaço Quinta das Palmeiras, na mesma cidade. Pela diretoria da Unafisco Nacional prestigiaram o jantar Amilton Pau-lo Lemos (presidente), Massumi Takeishi (Finanças e Contabilidade) e Edith Benvindo (adj. de Finanças e Contabilidade).

Ao fazer uso da palavra, o presidente Amilton dis-correu, entre outros pontos, sobre a importância da

promoção de confraternizações como esta, onde os associados podem desfrutar de um momento de amizade e integração. Para animar o evento, houve música ao vivo, com clássicos da MPB e do pop rock. Outro destaque foi uma cabine fotográfica disponi-bilizada para que os associados tirassem fotos como lembrança da confraternização.

A festa ainda contou com a conclusão do 1º Con-curso Fotográfico da representação, que teve como tema Curtindo Minha Cidade. Os convidados pude-ram escolher as três fotos ganhadoras. O primeiro lugar ficou com o associado Alessandre Duarte de Figueiredo, que recebeu 15 votos. Já o segundo e terceiro lugares ficaram com os associados Ronie Ainbinder e Marli dos Santos Martins Barros, com seis e cinco votos, respectivamente. Os ganhadores fo-ram premiados com vales-presente de uma grande rede de livrarias. Também participaram do evento os representantes da Unafisco na cidade, Margarete Silva e Rogério Tsufa, entre outros colegas.

Confraternização em São José dos Campos teve resultado de concurso fotográfico

Interior Paulista

Foto

: Div

ulg

açã

o

Page 12: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Regionais

12 - Fevereiro de 2016

Homenagens e informação marcam almoço em Maceió

O Almoço de Confraternização de Fim de Ano da Representação/AL da Unafisco Nacional ocorreu em 11/12/2015, na churrascaria Espeto Grill, em Maceió. Entre os 123 presentes estavam o segundo vice-presidente da Unafisco Na-cional, Paulo Fernandes Bouças, e o diretor-adjunto de Comunicação Social da entidade, Ivaldo Helvio Pinto Rêgo, que também é repre-sentante da Associação no Estado.

Ao fazer uso palavra, Paulo Bou-ças comentou, entre outros temas, sobre as atividades associativas da Unafisco em áreas como convê-

nios, eventos e assuntos jurídicos.Por sua vez, Ivaldo ressaltou

que “nós, representantes, nos sentimos honrados, prestigia-dos, recompensados e agrade-cidos aos associados pelo apoio que temos recebido.”

A atração musical do evento foi o cantor da casa, que tocou música pop, bossa nova e su-cessos da Jovem Guarda. Hou-

ve também sorteio de 25 brindes para os associados.

Durante o almoço, Ivaldo e os demais representantes de Ala-goas, José Gonzaga Filho, Domi-ciano de Oliveira Neto e Walter Guimarães, acompanhados do associado Marcelo Belchior, ain-da homenagearam Paulo Bou-ças com uma placa, destacando a atuação dele na Associação, bem como salientando seu empe-nho em defesa dos interesses da Classe. Houve também homena-gem aos associados aniversarian-tes de dezembro.

Capital Alagoana

Foto

: Rep

rese

nta

ção/

AL

Foto

: Rep

rese

nta

ção

Ma

ring

á/PR

Confraternização em Maringá/PR reúne 140 convidados

A Representação Maringá/PR da Unafisco Nacional realizou Confraternização de Fim de Ano para os associados da região e respectivos familiares. Mais de 140 convidados participaram do almoço, realizado em 12/12/2015, na sede social da Assefaz, na mesma cidade. Pela Diretoria Na-cional da Unafisco prestigiou o evento o secretário-geral Eduar-do Moreira.

A tarde foi marcada por um clima de descontração e ami-zade entre os presentes. No car-dápio teve churrasco, maionese, arroz, saladas, cerveja, vinho, es-pumante, refrigerante, suco e so-bremesas.

No decorrer do evento, Edu-ardo Moreira comentou sobre as atividades promovidas pela Una-fisco. Ele também destacou o trabalho jurídico realizado pela entidade em prol dos associa-dos. O colega ainda aproveitou para abordar temas de interesse da Classe, como a Campanha Salarial.

Os representantes da Unafisco em Maringá, Hercules Kotsifas e Aparecida Nogara, destacaram o momento de congraçamento e união proporcionado pelo even-to e aproveitaram a oportunida-de para dar boas-vindas a quatro novos associados da Unafisco na região.

Descontração

A Representação/MA da Una-fisco Nacional promoveu Jantar de Confraternização Natalina no restaurante Coco Bambu, lo-calizado em São Luís. Cerca de

80 convidados participaram do evento, no dia 5/12/2015.

O jantar foi embalado por rit-mos como MPB e pop, tocados por uma banda. Ocorreu tam-bém o sorteio de presentes para os convidados.

Pela Unafisco Nacional presti-giou a confraternização o diretor de Convênios e Serviços, Carlos Alberto Ramos G. Pacheco. Os re-presentantes da entidade no AL, Maria Benedita Jansen e Reinal-do Brito da Silva, também partici-param do evento, entre outros.

Representação/MA promove jantar em São Luís

Restaurante Coco Bambu

Foto

: Div

ulg

açã

o

Page 13: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Convênios

LOJA VIRTUAL

HOT SITE

Há ainda DVDs, games, CDs, entre outros produtos.

São concedidos até 20% de desconto, além da facilidade de pagamento.

Desconto em livros e artigos de papelaria

para associadosCONDIÇÕES ESPECIAIS

13

REVISTAS IMPRESSAS

Abatimento nas adesões pelo período de um ou dois anos.

Economize até 50%na assinatura

Produtos Brastemp e Consul com até 30% de desconto

ON-LINE

A empresa faz entregas em todo o País.

FIANÇA LOCATÍCIA

O associado que deseja alugar imóvel residencial, mas não tem fiador, pode utilizar esse serviço oferecido gratuitamente pela Unafisco Nacional.

DE IMÓVEL RESIDENCIALFacilidade na locação

VANTAGENS

A montadora oferece aos clientes garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Carro novo comDESCONTO EXCLUSIVO

- Fevereiro de 2016

Page 14: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Convênios

ZERO-QUILÔMETRO PROTEÇÃO

Concessionária Toyota Tsusho, em SP, possibilita desconto aos associados de todo o Brasil.

VIAGEMTURISMO

Parceria é somente com a agência Consolação/SP da CVC.

O associado adquire o bilhete por meio do hot site da TAM.

SAÚDE MENTAL

Exercícios estimulam o raciocínio e a criatividade.

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS

PREÇO ESPECIALVeículo com

Aulas com10% de desconto

sobre valor dos pacotesREDUÇÃO DE 7% Passagens aéreas em

As apólices são da Porto Seguro, no ramo desde 1945.

Desconto de 25% noSEGURO DE AUTOMÓVEL

14

ENSINO SUPERIOR

Confira as condições do convênio em nosso site.

Desconto em cursos presenciais e a distância

CARREIRA

Desconto para quem é indica-do por associado da Unafisco.

Escola preparacandidatos para RFB

- Fevereiro de 2016

Page 15: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos

Convênios

Jornalista Responsável: Julio Scarparo (MTB-SP 45.245) – Jornalistas: Bruna Serra (MTB-SP 65.487) e Bruno Chagas (MTB-SP 59.596) – Diagramação: Marcelo Rangel – Capa: Núcleo Cinco – Tiragem: 11.000 exemplares – Unafisco Nacional: Sede Administrativa – Av. Ipiranga, 1.267, 14º andar – Centro – São Paulo/SP – CEP 01039-907 – Tel.: (11) 3228-4766 | Sede Social – Av. Prestes Maia, 748 – Centro – São Paulo/SP – CEP 01031-000 – Tel.: (11) 3229-3374. E-mail: [email protected] – Site: www.unafiscoassociacao.org.br.

UNAFISCOINFORMA - Publicação da UNAFISCO NACIONAL — Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

SÃO PAULO ENTRETENIMENTO

Entre os serviços inclusos estão consultas médicas e exames de imagem e laboratório.

Há entradas para peças de teatro, shows, parques e outras atrações.

Abatimento é concedido em 15 unidades da empresa.

no check-upDESCONTO DE 15%

Desconto de 30%em aparelho auditivo

60% MAIS BARATOSIngressos até

BEM-ESTAR

Check-up com 10% de desconto

PREVENÇÃO

Hospital está localizado na capital paulista.

MINAS GERAIS

Válida no San Diego Suítes e Niagara Flat.

Redução de 40%no valor das tarifas

Page 16: Contedo - Unafiscounafisconacional.org.br/img/publica_pdf/UI87_web.pdf · 2017. 9. 14. · que sejam ou foram proprietárias de valores, bens materiais e imateriais, em períodos