contabilidade basica. passo a passo.capitulo 1

26
CONTABILIDADE BÁSICA Passo a Passo com David Santos Matos SUMÁRIO 1

Upload: will-andrade

Post on 19-Dec-2015

8 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Curso de contabilidade básica.

TRANSCRIPT

Page 1: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

CONTABILIDADEBÁSICA

Passo a Passo

com

David Santos Matos

SUMÁRIO

1

Page 2: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

CAPÍTULO 1

A Ciência Contábil

1. CONCEITO DE CONTABILIDADE E SEU OBJETO DE ESTUDO

Durante nossa vida estudantil, até o ensino médio, estudamos várias ciências, tais como: Biologia, História, Matemática etc. Logo, aprendemos que:

a) Biologia é a ciência que estuda os seres vivos;

b) História é a ciência que estuda os acontecimentos do presente e do passado da humanidade;

c) Matemática é a ciência que estuda a relação entre elementos definidos, quantitativamente, de forma abstrata e lógica.

Sabemos que toda ciência tem seu assunto de interesse, ou seja, seu objeto de estudo, que é a matéria sobre a qual a ciência se propõe a estudar. Da Biologia, por exemplo, o objeto de estudo é a vida; da História, é a evolução da humanidade; da Matemática, é o fenômeno quantitativo, e assim por diante.

Feitas estas considerações, iremos estudar, a partir de agora, outra ciência: a Contábil.

Então você deve estar se perguntando: O que significa Contabilidade? O que se estuda em Contabilidade? Para que serve a Contabilidade? O que faz um contabilista? Espero que

ao final deste texto você tenha condições de responder a todas essas indagações.

Pois bem. Entendemos que o estudo de qualquer assunto deve começar pela sua definição. Deste modo, torna-se inevitável a seguinte pergunta: O que é Contabilidade?

A palavra contabilidade deriva do latim computare e significa: contar, calcular, computar etc. Apesar disso, não se deve confundir Contabilidade com Matemática. Para o contabilista ser um excelente profissional, não precisa ser um profundo conhecedor da Matemática. Na maioria das vezes, bastam-lhe os conhecimentos matemáticos básicos, como: frações, razões, proporções, porcentagem, regra de três etc. Por conseguinte, quem não gosta de Matemática, ou tem dificuldade em aprendê-la, não significa que irá detestar Contabilidade ou que terá necessariamente dificuldade em aprendê-la.

Portanto, podemos dizer que à luz do estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas, ou seja, à luz da epistemologia, a Contabilidade não pertence ao grupo das ciências exatas; é uma ciência social.

A História nos revela que a existência da Contabilidade remonta a tempos imemoriais, antes mesmo do aparecimento da moeda, face à necessidade das pessoas de controlar seus bens, suas dívidas, seus ganhos e perdas, ou seja, sua riqueza patrimonial.

Para Sérgio de Iudícibus (1997, p.30) alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente há 4.000 anos antes de Cristo.

De fato, no início da civilização já se observava a necessidade de se avaliar os acréscimos ou decréscimos da

2

Page 3: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

criação de rebanho, utilizando-se, para tal, um monte de pedrinhas para estabelecer a correspondência entre elas e as ovelhas. Ao comparar o monte de pedrinhas de cada período, o pastor observava se havia obtido lucro ou prejuízo em suas atividades.

Assim, a Contabilidade surgiu da própria necessidade que as pessoas têm de controlar o que possuem (bens e direitos), ganham (lucros), perdem (prejuízos) ou devem (obrigações ou dívidas).

Contudo, a partir do desenvolvimento comercial, houve um aumento significativo do acúmulo de riquezas, surgindo, assim, uma necessidade maior de se realizar o controle patrimonial. Com efeito, a Contabilidade tornou-se indispensável à realização desse controle.

Em 1494, o italiano, Frei Luca Pacioli, considerado o Pai da Contabilidade, escreveu a primeira literatura contábil relevante, consolidando o método das partidas dobradas, expressando a causa e o efeito do fenômeno patrimonial com os termos “débito” e “crédito”, matéria que será tratada com maior profundidade no capítulo 4.

Mais recentemente, a classe contábil, no primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado na cidade do Rio de Janeiro, em 1924, formulou o seguinte conceito oficial para a Contabilidade:

“Ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.”

(Grifo nosso)

Já a equipe de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP formulou o seguinte conceito (Disponível no site www.feausp.br):

“A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.”

O saudoso mestre Hilário Franco, com a maestria que lhe era peculiar, definiu a Contabilidade como sendo "a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial".

(Grifo nosso) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade criada

para disciplinar, normatizar e fiscalizar o mercado de ações, através da Deliberação nº 29, disciplinou que a Contabilidade é e deve ser um instrumento gerencial de tomada de decisão.

Para o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON), “a Contabilidade é um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza

3

Page 4: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.”

Em que pese as informações contábeis propiciarem uma análise da situação patrimonial sob quatro pontos de vista, entendemos que as informações, que constituem o núcleo da Contabilidade, são de natureza econômica e financeira.

Poderíamos citar inúmeros conceitos formulados por outros autores e entidades ligadas à profissão contábil. Porém, desnecessário nos estendermos em demasia. Isso porque é fácil perceber que nos conceitos de Contabilidade sempre estão presentes as palavras “controle” e “patrimônio”, o que nos leva a afirmar que a Contabilidade é a ciência responsável pelo controle patrimonial.

Mesmo sabendo que a Contabilidade controla o patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, daqui por diante, para fins didáticos, iremos mencionar a expressão “entidades”, em vez de “pessoas”.

A Contabilidade é, pois, uma ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro dos dados, com a finalidade de oferecer informações sobre sua composição patrimonial e as variações por ele sofridas.

Assim, podemos dizer que a Contabilidade é a ciência que estuda, controla e avalia, em termos monetários, o patrimônio das entidades, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos.

Noutras palavras, a Contabilidade é a ciência que controla o patrimônio das entidades, coletando, registrando, resumindo e informando os atos e fatos que afetam os

elementos patrimoniais, demonstrando suas variações quantitativas e qualitativas.

Por tudo que já foi dito, é possível concluirmos que o objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio avaliável monetariamente, ou seja, o patrimônio econômico.

2. FUNÇÕES E FINALIDADES DA CONTABILIDADE

Segundo a Teoria moderna da Administração, as funções do administrador são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Embora a Contabilidade seja um instrumento de trabalho do administrador, o Planejamento e o Controle são as funções administrativas que mais interessam à Contabilidade, no exercício de suas funções sociais.

Para a doutrina contábil, a Contabilidade tem, basicamente, as seguintes funções:

a) ADMINISTRATIVA – controlar o patrimônio das entidades, visando demonstrar sua situação num dado momento; e

b) ECONÔMICA – apurar resultados, demonstrando-os, periodicamente, sejam positivos (lucros) ou negativos (prejuízos).

A demonstração da situação patrimonial de uma entidade, bem como seu resultado econômico, deve ser feita de forma clara e objetiva, seguindo, rigorosamente, os conceitos, princípios e normas que norteiam os serviços de contabilidade.

Por fim, podemos dizer que o exercício dessas funções permite à Contabilidade atingir suas finalidades, que são a de ESTUDAR e CONTROLAR o patrimônio, para prestar

4

Page 5: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

informações às pessoas que tenham interesse na situação patrimonial e no desempenho das atividades das entidades.

3. TÉCNICAS CONTÁBEIS

Para atingir suas finalidades, a Contabilidade se utiliza das seguintes técnicas:

a) ESCRITURAÇÃO – técnica contábil através da qual se registra os atos e fatos administrativos ocorridos num determinado patrimônio;

b) AUDITORIA – técnica contábil que nos permite avaliar o grau de confiabilidade dos dados produzidos pelo sistema contábil;

c) DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – técnica contábil que consiste na elaboração de relatórios técnicos;

d) ANÁLISE DE BALANÇOS – técnica contábil que nos possibilita avaliar as situações econômica, financeira e patrimonial das entidades.

Considerando os fins a que se destina este trabalho, estudaremos, mais diante, a escrituração e as demonstrações contábeis em capítulos específicos.

4. USUÁRIOS DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

No mundo dos negócios, várias pessoas têm interesses nas informações produzidas pela Contabilidade das entidades, sobretudo daquelas com fins lucrativos. A essas pessoas denominamos “usuários das informações contábeis”.

Os usuários são pessoas físicas ou jurídicas com interesse na entidade, que utilizam as informações contábeis desta para seus próprios fins, de forma permanente ou transitória.

De acordo com as necessidades específicas de cada uma dessas pessoas, dividimo-las em dois grupos: usuários internos e externos.

No grupo dos usuários internos destacam-se os proprietários de entidades de fins lucrativos, ou seja, os titulares de empresas individuais, os sócios acionistas (sociedades anônimas) e os sócios quotistas (sociedades limitadas), que se preocupam, primordialmente, com a rentabilidade e segurança de seus investimentos.

Desse modo, utilizando-se das informações produzidas pela Contabilidade, essas pessoas podem, por exemplo:

a) gerenciar melhor os recursos disponíveis;

b) obter informações úteis ao planejamento de suas atividades;

c) saber o custo do que foi produzido, vendido ou consumido;

d) apurar o resultado (lucro ou prejuízo);

e) controlar e reduzir os gastos e aumentar as receitas;

f) prevenir, identificar e corrigir erros e fraudes.

Contudo, os proprietários, sócios, acionistas ou quotistas de determinado patrimônio não são os únicos interessados nas

5

Page 6: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

informações produzidas pela Contabilidade. Outras pessoas também têm interesses na divulgação das informações contábeis.

Ao lado dos proprietários ou sócios, os administradores e diretores são os principais usuários internos, pois, mesmo não pertencendo ao quadro societário, são responsáveis pelos negócios da entidade. Em razão disso, necessitam das informações contábeis para que possam tomar decisões gerenciais certas.

Os empregados completam o grupo de usuários internos, pois a manutenção do emprego e as melhorias salariais dependem do desempenho econômico da empresa em que trabalham.

O número de usuários das informações contábeis não é exaustivo. Porém, as principais pessoas interessadas nessas informações, representantes do grupo denominado usuários externos, são:

a) o governo, para fins de cobrança tributária;

b) a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como entidade fiscalizadora do mercado de ações, está interessada na transparência e na fidedignidade das informações colocadas à disposição dos investidores efetivos e potenciais;

c) os fornecedores, porque querem saber se a entidade, que lhe é devedora, tem condições financeiras de honrar seus compromissos;

d) os bancos, para fins de concessão de empréstimos e financiamentos;

e) os concorrentes, em busca de informações acerca de sua situação no mercado em que atua, possibilitando-lhes tomar decisões sobre novos produtos, novos mercados e novas instalações; etc.

5. CAMPO DE APLICAÇÃO OU ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Dissemos que o desenvolvimento da Contabilidade esteve intimamente ligado ao surgimento do capitalismo. Inicialmente, sua função era medir os acréscimos ou decréscimos de capitais empregados em uma atividade comercial ou industrial. Com a evolução da Contabilidade, o campo de atuação desta ciência tornou-se muito vasto.

Hoje, a Contabilidade pode ser aplicada no controle do patrimônio de qualquer pessoa que exerça atividades econômicas, independentemente de ter fins lucrativos ou não.

Historicamente, o campo de atuação da Contabilidade são as aziendas: termo de origem italiana que significa “fazenda”. Na Língua Portuguesa, para efeito de estudos contábeis, a expressão que mais se assemelha ao termo “aziendas” é a palavra “entidades”.

Azienda, no sentido contábil, pode ser definida como um patrimônio sob a ação administrativa do homem, que age sobre ele praticando atos de natureza econômica. Seu conceito reúne o patrimônio e a pessoa que o administra.

Atualmente a teoria aziendalista quase não é discutida nos cursos de Contabilidade de nosso País, sendo praticamente substituída pela expressão “entidades econômico-administrativas”, ou simplesmente “entidades”.

6

Page 7: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

Assim, hodiernamente, os ramos (áreas) da Contabilidade variam, conforme a natureza da atividade humana em que ela atua. Seu campo de atuação abrange todas as entidades econômico-administrativas. Essas entidades são organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, ação administrativa e fim determinado, podendo ser assim classificadas:

a) entidades com fins econômicos (empresas comerciais, industriais, agrícolas, prestadoras de serviços etc.). Caracterizam-se por visarem ao lucro;

b) entidades com fins sociais (órgãos e entidades governamentais; associações; sindicatos; instituições religiosas, sociais, culturais, recreativas etc.). Caracterizam-se pela finalidade, precípua, de atender às necessidades de sua coletividade e, secundariamente, pela busca de superávit, a ser revertido em benefício de seus membros.

Com efeito, quando a Contabilidade é aplicada, por exemplo, no comércio, ela passa a denominar-se “Contabilidade Comercial ou Empresarial”; quando aplicada no setor público, passar a denominar-se Contabilidade Pública ou Governamental.

De forma simples e objetiva, podemos dizer que a Contabilidade atua em todo campo da atividade humana, contanto que haja um patrimônio passível de avaliação monetária.

6. PRINCIPAIS ESCOLAS DO PENSAMENTO CONTÁBIL

No Brasil, o estudo da Contabilidade é baseado em duas escolas principais de pensamento: a escola italiana e a escola norte-americana.

A escola italiana apresenta uma visão mais abrangente, colocando a contabilidade como a ciência do controle do patrimônio, não se atendo basicamente a definir princípios e regras a serem seguidos.

A escola norte-americana, por sua vez, preocupa-se mais com a questão da transmissão da informação contábil e também com a contabilidade voltada para atender os usuários externos.

7. A PROFISSÃO CONTÁBIL

As regras e condições indispensáveis ao exercício de qualquer profissão são fixadas em lei. Isso porque a Constituição Federal, em seu artigo 5º, XIII, diz que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

Nessa esteira, o artigo 2º do Decreto-Lei nº 9.295,   de 27/05/1946, com redação dada pela Lei nº 12.249, de 11/06/10, diz que o exercício legal da profissão contábil é atividade privativa de profissionais habilitados como contadores e técnicos em contabilidade.

As pessoas, que se julgarem profissionais da área contábil, somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e

7

Page 8: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos (art.12 da Lei nº 12.249/10).

Com efeito, foram extintos, pelo novel diploma legal, os cursos técnicos em contabilidade. Entretanto, os profissionais já registrados no Conselho Regional de Contabilidade com esse título e os que venham a fazê-lo até 1o de junho de 2015 têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão.

Os Técnicos em Contabilidade são pessoas detentoras de diploma de curso técnico profissionalizante, equivalente ao ensino médio. Esses profissionais, desde que registrados no Conselho Regional de Contabilidade, estão habilitados para o exercício da profissão contábil, com atribuições profissionais restritas às fixadas no artigo 25 do referido decreto-lei.

É importante ressaltar que, além de poder atuar como contador, o Bacharel, devidamente habilitado, pode também trabalhar como Perito-Contador, Auditor Contábil, Analista de Balanços ou ainda ascender a um cargo público que exija formação contábil.

Para fiscalizar o exercício da profissão contábil, o artigo 1º do Decreto-Lei n º 9.295/46 criou duas entidades: o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com sede em Brasília e jurisdição em todo o território nacional, e os Conselhos Regionais de Contabilidade dos estados e do Distrito Federal (CRC’s).

8. EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO.

01. (CONSULPLAN/2005) - A contabilidade, nos estudos epistemológicos, é classificada como pertencente ao grupo das ciências:A) exatasB) patrimoniaisC) naturais D) humanas E) sociais

02. (UFPR/2006) - O que é Contabilidade?A) É uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.B) É uma das técnicas da escrituração que consiste em registrar, nos livros próprios, os fatos que provocam modificações no Patrimônio da empresa.C) É uma unidade de produção, resultante da combinação de três fatores da produção e constituída para o desenvolvimento de uma atividade econômica.D) É uma técnica que permite, através de suas ações, manter um controle passivo do Patrimônio da empresa.

03. (UNIFAP/2010) - Em relação à Contabilidade, é CORRETO afirmar que:A) trata-se de um sistema operacional para demonstrar o movimento de uma Entidade com fins lucrativos.B) a Contabilidade é uma metodologia de controle que facilita a análise econômica, social e financeira de entidades, exclusivamente sem fins lucrativos.C) consiste em uma ciência que tem como objetivo produzir relatórios técnicos para disponibilizar ao fisco.D) a Contabilidade é uma ciência que se aplica a todas as entidades econômico-administrativas, inclusive as pessoas jurídicas de direito público.

8

Page 9: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

E) a Contabilidade é uma ciência cujo sistema de informações tem a finalidade de gerar dados aos seus usuários no que diz respeito ao desempenho físico de entidades com ou sem fins lucrativos.

04. (ADEAL/2007) - A abordagem: “metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente [...]” correspondeA) a campo de ação e usuários da informação Contábil.B) à finalidade da aplicação da Contabilidade.C) a objeto e objetivo da Contabilidade.D) à definição de Contabilidade.E) a conceito de escrituração contábil pelo método das partidas dobradas.

05. (ESAF) - O Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado na Cidade do Rio de Janeiro, de 17 a 25 de agosto de 1924, formulou um conceito oficial para CONTABILIDADE. Assinale a opção que indica esse conceito oficial.A) Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, observando seus aspectos quantitativo e específico e as variações por ele sofridas.B) Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à Administração Econômica.C) Contabilidade é a metodologia especial concebida para captar, registrar, reunir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente.D) Contabilidade é a arte de registrar todas as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários e de informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa companhia.E) Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante registro, demonstração expositiva, confirmação, análise e interpretação dos fatos nele ocorridos.

06. (UNAMA/2007) - É correto definir Contabilidade como a ciência que estuda:A) e pratica as funções de orientação, de controle e de registro, relativas à administração econômica tão-somente das Entidades sem fins lucrativos.B) mensura, registra e controla as variações da riqueza no tempo, bem como sobre o resultado financeiro decorrente da gestão da riqueza patrimonial tão-somente das entidades com fins lucrativos.C) e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.D) mensura, registra e controla as variações de uma pessoa natural, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

07. (SOLUÇÕES/2008) - Marque a alternativa CORRETA:A) A contabilidade é ciência social aplicada, com metodologia concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam situações patrimoniais, financeiras e econômicas de pessoas físicas e jurídicas, privadas e de direito público;B) A contabilidade é ciência social aplicada, com metodologia concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam situações patrimoniais, financeiras e econômicas de pessoas físicas e jurídicas, de fins exclusivamente lucrativos;C) A contabilidade é ciência social aplicada, com metodologia concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam situações patrimoniais, financeiras e econômicas de pessoas físicas e jurídicas, desde que não sejam de fins lucrativos;D) A contabilidade é ciência social aplicada, com metodologia concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam situações patrimoniais, financeiras e econômicas de pessoas físicas e jurídicas empresariais, apenas.

08. (CETAP/2010) - O objeto da Contabilidade é:A) gerar informações.B) elaborar relatórios.

9

Page 10: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

C) prestar contas.D) estudar o patrimônio das entidades.E) elaborar declaração de imposto de renda.

09. (CONESUL/2007) - O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas ciências formais, como nas ciências factuais, das quais fazem parte as ciências sociais. A Contabilidade está inserida no rol das ciências sociais aplicadas. Assinale a alternativa que identifica corretamente o objeto de estudo da Ciência Contábil.A) Patrimônio.B) Imobilizado.C) Ativo.D) Passivo.

10. (UFSC/2010) - A Contabilidade, como ciência social aplicada, estuda e pratica as funções de registro, de orientação e de controle relativas à administração econômica do patrimônio. Com base nessa premissa, analise as afirmativas abaixo.I. A Contabilidade exerce domínio sobre o patrimônio das entidades.II. A Contabilidade apura e presta informações sobre o patrimônio das entidades.III. A Contabilidade tem como objeto de estudo a descura das informações patrimoniais.IV. A Contabilidade, como ciência inexeqüível, orienta a tomada de decisões sobre o patrimônio.V. A Contabilidade, por não possuir métodos universais, possibilita a interpretação uniforme das demonstrações contábeis.Assinale a alternativa CORRETA.A) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.C) Somente as afirmativas II e V estão corretas.D) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.E) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

11. (UNIVERSO/2009) - Registrar, controlar e demonstrar os fatos ocorridos no patrimônio das empresas, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variação para tomada de decisão, é finalidade da:

A) Assessoria jurídica.B) Gerencia empresarial.C) Contabilidade.D) Demonstração contábil.E) Origem e aplicação de recursos.

12. (CFC/2000) - O primeiro livro editado sobre o método das partidas dobradas, marco importante na história da contabilidade, foi de autoria de:A) Benedetto Cotruglio.B) Luca Pacioli.C) Vicenzo Masi.D) Simon Stevin.

13. (FUNIVERSA/2010) - Com relação aos conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens subsequentes e assinale a alternativa correta.I No início da civilização já se observava a função da contabilidade, ou seja, avaliar os acréscimos ou decréscimos da criação de rebanho, utilizando-se, para tal, um monte de pedrinhas para estabelecer a correspondência entre elas e as ovelhas. Ao comparar o monte de pedrinhas de cada período, o pastor observava se havia obtido lucro ou prejuízo em suas atividades, tudo isso há 4000 anos antes de Cristo.II Em 1494, o Frei Luca Pacioli escreveu a primeira literatura contábil relevante, consolidando o método das partidas dobradas, expressando a causa e o efeito do fenômeno patrimonial com os termos “débito” e “crédito”.III Contabilidade é a ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro dos dados, com a finalidade de oferecer informações sobre sua composição e suas variações. De acordo com a Deliberação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nº 29, a contabilidade é e deve ser um instrumento gerencial de tomada de decisão.A) Nenhum item está certo.B) Apenas o item I está certo.C) Apenas o item II está certo.D) Apenas o item III está certo.E) Todos os itens estão certos.

10

Page 11: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

14. (UFPA/2008) - A função econômica da Contabilidade éA) controlar Patrimônio.B) apurar o Capital Circulante Líquido.C) efetuar o registro das receitas e despesas.D) apurar o lucro ou o prejuízo.E) verificar a autenticidade das operações.

15. (FEPESE/2008) - Assinale a alternativa correta em relação às funções da Contabilidade.A) A contabilidade não tem função, apenas objetivos.B) A contabilidade tem uma função econômica que se expressa pela determinação do lucro.C) A contabilidade tem a função de definir os mercados de atuação da organização.D) Na função administrativa, a contabilidade responde por gerenciar os talentos humanos. E) Das funções da administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle) a mais orientada à contabilidade é a de Organização.

16. (UNISUL/2009) - De acordo com as normas vigentes, a função econômica da contabilidade é: A) Fiscalizar e controlar o patrimônio. B) Ter cautela suficiente para evitar erros e fraudes. C) Proceder análise de balanços, demonstração e outras operações para apurar lucro ou prejuízo. D) Ter cuidados essenciais no registro dos atos e fatos administrativos. E) Fazer uma busca minuciosa, visando a autenticidade das operações.

17. (CONSULPLAN/2006) - Enumere a coluna da direta em relação à da esquerda, e identifique a seqüência CORRETA:I. O Patrimônio.II. Permitir o estudo e o controle da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.

III. Permitir a seus usuários a obtenção de informações de natureza econômica e financeira acerca da entidade.( ) Objetivo da Contabilidade( ) Finalidade da Contabilidade( ) Objeto da ContabilidadeA) 2, 1 e 3 B) 2, 3 e 1 C) 1, 3 e 2 D) 1, 2 e 3 E) N.R.A.

18. (CONSULPLAN/2005) - A Contabilidade através das funções contábeis exerce as atividades de:A) Escriturar, organizar e apurar as condições do patrimônio.B) Inspecionar e informar aos administradores as condições do patrimônio.C) Escriturar e informar as condições do patrimônio, somente.D) Escriturar e informar a situação do patrimônio, somente.E) As opções A e B estão corretas.

19. (CFC/2000) - O objetivo fundamental da Contabilidade é:A) atender apenas os interesses de instituições financeiras e fornecedores.B) atender os interesses das instituições financeiras, fornecedores e fisco.C) respaldar as informações prestadas à Receita Federal.D) prover os usuários das demonstrações contábeis com informações que os ajudem a tomar decisões.

20. (UNEMAT/2004) - A finalidade da contabilidade para o comerciante, o industrial e o administrador é:A) manter os comprovantes de despesas em ordem;B) registrar as transações que ocorrem;C) fornecer as informações relativas aos bens, direitos e obrigações da empresa em decorrência das atividades do dia-a-dia;D) emitir e registrar as notas fiscais de venda;E) manter atualizado o Livro Caixa.

11

Page 12: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

21. (UFAL/2009) - Considera-se finalidade da Contabilidade:A) determinar o resultado das entidades.B) atender à legislação trabalhista e aos Governos, que exige das empresas a elaboração das chamadas demonstrações financeiras.C) controlar o patrimônio das entidades, apurar o resultado e prestar informações sobre a situação patrimonial e o resultado das entidades aos usuários da informação contábil.D) registrar os gastos e as receitas e apurar lucro ou prejuízo da entidade.E) estabelecer as relações de débito e de crédito do proprietário com os agentes consignatários e agentes correspondentes.

22. (FADESP/2009). Transformar dados em informações para que decisões sejam tomadas em prol da continuidade dos empreendimentos éA) objeto de contabilidade.B) objetivo da contabilidade.C) conceito de contabilidade.D) técnica contábil.

23. (UFT/2010) - Com base no enunciado:I. “Estudar e controlar o patrimônio, para fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”II. “O patrimônio, que a Contabilidade estuda e controla, registrando todas as ocorrências nele verificadas.”Considerando a ordem das proposições apresentadas, é CORRETO afirmar que indicam respectivamente,A) o objeto e o campo de aplicação da Contabilidade.B) as técnicas contábeis e a finalidade da Contabilidade.C) a finalidade e o objeto da Contabilidade.D) o conceito e o campo de aplicação da Contabilidade.E) a finalidade e o conceito da Contabilidade.

24. (UFPR/2004) - Quais são as finalidades básicas para as quais se usa a informação contábil?A) Planejamento e Previsão.B) Controle e Organização.

C) Controle e Planejamento.D) Organização e Previsão.E) Verificação e Planejamento.

25. (UFSC/2004) - São fins da Contabilidade:I. Assegurar o controle do patrimônio.II. Fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais.III. Fornecer informações sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas.Assinale a alternativa que corresponde às afirmações CORRETAS.A) I e II.B) I e III.C) II e III.D) I, II e III.

26. (SOLUÇÕES/2010) - De todas, a mais importante finalidade da contabilidade, ressalta-se, modernamente, a de:A) Servir de base para a apuração e tributação do Imposto de Renda;B) Possibilidade de cumprimento das exigências da Legislação Comercial;C) Ter conseguido um refinamento na linguagem e nos procedimentos adotados;D) Constituir instrumento essencial nas funções de planejamento e controle para a empresa.

27. (FEPESE/2008) - Constituem objetivos da Contabilidade:A) Demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas.B) Demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas da secretaria da receita federal.C) Demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas das secretarias da receita estadual e federal.

12

Page 13: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

D) Publicar o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício, rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas das secretarias da receita estadual e federal.E) Publicar o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício, rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas exclusivas da secretaria da receita federal.

28. (UPE/2010) - O objetivo fundamental da Contabilidade é:A) atender, apenas, os interesses de instituições financeiras e fornecedores.B) atender os interesses das instituições financeiras, de fornecedores e o do FISCO.C) respaldar as informações prestadas à Receita Federal.D) prover os usuários das demonstrações contábeis com informações que os ajudem a tomar decisões.E) atender interesses das instituições financeiras.

29. (UNIFAP/2010) - Analise as opções a seguir e, em relação ao objetivo da Contabilidade enquanto ciência social, indique a opção CORRETA.A) Controlar as receitas das Entidades.B) Preservar patrimônio dos investidores, fornecendo informações econômicas.C) Evidenciar a maximização de lucros e minimização de prejuízos.D) Fornecer aos usuários informações econômicas acerca da Entidade para favorecer a tomada de decisões.E) Demonstrar a redução de custos e despesas das Entidades.

30. (AOCP/2009) - “Pessoas ou entidades interessadas em conhecer a situação da empresa para a tomada de decisões: administradores, gerentes, governos, bancos, fornecedores, etc.”. Assinale a alternativa que apresenta o significado desta frase.A) Continuidade.B) Entidade contábil.C) Usuários da contabilidade.D) Pessoa física.E) Pessoa jurídica.

31. (UFRN/2005) - A contabilidade é um sistema de informação e avaliação destinado a prover os usuários da entidade com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade. As informações que constituem o núcleo da contabilidade são de naturezaA) física e de produtividade.B) financeira e de produtividade.C) econômica e financeira.D) econômica e física.

32. (UFAL/2009) - Segundo abordagem de Contabilidade Geral, marque a opção verdadeiraA) A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.B) A Contabilidade é exclusiva para entidades contábeis, ou seja, pessoas jurídicas.C) O Contador é aquele profissional que finalizou o curso superior (3º grau) de Contabilidade, já o profissional Técnico em Contabilidade é aquele que embora tenha conhecimento contábil, ainda está cursando o 3º grau em curso superior de Contabilidade.D) Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativos aos atos e fatos específicos das aziendas comerciais.E) O Objetivo da Contabilidade está relacionado aos bens patrimoniais, com a finalidade de fornecer dados a terceiros sobre o Patrimônio.

33. (CFC) - Quanto ao usuário, denominado Fornecedores, pode-se afirmar que:A) preocupam-se com a informação contábil do ponto de vista social;B) preocupam-se com a informação contábil no sentido de garantir o recebimento de seus créditos;C) preocupam-se com a informação contábil no sentido de avaliar o risco de seus investimentos;D) preocupam-se com a informação contábil para estabelecer políticas públicas.

13

Page 14: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

34. (AOCP/2009) - Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. A contabilidade não deve ser feita visando, basicamente, a atender as exigências do Governo, mas o que é muito mais importante é ____________________________.A) aplicar o dinheiro da empresa.B) investir na empresa.C) gerar bens e direitos para a entidade.D) auxiliar as pessoas a tomarem decisões.E) conhecer as obrigações da entidade.

35. (CESGRANRIO/2005) - O grupo de pessoas que necessita da informação contábil resumida, interessado primariamente na rentabilidade, para obter respostas claras e concisas às suas perguntas, é formado por:A) administradores e diretores.B) bancários, capitalistas e emprestadores de dinheiro.C) executivos dos mais variados escalões.D) membros do governo e economistas governamentais.E) sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias.

36. (CESPE-UNB/2006) - O objetivo precípuo da contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação de uma entidade e de suas tendências. De acordo com as necessidades específicas de cada um desses grupos, assinale a opção correta.A) Os administradores são os principais usuários externos, pois, mesmo não pertencendo ao quadro societário, são responsáveis pelos negócios da entidade.B) O governo tem interesse específico nos dados coletados pelo IBGE, pois servem de base para a identificação de empresas com supostas irregularidades tributárias.C) Os clientes estão especialmente interessados em analisar a capacidade de pagamento da empresa e, em conseqüência, de continuidade da produção.D) A CVM, como fiscalizadora do mercado de capitais, está interessada na transparência e na fidedignidade das informações colocadas à disposição dos investidores efetivos e potenciais.

37. (FEPESE/2008) - Sabe-se que os agentes econômicos têm interesse na informação contábil. Relacione os Interesses na Informação Contábil com seus respectivos Agentes Econômicos.Interesse na Informação Contábil:1. Analisar a concessão de crédito2. Controle do patrimônio pessoal3. Fornecer elementos para decisões na gestão financeira e econômica4. Para fins de Tributação5. Verificar níveis de liquidez, rentabilidade e risco nos investimentosAgentes Econômicos:( ) Administradores, executivos, diretores( ) Bancos e Financeiras( ) Governo( ) Sócios, acionistas, investidoresAssinale a alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo.A) 1, 2, 3, 5B) 2, 1, 3, 5C) 3, 1, 4, 5D) 4, 1, 3, 5E) 5, 1, 3, 2

38. (CFC) - Relativamente aos usuários das informações contábeis, pode-se considerar que:A) podem ser tanto internos quanto externos, com interesses diversos;B) podem ser tanto internos quanto externos, sempre com interesses semelhantes;C) somente são internos;D) somente são externos.

39. (CFC) - Quanto às informações contábeis, não é correto afirmar:A) devem ser amplas e fidedignas;B) devem ser suficientes para avaliação da situação patrimonial e das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade;C) somente são expressas por meio das demonstrações contábeis;D) devem permitir inferências sobre o futuro da entidade.

14

Page 15: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

40. (CFC/2002) - No seu sentido mais amplo de ciência social o objeto da contabilidade é:A) Avaliação dos componentes pelo valor original.B) Os registros contábeis.C) O patrimônio das entidades.D) Transferência de propriedades.

41. (CONSULPLAN/2009) - Sobre Contabilidade, assinale a afirmativa INCORRETA:A) A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.B) A Contabilidade não pode ser estudada de modo geral, pois visa atender a especificidade de cada empresa.C) Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade, suas respostas.D) A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.E) Os pilares da Contabilidade são as regras básicas que podem ser chamadas genericamente de princípios contábeis.

42. (MOVENS/2010) - Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio. Qual das opções que apresenta tais técnicas contábeis.A) Balanços, auditoria, registro contábil e inventários.B) Escrituração, demonstração, auditoria e análise de balanços.C) Demonstração de origem e aplicação de recursos, demonstração de resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e balanço patrimonial.D) Balancetes, balanços, auditoria, escrituração e lançamentos.E) Inventários, balanços e livros contábeis: Diário e Razão.

43. (UFPB/2008) - A Contabilidade alcança sua finalidade de controlar os efeitos sobre o patrimônio de uma entidade, através da aplicação das técnicas contábeis. Com relação a essas técnicas, é correto afirmar:

A) A elaboração das Demonstrações Contábeis visa à apresentação dos itens em estoque e dos bens em uso.B) A Auditoria busca a confirmação dos registros e das demonstrações contábeis.C) A Análise de Balanços tem por objetivo a avaliação dos registros contábeis.D) A Escrituração Contábil é realizada apenas no momento da apuração do resultado do exercício.E) A Auditoria tem por competência interpretar a situação dos componentes patrimoniais e os resultados, a partir do cálculo de indicadores e índices.

44. (IF/MA/2009) - As técnicas utilizadas pela Contabilidade para alcançar os seus objetivos são:A) Auditoria, Coordenação, Controle e Planejamento.B) Escrituração, Orçamentos, Inventários e Balanços.C) Auditoria, Controle, Análise de Balanços e Planejamento.D) Escrituração, Auditoria, Demonstrações Contábeis e Análise de Balanços.E) Contabilização, Auditoria, Escrituração e Demonstrações Contábeis.

45. (ASPERHS/2008) - É uma técnica contábil que consiste no registro, em livros próprios, de todos os fatos administrativos resultante da gestão do patrimônio da entidade.A) Plano de contasB) Fatos contábeisC) EscrituraçãoD) Sub-contasE) Capital social

46. (CESGRANRIO) - Para confirmar a exatidão dos registros e demonstrações contábeis de uma empresa, dentro dos princípios da contabilidade, utilizamos a técnica contábil referente a:A) auditoriaB) concorrênciasC) finançasD) análiseE) contas.

15

Page 16: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

47. (FUNCAB/2010) - Qual a técnica contábil, que instrumentada por papéis de trabalho, tem como principal finalidade emitir parecer após a verificação da exatidão dos procedimentos contábeis?A) Auditoria.B) Análise de balanço.C) Perícia.D) Conciliação.E) Inventário de estoque.

48. (ESAF) - Decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos do estado patrimonial e do resultado econômico de uma entidade é:A) função econômica da contabilidadeB) função administrativa da contabilidade.C) objeto da contabilidadeD) técnica contábil chamada Análise de BalançosE) finalidade da contabilidade

49. (UPE/2010) - A técnica empregada pela contabilidade e que registra os acontecimentos que ocorrem no dia-a-dia das empresas, e que provocam modificações no patrimônio, é denominada deA) Análise de Balanços.B) Escrituração.C) Auditoria.D) Consolidação de Balanços.E) Demonstrações contábeis.

50. (FADESP/2009) - Técnica utilizada pela contabilidade, obrigatória para toda sociedade anônima de capital aberto, cujo objetivo é a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis, se essas representam adequadamente a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa alvo do trabalho realizado:A) Perícia Contábil.B) Análise de Balanço.C) Auditoria.D) Demonstrações Contábeis.

51. (MOURA MELO/2006) - A análise de Balanços também é denominada de análise:A) De demonstrações financeiras.B) De planejamento.C) De coordenação e controle.D) De contabilização.

52. (FUNCAB/2009) - Marque a alternativa INCORRETA:A) São técnicas contábeis: escrituração, demonstrações contábeis, análise de balanços e auditoria.B) O objeto da contabilidade é o patrimônio.C) Os sócios, administradores, governo, entre outros, são os usuários da contabilidade.D) A escrituração é o registro dos fatos que influenciam o patrimônio de uma entidade.E) O objetivo da contabilidade é, exclusivamente, apurar o resultado financeiro de uma entidade.

53. (UFPR/2006) - A verificação sobre a consistência das informações das demonstrações contábeis é obtida através:A) do balancete de verificação.B) do balanço de resultados.C) de demonstrativo de operações.D) de demonstrativo de fluxo de caixa.E) de auditoria.

54. (CONESUL/2006) - Procede ao exame e interpretação de informações contidas nas demonstrações contábeis, com o fim de atender à necessidade informacional de diferentes usuários da informação contábil. Assinale a assertiva que identifica a qual técnica contábil se refere à definição acima.A) Escrituração.B) Orçamento.C) Auditoria.D) Inventário.E) Análise de balanço.

16

Page 17: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

55. (AOCP/2008) - Com o que o analista de balanço se preocupa?A) Registro das operações.B) Aquisição de uma máquina.C) Taxa de depreciação.D) Custo de aquisição.E) Demonstrações Financeiras.

56. (UECE/2009) - A palavra azienda é comumente usada em Contabilidade como sinônimo de fazenda, na concepção de:A) conjunto de bens e haveresB) mercadoriasC) finanças públicasD) grande propriedade ruralE) patrimônio, considerado juntamente com a pessoa que tem sobre ele poderes de administração e disponibilidade

57. (ESAF) - O campo de aplicação da contabilidade é a Azienda. A azienda é um ente cuja existência se verifica a partir da reunião dos seguintes elementos essenciais:A) Patrimônio, Trabalho e OrganizaçãoB) Patrimônio, Trabalho e AdministraçãoC) Contabilidade, Patrimônio e GestãoD) Planejamento, Organização e ControleE) Registro, Orientação e Controle.

58. (CFC) - Os ramos aplicados à Contabilidade são:A) apenas as entidades econômico-administrativas com fins lucrativos;B) apenas as entidades econômico-administrativas sem fins lucrativos;C) todas as entidades econômico-administrativas, com ou sem fins lucrativos;D) as entidades econômico-administrativas com ou sem fins lucrativos, que exerçam uma atividade econômica visando atingir determinada finalidade.

59. (INTELECTUS/2006) - Com base na doutrina contábil no que diz respeito aos conceitos e o seu campo de atuação, marque a alternativa correta:A) A contabilidade é um ramo da administração que, por meio dos seus registros, acumula e resume os dados relacionados com o patrimônio das empresas privadas e públicas.B) O campo de atuação da contabilidade está restrito a escrituração e controle do patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.C) A contabilidade não chega a ser considerada ciência por se restringir somente ao controle do patrimônio e registro dos fatos administrativos.D) A contabilidade é uma ciência social que estuda, registra e controla o patrimônio, com o objetivo de fornecer informações sobre sua composição e variação.E) A contabilidade é um ramo da ciência da administração financeira que utiliza técnicas exclusivas para atingir seus objetivos, tais como demonstrações contábeis e balanços financeiros.

60. (COMTALENTO/2009) - A respeito da Contabilidade, seu campo de atuação e usuários, pode-se afirmar queA) o campo de atuação da Contabilidade abarca os entes econômico-administrativos, inclusive os de direito público, exceto as autarquias.B) são usuários da Contabilidade todos e quaisquer entes econômico-administrativos que fazem o registro e o controle de seus Patrimônios, bem como as pessoas ligadas direta ou indiretamente a tais entes, tais como: gerentes, administradores, bancos, Governo, etc.C) a Contabilidade produz dados sobre o Patrimônio, dados estes unicamente de ordem financeira e que servem apenas para registro dos fatos, não tendo importância alguma para tomada de decisões.D) as entidades econômico-administrativas classificadas como Instituições podem optar ou não pela Contabilidade, haja vista que as mesmas não visam o lucro.E) a Contabilidade é a ciência que trabalha com recursos humanos para uma melhor tomada de decisão por parte dos seus usuários.

17

Page 18: CONTABILIDADE BASICA. Passo a Passo.capitulo 1

61. (FEPESE/2006) - Dentre as alternativas apresentadas, assinale a afirmativa correta:A) Azienda e gestão são conceitos que se confundem, sendo que ambos se constituem na organização de pessoas.B) Aplica-se a contabilidade às entidades econômico-administrativas, também denominadas de aziendas.C) A contabilidade é simplesmente a técnica de escrituração de atos e fatos da administração econômica.D) De acordo com a corrente doutrinária, o objeto e o campo de aplicação da contabilidade são, respectivamente, o controle dos valores patrimoniais e a administração financeira das empresas.E) É função econômica da contabilidade efetuar o registro dos fatos contábeis.

62. (SOLUÇÕES/2007) - A contabilidade aplicada ao estudo e ao controle do patrimônio, com o objetivo de fornecer informações sobre composição e variação decorrente de atividade mercantil, é identificada como:A) Contabilidade básica;B) Contabilidade comercial;C) Contabilidade de custos; D) Contabilidade pública.

63. (UFPI/2010) - De acordo com a legislação profissional dos contabilistas, constitui requisito legal, para o exercício da profissão contábil, o que está na opção:A) O adequado conhecimento da lei de oferta e da procura do mercado de trabalho.B) O registro profissional do Contabilista no CRC de sua jurisdição.C) A formação em instituição de ensino reconhecida no Ministério da Educação.D) O estágio supervisionado em empresas comerciais na área contábil.E) Registro de escritório individual, mesmo que tenha apenas uma empresa sobre sua responsabilidade.

64. (CONSULPLAN/2008) - A contabilidade apresenta seus conceitos baseados em duas escolas principais de pensamento: a escola italiana e a escola norte-americana. A diferença entre as duas são, respectivamente:A) A primeira busca uma visão mais resumida, colocando a ciência contábil como a ciência do controle do patrimônio, se atendo basicamente a definir princípios e regras a serem seguidos; a segunda escola preocupa-se mais com a questão da transmissão da informação contábil e também com a contabilidade para usuários externos.B) A primeira busca uma visão mais abrangente, colocando a ciência contábil como a ciência do controle do patrimônio, se atendo basicamente a definir princípios e regras a serem seguidos; a segunda escola preocupa-se mais com a questão da transmissão da informação contábil e também com a contabilidade para usuários externos.C) A primeira busca uma visão mais abrangente, colocando a ciência contábil como a ciência do controle do patrimônio, não se atendo basicamente a definir princípios e regras a serem seguidos; a segunda escola preocupa-se mais com a questão da transmissão da informação contábil e também com a contabilidade para usuários externos.D) A primeira busca uma visão mais detalhada, colocando a ciência contábil como a ciência do controle do patrimônio, se atendo basicamente a definir princípios a serem seguidos; a segunda escola preocupa-se somente com a questão da transmissão da informação contábil e também com a contabilidade para usuários externos.E) N.R.A.

65. (CONSULPLAN/2008) - No século XX, entendemos que a contabilidade apresenta seus conceitos baseados em duas escolas principais de pensamento. É correto afirmar que a escola que trata a contabilidade como ciência em seu sentido mais amplo, como a Ciência do Controle Patrimonial, é a escola:A) Americana. B) Inglesa. C) Norte-americana. D) Italiana. E) Portuguesa.

18