considerações mediastino

2
LIMITES DO MEDIASTINO Antero – Posterior : Do esterno e cartilagens costais anteriormente até os corpos das vértebras torácicas. Supero – Inferior: Da abertura superior do tórax até o diafragma inferior. PROPRIEDADES ESTRUTURAIS A frouxidão do tecido conjutivo e elasticidade dos pulmões e da pleura parietal de cada lado do mediastino permite a acomodação do movimento, alteração de volume e pressão torácica, em decorrência do movimento do diafragma, da parede torácica, da árvore traqueobronqueal durante a respiração, contração(batimentos), pulsações de grandes artérias e passagem de substâncias ingeridas através do esôfago. DIVISÃO ANATÔMICA O mediastino é dividido em duas partes 1. Mediastino Superior : Cranialmente começa com a abertura superior do tórax(T1) e se estende até a junção das vértebras de T4 e T5 ( DISCO IV). Esse Plano em que é delimitado o fim do mediastino superior é chamado : plano transverso do tórax 2. Mediastino Inferior: Começa no plano transverso do tórax(Disco IV) e termina ao nível do diafragma. Mediastino Inferior é dividido pelo pericárdio em três partes: 2.1. Mediastino Anterior: A menor subdivisão do mediastino, situa-se entre o corpo do esterno e os músculos transversos do tórax(anteriormente) e o pericárdio(posteriormente). É contínuo com o mediastino superior e o ângulo do esterno e é limitado inferiormente pelo diafragma. É formado por tecido conjutivo frouxo(ligamentos esternopericárdicos), gordura, vasos linfáticos, alguns linfonodos e ramos dos vasos torácicos internos.

Upload: renan-barbosa

Post on 24-Jul-2015

929 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Considerações mediastino

LIMITES DO MEDIASTINO

Antero – Posterior : Do esterno e cartilagens costais anteriormente até os corpos das vértebras torácicas.

Supero – Inferior: Da abertura superior do tórax até o diafragma inferior.

PROPRIEDADES ESTRUTURAIS

A frouxidão do tecido conjutivo e elasticidade dos pulmões e da pleura parietal de cada lado do mediastino permite a acomodação do movimento, alteração de volume e pressão torácica, em decorrência do movimento do diafragma, da parede torácica, da árvore traqueobronqueal durante a respiração, contração(batimentos), pulsações de grandes artérias e passagem de substâncias ingeridas através do esôfago.

DIVISÃO ANATÔMICA

O mediastino é dividido em duas partes

1. Mediastino Superior : Cranialmente começa com a abertura superior do tórax(T1) e se estende até a junção das vértebras de T4 e T5 ( DISCO IV). Esse Plano em que é delimitado o fim do mediastino superior é chamado : plano transverso do tórax

2. Mediastino Inferior: Começa no plano transverso do tórax(Disco IV) e termina ao nível do diafragma.

Mediastino Inferior é dividido pelo pericárdio em três partes:

2.1. Mediastino Anterior: A menor subdivisão do mediastino, situa-se entre o corpo do esterno e os músculos transversos do tórax(anteriormente) e o pericárdio(posteriormente). É contínuo com o mediastino superior e o ângulo do esterno e é limitado inferiormente pelo diafragma. É formado por tecido conjutivo frouxo(ligamentos esternopericárdicos), gordura, vasos linfáticos, alguns linfonodos e ramos dos vasos torácicos internos.

2.2. Mediastino Médio: O pericárdio e seu conteúdo( o coração e as raízes de seus grandes vasos) constituem o mediastino médio.

Constituintes: Pericárdio, Coração, Veia Cava Superior, Parte Ascendente da Aorta, Tronco Pulmonar.

2.3.Mediastino Posterior: Está localizado inferiormente ao plano transverso do tórax, anteriormente às vertebras T5 à T12, posteriormente ao diafragma e ao pericárdio e entre a pleura parietal dos dois pulmões.

Os constituintes do mediastino posterior são: Parte Torácica da Aorta, o ducto torácico e os troncos linfáticos, os linfonodos mediastinais posteriores, as veias ázigo e hemiázigo, o esôfago e o plexo nervoso esofágico