conjunto de figuras i -...

15
CENTRO EDUCACIONAL SIGMA:: AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 1 de 15 Segundo dia — 4º período — 17 de outubro de 2015 ARTE CONJUNTO DE FIGURAS I Jackson Pollock em seu estúdio, Nova York, década de 40. Autumn Rhythm: número 3, 1950, Jackson Pollock. CONJUNTO DE FIGURAS II Michael Jackson, 1984, Andy Warhol. Pelé, década de 1970, Andy Warhol. 3ªsérie

Upload: phamkhanh

Post on 10-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 1 de 15

Segundo dia — 4º período — 17 de outubro de 2015

ARTE CONJUNTO DE FIGURAS I

Jackson Pollock em seu estúdio, Nova York, década de 40.

Autumn Rhythm: número 3, 1950, Jackson Pollock.

CONJUNTO DE FIGURAS II

Michael Jackson, 1984, Andy Warhol.

Pelé, década de 1970, Andy Warhol.

3ªsérie

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 2 de 15

TEXTO I

Apesar de ter havido crescimento artístico na Europa após a guerra, o centro das atenções deslocou-se para a América, onde muitos grandes artistas europeus procuraram refúgio contra o fascismo. Os Estados Unidos emergiram intactos como vencedores das duas guerras e propiciavam um ambiente inspirador para artistas. Ao mesmo tempo, o existencialismo e o conceito de inconsciente coletivo de Carl Jung influenciaram o modo de pensar de artistas americanos como já tinham feito com os artistas europeus.

(H. W. Janson, História da Arte. pág.794)

Na Nova York do pós-guerra, o movimento expressionista abstrato desabrochou e evoluiu em dois estilos principais: Pintura de Ação (action painting) e Pintura do Campo de Cor (colour field painting). O pintor Jackson Pollock exemplificou o estilo de Pintura de Ação em suas famosas pinturas de aspersão de gotas, onde o processo de pintura tornou-se uma “contrapartida para a própria vida”. As pinturas de Pollock desenvolveram-se como registros da viagem psíquica e física do artista com o suporte. Suas marcas, quando impactavam na superfície, registravam a espessura, a velocidade e a cor do pigmento da tinta. As pinturas resultantes possuem padrões texturais majestosos e energia.

(H. W. Janson, História da Arte. pág.796)

TEXTO II

Como muitos outros artistas da Pop Art, Andy Warhol criou obras em cima de mitos. Mas ele foi muito além disso: ele realmente criou mitos. Como o exemplo de que Warhol talvez tenha contribuído mais para o mito de Marilyn Monroe do que Hollywood e as revistas populares juntos. Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley, Liz Taylor, Marlon Brando e, sua favorita, Marilyn Monroe, Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias; mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual. Da mesma forma, utilizou a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de Coca-cola e as latas de sopa Campbell.

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_art. Adaptado.)

QUESTÃO 1 O texto I e o conjunto de figuras I remetem a Jackson Pollock e à técnica de Action Painting. Considere suas expressões para indicar o item que mais se aproxima desse método expressivo.

A As ações involuntárias, descontroladas e convulsivas de Pollock resultavam em pinturas expressionistas figuradas.

B Pollock colocava em ação tudo que vinha a sua mente; portanto, fica clara a relação do abstrato, (sentimento) com a figuração, esta última definida por sua gestualidade.

C Para compor sua obra, Pollock considerou questões existencialistas e sociais do momento.

D Suas ações foram um método expressivo, uma forma gestual de externar pensamento e sentimento de modo controlado.

E Os pintores de murais do século passado destituíram o cavalete de suas acões pictóricas.

QUESTÃO 2 A figura 2 e texto II referem-se à Pop Arte. A partir de suas expressões, marque o item condizente com a realidade da proposta de Andy Warhol nas composições acima e em outras.

A A sequente repetição da imagem indica a necessidade da reprodutibilidade da obra.

B A Pop Arte foi o prosseguimento da Action Painting; ambas fizeram uso de cores vivas e traços aleatórios como forma de expressão impessoal do artista.

C O método de reprodução usado pela Pop Arte reflete a massificação do produto artístico.

D A Pop Arte, assim como o abstracionismo, buscou a representação da cultura consumista da massa.

E A imagem da garrafa de coca-cola foi uma referência para a Pop Arte por apreender aprimorada estética.

QUESTÃO 3 O Teatro do Absurdo une a comicidade ao trágico sentimento de desolação e de perda de referências do homem moderno. Tal

sentimento deriva não apenas do horror da Segunda Guerra como também da Guerra Fria e do estágio atingido em meados do século XX pela filosofia, especialmente a existencialista, que afirma definitivamente a solidão e a responsabilidade do homem por seu destino em um mundo sem Deus. Há ainda um paralelo com as ciências (que superam antigas "certezas") e com as artes plásticas, que consolidam o abstracionismo (responsável pela criação de mundos não atrelados às formas reconhecíveis do real), como uma forma de arte tão legítima quanto o figurativismo.

(www.itaucultural.org.br)

Acerca do Teatro do Absurdo e de outras correntes teatrais do século XX, marque o item correto.

A Teatro da Crueldade, encabeçado por Antonin Artaud, não encontrou repercussão no trabalho dos encenadores do Teatro do Absurdo.

B Para o teatro do Absurdo, a função social da cena se restringia ao entretenimento das plateias provocado pela ironia e desconstrução da realidade.

C A linguagem corporal foi abandonada no teatro do século XX, em muitos casos, em favor da consistência psicológica nos diálogos.

D A temática do Absurdo explicita os males da Guerra, sem propor solução viável para a vida e apoiando-se na filosofia Existencialista.

E O Teatro do Absurdo quer resgatar o aspecto cerimonial do teatro e busca inspiração na cena oriental para obter o ritual na sua forma cênica.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 3 de 15

QUESTÃO 4 Acerca do Teatro do Absurdo e das outras novas correntes do século XX, marque o item correto.

A O Teatro do Absurdo traz à construção dos diálogos a verossimilhança e a racionalidade e, ao mesmo tempo, incomunicabilidade e falta de sentido; em razão disso, segue os postulados teatrais Aristotélicos.

B O Teatro do Absurdo influencia e dá suporte teórico à filosofia existencialista de Jean Paul Sartre e Albert Camus.

C O Teatro do Absurdo é uma vanguarda do século XX e foi criado em encontros de dramaturgos e encenadores que criaram o Manifesto do Absurdo em 1950.

D O Absurdo retrata as características do pós-guerra, a crença na ciência e no progresso das nações num vislumbre de um novo horizonte, livre do nazismo. A maior esperança do movimento é a crença na paz universal por meio de um mundo sustentável e equilibrado.

E O efeito da Guerra acabou sendo matéria prima para as temáticas do Teatro do Absurdo. O absurdo mostrava a incomunicabilidade e o desaparecimento das certezas e princípios básicos que norteiam a vida humana

QUESTÃO 5 A música popular brasileira se reelaborou e se ressignificou através dos meios de comunicação para se chegar ao patamar do que podemos entender por modernidade. A MPB marcou época, cultivou paixões, criou ídolos e, o mais importante, relacionou-se intimamente com as fases de nossa história, sendo caracterizada como documento social-histórico e destacando-se pelas suas declarações que contribuem para pensarmos as transformações na sociedade brasileira por outro viés. Considerando a música popular brasileira moderna, é correto afirmar:

A A canção de protesto não ganhava espaço entre o movimento estudantil, por isso evoluiu enormemente; as Universidades não eram alvo da ditadura militar.

B Canções de Chico Buarque de Hollanda como “Construção”, “Pedro Pedreiro” e “Cálice” podem ser consideradas canções de contestação política, pois Chico fazia parte dos artistas que contestavam a ditadura militar.

C A MPB, entendida como um movimento amplo e complexo, responsável pela modernização da música tradicional, não incorporou durante esse período movimentos que reivindicavam para si a tutela desse processo de modernização musical, como a bossa nova.

D As canções de protesto de Chico Buarque de Hollanda não referenciavam caracterização de ferramentas linguísticas como metáforas e elementos polissêmicos em suas letras.

E A MPB moderna não privilegia o conteúdo e a forma, mas sim o ritmo dançante de suas músicas.

QUESTÃO 6 Podemos considerar como músicas que fizeram parte do início da música popular brasileira moderna:

A Nada será como antes, Deus lhe pague e Domingo no Parque.

B Canção do Amor demais, Construção e Cálice.

C Apesar de você, Nada será como antes e Deus lhe pague.

D Pedro Pedreiro, Pra não dizer que não falei das flores e Cálice.

E Deus lhe pague, A banda e Beto bom de bola.

LÍNGUA ESPANHOLA “Narcos” en Netflix: un ‘ménage’ de acentos

La serie Narcos, de Netflix, brilla por su rotero pero no por el acento de sus actores.

En Colombia, el acento de cada región tiene el poder de una marca. Si el acento es paisa, se puede asumir que viene de la provincia de Antioquia, de la que Medellín es la capital. También se puede asumir que la persona procede de clase baja, pero si además de esto el paisa es un narco (narcotraficante), la cosa queda más seria. El actor brasileño Wagner Moura que hace el papel de Pablo Escobar en la serie Narcos de Netflix tiene todo el aspecto de narco, pero no suena como un paisa. Suena raro. Podría ser un extranjero, pero el diálogo en español es tan de Medellín y su entrega es tan buena, que se podría considerar que es un paisa que tiene un impedimento en el habla.

En la serie hay algunos actores colombianos y otros que hacen un esfuerzo por sonar colombianos y más o menos lo logran. Otros como Ana de la Reguera, simplemente hablan español neutro y otros como Luis Guzmán, ni siquiera lo intentan y mantienen su acento puertorriqueño.

En el medio de toda esta inconsistencia nos damos cuenta de que el guión de Narcos está escrito en español y con las particularidades de un español colombiano y específicamente paisa.

El televidente latino puede entender el resentimiento de la oligarquía que es dueña de un país, pero también puede simpatizar con el deseo de independencia de la arrogancia imperialista extranjera. Un latino también puede entender la impaciencia del narrador con la corrupción en Latinoamérica y su indignación, con razón, cuando amenazan a Estados Unidos. Para este televidente, Narcos funciona con todo aunque con faltas lingüísticas.

Vocabulario:

Acento: Sotaque Paisa: Nativo Guión: Roteiro Televidente: Telespctador

Adaptado: http://www.elnuevoherald.com/entretenimiento/revista-viernes/article36473328.html

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 4 de 15

QUESTÃO 7 Es posible inferir del texto que:

A El televidente no logra entender el español hablado por Wagner Moura.

B Pablo Escobar no está bien representado por el actor brasileño que tiene un impedimento en el habla.

C Narcos es una serie histórica pues cuenta de qué manera se desarrollaron todos los carteles en Colombia.

D La serie tiene una gran responsabilidad junto al público colombiano a quienes Netflix quiere agradar.

E El televidente al que le gusta Narcos, entiende los diferentes matices demostrados en la historia y por eso no se importa con los fallos lingüísticos.

QUESTÃO 8 Acerca del texto es correcto afirmar que:

A Todos los actores son colombianos, a excepción de Wagner Moura.

B Hay un sinfín de actores extranjeros que hablan perfectamente el acento paisa.

C Los actores extranjeros en Narcos, tienen libertad para usar, o no, el acento colombiano.

D Hay una preocupación de todos los actores en hablar perfectamente el acento paisa de los narcotraficantes.

E Todo el elenco de Narcos acordaron no hablar el acento colombiano, sino el español estándar.

QUESTÃO 9 En la frase “El televidente latino puede entender el resentimiento…” si quisiéramos sustituir la palabra “resentimiento” por un pronombre complemento, el enunciado quedaría:

A El televidente latino puede entenderle.

B El televidente latino puede entenderlo.

C El televidente latino puede le entender.

D El televidente latino le puede entender.

E El televidente latino puede lo entender.

QUESTÃO 10 Geraldine Chaplin

Si hubiera seguido el consejo de su padre, Geraldine Chaplin probablemente jamás hubiera sido actriz. El legendario comediante del séptimo arte, Charlie Chaplin, era un hombre sumamente estricto en el hogar, que prefería que sus hijos estudiaran derecho, periodismo, ingeniería o medicina. “Él quería profesiones decentes para nosotros”, dice Chaplin.

Por ser hija de uno de los iconos cinematográficos del siglo XX, dice que siempre tuvo las puertas abiertas para seguir sus pasos, aunque no contara inicialmente con la bendición paterna. Sin embargo, su apellido era suficiente para ayudarla a establecerse como actriz de primer rango. Pronto la veremos en la nueva versión cinematográfica de El puente de San Luís Rey, junto a Robert de Niro, Kathy Bates y Harvey Keitel.

“La suerte que he tenido es obscena”, me confiesa Chaplin con una modestia encantadora. Agrega que no ha encontrado ningún tipo de dificultad en su carrera que ella pudiera señalar. “Me da vergüenza decirlo”, pero no recalca.

Charles Cotayo, El Nuevo Herald, Miami, 28 de octubre de 2004.

Tras leer el texto juzga los ítems y marca la opción correcta:

Era deseo de Charlie Chaplin que su hija fuese actriz.

Su nombre de familia le bastaría para tener éxito.

Con vergüenza, Geraldine afirma que no tuvo dificultades.

Geraldine va a trabajar de actriz próximamente.

A FFVV B FVVV C FFFF D VFVF E VFFF

QUESTÃO 11 En el texto anterior, la oración “… Dice que siempre tuvo las puertas abiertas para seguir sus pasos, aunque no contara inicialmente con la bendición paterna”, tiene valor:

A Coordinante

B Causal

C Concesivo

D Consecutivo

E Temporal

QUESTÃO 12 Si en el enunciado ““La suerte que he tenido es obscena”, me confiesa Chaplin con una modestia encantadora”, sustituyéramos sus complementos la frase quedaría:

A Me confiésala con una modestia encantadora.

B Me lo confiesa con una modestia encantadora.

C Con una modestia encantadora confiésamelo.

D Con una modestia encantadora me la confiesa.

E Lo me confiesa con una modestia encantadora.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 5 de 15

LÍNGUA INGLESA QUESTÃO 13

Choose the correct reported speech.

John said to Mary: “Have you bought a house?” and “Will you marry Peter?”.

A John asked Mary if she would buy a house and if she would marry Peter.

B John asked Mary whether she had bought a house and if she would marry Peter.

C John asked Mary she had bought a house and if she would marry Peter.

D John asked Mary if she had bought a house and if would she marry Peter.

E John asked Mary whether she have bought a house and if she will marry Peter

QUESTÃO 14 Choose the correct reported speech.

John said to Ann: “Do as you wish, but don’t ask me for help if you get into difficulties”.

A He told her to do as she wished but not to ask him for help if she got into difficulties.

B He told her to do as she wish but not to ask him for help if she gets into difficulties.

C He told her do as she wishes but don’t ask him for help if she got into difficulties.

D He told her to do as she wished but don’t ask him for help if she got into difficulties.

E He asked her to do as she wishes but not to ask him for help if she gets into difficulties.

QUESTÃO 15 A forma correta de discurso indireto da frase

They also said: ‘Something will have to be done to help people like you’.

corresponde a

They also _______________ that something _______________ to help people like us.

A opção que melhor completa as lacunas, na sequência, é A told, would have done

B told, will have to be done

C said, would do

D said, would had to be done

E said, would have to be done

QUESTÃO 16 He asked her why she sang so loudly.

The correct direct speech for the sentence above is

A He said to Kate: “do you sing so loudly?”.

B He said Beth: “why did you sing so loudly?”.

C He said to Jane: “why do you sing so loudly?”.

D He told to Jane: “why do you sing so loudly?”.

E He said: “Are you singing so loudly?”.

The early Greek philosophers, some 3,000 years ago, believed an object is visible to us because our eyes sent out special rays and when these rays strike an object and return to our eyes, we see the object. Today we know that our eyes do not send out rays; our eyes receive rays emitted by the object The rays are of two types: (1) direct light, which we receive from a light source such as sun; and (2) indirect light. A body that produces its own light waves, like the sun or an electric bulb, is said to be luminous, while a body that reflects light, such as the moon, is said to be illuminated. Thus, any object that sends light waves toward our eyes is visible.

According to the text, answer questions 17 and 18.

QUESTÃO 17 O olho humano

A torna os objetos visíveis porque estes enviam raios de luz direta.

B recebe raios emitidos por um objeto.

C atinge um objeto e este emite um raio.

D envia raios para o objeto focalizado.

E envia raios especiais que atingem os objetos.

QUESTÃO 18 Qualquer objeto que é visível

A envia ondas de luz em direção aos nossos olhos.

B emite raios de luz indireta.

C possui dois tipos de raios.

D produz seu próprio comprimento de onda.

E produz suas próprias ondas de luz.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 6 de 15

LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 19

Texto I

No Brasil, o homem de estudo, de ambição e de sala, que provavelmente era, encontrou condições inteiramente novas. Ficou talvez mais disponível, e o amor por Dorotéia de Seixas o iniciou em ordem nova de sentimentos: o clássico florescimento da primavera no outono.

Foi um acaso feliz para a nossa literatura esta conjunção de um poeta de meia idade com a menina de dezessete anos. O quarentão é o amoroso refinado, capaz de sentir poesia onde o adolescente só vê o embaraçoso cotidiano; e a proximidade da velhice intensifica, em relação à moça em flor, um encantamento que mais se apura pela fuga do tempo e a previsão da morte:

“Ah! enquanto os destinos impiedosos não voltam contra nós a face irada, façamos, sim, façamos, doce amada, os nossos breves dias mais ditosos.”

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira.)

Texto II

Campo de flores

Deus me deu um amor no tempo de madureza, quando os frutos ou não são colhidos ou sabem a verme Deus – ou foi talvez o diabo – deu-me este amor maduro, e a um e outro agradeço, pois que tenho um amor.

(Carlos Drummond de Andrade)

Vocabulário

Conjunção: ligação, união, junção.

A partir dos textos apresentados, julgue as afirmações a seguir.

I. Em seu texto, Antonio Candido refere-se ao poeta romântico Álvares de Azevedo, que tornou a morte como tema de sua lírica.

II. Os versos de Drummond podem ser tematicamente relacionados ao texto de Antonio Candido na medida em que exemplificam a ideia contida em “clássico florescimento da primavera no outono” (1º parágrafo).

III. Nos versos apresentados por Antonio Candido, fica evidente que o eu lírico convida a amada a aproveitar o presente, já que a morte é inevitável.

IV. O eu lírico, nos versos citados por Antonio Candido, reconhece a amada como única forma de não sofrer pela morte.

Assinale

A se apenas I e III são verdadeiras.

B se apenas II e IV são falsas.

C se apenas I e IV são falsas.

D se apenas I e II são verdadeiras.

E se todas são verdadeiras.

QUESTÃO 20 Texto I Texto II

'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço Brinca o luar — dourada borboleta; E as vagas após ele correm... cansam Como turba de infantes inquieta. 'Stamos em pleno mar... Do firmamento Os astros saltam como espumas de ouro... O mar em troca acende as ardentias, — Constelações do líquido tesouro... [...] Oh! que doce harmonia traz-me a brisa! Que música suave ao longe soa! Meu Deus! como é sublime um canto ardente Pelas vagas sem fim boiando à toa!

Castro Alves. “O Navio negreiro”.

E ri-se a orquestra irônica, estridente... E da ronda fantástica a serpente Faz doudas espirais ... Se o velho arqueja, se no chão resvala, Ouvem-se gritos... o chicote estala. E voam mais e mais... Presa nos elos de uma só cadeia, A multidão faminta cambaleia, E chora e dança ali! Um de raiva delira, outro enlouquece, Outro, que martírios embrutece, Cantando, geme e ri!

( Castro Alves. “O Navio negreiro”.)

Vocabulário

Ardentia: fenômeno no mar que provoca luz, fosforescência do mar na noite. Infante: criança, menino.

Turba: multidão. Vaga: onda.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 7 de 15

Assinale a opção correta em relação aos textos I e II.

A O eu lírico recria, subjetivamente, aspectos de uma visão panorâmica em que elementos da natureza fundem-se em uma unidade trágica e tenebrosa.

B O negro, no Romantismo brasileiro, era símbolo de unidade nacional: era o ser que representava as características mais essenciais da nação, o que justificava a denúncia feita por Castro Alves no poema “O navio negreiro”.

C Depreende-se, da relação entre as três estrofes do texto I, que a ideia presente nas duas primeiras diverge da euforia da última estrofe.

D No texto II, os versos 2 e 3 referem-se, metaforicamente, às ondas do mar que estouram no tombadilho do navio.

E No texto I, predomina o registro da percepção sensorial na construção de um discurso basicamente descritivo.

QUESTÃO 21 Fazendeiro de cana

Minha terra tem palmeiras?

Não. Minha terra tem engenhocas de rapadura e cachaça

e açúcar marrom, tiquinho, para o gasto.

Tem cana caiana e cana crioula,

cana-pitu, cana rajada, cana-do-governo

e muitas outras canas de garapas,

e bagaço para os porcos em assembleia grunhidora

diante da moenda

movida gravemente pela junta de bois

de sólida tristeza e resignação.

As fazendas misturam dor e consolo

em caldo verde-garrafa

e sessenta mil-réis de imposto fazendeiro. (Carlos Drummond de Andrade)

É INCORRETO dizer que Carlos Drummond, nesse poema, valendo-se de uma das linguagens desenvolvidas pelo Modernismo

A reescreve, por meio da paródia, um importante poema do Romantismo brasileiro.

B retoma a linguagem do poema romântico, de maneira simétrica e linear, apontando a ideologia nele subjacente.

C faz, em relação ao romântico, uma ruptura ao nível da consciência e ao nível da linguagem.

D satiriza o sentimento ufanista, comum aos poetas românticos.

E desmitifica a visão ingênua dos românticos, operando uma leitura crítica da realidade.

QUESTÃO 22 Grande sertão: veredas

Sertão. Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar. Viver é muito perigoso. ( Guimarães Rosa)

Pelo fragmento apresentado, percebe-se que nesse romance, como em outros regionalistas do autor,

A o conflito entre o eu e o mundo se realiza pela interação entre as personagens e o sertão que acaba por ser mítico e metafísico.

B o sertão é um lugar perigoso, onde os habitantes sofrem as agressões do meio hostil e adverso à sobrevivência humana.

C a periculosidade da vida das personagens está circunscrita ao meio físico e social em que vivem.

D não existe uma região a que geograficamente se possa chamar de sertão: ele é fruto da projeção do inconsciente das personagens.

E há um conceito muito restrito de sertão, reduzido a palco de lutas entre bandos de jagunços.

QUESTÃO 23 Considerando os implícitos que envolvem a leitura de um texto, assinale a opção INCORRETA.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 8 de 15

A Para compreender o humor da tira, o leitor deve pressupor que o marido de Irma sofria de alguma doença relacionada à bebida.

B Na tira, exploram-se dois pressupostos. Um deles, como se vê no primeiro quadrinho, é que o marido de Irma bebia.

C O efeito de humor da tira é resultado da quebra de expectativa criada entre as personagens, como se vê no segundo quadrinho.

D Ambas as personagens consideram natural concluir que o marido de Irma morreu quando ele parou de beber. Partem, portanto, do mesmo pressuposto: só morto ele deixaria de beber.

E A fim de compreender o humor da tira, o leitor deve explicitar o pressuposto do qual partem as duas personagens quando lidam com a informação “o marido da Irma parou de beber”.

QUESTÃO 24 Texto I

Memória

Amar o perdido

deixa confundido

este coração.

Nada pode o olvido

contra o sem sentido

apelo do Não.

As coisas tangíveis

tornam-se insensíveis

à palma da mão.

Mas as coisas findas,

muito mais que lindas,

essas ficarão. (Carlos Drummond de Andrade)

Olvido: 1. ato, processo ou efeito de olvidar(-se), esquecer(-se); esquecimento, olvidamento, deslembrança. 2. estado de repouso, de quietude; adormecimento, descanso, letargia.

Texto II

O amor vale por diversos aspectos: pelo sentimento de pertencimento, de completude e de sentido maior de nossa existência. O

amor fica marcado na memória afetiva, a que dificilmente perdemos. Mesmo quando se padece por um amor não correspondido, não

adianta ficar sofrendo por isso, porque o que importa não é a solidão ou a dor, mas sim os bons momentos vividos, as coisas bonitas que

presenciamos: são elas que, de fato, valem a pena.

Considerando que um texto pode ser construído de forma temática ou figurativa, é correto afirmar que

A ambos os textos foram construídos de forma temática, ou seja, apresentam uma reflexão sobre um tema, sendo um deles em verso e outro em prosa.

B ambos os textos foram construídos de forma figurativa, ou seja, são representações que criam um efeito de realidade, caracterizando uma imagem de mundo, em que são analisadas, por exemplo, relações humanas e acontecimentos.

C ambos os textos tratam do mesmo assunto; o texto 1 é figurativo já que é construído literariamente; e o texto 2, temático uma vez que discute, analisa o assunto.

D no texto 1, é evidente o caráter temático, ancorado nas figuras de linguagem e nas rimas; no texto 2, observa-se a figurativização do amor: o uso de substantivos concretos é predominante.

E ambos os textos são exemplos de dissertações, pois discutem uma ideia. No poema, a permanência (na memória) da perda do amor é figurativizada e, no texto em prosa, tematiza-se o valor de se amar.

QUESTÃO 25 Em “Boiadeiros urbanos capricham na indumentária (chegam a importá-la), o pronome destacado substitui “a indumentária”, evitando, assim, a repetição de termos na frase. A alternativa em que não se usa o pronome de acordo com

as exigências da norma culta da língua é

A A música country não para de tocar nas emissoras locais, porque os boiadeiros urbanos a preferem a qualquer outro ritmo nacional.

B Um ônibus repleto de motoristas cariocas parou na frente do melhor hotel da cidade, mas, antes mesmo do desembarque, o porteiro informou-lhes de que não havia mais vagas.

C Os camelôs invadem Barretos nesta época do ano; podemos encontrá-los em todas as ruas movimentadas.

D Neste ano, os criadores de cavalo aproveitaram a cobertura da imprensa para protestar contra os altos juros bancários, mas o governo não perdoou-lhes as dívidas.

E “A costela está ótima!” – anunciou o garçom ao turista gaúcho – “O senhor vai querê-la” com chantilly ou creme de leite?

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 9 de 15

QUESTÃO 26 Assinale a opção correta, considerando a sintaxe de regência e o emprego do acento grave.

A Ao pagar a dívida, a sensação que experimentou foi igual aquela que teve quando conheceu sua amada.

B De 2000 a 2004, ela candidatou-se a rainha do clube.

C A notícia era assustadora: a mulher fora morta à facadas.

D Não se referiu a pesquisas nem a experiência nenhuma.

E Parece que o respeito à vida humana parece estar em franco declínio à medida em que se mata por causa das coisas mais banais.

FILOSOFIA QUESTÃO 27

Em Genealogia da Moral, Nietzsche faz uma análise devastadora da moral tradicional, a qual considera baseada:

A na tradição.

B no poder.

C na sociedade.

D na culpa.

E na essência.

QUESTÃO 28 Em sua obra Genealogia da Moral: uma polêmica, Friedrich Nietzsche pretende questionar o valor da moral baseada na compaixão. De acordo com a investigação genealógica realizada pelo autor, essa moral tem origem no sentimento de

A ressentimento.

B egoísmo.

C altruísmo.

D nobreza.

E vergonha.

QUESTÃO 29 “A Filosofia a golpes de martelo” é o subtítulo que Nietzsche dá à sua obra Crepúsculo dos ídolos. Tais golpes são dirigidos, em particular, ao(s):

A conceitos filosóficos e valores morais, pois eles são os instrumentos eficientes para a compreensão e o norteamento da humanidade.

B existencialismo, ao anticristo, ao realismo ante a sexualidade, ao materialismo, à abordagem psicológica de artistas e pensadores, bem como ao antigermanismo.

C compositores do século XIX, como, por exemplo, Wolfgang Amadeus Mozart, compositor de uma ópera de nome Crepúsculo dos deuses, parodiada no título.

D conceitos de razão e moralidade preponderantes nas doutrinas filosóficas dos vários pensadores que o antecederam e seus compatriotas e/ou contemporâneos Kant, Hegel e Schopenhauer.

E a totalidade da vida humana, que o filósofo menospreza ante a tradição cristã.

QUESTÃO 30 Friedrich Nietzsche (1844-1900), na sua doutrina, liga-se a correntes diversas, embora não se filie a nenhuma: o evolucionismo, o irracionalismo, a filosofia de vida.

Marque a opção INCORRETA sobre o pensamento filosófico de Friedrich Nietzsche.

A Nietzsche identificou o super-homem com o filósofo na acepção de profeta de uma nova humanidade e, assim, criticando os valores tradicionais.

B O que Nietzsche quis propor foi uma nova técnica de valores, os valores vitais.

C Toda a obra de Nietzsche visa esclarecer e defender a aceitação total e entusiástica da vida.

D A filosofia de Friedrich Nietzsche não é uma reação tardia contra o idealismo de Hegel e o pessimismo de Schopenhauer. Contra o realismo do primeiro, coloca ele a natureza íntima do homem não na vontade, mas, na razão. Contra o pessimismo do segundo, afirma que o homem deve procurar o aniquilamento pessoal.

E A transfiguração dos valores é entendida por Nietzsche como a anulação dos limites, como a conquista de um domínio absoluto do homem sobre a terra e o seu corpo.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 10 de 15

Texto para as Questões 31 e 32

Informação é um mero meio para a instrução, diz Schopenhauer

Leitura, cursos, diplomas. A maioria busca o “conhecimento”, segundo Arthur Schopenhauer, por um desejo de reconhecimento social. "Em geral, estudantes e estudiosos de todos os tipos e de qualquer idade têm em mira apenas a informação, não a instrução", escreve o filósofo. Frases decoradas, opiniões prontas e citações infindáveis são os sintomas mais perceptíveis desse comportamento.

Para Schopenhauer, "a cada 30 anos, desponta no mundo uma nova geração, pessoas que não sabem nada e agora devoram os resultados do saber humano acumulado durante milênios, de modo sumário e apressado, depois querem ser mais espertas do que todo o passado".

“A peruca é o símbolo mais apropriado para o erudito puro. Trata-se de homens que adornam a cabeça com uma rica massa de cabelo alheio porque carecem de cabelos próprios. Da mesma maneira, a erudição consiste num adorno com uma grande quantidade de pensamentos alheios, que evidentemente, em comparação com os fios provenientes do fundo e do solo mais próprios, não assentam de modo tão natural, nem se aplicam a todos os casos ou se adaptam de modo tão apropriado a todos os objetivos, nem se enraízam com firmeza, tampouco são substituídos de imediato, depois de utilizados, por outros pensamentos provenientes da mesma fonte.”

(Folha de São Paulo on line, 03/10/2013)

QUESTÃO 31 Pela leitura do texto, pode-se deduzir:

A Para Schopenhauer, o mais importante é a instrução, a educação, a luz para a escuridão da ignorância, e que é, ao mesmo tempo, um processo ao longo da existência, não apenas um conhecimento com repetições de frases e conceitos decorados sem objetivar a novos descobrimentos.

B A cada 30 anos, a nova geração despreza os mais velhos, julgando-se mais esperta por terem descoberto novas tecnologias.

C Schopenhauer é contra a transmissão do conhecimento trazido pelos antepassados e por pensamentos alheios porque não se enraízam com firmeza, entre outras razões.

D A peruca citada pelo filósofo, ao encobrir a falta de cabelos originais, faz com que os homens tenham mais confiança em si próprios, facilitando a aprendizagem dos conhecimentos já existentes.

E Para o autor das afirmações do texto, todas as pessoas decoram frases e pensamentos alheios, conhecimentos acumulados ao longo da humanidade, visando a novas descobertas, fazendo-se passar pelo que não são.

QUESTÃO 32 Sobre as ideias de Schopenhauer, o texto e suas múltiplas repercussões, é correto afirmar:

A A crítica feita por Schopenhauer não se aplica ao mundo contemporâneo, pois a técnica não confunde informação com instrução.

B A velocidade da era informacional é coerente com a necessidade de aprendizado e instrução valorizado pelo filósofo.

C Os estudantes, hoje, têm grande preocupação com a instrução.

D A superficialidade do conhecimento não é argumento que evidencia o tédio inerente à vida humana.

E A abordagem que o filósofo faz sobre as questões do conhecimento e educação evidencia o pessimismo inerente a sua obra.

GEOGRAFIA QUESTÃO 33

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 11 de 15

O conflito interno na Síria indica uma série de relações entre países e acontecimentos dinâmicos na região determinada no mapa. Esses acontecimentos e conflitos, relacionados à disputa pelo poder, provocaram intensos fluxos migratórios capazes de abranger áreas maiores que a representada no mapa e uma legião de refugiados de guerra.

A partir dessas ideias e considerando a questão da mobilidade populacional, marque a opção correta.

A A comunidade internacional se preocupa desnecessariamente com o fluxo de emigrantes da Síria, da Jordânia e do Iraque.

B O conflito na Síria se mostra indefinido, porque há um equilíbrio entre o país e os governos vizinhos, que apoiam a causa recebendo legalmente os refugiados.

C Atualmente, a Turquia tem sido declarada como o país de destino final dos refugiados sírios; mesmo sendo considerados clandestinos, os imigrantes têm sido recebidos no país.

D Alemanha, Hungria e Polônia, temerosos com a possibilidade de desqualificação da força produtiva e de queda de padrões socioeconômicos em seus países, têm combatido movimentos xenófobos nesse contexto.

E A imagem de famílias de refugiados sobrevivendo em condições subumanas em busca de melhores condições de vida no espaço europeu choca a opinião pública internacional.

QUESTÃO 34 Os cenários metropolitanos em todo o globo têm muitos aspectos em comum: grande concentração de pessoas, um ou mais centros de negócios onde a vida econômica pulsa com intensidade, variada atividade cultural etc. Observe as imagens de Paul McCartney batendo papo com um mendigo em uma calçada de Nova Iorque e da favela da Rocinha no Rio de Janeiro e julgue os itens a seguir.

I. Embora, atualmente, com ritmos diferentes de crescimento, muitas das metrópoles dos países capitalistas ricos e pobres apresentam problemas ligados à pobreza e à marginalização de parte de seus habitantes.

II. As questões ligadas à violência e ao desemprego fazem parte do cotidiano das megacidades subdesenvolvidas, a exemplo dos recentes arrastões acontecidos nas praias do Rio de Janeiro.

III. As formas precárias de habitação da cidade “informal” representam uma antiga solução para o problema de moradia e acontecem em áreas decadentes, nas proximidades do centro histórico das cidades.

A partir da análise das imagens e dos itens, marque a opção que apresenta o(s) item(ns) correto(s).

A I, apenas. B II, apenas. C III, apenas. D I e II, apenas. E II e III, apenas.

QUESTÃO 35 “O sistema de rodízio de veículos está esgotado em São Paulo. Entendo que chegou a hora do pedágio urbano”, decretou

anteontem, durante o Fórum de Mobilidade Urbana, Candido Malta, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Para ele, o pedágio é uma medida de contenção de congestionamentos melhor do que o aumento do preço da gasolina, que criaria

um aumento no custo dos transportes como um todo, fosse na cidade, no estado ou no país. (Folha de São Paulo, 12/10/2013. Adaptado).

Além do sistema de rodízio e do pedágio urbano, citados na reportagem acima, outra medida possível para promover a mobilidade urbana nas cidades é

A a melhoria nos padrões de qualidade dos veículos automotores, para que a população use os serviços do Uber e dos táxis.

B a redução da passagem, em transporte público para estimular o deslocamento da classe média, que só se locomove de carro, para exercitar sua mobilidade por meio de ônibus e metrôs.

C a melhoria no serviço da mobilidade urbana junto ao incentivo do uso de meios de transportes alternativos e de massa.

D a realização de ações públicas de conscientização no trânsito, de forma exclusiva na zona central das cidades, tendo em vista que a periferia das cidades não apresenta problemas de tráfego.

E a delimitação de, no máximo, um carro para cada habitante, o que iria reduzir congestionamentos e a poluição atmosférica no perímetro urbano.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 12 de 15

QUESTÃO 36 Acerca dos acontecimentos que envolvem a União Europeia, julgue as afirmações abaixo.

I. A formação do bloco econômico eliminou as fronteiras culturais.

II. Os interesses econômicos eliminaram os movimentos de liberação nacional.

III. A União Europeia manteve os Estados nacionais e suas identidades sociopolíticas.

Está correto o que se afirma

A apenas em I.

B apenas em II.

C apenas em III.

D apenas em I e III.

E em I, II e III.

QUESTÃO 37 Analise a imagem a seguir e marque a opção correta.

A A imagem remete à implosão do euro em todos os países do bloco europeu, em um período extremamente

desfavorável para a economia dos 28 países que adotam a moeda comum.

B A Grécia, bem como os outros países do “apelidado” PIIGS, compromete a manutenção da moeda única estabelecida pelo Tratado de Maastricht. Uma das razões para esse grupo de países ferir o ideal de manutenção de uma moeda supranacional são os excessivos gastos estatais, muitas vezes acima da arrecadação.

C O consenso em torno do euro sempre foi uma característica explícita desde os primórdios do bloco. Essa visão congruente foi amplamente defendida por nações como França, Alemanha e Inglaterra.

D A situação do euro é muito mais grave do que se imagina ou noticia. Ao se observar a exclusão da Grécia da Zona do Euro e a consequente volta do Dracma, percebe-se que o projeto de unificação está sendo abandonado.

E Mesmo com a ajuda bilionária dos países mais fortes da Zona do Euro, Alemanha e França, e o perdão total da dívida que existia por parte da Grécia junto a essas nações, o país mediterrâneo não conseguiu superar a crise econômica em que mergulhou nos últimos anos, restando ao governo local se aproximar da Rússia e manifestar o desejo de aderir à CEI (Comunidade de Estados Independentes).

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 13 de 15

QUESTÃO 38 Leia o texto que se segue e, acerca do tema tratado, marque a afirmação correta.

Leviatã Jornalismo se faz no calor da hora; História, só depois que os eventos adormeceram no leito do passado. No ano louco de 1989,

Timothy G. Ash conseguiu a façanha de juntar os dois, no livro Nós, o povo (Companhia das Letras, 1990). Escrevendo pouco antes da queda

do Muro de Berlim, ele traduziu o sentido mais amplo das revoluções que destruíram o "socialismo real":

"Karl Marx jogou com a ambiguidade da expressão alemã bürgeliche Gesellschaft, que tanto podia ser traduzida como ‘sociedade

civil’ quanto como ‘sociedade burguesa’. Marx (...) nivelou deliberadamente as duas ‘cidades’ da modernidade, os frutos das revoluções

Industrial e Francesa, o burguês e o cidadão. (...) O que a maior parte dos movimentos de oposição por toda a Europa central e grande parte

do povo que os apoia está realmente dizendo é: Sim, Marx tem razão, as duas coisas estão intimamente ligadas — e nós queremos as duas!

Direitos civis e direitos de propriedade, liberdade econômica e liberdade política, independência financeira e independência intelectual,

cada um desses termos apoia o outro. De maneira que, sim, queremos ser cidadãos, mas também queremos ser de classe média, no mesmo

sentido que a maioria dos cidadãos da metade mais afortunada da Europa é de classe média."

A vaga de triunfalismo que se seguiu à queda do Muro exprimiu-se no discurso da "Nova Ordem Mundial", de George H. Bush, e no

quase simultâneo, logo célebre, artigo de Francis Fukuyama. A tese do "fim da História" anunciava o "ponto final da evolução ideológica da

humanidade" e a "universalização da democracia liberal ocidental". Fukuyama cometia um erro de diagnóstico. Hoje sabemos que também

cometeu um erro de prognóstico. (http://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-moreno/post/leviata-240436.html. Adaptado par fins pedagógicos)

A “De maneira que, sim, queremos ser cidadãos, mas também queremos ser de classe média (...)” Essa afirmação retrata bem os movimentos que emergiram contrários à planificação econômica imposta pela União Soviética aos países do Leste Europeu, como foi o caso da Polônia. Nesse Estado, a contestação derivou exclusivamente da cúpula do Partido Comunista, em contraste com os fatos ocorridos na Hungria.

B A ruptura de Moscou com a Albânia deveu-se essencialmente à divergência de interesses comerciais entre os dois países. Enquanto a União Soviética procurou impor uma planificação econômica à Albânia voltada para a indústria de base, o país europeu buscou dar segmento à sua vocação agrícola. A cisão dos dois países aproximou a Albânia da China.

C Os eventos que objetivavam um socialismo mais flexível ou mesmo o desejo de romper como a União Soviética e sua planificação econômica, presentes em várias nações do Leste Europeu, em comum apresentaram a resistência armada ao avanço das tropas do Pacto de Varsóvia. Os maiores expoentes dessa situação são Hungria e Tchecoslováquia.

D As insurreições contrárias à influência socialista no Leste Europeu, à planificação econômica e ao unipartidarismo foram sufocadas muitas vezes com o uso intenso da força por parte da União Soviética e das tropas do Pacto de Varsóvia. O apoio incondicional da Iugoslávia de Tito garantiu à potência socialista vantagem em vários desses desentendimentos, como no caso da Albânia e da Tchecoslováquia.

E A implosão do socialismo soviético pode ser atribuída a eventos como a Primavera de Praga e a Insurreição Húngara, bem como ao que acontece posteriormente na Polônia do Solidariedade. Mesmo sem conseguir lograr êxito em seus momentos iniciais, esses eventos históricos já anunciavam que o socialismo “imposto” sofreria baixas significativas. Os anos da década de 1980 e seus acontecimentos implodiram a ideia da dominação soviética na Europa e consequentemente no mundo. A queda do Muro de Berlim inicia o processo que desfaz a bipolarização mundial, precipitando a Nova Ordem multipolar.

HISTÓRIA QUESTÃO 39

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) envolveu povos de várias regiões do planeta, num total de 58 países, embora os principais choques armados tenham sido travados na Europa, no norte da África e no Extremo Oriente.

Sobre a Segunda Guerra Mundial, leia, com atenção, as afirmações abaixo:

I. A primeira etapa na guerra caracterizou-se pela rápida ofensiva das forças americanas. Foi a chamada guerra-

relâmpago marcada pelo impetuoso e rápido avanço dos tanques blindados apoiados pela aviação, sobre as linhas de defesa adversárias.

II. Ao decidir pela invasão da URSS, Hitler, certamente, ambicionava conquistar suas imensas reservas petrolíferas, minerais e alimentícias. Temendo que esta realidade poderia materializar-se, Churchill, Primeiro Ministro inglês, deixou de lado as diferenças ideológicas e procurou atrair o líder soviético para o lado dos Ocidentais.

III. A derrota da marinha dos EUA em Midway permitiu o avanço japonês sobre o Pacífico ocidental e o bombardeio da base de Pearl Harbor no Havaí. Os EUA só conseguiram suas primeiras vitórias sobre o Japão após o desembarque na Normandia, pois, o presidente Roosevelt e seus generais consideravam prioridade evitar a derrota da Inglaterra.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 14 de 15

IV. Em junho de 1940, Mussolini declarou guerra à França e à Inglaterra. Mais tarde invadiu o Egito e a Grécia e enfrentou grande resistência. A Alemanha veio em seu socorro realizando grande campanha na região balcânica. Nesta região os alemães foram combatidos pelos destacamentos Partisans liderados por Broz Tito que receberam apoio tanto de aliados Ocidentais quanto da URSS.

V. No norte da África, o general inglês Montgomery iniciou, em outubro de 1942, a contraofensiva ao Afrika Korps de Erwin Rommel, conhecido como a Raposa do Deserto, que foi vencido na batalha de El Alamein.

Assinale a opção na qual todas as afirmações são corretas.

A I, II, III

B I, III, IV

C I, IV, V

D II, III, IV

E II, IV, V

QUESTÃO 40 O mapa abaixo apresenta um momento específico da II Guerra Mundial (1939–1945).

Assinale a opção que o analisa corretamente.

A Trata-se do final do conflito na Europa, caracterizado pela rendição italiana em 1943 e pelo desembarque aliado na Normandia em 1944.

B Demonstra a última ofensiva nazista na Europa Ocidental, frustrada pelo desembarque aliado na Normandia.

C Explicita os acordos de áreas de influência, definidos depois da Conferência de Teerã em 1943 e finalmente ratificados pelo encontro de Yalta em 1945.

D Demonstra a ofensiva militar aliada no Pacífico.

E Demonstra a última ofensiva italiana na Europa Ocidental, antes de sua rendição aos aliados em 1943.

QUESTÃO 41 Após a rendição alemã, Churchill (Reino Unido), Truman (EUA) e Stálin (URSS) reuniram-se, entre julho e agosto de 1945, na Conferência de Potsdam, para tratar de questões importantes como as relações entre os países no pós-guerra. Assinale a opção correta.

A Em Potsdam, Stálin defendeu que a Alemanha tivesse autonomia para se reorganizar, pois a queria no bloco socialista. Truman e Churchill foram radicalmente contra e a Conferência acabou sem que decisões fossem tomadas.

B Não havia, em Potsdam, desgastes na aliança (de junho de 1941) para derrotar a Alemanha. A guerra seguia e os aliados se encontravam para dar um ultimato ao Japão, que resistia no Pacífico.

C Em Potsdam, o desgaste entre os aliados era notório. Assim mesmo eles dividiram a Alemanha em quatro zonas de ocupação, criaram um Conselho de Ministros de Relações Exteriores, redefiniram fronteiras e fizeram acordos de paz com países como a Itália.

D A Conferência de Potsdam aconteceu para que se transmitisse ao mundo a certeza do término da 2ª Guerra. Nela nada foi tratado, pois as diretrizes político-econômicas já tinham sido tomadas nas Conferências de Teerã (1943) e Yalta (fevereiro de 1945).

E A única decisão em Potsdam foi a de instalar um tribunal internacional, na cidade alemã de Nuremberg, para julgar os criminosos de guerra nazistas.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA::

AVALIAÇÃO OBJETIVA :: 2º dia | 3ª SÉRIE :: 4º período :: ENSINO MÉDIO | 23M4Obj_2015_2º dia_tes.docx pág. 15 de 15

QUESTÃO 42 A Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Nesse contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava

A favorecimento ao bloco socialista.

B alinhamento à política norte-americana.

C posicionamento independente na Política Externa.

D visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo.

E posição de defesa da autodeterminação latino-americana.

QUESTÃO 43 O populismo no Brasil, do ponto de vista da camada dirigente, pode ser caracterizado como

A o estabelecimento de alianças entre os operários e camponeses no plano de representação política, urbana e rural.

B a forma assumida pelo Estado para dar conta dos anseios populares e, simultaneamente, elaborar mecanismos de seu controle.

C uma política de clientelismo onde o coronel monopoliza a liderança política regional.

D um movimento de representatividade das elites intelectuais locais.

E o compadrismo entre os partidos políticos que buscavam estabelecer coligações.

QUESTÃO 44 Assinale a opção que melhor caracteriza o segundo governo de Getúlio Vargas (1951 a 1954).

A Instabilidade política, crescente aumento do custo de vida, oposição sistemática do PTB e PSD às medidas governamentais, não participação do capital estrangeiro nas atividades econômicas.

B Estabilidade política, desenvolvimento econômico, monopólio estatal do petróleo, apoio da ampla frente partidária (UDN, PTB, PSD, PCB) ao programa de governo.

C Crescente instabilidade política, aumento do custo de vida, greves, monopólio estatal do petróleo, sistemática oposição da UDN ao governo.

D Intransigente defesa dos interesses populares, apoio sistemático do Partido Comunista, monopólio estatal do petróleo, proibição da entrada de capitais estrangeiros no país.

E Limitada participação do capital estrangeiro nas atividades econômicas, controle da inflação, estabilidade política, oposição sistemática da UDN e PC ao programa de governo.