conhecimentos gerais e redação página 1 prova...

21

Upload: trinhdung

Post on 23-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,
Page 2: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova A

CONHECIMENTOS GERAIS

Leia o poema abaixo, de Manuel Bandeira, e responda às questões 01 e 02.

O Bicho

Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.

01. No poema, a atitude do homem é comparada à de (A) um animal, tal qual um cão, um gato, um rato. (B) alguém faminto capaz de comer qualquer coisa. (C) alguém que, pela sua condição social, age como um animal. (D) alguém que, com muita fome, se comporta como um animal. (E) alguém que não se preocupa com os alimentos que come.

02. O substantivo bicho aparece três vezes nos versos do poema, exercendo, na ordem, as seguintes funções sintáticas: (A) complemento verbal, sujeito, aposto. (B) objeto indireto, sujeito, sujeito. (C) complemento nominal, agente da passiva, sujeito. (D) objeto direto, sujeito, sujeito. (E) objeto indireto, sujeito, aposto.

03. Escolha a alternativa que apresenta uma paráfrase deste provérbio chinês: "Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda". (A) Jamais se regozije diante das dificuldades, uma vez que você poderá encontrar soluções. (B) Somente nos momentos de aflição você terá situações de alegria e prazer. (C) Mesmo os momentos mais difíceis da vida proporcionam lições que podem melhorá-la. (D) Todos os nossos problemas podem ser comparados a nuvens negras. (E) Nós somente aprendemos as lições da vida quando temos problemas de difícil compreensão e

solução.

Page 3: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 2 Prova A

04. Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão, publicado em 11/05/08. Na seqüência, escolha a alternativa que se refere corretamente ao texto.

SP vira a capital brasileira da fertilização in vitro

São Paulo tornou-se uma espécie de santuário natural para o qual migram mulheres de todo o País e até do exterior com problemas para engravidar, na busca das mais modernas clínicas de fertilização in vitro. Elas chegam por aqui, ficam em média oito dias e saem "mães". O tempo é suficiente para receberem altas doses de hormônio e estimularem a ovulação, retirarem os óvulos, fecundá-los e, depois, introduzirem pelo menos três no útero. Para uma única tentativa, deixam cerca de R$ 15 mil na capital, entre despesas médicas e de hospedagem. Deixam também histórias de sacrifícios em nome da maternidade. Muitas desfrutam da sensação de ter um embrião no útero por poucos dias e não conseguem segurar a gravidez.

(A) Trata-se de um texto do gênero “editorial”. (B) No texto, a expressão “santuário natural” (1ª linha) significa “um lugar sagrado”. (C) O texto deixa claro que a maternidade é possível a qualquer mulher. (D) De acordo com o texto crianças podem nascer num período inferior a nove meses. (E) Conforme o texto, o processo de fertilização in vitro contrapõe-se a um procedimento natural. Leia o trecho da crônica Sexa, de Luis Fernando Veríssimo, e responda a questão a seguir.

[...] - Pai... - Hummm? - Como é o feminino de sexo? - O quê? - O feminino de sexo. - Não tem. - Sexo não tem feminino? [...] (VERÍSSIMO, Luis Fernando. Sexa. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p.53-54).

05. Com relação à causa da incompreensão entre pai e filho, assinale a alternativa correta. (A) A palavra sexo é masculina, portanto é do gênero biológico. (B) Uma confusão entre gênero biológico, natural e gênero gramatical. (C) A pergunta do filho se referiu ao gênero gramatical da palavra sexo. (D) A palavra sexo é masculina, portanto é do gênero natural. (E) O pai entendeu que a pergunta se referiu ao gênero biológico.

06. Dentre as acepções para a palavra conceber, registradas no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, está a seguinte: “perceber a razão (duma coisa); compreender, entender, aceitar”.

Dentre as alternativas abaixo, escolha a que ilustra o uso da acepção citada acima.

(A) Ela jamais concebeu o motivo de lutar por uma causa tão injusta. (B) Esta mãe concebeu seu primeiro rebento quando era ainda uma menina. (C) Este arquiteto concebeu um dos mais modernos ambientes que eu já vi. (D) Ele concebeu este sonho quando era ainda uma criança. (E) O poeta concebe seus poemas em momentos de pura inspiração.

Page 4: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 3 Prova A

07. “A cinco meses dos Jogos Olímpicos e a duas semanas da tocha olímpica passar pelo Tibete, o governo chinês enfrenta, nessa região, os piores protestos desde 1989, quando reprimiu tanto as manifestações da Praça da Paz Celestial, quanto um movimento tibetano. Em 10 de março de 2008, cerca de 500 monges budistas marcharam em Lhasa, a capital do Tibete, para comemorar o aniversário do maior levante contra a invasão chinesa em seu território, ocorrida em 1950. [...]. A manifestação foi reprimida com violência pela polícia e dezenas de monges foram presos. Nos dias seguintes, tibetanos de outras províncias e de países vizinhos se rebelaram. Lojas de chineses, carros e agências do Banco da China foram destruídos. Nos conflitos quase 100 pessoas morreram. Em Lhasa, mais de 900 pessoas foram presas. Para o mundo não testemunhar a brutalidade, isolou-se completamente a região. [...]. Para o regime chinês, é uma questão de segurança nacional. A China considera que o Tibete sempre lhe pertenceu e teme que a independência da região leve ao esfacelamento de seu território”.

(“A prova dos monges”, Veja, 26 de março de 2008, adaptado.)

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

(A) Nos recentes protestos, os monges e a população tibetana reivindicaram, sobretudo, o retorno da China aos antigos padrões imperiais, o que levaria o Tibete, enquanto parte integrante do território chinês, a reviver o período de glória do “Grande Império do Centro”.

(B) Os recentes protestos realizados por manifestantes tibetanos tiveram como único fio condutor o retorno do domínio político e espiritual dos monastérios, bem como a volta do Tibete ao isolamento em que vivia até meados do século XX, de modo a garantir a identidade cultural da região, fundamentada nos ideais budistas.

(C) Nos recentes protestos, os manifestantes tibetanos propunham o fim da Revolução Cultural iniciada por Mao-Tsé-tung, sobretudo no tocante à utilização da mão-de-obra de monges budistas nos campos agrícolas, em condições de trabalho análogas à da escravidão.

(D) Os protestos tiveram como pano de fundo político a independência do Tibete em relação à China, contando com o apoio explícito e incondicional dos EUA, tradicionais aliados da causa separatista tibetana.

(E) As reivindicações de independência dos monges e a violência dos populares, verificadas durante os protestos, contrariam a atual política de conciliação defendida pelo dalai-lama que, após os EUA reconhecerem Pequim e deixarem de apoiar a causa separatista por ele assessorada e equipada nas décadas de 1950 e 1960, tem-se limitado a reivindicar um papel num governo regional com certa autonomia dentro da China.

08. Desde o final de 2007, uma série de casos de febre amarela levou a população, sem informações sobre a doença, a sair em busca de vacinas. Junto às notícias sobre algumas mortes ocorridas em razão da vacinação imprópria, a imprensa nacional traçou paralelos entre essa corrida aos postos de saúde e os acontecimentos ocorridos no Rio de Janeiro no início do século XX. Sobre o acontecimento que se relaciona com a corrida aos postos de saúde em 2007, assinale a alternativa correta. (A) A Revolta da Vacina, ocorrida em novembro de 1904, em reação à política adotada pelo médico

sanitarista Osvaldo Cruz, baseada na vacinação obrigatória, para o combate à varíola, e na invasão de cortiços, para a erradicação de focos do mosquito Aedes egypti, vetor da febre amarela.

(B) A Revolta do Bota-Abaixo, ocorrida entre 1904 e 1906, em reação à política de reformas urbanas, adotada pelo prefeito Pereira Passos que, entre outras medidas, mandava supervisionar as construções residenciais urbanas, obrigando a troca de assoalhos, a abertura de janelas em quartos sem ventilação, além de proibir o acúmulo de lixo nos quintais de modo a erradicar focos do mosquito Aedes egypti, vetor da varíola.

(C) A Revolta da Chibata, contra a Lei da Vacinação Obrigatória, na qual os membros das brigadas de mata-mosquitos, capturados durante a invasão dos cortiços, eram publicamente chibatados por populares contrários à Lei da Vacinação Obrigatória.

(D) A Revolta do Vintém, liderada pelos moradores do cortiço Cabeça de Porco, em reação ao baixo preço pago por rato apanhado e entregue às autoridades sanitárias pela população pobre do Rio de Janeiro, ação que se incorporava à política de erradicação da peste bubônica conduzida pelo médico sanitarista Osvaldo Cruz.

(E) A Revolta da Vacina, ocorrida em novembro de 1901, em reação às práticas científicas do médico sanitarista Emílio Ribas que, em suas pesquisas laboratoriais, expunha pessoas das camadas pobres, previamente capturadas pela polícia, a picadas do mosquito Aedes egypti no intuito de elaborar a vacina contra a febre amarela.

Page 5: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 4 Prova A

09. O grande desenvolvimento econômico dos EUA, ocorrido após a Guerra de Secessão (1861-1865), estimulou a expansão imperialista do país. A necessidade de disputar territórios com outras nações européias ensejou, desde o final do século XIX, as ações militares norte-americanas, inicialmente restritas às Américas e à região do Pacífico. A partir de 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial, bases militares norte-americanas foram instaladas na Europa e na Ásia, correspondendo a uma resposta ao confronto da época: a Guerra Fria. Desde então, e apesar do fim da Guerra Fria, a ênfase na atividade bélica nunca deixou de ser uma marca da política externa da Casa Branca, destacando-se nesse contexto os dois períodos de governo do presidente George W. Bush. Conforme dados fornecidos pelo Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo, em 2006 os gastos militares de todos os países somaram 1,2 trilhões de dólares. Quase a metade desse total, mais precisamente 528,7 bilhões de dólares, foram gastos somente pelos EUA, visando à manutenção de suas bases militares em 62 países e territórios do mundo.

Sobre o crescimento dos investimentos militares e das atividades bélicas norte-americanas no início do século XXI, é correto afirmar:

(A) Relaciona-se à doutrina implantada pelo governo de George W. Bush após o atentado terrorista da Al Qaeda à Embaixada Norte Americana de Nairobi, em agosto de 1998, que prevê o ataque prévio a qualquer país que os EUA considerem uma ameaça à sua segurança interna.

(B) Relaciona-se à perspectiva de retorno da Guerra Fria, em razão dos planos de instalação, pela Federação Russa, de um sistema de escudo antimísseis na Europa do Leste, objetivando a defesa da Rússia contra possíveis ataques nucleares do Irã e da Coréia do Sul.

(C) Relaciona-se à doutrina de combate ao terrorismo, implantada pelo governo de George W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001, que exige dos EUA outra disposição de forças, a partir da qual os norte-americanos continuam investindo na manutenção de suas bases militares no mundo, ao mesmo tempo em que precisam investir no treinamento e no equipamento de parceiros para atuarem como aliados regionais.

(D) Relaciona-se à constante ameaça de aprofundamento da crise econômica norte-americana, cuja solução implica a ampliação das despesas públicas, em especial a elevação dos gastos militares no Irã e na Coréia do Norte.

(E) Relaciona-se aos interesses geopolíticos e econômicos norte-americanos, que implicam o controle hegemônico de regiões do mundo como a Manchúria, no nordeste da China, o Afeganistão, na Ásia Central, e o Iraque, no Oriente Médio, onde estão localizadas grandes reservas de hidrocarbonetos, matéria-prima estratégica para a economia global.

10. Nas duas últimas décadas, o Brasil passou por significativas mudanças socioeconômicas, que se caracterizaram (A) pela autonomia industrial e tecnológica em decorrência da inserção do país na era da Globalização. (B) pelo crescimento da produtividade agrícola movido pela expansão do agronegócio, sem que,

contudo, fossem eliminadas as crises sociais do campo. (C) pela resolução definitiva das crises econômicas internas, o que permitiu um crescimento de 25% do

Produto Interno Bruto nas décadas de 1980 e 1990. (D) pela enorme expansão da oferta de empregos, diretamente relacionada à ampliação da atividade

industrial e de serviços. (E) por uma melhor redistribuição da renda no campo, determinada, sobretudo, pela efetiva

implementação das políticas ambientais que ocuparam o centro da agenda governamental no período.

Page 6: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 5 Prova A

11. Leia a letra da música abaixo, composta por Caetano Veloso e apresentada pelo próprio autor durante o III Festival Internacional da Canção, em 1968.

É Proibido Proibir A mãe da virgem diz que não E o anúncio da televisão E estava escrito no portão E o maestro ergueu o dedo E além da porta Há o porteiro, sim... E eu digo não E eu digo não ao não Eu digo: É! É proibido proibir É proibido proibir É proibido proibir... Me dê um beijo meu amor Eles estão nos esperando Os automóveis ardem em chamas Derrubar as prateleiras As estantes, as estátuas As vidraças, louças Livros, sim... E eu digo sim E eu digo não ao não Eu digo: É! É Proibido proibir É proibido proibir É proibido proibir...

Sobre o processo histórico em que essa música se inseriu, assinale a alternativa correta.

(A) Caracterizou-se pelos protestos que assolaram o mundo na década de 1960, que culminaram nas greves gerais e rebeliões de trabalhadores e estudantes franceses em maio de 1968, nos protestos contra a Guerra do Vietnã e em favor dos direitos civis das minorias, nos EUA, e nas manifestações, nos países com regimes políticos de feições autoritárias do Leste Europeu e da América Latina, em defesa de liberdade e democracia.

(B) Caracterizou-se pelos protestos que assolaram o mundo no contexto da Globalização, que culminaram nas rebeliões de jovens pobres e descendentes de imigrantes das periferias de Paris e de diversas cidades norte-americanas, contrários à segregação étnico-social e à rigidez das leis de controle e proibição da imigração.

(C) Caracterizou-se pelos protestos que assolaram o mundo no contexto da Guerra Fria, que culminaram com levantes estudantis e populares em Paris, São Francisco, Praga e diversas cidades da América Latina contra a invasão do Iraque e a proibição, por parte do governo norte-americano, da entrada em massa de imigrantes cubanos refugiados do regime autoritário implantado por Fidel Castro após a crise dos mísseis, em 1962.

(D) Caracterizou-se pelos protestos que assolaram o mundo no contexto da Guerra Fria, que culminaram com os levantes populares, em Praga, contra a reforma do secretário-geral do Partido Comunista Tcheco, Alexander Dubceck, que proibiu a liberalização da economia e as liberdades de expressão e de organização política fora do controle do Partido Comunista.

(E) Caracterizou-se pelos protestos que assolaram o Brasil na década de 1960, que culminaram na Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu mais de 200 mil manifestantes contra a ditadura militar e a favor do retorno das liberdades democráticas, suspensas com a decretação, em dezembro de 1968, do Ato Institucional Número 5.

Page 7: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 6 Prova A

12. Desde a Idade Média, os sérvios consideram Kosovo seu centro político-espiritual mais importante, o coração de um império que jamais se concretizou. Em 1389, esses objetivos expansionistas foram seriamente afetados pelos turcos, que derrotaram os sérvios na chamada Batalha de Kosovo e ocuparam os Bálcãs até o final do século XIX. Desde então o Império Turco começou a desmoronar, até ser aniquilado na Primeira Guerra Mundial. Em 1920, como parte da repartição do que restou do Império Turco, Kosovo foi incorporado à Sérvia. Mas os albaneses também incluem Kosovo entre seus mitos nacionalistas, são kosovares alguns dos principais líderes do nacionalismo albanês, e a região foi foco das lutas que culminaram na independência da Albânia. Na Segunda Guerra Mundial, o exército albanês enfrentou os iugoslavos em Kosovo, mas foi derrotado. Belgrado reprimiu toda e qualquer resistência até o início da década de 1990, quando o então presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, dissolveu as instituições políticas criadas em 1974, que davam à região de Kosovo estatuto de Província Autônoma, retomando o discurso ultranacionalista da Grande Sérvia tendo Kosovo como seu centro histórico. Em fevereiro de 2008, Kosovo declarou sua independência da República da Sérvia, abrindo assim mais um capítulo na história do desmembramento da ex-Iugoslávia, iniciada em 1991. Apesar de a independência ter sido intensamente comemorada na capital, Prístina, os kosovares ainda terão de enfrentar inúmeros problemas quanto ao reconhecimento internacional de sua independência, muitos deles decorrentes do intrincado mosaico étnico e cultural, historicamente elaborado no sudeste europeu, bem como do complexo quadro de interesses geopolíticos internacionais na região dos Bálcãs e fora dela.

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta a respeito da independência do Kosovo.

(A) Conta com o apoio incondicional do governo russo, que vê na independência do Kosovo um modelo para a resolução de problemas relacionados ao separatismo de dezenas de repúblicas e minorias não russas vinculadas à Federação Russa, cujo caso extremo é a Chechênia.

(B) Conta com a oposição dos EUA, cujo governo teme que a independência do Kosovo leve a um aumento da escalada de violência contra as minorias étnicas albanesas do país, que atualmente vivem em enclaves localizados próximo à fronteira da Bósnia-Herzegovina.

(C) Embora considerem Kosovo seu berço cultural, os sérvios deram total apoio ao movimento separatista kosovar, como estratégia para a resolução dos problemas da maioria étnica albanesa na região, que desde 1878 propõe, com base no conceito da Grande Albânia, a união de todos os albaneses num só Estado.

(D) Apesar do reconhecimento da maior parte da União Européia e dos EUA, país com fortes interesses geopolíticos nos Bálcãs, a independência do Kosovo sofre rejeição de países, como a Rússia, a China e a Espanha, entre outros, que temem que a soberania kosovar abra um precedente para outros movimentos separatistas nos Bálcãs e fora deles, casos da Chechênia, do Tibete e do País Basco.

(E) A independência de Kosovo relaciona-se, exclusivamente, à dissolução das instituições políticas que davam à região estatuto de Província Autônoma em relação à Sérvia, não trazendo maiores conseqüências para os interesses geopolíticos das grandes potências, haja vista os altos índices de desenvolvimento humano do novo país.

13. A cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil, no período colonial, na Zona da Mata nordestina, devido à presença de fatores favoráveis ao seu desenvolvimento. Recentemente, essa lavoura adquiriu novos contornos espaciais motivados por fatores econômicos. Sobre a expansão da lavoura canavieira no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Utiliza o mais moderno maquinário do setor e é beneficiada por avançados estudos no campo da

biotecnologia para aumento da produtividade e adaptação do cultivo em diferentes ambientes. (B) Foi fortemente estimulada com a criação do Pró-Álcool, na década de 1970, tendo expandido

velozmente pelo estado de São Paulo. (C) A demanda do mercado externo pelo etanol está ligada às exigências ambientais para a diminuição

da emissão de dióxidos de carbono dos veículos. (D) Atende exclusivamente o mercado interno, devido à grande demanda de álcool e de açúcar, que são

seus subprodutos. (E) A demanda por biocombustível, no mercado interno e externo, tem provocado o aumento da

produção de álcool, que é adicionado a outros combustíveis para a propulsão de motores.

Page 8: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 7 Prova A

14. O Estatuto da Cidade, aprovado em 2001, permite à população ter maior participação na gestão democrática da cidade. O que estimula a participação do cidadão na vida da comunidade? (A) Elevação da renda per capita da população, estimulando as organizações sociais. (B) Criação de leis ordinárias municipais, regulamentando a participação por concurso público. (C) Maior remuneração dos cargos públicos municipais, estimulando o ingresso da população. (D) Criação de conselhos municipais, com participação significativa da sociedade civil organizada. (E) Reforma do legislativo municipal, criando vagas para vereadores voluntários.

15. A região de Três Lagoas é uma das mais promissoras do estado de Mato Grosso do Sul devido à recente industrialização. Que fator atraiu as indústrias para a região? (A) Existência de mercado local para os produtos agropecuários e de reflorestamento. (B) Disponibilidade de mão-de-obra qualificada com oferta de salário compatível. (C) Boa qualidade de vida nas cidades em relação à infra-estrutura e serviços públicos de saúde e

educação. (D) Presença de matéria-prima, considerando que, em Três Lagoas, encontra-se o principal celeiro

agrícola do Estado, em função da fertilidade do solo. (E) Proximidade do principal mercado nacional, interligado por boas rodovias, que facilitam o

escoamento da produção.

16. O Brasil tem passado nos últimos anos por um surto de crescimento de sua economia com importantes transformações no espaço geográfico. Qual alternativa NÃO representa essas transformações? (A) Reversão do processo de êxodo rural com políticas de assentamento rural e eletrificação do campo. (B) Expansão da fronteira agrícola e da pecuária para o cerrado. (C) Difusão da indústria de transformação para as regiões do entorno do centro econômico nacional. (D) Maior homogeneidade espacial na região centro-sul, diminuindo o atrito espacial causado pela

expansão da malha viária e da rede energética. (E) Surgimento de “ilhas” de prosperidade em várias regiões do país, confirmando as potencialidades

econômicas do território.

17. "...os principais organismos internacionais ... chamaram atenção para a gravidade dos problemas decorrentes da alta dos alimentos. No último ano (2007), os preços subiram 57%. ... Para as pessoas que vivem no limiar da miséria, pode significar a fome. O Banco mundial previu que 100 milhões de pessoas poderão submergir na linha que separa a pobreza da miséria absoluta devido ao encarecimento da comida. ... Apesar de tantos fatores a empurrar para cima o preço dos alimentos, é preciso dizer que as notícias não são exatamente ruins quando se pensa no futuro da humanidade. 'em alguns países, produzem-se alimentos suficientes para toda a população nacional e para exportação. Então a questão não é o tamanho da população, mas a tecnologia que está sendo usada e o investimento que está sendo feito', disse a VEJA o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf."(Veja, 23 de abril, 2008, p. 68-69).

Que alternativa NÃO está relacionada com a elevação dos preços dos alimentos no mundo?

(A) Incentivos governamentais para a produção de biocombustíveis, como o etanol de milho, desestimulando a produção de alimentos.

(B) Aumento do consumo e diminuição dos estoques de alimentos. (C) Valorização do dólar, principalmente no Japão e na Europa, provocando a fuga de investimentos

para o setor industrial. (D) Elevação do preço do petróleo com conseqüência para o preço dos transporte e dos insumos

agrícolas. (E) Quebra de safra de alimentos devido à seca, enchentes, pragas e doenças.

Page 9: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 8 Prova A

18. As usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, que deverão ser construídas no rio Madeira, vão gerar 20 vezes o total de energia consumida atualmente em Rondônia. De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério do Meio Ambiente, as duas usinas abastecerão também a Região Centro-Oeste. A construção dessas usinas tem provocado a mobilização dos movimentos sociais e entidades ambientais. A instalação das duas usinas poderá inundar uma área de 217 quilômetros, atingindo diretamente 21 vilas e comunidades nas proximidades de Porto Velho. A energia fornecida pelas usinas vai baratear o custo da energia fornecida no país para o consumidor final.

Sobre a expansão do setor hidrelétrico brasileiro, é correto afirmar que (A) faz parte da política energética brasileira a diversificação da matriz energética com fontes

renováveis juntamente com os biocombustíveis. (B) no conjunto da produção de energia do Brasil, a hidráulica é a principal fonte de energia, superando

os combustíveis fósseis e os biocombustíveis. (C) é uma opção mais política que econômica, pois não leva em conta o potencial dos recursos naturais

do país. (D) os impactos ambientais decorrentes da construção da usinas devem ser subestimados em

consideração à disponibilidade de terras existente no país. (E) a água é essencial para a produção de energia e sua utilização para esse fim não implica prejuízo

para os outros fins que se utilizam dela.

19. A revista Pesquisa Fapesp, edição online de 27/11/2007, publicou matéria intitulada “Etanol de quê? A cana é hoje a melhor opção para produzir álcool, mas o milho, e sobretudo a mandioca, também têm bom potencial”. O álcool é produzido por processo de fermentação do açúcar. Assinale a alternativa que indica o nome dado ao açúcar da cana, classificado como dissacarídeo. (A) Lactose. (B) Frutose. (C) Amido. (D) Sacarose. (E) Ribose.

20. O diagrama abaixo representa uma pirâmide de energia. Com relação a essa pirâmide, assinale a alternativa correta.

(A) O nível I representa os produtores. (B) No nível II, é encontrado um organismo decompositor. (C) A pirâmide poderia ter a forma invertida se representasse I – uma árvore, II – pulgões e III –

protozoários. (D) A unidade utilizada para representar esse tipo de pirâmide é o número de indivíduos. (E) A maior quantidade de energia é encontrada no nível trófico II.

Page 10: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 9 Prova A

21. Qual organela citoplasmática, relacionada abaixo, contém DNA e apresenta capacidade de autoduplicação? (A) Lisossomos. (B) Cloroplastos. (C) Retículo Endoplasmático Rugoso. (D) Peroxissomos. (E) Complexo de Golgi.

22. Simetria pentarradial, sistema hidrovascular, presença de uma placa madrepórica e de pés-ambulacrais, são características do(a) (A) estrela-do-mar. (B) ácaro. (C) minhoca. (D) anêmona-do-mar. (E) sapo.

23. Sobre o Pantanal Sul-Mato-Grossense, analise as afirmações abaixo.

I. As chuvas no Pantanal ocorrem, com maior freqüência, nas cabeceiras dos rios que deságuam na planície. Com o início do trimestre chuvoso, a partir de maio, nas regiões altas, sobe o nível de água dos rios, provocando as enchentes. A partir de novembro, inicia-se a "vazante", e as águas começam a baixar lentamente, quando o terreno volta a secar e permanece, sobre a superfície, uma fina mistura de restos de animais, areia, vegetais, húmus e sementes, que propiciam fertilidade ao solo.

II. Apesar de apresentar pequena diversidade de plantas superiores, como árvores e arbustos, existem mais espécies de aves no Pantanal do que na América do Norte e mais espécies de peixes do que nos rios europeus.

III. A planície pantaneira é circundada por serras e planaltos mais altos, como as Serras da Bodoquena, de Maracaju, de Aquidauana e das Araras.

IV. A vegetação do Pantanal é formada por grande número de espécies vegetais que se encontram presentes também em outros biomas brasileiros, sendo poucas as espécies endêmicas.

V. Na Serra do Urucum, há mineração de ferro, manganês e calcário. Entretanto, seu beneficiamento necessita de carvão vegetal, o que pode levar à destruição de matas nativas.

Assinale a alternativa correta.

(A) Todas as afirmações estão corretas. (B) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas. (C) Apenas as afirmações III, IV e V estão corretas. (D) Apenas a afirmação II está correta. (E) Apenas as afirmações I e V estão corretas.

24. Os fitormônios são compostos orgânicos produzidos pelas plantas e que, em pequenas concentrações promovem, inibem ou modificam o crescimento vegetal. Com relação ao efeito da citocinina, é correto afirmar que (A) promove o amadurecimento dos frutos. (B) inibe a floração. (C) promove a divisão celular. (D) inibe o crescimento do caule. (E) promove a queda das folhas.

Page 11: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 10 Prova A

25. Um consumidor, com o objetivo de comprar eletrodomésticos para sua residência, adquire um refrigerador e um chuveiro elétrico. Nas especificações técnicas do chuveiro, consta que deve ser ligado na tensão de 110V e sua potência de consumo é igual a 3.000W. Nas especificações técnicas da geladeira, consta que também deve ser ligada na tensão de 110V e que, em regime normal de uso, seu consumo médio de energia é de 45 kwh por mês. Sabe-se que, nessa residência, moram quatro pessoas e que cada pessoa possui o hábito de tomar um banho por dia com o chuveiro ligado durante 12 minutos cada uma. Assinale a alternativa que corresponde ao tempo em que a geladeira poderá ficar ligada, em regime normal de uso, para consumir a mesma energia elétrica consumida pelo chuveiro durante um mês. Considere um dia com 24 horas e um mês com trinta dias. (A) 30 dias. (B) 45 dias. (C) 1,8 mês. (D) Menos que 30 dias. (E) 1.152 horas.

26. Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmax no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa correta.

(A) A figura A representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é

igual a t = L/(vmáx+u). (B) A figura B representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é

igual a t = L/u. (C) A figura C representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é

igual a t = L/u. (D) A figura B representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é

igual a t = L/(u+vmáx). (E) A figura D representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é

igual a t = L/u.

Page 12: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 11 Prova A

27. No interior de um forno de microondas encontra-se um prato que contém 1kg de purê de batatas para ser aquecido. Considere que o purê de batatas possui calor específico c = 1,8 cal/goC, e que a capacidade térmica C do prato é de 20 cal/oC. A potência elétrica de consumo do forno é igual a 1.200W, dos quais 80% dessa potência são transferidos como energia térmica para o purê de batatas, o qual por condução aquece o prato, considere que somente essa energia é transferida para o prato. Antes de ligar o forno de microondas, todo esse sistema está em equilíbrio térmico na temperatura de 20oC. Assinale a alternativa que corresponde ao tempo em que o forno de microondas deve ficar ligado para que o prato e o purê de batatas atinjam a temperatura de 50oC. Use a relação que 1cal = 4,18J. (A) Igual a 3,6 minutos. (B) Igual a 3,2 minutos. (C) Mais que 3,7 minutos. (D) Igual a 3,0 minutos. (E) Menos que 2,0 minutos.

28. Um alto falante emite ondas sonoras com uma freqüência constante, próximo à superfície plana de um lago sereno, onde os raios das frentes de ondas incidem obliquamente à superfície do lago com um ângulo de incidência θi = 10o. Sabe-se que a velocidade de propagação do som no ar é de 355 m/s, enquanto que, na água, é de 1.500 m/s. A figura mostra o raio incidente, e as linhas 1 e 2 representam possíveis raios da onda sonora refratados na água. Considere que as leis de refração para ondas sonoras sejam as mesmas para a luz. Com fundamento nessas afirmações, assinale a alternativa correta.

(A) A linha que representa corretamente o raio refratado na água é a linha 1, e o ângulo de refração θ

com a normal é menor que 10o. (B) A linha que representa corretamente o raio refratado é a linha 2, e o ângulo de refração θ com a

normal é maior que 46o. (C) A freqüência da onda sonora que se propaga na água é maior que a freqüência da onda sonora que

se propaga no ar. (D) O comprimento de onda do som que se propaga no ar é maior que o comprimento de onda do som

que se propaga na água. (E) Se o meio ar não é dispersivo para a onda sonora, então a velocidade do som depende da

freqüência nesse meio.

Page 13: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 12 Prova A

29. Uma pessoa, ao terminar de coar o café, coloca-o dentro de uma garrafa térmica, e todo o sistema café e garrafa está em equilíbrio térmico a 70oC. A garrafa térmica está fechada e não está totalmente cheia; portanto, existe um volume de ar no interior da garrafa também a 70oC nesse instante. Considere o ambiente externo a uma temperatura constante e igual a 20o, e que a garrafa térmica não é ideal, isto é, permite troca de calor entre seu interior e a vizinhança, mas não permite a entrada e nem a saída de ar. Depois de certo tempo, todo o sistema entra em equilíbrio térmico com o ambiente externo na temperatura de 20oC. Considere que a densidade do café não varie com a temperatura, e o volume de ar contido no interior da garrafa como um sistema termodinâmico e como um gás ideal. Assinale o diagrama que representa corretamente a transformação termodinâmica, ocorrida no ar enquanto atingia o equilíbrio térmico com a vizinhança, onde T é temperatura, V é volume e P é a pressão desse sistema.

(A) (B) (C) (D) (E)

30. Alguns acidentes aéreos têm acontecido durante o pouso de aviões nas pistas devido ao fato de o comprimento dessas pistas ser demasiadamente curto. A figura mostra uma pista de comprimento L com coeficiente de atrito entre os pneus do avião e a superfície da pista constante. Considere um avião que começa a frenagem através dos pneus no início da pista no ponto A, com a velocidade inicial Vo. A aceleração da frenagem que é contrária à velocidade permanece constante e máxima durante a frenagem, fazendo o avião parar no final da pista no ponto B, veja a figura. Desprezando a resistência do ar, assinale a alternativa correta.

(A) O tempo t que o avião leva, para entrar em repouso a partir do ponto A, é igual a t=L/Vo. (B) Para o avião atingir o repouso na metade do comprimento da pista e com a mesma aceleração

máxima, deverá iniciar a frenagem no ponto A com uma velocidade igual à metade de Vo. (C) Se, durante a frenagem, os pneus estavam na iminência de deslizar, podemos afirmar que o

coeficiente de atrito estático µe, entre os pneus e a pista, pode ser determinado por µe=Ec/LP. Onde Ec corresponde à energia cinética do avião no ponto A, e P corresponde ao peso do avião.

(D) Se, durante a frenagem do avião, os pneus estão na iminência de deslizar na pista, a força de atrito aplicada nos pneus não realiza trabalho no avião, porque os pneus não escorregam na pista.

(E) A distância mínima que o avião leva, para atingir o repouso, depende da massa do avião.

Page 14: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 13 Prova A

31. Assinale a alternativa que indica a massa de cloreto de prata obtida pela adição de excesso de AgNO3 a uma solução aquosa contendo 11,70g de cloreto de sódio.

(Massa molar, em g/mol: Ag=108; N=14; O=16; Cl=35,5; Na=23).

(A) 28,7g. (B) 34,0g. (C) 17,0g. (D) 43,5g. (E) 5,85g.

32. A cana-de-açúcar é atualmente, para o Brasil, uma das culturas mais promissoras. Além de fonte renovável para obtenção de combustível, é utilizada na obtenção de açúcar e, mais recentemente, tem sido utilizada como matéria-prima para a chamada indústria alcoolquímica. O etanol, combustível que tem sido exportado para vários países, é um liquido volátil, de densidade igual a 0,8 g/cm3. O número de moléculas de etanol (CH3CH2OH), contidas em 500 mL dessa substância, é igual a

(Número de Avogadro: 6 x 1023; massa molar, em g/mol: C=12; H=1; O=16).

(A) 6,0 × 1023 (B) 1,0 × 1025 (C) 5,2 × 1024 (D) 3,5 × 1025 (E) 2,8 × 1022

33. O quadro abaixo apresenta as fórmulas estruturais de três compostos orgânicos: (A) metoxi-benzeno; (B) o-metil fenol e (C) álcool benzílico.

Conclui-se que A, B e C apresentam isomeria de

(A) posição. (B) função. (C) compensação. (D) cadeia. (E) tautomeria.

Page 15: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 14 Prova A

34. Ao analisar 50 mL de amostra de leite integral de uma marca comercial de leite longa vida por titulometria de complexação, verificou-se a presença de 60 miligramas (mg) de cálcio. A concentração de cálcio (Ca2+) no leite em mol por litro (mol/L) será de

(Massa molar: Ca = 40 g/mol).

(A) 0,20. (B) 1,50. (C) 0,80. (D) 0,03. (E) 2,00.

35. Assinale a alternativa que contém as fórmulas dos compostos: cloreto de potássio, fosfato de cálcio, ácido nítrico e hidróxido de amônio, respectivamente. (A) PCl3 – CaPO4 – H2NO3 – NH4OH (B) KCl – Ca3(PO4)2 – HNO2 – (NH4)2OH (C) KCl – Ca2(PO4)2 – HNO2 – (NH4)2(SO4)3 (D) PCl3 – Ca3PO4)2 – NH3 – NH3OH (E) KCl – Ca3(PO4)2 – HNO3 – NH4OH

36. A eletrólise ígnea do cloreto de sódio resulta em sódio metálico e gás cloro. Nesse processo, cada íon (A) cloreto recebe um elétron. (B) sódio recebe dois elétrons. (C) sódio recebe um elétron. (D) sódio perde um elétron. (E) cloreto perde dois elétrons.

37. Uma peça maciça cônica de metal de raio R = 9 cm e altura 2R é completamente atravessada por uma

broca cilíndrica de raio r = 3R2 , de forma que os eixos de simetria da broca e da peça coincidam.

Então qual é o volume de metal da peça final?

(A) 120.π.cm3. (B) 124.π.cm3. (C) 125.π.cm3. (D) 126.π.cm3. (E) 128.π.cm3.

Page 16: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 15 Prova A

38. Duas progressões numéricas crescentes, uma aritmética e a outra geométrica, têm mesma razão e terceiros termos iguais. Se o primeiro termo da progressão geométrica é o quádruplo da razão, e a diferença entre seus dois primeiros termos é 120, qual é o décimo termo da progressão aritmética citada? (A) 864. (B) 888. (C) 890. (D) 902. (E) 906.

39. Uma banana sem casca tem cerca de 70% de água e o restante de matéria sólida (que não se perde no processo de secagem). Na produção de banana-passa, a secagem deve ser feita em estufa, com circulação de ar aquecido a 65 graus entre bandejas, onde as bananas são acomodadas uma ao lado da outra, em fileiras. O tempo de secagem é de aproximadamente 24 horas para atingir o ponto de passa com 20% de umidade (isto é, o ponto em que a água represente 20% da massa total). Qual porcentagem a massa de banana-passa obtida representa em relação à massa total inicial de fruta?

(Use, se necessário, que: 1 litro de água = 1 quilograma de água).

(A) 25%. (B) 27,5%. (C) 37,5%. (D) 40%. (E) 55,5%.

40. Numa fábrica de tecidos, quatro rolos cilíndricos de metal estão dispostos seqüencialmente como um conjunto de engrenagens conectadas, veja a figura abaixo. Sabe-se que o diâmetro do primeiro rolo mede 1,6 metros; do segundo, 50 centímetros; do terceiro, 2 metros; e o quarto rolo tem raio medindo 10 centímetros. Estando o sistema já em funcionamento, e sabendo-se que o quarto rolo dá 10 voltas completas por minuto, quantas voltas completas o primeiro rolo dará em 12 horas seguidas de funcionamento?

(A) 7200. (B) 900. (C) 720. (D) 480. (E) 450.

Page 17: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 16 Prova A

41. Considerando a geometria de posição espacial, analise as afirmações seguintes. I. Se três planos são concorrentes em um ponto, então uma reta secante a um deles também é

secante a pelo menos um dos outros dois. II. Dadas duas retas perpendiculares r e s, com s contida num plano π, então a reta r está contida no

plano π ou é perpendicular a ele. III. O número máximo de planos definidos por 6 pontos no espaço é 20. IV. Se sr I é o conjunto vazio, então as retas r e s são coplanares paralelas distintas.

Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas a afirmação III está correta. (B) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas. (C) Apenas as afirmações I e II estão corretas. (D) Todas as afirmações estão incorretas. (E) Todas as afirmações estão corretas.

42. Um retângulo inicial, de perímetro 200 centímetros, sofre uma modificação tal que a medida de sua largura aumenta 20%, e a medida do seu comprimento diminui 20%. Determine a função A(x) que define a área A do novo retângulo, em centímetros quadrados, em relação à medida da largura do retângulo inicial x, em centímetros. (A) A(x) = 120x – 0,8x2 (B) A(x) = 120x + 0,8x2 (C) A(x) = 98x – 0,98x2 (D) A(x) = 80x + 1,2x2

(E) A(x) = 96x – 0,96x2

Page 18: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 17 Prova A

REDAÇÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO: Escreva um artigo de opinião, de 20 a 30 linhas, para ser publicado na seção ”Opinião” de um jornal local, buscando convencer os leitores a concordar com o seu posicionamento a respeito do tema:

A OFERTA DE ALIMENTOS DIANTE DA INDÚSTRIA DE BIOCOMBUSTÍVEIS.

INSTRUÇÕES:

Ao produzir o seu artigo de opinião, utilize os Textos 1 e 2, apresentados a seguir, para selecionar, organizar e relacionar argumentos, fatos e opiniões, além de outros que julgue relevantes, em defesa do seu posicionamento sobre o tema.

Atribua um título ao seu artigo.

Utilize o padrão culto escrito da língua portuguesa.

Não escreva o seu nome no artigo.

TEXTO 1:

Aumento da produção destinada aos biocombustíveis

O principal problema tem relação com o etanol produzido nos Estados Unidos. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a produção de etanol americana é responsável por metade do aumento da demanda mundial de milho nos últimos três anos. Isso aumentou o preço do milho e o preço das rações. Dessa forma, aumentam também os custos de produtos bovinos e suínos, já que o milho é usado em rações animais. De acordo com o Departamento de Agricultura, o mesmo ocorreu com outras colheitas - principalmente a soja - quando os produtores decidiram mudar seus cultivos para o milho. O relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler, exagera: afirma que a produção em massa de biocombustíveis representa um "crime contra a humanidade" por seu impacto nos preços mundiais dos alimentos. Os críticos dessa tecnologia argumentam que o uso de terras férteis para cultivos destinados a fabricar biocombustíveis reduz as superfícies destinadas aos alimentos e contribui para o aumento dos preços dos mantimentos. O debate ecoou com força no Brasil. Como o etanol é uma prioridade do governo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu. Acusou Ziegler de não conhecer a realidade brasileira. No Brasil o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar. Dos 355 milhões de hectares disponíveis para plantio no país, somente 90 milhões seriam adequados à cultura de cana, que atualmente ocupa apenas 7,2 milhões de hectares (metade deles para a produção de açúcar). Em São Paulo, a plantação de cana ocupou o espaço de pastagens, nos últimos anos, sem que a produção de carne bovina tenha diminuído. Enquanto Ziegler ataca os biocombustíveis como um todo, outros representantes da ONU reconhecem que o problema não está no Brasil, mas sim nos EUA. E mesmo nesse caso há quem discorde da influência negativa no preço dos alimentos.

(Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/crise-dos-alimentos/index.html. Acesso em 01/6/2008).

Page 19: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 18 Prova A

TEXTO 2:

Biocombustíveis e alimentos

Você tem acompanhado no Jornal Nacional, que a inflação dos alimentos já se tornou uma dor de cabeça em todo o mundo, afetando inclusive países que são grandes produtores, como o Brasil. Nesta quinta [01/5/2008], na última reportagem da série, o repórter Tonico Ferreira mostra o desafio brasileiro de conciliar a expansão da indústria de biocombustíveis e o aumento da oferta de alimentos. Vitor tem apetite. O bebê abre o bocão e diverte a mãe. Rita de Cássia Monteiro está feliz. Ela faz parte do grupo de brasileiros que teve aumento de renda e que passou a consumir mais alimentos. ......................................................................................................................................................... Não vai faltar comida para as Ritas do Brasil. A agropecuária nacional é uma das mais produtivas do mundo. Nos últimos 25 anos, a colheita de milho cresceu 136% e a de soja 353%. Na última década, a produção de carne bovina subiu 58% e a de frango, 130%. Um economista diz que o Brasil hoje produz 30% mais do que precisa para alimentar sua população. O que sobra vai para o exterior. “O brasileiro agüenta num ano mal-sucedido de agricultura, porque não chove, porque tem seca, porque você produz com folga para o abastecimento interno”. Da agricultura, ainda sai o biocombustível barato. A venda de álcool acaba de se igualar à de gasolina. A aposentada Magali Lemos, por exemplo, comprou um carro flex e sentiu a diferença de preço. "Temos aí grandes usinas no Brasil, que não tem como acabar o álcool". O Brasil tem provado que é possível alcançar ao mesmo tempo dois objetivos que em muitos países são objetivos incompatíveis: aumentar a produção de biocombustível e aumentar também a produção de alimentos. E a principal explicação para isso é a cana-de-açúcar, altamente produtiva. O cientista Rogério Cerqueira Leite, físico da Unicamp, lembra que a cana no Brasil é resultado de quase cinco séculos de aperfeiçoamento. “A cana é realmente uma graça divina. Os cálculos que fizemos mostram que a cana está já no auge da sua produtividade". Ela rende quase duas vezes mais álcool por hectare do que o milho americano. E, ao contrário do que muita gente pensa, o Brasil não é um imenso canavial. É o que diz o presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank. “Hoje, a cana pra álcool ocupa apenas 1% das terras agricultáveis do país. Ela é sete vezes menor que a soja e 5% da área de pastagens. A gente sabe que, portanto, esse crescimento poderá ir pra 2%, 3%. Mas não vai passar muito disso". E a área agrícola pode crescer muito mais, sem pôr a Amazônia em risco. Basta ampliar o confinamento de gado. Um boi no Brasil usa em média um hectare de pasto, um quadrado de 100 por 100 metros [...].

(Disponível em: http://jornalnacional.globo.com/. Acesso em 01/6/2008.)

ATENÇÃO:

A Prova de Redação terá nota ZERO, nos casos detalhados a seguir.

1. Texto com menos de 20 (vinte) linhas escritas. 2. Texto com nome ou sinais de identificação. 3. Texto escrito a lápis. 4. Texto com letra ilegível. 5. Desenhos, poemas, bilhetes, etc., em lugar do texto solicitado. 6. Fuga ao tema 7. Fuga ao gênero 8. Cópias dos textos propostos.

Page 20: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

Conhecimentos Gerais e Redação Página 19 Prova A

FOLHA DE RASCUNHO

Título

1

5

10

15

20

25

30

Page 21: Conhecimentos Gerais e Redação Página 1 Prova Adownload.uol.com.br/vestibular2/prova/ufms_2008_2_conh_ger.pdf · Leia o fragmento do texto abaixo, extraído do jornal O Estadão,

LEIA AS INSTRUÇÕES

Qualquererro, solicite a correção ao fiscal.

todas asquestões Qualquerreclamação só será aceita durante os quinze minutos iniciais da prova.

preencha o círculocorrespondente à sua prova

1. Confira, na etiqueta colada na carteira, os seus dados cadastrais.

2. Não manuseie: este caderno, o cartão-resposta e a folha de redação atéreceber a autorização do fiscal.

3. Ao receber autorização, verifique, neste caderno, se constame se há imperfeição gráfica que lhe cause dúvidas.

4. No cartão-resposta, confira o seu nome e o seu número;e assine no local indicado. Verifique se há

marcações indevidas no campo destinado às suasrespostas. Se houver, reclame imediatamente.

5. Na folha de Redação, confira o seu nome e o seu número. Assine no localindicado.

6. Este caderno contém questões objetivas e a proposta de Redação. Cadaquestão contém cinco (5) alternativas, identificadas pelas letras (A), (B), (C),(D) e (E), das quais apenas uma é a correta. Transcreva para o cartão-respostaa letra correspondente à alternativa correta, preenchendo todo o espaço docírculo.

7. Não faça rasuras, não dobre, não amasse e não manche o cartão-resposta.Preencha-o corretamente, porque ele não será substituído, exceto em caso deimperfeição gráfica. Responda a todas as questões.

8. Você somente poderá deixar este recinto 2 horas após o início da prova.

9. Processo Seletivo

imperfeição gráfica ou

Verifique se há imperfeição gráfica ou marcações indevidas no campodestinado à redação. Se houver, reclame imediatamente.

Você será excluído do caso:a) deixe de assinalar, no cartão-resposta, a letra correspondente à sua prova;b) utilize, durante a realização da prova, máquinas e/ou relógios de calcular,

rádios gravadores, , telefones celulares, chapéus/bonés ousimilares, bem como fontes de consulta de qualquer espécie;

c) deixe a sala em que se realiza esta prova levando consigo este cadernoe(ou) o cartão-resposta e(ou) a folha de Redação;

d) comunique-se com outros candidatos ou efetue empréstimos;e) pratique atos contrários às normas e(ou) à disciplina.

headphones