conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua...

25
FIES Fundo Itaú Excelência Social 2010 Conheça mais sobre cada um dos programas apoiados

Upload: others

Post on 15-Oct-2019

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FIESFundo ItaúExcelênciaSocial

2010

Conheça mais sobre cada um dos programas apoiados

Page 2: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

Apresentação

Beneficiou diretamente 5.013 crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 0 a 24 anos, e 590 educadores/as, em 19 estados brasileiros, conforme indicado no mapa abaixo:

O Programa de Investimento em Programas Sociais do Fundo Itaú Excelência Social – PIPS FIES 2010 apoiou 20 programas nas categorias de Educação para o Trabalho, Educação Ambiental e Educação Infantil, tanto de atendimento direto, como de formação de educadores/as.

AC

AM

RR

RO

PA

AP

MA

TO

MT

MS

PR

RS

SC

SP

GO

DFMG

RJ

ES

BA

PI

CE RNPBPE

ALSE

Região Norte

Estados Bene�ciados

Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sudeste

Região Sul

Page 3: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

3

Depoimento de organizações apoiadas“O apoio do FIES veio em um ano de muitas comemorações, os 10 anos do CENLEP! Neste momento, o que mais buscávamos era um parceiro que compartilhasse conosco o entendimento da importância de fazermos uma avaliação de impacto do nosso trabalho e com o FIES isto foi possível. Vivemos um ano muito intenso, de muitas aprendizagens, de muito trabalho, de muitas histórias contadas e relembradas e de muito apoio no desenvolvimento do nosso dia-a-dia... Acreditar no nosso trabalho, nos dar liberdade de investir no que é necessário para a melhoria da infraestrutura e qualidade, e principalmente o apoio técnico dado, foram fatores que fizeram esta parceria ser parte da nossa história de forma muito especial. ”

Rosana de Araújo Borges Ferraiuolo

Coordenadora Executiva CENLEP

Organizações apoiadas

1. CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana,

2. Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar,

3. Ecos do Futuro,

4. IEP – Instituto de Educação Portal,

5. Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa.

Dados dos programas

Número de programas apoiados

5 de atendimento direto a adolescentes e jovens

Abrangência dos programas

5 estados (BA, CE, PE, RJ e SP)

Número de participantes atendidos diretamente nos programas

2.273 adolescentes e jovens, na faixa etária de 15 a 24 anos

Educação para o TrabalhoCategoria

Page 4: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

4

Educação para o TrabalhoAtendimento direto

CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana Data de fundação: 01/02/1986

Local da sede: Salvador, BA

Serviços prestados: Atividades no contraturno escolar, cursos profissionalizantes, formação de educadores/as, projetos de planejamento, desenvolvimento urbano e habitacional, projetos sociais de desenvolvimento integrado de comunidades, com ações de apoio à saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento social e familiar.

Para saber mais: www.cdm.org.br

Telefone: + 71 3555.3355

Programa apoiado: Educar para Construir

Local de atuação: Salvador, BA

Participantes: 50 jovens de 18 a 22 anos

Fundada em 1986, a CDM atua na Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro por meio de projetos e prestação de serviços sociais voltados à redução da pobreza, com o objetivo de contribuir para a promoção e o desenvolvimento integral do indivíduo nos âmbitos econômico, social, físico, urbanístico, ambiental, cultural, educativo e formativo.

Na capital baiana, o programa “Educar para Construir” oferece cursos profissionalizantes aos jovens afrodescendentes das comunidades de Alagados e Novos Alagados, nas áreas de administração, construção civil e desenvolvimento comunitário. As atividades de qualificação profissional começaram por demanda da comunidade e também pelo aumento da procura por mão-de-obra qualificada pelo mercado da construção civil na cidade.

Os cursos permitem o acesso de jovens com baixa escolaridade e acabam se tornando um incentivo aos alunos, proporcionando muitas vezes a retomada dos estudos na escola formal e, até mesmo, a busca por formação de nível superior nas áreas de interesse. O programa alia teoria e prática para desenvolver conteúdos técnicos, formação humana e informática, além de manter a preocupação em complementar o processo formativo com a aprendizagem de novas tecnologias.

Os jovens participantes são encaminhados para empresas locais de modo a atender aos preceitos da Lei do Aprendiz (Lei 10.097/00) ou são estimulados a criar/participar de cooperativas locais. O “Educar para Construir” conta com mais de dez empresas parceiras para encaminhamento de aprendizes, além de a organização receber demandas de vagas de trabalho a serem direcionadas a ex-alunos.

Page 5: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

5

Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar

Data de fundação: 01/07/1991

Local da sede: São Paulo, SP

Serviços prestados: Educação infantil (creche e pré-escola), cursos profissionalizantes, abrigos (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e atendimento psicológico, psicopedagógico e fonoaudiológico para a comunidade.

Para saber mais: www.capsnossolar.org.br

Telefone: + 11 2020.8880

Programa apoiado: Cenlep – Centro Nosso Lar de Educação Profissional

Local de atuação: São Paulo, SP

Participantes: 1.083 adolescentes e jovens de 14 a 24 anos

O Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar atende, diariamente, cerca de quatro mil pessoas em suas 25 unidades (de creches a abrigos).

O Cenlep é o núcleo de educação profissional da organização, que tem como principais objetivos: promover a educação profissional básica para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e proporcionar a experiência do primeiro emprego. Para isso, realiza uma ação relacionada à formação técnica e outra voltada especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00).

A escolha da grade de formações busca alinhar a demanda do mercado de trabalho e o interesse dos jovens. Com duração de cinco meses e meio, os cursos oferecidos são: Rotinas administrativas e financeiras, Animação e organização de eventos, Web design, Vendas e Atendimento ao Público, Turismo e, mais recentemente, Recursos Humanos e Programação de Internet.

Após o desenvolvimento do projeto prático de conclusão de curso, os jovens são encaminhados ao Programa Aprendiz, que aborda conteúdos básicos para o mundo do trabalho. A formação ainda contempla vivências em empresas, que permitem o contato com diversas rotinas de trabalho, visitas a locais de referências e incentiva o protagonismo por meio da participação em conferências da juventude municipais e estaduais.

Os jovens que participam das formações do programa demonstram mais responsabilidade, melhora no aproveitamento escolar e no relacionamento familiar. O Cenlep também busca cultivar uma boa relação com as famílias e escolas dos alunos, bem como com as empresas que recebem seus aprendizes, o que permite acompanhar sua trajetória profissional

Page 6: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

6

Ecos do Futuro

Data de fundação: 06/04/2003

Local da sede: Rio de Janeiro, RJ

Serviços prestados: Projetos voltados para o empoderamento, qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio de cursos como auxiliar administrativo, telemarketing e confecção de bijuterias.

Para saber mais: www.ecosdofuturo.org.br

Telefone: + 21 3386.5463

Programa apoiado: Programa Jovem Aprendiz Ser & Fazer Local de atuação: Rio de Janeiro, RJ

Participantes: 180 adolescentes e jovens de 16 a 24 anos

A Ecos do Futuro nasceu do sonho de transformar coadjuvantes em protagonistas sociais. Após uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego para o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), direcionou seus esforços para a capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

O Programa Jovem Aprendiz Ser & Fazer tem como objetivos a qualificação profissional e inserção de jovens do sexo feminino no mercado de trabalho, promovendo seu empoderamento e aumento da autoestima. Os cursos de auxiliar administrativo e telemarketing foram escolhidos por atenderem a uma demanda do mercado, aceitarem jovens aprendizes e permitirem às participantes seguirem seus estudos na educação formal.

O curso tem duração de um ano, com três etapas: habilidades comportamentais, técnicas e estágio. Em um primeiro momento, as jovens são incentivadas a desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, respeito, disciplina, foco no resultado e autodesenvolvimento. Em seguida, são trabalhados os conteúdos específicos de cada curso, possibilitando uma reflexão sobre a escolha de uma profissão e o conhecimento de seus interesses, habilidades e valores, ajudando-os a desenhar seu projeto de vida.

As duas primeiras etapas duram seis meses e os estágios mais seis, com acompanhamento quinzenal pelos educadores do programa. As estagiárias são contratadas com registro em carteira de trabalho e contam com um sistema de mentores externos (e-mentoring) entre profissionais liberais, empresários e executivos.

A capacitação da Ecos do Futuro busca possibilitar às jovens um conhecimento sobre si e uma percepção mais aguçada sobre a existência do outro, a fim de contribuir para o bom desempenho de suas funções no mundo do trabalho e transformar o ato de trabalhar em algo prazeroso.

Page 7: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

7

IEP – Instituto de Educação Portal

Data de fundação: 01/12/2007

Local da sede: Pacajus, CE

Serviços prestados: cursos de aprendizagem industrial e comercial, formação de educadores, formação de líderes, treinamento de costureiras e voluntários em telemarketing.

Para saber mais: www.portaliep.com.br

Telefone: + 85 3348.0120

Programa apoiado: Desenvolvendo Gerações Local de atuação: Pacajus, Horizonte e Chorozinho, CE

Participantes: 780 adolescentes e jovens de 16 a 24 anos

Diante de um cenário de aumento de violência e uso de entorpecentes na região, o IEP nasceu com o objetivo de promover ações que transformassem vidas por meio da educação e da inserção no mercado de trabalho, atendendo também à demanda das empresas locais por profissionais qualificados.

O “Programa Desenvolvendo Gerações” existe desde a fundação do instituto e forma jovens líderes provenientes da Escola Pública em cursos de aprendizagem industrial e comercial de acordo com a Lei do Aprendiz (10.097/00), sendo eles: Produção, Operador Têxtil Polivalente, Mecânica, Elétrica, Logística, Qualidade e Vendas. A grade curricular busca atender ao perfil desejado pelas empresas para ampliar a oportunidade de contratação efetiva dos jovens ao final da aprendizagem.

O programa promove a formação profissional dentro da visão integrada de ser humano, com enfoque também nos âmbitos social, espiritual, comunitário, artístico, cultural, ambiental, liderança empreendedora, tecnológico e familiar. Para isso, desenvolve uma formação básica, com fundamentos da matemática, comunicação oral e escrita, inglês instrumental, gestão da qualidade e módulos específicos. Paralelamente, acontecem aulas nos “Espaços Mundos”, uma metodologia que une arte e educação, criada pela organização para trabalhar a formação humana e que tem como público a comunidade local.

A comunidade participa ativamente dos projetos e ações sociais desenvolvidos pelo IEP, dos cursos de formação de geração de emprego e renda, bem como das ações promovidas pelos próprios jovens. Desta forma, estes também atuam como multiplicadores e agentes transformadores de ações sociais, educacionais, ambientais e culturais.

Page 8: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

8

Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa

Data de fundação: 03/08/1989

Local da sede: Ibimirim, PE

Serviços prestados: cursos de formação de jovens, de produtores e de professores, nas áreas de agroecologia, agricultura familiar, educação ambiental, desenvolvimento social, entre outros.

Para saber mais: www.serta.org.br

Telefone: + 81 3658.1265

Programa apoiado: Programa Agentes Empreendedores da Agricultura Familiar Local de atuação: Águas Belas, Tupanatinga, Paranatama, Caetés, Primavera, Feira Nova, Amaraji e Glória do Goitá, PE.

Participantes: 180 adolescentes e jovens de 18 a 24 anos

Tendo em mente a mobilização social e a construção de bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável, o Serta desenvolveu a metodologia da PEADS – Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, aplicando-a em comunidades rurais com realidades produtivas distintas, por meio de sistemas formais e não formais de educação. O objetivo era combater o êxodo rural, discutindo condições de autossustentação para a agricultura familiar a partir da construção de políticas públicas e do empoderamento dos atores como sujeitos de mudança da própria realidade.

O programa estimula o empreendedorismo juvenil e a valorização desse tipo de agricultura, por meio de formação técnica em agroecologia, permacultura, compostagem orgânica, zootecnia, além de legislação ambiental, negócios e empreendedorismo, histórico dos movimentos sociais, desenvolvimento social e pessoal, filosofia e introdução à informática. Valores como solidariedade e respeito pelo meio ambiente permeiam todo o conteúdo trabalhado.

Os participantes, chamados de “agentes empreendedores”, aplicam os conhecimentos adquiridos em suas propriedades, qualificando as produções familiares pelo uso de princípios de agroecologia e permacultura, bem como criando projetos de negócios.

Além da formação técnica, os jovens saem aptos a capacitar outros agentes, a mobilizar a população local por meio de metodologias participativas e também a se relacionar com autoridades e outros atores sociais.

Page 9: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

9

Depoimento de organizações apoiadas”O apoio do FIES impactou no dia a dia da organização em vários aspectos, dos quais podemos destacar: aumento da confiança dos profissionais em relação à importância do trabalho social que está sendo desenvolvido, reconhecimento do projeto em nível local. O apoio do FIES demonstrou que a organização desenvolve um trabalho sério e importante, que merece ser divulgado e ampliado por meio da participação de parceiros locais. Proporcionou uma oferta de serviço com maior qualidade, uma vez que o apoio do FIES permitiu a melhoria das instalações do projeto.”

Ângelo Michelin

Coordenador de ProjetosServiço de Obras Sociais

Organizações apoiadas

1. Centro Social Marista de Dourados,

2. Crescer no Campo,

3. Cetra – Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador,

4. COEPi – Comunidade Educacional de Pirenópolis,

5. CTA – Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata,

6. SOS – Serviço de Obras Sociais,

7. SEAE – Sociedade Ecológica Amigos de Embu.

Dados dos programas

Número de programas apoiados

6 de atendimento direto a crianças, adolescentes e jovens, 1 de formação de educadores/as.

Abrangência dos programas

5 estados (CE, GO, MG, MS e SP).

Número de crianças, adolescentes e jovens participantes dos programas

2.242, na faixa etária de 6 a 24 anos.

Número de educadores/as participantes dos programas de formação de educadores/as

184 na faixa etária de 25 a 54 anos.

Educação AmbientalCategoria

Page 10: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

10

Educação AmbientalAtendimento direto

Centro Social Marista de Dourados

Data de fundação: 06/01/2003

Local da sede: Dourados, MS

Serviços prestados: Oficinas de educação ambiental para crianças, adolescentes e jovens, em contraturno escolar; promoção de trilhas e visitação da mata de preservação que se encontra em sua propriedade; trabalho e geração de renda para jovens e adultos.

Para saber mais: www.solmarista.org.br

Telefone: + 67 3424.1311

Programa apoiado: Programa de Educação Ambiental Marista de Dourados

Local de atuação: Dourados, MS

Participantes: 290 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Os Irmãos Maristas chegaram ao Mato Grosso do Sul em 1966, mas foi em 2003 que a missão foi ampliada e o trabalho pastoral ganhou caráter socioeducativo. Desde então, o Centro Educacional e Social Marista oferece oportunidades de participação e de convivência familiar e comunitária para crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para a formação e para o protagonismo de educandos, educadores, famílias e comunidade em geral.

Com seu Programa de Educação Ambiental, educa para promover a transformação da realidade de degradação observada no entorno, estimulando atitudes de cuidado com a vida e a natureza e ações concretas de conservação. Grande parte das ações acontece na mata de propriedade Marista, um patrimônio preservado com cerca de 1,2 hectares.

O programa também busca formar pessoas ativas na defesa de valores e de hábitos de conservação dos recursos naturais, agentes de transformação em seus espaços, contribuindo ainda para a mobilização da comunidade.

Para isso, desenvolve oficinas com conteúdo teórico e atividades práticas com crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, no contraturno escolar, e outras atividades complementares, como trilhas, proteção da mata e de animais silvestres, colônia de férias, geração de conhecimento, trabalho e renda para adultos, entre outros.

A organização destaca-se por sua estreita relação com a comunidade, oferecendo, além dos espaços para visitação, serviços como o recolhimento de material reciclável. O bom relacionamento se estende para outras instituições relacionadas com o meio ambiente, como universidade e órgãos do governo.

Page 11: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

11

Crescer no Campo

Data de fundação: 10/05/2005

Local da sede: Espírito Santo do Pinhal, SP

Serviços prestados: programas com atividades no contraturno escolar e enfoque ambiental.

Para saber mais: www.crescernocampo.org.br

Telefone: + 19 3651.7553

Programa apoiado: Programa Olho d’águaLocal de atuação: Espírito Santo do Pinhal, SP

Participantes: 126 crianças, adolescentes e jovens de 5 a 16 anos

O programa Olho d’água trabalha a Agenda 21 local com crianças das zonas rural e urbana, promovendo a conscientização, integração e socialização dessas áreas, estimulando o respeito pelas diferenças e a valorização do homem do campo. Por meio de projetos de trabalho, a equipe da organização, juntamente com os participantes, define um tema central que direciona as ações a serem desenvolvidas ao longo de cada ano.

As atividades como coleta de sementes, caminhadas, observação de fauna e flora, confecção de hortas e ações públicas em prol do meio ambiente estimulam o olhar para a beleza da natureza, valorizando a perfeição das leis naturais para depois problematizarem o direito de conservar, destruir e/ou reconstruir o mundo natural.

O tema trabalhado em 2010 foi “Crescerurbano”, incentivando a observação, conhecimento e reflexão sobre as diferenças e proximidades entre o meio rural e o urbano. Foram realizadas pesquisas de campo para reconhecimento da área e levantamento das características locais e comparações entre solo, água, ar, clima, relevo, flora e fauna. Aconteceram ainda duas oficinas nas quais os participantes puderam observar diferentes paisagens e transpor artisticamente suas percepções e conclusões.

Ao estimular a troca entre crianças e jovens do campo com aqueles moradores da zona urbana, criando situações nas quais eles próprios são fonte de conhecimento, as atividades fortalecem a autoestima dos participantes e a criação de vínculos entre todos, aproximando realidades distintas. Parte dessa troca se deu pela criação de um blog no qual puderam compartilhar suas experiências.

Page 12: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

12

Cetra – Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador

Data de fundação: 31/12/1981

Local da sede: Fortaleza, CE

Serviços prestados: Cursos de agricultura florestal, manejo e conservação de recursos naturais e de agroecologia, além de ações de sensibilização para uso e conservação desses recursos.

Para saber mais: www.cetra.org.br

Telefone: + 85 3247.1660

Programa apoiado: Terra Viva – Um novo olhar, um novo fazer.Local de atuação: Itapipoca, CE

Participantes: 100 adolescentes e jovens de 12 a 24 anos

O trabalho do Cetra começou na época da ditadura, com atividades de apoio à organização social e política e assistência jurídica a agricultores, que contribuíram para desapropriação de áreas de conflito por interesse social e para a formação de assentamentos de reforma agrária. Já nos anos 90, passou a direcionar seus esforços para o desenvolvimento da agricultura nas terras conquistadas.

O programa “Terra Viva” contribui para esse desenvolvimento rural sustentável, considerando as dimensões econômica, política, de gênero, socioambiental e cultural. Com base na agroecologia, na socioeconomia e na universalização dos direitos humanos, fomenta ações de convivência com o semiárido, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e a preservação da caatinga e seu manejo sustentável. Diante da escassez de água na região, parte das ações se referem à recuperação das matas ciliares dos olhos d’água e nascentes na cabeceira da serra.

São oferecidas oficinas formativas em agroecologia, agricultura florestal, manejo, conservação e recuperação de recursos naturais, entre outros. Um tema diferente, escolhido com a participação da comunidade, é trabalhado a cada mês, valorizando a história, os costumes, as circunstâncias e as necessidades de cada assentamento.

A juventude local se organizou e assumiu o comando das atividades ao lado da equipe do Cetra, ficando responsável por mobilizar as famílias e organizar os espaços para reuniões e eventos de formação, além de cuidar de um viveiro de mudas de plantas que compõem a biodiversidade local. O resgate de sementes nativas fez parte do projeto, como forma de valorizar a cultura tradicional de conservação dos biomas da caatinga e Mata Atlântica.

O programa desenvolve-se por meio da atuação de jovens bolsistas que atuam como líderes e multiplicadores na comunidade. Sua ação também é fortalecida pela participação em fóruns, seminários e conferências de temas de interesse.

Page 13: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

13

COEPi - Comunidade Educacional de Pirenópolis

Data de fundação: 11/10/1996

Local da sede: Pirenópolis, GO

Serviços prestados: Atividades no contraturno escolar, oficinas permanentes de arte, artesanato, educação ambiental e informática.

Para saber mais: www.coepi.org.br

Telefone: + 62 3331.1990

Programa apoiado: Núcleo de Educação Ambiental da COEPiLocal de atuação: Pirenópolis, GO

Participantes: 164 crianças, adolescentes e jovens de 05 a 18 anos

O COEPi nasceu do desejo de pais/responsáveis, educadores e artistas de suprir a ausência de espaços de formação sociocultural na comunidade e proporcionar atividades aos jovens locais. Suas ações iniciais foram palestras e oficinas em escolas públicas nas áreas de arte e educação ambiental. Com a construção da sede social em 2000, foi criado o centro de educação integral complementar ao ensino formal, oferecendo oficinas permanentes de arte, artesanato, educação ambiental e informática.

A preocupação em preservar o patrimônio natural diante do crescimento desordenado da cidade impulsionou várias frentes de sensibilização sobre questões ambientais e mobilização comunitária. Uma das ações do que viria a ser o núcleo de Educação Ambiental envolveu a criação do bloco de carnaval “Urgente Reciclar”, idealizado sob a ótica do consumo consciente, com sambas-enredo que abordam a questão socioambiental com alegorias e instrumentos musicais construídos com material reciclado.

O programa tem como principais objetivos: promover junto a crianças, adolescentes e jovens a educação ambiental no município de Pirenópolis, contribuindo para minimizar problemas ambientais. Os alunos participam de dois encontros semanais no período de um ano, onde participam de oficinas transdisciplinares incluindo práticas na horta, saídas de campo para áreas naturais do entorno e desenho de observação de fauna e flora do cerrado.

Um dos destaques é a forma sistêmica de trabalhar todo o ciclo da produção e consumo de alimentos: desde a preparação do solo e do minhocário, passando pelo plantio, cuidados com as mudas e plantas, colheita, preparo dos alimentos na cozinha, consumo, e chegando até a composteira que é utilizada no preparo do solo.

A comunidade também participa das atividades oferecidas pela organização, como: saraus ambientais; gestão administrativa; mulheres Griôs bordadeiras e cozinheiras que narram histórias e lendas locais, criando bordados e/ou alimentos que retratam a cultura, flora e fauna do lugar; oficinas de reciclagem, de preparação do solo e utilização de resíduos sólidos em várias atividades, inclusive produção de pigmento.

Page 14: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

14

CTA – Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata

Data de fundação: 14/11/1987

Local da sede: Viçosa, MG

Serviços prestados: Cprogramas para trabalhadores rurais e para crianças e jovens com atividades voltadas a temáticas como educação ambiental, agroecologia, mercado e geração de renda, além de formação de educadores/as.

Para saber mais: www.ctazm.org.br

Telefone: + 31 3892.2000

Programa apoiado: Projeto Curupira: arte-educação ambiental e agroecologia.Local de atuação: Araponga, Divino e Acaiaca (MG).

Participantes: 1.495 crianças, adolescentes e jovens de 06 a 17 anos.

Construir um modelo de desenvolvimento sustentável para a Zona da Mata de Minas Gerais, baseado nos princípios da agroecologia e incentivando a agricultura familiar, é o principal compromisso do CTA. Para isso, a organização atua por meio de programas, buscando interação entre a teoria e a prática, por meio de parcerias com universidade e centros de pesquisa em interface com os conhecimentos práticos dos agricultores, com experiências sólidas de manejo e produção.

A proposta do Projeto Curupira surgiu da necessidade de integrar o público infanto-juvenil às atividades da construção da agroecologia nos municípios, uma vez que o CTA acredita que as crianças e os jovens atuam como atores de mudanças no cotidiano das atividades da família, sendo importantes no processo de conscientização sobre a preservação e melhoria da qualidade ambiental e que, no futuro, darão sequência a este projeto social.

A iniciativa desenvolve atividades com crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em comunidades rurais de três municípios de Minas Gerais, envolvendo também a escola pública. Além da conscientização ambiental, as ações buscam o fortalecimento da autoestima, conhecimento corporal, autoconhecimento, valorização do meio, percepção do eu, do outro e da comunidade.

São utilizadas técnicas de arte-educação como música, dança e desenhos como forma de sensibilização sobre as questões ambientais e em relação à melhoria da qualidade de vida socioambiental. Parte das atividades é norteada por temas definidos semestralmente, sendo trabalhadas em 2011 a diversidade cultural e a sociobiodiversidade.

Também são realizadas visitas a unidades de conservação, centros de referências no ensino e espaços de ecoturismo. Além de possibilitar o intercâmbio com jovens de outras cidades, o programa incentiva a integração dos participantes com escolas familiares agrícolas, sindicatos, associações e demais movimentos locais.

Page 15: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

15

SOS – Serviço de Obras Sociais

Data de fundação: 28/11/1968

Local da sede: Sorocaba, SP

Serviços prestados: Projetos de educação ambiental e musical para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, além do serviço de albergue para pessoas em situação de rua, migrantes, itinerantes ou em tratamento médico.

Para saber mais: www.sossorocaba.org.br

Telefone: + 15 3229.0777

Programa apoiado: Clube do NAIS - Oficinas do Projeto SOS ECO - Educação Ambiental e Cidadania.Local de atuação: Sorocaba, SP.

Participantes: 67 adolescentes de 12 a 17 anos.

O Clube do NAIS (Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba) nasceu em 2007 com a proposta de atender adolescentes que cometeram infrações leves e passaram pela Delegacia da Infância e Juventude, buscando sua reinserção social. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicóloga, professor de educação física e técnicos especializados em meio ambiente. O trabalho abrange também o acompanhamento familiar e escolar.

Dentro desse princípio, o projeto SOS ECO, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o Sindicato Rural e a Universidade de Sorocaba (Uniso), desenvolve ações voltadas à educação ambiental e ao trabalho agrícola.

A iniciativa também se dedica à produção de mudas de plantas nativas para recuperação de áreas degradadas e à busca de modelos alternativos, que garantam maior eficiência e menor custo no processo de recuperação. As mudas nativas produzidas são fornecidas à prefeitura e empresas da região, além de serem doadas em campanhas para a comunidade.

As verduras, frutas e legumes produzidos integram as refeições oferecidas pela organização, o que inclui o trabalho de albergue, ou são doados para as famílias dos alunos. O programa oferece ainda aulas de culinária e atividades de reflexão, análise de filmes, entre outras.

Com o andamento do programa foi possível identificar mudanças de atitude entre os alunos, criação de vínculos com os educadores, aumento de interesse pelas atividades e por retomar o estudo formal, mais respeito pelas pessoas e instalações da organização, além da ausência de reincidência infracional.

Page 16: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

16

Educação Ambiental - Formação de educadoresCategoria

SEAE - Sociedade Ecológica Amigos de EmbuData de fundação: 11/05/1975

Local da sede: Embu, SP

Serviços prestados: Formação de educadores em educação ambiental, cursos profissionalizantes, oficinas de inclusão digital, segurança alimentar e agricultura urbana, formação integral e ecoprofissional, e alfabetização infantil.

Para saber mais: www.seaembu.org

Telefone: + 11 4241.6941

Programa apoiado: Programa Fonte Escola.Local de atuação: Embu, SP.

Participantes: 184 educadores de 25 a 50 anos .

A criação da SEAE se deu nos anos 70, a partir da união de moradores de Embu preocupados com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento turístico da região. Hoje, faz uso de metodologias participativas e empoderamento para a construção de comunidades mais sustentáveis por meio da transformação socioambiental, cultural e econômica. Com foco na educação ambiental, agroecologia, segurança alimentar e nutricional, economia solidária e inclusão, a instituição é referência na região.

O Programa Fonte Escola tem como objetivo formar educadores da rede pública em educação ambiental, por meio de três projetos distintos: ‘Roteiros temáticos’ – trabalhos em campo, aprofundando temas escolhidos pelas escolas com metodologia vivencial e lúdica; ‘Hortas Escolares’ – formação em agroecologia para educadores; e ‘Consultorias solidárias’ – visitas com assistência técnica e pedagógica às escolas participantes.

São trabalhados conteúdos como agroecologia, escola sustentável e metodologia participativa, planejamento e design de hortas, revitalização de solo, agricultura urbana e tecnologias de pequenos espaços, farmácia viva e água da horta. As escolas que concluem a formação, bem como as propostas estabelecidas, são premiadas e recebem a certificação ‘Selo Escola Amiga da Terra’.

Os participantes são incentivados a envolverem seus alunos em todas as etapas do processo de implantação de hortas. Para isso, cada educador adapta os conteúdos aprendidos às possibilidades de espaço, recursos e interesse dos demais envolvidos. Entre as ações mais adotadas estão os canteiros de hortaliças e ervas medicinais, a composteira e as hortas verticais, práticas que auxiliam também na educação para a saúde, cidadania, cooperação e

Page 17: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

17

Educação Ambiental - Formação de educadores Educação InfantilCategoria

Depoimento de organizações apoiadas”O apoio do FIES significou, em primeiro lugar, reconhecimento do trabalho que desenvolvemos junto à população excluída e marginalizada da comunidade do Jardim Itatinga, por ser uma zona de prostituição e exclusão social. O reconhecimento deu maior credibilidade à organização, fomentando novos parceiros, contribuindo, assim, com a sustentabilidade dos projetos. O projeto Conviver com Ternura, devido ao apoio do FIES, teve significativa melhora técnica e os equipamentos adquiridos contribuíram para qualificar as ações operacionais.”

Fernanda Ferreira

Coordenadora de Serviço Social CEPROMM

Organizações apoiadas

1. Casa do Sol,

2. Centro de Educação Infantil Recanto dos Querubins,

3. Cepromm – Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada,

4. Fundação Fé e Alegria – São Paulo,

5. Kinder – Centro de Integração da Criança Especial,

6. Associação Comunitária Monte Azul,

7. ADEFAV – Centro de Recursos em Deficiência Múltipla, Surdocegueira e Deficiência Visual,

8. Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores.

Dados dos programas

Número de programas apoiados

6 de atendimento direto às crianças e 2 de formação de educadores/as.

Abrangência dos programas

17 estados (AL, BA, CE, MA, MG, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RS, SP, SC e TO).

Número de crianças, adolescentes e jovens participantes dos programas

498 na faixa etária de 0 a 5 anos.

Número de educadores/as participantes dos programas de formação de educadores/as

406 na faixa etária de 18 a 65 anos

Page 18: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

18

Educação InfantilAtendimento direto

Casa do Sol

Data de fundação: 27/10/1997

Local da sede: Salvador, BA

Serviços prestados: educação infantil (creche e pré-escola), atividades de contraturno escolar, oficinas de arte-educação, grupo de mães e biblioteca.

Para saber mais: www.casadosol-salvador.org

Telefone: + 71 3309.5593

Programa apoiado: Programa de Educação Infantil Viver e Aprender

Local de atuação: Salvador, BA

Participantes: 70 crianças de 3 a 5 anos

A Casa do Sol nasceu da articulação do padre Luís Lintner com um grupo de mulheres da comunidade, que se tornariam verdadeiros agentes de transformação. Desde sua fundação, a organização optou pelo atendimento em educação infantil e educação complementar à escola, devido à falta de creches e pré-escolas públicas, altos índices de evasão e repetência escolar e dificuldade no acesso e continuidade nos ciclos escolares.

O Programa Viver e Aprender também se propõe a ser um espaço seguro e de cuidados, por meio da defesa dos direitos da criança e do adolescente e da valorização da história familiar e da identidade negra. As ações de arte-educação integram a proposta pedagógica inovadora, que possibilita o desenvolvimento das competências psicológicas, cognitivas e sociais das crianças.

A diversidade de experiências como oficinas de música e dança, aulas-passeio, espaços para jogos e brincadeiras, contação de histórias, rodas de conversa, entre outros, revela uma programação estimulante que contribui para o desenvolvimento integral das crianças e lhes dá oportunidade de revelarem seus talentos e habilidades.

Por acreditar que a transformação de um território deve ser feita também por aqueles que ali vivem, a Casa do Sol busca a colaboração dos moradores do bairro de Cajazeiras, onde está inserida. Com grande capacidade de articulação e consciência política, a organização participa de encontros do CMDCA (Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes), campanhas e fóruns, e promove reuniões de pais, encontros e eventos para a comunidade. O acompanhamento das famílias é feito por meio de visitas domiciliares, encaminhamentos e mediação de conflitos.

Hoje é possível identificar uma comunidade mais ativa no controle da efetivação dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, além do surgimento de novas lideranças, inclusive de jovens que já passaram pela organização.

Page 19: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

19

Centro de Educação Infantil Recanto dos Querubins

Data de fundação: 15/05/1999

Local da sede: Joinville, SC

Serviços prestados: Educação infantil (creche, pré-escola), oficinas de teatro, basquete, hip hop, educação ambiental e de geração de renda.

Para saber mais: www.cei-recantodosquerubins.blogspot.com.br

Telefone: + 47 3473.0750

Programa apoiado: CEI Recanto dos Querubins - Ajudando a escrever a história de muitas crianças.Local de atuação: Joinville, SC.

Participantes: 169 crianças de 1 a 5 anos.

O CEI Recanto dos Querubins nasceu para suprir a ausência de atendimento de educação infantil no Jardim Sofia. Além de possibilitar que os pais tivessem um lugar para deixar seus filhos durante o horário de trabalho, a necessidade se mostrou vigente diante do alto índice de reprovação das crianças da região na 1ª série.

Criada por um grupo de educadoras de escolas e moradoras do bairro, a organização desenvolveu uma metodologia que promove o desenvolvimento emocional, físico, nutricional, intelectual e cognitivo das crianças, valorizando a infância e o brincar.

O programa oferece acompanhamento pedagógico, horário flexível à necessidade das famílias, alimentação, repouso e atividades extracurriculares diversificadas como: recreação, contação de histórias, atividades de movimento (ginástica, ballet, hip hop), educação ambiental, entre outras.

Essas atividades estimulam as habilidades individuais das crianças, valorizando a liberdade de expressão e a curiosidade, sua autonomia, comunicação, afetividade e sociabilidade. Vale destacar que diversas atividades são desenvolvidas com pais/responsáveis, para que também assumam a educação dos filhos, orientando-os para o trabalho, estudo e cuidados com a saúde física e psicológica.

Desde sua fundação, a organização ampliou sua ação para atender o restante da comunidade por meio de atividades de cultura, esporte, lazer e assistência social, além de oficinas de geração de renda e encaminhamento à rede socioassistencial do município.

Page 20: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

20

Cepromm – Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada

Data de fundação: 08/05/1993

Local da sede: Campinas, SP

Serviços prestados: Educação infantil (creche e pré-escola), atividades de contraturno escolar, cursos profissionalizantes e atividades para mulheres em situação de prostituição e/ou excluídas.

Para saber mais: www.cepromm.com.br

Telefone: + 19 3225.0080

Programa apoiado: CEI Recanto dos Querubins.

Local de atuação: Joinville, SC.

Participantes: 169 crianças de 1 a 5 anos.

Após 17 anos de trabalhos direcionados às mulheres em situação de prostituição no Jardim Itatinga, o Cepromm estendeu o programa a seus filhos como uma forma de promover um ambiente seguro e proteger as crianças de possíveis violações dos seus direitos.

O Programa Conviver com Ternura oferece atividades educacionais, lúdicas e cognitivas, fortalecendo a autonomia das crianças, estimulando a criatividade, imaginação, reflexão e vivência de valores, limites, regras e respeito. A quantidade e variedade de experiências estimulantes são um destaque do atendimento, incluindo brincadeiras, atividades dirigidas, passeios e eventos. Um exemplo são as práticas em torno da horta de cuidados com a terra, plantas e alimentos.

Atividades diárias também propiciam experiências de vida democrática, como por exemplo, a possibilidade das crianças fazerem suas escolhas e planejarem suas ações. Além do desenvolvimento da responsabilidade, iniciativa e argumentação de ideias. O objetivo é formar cidadãos que, no futuro, atuem como protagonistas de suas próprias vidas.

Sua metodologia é pautada pelas relações interpessoais e sociais, com crianças menores convivendo com as crianças maiores e com os adolescentes da organização, gerando ambiente de interação social e cooperação. Um dos seus principais pilares está no fortalecimento do núcleo familiar e comunitário.

Page 21: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

21

Fundação Fé e Alegria – São Paulo

Data de fundação: 05/08/1981

Local da sede: São Paulo, SP

Serviços prestados: Educação infantil (creche e pré-escola), atividades no contraturno escolar, formação de educadores e oficinas para a família.

Para saber mais: www.fealegriasp.org.br

Telefone: + 11 5549.8216

Programa apoiado: Raízes pela Vida – Fé e Alegria

Educação Infantil.

Local de atuação: São Paulo, SP.

Participantes: 150 crianças de 0 a 5 anos.

Criar uma base educacional pautada nos saberes e no convívio social, com autonomia e formação de uma identidade é o objetivo do Programa Raízes pela Vida. Com a falta de creches na região de Taipas, o programa nasceu da necessidade de um grupo de mães moradoras da região que buscavam um local para deixar seus filhos durante o horário de trabalho.

A implantação do programa de educação infantil se tornou possível no final dos anos 80 com a parceria com a Fé e Alegria, movimento internacional de educação popular que se originou pela ação de jesuítas na Venezuela e está presente em 19 países.

O programa propicia que as crianças desenvolvam suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais, através de vivências de afeto e convivências com diferentes linguagens e costumes, estímulos à criatividade e criação de vínculos. De forma inovadora, mescla alunos de diferentes idades nos grupos, o que possibilita um desenvolvimento motor mais abrangente, capacidade de se expressar, interagir e criar laços afetivos com adultos e crianças maiores e menores, além de possibilitar a formação de turmas por nível de desenvolvimento.

São realizadas atividades com diversas temáticas e linguagens, tais como: expressão corporal, capoeira, música, pintura e desenho, culinária, dicas de higiene e autocuidado. A metodologia da aprendizagem ativa permite que a criança aprenda por meio da ação e vivência pessoal, da manipulação e experimentação de objetos de seu interesse, interagindo com as demais crianças e educadores.

As instalações físicas oferecem espaços amplos com ambientes temáticos, que permitem que as crianças escolham onde desejam brincar. Sem o uso de salas fechadas e com áreas que podem ser vistas da rua, o prédio foi construído pensando no bem-estar e evolução da criança como um todo, e também em manter vínculos de proximidade com a

Page 22: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

22

Kinder – Centro de Integração da Criança Especial

Data de fundação: 14/10/1988

Local da sede: Porto Alegre, RS

Serviços prestados: Pré-escola, educação especial, reabilitação e habilitação para crianças com deficiências múltiplas.

Para saber mais: www.kindernet.org.br

Telefone: + 51 3322.0522

Programa apoiado: Educação de qualidade para nossos

pequeninos.

Local de atuação: Porto Alegre, RS.

Participantes: 24 crianças de 0 a 5 anos.

Proporcionar o desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes com deficiências múltiplas era o sonho da fisioterapeuta alemã Barbara Sybille Fischinger ao fundar a Kinder. Seu Centro de Integração da Criança Especial se tornou uma referência na escolarização, reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência múltipla, uma vez que os estímulos corretos aplicados na primeira infância trazem benefícios para a vida inteira.

As atividades desenvolvidas são pensadas conforme as habilidades e as limitações de cada aluno, estimulando aquilo que consegue fazer e mostrando alternativas para o que não consegue. O atendimento individualizado, com uma presença atenta para detalhes que possam oferecer conforto e aprendizagem às crianças, é o ponto forte do programa.

De forma lúdica e criativa, ações de contação de histórias, música, educação física, confecção de painéis e personagens, brincadeiras dirigidas e livres contribuem para o estímulo à atenção e desenvolvimento das linguagens oral e gestual. A utilização de uma rotina escolar também promove a organização do tempo, criação de vínculos e adaptação ao grupo e ao espaço físico.

As famílias dos beneficiados são parceiras na realização do trabalho da organização, pois podem dar continuidade às atividades dentro de casa. Muitas vezes, os pais são chamados para participar dos atendimentos para aprender na prática os manuseios e técnicas necessários. Também são realizadas reuniões mensais e dinâmicas para esse momento de troca sobre limitações e potencialidades das crianças com os profissionais.

O trabalho pedagógico é complementado por cuidados especiais com a saúde, medicação, alimentação e serviços de

Page 23: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

23

Associação Comunitária Monte Azul

Data de fundação: 25/01/1979

Local da sede: São Paulo, SP

Serviços prestados: Educação infantil (creche e pré-escola), atividades no contraturno escolar, cursos profissionalizantes, educação especial, formação de educadores, oficinas de cultura, sociais e de saúde, além de ambulatório.

Para saber mais: www.monteazul.org.br

Telefone: + 11 5853.8080

Programa apoiado: Infância Querida.

Local de atuação: São Paulo, SP.

Participantes: 57 crianças de 0 a 5 anos.

A criação das primeiras creches da Monte Azul partiu das mãos da própria comunidade por meio de um mutirão, oferecendo aos filhos de mães que precisavam trabalhar um ambiente de proteção, acolhimento e educação infantil, diariamente e em período integral. Hoje, a organização é uma referência na atuação direta nas comunidades, com serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário, além de melhorias em urbanização.

O Programa Infância Querida utiliza a Pedagogia Waldorf e tem como principal objetivo proporcionar às crianças um ambiente adequado às suas necessidades pedagógicas, permeado por um fazer lúdico e aconchegante. Além dos aspectos cognitivos, o atendimento oferece oportunidades para as crianças se desenvolverem de forma harmoniosa e segura, valorizando os aspectos afetivos, a sensibilidade e a imaginação da infância.

Trabalham, por exemplo, a coragem, o conhecimento de si mesmos e dos limites emocionais, corporais e intelectuais. São utilizadas dinâmicas, brincadeiras, teatro, leitura, aulas de culinária e pintura, entre outras.

O atendimento da organização também se estende às áreas de saúde, cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário, a fim de formar uma rede de proteção ao redor das crianças.

As visitas domiciliares fortalecem os vínculos com as famílias, aumentam a compreensão e parceria, o que impacta positivamente no desempenho das crianças na sala de aula. O programa também vem conseguindo uma comunicação mais eficiente com colaboradores, comunidade e órgãos públicos, contribuindo para a integração social.

Page 24: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

24

ADEFAV – Centro de Recursos em Deficiência Múltipla, Surdocegueira e Deficiência VisualData de fundação: 26/10/1983

Local da sede: São Paulo, SP

Serviços prestados: Centro educacional especializado, centro de avaliação educacional, centro de intervenção precoce, apoio à inclusão e centro de habilitação e reabilitação.

Para saber mais: www.adefav.org.br

Telefone: + 11 3571.9511

Programa apoiado: Capacitação de profissionais para a inclusão familiar e educacional de crianças com deficiências.Local de atuação: São Paulo, São Caetano do Sul, Rio Claro e Embu (SP), Maceió (AL), Parnaíba (PI), Belém (PA) e Fortaleza (CE).

Participantes: 206 educadores de 34 a 53 anos.

A falta de formação na área da surdocegueira e da deficiência múltipla levou os profissionais da ADEFAV a buscarem formação no exterior com a Perkins School for the Blind, de Watertown, Massachusetts (EUA). A partir desses conhecimentos, a organização passou a multiplicá-los por meio de programas de atendimento para crianças.

A formação de educadores para inclusão é oferecida em três modalidades que não se excluem: cursos extensos para educadores de creches, escolas públicas, salas de recursos multifuncionais, representantes da Secretaria Municipal de Educação e aberto também a familiares e cuidadores; minicursos de oito horas ministrados na organização, envolvendo conteúdos específicos e abertos a todos os interessados; e estágios para profissionais.

O programa tem como principais objetivos capacitar e formar profissionais multiplicadores das áreas de educação, saúde e assistência social para a educação inclusiva de crianças com deficiência múltipla, deficiência visual e surdocegueira, além de orientar e capacitar familiares sobre as questões da deficiência e legislação para acesso aos direitos.

Os fundamentos teóricos baseiam-se na perspectiva funcional ecológica, respeitando o contexto cultural e social dos participantes. O conteúdo é trabalhado em encontros presenciais e à distância. Também são produzidos e trabalhados filmes que ensinam formas práticas de abordar, amparar e estimular crianças que enfrentam tais dificuldades, ampliando o repertório dos educadores e familiares e também a aplicabilidade dos conteúdos ensinados.

Educação Infantil - Formação de educadoresCategoria

Page 25: Conheça mais - ww18.itau.com.brww18.itau.com.br/fies/pdf/ongs_2010.pdf · especificamente a sua inserção no mercado de trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00)

FICAS | www.ficas.org.br | + 55 11 3045.4313 | Pág.

PIPS FIES 2010 – Programas apoiados

25

Educação Infantil - Formação de educadoresInstituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores

Data de fundação: 02/02/1987

Local da sede: São Paulo, SP

Serviços prestados: Formação de educadores.

Para saber mais: www.avisala.org.br

Telefone: + 11 3022.4083

Programa apoiado: Formar em Rede.

Local de atuação: 23 cidades dos seguintes estados: SP,

RO, RJ, TO, MG, PB, RN, PR, PE, RS e MA.

Participantes: 200 educadores de 18 a 65 anos.

O Programa Formar em Rede tem como objetivo contribuir para a qualificação da educação infantil no Brasil, disseminando a ideia de uma educação com significado para a criança e envolvendo as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação na cadeia de responsabilidade das aprendizagens.

Os técnicos, responsáveis pelo atendimento das crianças de 0 a 5 anos nas creches e pré-escolas, recebem formação direta do Avisa Lá sobre conteúdos e estratégias para a implementação de uma educação infantil de qualidade. Ao mesmo tempo, são capacitados para conduzirem a formação de educadores em seu município. Esses técnicos, com apoio da equipe do Formar em Rede, capacitam gestores e coordenadores das instituições de educação infantil para assumirem também o papel de formadores dos seus educadores.

Com duração de dois anos, o programa realiza formações presenciais e monitorias à distância por meio de uma comunidade virtual (www.formaremrede.org.br). No primeiro ano, o tema abordado é o brincar e, no segundo, a aproximação com a cultura escrita, podendo incluir ainda formação para uso de jogos, desenhos e aproximação ao sistema numérico para crianças de 4 a 5 anos.

O curso de formação de educadores infantis faz uso de material disponibilizado online, material distribuído no primeiro seminário (livros, revistas, filmes), fóruns de discussão, reuniões online por município, reuniões gerais, troca personalizada entre a equipe do Avisa Lá e as equipes municipais. Ao combinar ações virtuais com presenciais, o programa possibilita a criação coletiva de conteúdo, englobando profissionais de todo o país.

Os educadores ampliam seu repertório de brincadeiras, reorganizam espaços e materiais, organizam cantos de atividades diversificadas, aprendem a observar as interações das crianças, apoiam com materiais e sugestões o faz-de-conta e ensinam brincadeiras aprendidas com as famílias. Também adotam a leitura de histórias como atividade permanente, escolhem bons livros, organizam espaços agradáveis para ler e momentos coletivos de leitura