2. financiamento estudantil (fies) › wp-content › themes › fiap2016 › ...2. financiamento...

8
2 1. PLANO ESTENDIDO DESCRIÇÃO O Plano Estendido é um programa de financiamento para os cursos de graduação presencial implantado pela FIAP, no qual o aluno faz sua opção no ato da matrícula, desta forma, para os cursos tecnológicos de dois anos, o aluno realiza os pagamento em três anos, para os cursos de graduação de quatro anos, o aluno realiza os pagamentos em cinco e para os cursos de graduação de cinco anos, o aluno realiza os pagamentos em seis anos. 2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DESCRIÇÃO O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação e de tecnologia. Para candidatar-se ao FIES os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não- gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES. O FIES é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo. COMO SE INSCREVER: As inscrições para o FIES são feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br, em qualquer período do ano, porém, são semestrais, desta forma, as inscrições realizadas entre 01/01 até 30/06

Upload: others

Post on 28-Jun-2020

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) › wp-content › themes › fiap2016 › ...2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DESCRIÇÃO O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

2

1. PLANO ESTENDIDO

DESCRIÇÃO

O Plano Estendido é um programa de financiamento para os cursos de graduação presencial implantado pela FIAP, no qual o aluno faz sua opção no ato da matrícula, desta forma, para os cursos tecnológicos de dois anos, o aluno realiza os pagamento em três anos, para os cursos de graduação de quatro anos, o aluno realiza os pagamentos em cinco e para os cursos de graduação de cinco anos, o aluno realiza os pagamentos em seis anos.

2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)

DESCRIÇÃO

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação e de tecnologia. Para candidatar-se ao FIES os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não-gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES.

O FIES é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo. COMO SE INSCREVER:

As inscrições para o FIES são feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br, em qualquer período do ano, porém, são semestrais, desta forma, as inscrições realizadas entre 01/01 até 30/06

Page 2: 2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) › wp-content › themes › fiap2016 › ...2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DESCRIÇÃO O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

3

são referentes ao primeiro semestre e as inscrições realizadas entre 01/07 até 31/12 são eferentes aos segundo semestre do ano vigente

CONDIÇÕES E COMO FUNCIONA:

- O estudante tem possibilidade de financiamento parcial e integral; - O financiamento varia de 25% a 100% para todos os cursos; - O pagamento do valor financiado terá início após 18 (dezoito) meses do encerramento do contrato do aluno concluinte. Caso o estudante queira, pode antecipar o início do pagamento e, se precisar, pode parcelá-lo em até três vezes o tempo que utilizou o financiamento.

PERCENTUAL DE JUROS:

Para os contratos assinados a partir de 26 de agosto de 2009, a taxa de juros aplicada aos contratos do FIES é de 3,4% ao ano, para qualquer curso. Ao longo do período de financiamento, inclusive o período de carência, o estudante pagará trimestralmente, os juros incidentes sobre o financiamento, limitados a R$ 50,00 (cinquenta reais).

3. BOLSAS

3.1 BOLSA CONVENÇÃO COLETIVA DESCRIÇÃO

Bolsa concedida a funcionários, professores da FIAP e respectivos dependentes legais em cursos de Graduação e Pós-Graduação, condicionados aos critérios da convenção coletiva. Mais informações podem ser obtidas no setor de Recursos Humanos.

Page 3: 2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) › wp-content › themes › fiap2016 › ...2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DESCRIÇÃO O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

4

QUEM PODE SE INSCREVER:

Funcionários e professores da FIAP. Percentual de desconto 100% (cem por cento). CONDIÇÕES E COMO FUNCIONA:

A bolsa é renovada anual (o percentual de desconto incide nas matrículas). A bolsa não contempla as disciplinas cursadas em regime de dependência. PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO:

O funcionário deve imprimir pela Intranet o requerimento de solicitação da bolsa de estudos, encaminhar à seu gestor para assinatura, após a assinatura do gestor o funcionário deve encaminhar o requerimento da bolsa no departamento de Recursos Humanos.

3.2 BOLSA PROUNI (PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS) DESCRIÇÃO Programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de educação superior privadas. QUEM PODE SE INSCREVER:

Estudantes de baixa renda sem diploma de nível superior. CONDIÇÕES E COMO FUNCIONA:

Fazer o ENEM referente ao ano corrente é o primeiro passo. Além de obter a nota mínima de 450 pontos nesse exame (média aritmética entre as provas de

Page 4: 2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) › wp-content › themes › fiap2016 › ...2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DESCRIÇÃO O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

5

redação e conhecimentos gerais), estabelecida pelo MEC, é preciso que o candidato satisfaça as condições abaixo:

- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou; - Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou; - Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou; - Candidato com deficiência, ou; - Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

PERCENTUAL DE DESCONTO:

Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimo.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site http://www.mec.gov.br/prouni ou pelo telefone 0800-616161. Fiquem atentos aos prazos de inscrição.

3.3 BOLSA CONVÊNIO EMPRESA DESCRIÇÃO

Bolsas parciais para indústrias, empresas, órgãos públicos, associações e sindicatos conveniados com a FIAP. As instituições interessadas em firmar convênio devem, por meio de seu Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos, entrar em contato com o departamento de Gestão de Carreiras da FIAP. CONDIÇÕES E COMO FUNCIONA:

- Renovação feita sempre no início de cada semestre;

Page 5: 2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) › wp-content › themes › fiap2016 › ...2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DESCRIÇÃO O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

6

- O percentual de desconto não incide nas matrículas; - Desconto condicionado ao vencimento da parcela, ou seja, apenas para os pagamentos efetuados até a data do vencimento do boleto.

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO E PERCENTUAL DE DESCONTO:

- É necessário a entrega de declaração da empresa conveniada na secretaria de graduação da FIAP, o aluno deverá preencher o formulário de solicitação de bolsa de estudos que será anexado à carta e encaminhado ao departamento financeiro para o lançamento do desconto, as solicitações realizadas entre os dia 01 e 15 de cada mês serão lançadas para o mês subsequente e as solicitações realizadas entre os dias 16 e 30 de cada mês, serão lançadas para o mês posterior; Percentual de desconto 10% (dez por cento).

3.4 BOLSA FUNDAÇÃO BRADESCO DESCRIÇÃO

Serão concedidas 25 bolsas, tanto para alunos da Fundação Bradesco unidades Jd. Conceição e Cidade de Deus

As bolsas serão apenas para os Cursos Superiores de Tecnologia (cursos de 2 anos) da FIAP, todos os candidatos elegíveis à bolsa deverão prestar o vestibular da FIAP e ser aprovado. PROCESSO DE INSCRIÇÃO:

A IT Mídia enviará com antecedência uma relação com todos os interessados (que tem possibilidade de obter a bolsa de estudados) em participar do Vestibular, contendo Nome, Telefone, e-mail e CPF e identificação da unidade a qual pertencem.

Os alunos serão inseridos no sistema de inscrição e receberão um e-mail da FIAP pedindo que eles completem o preenchimento da ficha de inscrição. Ao finalizarem o preenchimento, automaticamente já terão isenção da taxa de inscrição.

Page 6: 2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) › wp-content › themes › fiap2016 › ...2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DESCRIÇÃO O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

7

MATRÍCULA E CONCESSÃO DE BOLSA:

A IT Mídia enviará uma lista com os candidatos da Fundação Bradesco que forem aprovados no vestibular da FIAP e no processo interno da IT Mídia. Percentual de desconto 100% (cem por cento). - Importante: todos os candidatos da Fundação Bradesco que tiverem interesse em matricular-se na FIAP e que não foram aprovados no processo de seleção da IT Mídia, terão 50% de desconto na taxa de matrícula,

3.5 BOLSA MÉRITO ACADÊMICO DESCRIÇÃO

Bolsa oferecida aos três melhores alunos de cada curso por ano, considerando todos os turnos e módulos ingressantes nos cursos superiores. Visa a beneficiar os alunos que mais se destacaram no semestre anterior. QUEM PODE SE INSCREVER:

Todos os alunos regularmente matriculados concorrem automaticamente. PERCENTUAL DE DESCONTO:

50%, 30% e 20% da mensalidade plena para os 1º, 2º e 3º colocados de cada curso/ano, respectivamente. CONDIÇÕES E COMO FUNCIONA:

- Para receber o benefício, o aluno tem que estar regularmente matriculado; - Ter cursado no mínimo quatro disciplinas, no período letivo; - Ter sido aprovado em todas as disciplinas cursadas sem exame no semestre anterior; - Não possuir nenhuma advertência em seu prontuário; e estar em dia com suas obrigações na secretaria geral e financeira;

Page 7: 2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) › wp-content › themes › fiap2016 › ...2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DESCRIÇÃO O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

8

- Os descontos valerão de março a julho (1º semestre) e de setembro a janeiro (2º semestre). O benefício terá validade a partir um semestre, referente às notas do semestre anterior; - A avaliação do desempenho acadêmico será efetuada semestralmente; - A bolsa não é renovada automaticamente. Haverá uma nova seleção a cada semestre. - Em caso de empate na questão de desempenho acadêmico, será concedido a bolsa ao aluno com maior percentual de frequência.

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO:

- Após análise do desempenho acadêmico, os descontos serão concedidos automaticamente no semestre seguinte; - Desconto condicionado ao vencimento da parcela, ou seja, apenas para os pagamentos efetuados até a data do vencimento do boleto.

3.6 BOLSA MONITORIA DESCRIÇÃO:

Nas datas previstas no calendário escolar, os alunos poderão fazer sua inscrição, pelo serviço disponível no portal da FIAP, como candidatos a monitores das disciplinas que estejam com inscrições abertas. QUEM PODE SE INSCREVER:

Os candidatos deverão ter a média mínima 8,0 em todas as disciplinas do semestre anterior para serem aprovados.

Alunos com pontuação em ocorrências disciplinares não podem se candidatar à monitoria.

Para se candidatar à monitoria, o aluno já deve ter cursado e ter sido aprovado na disciplina à qual se candidata ou em disciplina de mesmo conteúdo.

Cada aluno só pode ser monitor de uma única disciplina.

Page 8: 2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) › wp-content › themes › fiap2016 › ...2. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DESCRIÇÃO O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

9

CONDIÇÕES E COMO FUNCIONA: As instruções para a obtenção da bolsa de monitoria são:

- Os alunos aprovados serão escolhidos pelos professores das disciplinas, de acordo com o número de vagas. - O aluno-monitor deverá cumprir a monitoria em horário de aula, auxiliando diretamente o professor, ou realizar plantões de dúvidas na forma de aulas explicativas aos sábados. - O aluno-monitor deve cumprir as atividades solicitadas pelo professor, senão sua monitoria poderá ser cancelada e o aluno ser substituído. - O período de monitoria estende-se de abril a junho e de setembro a novembro. - Os alunos-monitores NÃO ficam dispensados de fazer as NACs, PS e AM, ou seja, devem fazer normalmente todas as atividades das disciplinas das quais são monitores. - O monitor pode realizar tarefas como: Resolver exercícios de listas entregues pelo professor, tirar dúvidas de alunos durante as aulas se solicitado pelo professor, resolver as NACs aplicadas pelo professor após a sua devolução aos alunos, dar plantões de dúvidas ou aulas de reforço aos sábados, dentre outras tarefas similares que constarão do seu plano de atividades.

PERCENTUAL DE DESCONTO:

Os monitores terão direito a um desconto de 20% nas mensalidades dos meses de maio, junho e julho, no 1º semestre, e outubro, novembro e dezembro, no 2º semestre.

O desconto será autorizado caso as atividades programadas pelo professor tenham sido cumpridas (que podem incluir plantões de dúvidas aos sábados que, neste caso, devem ser efetivamente realizados; ou participação nas aulas e, neste caso o monitor não pode ter faltado a mais de uma aula da disciplina no mês).

Os alunos-monitores receberão um Certificado de Monitoria emitido pela FIAP ao final do período de trabalho, caso tenha cumprido todos os seus deveres.