concurso vestibular medicina 3 de dezembro de...

34
Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016 Caderno de Prova

Upload: dinhnhu

Post on 12-Dec-2018

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular Medicina3 de dezembro de 2016

Cadernode

Prova

Page 2: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Instruções

Você está recebendo um caderno contendo:

• as propostas de Redação;• 55 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e Específi cos;• 5 questões objetivas de Língua Espanhola ou Língua Inglesa.

Confi ra se ele está completo, não faltando páginas ou questões. Se ocorrer qualquer falha, chame o fi scal, anter de iniciar a prova, para que a substituição seja providenciada.

Leia atentamente as questões e escolha, para cada uma delas, a resposta certa.

Você deverá responder as questões de Língua Espanhola ou de Língua Inglesa, conforme sua opção no ato de inscrição.

Cada questão de múltipla escolha contém 5 (cinco) alternativas, devendo ser assinalda apenas uma delas, e vale 1,25 ponto.

Assinale as alternativas de sua escolha no caderno de questões, e, após isso, transcreva-as para a folha defi nitiva de respostas.

Assine a folha defi nitiva de respostas a caneta.

Atenção: Você poderá entregar a prova somente depois de transcorridas 4h (quatro)horas a partir do seu início e, só poderá levar o Caderno de Prova, após o seu término.

Duração da Prova: 4h30min (quatro horas e trinta minutos).

BOA PROVA!

Page 3: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 3

3 de dezembro de 2016

Prova de Redação

INSTRUÇÕES:1) Nesta prova, há duas propostas de dissertação

argumentativa.

Você deverá desenvolver apenas uma delas. Procure ler

atentamente as orientações específi cas de cada proposta

e escolha aquela com a qual você tenha maior afi nidade

ou aquela que trata de assunto acerca do qual você tem

maior conhecimento.

2) Dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar. Escreva o título no lugar apropriado na folha de prova.

3) A redação deve ser escrita a caneta azul ou preta, em

prosa, com um mínimo de 20 (vinte) linhas das 35 (trinta

e cinco) linhas contidas na folha de redação. Antes de

passá-la a limpo, faça revisão do texto, observando sua

adequação à modalidade escrita culta. Escreva seu texto

com letra legível.

ATENÇÃO: Casos de ANULAÇÃO da REDAÇÃO

e ELIMINAÇÃO do candidato no CONCURSO:

n não atendimento à proposta solicitada, o que

confi gurará “Fuga ao tema”;

n folha de redação “Em Branco”;

n desenhos, impropérios ou partes desconectadas

do tema proposto;

n texto escrito a lápis;

n nome do candidato, pseudônimo, ab rev ia tu ra

ou quaisquer palavras que possam identifi car o

candidato;

n menos de 5 (cinco) linhas, qualquer que seja o

conteúdo.

Proposta A - Dissertação argumentativa

Leia o texto abaixo, extraído do livro O pequeno prínci-

pe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry:

Eu aprendera, pois, uma segunda coisa, impor-tantíssima: o seu planeta de origem era pouco maior que uma casa! (...) Se lhes dou esses detalhes sobre o asteroide B612 e lhes confi o o seu número, é por causa das pes-soas grandes. As pessoas grandes adoram os núme-ros. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nun-ca: “Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas?” Mas per-guntam: “Qual é sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?” Somente então é que elas julgam conhecê-lo. Se dizemos às pessoas grandes: “Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, ge-rânios na janela, pombas no telhado...” elas não con-seguem, de modo nenhum, fazer uma ideia da casa. É preciso dizer-lhes: “Vi uma casa de seiscentos contos”. Então elas exclamam: “Que beleza!”

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1966. p. 18-20.

Redija uma dissertação argumentativa abor-dando a tendência atual de as pessoas valorizarem mais a quantidade do que a qualidade, mais o super-fi cial do que o essencial em tudo na vida: bens, insti-tuições, ações humanas, pessoas. Tendência ditada pela civilização capitalista, em que o valor das coisas se mede por números, principalmente por cifras mo-netárias.

Page 4: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

4

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Prova de Conhecimentos Gerais e Específi cos

I - Linguagens e Código(Língua Portuguesa, Literatura,

Língua Estrangeira)

Proposta B – Dissertação argumentativa

Leia o texto abaixo, trecho da fábula Os animais e a peste, do escritor brasileiro Monteiro Lobato:

Em um ano terrível de peste entre os animais, o leão, mais apreensivo, consultou um mono [macaco] de barbas brancas: – Esta peste é um castigo do céu, respondeu o mono, e o remédio é aplacarmos a cólera divina sacrifi -cando aos deuses um de nós. (...) O mais carregado de crimes. O leão fechou os olhos, concentrou-se e, de-pois duma pausa, disse: – Amigos! É fora de dúvida que quem deve sa-crifi car-se sou eu. Cometi grandes crimes, matei cente-nas de veados, devorei inúmeras ovelhas e até alguns pastores. (...) A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir a confi ssão das ou-tras feras. Porque, para mim, nada do que Vossa Ma-jestade alegou constitui crime. (...) Grandes aplausos abafaram as últimas pala-vras da bajuladora – e o leão foi posto de lado como impróprio para o sacrifício. (...) E o mesmo aconteceu com todas as outras fe-ras. Nisto chega a vez do burro. Adianta-se o pobre animal e diz: – A consciência só me acusa de haver comido uma folha de couve na horta do senhor vigário. Os animais entreolhavam-se. Era muito sério aquilo. A raposa toma a palavra: – Eis, amigos, o grande criminoso. (...) A vítima a sacrifi car-se aos deuses não pode ser outra, porque não pode haver crime maior do que furtar a sacratíssima couve do senhor vigário. Toda a bicharia concordou e o triste burro foi unanimemente eleito para o sacrifício. Aos poderosos tudo se desculpa; aos miserá-veis nada se perdoa. LOBATO, José Bento Monteiro. Os animais e a peste. In: Fábulas. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1952, p. 83.

Redija uma dissertação argumentativa abor-dando a triste realidade da injustiça da justiça huma-na, em que ricos e poderosos muito raramente são condenados, por piores que sejam seus delitos e cri-mes, e qualquer pessoa comum ou pobre é punida, condenada e abominada, por um simples errinho ou falha corriqueira, ou até inocentemente.

Texto para as questões de 1 a 6

Desconfi e de médico que mal te olha e já pede exa-mes Médicos e hospitais ainda não se sentem con-fortáveis quando o paciente assume o protagonismo do seu problema de saúde e os enchem de perguntas ou questionamentos. Passei por essa experiência no último sábado, após sofrer uma queda e, em seguida, um des-maio em Recife (PE).

Por precaução, fui levada a uma emergência de um hospital privado. O plantonista, um cirurgião plástico, não me examinou, mal me olhou e já pediu um raio-X do joelho direito (que fi cou todo ralado com a queda) e uma tomografi a de crânio, mesmo após eu e meu acom-panhante garantirmos que não havia batido a cabeça (já estava sentada e amparada por um amigo quando apa-guei).

Questionei o motivo da indicação da tomografi a e se os riscos (radiação acumulada aumenta a chance de câncer) não seriam maiores do que os benefícios (já que o médico mesmo reconhecia que muito provavelmente o exame daria normal porque não havia batido a cabeça). Ele insistiu com os exames e indicou medicação endove-nosa para dor e para minha queixa de enjoo. Insisti que não precisava de medicação na veia já que havia alterna-tiva de medicamento oral... Muito a contragosto, ele subs-tituiu a medicação.

Mas continuava incomodada com a falta de as-sistência. Para mim, apenas a prescrição de remédios e exames não se traduzem em cuidado adequado. Liguei então para um amigo de Recife, um médico de família, que prontamente foi até o hospital me avaliar e, como já esperava, concluiu que estava tudo bem. Pedi para ser liberada, não tive sucesso. O médico que escolhi para me assistir pediu a mesma coisa e não foi atendido por não fazer parte do corpo clínico do hospital. O plantonista fi -cou tão furioso que se recusou a falar com o meu médico. Resumo da ópera: quase precisamos chamar a polícia para fazer valer o meu direito de ouvir uma segunda opi-nião médica e optar por ela em vez de seguir o recomen-dado pelo médico plantonista.

Isso me fez lembrar dos inúmeros tratamentos médicos desnecessários e de uma campanha, chamada de Choosing Wisely (escolhendo sabiamente, em tradu-ção livre), que está em curso para diminuí-los. Nela, os pacientes também são incentivados a fazer mais pergun-tas sobre os procedimentos. É uma iniciativa que deveria ser abraçada por todas as especialidades médicas. Por enquanto, só a Sociedade Brasileira de Medicina de Fa-mília e a Sociedade Brasileira de Cardiologia encampa-ram a ideia no Brasil.

Page 5: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 5

3 de dezembro de 2016

A iniciativa começou em 2012, nos EUA, por meio da Abim (American Board of Internal Medicine). Hoje está consolidada em diversos países, entre eles, Canadá, Itália, Holanda e Suíça. Por aqui, a campanha está sendo facilitada pela Proqualis. Choosing Wisely surgiu da percepção de que falta sabedoria quando há utilização exagerada ou ina-propriada de recursos na saúde. A campanha convida as especialidades médicas a fazer uma autocrítica so-bre condutas que não deveriam estar sendo adotadas por serem comprovadamente deletérias, inefi cazes ou inúteis... Que fi que bem claro: não sou contra exames preventivos quando bem indicados e usados de forma racional. Mas cada vez mais desconfi o de médico que mal te olha, não te examina e já sai pedindo exames.

(COLLUCCI, Cláudia Folha de S. Paulo, 26, out. 2016. Dis-ponível em www1.folha.uol.com.br/.../1826227. Acesso em 28 out. 2016.

Questão Nº 01

Da leitura do texto, pode-se depreender que a autora

I) considera que os médicos não atendem bem aos pa-cientes que interrogam a respeito dos procedimen-tos médico-hospitalares.

II) defende o direito de o paciente ser atendido, nas de-pendências do hospital, por um outro médico ami-go, mesmo que ele não faça parte do corpo clínico da instituição.

III) faz uma crítica aos médicos mais novos que, por não terem preparo, solicitam muitos exames aos pacien-tes.

IV) conclama as diferentes especialidades médicas a aderirem à campanha que incentiva os pacientes a fazerem mais perguntas a respeito dos procedimen-tos médico-hospitalares.

V) demonstra ser contrária a exames solicitados em emergências hospitalares, quando o paciente é es-clarecido e sabe explicar seu próprio problema.

Estão CORRETAS as afi rmativas contidas em:

A) I, III, IV, apenasB) II, III e V, apenasC) I, II e IV, apenasD) I, III e V, apenasE) II, IV e V, apenas

Questão Nº 02

O Verbo “assistir”, em “O médico que escolhi para me assistir pediu a mesma coisa e não foi atendido por não fazer parte do corpo clínico do hospital”, está emprega-do com a mesma acepção que em:

A) O médico assistiu ao jogo do Brasil em uma sala re-servada do hospital.

B) O médico assistiu os pacientes de forma bastante humanizada e ética.

C) O médico assistiu à cirurgia do amigo, por meio de uma videoconferência.

D) O médico assistiu aos enfermeiros que cantaram no coral da Associação.

E) O médico assistiu a dois programas do Conselho Federal de Medicina.

Questão Nº 03

A partir das informações contidas no texto, é possível deduzir que Choosing Wisely:

I) É uma campanha iniciada nos Estados Unidos e tem o objetivo de refrear a utilização de recursos da saú-de com tratamentos em geral.

II) Além de estar em vigor nos EUA, está também no Canadá e em alguns países da Europa.

III) Foi implementada quando detectaram inadvertência quanto à utilização de recursos da saúde.

IV) Incentiva as diferentes especialidades médicas a abraçarem os pacientes em um gesto de receptivi-dade e solidariedade.

V) Recebeu, no Brasil, a adesão de duas entidades li-gadas à Medicina.

Estão CORRETAS as afi rmativas contidas em:

A) I, II, IV, apenasB) I, III e IV, apenasC) III, IV e V, apenasD) II, III e V, apenasE) I, II e V, apenas

Page 6: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

6

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Questão Nº 04

Em “Isso me fez lembrar dos inúmeros tratamentos médicos desnecessários e de uma campanha, chama-da de Choosing Wisely (escolhendo sabiamente, em tradução livre)...” a frase em negrito pode ser substituí-da, sem que haja perda do sentido original, e sem que haja transgressão à norma culta da língua portuguesa, pelas frases:

I) Isso fez-me lembrar os inúmeros tratamentos...II) Isso fez-me lembrar dos inúmeros tratamentos...III) Isso fez lembrar dos inúmeros tratamentos...IV) Isso fez lembrar-me dos inúmeros tratamentos...V) Me fez isso lembrar os inúmeros tratamentos...

Estão CORRETAS as afi rmativas contidas em:

A) II, IV e V, apenasB) II, III e V, apenasC) I, III e V, apenasD) I e IV, apenas E) I, III e IV, apenas

Questão Nº 05

Na frase: “O médico que escolhi para me assistir pediu a mesma coisa e não foi atendido...”, a expressão em negrito refere-se:

A) À permissão para atender à paciente, sua amiga.B) Ao pedido para que não fosse feito Raio X do joelho

da paciente amiga. C) Ao pedido de que não se fi zesse tomografi a da ca-

beça da amiga.D) À solicitação de que não fosse feita medicação en-

dovenosa na amiga paciente.E) Ao pedido de que a paciente amiga pudesse sair do

hospital.

Questão Nº 06

Leia as afi rmações a seguir e analise os elementos de coesão em negrito:

I) Insisti que não precisava de medicação na veia já que havia alternativa de medicamento oral...

II) Liguei então para um amigo de Recife, um médico de família, que prontamente foi até o hospital me avaliar e, como já esperava, concluiu que estava tudo bem.

A) Causalidade e conformidade B) Temporalidade e comparaçãoC) Proporcionalidade e exemplifi caçãoD) Condicionalidade e fi nalidadeE) Explicação e consequência

Questão Nº 07

Talvez sonhasse, quando a vi. Mas viaQue, aos raios do luar iluminada,Entre as estrelas trêmulas subiaUma infi nita e cintilante escada.

E eu olhava-a de baixo, olhava-a... Em cadaDegrau, que o ouro mais límpido vestia,

Mudo e sereno, um anjo a harpa doirada,Ressoante de súplicas feria...

Tu, mãe sagrada! vós também, formosasIlusões! Sonhos meus! Íeis por ela

Como um bando de sombras vaporosas.

E, ó meu amor! eu te buscava, quandoVi que no alto surgias, calma e bela,

O olhar celeste para o meu baixando...

(BILAC, Olavo. Via-Láctea. Disponível em: http://www.dominiopubli-co.gov.br/download/texto/ua000252.pdf. Acesso em: 08 nov. 2016

Com base no poema apresentado, analise as afi rmações que seguem:

I) É um soneto, escrito em dois quartetos e dois terce-tos.

II) Apresenta uma narração minuciosa da realidade em que o eu-lírico está inserido.

III) O esquema de rimas do poema é ABAB/BABA/CDC/EDE.

IV) Na contagem métrica, dizemos que os versos são de-cassílabos.

V) Pertence ao Modernismo Português.

São CORRETAS as afi rmações contidas em:

A) I, II, III, apenasB) II, III, IV, apenasC) III, IV, V, apenasD) I, III, IV, apenasE) II, IV, V, apenas

Questão Nº 08

Leia o fragmento a seguir, retirado da crônica A mulher

ideal, de Rubem Braga:

Fraca é a minha imaginação; não sei inventar nada, nem

o enredo de um conto, nem o entrecho de uma peça; se

tivesse imaginação escreveria novelas, e não croniquetas

de jornal.

(RIBEIRO, Carlos (org.). Melhores crônicas: Rubem Braga. São Paulo: Global, 2013, p. 239)

Nesse fragmento, é possível percebermos o pensamento do autor sobre o ato de produção. A esse instrumento de construção chamamos de:

A) MetalinguagemB) IntertextualidadeC) SonoridadeD) ParalelismoE) Simbologia

Page 7: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 7

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 09

Com relação à leitura do livro Laços de família, relacio-ne o título dos contos ao seu enredo:

(1) Devaneio e embriaguez duma rapariga

(2) Amor

(3) A imitação da rosa

(4) A menor mulher do mundo

(5) O Jantar

( ) Ana, uma mulher casada, pacata e mãe de dois

fi lhos, tinha uma vida doméstica muito calma, em que cuidava dos seus com o esmero e amor típicos de uma pessoa fraterna e sensível, como uma ma-neira de ocupar o tempo e fugir de si mesma.

( ) É o primeiro a apresentar o foco narrativo centrado numa fi gura masculina, que se põe a observar com detalhismo incrível um outro homem em uma situa-ção semelhante à dele.

( ) Chama a atenção pelo virtuosismo da autora de reproduzir com fi delidade as expressões típicas de Portugal (lusitanismos) no fl uxo de consciência da protagonista, de fato portuguesa.

( ) É carregado de aspectos líricos e simbólicos. Narra a descoberta da menor integrante de uma isolada e frágil tribo africana de pigmeus, os Likoualas.

( ) Laura, casada e sem fi lhos, preparava-se para um jantar na casa de amigos. Era a primeira vez que ela faria isso desde que voltara do hospital, onde fora internada, provavelmente por causa de um sur-to.

A sequência CORRETA é:

A) 2 – 1 – 4 – 3 – 5B) 1 – 3 – 5 – 2 - 4 C) 2 – 5 – 1 – 4 – 3D) 4 – 2 – 3 – 1 – 5E) 3 – 4 – 2 – 5 - 1

Questão Nº 10

No livro Uma garota bonita, de Luiz Antônio Aguiar, Ca-mélia resolve contar toda a verdade para Lúcia em vez de ceder às chantagens de Dalva. Lúcia sente-se per-dida e com ódio da mãe. Para arejar a cabeça, resolve passar uns dias na casa da amiga Alexa, onde lê um trecho de Lucíola, o que a ajuda a voltar para casa e conversar com a mãe.

Assinale a alternativa que representa qual foi essa pas-sagem de Lucíola que a garota leu:

A) “A palavra produziu o seu efeito; desde que o Jacin-to desceu ao mister de homem assalariado, não fi z mais reparo na sua assiduidade”

B) “- Cala-te Paulo! Ele morreu! Disse-me com a voz surda. E fui eu que o matei! (...) o tato das entranhas maternas, sejam elas virgens ainda, não engana. Nosso fi lho, Paulo, o teu, porque ele era mais teu do que meu, já não existe.”

C) “Tive força para sacrifi car-lhas outrora o meu corpo virgem; hoje depois de cinco anos de infâmia, sinto que não teria a coragem de profanar a castidade de minha alma.”

D) “Sofri muito, ainda sofro; mas sinto a necessidade de perdoar, disse-me ela grave e melancólica (...) não é generoso ofender a quem não sabe e não pode repelir a ofensa.”

E) “- Tu me purifi caste ungindo-me com os teus lábios. Tu me santifi caste com o teu primeiro olhar! Nesse momento Deus sorriu e o consórcio de nossas almas se fez no seio do Criador. Fui tua esposa no céu! E contudo essa palavra divina do amor, minha boca não a devia profanar, enquanto viva.”

Page 8: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

8

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Língua Inglesa

(Para os que fi zeram opção por esta modalidade no ato da inscrição)

Ainda sofrendo para se reestruturar depois do forte terremoto de 2010, o Haiti enfrentou nova tragédia no começo de outubro. Dessa vez, o país foi devastado por um furacão. Assim como no primeiro desastre, as autoridades te-mem uma epidemia de cólera como consequência da ventania arrasadora. Leia sobre o assunto no texto a seguir e responda às questões de 11 a 15.

Haiti after Hurricane Matthew: can a cholera epidemic be avoided?

Rebecca Seales – BBC News

The World Health Organization (WHO) is sending a million doses of cholera vaccine to Haiti, where more than 200 cases of the killer disease have been reported since Hurricane Matthew struck on 4 October.

Cholera can spread quickly when sewage ends up in the water supply.

1 A race is on to curb new outbreaks before the imminent rainy season makes toilets overfl ow, helping cholera to

spread.

2 “The top priority, clearly, for those people affected by the hurricane is to give them access to safe water. That’s the

only way we can control cholera,” Dr Dominique Legros, a WHO expert, said.

3 Cholera killed around 10,000 people in Haiti after the devastating 2010 earthquake, when UN peacekeepers intro-

duced it to the country by emptying toilet waste into the Meille River, a major water source.

4 Now the same communities face another mass tragedy. So what can be done to stop the epidemic?

Vaccinate the public

5 The WHO wants to give Haitians an oral vaccine, which is taken in liquid form. Usually, patients get a double dose.

But in this case a single dose may be used to cover twice as many people - a million instead of 500,000.

6 “So far, we have one experience of a large-scale campaign with a single dose - it was done in Bangladesh two

years ago. It proved effective for six months,” Dr Legros said.

7 But Dr Jean-Luc Poncelet, a WHO representative in Haiti, warns the vaccine is not a complete solution: “It’s only

65% effective. So 35 out of 100 people could still get cholera.”

8 While immunity is one factor, people in high-risk areas urgently need clean water so they are not exposed to the

bacteria in the fi rst place.

Chlorine for safe water

9 Cholera spreads rapidly when sewage is not treated, hygiene is poor and drinking water is unsafe. To combat

these issues, Dr Poncelet says chlorine should be used to sterilise water both at its source and in people’s kitchens.

10 At home, Haitians can kill deadly bacteria by putting a few drops of chlorine in the water they use. It’s an affordable

solution, as a month’s supply for a family of six costs around 85 US cents.

Page 9: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 9

3 de dezembro de 2016

11 Dr Poncelet says awareness campaigns can encourage people to adopt safer habits, especially regular hand--washing. Cholera can be lethal, but isn’t actually as deadly as many people believe. With rapid treatment, many sufferers recover.

Cause for optimism?

12 Hurricane Matthew killed at least 1,000 people in Haiti and left 1.4 million in need of aid. The United Nations (UN) has called for US$120million in emergency funds.

13 Chlorine tablets are not hard to transport, but much will depend on getting them over damaged roads and bridges to stricken parts of Haiti’s battered southern peninsula.

14 Dr Poncelet insists that despite the challenges ahead, Haiti need not be doomed to another huge cholera death toll. “I am quite optimistic,” he told, “the most likely scenario is an increase in the number of cases. But for the fi rst time we have access to vaccines in a large number. That will not solve the problem, but it’s an additional tool we did not have before.”

15 “If we really work in a co-ordinated fashion, then we should avoid the massive epidemic of 2011”, he adds.

Disponível em: <http://www.bbc.com/news/world-latin-america-37633039>. Acesso em: 30 out. 2016.

Questão Nº 11

O Haiti está na iminência de uma segunda epidemia colérica em decorrência de outro desastre natural. O texto trouxe diferentes informações sobre essa enfermidade infecciosa e sua evolução no pequeno país caribenho. Com base na leitura, é possível afi rmar que a cólera:

A) tem na água imprópria para consumo humano sua principal forma de contágio.B) surgiu no país quando dejetos humanos foram lançados em um rio secundário. C) exige práticas de higiene mais efi cazes do que uma habitual lavagem de mãos. D) é passível de imunização com vacina que oferece plena proteção à população.E) é uma doença mortal cujo potencial letal tem se tornado maior na atualidade.

Questão Nº 12

Qualquer que seja sua forma de apresentação, o cloro é efi caz no extermínio da bactéria causadora da cólera. A respeito dessa substância, leia as afi rmativas de I a IV, a seguir:

I) a orientação do Dr. Poncelet é que basta lançar mão do cloro para esterilizar a água usada em casa a fi m de conter a epidemia.

II) o baixo custo do produto é um atrativo do cloro, já que seu suprimento mensal por família média custa menos de US$ 1.

III) a periculosidade no transporte do cloro é acentuada pela propensão de acidentes nas arriscadas estradas haitianas.

IV) a vantagem do cloro líquido é que algumas gotas eliminam a bactéria da cólera da água usada em ambiente doméstico.

As afi rmativas comprovadas pelo texto são:

A) I e II, apenasB) II e III, apenasC) II e IV, apenasD) I, II e III, apenasE) II, III e IV, apenas

Page 10: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

10

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Questão Nº 13

Releia os seguintes fragmentos do texto, considerando os termos em negrito:

I) the imminent rainy season makes toilets overfl ow... (parágrafo 1)

II) I am quite optimistic... (parágrafo 14)

III) it’s an additional tool... (parágrafo 14)

Nos termos em negrito, os sufi xos –Y, –IC e –AL caracterizam o seguinte processo de formação de palavras:

A) transformação de verbo em substantivo.B) transformação de verbo em adjetivo.C) transformação de substantivo em verbo.D) transformação de substantivo em adjetivo.E) transformação de adjetivo em verbo.

Questão Nº 14

Na seguinte passagem, o Dr. Poncelet explicou como seria o protocolo de vacinação para imunizar a população haitiana contra a cólera: in this case a single dose may be used to cover twice as many people. (5º parágrafo)

No contexto apresentado, o termo “may”, destacado em negrito, expressou a seguinte ideia:

A) ordem para que fosse administrada uma dose reforçada da vacina devido à letalidade da doença.B) permissão dada pelos órgãos internacionais para realizar uma experiência inédita com a vacina.C) recomendação para diminuir as doses da vacina devido ao cancelamento no envio de novos lotes.D) desabafo do médico ao justifi car a aplicação da dose única da vacina em razão da falta de agulhas.E) possibilidade de administrar uma dose única da vacina para ampliar a população imunizada.

Questão Nº 15

Observe as preposições destacadas em negrito a seguir:

I) Cholera killed around 10,000 people... (parágrafo 3)

II) It proved effective for six months. (parágrafo 6)

III) But Dr Jean-Luc Poncelet, a WHO representative in Haiti... (parágrafo 7)

IV) ... a few drops of chlorine in the water they use. (parágrafo 10)

Nos contextos apresentados, essas preposições expressaram as seguintes ideias, respectivamente:

A) circulação; duração; local; origem.B) circulação; duração; local; qualidade.C) estimativa; duração; local; especifi cação.D) estimativa; início; origem; especifi cação.E) estimativa; término; destino; posição.

Page 11: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 11

3 de dezembro de 2016

Língua Espanhola

(Para os que fi zeram opção por esta modalidade no ato da inscrição)

Leia o texto para responder as questões de 11 a 14

Al fi n una droga buena para la salud: leer alarga la vida

Un grupo de jóvenes lee en un banco en la Feria del Libro de Madrid. CLAUDIO ÁLVAREZ

Este artículo sin duda les puede interesar: ya sabíamos que el deporte puede aumentar nuestra esperanza de vida en cinco años; que el grano entero del cereal disminuye las posibilidades de muerte prematura en un 7%; que la interacción de dos genomas mitocondriales alarga la vida un 16%, según publicó en Nature un equipo de científi cos españoles que analizó a 20 generaciones de roedores, e incluso que comer poco es una fórmula que atrasa el envejecimiento debido a la producción de sulfuro de hidrógeno que genera, según estudios realizados en la Universidad de Harvard en ratones y que han venido a avalar la práctica oriental de que comer sin llenarse es un seguro de longevidad.

Pero hay algo que no se ha medido en ratones, sino en personas, y que trae buenas noticias para los devoradores de páginas deseosos de no saciar el hambre jamás: leer alarga la vida, y cuanto más, mejor. Aquí no hay dietas y el único milagro está en la mayor cantidad: los lectores de 3,5 horas a la semana de media viven un 17% más que los que no abren un libro; quienes leen más tiempo aún, un 23% más. Son casi dos años —¡dos años!— de propina que merece la pena tener en cuenta.

Un estudio sobre salud y jubilación realizado por investigadores de la Universidad de Yale ha evaluado durante 12 años a 3.635 personas y, después de eliminar los factores correctores de sexo, raza, situación de salud y posibles obesidad o depresión, certifi ca limpiamente que leer alarga la vida.

El estudio, publicado en Social Science & Medicine, concluyó que los lectores de libros suelen ser mujeres con es-tudios y mayor poder adquisitivo, pero no es eso lo determinante sino, simplemente, leer. “La gente que lee media hora al día ya tiene una ventaja de supervivencia signifi cativa con respecto a los que no leen nada”, explica Becca R. Levy, profesora de Epidemiología de Yale y principal autora del estudio, a The New York Times. “Y esa ventaja permanece tras corregir la salud, la educación, las habilidades cognitivas y muchas otras variables”.

El estudio no evalúa géneros literarios ni calidades, y aparentemente Cervantes o Dickens tienen las mismas po-sibilidades de alargarnos la vida que Ildefonso Falcones o Dan Brown. La prensa, nos dicen, no cuenta igual. ¿Tal vez el siguiente paso para Yale es medir con qué autores podemos vivir un poco más? Es una idea.

Ahora ya sabemos que la poesía no aporta antioxidantes como el arroz integral y que, sin embargo, Rafael Cade-nas o Claribel Alegría son pura gimnasia para la cabeza; como el ensayo no tiene que ver con las grasas monoinsa-turadas ni la novela con el riesgo cardiovascular, y sin embargo un Houellebecq o José Luis Sampedro nos pueden mantener el nivel de las palpitaciones adecuadas. Es un hallazgo genial para acabar el: por una vez, la droga que queremos en vena es buena para la salud. A ser posible, con una tostada integral en la otra mano.

ARCHIVADO EN: http://elpais.com/elpais/2016/08/19/opinion/1471621596_718582.htmlBERNA GONZÁLEZ HARBOUR

21 ago. 2016 - 19:00 BRT

Questão Nº 11

Da leitura do artigo, pode-se inferir que a autora considera como:

A) fundamental instigar los jóvenes a la lectura.B) sano la regularidad de la lectura para prolongar la vida.C) primordial leer y practicar deportes con frecuencia.D) lo mejor para la salud es leer, preferentemente, los clásicos.E) los antioxidantes son fundamentales para una vida sana.

Page 12: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

12

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Questão Nº 12

Com base no texto, analise as afi rmativas, assinalando F para as falsas, e V, para as verdadeiras:

1. ( ) Las mujeres que leen siempre son más saludables en el decurso de su vida.2. ( ) El hecho determinante para vivirse bien es tener nivel intelectual más afi lado.3. ( ) La lectura ejercita la cabeza y colabora, con eso, para una vida más larga.4. ( ) Los alimentos antioxidantes facilitan la digestión y con eso una vida más sana y longeva. 5. ( ) La costumbre de cualquier género de lectura es muy benéfi ca para la vida tanto de los hombres como de las

mujeres.

A sequência CORRETA é:

A) F F V F VB) F F F V VC) F V F V FD) V V F F FE) F V F V V

Questão Nº 13

Leia a frase abaixo, contida no 4º parágrafo do texto:

“El estudio, publicado en Social Science & Medicine, concluyó que los lectores de libros suelen ser mujeres con estudios y mayor poder adquisitivo, pero no es eso lo determinante sino, simplemente, leer”.

Considerando o contexto em que foram empregados, os termos pero no es eso, sino denotam:

A) consequência.B) fi nalidade.C) concessão.D) oposição.E) negação

Questão Nº 14

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA das ações dos verbos destacados no primeiro parágrafo do texto, puede, sabíamos, analizó, han venido, respectivamente:

A) Pretérito imperfecto, presente Subjuntivo, Participio pasado, Pretérito perfecto.B) Pretérito indefi nido, pretérito Subjuntivo, Indicativo presente, Participio pasadoC) Presente Indicativo, Pretérito imperfecto, Pretérito indefi nido, Pretérito perfectoD) Futuro imperfecto, presente Indicativo, Pretérito indefi nido, Pretérito anterior.E) Futuro imperfecto, presente Subjuntivo, Pretérito subjuntivo, Participio pasado.

Page 13: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 13

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 15

Agatha y Gaturro son los principales personajes de las tiras de Nik, un dibujante argentino

Disponible en<https://www.google.com.br/search?q=gaturro+espanhol&biw=1360&bih=667&tbm=isch&img#imgrc=

Após a leitura da tira, é possível concluir que:

A) Gaturro é muito esperto em sua comunicação. B) Agatha não entende a sua comunicação numérica. C) Os dois têm pontos de vista diferentes.D) Agatha gosta da declaração de amor de Gaturro.E) Agatha é mais esperta do que pensa Gaturro.

Page 14: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

14

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

II - Matemática

Questão Nº 16

O número de meninos em uma família com 4 crianças é uma variável aleatória cuja probabilidade obedece a uma Lei Binomial de Probabilidades. Assinale a alterna-tiva que contém a tabela da distribuição binomial dessa variável.

Lei Binominal: ( ) . k n kn

P x k p qk

− = =

Questão Nº 18

Para uma determinada substância ingerida por uma pessoa, 30% da droga é eliminada a cada hora. Saben-do-se que, no tempo t=0, a quantidade da droga no or-ganismo é de 300mg, que Q(t) representa a quantidade da droga no organismo, no tempo t, analise a veracida-de das afi rmações a seguir.

I) A lei que defi ne a função Q(t) é Q(t) = 300.(0,7)t.II) A meia-vida dessa droga, que é o tempo necessário

para que a quantidade se reduza à metade, é, apro-ximadamente, 1,87 horas, considerando

log 0,5 = - 0,30 e log 0,7 = - 0,16.III) A lei que defi ne a função é Q(t) = 300. (log0,3)t.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afi rmativa(s) contida(s) em:

A) I, apenasB) II, apenasC) III, apenasD) I e II, apenas E) II e III, apenas

Questao Nº 19

Três diaristas, em conversa sobre seus rendimentos sa-lariais mensais, descobriram que o dobro do rendimen-to da primeira, mais o rendimento da segunda, mais o triplo do rendimento da terceira, dá para comprar uma moto usada de R$ 7.000,00. E que o rendimento da pri-meira mais o dobro do rendimento da terceira é igual ao rendimento da segunda. Finalmente que a metade do rendimento da primeira, mais a metade do rendimento da terceira, é o valor de um estofado de R$ 1.000, 00. Nessas condições, o rendimento de cada uma das dia-ristas, em reais, é de:

A) 1000, 1.250 e 1.250B) 250, 3.500 e 3.000C) 500, 3.000 e 1.000D) 2.000, 500 e 1.500E) 1.500, 2.500 e 500

Questão Nº 20

Dois amigos, Renato e Gilson, realizam uma disputa de “cara ou coroa” arremessando moedas. Se Renato faz dois arremessos e Gilson faz um, qual a probabili-dade de Renato e Gilson obterem o mesmo número de “coroas”?

A) 3/4B) 7/8C) 2/5D) 3/5E) 3/8

Questão Nº 17

O Sr. Olucalc, a pedido de seu cardiologista, começou a realizar um treinamento físico andando de bicicleta 16 km no primeiro dia. No decorrer dos treinos, que deve-rão durar 50 dias, a cada dia serão aumentados 0,4 km. O número de quilômetros pedalados até fi nal do treina-mento é de:

A) 1.290 kmB) 940 kmC) 810 kmD) 1.310 kmE) 1.500 km

Page 15: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 15

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 21

Uma esfera utilizada em um experimento terá o seu raio aumentado em 10%. O aumento de sua superfície será de:

A) 11%B) 21%C) 24%D) 30%E) 15%

Questão Nº 22

Leia o texto para responder a questão

Disponível em: http://www2.unifesp.br/denf/NIEn/PEDIABETICO/mestradositecopia/pages/epidemio.htm.Acesso em: 30 out. 2016

Com base nos dados constantes do texto, coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas.

( ) No Brasil, o crescimento dos dados atuais até 2025 será de 132%.( ) A média das maiores incidências, indicadas no texto, é de 27.960.000.( ) A mediana das maiores incidências, indicadas no texto, é de 22.500.000. ( ) A mediana é um valor menor que a média, porque a média é afetada pelos valores extremos.( ) Para calcular a dispersão das maiores incidências em relação à média, pode-se calcular o desvio padrão.( ) A incidência de diabetes na população adulta é de 3/5.

A sequência CORRETA está contida em:

A) F V V F V V B) V V F F V FC) F F V F V FD) V V V V V VE) V F V V F V

Page 16: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

16

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

III - Área de Ciências da Natureza

Questão Nº 23

Todo ser vivo precisa de energia para sobreviver. Ana-lise as afi rmações abaixo, sobre os processos de ob-tenção e utilização de energia, e assinale a alternativa CORRETA.

A) Tanto no processo de “fermentação alcoólica” quan-to na “fermentação láctica”, apenas uma parte da energia da glicose é liberada, na forma de um lucro de duas moléculas do ATP.

B) O processo denominado “fermentação láctica” é re-alizado por vários tipos de bactérias e gera gás car-bônico como um subproduto.

C) O processo denominado “fermentação alcoólica” ocorre em parte no citosol e em parte nas mitocôn-drias de leveduras, em processos tais como a produ-ção do etanol combustível.

D) O processo denominado “respiração celular”, tal como ocorre nas mitocôndrias, pode ocorrer tanto na presença do oxigênio quanto na ausência desse gás.

E) Os processos de fermentação, tanto alcoólica quan-to láctica, bem como a respiração celular requerem a presença do oxigênio.

Questão Nº 24

O processo da digestão transforma macromoléculas presentes nos alimentos em moléculas menores que podem então ser absorvidas pelo organismo. Sobre esse processo, leia as afi rmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

A) O ácido clorídrico presente no suco gástrico secre-tado no estômago atua como um catalisador, degra-dando especialmente moléculas de proteínas pre-sentes nos alimentos e gerando peptídios.

B) A maior parte das enzimas digestivas atuam no in-testino delgado e são produzidas pelo fígado, che-gando ao intestino juntamente com a bile.

C) Todas as enzimas produzidas pelo pâncreas e que atuam na digestão são produzidas na forma inativa, evitando assim que atuem digerindo a própria célula pancreática.

D) Uma secreção importante para o processo da diges-tão é a bile, que possui as enzimas envolvidas na digestão das gorduras presentes nos alimentos.

E) Enzimas proteolíticas tais como a tripsina e quimo-tripsina são produzidas no pâncreas como molécu-las inativas, sendo ativadas quando chegam ao in-testino delgado.

Questão Nº 25

A infecção pela Entamoeba histolytica apresenta, como principal quadro sintomático, uma diarreia com presen-ça de sangue nas fezes e acompanhada de dor nas fos-sas ilíacas. Apesar de a infecção ser assintomática em 90% das pessoas acometidas, a amebíase é a segunda causa de morte por doença parasitária no mundo.

Analise as afi rmativas abaixo sobre a infecção por En-

tamoeba histolytica:

I) O mecanismo de infecção é a ingestão dos ovos maduros.

II) A Entamoeba histolytica pode provocar lesões na mucosa intestinal.

III) Entre as medidas preventivas, deve-se lavar as mãos antes das refeições, lavar os vegetais que se-rão consumidos crus e os higienizar com hipoclorito ou ácido acético.

IV) A Entamoeba histolytica é um parasito intracelular facultativo.

São CORRETAS as afi rmativas contidas em:

A) III, apenasB) I e IV, apenasC) II e III, apenasD) I, II e IV, apenasE) I, II, III, e IV

Questão Nº 26

Desde o ano passado, a mídia tem veiculado informa-ções alarmantes sobre três doenças: a dengue - já bem conhecida pelos brasileiros, a chikungunya e zika. Esta última tem assombrado as gestantes, devido a uma possível relação com a microcefalia.

Considerando essas doenças, analise as afi rmativas abaixo:

I) É uma infecção transmitida pelo Aedes aegypti.II) É causada por uma espécie de arbovírus que possui

DNA e RNA como ácidos nucleicos.III) Previne-se a infecção através da administração de

vacina.IV) Os surtos ocorrem nos períodos de maior índice plu-

viométrico.

São verdadeiras para as três doenças – zika, chikun-gunya e dengue – as afi rmativas contidas em:

A) II, apenasB) I e IV, apenasC) I e II, apenasD) II, III e IV, apenasE) I, II, III e IV

Page 17: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 17

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 27

A unidade do tecido nervoso é o neurônio, que é uma célula altamente especializada na recepção e transmis-são de estímulos. Embora existam neurônios que pos-sam apresentar diferentes formas, em todos eles estão presentes três partes fundamentais que estão indicadas na fi gura abaixo pelos números 1, 2 e 3.

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTPdijreAdt3xc5_ApPxZsszbhfsEkoh_CrSQW788b5kRUUTMN0. Acesso em 23 nov. 2016.

Considerando o trecho acima e a fi gura mostrada, as partes do neurônio indicadas por 1, 2 e 3 são, respec-tivamente:

A) 1-axônio; 2-dendrito; 3-corpo celularB) 1-dendrito; 2-corpo celular; 3-axônioC) 1-corpo celular; 2-axônio; 3-dendritoD) 1-dendrito; 2-axônio; 3-corpo celularE) 1-axônio; 2-corpo celular; 3-dendrito

Questão Nº 28

A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) é determina-da pela presença de um gene dominante P, sendo p, o seu alelo recessivo. Considere um casal, no qual ambos são sensíveis ao PTC, mas suas mães são incapazes de sentir o PTC. Se esse casal vier a ter um fi lho, a pro-babilidade de que ele seja sensível ao PTC e do sexo masculino deve ser de:

A) 3/4B) 3/8C) 1/8D) 1/4E) 1/2

Questão Nº 29

O sistema cardiovascular é constituído pelo sangue, co-ração e os vasos sanguíneos (Figura).

Fonte: Disponível em http://www.medicinapreventiva.com.ve/auxilio/

circulacion.htm. Acesso em: out. de 2016.

Para que o sangue possa chegar às células de todo o organismo, ele deve ser, constantemente, propelido ao longo dos vasos sanguíneos. O coração é a bomba que promove a circulação do sangue pelos vasos sanguíne-os. Para receber e expulsar o sangue, o coração realiza os movimentos de relaxamento e contração muscula-res, denominados, respectivamente, diástole e sístole.

Assinale, a seguir, a alternativa que contenha somente as valvas que estão abertas durante a sístole cardíaca:

A) Tricúspide e bicúspideB) Aórtica e pulmonarC) Pulmonar e bicúspideD) Bicúspide e aórtica E) Tricúspide e aórtica

Page 18: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

18

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Questão Nº 30

O sistema endócrino, por meio dos sinais químicos, faz a comunicação com todo o organismo, através de substân-cias chamadas hormônios. Os hormônios são liberados pelas glândulas endócrinas, amplamente distribuídas pelo corpo. As glândulas endócrinas são glândulas sem ductos, isto é, elas secretam hormônios diretamente no interior de vasos sanguíneos. Os hormônios são mensageiros químicos que infl uenciam ou controlam as atividades de

outros tecidos ou órgãos. A maioria dos hormônios é transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo

efeitos em tecidos mais distantes.

Com base nos estudos sobre as glândulas endócrinas e os seus efeitos no organismo, complete o quadro a seguir:

Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA do preenchimento:

A) (I) regula o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas e diminui os níveis de glicose no sangue; (II) rins

e vasos sanguíneos; (III) aumenta os níveis de glicose no sangue; (IV) fígado, músculos e tecido adiposo.

B) (I) estimula os rins a reabsorver sódio e excretar potássio e auxilia a regular o equilíbrio hídrico e eletrolítico; (II)

ossos, rins e intestinos; (III) estimula na elevação dos níveis de glicose e participa da resposta ao estresse; (IV)

todos os tecidos.

C) (I) estimula reabsorção da água pelos rins e determina a constricção dos vasos sanguíneos; (II) ossos e rins;

(III) eleva níveis de glicose no sangue; (IV) fígado, músculos e tecido adiposo.

D) (I) estimula reabsorção da água pelos rins e determina a constricção dos vasos sanguíneos; (II) ossos, rins e

intestino; (III) reduz os níveis de glicose no sangue; (IV) ossos , músculos e tecido adiposo.

E) (I) estimula os rins a excretar sódio e a reabsorver o potássio e auxilia a regular o equilíbrio hídrico e eletrolítico;

(II) todos os tecidos; (III) eleva níveis de glicose no sangue; (IV) fígado, rins e ossos.

Page 19: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 19

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 31

Leia atentamente os textos 01 e 02. Analise-os e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Texto 01

Os coelhos são animais mamíferos. Podemos encontrar essa espécie animal em várias regiões do mundo. São herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos. Os coelhos que vivem nas ma-tas (coelho selvagem) têm hábitos noturnos. Para fugir de seus predadores, procuram alimentos durante a noite. Já os coelhos domésticos possuem hábitos noturnos e diurnos. Para se comunicarem, os coelhos emitem sons. O som emitido por esses animais é chamado de “guinchar”. Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos. Uma fêmea, em fase reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 fi lhotes. Nas matas e fl orestas, vivem em buracos ou em tocos de árvores.

Fonte: Disponível em: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/animal_coelho.htm. Acesso em: 16 nov. 2016.

Texto 02

Coelho é o nome comum atribuído a animais da Família Leporidae, sendo a espécie Oryctolagus cuniculus a mais comum. Esse animal é conhecido popularmente como coelho comum, coelho doméstico, ou coelho-europeu. Tal espécie tem um grande número de raças, diferenciando-se, principalmente, quanto à estatura e coloração. O albinismo é um fenômeno que se apresenta com relativa frequência, tendo como resultado indivíduos brancos e de olhos vermelhos. Os coelhos comuns possuem corpo arredondado, cabeça e olhos grandes, orelhas longas e largas, além de cauda curta, semelhante a um “pompom”. Em média, apresentam três quilogramas de massa, e cinquenta centímetros de comprimento. Eles, também, possuem o olfato e a visão bem apurados. Iniciam sua vida reprodutiva entre os 4 e 10 meses de idade. A gestação dura pouco mais de um mês, dando origem a vários fi lho-tes, que poderão viver até em torno dos nove anos. Uma curiosidade é que as fêmeas costumam retirar pelos da região em que se localizam suas tetas, agregando-os em seu ninho, construído geralmente com palha, capim seco e/ou feno. Além disso, elas são capazes de entrar novamente no cio em apenas vinte e quatro horas após o parto.

Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/coelho.htm. Acesso em: 16 set. 2016.

Figura: Coelhos - apresentam cores diversifi cadas, porém as mais comuns são preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado.Fonte: Acervo do autor.

Analisando-se os textos acima e considerando as características gerais e específi cas dos coelhos - Phylum Chor-data e Classe Mammalia -, assinale a alternativa CORRETA.

A) Os coelhos são animais triblásticos, vivíparos, dioicos, que apresentam dimorfi smo sexual.B) Os coelhos são animais triblásticos, vivíparos, monoicos, que apresentam dimorfi smo sexual.C) Os coelhos são animais diblásticos, vivíparos, dioicos, que apresentam dimorfi smo sexual.D) Os coelhos são animais triblásticos, ovíparos, dioicos, que apresentam dimorfi smo sexual.E) Os coelhos são animais diblásticos, ovíparos, monoicos, sem dimorfi smo sexual.

Page 20: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

20

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Questão Nº 32

Leia o texto e, em seguida, analise as assertivas abaixo.

FósseisFósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Restos são partes de animal (ex.: ossos, dentes, escamas) ou planta (ex.: troncos), e vestígios são evidências de sua existência ou de suas ativida-des (ex.: pegadas). Geralmente fi cam preservadas as estruturas mais resistentes do animal ou da planta, as cha-madas partes duras (como dentes, ossos e conchas). As partes moles (como vísceras, pele e vasos sanguíneos) preservam-se com muito mais difi culdade. Pode ocorrer também o caso ainda mais raro de fi carem preservadas tanto as partes duras quanto as moles, como no caso de mamutes lanudos que foram encontrados intactos no gelo e de alguns insetos que fossilizam em âmbar. Considera-se fóssil aquele ser vivo que viveu há mais de 11 mil anos, ou seja, antes do Holoceno, que é a época geológica atual. Restos ou evidências antigas, mas com menos de 11 mil anos, como os sambaquis, são classifi cados como subfósseis. A Paleontologia, o estudo dos fósseis, divide--se em: Paleozoologia (estudo dos fósseis animais), Paleobotânica (estudo dos fósseis vegetais) e Paleoicnologia (estudo dos icnofósseis, estruturas resultantes das atividades dos seres vivos, como pegadas, sulcos, perfurações ou escavações).

Fonte: Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/O-que-sao-e--como-se-formam-os-fosseis%3F-1048.html. Acesso em: 23 out.2016.

I) A maioria dos fósseis é constituída apenas pelas partes duras do corpo — dentes, ossos ou conchas. Mesmo estas, para se manterem, terão que se encontrar de algum modo envoltas por um sedimento, o que ocasional-mente poderá ocorrer em terra — numa duna ou numa caverna —, mas normalmente se verifi ca no fundo de um pântano, de um lago ou no mar.

II) Os corais constroem um “esqueleto” formado por carbonato de cálcio. As larvas se fi xam em um substrato adequado e, a partir dali, vão precipitando o mineral, formando seu exoesqueleto. A precipitação é continua e, por isso, eles tendem a crescer em direção vertical. Em geral, constituem colônias, formando, assim, recifes. Os corais são animais ideais para a fossilização, já que constroem esqueletos que podem manter-se intactos nas rochas.

III) Seleção natural é um fenômeno admitido primeiramente por Charles Darwin, como uma consequência da luta pela vida, através do qual a natureza faria a seleção de alguns tipos, os mais adaptados às condições ambientais (clima, forma de vida, hábitos alimentares, maneira de reprodução), em detrimento de outros, que tenderiam à extinção.

Considerando o texto acima e correlacionando-o com as afi rmações e estudos sobre a evolução das espécies, pode-se afi rmar que está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s) contida(s) em:

A) III, apenasB) I e II, apenasC) I e III, apenasD) II e III, apenasE) I, II e III

O texto a seguir refere-se às questões 33 e 34.

Elementos químicos que possuem número de prótons acima de 92 são artifi ciais e gerados a partir das transmu-tações realizadas nos aceleradores de partículas, onde núcleos de átomos são bombardeados por prótons (1p1), nêutrons (0n1), partículas alfa () e beta ().

Questão Nº 33

Em uma reação nuclear, o elemento Urânio (92

U235) foi bombardeado com uma partícula de nêutron formando o elemento Bário (

56Ba133), um outro elemento genérico “X” e ainda emitindo três nêutrons. Com base nessas infor-

mações, os números de massa, prótons e nêutrons do átomo “X” serão, respectivamente:

A) 100; 36; 64B) 102; 56; 46C) 136; 92; 44D) 235; 92; 143E) 237; 148; 89

Page 21: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 21

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 34

Imagine que em 2015 uma massa de 109,6 g de bá-rio-133 foi exposta emitindo radiação. Sabendo-se que o tempo de meia-vida desse radioisótopo é, aproxima-damente, de 10 anos, em 2045 o número de mols que restariam seria de:

Dados: Massa Atômica do Ba = 137

A) 0,01 molB) 0,1 molC) 2x10-1 molD) 10 molE) 13,7 mol

Questão Nº 35

Um estudante, em um laboratório, deseja preparar 500 mL de uma solução de ácido acético na concentração de 0,1 mol/L. Considerando que a densidade do ácido é, aproximadamente, 1,1 g/cm3, analise as afi rmativas a seguir:

Dados: CH3COOH (M = 60 g/mol; K

a = 2,0x10-5);

log 2 = 0,3 e log 1,4 = 0,15.

I) A massa de ácido acético necessário para preparar essa solução será de 3,0 g.

II) A reação desse ácido com hidróxido de sódio produ-zirá um sal, que, em solução aquosa, terá um cará-ter básico.

III) O potencial hidrogeniônico dessa solução será 1.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afi rmação(ões) contida(s) em:

A) I, apenasB) II, apenasC) II e III, apenasD) I e II, apenasE) I, II e III

Questão Nº 36

A cetamina (ketamina), vendida sob a denominação comercial de Ketalar, é uma medicação utilizada princi-palmente para induzir e manter a anestesia em proce-dimentos cirúrgicos. Essa substância induz o paciente a um estado de transe, proporcionando alívio da dor e sedação. A seguir, está representada a fórmula estrutu-ral da cetamina.

Analisando a estrutura química dessa substância, é ver-dadeiro afi rmar que:

A) É uma substância aquiral de fórmula molecular C

13H

16NClO, e apresenta as funções orgânicas ami-

na e aldeído em sua fórmula estrutural.B) É uma substância quiral de fórmula molecular

C13

H12

NClO, e apresenta as funções orgânicas ami-na e cetona em sua fórmula estrutural.

C) É uma substância quiral, contendo um centro quiral (carbono quiral), com possibilidade de dois isômeros ópticos possíveis, e apresenta as funções orgânicas amina e cetona em sua fórmula estrutural.

D) É uma substância quiral, contendo dois centros qui-rais (carbonos quirais), com possibilidade de existir na forma de quatro isômeros ópticos possíveis, e apresenta as funções orgânicas amina e cetona em sua fórmula estrutural.

E) É uma substância aquiral de fórmula molecular C

13H

14NClO, e apresenta as funções orgânicas ami-

na e éster em sua fórmula estrutural;

Page 22: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

22

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Questão Nº 39

“Medicamento dolutegravir é nova opção do SUS para pacientes com HIV”. O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (28), que novos pacientes em trata-mento contra HIV receberão um medicamento diferente do que os que estão disponíveis hoje. A pasta calcula que cerca de 100 mil pacientes iniciem tratamento con-tra a doença usando o novo remédio a partir de 2017.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/medicamento-doluta-

gravir-e-nova-opcao-do-sus-para-pacientes-com-hiv.html

Considerando a estrutura do composto acima mencio-nado, e que uma criança portadora do vírus HIV deverá receber uma dose de 50mg uma vez ao dia, a concen-tração aproximada em (mol/L) ministrada ao paciente, considerando que esse medicamento será solubilizado em 100 mL de água, será de:

A) 2,4 x 10-3

B) 1,5 x 10-2

C) 6,0 x 10-3

D) 8,4 x 10-3

E) 1,2 x 10-3

Questão Nº 38

A análise gravimétrica consiste na análise quantitativa das espécies presentes em uma reação química, a qual se baseia no cálculo da porcentagem dos reagentes ou produtos utilizando as massas consumidas ou produzi-das de uma determinada substância. Na reação entre o iodeto de potássio e o nitrato de chumbo II, forma-se o iodeto de chumbo, o qual pode ter a sua massa de precipitado formada, determinada por análise gravimé-trica. Considerando que em um processo foram utiliza-das soluções de KI 0,5M e Pb(NO

3)

2 de mesma con-

centração, e que foram adicionados 5mL de KI e 0,5mL de Pb(NO

3)

2, a massa de precipitado formado será de,

aproximadamente:

A) 0,22gB) 0,58g C) 1,16gD) 0,12gE) 0,29g

Questão Nº 37

A velocidade com que os alimentos são processados no organismo, bem como outras reações bioquímicas, dependem das condições de pH do sangue do indiví-duo. Considerando que existe um sistema tamponante formado entre o gás carbônico solúvel e água, e que o sangue humano possui um pH em torno de 7,4, a rela-ção [CO

2]/[HCO

3-] será, aproximadamente, de:

Dados: pKa (H2CO

3) = 6,38

A) 0,1B) 1C) 0,01D) 10E) 0,001

Page 23: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 23

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 40

As substâncias orgânicas apresentam propriedades químicas diferentes em função do arranjo estrutural diferente de seus átomos, ou seja, da diferença de suas fórmulas estruturais. Dessa maneira, o reconhecimento da função orgânica, a fórmula estrutural e a relação com a sua nomenclatura são muito importantes para a compreensão das propriedades dos compostos. A seguir, estão representadas as estruturas químicas de algumas substâncias muito comuns em nosso cotidiano e seus nomes:

Relacionando a coluna da direita (fórmulas estruturais) com a da esquerda (nome das substâncias), a sequência numérica CORRETA é:

A) III, V, IV, II, I e VIB) III, IV, V, II, I e VIC) VI, V, III, I, II e IVD) III, II, VI, IV, V e IE) II, V, VI, IV, I e III

Page 24: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

24

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

O enunciado a seguir será utilizado para as questões 41 e 42

A sulfacrisoidina (uma sulfa) foi o primeiro agente antimicrobiano utilizado clinicamente, em 1935, marcando o início da moderna era da quimioterapia antimicrobiana. As sulfas são uma classe de agentes bacteriostáticos de-rivados da sulfanilamida, que têm estrutura similar à do ácido p-amino benzoico. O grupo das sulfonamidas com-preende seis drogas principais: sulfanilamida, sulfi soxazol, sulfacetamida, ácido p-amino benzoico, sulfadiazina e sulfametoxazol, sendo as duas últimas de maior importância clínica. A seguir, estão representadas as estruturas químicas da sulfadiazina e do sulfametoxazol.

Sobre as estruturas químicas das substâncias são feitas algumas afi rmações:

I) A Sulfadiazina e o sulfametoxazol têm em comum a presença de uma amina aromática em suas estruturas químicas.

II) A fórmula molecular da sulfadiazina é C10

H8N

4O

2S, enquanto do sulfametoxazol é C

10H

10N

3O

3S.

III) O número de carbonos com hibridização do tipo sp2 é maior na estrutura química da sulfadiazina do que na do sulfametoxazol.

Analisando as afi rmações sobre os compostos, são verdadeiras as contidas em:

A) I e II, apenasB) I e III, apenasC) I, II e IIID) I, apenasE) II e III, apenas

Questão Nº 42

A sulfadiazina é um agente bacteriostático derivado da sulfanilamida, efi ciente no tratamento das infecções go-nocócicas, estafi locócicas, estreptocócicas e meningocócicas. Para adultos, a dose diária prescrita no combate à infecção é de 4 x 750mg do medicamento, de 6 em 6h. Analisando a estrutura química do fármaco, o número aproximado de mols do medicamento ingerido diariamente por um adulto no combate à infecção, considerando a dose diária recomendada, é de:

A) 0,042 molB) 0,083 molC) 0,012 molD) 0,066 molE) 0,050 mol

Questão Nº 41

Page 25: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 25

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 43

Para a gravação de um fi lme, um dublê de massa 80Kg se encontra no alto de uma sacada segurando uma cor-da que está presa ao teto. Esse dublê irá se pendurar na corda e desenvolver um movimento de pêndulo até atingir outro homem, de massa 90Kg, que está de pé em repouso sobre o solo. Após o impacto, que ocorre no ponto mais baixo da trajetória do dublê, os dois se manterão unidos e deslizarão pelo chão. Considerando--se que o deslocamento vertical do dublê durante seu movimento pendurado à corda seja igual a 5m e ainda, adotando-se 10m/s2 para aceleração gravitacional, o valor da velocidade do movimento dos homens após o impacto é, APROXIMADAMENTE, igual a:

A) 4,7 m/sB) 5,6 m/sC) 3,9 m/sD) 6,1 m/sE) 6,8 m/s

Questão Nº 44

Quando uma pequena esfera carregada eletricamente

penetra em uma região onde exista um campo elétri-

co uniforme, essa partícula irá desenvolver movimento

_______________ devido à ação da força magnética

que atua sobre ela. A força magnética que atua na esfe-

ra não produz alteração _______________ da partícu-

la, mas pode gerar mudanças __________________.

Dentre as alternativas abaixo, aquela que preenche cor-retamente as lacunas do texto é:

A) retilíneo; no vetor velocidade; na energia cinética.B) curvilíneo; no momento linear; no vetor velocidade.C) retilíneo; na energia potencial; energia cinética.D) retilíneo ou curvilíneo; na energia cinética; no mo-

mento linear.E) curvilíneo; no momento linear; na energia cinética.

A força eletromotriz do gerador é constante, com valor igual a 36 V e a resistência interna 0,5 Ω. Para o funcio-

namento do circuito, são feitas as seguintes afi rmações:

I) Ao se fechar a chave C, ocorre diminuição na cor-

rente total no circuito.

II) A ddp nos polos do gerador, com a chave C fecha-

da, vale 32 V.

III) Com a chave fechada, a corrente que percorre o

resistor de 6 Ω vale aproximadamente 5,3 A.

IV) O valor da potência útil fornecida pelo gerador é

independente da chave C estar fechada ou aberta.

V) Com a chave aberta, a corrente elétrica que percor-

re o resistor de 12 Ω vale 2,0 A

São CORRETAS as afi rmações contidas em:

A) I e III apenas

B) II, IV e V, apenas

C) II e III, apenas

D) I, II e III, apenas

E) II e IV apenas

Questão Nº 45

A fi gura abaixo mostra um circuito elétrico composto por

um gerador de força eletromotriz (ε) com resistência in-

terna r, dois resistores com valores de resistência elé-

trica indicados na fi gura, e um interruptor representado

pela chave C.

Page 26: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

26

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Questão Nº 46

China conclui obras da ponte mais alta do mundo

Ponte de Beipanjiang fi ca 565m acima do rio e tem 1,3km de comprimento. Duas partes da obra que ligará Guizhou a Yunnan foram unidas. A estrutura arrebatará da ponte do rio Si Du, na província de Hubei, o título de mais alta do mundo, informou a mesma fonte.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/china-conclui--obras-da-ponte-mais-alta-do-mundo.htmlAcesso em 17 nov. 16

Considere que uma esfera de massa igual a 15kg seja solta do alto dessa ponte. Adotando-se 10m/s2 para a aceleração do campo gravitacional e desprezando-se a resistência do ar, o valor da velocidade da esfera ao to-car o rio e o tempo de queda são, APROXIMDAMENTE, iguais a:

A) 140m/s e 14sB) 106m/s e 11sC) 100m/s e 8sD) 45m/s 5sE) 85m/s e 15s

Questão Nº 47

Um recipiente de capacidade volumétrica 6L contém 30,8g de gás carbônico (CO

2, 44 g/mol) na temperatu-

ra ambiente de 27oC. Esse recipiente é dotado de uma válvula que permite ao gás ter contato com o ambien-te externo quando a válvula é aberta. No local onde o recipiente se encontra, o valor da pressão atmosférica vale 1 atm. Quando a válvula é aberta, o gás escapa do recipiente até que atinja o equilíbrio de pressão com o ambiente externo. Suponha que a válvula seja aberta, até atingir esse equilíbrio, e, em seguida, novamente fe-chada. A massa de gás que escapou para o ambiente externo é de, APROXIMADAMENTE:

Dado: constante dos gases 0,022 atm.L/mol.K

A) 17gB) 23gC) 12gD) 28gE) 20g

QuestãoNº 48

Um fenômeno observado nas ondas eletromagnéticas tem sido de grande uso em astronomia e pode resultar em desvio para o vermelho ou azul. Esse efeito também é percebido, por exemplo, ao se escutar o som - que é uma onda mecânica - emitido por uma ambulância que passa em alta velocidade. O observador percebe que o tom, em relação ao emitido, fi ca mais agudo enquan-to a ambulância se aproxima, idêntico no momento da passagem e mais grave quando a ambulância começa a se afastar.

Esse fenômeno observado para as ondas mecânicas e eletromagnéticas é denominado:

A) efeito Joule. B) efeito Doppler. C) efeito Kepler.D) efeito fotoeletrico. E) efeito Tyndal.

Page 27: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 27

3 de dezembro de 2016

IV - Ciências Humanas

Questão Nº 49

Leia com atenção:

[...] respeito a extravios espero de Vm. todo cuidado e zelo para que os não haja. Vossa mercê mandará pre-gar editais em meu nome em toda essa Capitania, nas partes mais públicas, dizendo neles que eu dou a qual-quer pessoa, de qualquer sexo que for, forro ou cativo, que denunciar qualquer extravio que possa haver, tira-dos os direitos, a metade do confi sco; a qualquer solda-do, cabo, ou ofi cial, ou outra qualquer pessoa que tenha jurisdição para fazer confi scos, se lhe dará o mesmo, isto é, fazendo-os sem que lhe sejam denunciados, que o sendo será para o denunciante; e a outra metade será para o contrato.

(MADEIRA, Mauro Albuquerque. Letrados, fi dalgos e contratadores de tributos no Brasil colonial. Brasília, Copermidia, Unafi sco/Sindifi s-

co,1993, p. 125)

O documento acima refere-se à ação do fi sco português sobre o cotidiano colonial no Brasil. Atente para o fato de que o texto faz menção a “extravios” como aquilo que se furtou à tributação. Assim sendo, assinale a alternativa que descreve a forma mais convencional de tributação colonial praticada no Brasil do século XVI, XVII e XVIII:

A) O Quinto, que se referia a 20% do faturamento de cada negócio praticado na Colônia.

B) O Quarto, que se referia a 25% do faturamento de cada negócio praticado na Colônia.

C) O Terço, que se referia a 33,3% do faturamento de cada negócio praticado na Colônia.

D) O Décimo, que se referia a 10% do faturamento de cada negócio praticado na Colônia.

E) O Sexto, que se referia a 16,6% do faturamento de cada negócio praticado na Colônia.

Questão Nº 50

Leia o trecho seguinte:

[...] a escravidão não deve ser defi nida como um status, mas, sim, como um processo de transforma-ção de status que pode prolongar-se uma vida inteira e, inclusive, estender-se para as gerações seguintes. O escravo começa como um estrangeiro [outsider] social e passa por um processo para se tornar um membro [insider]. Um indivíduo, despido de sua identidade social prévia, é colocado à margem de um novo grupo social que lhe dá uma nova identidade social. A estraneidade [outsidedness], então, é sociológica, e não étnica.

(Kopytoff, Igor. “Slavery”. Annual Review of Anthropology, vol.11, 1982, pp. 221-22. Ver, também: Patterson, Orlando.Slavery and social death. A comparative study. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1982.)

Sobre a presença histórica do africano na formação da civilização brasileira. Marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) O mais antigo registro de envio de escravos afri-canos para o Brasil data de 1533, quando Pero de Góis, Capitão-Mor da Costa do Brasil, solicitou, ao Rei, a remessa de 17 negros para a sua capitania de São Tomé.

( ) Por Alvará de 29 de março de 1559, dona Catari-na de Áustria, regente de Portugal, autorizou cada senhor de engenho do Brasil, mediante certidão passada pelo governador-geral, a importar até 120 escravos.

( ) Nas bulas de Nicolau V, Dum Diversas e Divino

Amore Communiti, ambas de 1452, o Papa conde-nava a prática portuguesa de reduzir os africanos à condição de escravos.

Agora, assinale a sequência CORRETA:

A) V; V; FB) F; F; VC) V; F; FD) F; F; FE) V; V; V

Page 28: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

28

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Questão Nº 51

Leia o fragmento de texto seguinte:

[…] notável a proximidade cronológica entre o duplo de-sastre sofrido pela direita em agosto-setembro de 1961 (...) e a fundação do discretamente intitulado Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) a 29 de novembro de 1961, bem como de organizações congêneres, como o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD), inte-grantes do “feixe” cripto-fascista que iria assaltar com sucesso o poder em 1964.

(MORAES, João Quartim de. Liberalismo e ditadura no cone sul. Campinas: IFCH, 2001.p.111)

A qual panorama histórico se refere o trecho anterior? Assinale a alternativa CORRETA:

A) Os impasses sociais do Governo Café Filho.B) As querelas partidárias do Governo Vargas.C) O jogo político do Governo Dutra.D) A instabilidade sociopolítica do Governo Quadros/

Goulart.E) A trepidação econômica do Governo Sarney.

Questão Nº 52

Barack Obama assumiu o governo dos Estados Unidos em 2009 cercado de expectativas. Foi o primeiro negro a ser eleito presidente de uma nação com tradição de segregacionismo e racismo acentuados. Herdou o co-mando de um país mergulhado numa grave crise eco-nômica, e emendou um segundo mandato cercado de críticas à sua política interna e externa. Entre algumas ações importantes do governo Obama, podemos des-tacar:

I) Seguindo a política intervencionista de governos an-teriores, a era Obama fi cou marcada pelo confronto direto contra a atividade nuclear no Irã, além de in-vasões no Iraque e Afeganistão na guerra contra o Estado Islâmico.

II) Apesar da expectativa em torno de uma liderança negra, o governo Obama não conseguiu promover avanços signifi cativos quanto à intolerância racial no país, que enfrentou sérios confrontos raciais e vio-lentos protestos.

III) A recuperação da economia e da geração de empre-gos promoveu um vertiginoso crescimento da renda média das famílias norte-americanas, impulsionan-do a ascensão social da classe média no país.

IV) A retomada das relações diplomáticas com Cuba promoveu recentemente acordos contra sanções comerciais e a abstenção dos EUA em votação da ONU contra o embargo econômico.

As afi rmativas CORRETAS estão contidas em:

A) I e IV, apenasB) I, II e III, apenasC) II e III, apenasD) II e IV, apenasE) III e IV, apenas

Questão Nº 53

Leia com atenção:

De maneira surpreendente, o “não” se impôs ao “sim” na Colômbia, por uma diferença de apenas 54 mil votos (50,2% a 49,8%), e fez naufragar nas urnas o acordo de paz assinado entre o governo e as Farc (Forças Arma-das Revolucionárias da Colômbia), de maneira festiva e com a presença de vários chefes de Estado da Améri-ca Latina. [...] O presidente Juan Manuel Santos disse que “apesar de ter sido por uma margem muito estreita, reconhece o resultado das urnas”, mas que buscará “a paz até o último minuto” de seu mandato.

(COLOMBO, Sylvia. Em plebiscito, colombianos rejeitam acordo de paz do governo com as Farc. Folha de S. Paulo, 02/10/2016. Dis-ponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/10/1819124--em-plebiscito-colombianos-rejeitam-acordo-de-paz-assinado-com-

-as-farc.shtml>. Acesso em nov. 2016).

Em um acordo histórico, o governo colombiano iniciou uma proposta de acordo de paz bilateral com as Farc, grupo guerrilheiro atuante desde a década de 1980, na prática de sequestros, ataques, assassinatos e no co-mando do tráfi co de drogas. O acordo, que sinalizava o fi m do poder armado das Farc na Colômbia, dividiu o país. Embora anseie pelo fi m à guerra, uma parcela da população tem dúvidas sobre diversos pontos do docu-mento. Entre as questões que pesaram na decisão do povo colombiano de rejeitar o acordo de paz com as Farc, destacam-se:

A) A proposta de reforma agrária e o fi m do controle do narcotráfi co em cerca de 70% do território onde se cultiva a coca na Colômbia.

B) A proposta de anistia aos guerrilheiros e a possibili-dade de as Farc se tornarem um partido político.

C) A entrega das armas pela guerrilha e a garantia de segurança oferecida pelo governo para proteger os ex-combatentes.

D) A reparação às vítimas e a devolução das terras ex-torquidas pela guerrilha.

E) A criação de prisões alternativas e a restrição da li-berdade durante toda a pena aos guerrilheiros con-denados.

Page 29: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 29

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 54

Leia com atenção a citação a seguir:

O jornalista alemão Dirk Kurbjuweit, de Der Spiegel, in-ventou há alguns anos a palavra Wutbürger, que quer dizer “cidadão raivoso”. No dia 25, Jochen Bittner publi-cou no New York Times um interessante ensaio afi rman-do que a raiva que mobiliza, em certas circunstâncias, amplos setores de uma sociedade é um fenômeno de duas faces, uma positiva e outra negativa. Segundo ele, sem esses cidadãos raivosos não teria havido progresso, nem seguridade social, nem salários justos, e estaríamos ainda no tempo das satrapias me-dievais e da escravidão. Mas, ao mesmo tempo, foi a epidemia de raiva social que semeou a França do Terror com decapitados, e, em nossos dias, levou à regressão brutal que o Brexit representa para o Reino Unido, per-mitiu a existência na Alemanha de um partido xenófo-bo, ultranacionalista e antieuropeu – o Alternativa pela Alemanha –, partido que, segundo as pesquisas, tem o apoio de nada menos de 18% do eleitorado. Acrescenta Bittner que o melhor representante nos Estados Unidos do Wutbürger é o desagradável Donald Trump e o sur-preendente apoio com que conta.

(VARGAS LLOSA, Mário. O cidadão raivoso. Estadão Internacional, 30/10/2016. Disponível em: <http://internacional.estadao.com.br/noti-

cias/geral,o-cidadao-raivoso,10000085282>. Acesso em: nov.2016).

Considerando a análise do autor, a “raiva positiva” do cidadão pressupõe que:

A) O princípio de isonomia, a participação política re-presentativa e a busca por justiça social são impedi-tivos da cidadania democrática.

B) O exercício da cidadania deve benefi ciar grupos so-ciais mais favorecidos que se colocam numa posi-ção de superioridade em relação ao coletivo.

C) A cidadania, para ser plena, não pode ser passiva, deve ser um processo ativo e diretamente relacio-nado com a participação dos indivíduos na esfera pública.

D) A cidadania ativa está representada na ação dos grandes líderes políticos, que impõem suas ideolo-gias e lutam pela manutenção de um status quo.

E) A cidadania deve contemplar direitos restritos a de-terminados grupos, que lutam ferozmente por liber-dade econômica e maior igualdade social.

Questão Nº 55

Leia com atenção o trecho abaixo e responda ao que se pede.

Depois da II Guerra Mundial, que devastou dezenas de

países e tomou a vida de milhões de seres humanos,

existia na comunidade internacional um sentimento ge-

neralizado de que era necessário encontrar uma forma

de manter a paz entre os países. Porém, a ideia de criar

a ONU não surgiu de uma hora para outra. Foram ne-

cessários anos de planejamento e dezenas de horas de

discussões antes do surgimento da Organização.

Fonte: https://nacoesunidas.org/conheca/historia/>. Acesso em: 31 out 2016.

O símbolo da Organização das Nações Unidas – ONU tenta transmitir a ideia de uma entidade neutra, que não está centrada em nenhum país. Sendo assim, pode-se afi rmar que a projeção cartográfi ca utilizada na bandeira das Organizações das Nações Unidas é uma:

A) Projeção de Holzel.B) Projeção de Peters.C) Projeção de Mercator.D) Projeção de Mollweide.E) Projeção Azimutal Polar.

Page 30: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

30

3 de dezembro de 2016

Concurso Vestibular - Medicina

Questão Nº 56

“A atmosfera está em constante movimento. O movi-mento atmosférico é a soma de dois principais compo-nentes: o movimento em relação à superfície da Terra e o movimento em conjunto com a Terra. Há quatro prin-cipais fatores que controlam o movimento horizontal do ar próximo à superfície terrestre: força do gradiente de pressão, força de Coriolis, aceleração centrípeta e força de fricção”.

(AYOADE, J.O. Introdução para a Climatologia para os trópicos. Tradução Maria Juraci Zani dos Santos. 5 ed. Rio de Janeiro: Bertrand

Brasil, 1998).

Considerando o texto apresentado e os conhecimentos sobre a circulação atmosférica, assinale a afi rmativa CORRETA.

A) A causa primordial do movimento do ar é o desenvol-vimento e a manutenção de um gradiente de pres-são horizontal, que funciona como a força motivado-ra para o ar se movimentar invariavelmente de áreas de baixa pressão para áreas de maior pressão.

B) Desde que o ar seja obrigado a se mover pela força do gradiente de pressão, ele é imediatamente afe-tado pela força de Coriolis (descrita pelo cientista francês Gaspard de Coriolis), força que se deve uni-camente ao movimento de translação da Terra.

C) Por causa da rotação da Terra, há um aparente des-vio dos objetos que se movem, inclusive do ar, para a direita de sua trajetória de movimentação, no he-misfério Norte, e para esquerda, no hemisfério Sul, se olhado por qualquer observador sobre a superfí-cie da Terra.

D) Próxima à superfície da Terra, a força de fricção aju-da a controlar a velocidade e a direção do vento. A força de fricção se deve à falta de obstáculos que a superfície da Terra oferece ao movimento do ar, que atua a favor do vento e acelera sua velocidade.

E) A aceleração centrípeta pode também ser conside-rada como uma força centrífuga, que opera radial-mente para dentro. Tal força se difere em grandeza, com sinal oposto à aceleração centrípeta. É imensa a grandeza da aceleração centrípeta para os ventos em alta velocidade.

Questão Nº 57

Os Desastres Naturais constituem um tema cada vez mais presente no cotidiano das sociedades, sejam estas residentes ou não em áreas de risco. Ainda que em um primeiro momento, o termo nos leve a associá-lo com terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, ciclones e furacões. Os Desastres Naturais contemplam, também, processos e fenômenos mais localizados tais como des-lizamentos, inundações, subsidências (movimentos da superfície terrestre no sentido da gravidade) e erosão dos solos, que podem ocorrer naturalmente ou induzi-dos pelo homem. Responsáveis por expressivos danos e perdas, de caráter social, econômico e ambiental, os desastres naturais têm tido uma recorrência e impactos cada vez mais intensos, o que os cientistas sugerem já ser resultado das mudanças globais.

Nesse contexto, analise as proposições.

I) Se argumentos como vingança divina ou da natu-reza, ou a imprevisibilidade dos fenômenos foram usados no passado para justifi car a ausência de medidas efi cazes e a continuidade de práticas que conduzem aos desastres, o crescimento das calami-dades não pode mais ser ignorado.

II) Transformação é o traço mais característico do planeta, que, ao longo de sua história, apresentou atmosferas, formatos continentais, paisagens e for-mas de vida distintos dos atuais. Apenas a partir de um estágio recente de sua evolução, surgiram con-dições propícias para a existência do ser humano e demais formas de vida e processos físicos contem-porâneos que, todavia, não serão eternos.

III) Os desastres naturais envolvendo a atmosfera do planeta podem ser divididos em climatológicos e meteorológicos: climatológicos são aqueles que possuem uma curta duração, como uma seca, por exemplo, enquanto os meteorológicos são eventos extremos de temperatura, mas com um maior tempo de duração, como um furacão.

IV) As consequências tanto dos desastres naturais quanto daqueles provocados pela ação antrópica podem durar por muito tempo, como uma região que é afetada por uma inundação, o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração, o vazamento de radiação de um acidente nuclear, ou uma região que sofre com secas, um fenômeno climatológico.

Estão CORRETAS as afi rmações contidas em:

A) I e II, apenasB) II, III e IV, apenasC) III e IV, apenasD) I, II e IV, apenasE) I, II, III e IV

Page 31: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Concurso Vestibular - Medicina 31

3 de dezembro de 2016

Questão Nº 58

Um viajante desloca-se, em linha reta, sobre a superfí-cie da Terra, partindo do ponto P

1 (0°; 2°E) até o ponto

P2 (0°; 2°W), durante o solstício de verão no hemisfério

meridional. O percurso é realizado no intervalo de tem-po de 5 horas. Desprezando-se a curvatura da superfície terrestre e considerando-se que 1° = 111km, são feitas as seguintes considerações sobre a situação proposta:

I) A hora solar verdadeira em P2 está atrasada em 16

minutos relativamente a P1, enquanto a hora legal nos

dois pontos, P1

e P2, é a mesma.

II) Durante todo o percurso, o viajante observou o Sol posicionado à sua direita.

III) O percurso está representado em um mapa de escala 1:44.400.000, onde a distância retilínea entre o ponto de partida e o ponto de chegada é de 1cm.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afi rmação(ões) contida(s) em:

A) I, apenasB) I e II, apenasC) I, e III, apenasD) II e III, apenasE) I, II, III e IV

Questão Nº 59

A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida.O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas, normalmente feitas de silício ou outro ma-terial semicondutor. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, dessa forma gerando eletrici-dade.A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprova-da; sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados ha mais de 30 anos.

Sobre essa importante alternativa à geração de eletricida-de é CORRETO:

A) Trata-se de um recurso à geração de eletricidade dis-ponível, sobretudo, nas regiões de altas latitudes.

B) É classifi cada como fonte não renovável, pois faz uso de um recurso mineral para a produção das células fotovoltaicas.

C) A energia solar fotovoltaica é, juntamente com a hi-dráulica e a eólica, uma importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada em âmbito mundial. Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica.

D) No Brasil, em função do maior desenvolvimento tec-nológico e das condições naturais favoráveis, é a re-gião Sul a que mais se destaca nessa alternativa para geração de eletricidade.

E) O Brasil possui, na atualidade, um dos maiores par-ques geradores de energia elétrica fotovoltaica, ocor-rendo ampla utilização em todo o território nacional.

Questão Nº 60

Conforme se observa no mapa a seguir, o Planalto Central se confi gura como o mais importante divisor de águas fl uviais do país, atuando estrategicamente na distribuição das águas de várias bacias hidrográfi cas nacionais. Inúmeros rios têm suas nascentes nas chapadas do Planalto Central, com cursos que seguem a direção das setas identifi cadas no mapa, contribuindo para a forma-ção e para o abastecimento das seguintes bacias, res-pectivamente:

A) 1 - Amazônica, 2 - do Nordeste, 3 – do Rio Paraguai, 4 – do Paraná.

B) 1 – do Tocantins-Araguaia, 2 – do Xingu, 3 – do São Francisco, 4 – Platina.

C) 1 – do Tocantins, 2 – do São Francisco, 3 – do Rio Doce, 4 – do Rio Grande.

D) 1 – Amazônica, 2 – do Tocantins-Araguaia, 3 – do São Francisco, 4 – Platina.

E) 1 – do Rio Madeira, 2 – do Rio Paraguai, 3 – do Nor-deste, 4 – do Sul.

Page 32: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Rascu

nho

Page 33: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir

Rascu

nho

Page 34: Concurso Vestibular Medicina 3 de dezembro de 2016vestibular.uniube.br/provasGabaritos/arquivos/provas/2016/dezembro.pdf · A raposa adiantou-se e disse: – Acho conveniente ouvir