compra e venda mercantil

1
COMPRA E VENDA MERCANTIL Conceito e Características do contrato de compra e venda mercantil A compra e venda mercantil ocorre quando as partes são empresários (comprador e vendedor). É um contrato consensual, bilateral e oneroso. Esta modalidade de compra e venda, é na maioria das vezes um contrato cível, sujeito ás normas do Código Civil e de legislação especial. Ainda, para se configurar contrato de compra e venda mercantil o comprador não poderá ser o consumidor final. Formatação do contrato de compra e venda Para a constituição da compra e venda mercantil é suficiente o encontro de vontades do comprador e vendedor (consensualismo). A coisa, objeto do contrato poderá ser bem de qualquer espécie, exceto aqueles impossíveis ou inalienáveis. O preço deverá ser pago pelo comprador em dinheiro. Caso contrário, será formado contrato de troca. O preço será ajustável pelas partes (plena liberalidade), em perfeito ajuste com o regime econômico do perfil neoliberal estabelecido pela CF. O pagamento deverá ser previsto em moeda corrente nacional, sendo admitido pagamento de compra e venda em moeda estrangeira quando se tratar de importação e exportação. Assim, se ajustados a coisa e o preço, é celebrado um contrato de compra e venda. A execução do contrato pode , no entanto, estar subordinada ao implemento de uma condição (ex.: condiciona-se a venda à aprovação do comprador quanto a qualidade do bem – chamada de venda a contento; outra possibilidade é a previsão de cláusula de retrovenda). A execução da compra e venda pode ser: imediata – as partes cumprem a obrigação assumidas logo após a conclusão do contrato; diferida – o comprador e vendedor estabelecem uma data futura para o cumprimento das respectivas obrigações (ex.: compra e venda a termo, muito comum nas Bolsas de Valores ou mercadorias); ou continuada – a execução do contrato se desdobra em diversos atos (ex.: contrato de fornecimento ou de assinatura). Responsabilidade das partes. Celebrado o contrato de compra e venda, o comprador assume a obrigação de pagar o preço e o vendedor de transferir o domínio (entregar a coisa – tradição ou transcrição em instrumento público). Caso o comprador não cumpra com suas obrigações, responderá pelo valor devido, além das perdas e danos. Já, se o vendedor não cumpre o dever de entregar a coisa, o comprador somente terá o direito a indenização por perdas e danos (pois a obrigação do vendedor é de caráter pessoal, sendo esta obrigação resolvida em perdas e danos). No que diz respeito à reponsabilidade pelo transporte da mercadoria transacionada, cabe ao vendedor as despesas com a tradição, porém as partes podem pactuar situações diversas, atribuindo ao comprador uma parte ou totalidade das despesas e riscos inerentes ao transporte da mercadoria.

Upload: jonathan-alves

Post on 16-Apr-2015

89 views

Category:

Documents


62 download

DESCRIPTION

Compra e venda Mercantil

TRANSCRIPT

Page 1: Compra e venda Mercantil

COMPRA E VENDA MERCANTILConceito e Características do contrato de compra e venda mercantilA compra e venda mercantil ocorre quando as partes são empresários (comprador e vendedor). É um contrato consensual, bilateral e oneroso.Esta modalidade de compra e venda, é na maioria das vezes um contrato cível, sujeito ás normas do Código Civil e de legislação especial. Ainda, para se configurar contrato de compra e venda mercantil o comprador não poderá ser o consumidor final.

Formatação do contrato de compra e vendaPara a constituição da compra e venda mercantil é suficiente o encontro de vontades do comprador e vendedor (consensualismo).A coisa, objeto do contrato poderá ser bem de qualquer espécie, exceto aqueles impossíveis ou inalienáveis.O preço deverá ser pago pelo comprador em dinheiro. Caso contrário, será formado contrato de troca. O preço será ajustável pelas partes (plena liberalidade), em perfeito ajuste com o regime econômico do perfil neoliberal estabelecido pela CF. O pagamento deverá ser previsto em moeda corrente nacional, sendo admitido pagamento de compra e venda em moeda estrangeira quando se tratar de importação e exportação.Assim, se ajustados a coisa e o preço, é celebrado um contrato de compra e venda. A execução do contrato pode , no entanto, estar subordinada ao implemento de uma condição (ex.: condiciona-se a venda à aprovação do comprador quanto a qualidade do bem – chamada de venda a contento; outra possibilidade é a previsão de cláusula de retrovenda).A execução da compra e venda pode ser: imediata – as partes cumprem a obrigação assumidas logo após a conclusão do contrato; diferida – o comprador e vendedor estabelecem uma data futura para o cumprimento das respectivas obrigações (ex.: compra e venda a termo, muito comum nas Bolsas de Valores ou mercadorias); ou continuada – a execução do contrato se desdobra em diversos atos (ex.: contrato de fornecimento ou de assinatura).

Responsabilidade das partes.Celebrado o contrato de compra e venda, o comprador assume a obrigação de pagar o preço e o vendedor de transferir o domínio (entregar a coisa – tradição ou transcrição em instrumento público).Caso o comprador não cumpra com suas obrigações, responderá pelo valor devido, além das perdas e danos. Já, se o vendedor não cumpre o dever de entregar a coisa, o comprador somente terá o direito a indenização por perdas e danos (pois a obrigação do vendedor é de caráter pessoal, sendo esta obrigação resolvida em perdas e danos).No que diz respeito à reponsabilidade pelo transporte da mercadoria transacionada, cabe ao vendedor as despesas com a tradição, porém as partes podem pactuar situações diversas, atribuindo ao comprador uma parte ou totalidade das despesas e riscos inerentes ao transporte da mercadoria.