componente curricular: sociologia ii filediscutir, sob uma perspectiva sociológica, a construção...

3
Componente Curricular: Sociologia II Curso: Técnico Integrado em Petróleo e Gás Série: 2ª Carga Horária: 67 h.r (80 aulas) Docente: EMENTA O contexto histórico de emergência da sociologia. Natureza e Cultura; Identidade e Cultura: a construção da identificação e as mediações sociais; Indivíduo e sociedade: formação da sociedade capitalista. Alienação e ideologia. Identidade cultural: o pertencimento e a construção das identificações de gênero, raça, etnia e nacionais. Cultura e Etnocentrismo. Raça e Etnicidade. Sexualidade e Gênero. Estrutura e Estratificação social. Instituições sociais: escolar, religiosa e familiar. Formação social e cultural brasileira. Cultura popular e indústria cultural: cultura material e imaterial. Conhecimento popular. Juventude e consumo. OBJETIVOS DE ENSINO Geral Discutir, sob uma perspectiva sociológica, a construção da realidade social enfocando os pilares da relação entre identidade, subjetividade e cultura, a partir da construção de uma visão crítica da sociedade, além de apresentar o instrumental teórico sobre grupos e instituições sociais. Definir os conceitos de estrutura e estratificação social. Abordar e discutir questões relacionadas à formação social e cultural brasileira. Introduzir os conceitos de cultura, indústria cultural, conhecimento e saberes popular. Fomentar o debate sobre questões atuais, tais como juventude e consumo. Específicos Contextualizar, a partir do estudo da história da Sociologia, as principais questões sociológicas, visando desenvolver o raciocínio critico e o conhecimento de si próprio e do mundo; Discutir as diferenças entre natureza e cultura, tratando das especificidades do humano; Discutir a formação social capitalista: sua origem e funcionamento; Debater os conceitos de ideologia e alienação; Permitir a reflexão crítica em torno do preconceito e suas manifestações. Discutir os conceitos de juventude e consumo. Abordar as características e mecanismos de sustentação das instituições sociais e discutir as suas diferenças em relação aos agrupamentos sociais. Abordar criticamente os aspectos da formação social e cultural brasileira; Discutir os conceitos de cultura popular, cultura erudita e indústria cultural, enfatizando as diferenças entre cultura material e imaterial. Conteúdo Programático UNIDADE I Natureza e Cultura: a emergência das ciências sociais O Surgimento das Ciências Sociais O século XVIII e as transformações socioeconômicas, políticas e culturais; A consolidação do capitalismo e a “ciência da sociedade” Relação: Indivíduo e Sociedade, Natureza e Cultura; Identidade e Cultura: a construção da identificação e as mediações sociais. Pensamento social e a emergência do Capitalismo Sociologia moderna e sociedade: O desenvolvimento da Sociologia nos séculos XIX e XX; Os clássicos da Sociologia: Durkheim, Marx e Weber; 100

Upload: vodat

Post on 15-Oct-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Componente Curricular: Sociologia II fileDiscutir, sob uma perspectiva sociológica, a construção da realidade social enfocando ... BERGER, Peter. A construção social da realidade

Componente Curricular: Sociologia IICurso: Técnico Integrado em Petróleo e GásSérie: 2ª Carga Horária: 67 h.r (80 aulas)Docente:

EMENTAO contexto histórico de emergência da sociologia. Natureza e Cultura; Identidade eCultura: a construção da identificação e as mediações sociais; Indivíduo e sociedade:formação da sociedade capitalista. Alienação e ideologia. Identidade cultural: opertencimento e a construção das identificações de gênero, raça, etnia e nacionais.Cultura e Etnocentrismo. Raça e Etnicidade. Sexualidade e Gênero. Estrutura eEstratificação social. Instituições sociais: escolar, religiosa e familiar. Formação sociale cultural brasileira. Cultura popular e indústria cultural: cultura material e imaterial.Conhecimento popular. Juventude e consumo.

OBJETIVOS DE ENSINO

Geral

Discutir, sob uma perspectiva sociológica, a construção da realidade social enfocandoos pilares da relação entre identidade, subjetividade e cultura, a partir da construçãode uma visão crítica da sociedade, além de apresentar o instrumental teórico sobregrupos e instituições sociais. Definir os conceitos de estrutura e estratificação social.Abordar e discutir questões relacionadas à formação social e cultural brasileira.Introduzir os conceitos de cultura, indústria cultural, conhecimento e saberes popular.Fomentar o debate sobre questões atuais, tais como juventude e consumo.

Específicos

Contextualizar, a partir do estudo da história da Sociologia, as principais questõessociológicas, visando desenvolver o raciocínio critico e o conhecimento de sipróprio e do mundo;

Discutir as diferenças entre natureza e cultura, tratando das especificidades dohumano; Discutir a formação social capitalista: sua origem e funcionamento;Debater os conceitos de ideologia e alienação; Permitir a reflexão crítica em tornodo preconceito e suas manifestações. Discutir os conceitos de juventude econsumo. Abordar as características e mecanismos de sustentação dasinstituições sociais e discutir as suas diferenças em relação aos agrupamentossociais. Abordar criticamente os aspectos da formação social e cultural brasileira;Discutir os conceitos de cultura popular, cultura erudita e indústria cultural,enfatizando as diferenças entre cultura material e imaterial.

Conteúdo ProgramáticoUNIDADE I Natureza e Cultura: a emergência das ciências sociais

O Surgimento das Ciências Sociais O século XVIII e as transformações socioeconômicas, políticas e culturais; A consolidação do capitalismo e a “ciência da sociedade” Relação: Indivíduo e Sociedade, Natureza e Cultura; Identidade e Cultura: a construção da identificação e as mediações sociais.

Pensamento social e a emergência do Capitalismo Sociologia moderna e sociedade: O desenvolvimento da Sociologia nos

séculos XIX e XX; Os clássicos da Sociologia: Durkheim, Marx e Weber;

100

Page 2: Componente Curricular: Sociologia II fileDiscutir, sob uma perspectiva sociológica, a construção da realidade social enfocando ... BERGER, Peter. A construção social da realidade

UNIDADE II Indivíduo e sociedade: Alienação e ideologia.

Estudos Culturais: Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica; Escola de Chicago e os estudos urbanos; Cultura e ideologia; Ideologia e classe social; Alienação e ideologia.

Identidade cultural: o pertencimento e a construção da identidade Modernidade x Pós-modernidade As identificações de gênero, raça, etnia e nacionais; Cultura e Etnocentrismo; Raça e Etnicidade; Sexualidade e Teoria de Gênero.

UNIDADE III Cultura e Subjetividades

Cultura material e imaterial; Cultura popular e cultura erudita; Indústria cultural.

Agrupamento, estrutura e instituições sociais. Agrupamentos sociais; Estrutura e estratificação social; Instituições sociais; Educação e escola. Juventude: cidadania, mercado de trabalho e consumo;

UNIDADE IV Formação e História da Sociologia no Brasil

A formação Sociológica nacional: primeiras interpretações sobre asociedade e seus problemas socioculturais;

A sociologia Pré-Institucional ou de Autores: Caio Prado Jr, Sergio B. deHolanda e Gilberto Freire. Sergio B. de Holanda, Guerreiro Ramos ;

A desigualdade social no Brasil.Metodologia de Ensino

Como procedimentos de aprendizagem serão utilizados: aulas expositivas edialógicas, grupos de discussão, leituras dirigidas, apresentação de filmes oudocumentários e organização de seminários.

Avaliação do Processo de Ensino e AprendizagemPara avaliação da aprendizagem serão utilizados prova escrita, atividade extraclasse;Leitura e discussão de textos; Participação em aula; Relatórios; Seminários; Trabalhosindividuais; Trabalho em grupo; Resultado dos exercícios propostos.Os trabalhos escritos, análises de filmes e a participação nos debates serãoobservados e realizados no decorrer de todo o semestre e o seminário seráorganizado durante as últimas unidades.

Recursos NecessáriosQuadro branco; data show; livros didáticos; apostilas; aparelhos de DVD e de som.

101

Page 3: Componente Curricular: Sociologia II fileDiscutir, sob uma perspectiva sociológica, a construção da realidade social enfocando ... BERGER, Peter. A construção social da realidade

BibliografiaBásica

BERGER, Peter. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1974

BOTTOMORE, T.D. Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.CASTRO, Ana Maria e DIAS, Edmundo Fernandes. Introdução ao pensamentosociológico. Rio de Janeiro: Eldorado tijuca, 1981.DEMO, Pedro. Sociologia. Uma Introdução Crítica. São Paulo: Atlas, 1983.TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 1ª ed. São Paulo: Atual,2007.

Complementar

COUTINHO. Carlos Nelson. Cultura e Sociedade no Brasil: ensaios sobre idéias eformas. Rio de Janeiro: PD&A, 2000.DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologiado consumo. Ed. UFRJ: Rio de Janeiro, 2006.LACEY, H. Valores e Atividade Científica, São Paulo: Discurso Editorial, 1998. LAKATOS, I. 'O Falseamento e a Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica,in Lakatos, I. &Musgrave, A. : A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento, SãoPaulo: Cultrix, 1979. MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittegenstein.2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.__________, D. Filosofia, linguagem e comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 2000.__________. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio deJaneiro: Jorge Zahar, 1997.MARTINS, Carlos Benedito. O Que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2007.REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média.São Paulo: Paulus, 1990. (3 volumes)ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: ed. Brasiliense, 1994.

102