competência e performance - aula 04

12
1 AULA 04 GUIA DE ESTUDOS COMPETÊNCIA E PERFORMANCE AULA 04

Upload: cead-virtual-materiais

Post on 23-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Competência e Performance - aula 04

TRANSCRIPT

1AULA 04

GUIA DE ESTUDOSCOMPETÊNCIA E PERFORMANCEAULA 04

2GUIA DE ESTUDOS - COMPETÊNCIA E PERFORMANCE

ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO

DE AMBIENTE PARA O

DESENVOLVIMENTO DE NOVAS

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Traçando um breve panorama sobre como se deu, ao longo do tempo, a adoção do modelo de gestão por competências, depois do abandono dos modelos taylorista e fordista, os autores Gabriela Gonçalves Silveira Fiates e José Eduardo Azevedo Fiates apresentam em seu artigo um estudo de caso. Nele podemos observar a implementação e o desenvolvimento deste modelo em um instituto de pesquisa e desenvolvimento. Nas páginas 3 à 6 desse artigo vemos como o contexto e o ambiente estão relacionados com as competências dos colaboradores.

Em grande parte, a competência depende do ambiente. Se uma pessoa muda-se para um novo ambiente de trabalho, ela perde competência – a menos que haja uma estreita semelhança entre as organizações. Ou seja, a competência é uma qualidade desenvolvida pelo sujeito em determinado contexto, de acordo com as relações sociais (da competência) estabelecidas. A competência profissional está diretamente relacionada a uma dada realidade social, a uma atividade que pressupõe uma perfeita localização no tempo e no espaço. O que é competência em um determinado contexto organizacional, pode não vir a ser em outro. Isso porque o indivíduo só é percebido como “competente” quando pode contribuir de maneira significativa para as competências essenciais da organização. (FIATES & FIATES, 2004)

Leia o trabalho completo que está

disponível em:

http://migre.me/qRld3

3AULA 04

LIDERANÇA E COMPETÊNCIA

Na monografia de Sandra Oliveira Demitrov, encontramos algumas definições para o que é liderar e quais comportamentos e quais traços de personalidade são (ou foram) associados a imagem do líder por autores como Bothwell (1991) e Chiavenato (1999). Além disso, e entre outras coisas, a autora nos apresenta uma definição bastante interessante de liderança segundo Estanqueiro (1992). Veja qual é essa definição e outras características associadas a liderança, além de uma breve apresentação das teorias sobre estilos de liderança, no capítulo I desta obra que está disponível no seguinte link:

O líder pode ser caracterizado como aquele que une pessoas e as faz sonhar, planejar e alcançar metas juntas. Liderar é orientar e influenciar pessoas por um objetivo comum a todas elas. O líder não copia modelos prontos, imitando outros líderes, por exemplo, mas se inspira na forma como os outros lideram e então aplica o que aprendeu para alcançar objetivos. Vamos ler o texto de Armando Ribeiro:

Em seu texto, Floriano Serra Júnior, nos apresenta o que chama de Liderança Efetiva a partir do conceito de Liderança Servidora (Servant Leadership). O conceito de Liderança Servidora é, na verdade, de Robert K. Greenleaf e nasceu na década de 1970, mas se popularizou no Brasil após o lançamento de “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter e atualmente influencia muitas empresas na sua maneira de liderar e de gerir pessoas. Serra Júnior chama de efetiva a liderança que é capaz de mobilizar as pessoas para atingir resultados e que é capaz de se estabelecer como permanente ao longo do tempo. Leia o texto completo em:

É interessante termos em mente algumas características comuns aos perfis dos líderes. Juliane Yamaoka, em seu artigo para o site da revista Exame, lista 10 características para um líder de sucesso. Entre elas encontramos algumas como assumir responsabilidades, lidera

http://migre.me/qRl8U

http://migre.me/qRl9l

http://migre.me/qRl8b

4GUIA DE ESTUDOS - COMPETÊNCIA E PERFORMANCE

http://migre.me/qO1H4

http://migre.me/qRlhj

http://migre.me/qRlhS

http://migre.me/qRli8

http://migre.me/qRlir

pelo exemplo e ser capaz de reconhecer as limitações pessoais de seus liderados. O artigo se encontra no seguinte endereço:

Depois de ter visto as características do perfil do líder, vejamos agora alguns estilos de liderança e as diversas teorias que estudam, descrevem e nomeiam esses estilos a partir das atitudes e comportamentos dos líderes. Vamos ler o item número 2 da monografia de Mayara Dayane Marques, que trata desses estilos (autocrático, democrático e liberal e/ou laissez-faire, por exemplo) principalmente a partir da leitura que a autora faz de determinados teóricos que tratam desse tema.

Sobre o que chamamos de Teoria de Liderança Situacional, ou Modelo de Efetividade do Líder ou ainda Teoria do Ciclo de Vida, vamos ler nos itens 4 e 5 (páginas 235 à 241) o artigo de Regina Cleide Figueiredo Teixeira, Ivandi Silva Teixeira e Patrícia Silva Tavares. Nesse trabalho vamos ver o “líder situacional” como alguém que muda de estilo de liderança de acordo com as pessoas que lidera ou com as situações que são rotineiras. Além disso vamos perceber como a relação chefe-subordinado é afetada pela liderança situacional, vamos ver o conceito e os graus de maturidade dos subordinados, os comportamentos, estilos e mutabilidade de estilos do líder.

No texto de Madalena Carvalho, vemos uma lista das competências que a autora nos apresenta como fundamentais para um “líder maior”. Acima de tudo percebemos que autora nos apresenta um perfil de líder ligado a valores humanos bastante nobres.

Marco Antonio Lampoglia faz uma diferenciação entre os termos chefe e líder bastante interessante ao tema que estamos tratando. Em seu texto ele nos mostra que ser um líder de excelência está ligado a prática e ao comprometimento e também nos apresenta o bom líder como aquele que forma novos líderes. O texto está em:

5AULA 04

Para concluirmos nossas leituras, vamos ao texto de Fábio Violin que lista oito pontos que são questionáveis em uma liderança e foram apontados através de uma pesquisa com mais de mil pessoas, um deles é, por exemplo, um ambiente de trabalho com competitividade negativa. Leia o texto completo:

http://migre.me/qRliP

6GUIA DE ESTUDOS - COMPETÊNCIA E PERFORMANCE

OUTRAS INDICAÇÕES Complementando a leitura indicada no primeiro assunto desta aula, sugerimos agora como leitura complementar o artigo de Maria Cristina Canovas de Moura e Cláudia Cristina Bitencourt. Em seu artigo, as autoras nos apresentam um estudo de caso que analisa como se dá a articulação entre a estratégia e o desenvolvimento de competências gerencias e como surge dessa articulação a aprendizagem organizacional em uma determinada empresa prestadora de serviços.

No assunto número 2, passamos algumas vezes pelo conceito de liderança servidora. Indicamos aqui a leitura opcional, mas bastante enriquecedora, dos livros “O Monge e o Executivo”, “De Volta ao Mosteiro” e “Como se Tornar um Líder Servidor”, todos do autor James C. Hunter.

Sinopse de “O Monge e o Executivo”:

“Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. ‘O Monge e o Executivo’ é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor”

Sinopse de “De Volta ao Mosteiro”:

“Em ‘De Volta ao Mosteiro’, Hunter retoma a história do monge e do executivo dois anos depois do retiro onde se conheceram. Eles se reúnem com os outros cinco participantes do primeiro seminário em busca de uma compreensão mais profunda sobre a formação de grandes líderes. O reencontro traz à tona uma dura constatação: só um dos integrantes do retiro anterior conseguiu colocar em prática os poderosos princípios aprendidos. Enquanto revela as razões para isso,

http://migre.me/qRmCJ

7AULA 04

Hunter nos convida a refletir sobre nosso comportamento. Será que estamos agindo como verdadeiros líderes em casa, no trabalho e com os amigos? Com novas percepções a respeito de como as pessoas podem vencer suas barreiras internas e fazer mudanças significativas em suas vidas, este livro ensina os passos necessários para o desenvolvimento das habilidades de liderança. Além disso, aborda um tema rico e ainda pouco explorado: a construção de comunidades de alto desempenho. Da cultura de excelência ao trabalho de equipe, do comprometimento ao companheirismo, da importância dos relacionamentos ao crescimento pessoal, James C. Hunter nos brinda mais uma vez com um livro transformador, capaz de nos tornar pessoas melhores e de melhorar a vida das pessoas à nossa volta.”

Descrição de “Como se Tornar um Líder Servidor”:

“Com 700 mil exemplares vendidos, O Monge e o Executivo se tornou um dos mais influentes livros sobre liderança já publicados no Brasil, disseminando conceitos inovadores que estão sendo debatidos e adotados por empresas, universidades, escolas, famílias e indivíduos em todo o país. O novo livro de James C. Hunter, ‘Como se Tornar um Líder Servidor’, tem dois objetivos: o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho.”

8GUIA DE ESTUDOS - COMPETÊNCIA E PERFORMANCE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASANOME, C, R. Liderança sem seguidores, um novo paradigma. Tese de

Doutorado. UFSC – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. 2001.

BERGAMINI, C.W. Liderança – Administração do Sentido, Atlas, 1994.

SCHEIN, E. H. Psicologia Organizacional, 3° Edição, 2001.

BECKHARD, Richard, GOLDSMITH, Marshall e HESSELBEIN, Frances; O Líder do Futuro – Visões, Estratégias e Práticas para uma Nova Era; Editora Futura; São Paulo 1996.

CARVALHO, Madalena. Competências de um líder maior. 03/2012. Simples Soluções. Disponível em: <http://www.simplessolucoes.com.br/blog/2012/03/competencias-de-um-lider-maior-por-madalena-carvalho/>. Acesso em: 14/07/2015.

CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas: o passo decisivo para Administração Participativa. São Paulo: Makron Books, 1994.

CHIAVENATO, Idalberto Administração de Recursos Humanos São Paulo 2001.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas Rio de Janeiro 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações Rio de Janeiro 2003.

DAVIS E NEWSTROM. Comportamento Humano No Trabalho. São Paulo 1999.

9AULA 04

DEMITROV, Sandra O. A liderança no contexto escolar. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, Diretoria de Projetos Especiais, Projeto A Vez do Mestre, 2004. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/monopdf/1/SANDRA%20OLIVEIRA%20DEMITROV.pdf>. Acesso em: 15/07/2015.

FIATES, Gabriela G. S.; FIATES, José Eduardo A. Gestão do conhecimento em organizações: o desenvolvimento e implementação de um modelo de gestão de competências em um instituto de pesquisa e desenvolvimento. São Paulo: VII SemeAd, FEA – USP, 2004. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Conhecimento/GC03-_Gest%E3o_do_Conhecimento_em_Organiza%E7%F5es.PDF>. Acesso em: 15/07/2015.

FRANCO, Dermeval. As Pessoas em Primeiro Lugar. Como promover o alinhamento de Pessoas Desempenho e Resultado em Tempos Turbulentos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

GUBMAN, Edward Talento: Desenvolvimento de pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários Rio de Janeiro 2003.

HERSEY, P. e BLANCHARD, K. H.; Psicologia para Administradores: A Teoria e as Técnicas da Liderança Situacional; E.P.U.; São Paulo: 1986.

HUNTER, James C. Como Se Tornar um Líder Servidor: os princípios de liderança de o monge e o executivo. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2006.

HUNTER, James C. De Volta ao Mosteiro: o monge e o executivo falam de liderança e trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2014.

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2004.

10GUIA DE ESTUDOS - COMPETÊNCIA E PERFORMANCE

LAMPOGLIA, Marco Antonio. Transformar o chefe em um líder é muito difícil, mas vale a pena! Active: Educação e Desenvolvimento. Disponível em: <http://www.activetreinamento.com.br/publi11.php>. Acesso em: 15/07/2015.

LUZ, Ricardo. Clima Organizacional. Rio de Janeiro; Qualitymark, 1995.

LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro. Qualitymark,2003.

MARQUES, Mayara Dayane. Liderança: A importância de um líder dentro de uma organização. Silvianópolis: Centro Universitário Do Sul De Minas - Unis/Mg Administração, 2010. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos3/lideranca-importancia-lider-dentro-organizacao/lideranca-importancia-lider-dentro-organizacao.shtml >. Acesso em: 15/07/2015.

MORGIRA, D. A Potencialização do Capital Humano São Paulo 2000.

MOSCOVICI, Fela.Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. Rio de Janeiro, José Olympio. 1997.

MOURA, Maria Cristina C. de; BITENCOURT, Claudia Cristina. A articulação entre estratégia e o desenvolvimento de competências gerenciais. RAE electron. vol.5, n° 1, São Paulo Jan/Jun 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-56482006000100003&script=sci_arttext>. Acesso em: 15/07/2015.

PARKER G.M. (1995). O Poder das Equipes: um guia prático para implementar equipes interfuncionais de alto desempenho. Tradução de Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho. – Rio de Janeiro: Campus, 1995.

RIBEIRO, Armando. A magia da liderança. Portal CMC, Comunicação & Comportamento. Disponível em: <http://www.portalcmc.com.br/lid_art20.htm>. Acesso em:15/07/2015.

11AULA 04

SERRA JÚNIOR, Floriano. A liderança efetiva. Disponível em: <http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo319.shtml>. Acesso em: 15/07/2015.

TEIXEIRA, Regina Cleide F.; TEIXEIRA, Ivandi S. TAVARES, Patrícia S. A relação causal entre a liderança situacional e a criatividade do gestor nas empresas. Resende: II SEGeT, 2005. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/313_lidercriativo.pdf >. Acesso em: 15/07/2015.

TOURINHO, N. Chefia, Liderança e Relações Humanas. Belém: Fiepa, 1981.

VIOLIN, Fábio. Liderança na berlinda. Disponível em: <http://www.guialog.com.br/Y621.htm>. Acesso em: 15/07/2015.

WOOD, Thomaz Jr. (coord.). Mudança Organizacional; Editora Atlas; 2000; São Paulo.

YAMAOKA, Juliane. As 10 características fundamentais de um líder de sucesso. 10/03/2015. Exame.com. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/noticias/as-10-caracteristicas-fundamentais-de-um-lider-de-sucesso >. Acesso em: 15/07/2015.

12GUIA DE ESTUDOS - COMPETÊNCIA E PERFORMANCE