como ler a bíblia em 2015

3
Quando se trata de leitura diária (ou não tão diária assim), o primeiro dia de janeiro pode ser bem vindo. Um novo ano sinaliza um novo começo. Você é motivado a se comprometer novamente com o que você sabe que é de importância indispensável: a Palavra de Deus. Ainda assim, essa não é a primeira vez que você se sentiu assim. Você alimentava pensamentos semelhantes 365 dias atrás; e 365 dias antes disso. Então como 2015 será diferente? O que, em nome de Deus, o impedirá de se arrastar em abril este ano quando o poder de ficar em pé geralmente já desapareceu em abris passados? De um peregrino tropeçante para o outro, eis cinco sugestões do que não fazer em 2015. 1. Não extrapole “Mire na lua. Mesmo se você errar, você pousará entre as estrelas!” Essa frase de parachoque de caminhão é um péssimo conselho para a maioria das situações, e não é diferente com planos de leitura bíblica. Se você disparar e errar a “lua” de seis capítulos por dia, você simplesmente não pousará entre as “estrelas” de três capítulos. Você só ficará perdido no espaço. É melhor ler um capítulo por dia todos os dias, do que quatro por dia de vez em quando. Além disso, nunca é demais enfatizar o valor da meditação. Meditação não é um devaneio espiritualizado; é a reflexão fixada na revelação. Leia menos, se necessário, para meditar mais. É fácil encontrar uma torrente da verdade de Deus, mas sem absorção — e aplicação — pouco lhe aproveitará a experiência. Como Thomas White disse certa vez: “É melhor ouvir apenas um sermão e meditar nele, do que ouvir dois sermões e não meditar em nenhum”. Penso que esse seja um conselho muito sábio também para a leitura bíblica. 2. Não faça sozinho Quando se trata de consistência de leitura bíblica, uma mentalidade de esporte individual pode ser letal. Certamente é por isso que muitos perdem o gás; eles sentem como se estivessem correndo sozinhos. Assim, para prevenir os perigos do isolamento, convide um ou dois outros para unirse a você em 2015. Defina objetivos, crie um compromisso e considerem uns aos outros responsáveis. Transforme a sua leitura bíblica pessoal em um trabalho de equipe, um projeto comunitário. Um devocional diário também pode funcionar como um útil companheiro e guia. O livro de D.A. Carson For the Love of God (Volume 1 e Volume 2) e o de Nancy GuthrieDiscovering Jesus in the Old Testament são duas excelentes opções.[1]

Upload: ronis-braga

Post on 16-Feb-2016

1 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ler a bíblia

TRANSCRIPT

Page 1: Como Ler a Bíblia Em 2015

Quando se trata de leitura diária (ou não tão diária assim), o primeiro dia dejaneiro pode ser bem vindo. Um novo ano sinaliza um novo começo. Você émotivado a se comprometer novamente com o que você sabe que é deimportância indispensável: a Palavra de Deus. Ainda assim, essa não é a primeiravez que você se sentiu assim. Você alimentava pensamentos semelhantes 365dias atrás; e 365 dias antes disso. Então como 2015 será diferente? O que, emnome de Deus, o impedirá de se arrastar em abril este ano quando o poder deficar em pé geralmente já desapareceu em abris passados? De um peregrinotropeçante para o outro, eis cinco sugestões do que não fazer em 2015.

1. Não extrapole“Mire na lua. Mesmo se você errar, você pousará entre as estrelas!”

Essa frase de para­choque de caminhão é um péssimo conselho para a maioriadas situações, e não é diferente com planos de leitura bíblica. Se você disparar eerrar a “lua” de seis capítulos por dia, você simplesmente não pousará entre as“estrelas” de três capítulos. Você só ficará perdido no espaço. É melhor ler umcapítulo por dia todos os dias, do que quatro por dia de vez em quando. Alémdisso, nunca é demais enfatizar o valor da meditação. Meditação não é umdevaneio espiritualizado; é a reflexão fixada na revelação. Leia menos, senecessário, para meditar mais. É fácil encontrar uma torrente da verdade deDeus, mas sem absorção — e aplicação — pouco lhe aproveitará a experiência.Como Thomas White disse certa vez: “É melhor ouvir apenas um sermão emeditar nele, do que ouvir dois sermões e não meditar em nenhum”. Penso queesse seja um conselho muito sábio também para a leitura bíblica.

2. Não faça sozinhoQuando se trata de consistência de leitura bíblica, uma mentalidade de esporteindividual pode ser letal. Certamente é por isso que muitos perdem o gás; elessentem como se estivessem correndo sozinhos. Assim, para prevenir os perigosdo isolamento, convide um ou dois outros para unir­se a você em 2015. Definaobjetivos, crie um compromisso e considerem uns aos outros responsáveis.Transforme a sua leitura bíblica pessoal em um trabalho de equipe, um projetocomunitário. Um devocional diário também pode funcionar como um útilcompanheiro e guia. O livro de D.A. Carson For the Love of God (Volume 1 eVolume 2) e o de Nancy GuthrieDiscovering Jesus in the Old Testament são duasexcelentes opções.[1]

Page 2: Como Ler a Bíblia Em 2015

3. Não faça quando derToda manhã acordamos para um novo dilúvio de informações. Ouvi dizer queagora alcançamos o ponto em que uma edição mediana de semana do The NewYork Times contém mais informação do que Jonathan Edwards encontrou emtoda a sua vida. Não sei se isso é verdade, mas certamente me faz pensar.

Assim, é imperativo definir uma hora específica diária para ficar sozinho comDeus. Ainda que seja alguns modestos minutos, proteja­os com a sua vida.Explique o seu objetivo para as pessoas mais próximas e convide­as a ajudar. Docontrário, a tirania do urgente continuará a levantar sua insaciável cabeça. O queé urgente rapidamente substituirá o que é importante, e o que é bom suplantará oque é melhor. Se o seu plano básico é ler a Bíblia quando der, as chances são deque você nunca a lerá. E se você não controlar a sua agenda, a sua agendacontrolará você. Isso aconteceu comigo mais vezes do que eu gostaria de admitir.

4. Não viva como se Paulo tivessementidoVocê sabia que Levítico, Crônicas e Obadias foram escritos para encorajar você?Bom, era nisso que Paulo acreditava:

Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que,pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. (Romanos15.4; cf. 1 Coríntios 9.10; 10.6, 11; 2 Timóteo 3.16)

Que palavra impressionante! Paulo ousa afirmar que a totalidade do AntigoTestamento é para você — para instruir você, encorajar você, ajudar você asuportar e encher o seu coração de esperança. Poucos de vocês concluirão quePaulo está simplesmente enganado aqui. Bons evangélicos, afinal, ficam felizesem acreditar na palavra dos inspirados apóstolos. Mas a nossa abordagem àsnossas Bíblias conta diz o contrário? Nós agimos como se Números, Reis ouNaum tivessem o poder de encher nossas vidas de auxílio e esperança?

Sempre que você abre a sua Bíblia, trabalhe para crer que Deus tem algo a dizerpara você. O que quer que eu encontre na sua Palavra, foi escrito tendo você emvista, seu querido filho. Então busque as graças de Deus nas passagens daEscritura este ano. Força para o presente e resplandecente esperança para ofuturo aguardam em todo canto.

Page 3: Como Ler a Bíblia Em 2015

5. Não transforme um meio de graça emmeio de méritoO amor de seu Pai não cresce ou diminui de acordo com os seus momentos. Sevocê está unido a Jesus pela fé, o veredito já foi anunciado e não cabe maisrecurso. Você é aceito e recebido como o próprio Filho. Ponto! Para ter certeza,você desejará ouvir e seguir a sua voz, se você realmente é uma de suas ovelhas(João 10.1­30; cf. 8.47; 18.37). Isso não acontece sempre e não aconteceperfeitamente, é claro, mas com sinceridade e de modo crescente.

Portanto, conforme mais um ano começa, comprometa­se novamente a se tornarum homem ou uma mulher da Palavra. Não extrapole, não faça sozinho, não façaquando der, não viva como se Paulo tivesse mentido, nem trate meio de graçacomo meio de mérito. A sua Bíblia é um dos principais presentes de Deus paravocê em 2015.

Abra, leia, rumine e obedeça. Que você seja transformado à imagem do Reiencarnado, e que ele somente receba a aclamação.

[1] N.E.: Em português, recomendaríamos os devocionais de C.H. Spurgeon(Leituras Diárias – V. 1 e 2) e Promessas Preciosas, de John Piper (Penetradopela Palavra, Provai e Vede e outros) e de J.C. Ryle (Meditações nosEvangelhos).

Por: Matt Smethurst. © 2014 The Southern Baptist TheologicalSeminary. Original: How not to read the Bible in 2015.

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. ©2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados.Website: MinisterioFiel.com.br. Original:Como ler a Bíblia em 2015.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir edistribuir este material em qualquer formato, desde que informe oautor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original enão o utilize para fins comerciais.