como funcionam os métodos de alfabetização

21
COMO FUNCIONAM OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO Christianne González Visvanathan Universidade Federal da Bahia

Upload: roxana-alhadas

Post on 18-Nov-2014

2.020 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Como funcionam os métodos de alfabetização

COMO FUNCIONAM OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Christianne González VisvanathanUniversidade Federal da Bahia

Page 2: Como funcionam os métodos de alfabetização

Introdução:• Ao pensar no melhor método para melhorar a

educação brasileira, chega-se à conclusão nas últimas décadas, de que a melhor perspectiva é o ponto de vista do aluno e não da escola ou dos pais.

- Como o aluno aprende e não como o professor ensina.

Page 3: Como funcionam os métodos de alfabetização

Métodos Sintéticos:Estes método estabelece uma

correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito.

O aprendizado se dá letra por letra, sílaba por sílaba e palavra por palavra.

•Método Alfabético

•Método Fônico

•Método Silábico

Page 4: Como funcionam os métodos de alfabetização

Método Alfabético:

É dos mais antigos, também conhecido como soletração, tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois, todas as suas combinações silábicas e, em seguida, as palavras. A partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias.

Page 5: Como funcionam os métodos de alfabetização

• Por este processo, a criança vai soletrando as sílabas até decodificar a palavra. Por exemplo, a palavra casa soletra-se assim c, a, ca, s, a, sa, casa. O método Alfabético permite a utilização de cartilhas.

As principais críticas a este método estão relacionadas à repetição dos exercícios, o que o tornaria tedioso para as crianças, além de não respeitar os conhecimentos adquiridos pelos alunos antes de eles ingressarem na escola.

Page 6: Como funcionam os métodos de alfabetização

Método Fônico:• O método parte do som das letras, unindo o som da

consoante ao som da vogal, pronunciando a sílaba formada.

• O método é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica, ou seja, as relações entre sons e letras devem ser feitas através do planejamento de atividades lúdicas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.

Page 7: Como funcionam os métodos de alfabetização

• O método fônico nasceu como uma crítica ao método da soletração ou alfabético. Primeiro são ensinadas as formas e os sons das vogais. Depois são ensinadas as consoantes, sendo, aos poucos, estabelecidas relações mais complexas. Cada letra é aprendida como um fonema que, juntamente com outro, forma sílabas e palavras. São ensinadas primeiro as sílabas mais simples e depois as mais complexas.

Page 8: Como funcionam os métodos de alfabetização

• Um exemplo deste método é o professor que escreve uma letra no quadro e apresenta imagens de objetos que comecem com esta letra. Em seguida, escreve várias palavras no quadro e pede para os alunos apontarem a letra inicialmente apresentada. A partir do conhecimento já adquirido, o aluno pode apresentar outras palavras com esta letra.

Page 9: Como funcionam os métodos de alfabetização

• A maior crítica a este método é que não serve para trabalhar com as muitas exceções da língua portuguesa. Por exemplo, como explicar que cassa e caça têm a mesma pronúncia e se escrevem de maneira diferente?

Page 10: Como funcionam os métodos de alfabetização

Método Silábico

• Silabação, o estudante aprende primeiro as sílabas, vindo posteriormente a sua leitura com compreensão.

• Há utilização de cartilhas para orientar alunos e professores no aprendizado, apresentando um fonema e um grafema por vez, evitando confusões auditivas e visuais.

Page 11: Como funcionam os métodos de alfabetização

• Uma crítica aos métodos sintéticos é que eles são repetitivos e mecânicos, a criança não age com autonomia, ela apenas repete ações fora de sua realidade.

Page 12: Como funcionam os métodos de alfabetização

• Pode-se concluir então que neste conjunto de métodos sintéticos o objeto que se ensina é o sistema alfabético/ortográfico de escrita, com sua lógica de representação, de organização e combinatórias, etc.

• Encontraremos lógicas e possibilidades interessantes em cada uma das tendências, dependendo da especificidade do que se ensina. Em certos casos a sílaba é a melhor unidade para o ensino, em outros a análise do fonema pode ajudar a estabelecer algumas distinções entre palavras quando a relação do fonema com a fala é mais direta. Não se pode esquecer também de uma outra lógica, a pedagógica, encontrada quando pesquisamos as estratégias pensadas para provocar interesse ou motivação, para controlar o aprendizado, para utilizar determinados materiais.

Page 13: Como funcionam os métodos de alfabetização

Métodos Analíticos:• É um método que defende que a leitura é

global e audiovisual.• Os seguidores deste método começam a

trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividí-las em partes menores.

•Palavração•Setenciação •Global

Page 14: Como funcionam os métodos de alfabetização

• Os analíticos partem do todo para as partes e procuram romper radicalmente com o princípio da decifração. Buscando atuar na compreensão.

Page 15: Como funcionam os métodos de alfabetização

Palavração• Na palavração, as palavras são apresentadas em

agrupamentos e os alunos aprendem a reconhecê-las pela visualização e pela configuração gráfica.

• Em suas aplicações, as figuras podem acompanhar as palavras, no início do processo, e sua repetição garante a memorização. Ao mesmo tempo em que são incentivadas estratégias de leitura inteligente, a atenção do aluno pode ser dirigida a detalhes da palavra como letras, sílabas e sons. Essas duas estratégias reunidas garantiriam o enfrentamento de textos novos.

Page 16: Como funcionam os métodos de alfabetização

Setenciação• Neste método a unidade inicial do aprendizado é a

frase, que depois é dividida em palavras.• o ponto de partida são atividades de expressão

oral das crianças, cujos enunciados são simplificados em orações simples e escritos em faixas de distintos tamanhos, exibidas na sala de aula para que as crianças possam ilustrá-las, conservando-as numa certa ordem. Essas frases podem depois ser consultadas para que as crianças encontrem nelas novas palavras e combinações.

Page 17: Como funcionam os métodos de alfabetização

GLOBAL• Conto e história• Nesse método, a unidade tomada como ponto de

partida é o texto.• Tomando como foco o sentido, o professor

encaminhava o processo utilizando-se, por um período, de textos completos das várias lições seguidas. Somente após esse convívio maior com o texto é que viria uma forma de decomposição, mas com o cuidado de fragmentar o texto em parcelas maiores como primeiro a sentença e depois a palavra.

Page 18: Como funcionam os métodos de alfabetização

• O princípio do método analítico é a leitura, do ponto de vista conceitual e fisiológico. Nesta teoria, os olhos se movimentariam aos saltos e não em pequenas pausas ou sinais gráficos e a leitura se daria em torno de idéias e não símbolos gráficos. Nestes métodos também se apresenta uma preocupação com os aspectos semânticos, uma vez que o universo infantil é tomado como foco para a produção dos textos e para a escolha dos temas.

• De maneira, geral, pode-se dizer também que o sentido privilegiado nos métodos analíticos é a visão e que os principais exercícios envolvidos neste método voltam-se para o reconhecimento de palavras sem que se passe por uma leitura labial. Neles é muito incentivada a leitura silenciosa e a cópia e, embora se fizesse leitura oral dos cartazes no desenvolvimento das lições, era destinado um tempo maior para cópias.

Page 19: Como funcionam os métodos de alfabetização

Os PCN´s e o método construtivista

• Os PCN´s propõem um currículo baseado no domínio das competências básicas e que esteja em consonância com diversos contextos de vida dos alunos.

• O que significa que o aluno deve saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir...

Page 20: Como funcionam os métodos de alfabetização

• Eles defendem a linha construtivista como método de alfabetização, ela defende que a escola deve valorizar o conhecimento que a criança tem antes de ir para a escola.

• São contra a elaboração de um material único para ser aplicado a todas as crianças, como as cartilhas, e rejeitam a prioridade do processo fônico.