como explicar hebreus 6.4 para um arminiano? carta à emerson maia (calvinista)

5

Upload: diego-montenegro

Post on 10-Aug-2015

128 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Uma carta para ajudar o meu caríssimo Irmão Emerson Maia a expor Hebreus 6 a um irmão arminiano que vê nesse texto a porta para alegar-se que pode-se perder a salvação.

TRANSCRIPT

Page 1: Como explicar Hebreus 6.4 para um arminiano? Carta à Emerson Maia (calvinista)
Page 2: Como explicar Hebreus 6.4 para um arminiano? Carta à Emerson Maia (calvinista)

Como Explicar Hebreus 6;4 para um arminiano¿ Uma breve carta ao Irmão Emerson Mais.

Uma perspectiva Sobre a Aparente possibilidade de perda da salvação.

Saudações irmão Emerson! A graça e a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo esteja contigo, amado! Segue aqui uma tese básica que fiz, de como eu responderia a um arminiano sobre o texto de Hb 6;4. Espero que seja de alguma ajuda. Que o nosso Deus nos ajude com graça e luz a sempre lutar pela conservação da sã Doutrina! Amém!

Irmão, antes de tudo tomei a liberdade de fazer a minha tese não só sob Hb 6;4, mas todo o capítulo 6, e até outros textos, pois como veremos mais para frente, o contexto nos ajuda muito a entender o texto"

“Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.” Hebreus 6:4-6

1. Este texto tem sim um impacto forte lido a luz de outros textos que falam sobre predestinação e a soberana vocação, e tem de fato, em alguma medida enfatizado em si a questão da responsabilidade humana no que diz a respeito a salvação e “manutenção” dessa salvação e acima de tudo a "perda" dessa salvação. Porém temos de entender que toda essa seção é -em síntese - uma exortação AOS IRMÃOS. (v9)

2. O melhor jeito de conseguir um equilíbrio teológico neste texto é lendo e interpretando a luz do seu contexto (como deveria ser feito em toda e qualquer passagem das escrituras Sagradas). Vejamos alguns pontos; a) Como vimos; hebreus é uma carta - em síntese - de exortação, aos Cristãos Hebreus pois o autor notava em meio a esses irmãos uma vagarosidade no progresso da fé (cf.5;11-14). b) Fica evidente que o autor discrimina em toda a carta aos hebreus que a culpa de esses irmãos estarem "encalhados" e "atrasados" na fé à RELIGIOSIDADE, e o apego excessivo a ritos mortos e tudo isso divorciado dos preceitos e mandamentos deixados por Cristo. (cf Hb 7) c) Checamos ao capítulo 6 com o autor exortando os irmãos a atentarem ao que realmente importa (v.12) ou seja se é uma exortação aos "IRMÃOS", certamente é uma advertência à alguém ou "AQUELE" que assolava a igreja. Pecamos em pensar que sempre essas ameaças e tropeços vem de fora da igreja. No caso aqui com certeza tem a ver com problemas com gente de dentro da igreja.

3. Logo depois vemos o autor afirmar que "AQUELE" que conhecer a Cristo e provar do seu amor e por ventura "cair", não tem mais a chance de de salvação (v.4) . E é isso que da motivo de festa aos arminianos, sim, como eu disse no início, em certa medida este texto fala da nossa responsabilidade de vigiar e não cair.

Page 3: Como explicar Hebreus 6.4 para um arminiano? Carta à Emerson Maia (calvinista)

Então eu lanço a questão; Pode mesmo um salvo "perder" a salvação? - A resposta é; claro que NÃO!

4. Irmãos como vimos, o contexto é a solução para vermos como é simples essa questão. Aqui o autor escreve aos "IRMÃOS", advertindo-os a respeito de "AQUELES" que talvez fossem alguns que davam a entender serem salvos e na verdade caíram e não poderiam ser regenerados novamente, mas este sujeito denominado aqui como: "AQUELE" era mesmo um "IRMÃO'. Bem, a mim me parece que não, porque vemos no (v.9) ele passando a dirigir-se "QUANTO VÓS OUTROS IRMÃOS" como um grupo distinto de "AQUELE" que caiu. Talvez porque aquele que caiu apenas se comportou como um irmão, mas não era realmente. 

5. Vemos também no (v.6) que "AQUELES" que caíram não tem a possibilidade de serem regenerados, logo esse texto acaba me sendo útil para falar da soberania de Deus, Deus que condena a quem quer e salva a quem quer, e que os homens em nada podem opor-se aos seus desígnios maravilhoso e perfeitos. (cf Rm 11;33-36)

6. Dos versos (7 ao 8) o autor diz que há uma "chuva", há "terra" há também ervas, espinhos, abrolhos e etc, toda essa linguagem serve-nos para mostrar que Deus manda a chuva, e na sua "horta" não há só os bons frutos, mas também os maus, mas a horta é do Senhor, e são regados por sua chuva. Não há outro agricultor, ou pelo menos ele não é mencionado para que o consideremos. Logo, pois todos os frutos servem para algo, um propósito determinado pelo Senhor. Até o espinhos e abrolhos servem para algo, Lembremos, o Senhor é o oleiro celestial (Jr.18), ele faz vasos tanto para honra como para desonra, mas todos tem - repito - um propósito (cf. Pv 16;4) .

7. Judas é o maior exemplo disso, ele era contado entre os discípulos, andou com Jesus, era mais um dos 12! Então por que 'do nada' ele se tornou o que nós sabemos hoje? Simples, porque o joio e o trigo crescem juntos, e no determinado momento eles se diferenciam, e cada um segue seu destino, joio segue para a fornalha para ser queimado e o Trigo é colhido pelo seu Senhor. Foi o que aconteceu com Judas, e também com "AQUELE". A quem o Autor da carta aos hebreus se refere. Uma vez que essa pessoa esteve no meio dos Cristãos e ainda assim provou de tamanha queda, não há mais chance. É para tremermos e temermos irmão, meu! Ananias e Safira estavam no meio da congregação, eram crentes? Pois é, foi revelado a sua mentira a todos e o Livro de Atos afirma que toda a igreja se encheu de "TEMOR" (cf. At 5;5) pelo que aconteceu com eles, logo fica claro que esse foi o objetivo de Ananias e Safira estarem no meio da congregação, que através deles o povo não viesse a pecar. É o mesmo que vemos o autor fazer na carta aos Hebreus, meus irmãos!

Concluindo, caríssimo irmão, uns são "aqueles" que estão no meio dos "irmãos", mas só os irmãos realmente estão instruídos sob as coisas da salvação verdadeira! Que a graça do Senhor nos ensine mais e mais, e que suas misericórdias se renovem sobre nossas vidas, de maneira que achemos graça diante dele, e possamos ser usados como vasos de honra! Deus te ajude na instrução a esse irmão arminiano, e que o Espírito Santo esteja lá convencendo, do que for preciso, conforme a vontade do Senhor, e a sua graça.

Abraços, do seu irmão. Diego Montenegro

Page 4: Como explicar Hebreus 6.4 para um arminiano? Carta à Emerson Maia (calvinista)

At 15;24, Tg 5;16-19,

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.”

1 João 2:18-19