os hebreus

41
Os Hebreu s

Upload: gean-bonatto

Post on 13-Feb-2017

517 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: os  hebreus

Os Hebre

us

Page 2: os  hebreus

Introdução A história dos hebreus se confunde

com a trajetória de diversos outros povos do mundo antigo. Entre outros episódios podemos destacar o exílio no Egito, a dominação pelos babilônios e a conflituosa relação com as autoridades do Império Romano. Uma das maiores fontes de estudo da trajetória do povo hebreu se encontra na Bíblia, principalmente na parte do conhecido Velho Testamento. Nesse livro, hoje de valor sagrado para o Cristianismo, podemos ver alguns traços da história e da cultura desse povo.

Page 3: os  hebreus

História do povo hebreu

A historia do povo hebreu começa com os doze filhos de Jacó dando origem as doze tribos que formavam o povo hebreu. Por volta de 1700 AC, o povo hebreu migra para o Egito por causa de uma violenta seca que assolou a terra dos hebreus, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos.

Page 4: os  hebreus

A libertação do povo hebreu ocorreu por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficaram peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.

Page 5: os  hebreus
Page 6: os  hebreus

Um foto do Monte Sinai onde, segundo a Bíblia Sagrada, Deus deu as tábuas da Lei

a Moisés.

Page 7: os  hebreus

geografiaO povo hebreu é proveniente

da região Palestina, A Palestina localizava-se em uma estreita faixa a sudoeste do atual Líbano. O rio Jordão divide a região em duas partes: a leste a Transjordânia; e a oeste, a Cisjordânia. Essa região é atualmente ocupada pelo estado de Israel.

Page 8: os  hebreus

Até hoje a região é bastaste árida. Um solo pouco fértil e um clima bastante seco impediam que a região fosse rica. No

entanto, tinha bastante importância, pois era passagem e ligação entre a

Mesopotâmia e a Ásia Menor. Onde se transformou em um dos principais

entrepostos comerciais do mundo antigo e o extenso Rio Jordão abrigou a grande

maioria das cidades fundadas na região. Entre os principais povos que maior influência exerceu sobre o território palestino, damos maior destaque aos

hebreus e os palestinos.

Page 9: os  hebreus
Page 10: os  hebreus

Local próximo ão rio jordão onde o povo hebreu vivia

Page 11: os  hebreus

EconomiaA economia dos hebreus pode ser

dividida em 2 fases: nômade:eram pastores nômades

(não tinham habitação fixa), que se dedicavam à criação de ovelhas e cabras.

Sedentária:já fixados na Palestina, foram deixando os antigos costumes das comunidades nômades. Desenvolveram a agricultura e o comércio.

Page 12: os  hebreus

sociedade hebraica  

A maioria eram camponeses, pastores e escravos. Pagavam altos impostos ou então serviam em vários trabalhos como o serviço militar. Acima dessa classe tem os burocratas e comerciantes. No topo estavam os grandes fazendeiros, sacerdotes, funcionários públicos e a família real.

Page 14: os  hebreus

A Religião Monoteísta dos

hebreus

Page 15: os  hebreus

Tora

Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único deus é Javé, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas. 

Page 16: os  hebreus

O Deus hebraico era onipotente, onipresente, justo e

misericordioso. Realizara uma aliança com os hebreus, o povo

eleito.O judaísmo é baseado nos Dez

Mandamentos revelados a Moisés no monte Sinai. Além do monoteísmo, outro traço

característico da religião dos hebreus é o salvacionismo, isto é, a crença na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo

hebreu. 

Page 17: os  hebreus

A idéia messiânica foi divulgada pelos profetas. Acreditavam na vinda de um messias, um enviado de Deus para conduzir os homens à salvação eterna. Para os cristãos esse messias é Jesus Cristo, o que os judeus não aceitam. Assim, continuam aguardando a vinda do messias.

Page 18: os  hebreus

Objeto sagrado do Templo Judaico. É um altar onde se queimava os holocaustos, oferendas

e sacrifícios a Deus

Page 19: os  hebreus

TORAOs cinco primeiros livros da Bíblia constitui o

Pentateuco. Para os judeus a palavra de Deus é o maior valor da face da terra: Nesta foto temos o

suporte dos livros sagrados feito em ouro maciço.

Page 20: os  hebreus
Page 21: os  hebreus

Foto da estola sacedotal usada pelos sacerdotes para entrar no tabernaculo

Page 22: os  hebreus

Candelabro em hebraico é Menorá. A menorá ficava permanentemente acessa no Templo Sagrado continha sete braços, para mostrar que Deus é a luz do mundo. Inclusive as janelas do Templo eram construídas de forma a levar esta luz para fora (eram estreitas dentro e amplas por fora).e é um dos simbolos da religiao do hebreus.

Page 23: os  hebreus

Na foto representação da arca da aliança que de acordo com a narrativa bíblica, o povo hebraico tinha um pacto com o deus Javé estabelecido pelas inscrições de duas placas contendo pontos fundamentais de seus hábitos e crenças. Os Dez mandamentos eram mantidos em uma arca que, além de proteger as placas dos Dez Mandamentos, simbolizava a importância do acordo selado entre Javé e o povo hebreu.

Page 24: os  hebreus

CULTURADa cultura criada pelos hebreus, a religião, é

sem dúvida o legado mais importante. A escrita e literatura, entre os hebreus, povo de língua semita, surgiu muito cedo através de uma escrita própria. A arqueologia revelou a existência da escrita a partir de meados do segundo milênios a. C., (época do Êxodo). Aos poucos, porém eles foram substituindo, em sua escrita a sua língua original pelo aramaico, que era a língua comercial e diplomática do Oriente, próximo na antiguidade. O alfabeto hebraico atual é uma variedade do aramaico, que juntamente com a língua aramaica tornou-se muito difundido, suplantando os outros alfabetos e línguas semitas

Page 25: os  hebreus

Na Arquitetura podemos citar algumas realizações arquitetônicas dos hebreus como os palácios suntuosíssimos, como os de Salomão e Herodes, e possantes fortificações como, por exemplo, as muralhas de Jerusalém.As danças e festas tinham também um papel importante na cultura hebraica pois servião de adoração a Deus ou a agradecimento de algum livramento que o senhor concedeu ao povo Na Literatura A maior força está concentrada nos Salmos, no livro de Jó, nos Provérbios e Cântico dos Cânticos. Os salmos são poemas que transmitem ensinamentos, Jó é uma reflexão filosófica, Provérbios ensina sabedoria e disciplina e Cântico dos Cânticos é um poema de amor sensuais.

O rei assuero e a rainha ester representando a festa de purim

Page 26: os  hebreus

Politica dos hebreusA politica dos hebreus pode ser

dividida em 3fases:Fase dos Patriarcas:onde o povo

hebreu é liderado por moisés, o grande patriarca do povo hebreu á terra de canaã.

Fase dos Juízes: época em que o povo hebreu era comandado por varios juizes que tinham papel de chefes mililtares, políticos e religiosos e que lhe davam poderes pois eram considerados enviados de Deus para liderar a luta.

Page 27: os  hebreus

Fase dos Reis: O primeiro rei foi Saul que suicidou após ser derrotado pelos filisteus e Davi foi seu sucessor que venceu Golias e conquistou o resto da Palestina escolhendo Jerusalém como capital do reino que iniciou uma fase marcada pelo expansionismo militar e pela prosperidade. Com a morte de Davi seu filho Salomão foi seu sucessor. Salomão levou o povo hebreu ao ponto mais elevado de grandeza realizando obras grandiosas como o templo de israel que levou seu nome.

Page 28: os  hebreus
Page 29: os  hebreus
Page 31: os  hebreus

A estrela de Davi, provavelmente era a montagem das duas letras dalef de seu nome

Page 32: os  hebreus

O Templo de Jerusalém,  edificado pelo rei Salomão no séc. X a. C., era o local sagrado dos hebreus.

Page 33: os  hebreus

O cisma hebraico As disputas pelo trono 2 reinos: Israel

(10 tribos e capital em Samaria) e Judá (2 tribos e capital em Jerusalém

Enfraquecimento dos hebreus perante os outros povos

721 a.C.: Israel é conquistado pelos assírios de Sargão II

586 a.C.: Judá é conquistado por Nabucodonosor da Babilônia (“cativeiro da Babilônia”: 586 – 539 a.C.)

539 a.C.: Ciro I da Pérsia conquista a Babilônia e liberta os hebreus. O Estado hebraico torna-se uma província persa

Page 34: os  hebreus
Page 35: os  hebreus

Diaspora judaica Foi o processo de dispersão dos judeus pelo

mundo e a consequente formação de comunidades judaicas fora da Palestina. A primeira diáspora iniciou-se em 586 a.C., quando o imperador babilônico Nabucodonosor II (605 a.C.-562 a.C.) invadiu Jerusalém e deportou os judeus para a Babilônia(que ficou conhecido como o cativeiro da babilônia). Apesar da libertação de Jerusalém pelo imperador persa Ciro I,em 539 a.C. apenas uma parte dos judeus retornou para lá. A maioria optou por permanecer na Babilônia e alguns migraram para vários países do Oriente

Page 36: os  hebreus

Judeus aprisionados pelos invasores assírios

O segundo momento da diáspora aconteceu no ano 70, com a destruição de Jerusalém pelos romanos. A partir desse momento, os judeus dirigiram-se a diversos países da Ásia Menor e do sul da Europa, formando comunidades que mantiveram a religião e os hábitos culturais judaicos. As que se estabelecem mais tarde nos países do Leste Europeu ficaram conhecidas como ashkenazi. Empurrados pelo islamismo, os judeus do norte da África migraram para a península Ibérica. Expulsos de lá pela cristandade no século XV, migraram para Holanda, Bálcãs, Turquia, Palestina e, estimulados pela colonização europeia, chegaram ao continente americano.

Page 37: os  hebreus
Page 38: os  hebreus

Na foto o muro das lamentações o que restou do antigo templo de israel

Page 39: os  hebreus

Representacao da conquista da terra dos hebreus pelos romanos

Page 40: os  hebreus

Em 1948, a Assembleia Geral da O.N.U. decretou a criação do estado de Israel.

Page 41: os  hebreus

O êxodo ainda continua: no dia-a-dia dos palestinos. Apavorados com os ataques de

Israel, sem pátria e estrangeiros em sua própria terra. Enquanto não se construir

também um Estado Palestino os confrontos entre palestinos e Israel vai continuar