como abrir-empresas-nos-eua

15

Upload: sds-meridional-goias-corporacao

Post on 12-Apr-2017

561 views

Category:

Business


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como abrir-empresas-nos-eua
Page 2: Como abrir-empresas-nos-eua

CONSIDERAÇÕES INICIAISEste é um guia histórico. Além de ser a trigésima publicação da nossa série How To, é a primeira específica How To do Business and Invest in the US, que reunirá informações estratégicas para o empresário brasileiro que quer abrir um negócio nos Estados Unidos. Seu lançamento marca um momento de maior globalização de empresas brasileiras e de crescente apelo para muitos empresários nacionais buscarem oportunidades no exterior, e em especial nos Estados Unidos. Da mesma forma que o Brasil representou para muitas empresas americanas os primeiros passos fora do país de origem, para muitas empresas brasileiras, os Estados Unidos vêm sendo o primeiro mercado, fora do país. A Câmara Americana de Comércio do Brasil nasceu em 1919 com o espírito de fortalecer os laços entre as empresas das duas maiores economias das Américas. Uma relação que nos últimos anos alimenta um fluxo comercial de quase US$60 bilhões anuais. A Amcham Brasil, maior Amcham fora dos Estados Unidos, está constantemente prestando serviços aos seus associados e construindo pontes para os negócios brasileiros com o mundo inteiro. Com o apoio de nossas empresas associadas, já reunimos informações estratégicas de como fazer negócios no Brasil. Desta vez fazemos o inverso: reunimos para os associados e interessados brasileiros, informações estratégicas de como fazer negócios nos Estados Unidos. Este guia vai se juntar a How To do Business and Invest in Florida, Indiana, Arkansas, Carolinas, Georgia e Michigan. É com grande satisfação que publicamos este How To | Como abrir empresas nos Estados Unidos, um guia seguro de informações estratégicas para os que querem entender o mercado mais rico e diversificado do mundo.

A Drummond CPA é uma empresa americana formada por profissionais brasileiros nos Estados Unidos com a missão de auxiliar organizações brasileiras e americanas a identificar e capitalizar as oportunidades de negócios, assim como avaliar os riscos para a obtenção de suas metas. Nosso conhecimento e experiência proporcionam a nossos clientes e seus associados o conforto de navegar por diferentes jurisdições, com confiabilidade e eficiência. Lideramos o mercado com o objetivo de preencher as lacunas entre a cultura, a língua, as questões legais, contábeis e os enquadramentos fiscais dos mercados do Brasil e EUA. A estruturação desse guia em parceria com a Amcham Brasil vem ao encontro de nossos objetivos. Esperamos assim contribuir para o fortalecimento da relação entre os dois países.

Gabriel Rico - CEO, Amcham Brasil

Bruno Drummond - Partner, Drummond CPA LLC Michel de Amorim - Partner, Drummond CPA LLC

Câmara Americana de Comércio para o Brasil – AMCHAMDepartamento de Comércio Exterior

Brasil, 2013/2014

Page 3: Como abrir-empresas-nos-eua

LEG

ISLA

ÇÃ

OCONTEÚDO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

INTRODUÇÃO

NOVOS NEGÓCIOS

INVESTIMENTOS: COMO ESTRUTURAR

REPRESENTAÇÃO, FILIAL E SUBSIDIÁRIA

ESCOLHA DO LOCAL DE ATUAÇÃO E INCORPORAÇÃO

OPERAÇÃO: CONTRATANDO FUNCIONÁRIOS

CONTRATAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS, CONTADORES E ADVOGADOS

ANEXOS

SOBRE O PATROCINADOR

06

07

11

14

16

19

22

24

27

Page 4: Como abrir-empresas-nos-eua

01.INTRODUÇÃO

A economia americana é uma das mais diversificadas, eficientes e tecnologicamente avançadas do mundo, sendo que, 40% do Produto Interno Bruto (PIB) vem dos setores financeiro, seguros, imobiliário, arrendamento, locação, assistência à saúde e social, profissional, empresarial e educacional.

Este guia tem uma linguagem simples e prática com o objetivo de auxiliar empreendedores e investidores de pequeno, médio e grande porte durante o processo de abertura de empresas nos EUA ou de estabelecimento de atividades no país.

06LE

GIS

LAÇ

ÃO

02.NOVOS NEGÓCIOS

Conquistar o mercado americano pode ser um empreendimento bastante gratificante àqueles que avançam em busca de novos horizontes. Os Estados Unidos oferecem várias oportunidades, juntamente com a facilidade de investimentos, incluindo o fácil acesso de entrada de empresas estrangeiras as quais possuem a capacidade de iniciar ou expandir seus negócios sem enfrentar muita burocracia.

Acessar o mercado americano é a chave para o sucesso de muitas companhias ao redor do mundo, pois os Estados Unidos possuem o mercado nacional integrado às taxas de impostos mais competitivas e também um sistema corporativo pró-negócios. A criação de uma empresa por não-residentes, não é um procedimento necessariamente complexo, desde que o investidor tenha a ajuda de uma equipe qualificada e que faça os procedimentos adequados para a formação da empresa e o cálculo dos impostos diretos e indiretos no âmbito federal e estadual.

No gráfico a seguir pode-se observar as mudanças do crescimento do PIB desde o primeiro trimestre de 2011, no qual podemos ver a flutuação positiva do Produto Interno Bruto americano.

07 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

O conteúdo aqui expressado não representa uma opinião de auditoria, representação, aconselhamento fiscal, contábil, legal e de investimentos para os leitores. Adicionalmente, este documento está de acordo com as normas da circular 230 do IRS (Internal Revenue Service).

Vale ressaltar que este material tem como função educar os leitores de uma forma geral e que cada processo de internacionalização deve ser avaliado de acordo com o ambiente que o empreendedor se encontra.

Fonte: Istock Fonte: Istock

Page 5: Como abrir-empresas-nos-eua

Existem inúmeras vantagens para quem possui uma companhia nos EUA, tais como: o poder de participar do mercado de capitais; melhorar a credibilidade da empresa, tanto no âmbito local como internacional; além de outras facilidades que o tesouro americano permite com uma visão pró-negócios, na qual existe a flexibilidade com relação às alíquotas tributárias.

NOVOS HORIZONTES, GRANDESDIFERENÇAS

A internaciolização ou o investimento em um país estrangeiro tem como desafios as áreas de:

Pessoa Física

Empresa

Encargos Sociais

Imposto Federal, Estadual e MunicípalSobre Renda (em locais aplicáveis)

Recolhimento sobre Vendas de Produtose Serviços (em estados aplicáveis)

Recolhimento dos Engcargos Sociais:Social Security e Medicare

Imposto de Renda(apenas federal)

DEMONSTRAÇÃO DAS MUDANÇAS EM PERCENTUAIS DO PRODUTO INTERNO BRUTO

0,1%

2,5% 2,5%

4,1%

2,0%

3,1%

0,4%

1,3% 1,3%

4,50%

4,00%

3,50%

3,00%

2,50%

2,00%

1,50%

1,00%

2,50%

0,00%

Cres

cim

ento

em

Per

cent

ual

1º Trimestre2011

2º Trimestre2011

3º Trimestre2011

4º Trimestre2011

1º Trimestre2012

2º Trimestre2012

3º Trimestre2012

4º Trimestre2012

1º Trimestre2013

Fonte: Bureau Economic Analysis

· entedimento da cultura estrangeira;

· sistema legal;

· idioma;

· logística;

· mercado operacional;

· atuação do governo; e

· contabilidade e sistema tributário, conforme demonstrado na tabela a seguir.

EUA BRASIL

QUADRO COMPARATIVO EUA - BRASIL

Recolhimento do Imposto sobre a Manufatura(ICMS), Imposto sobre Serviço (ISS), etc.

Recolhimento dos Encargos Sociais: FGTS,INSS, PIS, PASEP, COFINS, entre outras

taxas aplicáveis.

Pessoas físicas1 e jurídicas, americanas ou estrangeiras, devem pagar os tributos, sejam eles federais, estaduais e/ou municipais, sobre a renda auferida.

Entretanto, é importante lembrar que as empresas estrangeiras e suas subsidiárias estão sujeitas à tributação americana sobre a renda apenas no que tange às operações efetivamente vinculadas a uma transação ou atividade nos EUA2, também chamado de ECI. (Effectively Connected Income).

TRIBUTOS SOBRE A RENDA – QUEM DEVE PAGAR?

1 Cidadão americano não-residente, indivíduos com Green Card e/ou estrangeiros que residem nos EUA são considerados residentes para efeitos fiscais caso estes tenham presença substancial no país durante o ano. Pessoas Físicas estrangeiras que não passem no teste de permanência devem pagar imposto sobre renda nos Estados Uunidos como não-residente. É recomendável consultar um contador certificado (CPA) ou um advogado em caso de dúvida quanto ao requerimento do teste de presença substancial no país.2 As expressões são utilizadas para indicar uma operação ou atividade comercial nos EUA. Contudo, não há definição clara do que é considerada operação ou atividade. Geralmente, os tribunais fazem uma análise caso a caso. Para determinar se há uma operação ou atividade ocorrida nos EUA, o nível de envolvimento do dono do negócio deve ser considerado. Ocasionalmente, leva-se também em consideração se há uma atividade com fins lucrativos e que seja considerável, contínua e regular.

Adicionalmente, rendas fixas, determináveis, anuais e periódicas (FDAP - Fixed, Determinable, Annual, Periodical) são tributáveis. Como exemplo, podemos citar as seguintes fontes de receitas suscetíveis a tributação: alugueis, dividendos e royalties.

MÉTODO DE TRIBUTAÇÃO

O método de tributação nos EUA pode acontecer em dois níveis: na pessoa física e jurídica, porém existem pessoas jurídicas que não pagam Imposto de Renda no âmbito da própria, mas sim no da pessoa física. Esse tipo de entidade é chamada de Pass through, onde a pessoa física paga todos os tributos da pessoa jurídica.

08LE

GIS

LAÇ

ÃO

09 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

Page 6: Como abrir-empresas-nos-eua

Quanto a impostos federais, é importante frisar que nos EUA não existe a opção da apuração do imposto sobre Lucro Presumido ou Simples. O Imposto de Renda deve ser calculado sobre o Lucro Real (computado após a dedução de custos e despesas), o que aumenta a exposição à auditoria das pessoas físicas e jurídicas pelas agências municipais, estaduais e federais.

Quando a pessoa jurídica tem renda auferida via ECI, é tributada com base na renda líquida (Lucro Real), com alíquotas equivalentes àquelas impostas.

Estas alíquotas variam de 25% a 34% para empresas com renda tributável entre US$ 50 mil e US$ 10 milhões. Para empresas com lucro líquido acima de US$ 10 milhões se aplica uma alíquota a partir 35%.

Com relação aos dividendos distribuídos por uma entidade, os lucros de uma filial estrangeira são tributados à alíquota

A escolha de uma estrutura de negócio ou investimento adequado é muito importante, de modo que o capital investido e o seu retorno sejam maximizados e, ao mesmo tempo, os riscos legais e econômicos do investidor sejam minimizados.

As estruturas societárias são importantes, pois caso haja necessidade de mudança estrutural, o processo poderá gerar custos adicionais com impostos e implicações legais. Logo, é importante o planejamento societário no início do processo para evitar a necessidade de mudar a estrutura em uma fase posterior.

A forma como o empreendedor estrutura as suas operações, levando em consideração o local e estado, define como a empresa será tributada. Portanto, faz-se necessário uma atenção detalhada na escolha da localidade, uma vez

de 30% sobre o valor que se considera como distribuído à matriz. Para uma pessoa física estrangeira, caso esta passe no teste de residência permanente, a tributação é de 15%.

O imposto sobre uma renda que seja fixa, determinável, anual ou periódica (FDAP) é retido à base de 30% sobre o valor bruto para a pessoa física estrangeira que não passe no teste de residência permanente e jurídica estrangeira (matriz). Todavia, esta alíquota pode ser reduzida por tratado fiscal caso o contribuinte ou seu país de origem se adéquem em certos critérios. Atualmente, o Brasil não tem um tratado firmado com os EUA para que a alíquota seja menor que 30% 3.

Além do imposto federal, nos EUA a renda pode ser tributada no nível estadual e municipal. As alíquotas estaduais e municipais podem variar (em conjunto) entre 0% e 15% e o valor pago é dedutível para fins do Imposto de Renda Federal.

3 De acordo com tratado comercial entre os países na data da elaboração desse guia.

03.INVESTIMENTO: COMO ESTRUTURAR

que isto pode ter impacto significativo na lucratividade da companhia. Informações de quais atividades serão exercidas nos EUA, também são determinantes para classificar as implicações e adversidades que serão encontradas no futuro.

Existem entidades despersonificadas (Pass through), subsidiárias, limitadas, terceirização da produção e distribuição, joint ventures e sociedade simples.

As formas societárias também têm suas peculiaridades no âmbito financeiro, na obrigação dos sócios e na flexibilidade do crescimento dos negócios. As agências federais e estaduais normalmente permitem aos investidores escolherem entre uma S/A, uma sociedade limitada ou uma entidade totalmente dissociada de sua controladora.10

LEG

ISLA

ÇÃ

O

11 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

Fonte: Istock

Fonte: Istock

Page 7: Como abrir-empresas-nos-eua

12LE

GIS

LAÇ

ÃO

Fonte: Delaware Division of Corporation

O investidor deverá definir o tipo de entidade legal bem como a estrutura societária da empresa. A definição desta estrutura varia de acordo com o interesse do investidor, o número de sócios, os riscos a serem assumidos e a estruturação tributária. Estes fatores devem ser considerados antes da definição da estrutura societária.

Detalhes a serem observados:

· Considerações Não Fiscais: Exposição à responsabilidade/proteção de ativos; planejamento e níveis de controle; alternativas de financiamento;

custos anuais; empregado vs. investidor; planejamento sucessório.

· Considerações Fiscais: Taxas efetivas dos impostos; base de tributação (quais rendimentos e ganhos estão incluídos, quais deduções/perdas são permitidas); acesso a concessões; nível em que os prejuízos fiscais podem ser utilizados e capacidade

de uso das perdas em exercícios futuros; menores custos relacionados à operação de empresas privadas.

A importância de considerações adicionais varia de acordo com a necessidade e a estratégia da matriz ou do investidor. Será necessária uma familiarização das vantagens e desvantagens das estratégias disponíveis ao investidor para entrada no mercado.

ESTRUTURAS SOCIETÁRIAS:

13 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

TIPO PROPRIEDADE RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS

TRIBUTAÇÃOADMINISTRAÇÃO

Sole proprietorship Administrada pelo proprietárioIndividual

O sócio é pessoalmente responsável por todas as obrigações

A renda da empresa é considerada renda direta do sócio e assim tributada

O lucro ou prejuízo da sociedade é reconhecido no patrimônio do sócio na medida de sua participação e, então, tributado de acordo com a alíquota aplicável às pessoas físicas ou jurídicas

O lucro ou prejuízo da sociedade é reconhecido no patrimônio do sócio na medida de sua participação e, então, tributado de acordo com a alíquota aplicável às pessoas físicas ou jurídicas

O lucro da sociedade é tributado e pago por ela. Os dividendos distribuídos são tributados e pagos pelos sócios

Pode escolher o regime tributário de uma sociedade simples, sociedade anônima ou ente despersonalizado

O lucro ou prejuízo da sociedade é reconhecido no patrimônio do sócio na medida de sua participação e, então, tributado de acordo com a alíquota aplicável às pessoas físicas ou jurídicas

Todos os sócios são pessoal e solidariamente responsáveis pelas obrigações da sociedade

Sócios de responsabilidade ilimitada são pessoalmente responsáveis pelas obrigações da sociedade; os demais sócios são responsáveis limitadamente ao valor do capital integralizado

A responsabilidade dos sócios é limitada ao valor de suas ações

Em regra, a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor de suas quotas

A responsabilidade dos sócios é limitada ao valor de suas quotas

Administrada pelos sócios de acordo com o contrato social

Sócios de responsabilidade ilimitada podem dissolver a sociedade a qualquer tempo. Em regra, sócios de responsabilidade ilimitada gerenciam a empresa de acordo com o contrato social

Sócios são detentores de ações e a administração fica a cargo de um Conselho de Administração

Administrada por sócios ou gerentes de acordo com o estabelecido no contrato social

Administrada por sócios de acordo com o contrato social

Dois ou mais sócios de acordo com o contrato social

Número ilimitado de sócios

Um ou mais sócios

Dois ou mais sócios

Dois ou mais sócios. Há duas classes de sócios: de responsabilidade limitada e ilimitada

General Partnership (GP)

Limited Partnership (LP)

Limited Liability Company (LLC)

Limited Liability Partnership (LLP)

“C” Corporation

ESTRATÉGIAS DE ENTRADA DE MERCADO:

Fonte: Drummond CPA, LLC

Co-branding Representação

Licenciamento

Franchising

Importação &Exportação

Investimentoparcial em Capital

Manufaturaem conjunto

Distribuiçãoem conjunto

P&Dem conjunto

Subcontratação

Colaboração

Consórcio

Afiliação

Joint Venture

Marketingem conjunto

Fusão de Aquisição

Aliança Estratégicas

Relação Tradicional

Controle, Riscos & Retornos +-

Além de Alianças EstratégicasInvestimentossem Capital

Investimentoscom Capital

Subsidiária

Page 8: Como abrir-empresas-nos-eua

14LE

GIS

LAÇ

ÃO

04.REPRESENTAÇÃO, FILIAL E SUBSIDIÁRIA

Para o investidor estrangeiro, são comuns três tipos de entidades. São elas: Representação, Filial e Subsidiária. É necessário atenção na escolha e no entendimento das limitações de cada entidade.

REPRESENTAÇÃO

A Representação é a forma mais simples de se iniciar um negócio nos EUA. O empreendedor não precisa criar uma pessoa jurídica e não estará sujeito ao Imposto de Renda da pessoa jurídica, desde que as atividades da Representação sejam limitadas a pesquisa, suporte, atividades publicitárias e promocionais e compra de bens em nome da sede no exterior.

Uma Representação é mais apropriada aos estágios iniciais de sua atividade nos Estados Unidos. Posteriormente, e à medida que o negócio cresça, pode ser necessário que a entidade avance em uma estrutura mais complexa, como uma filial ou subsidiária.

É importante salientar que essa estrutura é uma forma da Matriz ser representada nos EUA. Por isso é muito importante a manutenção das atividades da empresa, pois, caso ultrapasse tais limitações, estará exposta à tributação federal. Nota-se que a Representação não fica isenta das obrigações acessórias e do Imposto de Renda e/ou de vendas, em alguns casos, para o estado e/ou cidade onde está localizada.

FILIAL

Assim como na Representação, na Filial não existe a necessidade da criação de uma pessoa jurídica. O benefício, em comparação com a Representação, é que na Filial as atividades permitidas são mais amplas. Todavia, ela constitui uma presença nos EUA que implica obrigações tributárias, como a necessidade de se preencher as declarações anuais e o pagamento de tributos.

Em regra, a Filial nos Estados Unidos está sujeita a uma alíquota de até 35% de Imposto de Renda. Além disso, qualquer envio de lucros via dividendos à sede, após a tributação, está sujeita a uma alíquota de 30%.

Existem riscos específicos associados à abertura de uma Filial, que em essência é a empresa estrangeira operando nos EUA em sua capacidade plena. Neste tipo de operação, as rendas da Matriz e Filial podem ser tributadas tanto nos EUA quanto no Brasil. Em outras palavras, a estrutura de uma Filial possui o risco de expor demasiadamente os lucros da sede a uma eventual tributação nos EUA ou no Brasil. Isto porque, a atribuição de lucros à Filial e à Sede deve ser feita de forma cuidadosa, e nem sempre os parâmetros e limites são claros nas legislações americana e brasileira.

SUBSIDIÁRIAS

Na estrutura da Subsidiária cria-se uma pessoa jurídica distinta da Matriz estrangeira. Desta forma, a estrutura pode ser utilizada para mitigar qualquer risco na operação da Filial para a Matriz.

É importante salientar que quando uma empresa brasileira esta fazendo um procedimento de internacionalização

via uma Subsidiária, esta fica exposta a modificações do método de tributação no país de origem. Por exemplo: uma empresa que está sendo tributada no Lucro Presumido no Brasil deverá modificá-lo para o Lucro Real.

Com relação à Subsidiária americana, ela poderá ser tributada por uma alíquota de até 35%. Além disso, a distribuição de dividendos para a controladora estrangeira está sujeita ao imposto retido na fonte à ordem de 30%.

A partir de uma análise preliminar das opções de um investidor estrangeiro para entrada no mercado americano, levando em consideração os riscos e retornos e seu nível de exposição ao mercado local, é comum dizer

que os investidores estrangeiros têm uma tendência de selecionar uma entidade incorporada no solo americano que seja totalmente independente da matriz, tornando-se uma entidade Subsidiária. 15

How

To

| Com

o ab

rir e

mpr

esas

nos

Est

ados

Uni

dos

Fonte: Istock

Page 9: Como abrir-empresas-nos-eua

05.ESCOLHA DO LOCAL DE ATUAÇÃO E INCORPORAÇÃO

A partir do momento da escolha do modelo de atuação no mercado, o investidor deverá focar na seleção do local da sua atuação. Essa, por sua vez, tem uma grande importância na vida fiscal da entidade, seja para uma Representação, Filial ou Subsidiária .

Em alguns casos a empresa se incorpora em um local devido aos benefícios fiscais oferecidos por determinado estado, porém possui operações em outro. Em uma situação como esta, a entidade fica exposta às obrigações com os dois estados, tanto para Imposto de Renda quanto para obrigações acessórias.

Qualquer que seja o estado que a entidade venha a se incorporar, haverá a necessidade da identificação de um agente registrador junto ao estado.

O agente registrador (Registry Agent) pode ser uma pessoa física ou jurídica. O mais importante é ter um endereço no estado de incorporação da entidade. O agente tem o compromisso de ser o contato direto com as agências federais, estaduais e municipais.

Quando a empresa está localizada no mesmo local de sua operação o agente registrador pode ser ela mesma. Quando a operação está fora do estado onde a entidade tem a sua incorporação, é necessária a contratação destes serviços por terceiros.

16LE

GIS

LAÇ

ÃO

17 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

Quanto à retirada de licenças e alvarás, este é um procedimento que pode variar de acordo com o segmento e normas legais do município e estado escolhidos.

Para um empreendedor estrangeiro, esse procedimento pode ser confuso e complicado por vários motivos: barreira da língua, entendimento das leis, procedimentos, entre outros.

O procedimento mais adequado a ser feito nesse caso é uma pesquisa preliminar junto à Secretaria da Fazenda do estado onde a empresa se instalará, que dará as seguintes e importantes informações:

· Necessidade ou não de alvará para o estado e cidade escolhidos para a operação;

· Necessidade, ou não, de pagamento de Imposto sobre Vendas ou Imposto sobre Alimentos. (caso aplicável);

· Contato necessário para que o investidor possa contatar a cidade para o processo de retirada de alvará de funcionamento.

INCORPORAÇÃO

O procedimento de incorporação ocorre em duas partes: primeiramente é necessária uma avaliação da

disponibilidade do nome junto à agência estadual. A partir de uma posição positiva, o empreendedor deverá fazer o requerimento do EIN (Employer Identification Number, também chamado de Federal Tax ID), equivalente ao CNPJ no Brasil, junto ao IRS (Internal Revenue Services, Receita Federal americana). É aconselhavel que o procedimento de incorporação seja feito por um prestador de serviços, como um contador certificado (CPA) ou um advogado.

Em seguida, é necessária a incorporação junto à agência do estado localizado. Nesse momento de aplicação o empreendedor já deverá disponibilizar os seguintes itens:

· Nome da empresa disponível para incorporação;

· Número de registro (EIN);

· Local selecionado para operação da empresa;

· Agente Registrador;

· Conhecimento do procedimento de retirada do alvará para o local de operação e o entendimento da exposição de pagamento de imposto sobre vendas ou não para o estado.

O empreendedor fará a escolha da estrutura legal de acordo com o quadro Estruturas Societárias (capítulo 3) e fará o procedimento de aplicação junto à Secretaria do estado.

O procedimento de seleção da estrutura legal também deve ser analisado junto ao respectivo prestador de serviços, como um contador certificado ou um advogado.

A partir deste momento, o processo passa para a

assinatura dos contratos sociais pelos sócios, membros ou cotistas. Esses contratos variam de acordo com a estrutura da organização. Os mais comuns são chamados de By laws, Operating Agreement, Limited Liability Company Agreement, Limited Partnership Agreement, Limited liability Partnership Agreement.

Tais documentos regem as políticas internas e externas da entidade. Dependendo do estado incorporado, os contratos sociais e seus adendos devem ser arquivados junto à Secretaria do estado.

INSTALAÇÃO OPERACIONAL

O momento da instalação operacional é um estágio de fundamental importância para vida da entidade. Os passos necessários para que a empresa possa sair do papel para operação são:

· Abertura da conta bancária para pessoa jurídica; de preferência em um banco que tenha apelo nacional. Os documentos necessários para a abertura da conta bancária variam de acordo com a instituição financeira. De um modo geral incluem os seguintes documentos:

· Artigos de incorporação e/ou organização; · Contratos sociais, operacionais, licenças e/ou minutas de reunião de diretores;

· Carta com o número de EIN (equivalente ao CNPJ);

· Dois tipos de identificação, uma delas com foto (carteira de motorista americana, passaporte, cartões de credito, etc.);

Page 10: Como abrir-empresas-nos-eua

18LE

GIS

LAÇ

ÃO

19 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

· Comprovante de residência;

· Comprovante de endereço comercial nos Estados Unidos (ou do Agente Registrador);

· Depósito mínimo (este valor varia de acordo com a instituição financeira);

· Carta do contador certificado americano (CPA) ou advogado.

· Aplicação para identificação estadual: necessária para o recolhimento de Imposto de Renda e encargos estaduais. Note-se que esse procedimento é específico de cada estado e alguns usam o mesmo EIN;

· Obtenção da licença para operação do negócio e alvará, caso o estado ou município requeiram tal permissão;

· Obtenção de Seguro sobre produtos e serviços. Dependendo do estado é requerido esse processo antes da incorporação;

·_Necessidade de documentação do relacionamento da Matriz e Subsidiária, quando for o caso, via contratos de gerenciamento, mútuos ou de uso de intangíveis para suporte da contabilidade.

De um modo geral, o processo de abertura de empresa nos Estados Unidos varia entre 2 a 5 dias.

06.OPERAÇÃO: CONTRATANDO FUNCIONÁRIOS

A contratação de empregados deve ser feita de uma forma bem planejada pela empresa que se instala nos Estados Unidos. Assim como no Brasil, existem direitos e obrigações dos empregados e empregadores que devem ser cumpridos, tais como recolhimento de seguro social e Imposto de Renda retido na fonte.

Adicionalmente, no sistema legal americano é comum a abertura de processos trabalhistas por parte de funcionários nos quais multas e severas penas são envolvidas na solução entre as partes. A relação de empregado e empregador deve ser baseada em contratos de trabalho. Este deve ser redigido e revisado por profissionais especializados como forma de minimizar possíveis riscos e contingências trabalhistas.

Empregadores nos EUA também precisam estar atentos a fatores como a não discriminação por gênero, raça, cultura, religião, origem e idade, antes, durante, e, depois do processo seletivo e no ambiente de trabalho. Tais comportamentos, assim como assédios morais e sexuais, são monitorados e punidos severamente dentro da legislação americana.

ENCARGOS SOBRE A MÃO DE OBRA

A mão de obra é um aspecto que pode ser bem trabalhoso nos EUA. Devido à complexidade do regime tributário federal, estadual e municipal, muitos investidores estrangeiros preferem terceirizar esta parte ou toda a gestão de mão de obra.

Como no Brasil, os Estados Unidos têm contribuição previdenciária e seguro desemprego. A diferença é que o seguro desemprego se aplica tanto no nível federal quanto estadual. Além desses encargos, existe o seguro saúde chamado Medicare.

As contribuições previdenciárias incidem sobre salários ou valores recebidos por empregados e são destinadas a financiar benefícios previdenciários pagos pelo Governo Federal.

Para o ano de 2012, a alíquota total foi de 15,3% (onde se inclui 12,4% para benefícios puramente previdenciários e 2,9% para financiar os serviços de saúde) sobre os primeiros US$ 113.700,00 recebidos pelo empregado.

Todavia, não há limite quanto ao valor para a alíquota destinada a financiar o serviço de saúde. Esta é recolhida metade pelo empregado e a outra parte pelo empregador.

As contribuições previdenciárias são cobradas independentemente da cidadania ou da residência do empregado. O empregado, passando no teste de residência fiscal nos EUA, também fica exposto à contribuição social.

O contribuinte somente obtém o direito à aposentadoria uma vez que o critério de idade e período mínimo de contribuição, estabelecido pelo Departamento de Seguridade Social, são atingidos. O contribuinte estrangeiro com situação legalizada no país possui os mesmos direitos

Page 11: Como abrir-empresas-nos-eua

20LE

GIS

LAÇ

ÃO

21 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

que os cidadãos americanos. Dentre estes, inclui-se o direito do recebimento de pensão de aposentadoria em caso de residência estrangeira (se determinados critérios forem atendidos). Vale ressaltar que o Brasil e os Estados Unidos não possuem nenhum acordo de Seguridade Social para a prevenção de incidência de tributo sobre o mesmo beneficio de aposentadoria em ambos os países.

Como já mencionado, há também o recolhimento de seguro desemprego. O tributo para financiar o seguro desemprego federal incide sobre valores pagos a empregados por serviços prestados nos EUA.

A maioria dos estados possui seguros desempregos, mas o pagamento deste tributo pode ser compensado com o tributo federal. Os valores pagos a autônomos não são sujeitos ao tributo.

Cidadãos estrangeiros com residência ou cidadania americana possuem os mesmos direitos e deveres dos americanos com relação ao seguro desemprego. Os critérios para o recebimento do seguro desemprego são determinados pelo governo federal em conjunto com os governos estaduais. Qualquer empregador é obrigado a reter imposto na fonte para as agências federais, estaduais e municipais, além de recolher as contribuições previdenciárias e do pagamento do seguro desemprego. Além dos funcionários, dependendo da estrutura acionária, a empresa é também obrigada a declarar os valores pagos a empresários nos EUA.

REMUNERAÇÃO DE EMPRESÁRIOS E VISTOS

Empresários estrangeiros que sejam residentes fiscais nos EUA, assim como cidadãos americanos, estão sujeitos ao Imposto de Renda sobre a renda global auferida em qualquer lugar do planeta, independentemente da fonte de pagamento.

Normalmente, empresários estrangeiros são considerados como residentes fiscais nos EUA se possuem status legal de “residente permanente” (possuem Green Card) ou se a sua presença nos EUA perdura por um tempo razoável, analisado sob o prisma de uma “presença substancial”.

Para se caracterizar uma “presença substancial”, que resulta na classificação do estrangeiro como residente fiscal nos EUA, é necessário atender vários requisitos. É necessária a consulta de um especialista tributário da área a fim de conhecer e cumprir as suas obrigações legais do teste de residência.

Em regra geral, um empresário estrangeiro não residente que presta serviços a entidade empregadora é considerado como envolvido em uma operação efetivamente vinculada aos EUA, independentemente da duração do serviço prestado. Sendo assim, deve pagar imposto no país.

Este imposto incide apenas em relação à renda derivada de uma operação efetivamente vinculada aos EUA e em relação a investimentos no território americano (por exemplo: dividendos, royalties, aluguéis). A alíquota nestes casos é de 30% e incide sobre o valor bruto.

Fonte: Istock

VISTOS

Estrangeiros que desejam ingressar nos EUA devem obter um visto de entrada. A exceção são os cidadãos de países com tratado mútuo junto ao governo americano. Vale ressaltar que os governos brasileiro e americano vêm trabalhando em conjunto com o objetivo de eliminar a necessidade de visto de entrada nos Estados Unidos em um futuro breve. Entretanto, não existe um prazo definido para a conclusão deste projeto. Logo, os brasileiros ainda necessitam de obtenção de visto para a entrada em território americano. A legislação distingue os estrangeiros que desejam uma entrada e permanência provisória (não imigrantes) daqueles que desejam permanecer indefinidamente (imigrantes).

Há vistos para diferentes atividades, incluindo os de turismo, estudo e trabalho. Qualquer visto concedido a não imigrantes estabelece um limite de permanência no país e as atividades que podem ser feitas. Os vistos para imigrantes e reconhecimentos de residência permanente

(comumente chamados de Green Card) podem ser concedidos pelo governo americano àqueles que pretendem residir de forma permanente nos EUA, caso estes atendam alguns requisitos pré-estabelecidos.

Em casos corporativos, um visto de transferência na mesma empresa (L-1) é considerado apropriado tanto para o funcionário de uma companhia internacional que está indo aos Estados Unidos para estabelecer uma Filial, Sucursal ou Subsidiária no país, como iniciar suas atividades. Ao submeter o pedido, a empresa terá que demonstrar a existência de instalações físicas adequadas e, dentro de um ano após a aprovação do pedido, que o funcionário nos EUA vai manter a posição de executivo ou administrador. Um pedido para um funcionário qualificado (cargo gerencial ou executivo) de um novo escritório será aprovado para um período que não excederá um ano, após o qual a empresa deverá demonstrar que está exercendo as atividades descritas na petição original para que esta, juntamente com o visto de permanência, seja estendida para além de um ano.

Page 12: Como abrir-empresas-nos-eua

07.CONTRATAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS,

CONTADORES (CPA) E ADVOGADOS

A contratação de prestadores de serviços nos EUA é um procedimento comum, porém é aconselhável checar algumas questões antes da contratação:

· Verificação de habilitação legal e status: Prestadores de serviços são regulamentados pelo estado de residência;

· Verificação de seguros sobre serviços prestados e produtos;

· Verificação sobre a existência de processos administrativos e civis, junto ao conselho do estado; e · Verificação de referências do prestador de serviços.

CONTABILIDADE, IMPOSTOS E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

A manutenção dos registros contábeis é um requerimento primordial para as empresas atenderem às necessidades exigidas pelas agências estaduais, federais e, em alguns casos, municipais nos Estados Unidos.

As companhias sediadas no país devem manter os registros contábeis de acordo com os princípios gerais

22LE

GIS

LAÇ

ÃO

23 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

de contabilidade americana (USGAAP - United States Generally Accepted Accounting Principles). Vale ressaltar que tais princípios são independentes das normas internacionais de contabilidade, que regulam os princípios fundamentais da contabilidade brasileira, por exemplo.

Os principais impactos contábeis da internacionalização de uma empresa ou Subsidiária junto às agências estaduais e federais são:

· Consolidação – Subsidiárias americanas, cuja moeda funcional é o dólar, devem ser consolidadas na moeda local da Matriz. Este processo de consolidação é complexo, uma vez que existe o requerimento de conversão das demonstrações financeiras da Subsidiária no exterior para a moeda local e para as normas contábeis do país de origem da Matriz.

· Transação com partes relacionadas – As transações entre Matriz e Filial no exterior devem ser devidamente comprovadas por contratos firmados pelas partes. Essas transações são monitoradas em detalhe pelas Receitas Federais americana e brasileira, com o objetivo de identificar remessas indevidas de lucro entre Subsidiárias e Matrizes (veja em detalhe o tópico de preço de transferência a seguir).

· Preço de Transferência – Estabelecer preço de transferência é um processo muito novo para uma empresa que está se internacionalizando pela primeira vez. Além dos requerimentos normais de uma entidade, a multinacional está sujeita a regras complexas e muito instáveis, que afetam a estratégia global da companhia, suas Subsidiárias e sua cadeia de fornecedores.

A decisão quanto à precificação determina onde o lucro será reconhecido. Obviamente, este ponto se torna de especial interesse dos governos, uma vez que a determinação do local de reconhecimento do lucro impacta a renda tributável. Nos últimos anos, a obrigação de se documentar as operações internacionais entre partes relacionadas para fins de análise do preço de transferência se tornou um ponto ainda mais crítico, tendo em vista a tendência das autoridades tributárias dos países de compartilharem informações entre si.

· Tributos internacionais – As empresas com operações nos Estados Unidos devem se

familiarizar com a legislação tributária do país antes do início de suas operações. O complexo sistema tributário, as severas penas e o não cumprimento das obrigações acessórias levam muitas companhias a procurarem auxílio de prestadores de serviços, tais como contadores certificados (CPA) e advogados tributários.

· As agências estaduais e federais americanas são extremamente rígidas quanto à apuração indevida de Imposto de Renda trimestral estimado aplicável em caso de lucro. A falta desse pagamento ou a subestimativa desse valor, acima de 20%, podem gerar severas consequências (inclusive penais) em caso de auditoria.

· Dentre esses requerimentos, podemos citar a manutenção da inscrição estadual, a estimativa de Imposto de Renda trimestral e o recolhimento de imposto na fonte para tributos diretos e indiretos.

Page 13: Como abrir-empresas-nos-eua

25 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

08.24

LEG

ISLA

ÇÃ

O

ANEXOS

ANEXO I

DETALHAMENTO DOS IMPOSTOS AMERICANOS

Os impostos nos Estados Unidos, assim como no Brasil, são cobrados no âmbito federal, estadual e municipal. Em alguns casos, o mesmo imposto pode ser cobrado em diferentes níveis (por exemplo o imposto de renda, que é um imposto federal e também estadual, em algumas localidades).

Abaixo, segue um breve resumo dos principais tributos americanos:

Tributos Federais (Federal taxes) – Os tributos federais são segregados em diferentes grupos. Dentre os principais podemos destacar os seguintes:

· Imposto de Renda (Income Tax) – Imposto cobrado sobre a renda direta ou indireta referente a salários, ganhos com investimentos e/ou receitas em geral (pessoa física e jurídica);

· Imposto sobre Doações (Gift Tax) – Imposto cobrado sobre certas doações a outras pessoas

ou entidades. Esse imposto se aplica para doações acima de determinados valores estipulados pela Receita Federal americana de acordo com o tipo de doação.

· Imposto sobre transmissão causa mortis (Estate Tax) – Esse tipo de imposto se aplica a heranças (dinheiro ou bens), em geral para valores excedentes a US$ 1 milhão.

· Contribuição sobre a folha de pagamento (Employment tax) – Contribuições retidas diretamente na folha de pagamento utilizados para fins sociais, tais como seguro desemprego, Medicare4 e seguridade social.

Tributos Estaduais (State Taxes) – Esses tributos são cobrados a nivel estadual. Vale ressaltar que alguns estados não possuem esse tipo de tributo. De modo geral, incluem: imposto de renda (state income tax), imposto sobre a venda (sales tax) e imposto sobre propriedades (property tax).

Impostos Municipais ou Provinciais (Local Tax) – Esses impostos variam de acordo com cada município. Em geral, essas são tarifas cobradas em forma de impostos sobre produtos e serviços (sales tax) e sobre propriedades (property tax).

4 Programa federal que financia parte dos custos com saúde para cidadãos acima de 65 anos.

ANEXO II

TABELA DE IMPOSTOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2013

ESTADOTARIFA DO IMPOSTO

ESTADUAL

TARIFA MÉDIA DO IMPOSTO

MUNICIPAL (A)

TARIFA MUNICIPAL

MÍNIMA

TARIFA MUNICIPAL

MÁXIMA

TARIFA COMBINADA

AlabamaAlaskaArizonaArkansasCalifórnia (b)Carolina do NorteCarolina do SulColoradoConnecticutD.C.Dakota do NorteDakota do SulDelawareFlóridaGeórgiaHavaí (c)IdahoIllinoisIndianaIowaKansasKentuckyLouisianaMaineMarylandMassachusettsMichigan

4,00%-6,60%6,00%7,50%4,75%6,00%2,90%6,35%6,00%5,00%4,00%-6,00%4,00%4,00%6,00%6,25%7,00%6,00%6,30%6,00%4,00%5,00%6,00%6,25%6,00%

4,45%1,69%2,56%2,61%0,88%2,12%1,08%4,49%--1,52%1,82%-0,62%2,99%0,35%0,02%1,88%-0,82%1,95%-4,87%----

8,45%1,69%9,16%8,61%8,38%6,87%7,08%7,39%6,35%6,00%6,52%5,82%-6,62%6,99%4,35%6,02%8,13%7,00%6,82%8,25%6,00%8,87%5,00%6,00%6,25%6,00%

0,00%0,00%0,00%0,00%0,00%2,00%0,00%0,00%--0,00%0,00%-0,00%2,00%0,00%0,00%0,00%-0,00%0,00%-0,00%----

8,00%7,50%5,12%7,50%2,50%2,50%3,00%7,50%--3,00%2,00%-1,50%4,00%0,50%2,50%3,25%-3,25%3,50%-7,00%----

Page 14: Como abrir-empresas-nos-eua

SOBRE O PATROCINADOR

A Drummond CPA , é uma Certified Public Accountant que presta serviços de contabilidade, consultoria tributária, financeira e assurance. A empresa foi fundada com o objetivo de auxiliar empresas na identificação e capitalização de oportunidades de negócios nos mercados americano e brasileiro. Com know-how para atuar com eficiência nos dois países, os profissionais da empresa prestam assessoria especializada com intuito de mitigar os riscos inerentes à realização de novos negócios.

A Drummond tem em seu time de colaboradores profissionais capacitados a oferecer aos clientes uma completa gama de serviços, trabalhando em conjunto nas áreas fiscal, tributária, contábil e aspectos da legislação de ambos os mercados. Por ser formada por profissionais certificados e familiarizados nos dois países, a equipe da Drummond pode auxiliar os clientes a transporem as barreiras culturais e da língua para a realização do negócio tanto no Brasil como nos EUA.

Atualmente, a Drummond tem a sua matriz em Boston e escritórios em Miami e São Paulo.

Para mais informações entre em contato com:

09.MinnesotaMississipiMissouriMontana (d)NebraskaNevadaNova HampshireNova Jersey (e)Nova YorkNovo México (c)OhioOklahomaOregonPennsylvaniaRhode IslandTennesseTexasUtah (b)VermontVirginia (b)Virginia OcidentalWashingtonWisconsingWyoming

(a) Os impostos municipais variam de acordo com a localização. As tarifas médias foram calculadas com base na população da localidade, considerando a média das tarifas municipais.(b)Três estados recolhem uma tarifa uniforme local adicional sobre vendas: California (1%), Utah (1,25%), Virginia (1%). Essa tarifa foi incluída na tarifa média acima.(c) Os impostos sobre a venda no Havaí, Novo México e Dakota do Sul tem bases amplas que incluem serviços, logo, as tarifas desses estados não são comparáveis às tarifas dos outros estados.(d) Devido a limitação nos dados, a tabela acima não inclue imposto sobre venda em resortes locais em Montana.(e) Alguns municípios em Nova Jersey não estão sujeitos às tarifas estaduais e coletam um imposto local de 3,5%. A média local dessas taxas estão representadas com valores negativos acima. Fonte (versão traduzida): http://taxfoundation.org/article/state-and-local-sales-tax-rates-2013

6,87%7,00%4,22%-5,50%6,85%-7,00%4,00%5,12%5,50%4,50%-6,00%7,00%7,00%6,25%5,95%6,00%5,00%6,00%6,50%5,00%4,00%

0,29%0,00%3,23%-1,28%1,08%--0,03%4,48%2,13%1,30%4,17%-0,34%-2,44%1,89%0,72%0,14%-0,04%2,36%0,43%1,34%

7,16%7,00%7,46%-6,78%7,93%-6,97%8,48%7,26%6,80%8,67%-6,34%7,00%9,44%8,14%6,67%6,14%5,00%6,04%8,86%5,43%5,34%

ESTADOTARIFA DO IMPOSTO

ESTADUAL

TARIFA MUNICIPAL

MÍNIMA

TARIFA MUNICIPAL

MÁXIMA

TARIFA COMBINADA

0,00%0,00%0,50%-0,00%0,00%--3,00%0,37%0,75%0,25%-0,00%-1,50%0,00%0,00%0,00%-0,00%0,50%0,00%0,00%

1,00%0,25%4,70%-1,50%1,25%--4,87%3,56%2,25%6,50%-2,00%-2,75%2,00%2,00%1,00%-1,00%3,00%1,50%2,00%

TARIFA MÉDIA DO IMPOSTO

MUNICIPAL (A)

27 H

ow T

o | C

omo

abrir

em

pres

as n

os E

stad

os U

nido

s

26LE

GIS

LAÇ

ÃO

Boston 8 Fanevil Hall Market Place – 3rd FloorBoston, Massachusetts – EUAFone: (1.781) 770-0005 r.0Fax: (1.866) 550-6705E-mail: [email protected]

Miami 80 SW 8th Street, Suite 2000Miami, Florida – EUATelefone : (1.781) 770-0005 Ex. 0Fax : (1.866) 550-6705E-mail : [email protected]

São Paulo Rua Funchal 418 - 35° andarVila Olímpia, São Paulo, BrasilTelefones : (55 11) 3280-2120 (55 21) 3521 9918 (55 31) 4042-5456 E-mail : [email protected]: www.drummondcpallc.com

Page 15: Como abrir-empresas-nos-eua