cocina cerrada calefactora - a.j.pinto · importante avanço sobre as cozinhas de carvão e lenha....

13
COCINA CERRADA CALEFACTORA Modelo L-08 CCE L-08 CCV INSTRUCCIONES PARA LA INSTALACION, USO Y MANTENIMIENTO MANUNTENZIONE INSTALLATION, USE AND MAINTENANCE INSTRUCTIONS INSTRUCTIONS POUR INSTRUÇÖES PARA INSTALAÇÄO, MANUTENÇÄO E UTILIZAÇÄO Fecha de edición: 27/11/2013 CODIGO: C0114_2

Upload: phamdieu

Post on 26-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COCINA CERRADA CALEFACTORA

Modelo

L-08 CCEL-08 CCV

INSTRUCCIONES PARA LA INSTALACION, USO YMANTENIMIENTO

MANUNTENZIONE

INSTALLATION, USE AND MAINTENANCEINSTRUCTIONS

INSTRUCTIONS POUR

INSTRUÇÖES PARA INSTALAÇÄO, MANUTENÇÄO EUTILIZAÇÄO

Fecha de edición: 27/11/2013CODIGO: C0114_2

37

Bem-vindos à família Hergóm.

Agradecemos a distinção que nos dispensou com a eleiçãoda nossa cozinha L-08 que representa em técnica e estilo umimportante avanço sobre as cozinhas de carvão e lenha.

Temos a certeza de que o seu novo modelo de Hergóm, lheproporcionará múltiplas satisfações, que são o maior alicianteda nossa equipa.

Possuir um modelo de Hergóm, é a manifestação de umsentido de qualidade excepcional.

Por favor, leia o manual na sua totalidade. O seu propósito éfamiliarizá-lo com a sua cozinha, indicando-lhe normas para asua instalação, funcionamento e manutenção da mesma, e quelhe serão muito úteis. Conserve-o e recorra a ele quando onecessite. Se, depois de ler este manual, necessita de algumesclarecimento complementar, não hesite em recorrer ao seufornecedor ou contacte directamente a fábrica.

AVISO IMPORTANTE: Se a sua cozinha não é instaladaadequadamente, não lhe dará o excelente serviço para o qualfoi concebida. Leia totalmente estas instruções e confie otrabalho a um especialista.

Industrias Hergóm, S.A. não se responsabiliza pelos danossurgidos, originados por alterações nos seus produtos que nãotenham sido autorizados por escrito, ou por instalaçõesdefeituosas.

Também, se reserva o direito a modificar os seus fabricadossem prévio aviso.

A responsabilidade por vício de fabricação, submeter-se-áao critério e comprovação dos seus técnicos, estando em todocaso limitada à reparação ou substituição dos seus fabricados,excluindo as obras e deteriorações que dita reparação possaocasionar.

38

I.- APRESENTAÇÃO

Existem dois modelos decozinha L-08 CCE; uma com mesade trabalho de fundição cinzenta degrande robustez e cuidadosamentepolida, envolvida por um aro deferro fundido esmaltado, e umaoutra com mesa de trabalho devidro vitrocerâmico envolvido numaro de chapa esmaltada,incorporando no seu interior placasofredora de ferro fundido.

A regulação da capacidade dafornalha neste modelo realiza-sevariando a altura da grelha,accionando o sem-fim elevador damesma. Acede-se a ele abrindo aporta do cinzeiro, encontrando-se amanivela alojada na face interior daporta. (Fig.1).A frente da cozinha, colunas eportas de carga de lenha e cinzeiro,são de ferro fundido esmaltado emporcelana vitrificada e as ferragensde latão polido, na versão com mesade trabalho de ferro fundido, e na

versão de mesa de trabalhovitrocerâmica as ferragens são comacabamento cromado.Os laterais são de chapa de aço,esmaltado à cor com a frente eportas.O modelo com mesa de trabalho deferro fundido é fornecido comtampas calorifugadas, construídasem chapa de aço esmaltado emporcelana vitrificada e com materialisolante no seu interior.Nos períodos de funcionamento dacozinha, em que não se desejeutilizá-la para a preparação dealimentos, as tampas podem estardescidas com o objectivo de dissiparmenos calor, sempre que o regimede funcionamento não seja alto. Nosmomentos de funcionamento amáxima potência, recomenda-selevantá-las para evitar possíveisdeteriorações no esmalte.

IMPORTANTE: A limpeza de todas aspartes esmaltadas devem realizar-sesimplesmente com um pano húmidoem água sabonosa, secando-as deseguida. Não devem utilizar-sedetergentes fortes ou produtosabrasivos com componentes ácidosque podem danificar o esmalte.

39

I.- INSTALAÇÃO

MONTAGEM DE BARRA FRONTALOs suportes terão a sua porcamontada, fazendo a mesma, toposobre a sua própria base.Suporte esquerdo: introduzirgirando no sentido dos ponteiros dorelógio. Chegando ao limiteposiciona-se na horizontal com aparte esférica para o exterior.Mantendo a posição do suporte,aperta-se a porca conseguindo-se asua fixação (fig. 1 e 2).Suporte direito: introduzir girandono sentido dos ponteiros do relógio,e faltando ½ volta para chegar ao

limite, posiciona-se obliquamentecom a parte esférica para baixo epara o exterior (fig. 2 e 3).Barra frontal: introduzir no suporteesquerdo e encaixar sobre o direito(fig. 3). Girando o suporte direito nosentido contrário aos ponteiros dorelógio introduzindo a barra frontalno mesmo e posicionando-o nahorizontal (fig. 4). Mantendo aposição do suporte, aperta-se aporca sobre a esquina e consegue-sea sua fixação.

40

III.- DADOS TÉCNICOS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ModeloMedidas cozinha Medidas do Forno Medidas da fornalha

Alt(mm)

Larg(mm)

Prof(mm)

Alt(mm)

Larg(mm)

Prof(mm)

Alt(mm)

Larg(mm)

Prof(mm)

Cozinha

L-08 CCEL-08 CCV

850 580 1000 425 400 425 500 250 500

Modelo Peso(kg)

Potência(kW)

Potencia térmicacedida ao ambiente

(kW)

Potência térmicacedida à água

(kW)

Rendimento(%)

Cozinha

L-08 CCEL-08 CCV

295 23 5,4 17,6 75,2

ModeloCapacidade

caldeira(litros)

Medidas da chaminé Tiragemmédia

(mm c.d.a.)De chapa

(mm)De obra

interior (mm) Altura (m)

Cocina

L-08 CCEL-08 CCV

32 150 175x175 5-6 2,42

Os resultados foram obtidos através de ensaios realizados seguindo as especificações da norma UNE-ENzinhas domésticas que utilizam combustíveis sólidos Requisitos e métodos de

ensai

41

IV.- ANATOMIA DA COZINHA

COZINHA L-08 CCE PULIFER-LATÃO

COZINHA L-08 CCV VITRO-CROMO

42

COZINHA L-08 CCE PULIFER-LATÃO COZINHA L-08 CCV VITRO-CROMO1 Tampa calorifugada 1 Mesa de trabalho Vitrocerâmica2 Mesa de trabalho 2 Mesa sofredora3 Barra frontal 3 Barra frontal4 Caldeira 4 Caldeira5 Válvula de tiragem envolvente 5 Válvula de tiragem envolvente6 Aro da grelha 6 Aro da grelha7 Grelha 7 Grelha8 Comando válvula de tiragem directa 8 Comando válvula de tiragem directa9 Termómetro de forno 9 Termómetro de forno

10 Comando válvula de tiragem envolvente 10 Comando válvula de tiragem envolvente11 Porta de lenha 11 Porta de lenha12 Comando de termóstato 12 Comando de termóstato13 Termómetro e hidrómetro 13 Termómetro e hidrómetro14 Tampa entrada de ar da regulação

termostática14 Tampa entrada de ar da regulação

termostática15 Porta de cinzeiro 15 Porta do cinzeiro16 Comando ar primário 16 Comando ar primário17 Porta de forno 17 Porta de forno18 Porta de limpeza fuligem 18 Porta de limpeza fuligem19 Anagrama Hergóm 19 Anagrama Hergóm20 Coluna 20 Coluna21 Elevador de grelha 21 Elevador de grelha22 Frente da cozinha 22 Frente de cozinha23 Forno 23 Forno24 Bandeja de forno 24 Bandeja de forno25 Lateral exterior 25 Lateral exterior26 Válvula de tiragem directa 26 Válvula de tiragem directa27 Saída de fumos 27 Saída de fumos28 Protector de forno 28 Mesa Vitrocerâmica

29 Tampa registro tiragem directa30 Aro da mesa de trabalho31 Suplemento mesa sofredora

V.- INSTRUÇÕES DE MANUSEAMENTONão usar como combustível madeiras que provenham do mar. Os sais nelas contidos,

reagem na combustão libertando ácidos que atacam o ferro e o aço.

Com cada cozinha entrega-se umjogo de utensílios, composto de umgancho para remover a fornalha emanejo das arandelas, assim comode um raspador para a limpeza docinzeiro e da conduta de fumosatravés da porta de limpeza fuligem,localizada debaixo do forno.Antes de acender a cozinha devecomprovar-se que a conduta defumos está perfeitamente limpa,para obter uma boa tiragem.Ao acender a cozinha feche a portade lenha, abra a válvula de arprimário situada na porta decinzeiro, e se for necessário estaúltima porta.

Se por estar fria a chaminé atiragem for deficiente, pode activar-se introduzindo papéis acesos peloregistro de limpeza situado naparede, por cima da cozinha.Uma vez acesa, regule a tiragem dasua cozinha através da válvula de arprimário situada na porta de cinzeiroe lenha, tendo sempre em contaque uma tiragem demasiado aberta,para além de originar um consumomaior de carvão ou lenha, faz comque a mesa de trabalho alcanceuma temperatura excessiva. A mesade trabalho não deve colocar-senunca ao rubro.A carga de combustível não devesuperar o 50% da capacidade da

43

fornalha, nem deixar a porta delenha ou do cinzeiro aberta.Não aproximar a lenha ou carvão àporta de carga, para evitardeteriorações no esmalte da frente.A limpeza deve fazer-sepreferentemente quando a cozinhaestá fria, utilizando para as partesesmaltadas água ligeiramentesabonosa e panos húmidos. Evitar autilização de detergentes fortes,componentes ácidos ou abrasivos,ou qualquer outro produto quepossa danificar o esmalte. O esmalteuma vez deteriorado não se poderecuperar.Controle sempre a temperatura doforno da sua cozinha, através dotermómetro situado na porta. Se atemperatura alcança os 250ºC(Zona amarela do termómetro) nãocolocar mais combustível, fechar aválvula de admissão de ar docinzeiro, e se for necessário, abrir aporta de carga de lenha para travara combustão.Um aquecimento excessivo dacozinha, detectado por umatemperatura de forno superior aos300ºC (Zona vermelha dotermómetro), pode produzir adeterioração da mesa de trabalho.A preparação dos alimentosefectuar-se-á mais rapidamente seas panelas, sertãs e demaisutensílios utilizados têm os seusfundos perfeitamente planos.

Primeiro acendimentoRecomenda-se que o primeiroacendimento se realize com fogolento durante 3 ou 4 horas, para seconseguir a estabilização dasdiferentes peças, e evitar assimalguma possível rotura.Capacidade da fornalhaMisto para queimar carvão e lenha.A capacidade da fornalha regula-seatravés do elevador de grelha, oqual se acciona por meio de umparafuso sem-fim incorporado nomesmo ao qual se tem acesso pelaporta do cinzeiro.

TIRAGEM ENVOLVENTECALDEIRA (Fig. 1)Indicado para o aquecimento parcialda mesa de trabalho.Aquecimento máximoTIRAGEM DIRECTA (Fig. 2)Indicado nos acendimentos dacozinha e/ou nos aquecimentosrápidos da mesa de trabalho.Aquecimento normalTIRAGEM DIRECTAENVOLVENTE FORNO (Fig. 3)Indicado para o funcionamento doforno e da mesa de trabalhoAquecimento normal

44

VI.- SEGURANÇA

Existem possíveis riscos que há queter em conta na hora de fazerfuncionar a sua cozinha decombustíveis sólidos, seja qual for amarca.Estes riscos podem minimizar-seseguindo as instruções erecomendações que damos nestemanual.De seguida recomendamos umasérie de normas e conselhos, masacima de tudo, recomendamos queutilize o seu bom senso comum.10.Mantenha afastado qualquer

material combustível (cortinas,roupas, etc.), a uma distânciamínima de segurança de 0,90 m.

11.Proteger os móveis adjacentescom a cozinha, com materiaisresistentes ao calor, nas zonasda mesa de trabalho e saída defumos.

12.Deixar uma separação de 50 mmentre os móveis e os laterais da

cozinha para permitir acirculação de ar à volta damesma.

13.As cinzas deverão esvaziar-senum recipiente metálico eretiradas imediatamente da casa.

14.Não se devem utilizar nuncacombustíveis líquidos paraacender a sua cozinha.

15.Mantenha muito afastadoqualquer tipo de líquidoinflamável (Gasolinas, petróleo,álcool, etc.).

16.Fazer inspecções periódicas dachaminé e limpá-la sempre queseja necessário.

17.Não a posicionar próxima deparedes de fácil combustão, ouque tenham algum tipo desuperfície susceptível dedeterioração ou deformação porefeito de temperatura (vernizes,pinturas, P.V.C., etc.).

VII.- PRODUTOS PARA A CONSERVAÇÃO

Industrias Hergóm, S.A., coloca àsua disposição uma série deprodutos para a conservação dosseus fabricados:- Pasta refractária, para melhorar aestanqueidade e vedação.

- Anti-fuligem, poderoso catalisadorque facilita a eliminação de resíduosinqueimados.- Limpa vidros, tratamento idóneopara eliminar gordura carbonizadados vidros de estufas,recuperadores, etc.

VIII.- RECOMENDAÇÃO MEIO AMBIENTAL

INDUSTRIAS Hergóm, S.A.,recomenda-lhe a utilização daembalagem (madeira ou cartão) queacompanha o aparelho comocombustível nos primeirosacendimentos do aparelho,

contribuindo desta forma, para oaproveitamento dos recursos epara a minimização dosresíduos sólidos.

45

46

47

48

INDUSTRIAS HERGÓM S.A.Apartado de Correos, 208 de SantanderSOTO DE LA MARINA - Cantabria

Tel.: (942) 587000* Fax: (942) 587001e-mail: web: www.hergom.com

Santander (España)

Fecha de edición: 27/11/2013CODIGO: C0114_2

© Copyright Hergóm D. Legal: SA-329-1991