câmara de vereadores de pomerode - furb.br · pdf file(c) nesse caso, o racismo se faz...

15
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA MARQUE ASSIM: NUNCA MARQUE ASSIM: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE Concurso Público Edital N. 001 / 2014 Cargo: CONTADOR INSTRUÇÕES Nesta prova, você encontrará: 10 (dez) questões de Português. 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais. 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos. Você está recebendo um Caderno com um total de 40 questões do tipo múltipla esco- lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta. Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre- ta. Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária de Res- postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta, preenchendo, forte e completa- mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta. No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações que julgar necessárias. O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal. Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta. Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 (uma) hora. Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas. Duração da Prova: 3h30min. AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato Pomerode, 14 de setembro de 2014.

Upload: phamnhan

Post on 25-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO

DO CARTÃO-RESPOSTA

MARQUE ASSIM:

NUNCA MARQUE ASSIM:

CÂMARA DE VEREADORES DE

POMERODE

Concurso Público – Edital N. 001 / 2014

Cargo: CONTADOR

INSTRUÇÕES

Nesta prova, você encontrará: 10 (dez) questões de Português. 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais. 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos.

Você está recebendo um Caderno com um total de 40 questões do tipo múltipla esco-lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta.

Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre-ta.

Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

Depois de preencher a Folha Intermediária de Res-postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta, preenchendo, forte e completa-mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta.

No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações que julgar necessárias.

O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal.

Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta.

Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 (uma) hora.

Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas.

Duração da Prova: 3h30min.

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato

Pomerode, 14 de setembro de 2014.

Page 2: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 2 de 15

Q U E S T Õ E S DE P O R T U G U Ê S

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda ao que é solicitado:

RACISMO Luís Fernando Veríssimo

- Escuta aqui, ó criolo… - O que foi? - Você andou dizendo por aí que no Brasil existe racismo. - E não existe? - Isso é negrice sua. E eu que sempre te considerei um negro de alma branca… É, não adianta. Negro quando não faz na entrada… - Mas aqui existe racismo. - Existe nada. Vocês têm toda a liberdade, têm tudo o que gostam. Têm carnaval, têm futebol, têm melancia… E emprego é o que não falta. Lá em casa, por exemplo, estão precisando de empregada. Pra ser lixeiro, pra abrir buraco, ninguém se habilita. Agora, pra uma cachacinha e um baile estão sempre prontos. Raça de safados! E ainda se queixam! - Eu insisto, aqui tem racismo. - Então prova, Beiçola. Prova. Eu alguma vez te virei a cara? Naquela vez que te encontrei conversando com a minha irmã, não te pedi com toda a educação que não aparecesse mais na nossa rua? Hein, tição? Quem apa-nhou de toda a família foi a minha irmã. Vais dizer que nós temos preconceito contra branco? - Não, mas… - Eu expliquei lá em casa que você não fez por mal, que não tinha confundido a menina com alguma empregadoza de cabelo ruim, não, que foi só um engano porque negro é burro mesmo. Fui teu amigão. Isso é racismo? - Eu sei, mas… - Onde é que está o racismo, então? Fala, Macaco. - É que outro dia eu quis entrar de sócio num clube e não me deixaram. - Bom, mas pera um pouquinho. Aí também já é demais. Vocês não têm clubes de vocês? Vão querer entrar nos nossos também? Pera um pouquinho. - Mas isso é racismo. - Racismo coisa nenhuma! Racismo é quando a gente faz diferença entre as pessoas por causa da cor da pele, como nos Estados Unidos. É uma coisa completamente diferente. Nós estamos falando do crioléu começar a fre-quentar clube de branco, assim sem mais nem menos. Nadar na mesma piscina e tudo. - Sim, mas… - Não senhor. Eu, por acaso, quero entrar nos clubes de vocês? Deus me livre. - Pois é, mas… - Não, tem paciência. Eu não faço diferença entre negro e branco, pra mim é tudo igual. Agora, eles lá e eu aqui. Quer dizer, há um limite. - Pois então. O … - Você precisa aprender qual é o seu lugar, só isso. - Mas… - E digo mais. É por isso que não existe racismo no Brasil. Porque aqui o negro conhece o lugar dele. - É, mas… - E enquanto o negro conhecer o lugar dele, nunca vai haver racismo no Brasil. Está entendendo? Nunca. Aqui existe o diálogo. - Sim, mas… - E agora chega, você está ficando impertinente. Bate um samba aí que é isso que tu faz bem. 1- O primeiro interlocutor do texto acima usa as seguintes palavras e expressões: “negro de alma branca”, “raça

de safados”, “Beiçola”, “macaco”, “cabelo ruim”. Isso indica que: (A) O racismo está sendo mascarado, silenciado. (B) O personagem negro estava errado, por isso foi depreciado. (C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras de quem faz uso delas. (D) O personagem branco não é preconceituoso, pois nega ser racista. (E) O personagem branco é racista e preconceituoso.

2- Leia atentamente: “Então prova, Beiçola.”; “Hein, tição?”; “Fala, Macaco.”. Nesses casos, a vírgula foi utilizada

para: (A) Chamar a atenção para as expressões racistas. (B) Separar os termos sintáticos que possuem função diferente. (C) Isolar o vocativo. (D) Realçar o verbo conjugado no imperativo afirmativo. (E) Isolar o aposto.

Page 3: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 3 de 15

3- As afirmativas a seguir têm como referência o texto “Racismo”. Escreva “V” para a(s) que for(em) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s):

( ) Instituída em solo brasileiro no passado, a escravidão africana perpetuou uma ideia corrente em que as

tarefas braçais e subalternas são de responsabilidade dos negros. ( ) O texto comprova que não existe racismo no Brasil. ( ) A fala do primeiro interlocutor está impregnada de sarcasmo e ironia. ( ) O texto comprova que a democracia racial no Brasil é um mito. ( ) O texto retrata bem o que ocorre em nossa sociedade.

De cima para baixo, a sequência correta é a seguinte: (A) F, F, V, V, V. (B) V, V, F, V, F. (C) F, F, V, F, F. (D) V, F, V, V, V. (E) V, V, F, V, V.

4- Apenas um trecho abaixo está totalmente de acordo com a norma padrão culta da língua portuguesa. Assina-

le-o: (A) “ – Escuta aqui, ó criolo...” (B) “[...] que você não fez por mal, que não tinha confundido a menina com alguma empregadoza de cabelo

ruim, não, que foi só um engano porque negro é burro mesmo.” (C) “Vais dizer que nós temos preconceito contra branco?” (D) “Nós estamos falando do crioléu começar a frequentar clube de branco, assim sem mais nem menos. Na-

dar na mesma piscina e tudo.” (E) “Vocês não têm clube de vocês? Vão querer entrar nos nossos também? Pera um pouquinho.”

5- Complete as lacunas:

- Analisando o trecho “(...) é isso que tu faz bem.”, de acordo com a norma culta, a forma correta que substitui adequadamente o verbo “faz”, mantendo o tempo e o modo verbais, é __________. - No trecho “Vocês têm toda a liberdade, [...]. Têm carnaval, têm futebol, têm melancia…”, o verbo que, na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, conjuga-se como o verbo “ter” é __________.

A alternativa que completa, respectivamente, de modo correto as duas lacunas acima é: (A) fazeis – pôr. (B) fazes – vir. (C) fais – voar. (D) fazias – ler. (E) fez – ver.

6- Considere as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- No texto “Racismo” prevalece a próclise, isto é, a colocação dos pronomes oblíquos antes do verbo, como em “Deus me livre” e “[...] não me deixaram”.

II- Na oração “E eu que sempre te considerei um negro de alma branca...”, “negro” é substantivo e “branca” é adjetivo.

III- De acordo com a norma padrão culta da língua portuguesa, há um erro de regência verbal no período “Vo-cês têm toda a liberdade, têm tudo o que gostam”.

IV- A oração “Lá em casa, [...], estão precisando de empregada” é um exemplo de voz passiva. V- O vocábulo “negrice” engloba as configurações negativas associadas à experiência negra, determinadas

pelo racismo branco e pelo racismo internalizado. VI- O texto foi escrito de acordo com a norma padrão culta da língua portuguesa.

A alternativa que contém as afirmativas corretas é: (A) IV, V, VI. (B) I, II, V, VI. (C) II, IV, VI. (D) III, IV, V. (E) I, II, III, V.

Page 4: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 4 de 15

7- Releia o texto e, com base nas alternativas oferecidas, complete as lacunas: - Para comprovar o que pensa, o interlocutor negro consegue expor ______ argumento(s) completo(s). - A propósito, verifica-se que as falas do personagem negro são quase sempre interrompidas. Exemplos: - “Mas aqui existe racismo”; “Não, mas...”; “Eu sei, mas...”; “Sim, mas...”; “Pois é, mas...”. - A conjunção “mas” introduz a ideia de _______________. Apenas uma alternativa completa de modo correto as duas lacunas. Assinale-a: (A) 0 – replicação. (B) 3 – conclusão. (C) 1 – oposição. (D) 2 – oposição. (E) 1 – explicação.

8- Todas as orações têm sentido pejorativo, exceto:

(A) “Eu alguma vez te virei a cara?” (B) “Negro quando não faz na entrada...” (C) “[...] que foi só um engano porque negro é burro mesmo!” (D) “Agora, pra uma cachacinha e um baile estão sempre prontos. Raça de safados!” (E) “E enquanto o negro conhecer o lugar dele, nunca vai haver racismo no Brasil. Está entendendo?”

9- Leia atentamente as afirmativas e identifique as corretas:

I- A linguagem empregada no texto “Racismo” não apresenta sentido figurado ou conotativo. II- É usual, na linguagem falada no Brasil, o tratamento informal misturar a terceira pessoa do singular (você)

com a segunda (tu), como fez Luís Fernando Veríssimo. No entanto, tal procedimento é uma transgressão gramatical da norma culta.

III- As expressões “negro de alma branca”, “Beiçola”, “tição”, “burro” e “Macaco” foram utilizadas em sentido próprio, denotativo.

IV- O emprego dos pronomes e a concordância estão de acordo com a norma culta no período: Entre ti e mim não pode haver diferenças só porque temos o tom da pele diferente.

V- O emprego dos pronomes e a concordância estão de acordo com a norma culta no período: Entre eu e vo-cê não podem haver diferenças só porque temos o tom da pele diferente.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: (A) I, II, V. (B) II, III, IV. (C) III, V. (D) I, II, IV. (E) II, IV.

10- Apenas uma oração está de acordo com a gramática da língua portuguesa. Assinale-a:

(A) Desde quando os negros obedecem os brancos? (B) É preciso visar o bem comum, a igualdade, o respeito mútuo. (C) Responda com sinceridade esta pergunta: Você não é racista? (D) Muitos negros preferiram a morte à escravidão. (E) O interlocutor branco não queria que o negro namorasse com sua irmã.

Q U E S T Õ E S DE C O N H E C I M E N T O S G E R A I S

11- Atente para as duas situações postas a seguir:

1ª- O servidor “X” deverá ser exonerado da Câmara Municipal de Pomerode. 2ª- O cidadão “Y” será nomeado servidor da Câmara Municipal de Pomerode. Em conformidade com a legislação em vigor, assinale a alternativa que indica corretamente a quem compete esses dois atos administrativos: (A) Em ambas as situações, a competência é do Prefeito Municipal. (B) Em ambas as situações, a competência é do Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal. (C) Na 1ª situação, a competência é da Procuradoria do Município e, na 2ª situação, a competência é do Pre-

feito Municipal. (D) Na 1ª situação, a competência é do Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal e, na 2ª situação, a

competência é da Secretaria Municipal de Administração. (E) Na 1ª situação, a competência é da Secretaria Municipal de Administração e, na 2ª situação, a competên-

cia é da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Page 5: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 5 de 15

12- O município de Pomerode, de acordo com o artigo 107 de sua Lei Orgânica, garante aos munícipes o pleno exercício dos direitos culturais, o incentivo à cultura em suas múltiplas manifestações e o acesso às fontes, ampliando e estimulando a produção, a valorização e a difusão das manifestações culturais. Analise as formas a seguir e identifique aquelas por meio das quais o Município promove o afirmado:

I- Defesa do patrimônio histórico, paisagístico, cultural e artístico. II- Preservação das características culturais da cidade para manutenção e afirmação da identidade pomero-

dense. III- Centralização da documentação de características históricas da Administração Pública no Arquivo Público

e Histórico do Município. IV- Ênfase nos saberes e nas vivências das expressões culturais populares tradicionais nacionais. V- Distribuição de bolsas e prêmios para pesquisa, formação, desenvolvimento do conhecimento no campo da

cultura.

Assinale a alternativa que apresenta as formas corretas: (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II, III e IV. (C) I, II, III, IV e V. (D) Apenas II, IV e V. (E) Apenas I e III.

13- De acordo com a Lei Orgânica, são símbolos do município de Pomerode:

(A) A tradição, a bandeira e a árvore símbolo. (B) O hino, a bandeira e o folclore. (C) A bandeira unicamente. (D) A osterbaum, a bandeira e o hino. (E) A bandeira, o hino e o brasão.

14- Analise as afirmativas que seguem sobre a competência do município de Pomerode à luz de sua Lei Orgânica

e registre, com V, a(s) competência(s) verdadeira(s) e, com F, a(s) falsa(s):

( ) Planejar e controlar o uso, o parcelamento e a ocupação do solo em seu território. ( ) Suplementar a legislação federal e a estadual no que couber e naquilo que disser respeito aos seus inte-

resses e necessidades. ( ) Estabelecer normas de edificação, de loteamento, de arruamento e de zoneamento em seu território. ( ) Sinalizar as vias municipais, bem como regulamentar e fiscalizar a sua utilização. ( ) Promover a defesa da flora e da fauna e do meio ambiente em geral e combater a poluição.

Assinale a sequência correta: (A) F, V, V, V, F. (B) V, V, V, V, V. (C) V, F, V, V, V. (D) F, V, F, F, F. (E) F, V, F, F, V.

15- “(...) o poder político investe nas lembranças das grandes datas, de maneira a encontrar no passado uma leg i-

timidade histórica que permita consolidar a memória coletiva. (...) encontra-se, portanto, a questão do tempo que se manifesta na sua relação com o passado da História e o presente da memória.” (SILVA, 2002, Revista Brasileira de História On-line). Em relação aos eventos a seguir, coloque, entre parênteses, o número de anos da criação e/ou ocorrência de cada um: ( ) anos de criação da Festa Pomerana. ( ) anos da Coluna Prestes. ( ) anos do Golpe Militar. ( ) anos da Primeira Guerra Mundial. ( ) anos da queda do Muro de Berlim. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos anos decorridos dos eventos citados: (A) 100 ; 31 ; 25 ; 50 ; 90. (B) 25 ; 50 ; 31 ; 90 ; 100. (C) 31 ; 90 ; 50 ; 100 ; 25. (D) 50 ; 100 ; 90 ; 25 ; 31. (E) 90 ; 25 ; 100 ; 31 ; 50.

Page 6: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 6 de 15

16- “A cidade mais alemã do Brasil não tinha bairros até poucos dias atrás. O projeto de lei que cria e delimita as áreas foi aprovado pelos vereadores no mês passado. (...) Agora a prefeitura trabalha na avaliação das 468 ruas. (...) Se a prefeitura não formalizar e regularizar bairros e ruas até o fim do mês, vai perder o prazo dado pelos Correios para que a cidade ganhe Códigos de Endereçamento Postais (CEP).” (notícia divulgada no Jornal de Santa Catarina, 02 de setembro de 2014, página 02). Dito isto, afirma-se:

I- A formalização dos bairros abre novas oportunidades de financiamento para investir na infraestrutura da

cidade. II- Se a prefeitura perder o prazo de formalização e regularização terá que esperar oito anos para nova opor-

tunidade. III- Foram criados 15 bairros. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, II e III. (B) Apenas I. (C) Apenas II e III. (D) Apenas II. (E) Apenas III.

17- “O artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são mensuráveis pelos mesmos padrões das

verdades fatuais. Os fatos que manipula não têm comparação com os da realidade concreta. São as verdades humanas gerais, que traduzem antes um sentimento de experiência, uma compreensão e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro. A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana.” (COUTINHO, Afrânio. Dis-ponível em:< http://www.literaturabrasileira.net>. Acesso em: 06 set. 2014). O ano de 2014 foi marcado pela perda de três grandes literatos brasileiros: (A) Ignácio de Loyola Brandão, Mário Vargas Llosa e Zuenir Ventura. (B) Luís Fernando Veríssimo, Lya Luft e Graciliano Ramos. (C) Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves. (D) Augusto dos Anjos, Nélida Piñon e Rubem Fonseca. (E) Cristovão Tezza, Gabriel García Márquez e José Miguel Wisnik.

18- Em 2013, foi firmado ¼ de século da existência da Constituição Brasileira. Nesse sentido, diz-se que as Cons-

tituições possuem, na sua gênese, a reação ao autoritarismo e representaram uma proteção do indivíduo fren-te ao Estado. Na atualidade constitucional, à defesa dos indivíduos somaram-se questões sociais, econômicas e ambientais de grande complexidade que precisam ser enfrentadas e demandam importantes decisões que a todos afetam. (IHU on-line). Ao encontro disto, conotativamente, o governo brasileiro sancionou no primeiro semestre do ano, aquilo que foi denominado de “Constituição da Internet”, que define o uso da Internet em to-do território nacional, também denominada: (A) Diretório Brasileiro de Rede. (B) Marco Civil de Internet. (C) Lei de Acesso de Dados. (D) Modelo das Redes Sociais. (E) Pacto Nacional de Segurança.

19- São inúmeras as expressões e definições utilizadas no cotidiano do Poder Legislativo. Considerando o Regi-

mento da Câmara Municipal de Pomerode, assinale a alternativa correta: (A) Projeto de Resolução é toda e qualquer proposição destinada a regular matéria político-administrativa da

Câmara Municipal, sujeita à sanção do Prefeito Municipal. (B) Destaque é o ato que tem por fim sistematizar todas as matérias de interesse público, sujeitas à sanção ou

veto do Prefeito Municipal. (C) Requerimento é todo pedido de autoria de Vereador ou Comissão dirigido ao Presidente da Câmara Muni-

cipal, que deve ter por objeto assunto de relevante interesse público, devendo ser apresentado apenas por escrito.

(D) Plenário é o órgão deliberativo da Câmara Municipal e é constituído pela reunião de vereadores em pleno exercício do mandato, na forma e número legal para deliberar.

(E) Emenda é a proposição apresentada como acessória de outra proposição, devendo ser, tão somente, de caráter supressivo ou modificativo.

Page 7: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 7 de 15

20- “Mais de 1.500 mortes, pelo menos o dobro de infectados e uma perspectiva nada otimista de que outras de-zenas de milhares de pessoas possam apresentar o vírus em um futuro próximo. Foi assim que a ONG Médi-cos Sem Fronteiras (MSF) descreveu a epidemia de ebola para os membros das Nações Unidas.” (Agência BBC Brasil, 02 de setembro de 2014) Sobre o ebola, analise as afirmativas a seguir: I- Tem se espalhado principalmente no oeste da África. II- O Brasil encabeça o desenvolvimento de um remédio experimental (Zmapp) que visa combater o vírus

ebola. III- A Organização Mundial da Saúde determinou estado de “emergência sanitária mundial”. IV- A disseminação do vírus provocou, na área afetada, compras desenfreadas e os preços dos alimentos

chegaram a subir 150% nas primeiras semanas de agosto. Em relação ao exposto, pode-se afirmar que: (A) Há 2 afirmativas verdadeiras e 2 falsas. (B) Há 4 afirmativas verdadeiras. (C) Há 1 afirmativa verdadeira e 3 falsas. (D) Há 4 afirmativas falsas. (E) Há 3 afirmativas verdadeiras e 1 falsa.

Q U E S T Õ E S DE C O N H E C I M E N T O S E S P E C Í F I C O S

21- O Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos – define valor recuperável

como o maior valor entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa e o seu valor em uso. Define, também, o Valor Contábil como o montante pelo qual o ativo está reconhe-cido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas. Considere que uma entidade adquiriu, ao final do mês de dezembro de 2012, um ativo para o seu imobilizado, contabilizando o custo de R$ 100.000,00. A vida econômica do ativo contabilizado foi avaliada em 10 anos. A vida útil determinada para o ativo para a entidade foi de 5 anos, com um valor residual de 30% do custo do ati-vo contabilizado. Em 31/12/2013, a entidade levantou os seguintes dados para o ativo:

Considerando os dados acima, o valor contábil a ser reconhecido no balanço ao final de 2013 é de: (A) 93.000,00 (B) 86.000,00 (C) 90.000,00 (D) 82.000,00 (E) 80.000,00

22- Considerando o disposto no Pronunciamento Técnico CPC 20 – Custo de Empréstimos – que determina a

capitalização pela entidade dos custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, constru-ção ou produção de ativo qualificável como parte do custo do ativo, a entidade deve reconhecer os outros cus-tos de empréstimos como despesa no período em que são incorridos. Posto isso, pode-se afirmar que: (A) Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar

pronto para seu uso ou venda pretendidos. (B) Custos de empréstimos não incluem os juros, mas apenas outros custos que a entidade incorre em cone-

xão com o empréstimo de recursos. (C) Custos de empréstimos não incluem encargos financeiros relativos aos arrendamentos mercantis financei-

ros reconhecidos de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 06 – Operações de Arrendamento Mer-cantil.

(D) Ativos financeiros e estoques que são manufaturados, ou de outro modo produzidos, ao longo de um curto período de tempo, são ativos qualificáveis. Ativos que estão prontos para seu uso ou venda pretendidos quando adquiridos são ativos qualificáveis.

(E) Custos de empréstimos não incluem as variações cambiais decorrentes de empréstimos em moeda es-trangeira, na extensão em que elas sejam consideradas como ajuste, para mais ou para menos, do custo dos juros.

Depreciação contabilizada no exercício de 2013.......................

Valor em uso...........................................................................

Valor justo líquido da despesa de venda.....................................82.000,00R$

14.000,00R$

90.000,00R$

Page 8: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 8 de 15

23- Nos termos do Pronunciamento Técnico CPC 07 – Subvenção e Assistência Governamentais – Subvenção Governamental é uma assistência governamental geralmente na forma de contribuição de natureza pecuniária, mas não só restrita a ela, concedida a uma entidade normalmente em troca do cumprimento passado ou futuro de certas condições relacionadas às atividades operacionais da entidade. Não são subvenções governamen-tais aquelas que não podem ser razoavelmente quantificadas em dinheiro e as transações com o governo que não podem ser distinguidas das transações comerciais normais da entidade.

Considere as seguintes afirmativas:

I- Uma subvenção governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do período confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemática, desde que atendidas às condições do Pro-nunciamento Técnico CPC 07.

II- A subvenção governamental deve ser creditada diretamente no patrimônio líquido. III- Enquanto não atendidos os requisitos para reconhecimento no resultado, a contrapartida da subvenção

governamental registrada no ativo deve ser em conta específica do passivo. IV- A subvenção governamental pode estar representada por ativo não monetário, como terrenos e outros, pa-

ra uso da entidade. Nessas circunstâncias, esse ativo deve ser reconhecido pelo seu valor justo. Apenas na impossibilidade de verificação desse valor justo, pode ser a atribuição de valor nominal.

V- Certos empreendimentos gozam de incentivos tributários de imposto sobre a renda na forma de isenção ou redução do referido tributo, consoante prazos e condições estabelecidos em legislação específica. Es-ses incentivos não atendem ao conceito de Subvenção Governamental.

Está(ão) certa(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, II e III. (B) II, III e IV. (C) I, III e IV. (D) III, IV e V. (E) II, IV e V.

24- O Pronunciamento Técnico CPC 12 – Ajuste a Valor Presente – determina que os elementos integrantes do

ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevan-te, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais. Determina, ainda, que a quantificação do ajuste a valor presente deve ser realizada em base expo-nencial “pro-rata die”, a partir da origem de cada transação, sendo os seus efeitos apropriados nas contas a que se vinculam. Uma entidade adquiriu um ativo para o seu estoque, contratando com seu fornecedor os valores e prazos (operação com efeito relevante) a seguir – não considera nenhum tributo recuperável. A entidade também pa-gou o frete da operação:

A entidade manteve os estoques durante o mês de janeiro de 2014. O valor do custo do estoque dos itens ad-quiridos apurados ao final do mês de janeiro de 2014 é de (desconsidere qualquer reflexo tributário da opera-ção): (A) 510.000,00 (B) 445.400,00 (C) 530.400,00 (D) 425.000,00 (E) 442.000,00

25- O Conselho Federal de Contabilidade aprovou, em 2007, por meio da Resolução CFC nº 1.111/07, o Apêndice

II da Resolução CFC nº. 750/93, buscando um maior esclarecimento sobre o conteúdo e abrangência dos Princípios Fundamentais de Contabilidade sob a perspectiva do Setor Público. O princípio contábil que se afirma para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente é o Princípio da: (A) Atualização Monetária. (B) Competência. (C) Entidade. (D) Oportunidade. (E) Prudência.

Custo total de aquisição do ativo do fornecedor...........................................................

Data da entrada no estabelecimento da entidade....................................................................................

Vencimento da operação...............................................................................................

Taxa de desconto que reflete a melhor avaliação do mercado.............. ao ano

Frete FOB na operação de compra (a vista).............................................................

20,00%

20.400,00R$

510.000,00R$

31-dez-13

31-dez-14

Page 9: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 9 de 15

26- O item 11 do Pronunciamento Técnico CPC 25 – Provisão, Passivo Contingente e Ativo Contingente – dispõe que: 11. As provisões podem ser distintas de outros passivos, tais como contas a pagar e passivos derivados de

apropriações por competência (accruals), porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso fu-turo necessário para a sua liquidação. Por contraste: (a) As contas a pagar são passivos a pagar por conta de bens ou serviços fornecidos ou recebidos e que

tenham sido faturados ou formalmente acordados com o fornecedor; e (b) Os passivos derivados de apropriações por competência (accruals) são passivos a pagar por bens ou

serviços fornecidos ou recebidos, mas que não tenham sido pagos, faturados ou formalmente acorda-dos com o fornecedor, incluindo valores devidos a empregados (por exemplo, valores relacionados com pagamento de férias). Embora algumas vezes seja necessário estimar o valor ou prazo desses passivos, a incerteza é geralmente muito menor do que nas provisões. Os passivos derivados de apropriação por competência (accruals) são frequentemente divulgados como parte das contas a pagar, enquanto as provisões são divulgadas separadamente.

Considerando o disposto no CPC 25, avalie as afirmativas que seguem:

I- Os valores contabilizados mensalmente a título de 13º salário e respectivos encargos sociais calculados sobre a folha de pagamento gerada no período se enquadram no conceito de passivos derivados de apropriação por competência (accruals) e, como tal, devem ser registrados, não havendo o que se falar em “provisionar” tais valores.

II- Os valores contabilizados mensalmente a título de férias de pessoal e os respectivos encargos sociais calculados sobre a folha de pagamento gerada no período se enquadram no conceito de passivos deriva-dos de apropriação por competência (accruals) e, como tal, devem ser registrados, não havendo o que se falar em “provisionar” tais valores.

III- As comissões contratadas com representantes comerciais, incidentes sobre as receitas de vendas conta-bilizadas no mês em que as receitas são reconhecidas, são “provisionadas” no mês, pois não se enqua-dram no conceito de passivos derivados de apropriação por competência (accruals).

IV- A estimativa do valor esperado para suprir as garantias de qualidade dos produtos vendidos pela entidade no período é “provisionada”, pois se enquadra na definição de provisão.

V- A entidade deve, para cumprir uma nova legislação de saúde e segurança no trabalho, realizar instala-ções na fábrica de aparelhos para mensurar o nível de ruídos. A entidade não realizou ainda a instalação dos aparelhos, mas reconheceu uma “provisão” para os custos de instalação dos aparelhos para cumprir a regra legal, sendo essa provisão consistente com as disposições do CPC 25.

Está(ão) certa(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) II, III e IV. (D) III, IV e V (E) II, III e V.

27- Abaixo estão listadas, de forma aleatória, as rubricas mínimas que devem ser incluídas na Demonstração do

Resultado, considerando o disposto no Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis – obedecidas também às determinações legais: 1. Lucro bruto. 2. Despesas e receitas financeiras. 3. Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços prestados. 4. Resultado antes dos tributos sobre o lucro. 5. Receitas. 6. Despesas com vendas, gerais, administrativas e outras receitas e despesas operacionais. 7. Parcelas dos resultados de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patri-

monial. 8. Resultado antes das receitas e despesas financeiras. 9. Despesas com tributos sobre o lucro. 10. Resultado líquido das operações continuadas. 11. Valor líquido das operações descontinuadas. 12. Resultado líquido do período.

A sequência correta para a evidenciação da Demonstração do Resultado nos termos do CPC 26 é: (A) 5, 3, 1, 6, 8, 7, 2, 4, 9, 10, 11, 12 (B) 5, 3, 1, 6, 8, 2, 7, 4, 9, 10, 11, 12 (C) 5, 3, 1, 7, 8, 6, 2, 4, 9, 10, 11, 12 (D) 5, 3, 1, 6, 7, 8, 2, 4, 10, 9, 11, 12 (E) 5, 3, 1, 6, 7, 8, 2, 4, 9, 10, 11, 12

Page 10: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 10 de 15

28- Uma entidade adquiriu um equipamento operacional de grande porte e contabilizou o bem em seu ativo imobi-lizado, considerando as disposições no Pronunciamento Técnico CPC 27 - Ativo Imobilizado:

Considerando os dados acima, o valor do custo inicial que deve ser reconhecido para o ativo adquirido é de: (A) 296.032,00 (B) 281.032,00 (C) 300.032,00 (D) 285.032,00 (E) 301.976,00

29- A Resolução CFC nº 1.128/08 aprovou a NBC T 16.1, que trata da Conceituação, Objeto e Campo de Aplica-

ção da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Em relação às Entidades do Setor Público, assinale a defini-ção apresentada pela NBC T 16.1: (A) Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito privado ou que, possuindo perso-

nalidade jurídica de direito público, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, às pessoas físicas que recebam subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.

(B) Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo perso-nalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito fiscal, às pessoas físi-cas que recebam subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de empresas privadas.

(C) Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo perso-nalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, às pessoas físicas que recebam subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de pessoa jurídica de direito privado.

(D) Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo perso-nalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, às pessoas físicas que recebam subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.

(E) Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo perso-nalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, às pessoas jurídicas que recebam subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.

30- Conforme a NBC T 16.1, que trata da Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação da Contabilidade Aplicada

ao Setor Público, um dos objetivos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é dar o necessário suporte para o compromisso fundado na ética profissional, que pressupõe o exercício cotidiano de gerar informações com-preensíveis e úteis aos cidadãos no desempenho de sua soberana atividade de controle do uso de recursos e patrimônio público pelos agentes públicos, denominado de: (A) Instrumentalização do Controle Fiscal. (B) Patrimônio Social. (C) Instrumentalização do Patrimônio Social. (D) Patrimônio Público. (E) Instrumentalização do Controle Social.

31- Segundo o art. 165 da Constituição Federal, a lei que o instituir estabelecerá, de forma regionalizada, as dire-

trizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas de-correntes e para as relativas aos programas de duração continuada. Está se falando sobre: (A) A Lei Orçamentária Anual. (B) O Plano Plurianual. (C) A Lei Orçamentária Regional. (D) A Lei de Diretrizes Orçamentárias. (E) A Lei de Diretrizes Regionais.

Valor do bem sem o IPI............................................................

IPI cobrado na operação.................................................

ICMS recuperável na operação.......................................

Frete FOB no transporte do bem.........................................

ICMS recuperável no frete de transporte.......................................

Serviços de guincho para descarga do bem..........................

Consumo de material para os testes de instalação............

36.000,00R$

12.600,00R$

1.512,00R$

1.944,00R$

4.000,00R$

300.000,00R$

15.000,00R$

Page 11: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 11 de 15

32- Considere que as receitas orçamentárias abaixo foram extraídas do orçamento anual de determinado municí-pio para 2014:

Receitas R$ em mi

Remuneração de depósitos bancários 5.254,00

IPTU 74.000,00

ITBI 12.890,00

Alienação de bens imóveis 21.000,00

Recebimento de Convênio com a União para compra de ambulâncias 120.000,00

IRRF - sobre rendimentos pagos pelo município 13.200,00

Taxa licença para funcionamento estabelecimento Comercial 6.700,00

Cota-parte do FPM 42.000,00

Operação de crédito Programa Pró-moradia 55.000,00

Empréstimo adquirido junto ao BNDES 450.000,00

Cota-parte do ICMS 165.400,00

Cota-parte do IPVA 31.000,00

Multas e juros de mora dos tributos 1.200,00

Alienação de bens móveis 540,00

É correto afirmar que o total das receitas de capital, das receitas patrimoniais e das transferências de capital é de respectivamente: (A) R$ 646.540,00; R$ 5.254,00 ; R$ 358.400,00 (B) R$ 646.540,00; R$ 26.794,00 ; R$ 358.400,00 (C) R$ 526.540,00; R$ 5.254,00 ; R$ 358.400,00 (D) R$ 346.390,00; R$ 651.794,00 ; R$ 5.254,00 (E) R$ 646.540,00; R$ 5.254,00 ; R$ 120.000,00

33- A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve compreender as metas e prioridades da administração pública,

incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Além disso, é também função da LDO: (A) Orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispor sobre as alterações na legislação comercial e es-

tabelecer a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (B) Orientar a elaboração do Plano Plurianual, dispor sobre as alterações na legislação tributária e estabelecer

a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (C) Orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispor sobre as alterações na legislação tributária e es-

tabelecer a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (D) Orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispor sobre as alterações na legislação tributária e su-

gerir a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (E) Orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispor sobre as alterações na legislação orçamentária e

estabelecer a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. 34- Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público da Secretaria do Tesouro Nacional, os Princí-

pios Orçamentários visam estabelecer regras norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Determinado es-tado, ao elaborar sua Lei Orçamentária, previu que cerca de R$ 15 bilhões seriam arrecadados com o ICMS, sendo que cerca de R$ 4 bilhões seriam repassados aos municípios, em função de transferência constitucio-nal. Em função disso, o estado colocou, no Orçamento de 2014, uma Receita Tributária com o ICMS de, apro-ximadamente, de R$ 11 bilhões. Quanto a esse estado, pode-se afirmar que: (A) Não respeitou o princípio orçamentário da Unidade. (B) Não respeitou o princípio orçamentário do Orçamento Bruto. (C) Respeitou o princípio orçamentário do Orçamento Bruto. (D) Não respeitou o princípio orçamentário da Universalidade. (E) Não respeitou o princípio orçamentário da Não Vinculação da Receita de Impostos.

Page 12: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 12 de 15

35- A Portaria Interministerial n° 163, de 04 de maio de 2001, da Secretaria do Tesouro Nacional, estabeleceu, entre outras coisas, a classificação da receita orçamentária por natureza da receita. A Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP) será classificada no orçamento de um município do se-guinte modo: (A) Categoria econômica: Receita Corrente; Origem: Receita Tributária; Espécie: Contribuição para o Custeio

do Serviço de Iluminação Pública. (B) Categoria econômica: Receita Corrente; Origem: Receita de Contribuições; Espécie: Contribuições Soci-

ais. (C) Categoria econômica: Receita Corrente; Origem: Receita de Contribuições; Espécie: Contribuição para o

Custeio do Serviço de Iluminação Pública. (D) Categoria econômica: Receita de Capital; Origem: Receita de Contribuições; Espécie: Contribuição para o

Custeio do Serviço de Iluminação Pública. (E) Categoria econômica: Receita Corrente; Origem: Receita Tributária; Espécie: Contribuições Sociais.

36- O orçamento público de um município apresentava uma previsão de receitas no total de R$ 5.000.000,00,

assim como um total de despesas fixadas no mesmo valor. Ao final do exercício, verificou-se que 90% das re-ceitas previstas foram lançadas e 80% das receitas previstas foram arrecadadas. Verificou-se, também, que 70% das despesas fixadas foram empenhadas e 65% das despesas fixadas foram pagas. Considerando o re-gime orçamentário previsto na Lei 4.320/1964, pode-se afirmar que o município obteve: (A) Um superávit orçamentário de R$ 1.000.000,00. (B) Um déficit orçamentário de R$ 1.000.000,00. (C) Um déficit orçamentário de R$ 500.000,00. (D) Um superávit orçamentário de R$ 750.000,00. (E) Um superávit orçamentário de R$ 500.000,00.

37- São recursos financeiros de caráter temporário e não integram a Lei Orçamentária Anual. O estado é mero

depositário desses recursos, que constituem passivos exigíveis e cujas restituições não se sujeitam à autori-zação legislativa. Segundo a NBC T 16.2 que dispõe sobre Patrimônio e Sistemas Contábeis, estes valores devem ser contabilizados como: (A) Passivo circulante, independentemente do prazo de exigibilidade. (B) Passivo circulante, dependendo do prazo de conversibilidade. (C) Passivo não circulante, independentemente do prazo de exigibilidade. (D) Passivo não circulante, independentemente do prazo de conversibilidade. (E) Passivo circulante, independentemente do prazo de conversibilidade.

38- De acordo com uma investigação do Ministério Público, vereadores da Câmara Municipal de Canoas, na Região

Metropolitana de Porto Alegre, são suspeitos de exigir parte dos salários dos assessores. Os funcionários eram obri-gados a fazer empréstimos para entregar o dinheiro aos políticos. Um ex-assessor relatou que, na época em que atuava na Câmara de Canoas, recebia quase R$ 10 mil por mês. Porém, para continuar com o cargo, afirmou ter ob-tido um empréstimo consignado de R$ 78 mil para um vereador. Além dos R$ 2,5 mil que eram descontados para quitar o empréstimo, ele diz que entregava mensalmente mais R$ 1,4 mil ao parlamentar. (Portal G1/RS) Contextualizada a situação e tomando-se como base a ética na esfera pública (AMORIM, 2000), afirma-se:

I- Potencializar o valor da ética impõe se repensar o modelo de organização e funcionamento do Estado e

sua relação com a sociedade. II- A ética presente no Estado é produto independente da sociedade. III- O descompromisso com a sociedade torna os casos, como o dos vereadores de Canoas, expoentes da

corrupção no aparelho estatal. IV- No Brasil, historicamente, os valores e padrões de conduta referentes à esfera pública sempre estiveram

próximos dos valores democráticos.

Considerando-se que há duas afirmativas verdadeiras (coerentes) e duas afirmativas falsas (incoerentes), são, respectivamente, verdadeiras e falsas as sentenças: (A) I e II – III e IV. (B) II e IV – I e III. (C) I e IV – II e III. (D) I e III – II e IV. (E) II e III – I e IV.

Page 13: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 13 de 15

39- Determinado município apresentou, ao final do segundo quadrimestre de 2014, uma Receita Corrente Líquida de R$ 5.220.000,00. Considerando os limites com despesas com pessoal impostos pela Lei de Responsabili-dade Fiscal (LC 101/2000), pode-se dizer que esse município não atende a esses limites caso sua despesa com pessoal, ao final desse quadrimestre, seja de: (A) R$ 313.200,00 para o Executivo. (B) R$ 2.900.000,00 para o Executivo. (C) R$ 256.800,00 para o Legislativo. (D) R$ 2.410.200,00 para o Executivo e R$ 296.800,00 para o Legislativo. (E) R$ 2.004.400,00 para o Executivo e R$ 101.400,00 para o Legislativo.

40- Um município pretende realizar uma despesa orçamentária no valor de R$ 40.000,00. Porém, não há crédito

orçamentário consignado na Lei Orçamentária para essa despesa. Nesse caso, para que essa despesa possa ser realizada no valor pretendido, esse município deverá providenciar a abertura de crédito adicional: (A) Suplementar. (B) Extraordinário. (C) Especial. (D) Descentralizado. (E) Especial ou extraordinário.

Page 14: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

Câmara de Vereadores de Pomerode – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 14 de 15

Page 15: CÂMARA DE VEREADORES DE POMERODE - furb.br · PDF file(C) Nesse caso, o racismo se faz presente apenas nas palavras ... De cima para baixo, a sequência correta é a ... há um erro

CÂMARA DE VEREADORES DE

POMERODE

Concurso Público – Edital N. 001 / 2014

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS

01 A B C D E

02 A B C D E

03 A B C D E

04 A B C D E

05 A B C D E

06 A B C D E

07 A B C D E

08 A B C D E

09 A B C D E

10 A B C D E

11 A B C D E

12 A B C D E

13 A B C D E

14 A B C D E

15 A B C D E

16 A B C D E

17 A B C D E

18 A B C D E

19 A B C D E

20 A B C D E

Questões RESPOSTAS

21 A B C D E

22 A B C D E

23 A B C D E

24 A B C D E

25 A B C D E

26 A B C D E

27 A B C D E

28 A B C D E

29 A B C D E

30 A B C D E

31 A B C D E

32 A B C D E

33 A B C D E

34 A B C D E

35 A B C D E

36 A B C D E

37 A B C D E

38 A B C D E

39 A B C D E

40 A B C D E

INFORMAÇÕES

O Gabarito e o Caderno de Questões serão divulgados a partir das 12h do dia 15 de setem-bro de 2014, no site www.furb.br/concurso.

Pomerode, 14 de setembro de 2014.