clima organizacional

2

Click here to load reader

Upload: luciano-orosco

Post on 07-Jul-2015

672 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Clima organizacional

Clima Organizacional A definição mais usada de Clima Organizacional é a de um conjunto de

propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

A apuração do nível de satisfação dos colaboradores, se faz necessária para: · Indicar e apoiar as decisões dos gestores; · Mensurar como está a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, à comportamentos contraproducentes (como absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.) · Estabelecer referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação, gerando um espírito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.

O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização. A pesquisa revelará a realidade percebida pelos colaboradores e não somente o que efetivamente acontece.

Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social. Cultura Organizacional

Segundo a definição de L. Smircich em “Concepts of Culture and

Organisational Analysis” a Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimento) aceites e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única. É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras. Corresponde ao que representa a personalidade no indivíduo e transmite a forma como os membros da organização se comportam de acordo com o sistema de valores vigente.

A importância da Cultura Organizacional deve-se ao factor de constituir uma forte determinante da motivação na organização, facto que se deve às funções que desempenha, nomeadamente: - Dar um sentimento de identidade, de unidade e de participação colectiva aos membros da organização;

Page 2: Clima organizacional

- Incentivar o empenhamento das pessoas; - Guiar e modelar o comportamento das pessoas.

Stephen Robbins, em OrganizationalBehavior, destaca dez características que agregadas captam a essência da cultura organizacional: - Identificação: até que ponto cada colaborador se identifica mais com a organização do que com a sua própria profissão; - Ênfase no Grupo: traduz em que medida o trabalho na organização está organizado na base de equipas ou na base individual; - Focus nas Pessoas: até que ponto as decisões de gestão têm em consideração o impacto nos membros da organização; - Integração Departamental: em que medida os diferentes departamentos ou divisões atuam de forma coordenada e inter-dependente; - Controle: de que forma as regras, os regulamentos e a supervisão direta são usados para controlar o comportamento individual; - Tolerância ao Risco: até que ponto os membros da organização são encorajados a ser agressivos, inovadores e a enfrentar o risco; - Critérios de Recompensa: de que forma são atribuídas as recompensas e quais os fatores que as determinam; - Tolerância de Conflitos: em que medida os membros da organizaçãosão encorajados a encarar os conflitos com espírito de abertura; - Orientação para os resultados: até que ponto a gestão está mais orientada para os resultados do que para os meios; - Sistema Aberto ou Fechado: em que medida a organização está atenta à sua envolvente externa e atua em resposta às suas alterações.

Significado de Meritocracia

Sistema em que os mais dotados ou aptos são escolhidos e promovidos

conforme seus progressos e consecuções; sistema onde o mérito pessoal

determina a hierarquia.