circulação: região vertente do caparaó, governador

20
Distribuição gratuita Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador Valadares e Ipatinga Ano 9 - Nº 114 - 27 de Novembro / 2011 - Telefone: (33) 3331-8409 - www.jm1.com.br - [email protected] Ana Carolina Dias Tuca Andrada -Marília Pêra Sílvio Santos Diretores da rede municipal de Lajinha recebem homenagem Manhuaçu é elevada a Comarca de Entrância Especial - Juiz Edison Feital é homenageado PÁGINAS 14 e 15 PÁGINAS 10 e 11 Lançamento do livro “Manual de Controle e Auditoria” PÁGINA 6

Upload: others

Post on 25-Jun-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

Distribuição gratuitaCirculação: Região Vertente do Caparaó, Governador Valadares e Ipatinga

Ano 9 - Nº 114 - 27 de Novembro / 2011 - Telefone: (33) 3331-8409 - www.jm1.com.br - [email protected]

An

a C

aro

lina

Dia

s

Tuca

An

dra

da

-Mar

ília

Pêr

a

Sílv

io S

anto

s

Diretores da rede municipalde Lajinha recebem homenagem

Manhuaçu é elevada a Comarca de EntrânciaEspecial - Juiz Edison Feital é homenageado

PÁGINAS 14 e 15

PÁGINAS 10 e 11

Lançamento do livro “Manualde Controle e Auditoria”

PÁGINA 6

Page 2: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

2 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

CHARGE

ESCREVA-NOS, SERÁ UM PRAZER DIVULGAR SUA CARTA,LEIA ACIMA COMO FAZER E MÃO NA CANETA OU NO TECLADO.

CARTA DOS LEITORES

EDITORIAL

E X P E D I E N T E

Diretor e Jornalista Responsável:Devair Guimarães de Oliveira - MG-09523-JP

Colaboradores: Joaquim Saturnino da Silva - Cláudio Humberto - AdalbertoRomualdo Pereira Henrique, Heraldo Klen de Freitas - Pastor Celso Medeiros,

Dr. Wanderley Fernandes Avelar (correspondente junto a comunidade Européia) Revisão: Gelsane Maria de Paula

Opinião do Leitor: [email protected] jurídico: Dr. Geraldo Antônio Xodó dos Santos Féres

VOZ JORNALÍSTICA E EVENTOS LTDA MEDiagramação e Composição: Rua José Camilo Avelar, 296

Apt. 101 - Bairro Bom Pastor – Manhuaçu – MG CEP: 36900-000Fone/Fax (33) 3331-8409 Cel (33) 8887-8409

Opinião dos Leitores A opinião dos leitores está aberta a todas as pessoas sobre qualquer assunto desde que não seja deofensas pessoais, proselitismo ou propaganda. As cartas poderão ser resumidas e corrigidas. Elas devemser enviadas à Rua José Camilo Avelar, 296 - Apt. 101 - Bairro Bom Pastor – Manhuaçu – MG CEP: 36900-000 , por Telefax: (33) 3331-8409, ou por e-mail: [email protected]. Deve constar nome completo, endere-ço, RG, telefone para contato e os textos não podem passar de 30 linhas.

EU LEIO O JORNAL DAS MONTANHAS

Ao Jornal das Montanhas

Viajo quase todos os dias para Caicó a trabalho e, comecei aobservar a pessoa supracitada recolhendo lixo nas margens daBR-427. Trata-se de uma situação muito triste. Em determina-do ponto observei o acúmulo de ossos de animais que são depo-sitados ao longo da estrada resultante de morte por doençasinfecciosas. As mãos do homem são imundas pela sujeira acu-mulada. Parei e o questionei, tendo o mesmo afirmado que moraem Manhuaçu Minas Gerais e que está fazendo o caminho devolta para casa. Perguntei como sobrevive e o mesmo afirmouque, come restos de comida jogados na estrada. Também pedecomida aos moradores das imediações. O percurso em que ohomem se encontra é inóspito e a temperatura durante o diaoscila entre 35 e 40 graus centígrados. Na terça-feira o mesmoestava deitado na sombra de uma faveleira, planta típica dosemiárido, a 12 quilômetros da sede do município de Caicó/RN.

Francimar Galvão - Jardim do Seridó - RN

Fui, esperei e recebi a cruz, foi um momento de oração e de féantes da chegada dos Ícones da Jornada Mundial da Juventude,vejo nesta iniciativa uma grande importância para a dissemina-ção da paz, não só entre os jovens, mas para todos nós, é ummomento de refletir sobre a nossa participação na igreja católi-ca, e o que estamos fazendo para combater as drogas, e a crimi-nalidade em que se encontram vários jovens em nossa cidade.

Infelizmente a mídia manhuaçuense não se preocupouem divulgar este evento tão importante, principalmenteque temos um jornal que deveria trabalhar principalmen-te junto à igreja católica e não junto à política, que nemsempre é justa para com os munícipes.

Márcio José Bahia - Manhuaçu

Ao Jornal das Montanhas,

Acompanho o jornal de vocês há muito tempo leiosempre na internet e gosto por demais dos assuntos abor-dados por vocês principalmente a política regional e denossa cidade que como ninguém, ela é bem tratada nessejornal. Também quero parabenizar o diretor do Jornaldas Montanhas o Sr. Devair Guimarães de Oliveira pelaseriedade em que escreve o editorial do jornal, e peloeditorial que sabemos a linha do periódico, lembro-me demeu pai que era assinante do Jornal do Brasil e da revistaCruzeiro, desde cedo nos ensinou a sermos leitores equando chegava o jornal ele lia primeiro o editorial e nosexplicava cada detalhe, inclusive o editorial que aprendibem cedo que é a opinião e o pensamento do dono dojornal. Parabéns por todo o conteúdo, mas adoro mesmoé o Dizem por aí...

Edmilson Freitas Heringer

Prefeita deSimonésiaMarinalva

Corrupção e ImpunidadeOs homens que são capazes de praticar a corrupção, em qualquer

sentido da palavra, são capazes de qualquer atrocidade (quando fi-cam impunes!). A pessoa que entra no mundo do crime não começacom um assassinato ou coisa parecida. Os maiores bandidos come-çam com pequenos atos. Mas num país em que reina a impunidade,esses pequenos atos nunca são barrados e acabam crescendo cadavez mais.

Uma cidade, por sinal, que não dá o devido valor às suas crianças,talvez porque o governante “desvia” o dinheiro da educação, aplica odinheiro onde lhe convém sem consultar o povo, superfatura obras,não prioriza a educação e saúde, uma cidade que tem também umpoder judiciário e uma polícia fraca. E o porquê tudo isso acontecefica só no imaginário do povo. Em uma cidade do Rio, uma gang dejovens invadiu a casa do prefeito, ele ficou furioso e pediu para quealguns policiais (que conhecem muito bem os criminosos, apesar denunca os terem punido) dessem um “sumiço” nesse grupo de joven-zinhos arrogantes. De um jeito que a justiça nunca descobriu quemestava por trás de tudo. E assim acaba um capítulo da história corrup-ção, impunidade e violência. Exagerada? Não. É a mais pura realidadedo Brasil. Onde tudo é movido pelo orgulho e pela ambição.

Agora, imagine sua cidade se fosse bem organizada. As criançastodas estivessem na escola. Uma escola bem estruturada, com profes-sores profissionalizados, com salários dignos e pagamentos em dia eórgãos governamentais cuidando da fiscalização das crianças quenão fossem à aula. O prefeito (a) fosse super honesto e humilde.Exigisse competência e agilidade à polícia, que por sua vez seria muitobem paga. A legislação bem organizada e a lei a palavra de ordem. Oshabitantes se respeitassem. Fossem solidários uns com os outros.Ninguém teria arma ilegal em casa. A família seria a instituição maisvalorizada por todos. Enfim, a cidade dos sonhos. Parece até um con-to de fada! Isso seria o ideal para que todos vivessem bem, mas ospróprios brasileiros desacreditam que isso possa acontecer. É possí-vel uma cidade bem organizada e ordeira temos dezenas delas no país.O que necessita é uma organização de pessoas de bem que coloquemos interesses da coletividade acima de tudo e pensem em um futuromelhor para seus filhos e netos. A sociedade tem também sua culpaveja nossos arquivos há quanto tempo nós batemos nesta tecla, masinfelizmente nada mudou até o momento.

Muitos municípios vão de mal a pior. Acorda povo!O povo espera que as organizações partidárias que tanto se reúnem

se mantenham unidas para que aconteça a tão sonhada virada dobem, vereadores que façam seu papel e prefeitos que governem parao povo e com o povo, nas câmaras não há opositores e, portanto nãohá fiscalização, só nas eleições que eles combinam se dividindo aquie ali, para depois fazer o jogo do poder, além de que, as instituiçõesdemocráticas são fracas, a gestão dos bens públicos é feita por debai-xo dos panos e fiscalizada por órgãos incompetentes.

Toda essa impunidade favorece ao esquecimento e banalização dosfatos pelos próprios lesados. Assim a indignação, força motriz, “ficapara lá”. E o povo não protesta, não age. Só reclama...

Esses fatos são bons para questionarmos a democracia. Será queessa forma social tão exaltada por nós é realmente democrática? Ulti-mamente o que se vê é o abuso de poder, é o famoso Farinha Poucameu Pirão primeiro.

Page 3: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

3acesse: www.jm1.com.br27 de novembro / 2011

DIZEM POR AÍ...Nós não afirmamos, apenas divulgamos o que “Dizem por aí”.

Uma notinha colocada nesta colunacausou grande audiência em nosso sitee recebemos algumas cartinhas erecados sobre o fogo amigo. Para aPaulinha de Manhuaçu e Fernando deLajinha vai aí a resposta de suasperguntas: Fogo amigo (do inglês:Friendly fire) é uma expressão eufêmicautilizada militarmente no que tange osaspectos de ataques aliado à aliado, ouinimigo à inimigo.

Tal expressão ganhou maiorreconhecimento, pois nas guerrasatuais, em que não existe tanto contatofísico com o inimigo, a simplessuposição de um alvo faz com que osoldado queira abatê-lo, antes que oinimigo o faça. Isso é a grande causa de vítimas aliadas emguerras. Pode-se citar o exemplo dos Pracinhas (Soldadosbrasileiros na II Guerra Mundial) que por possuir uniformeparecido com os dos alemães, eram abatidos com frequênciapor aliados (devido ao despreparo do governo brasileiro emanalisar os uniformes inimigos). O motorista do Sérgio Bredere pré-candidato a vereador Ailton causou mesmo ciúmes, aoponto de segundo dizem, deixar o serviço em que estavacomo motorista do prefeito Adejair Barros. A gota d’água foina Feira da Paz onde segundo os comentários Ailton caiu emuma armadilha e acabou prevalecendo a vontade de algunsvereadores que não estavam gostando de ver o pré-candidatoem seus redutos eleitorais.

Foi só começar a chover um pouquinho para começaraparecer os buracos nas estradas da região é outra vergonhaporque o governo manda asfaltar, mas parece que é tudocombinado a empresa faz uma porcaria que com meses jáaparece os buracos e o mais interessante que mesmo o governotendo tudo a seu favor a lei etc. Disse um sábio, o governo nãoreclama é porque o asfalto é de 1/3 tudo já fora acertado antes.

Onde foi parar a tal lei deimprobidade administrativa?Todos os dias os jornais erevistas estão cheios dedenúncias e não vemos nadaacontecer, só em São Paulo éque estamos vendo algunsprefeitos e familiares deprefeitos irem para a cadeia, emMinas dê uma olhadinha nosprocessos que cada prefeito teme o pior eles não estão nem aí.

Atenção senhores (as) promotores de justiça, vamosmostrar serviço tem executivo e legislativo abusando dasleis, outros fazendo ao contrário da lei, em nossa região sãomuitas as empresas lesadas em licitações fraudulentas eoutros que ganham mais não levam, será que eles confiamem quem na justiça ou na impunidade. Por que isso acontece?e os monopólios? Isso tem que acabar o descumprimentodas leis prejudica a todos. Na região de Manhuaçu o negócioestá feio e o povo está esperançoso por justiça.

Darci Braga pré-candidata aprefeita de Manhumirim naseleições de 2012, alegre epopular sempre encontra umtempo para visitar osmunícipes em suascomunidades desta feita elaparticipou de um cultoevangélico na IgrejaPentecostal Evangélica Poderdo Espírito Santo de Deus notrevo de Manhumirim

Segundo assessoria do deputado federalLael Varella, e confirmada pelo Tucapresidente do Democrata Manhuaçu, anoque vem virá para o Hospital Cesar Leiteum valor de R$ 400 mil reais para aquisiçãode materiais e máquinas.

É uma vergonha, como diz Boris Casoy, dá tristeza saberque tanta gente que precisa receber o Bolsa Família e nãorecebe, mas tem pessoas bem sucedidas, proprietários deterras que estão recebendo Bolsa Família, com certeza estãofalhando feio na fiscalização.

Reunião do PT em Manhuaçu

Grupo ligado ao Dr. Gulliver (PT) esteve reunido domingo(27) em uma confraternização onde todos puderam conversarbastante e o assunto mais tratado foi sobre Manhuaçu e aseleições de 2012. Veja a entrevista do Dr. Gulliver na página 12

Governo de Minas não cumpre o queassinou e manda Projeto à Assembleia

Escrito por: Luiz Carvalho,com informações do SindUTE-MG

Em junho deste ano, os professoresestaduais de Minas Gerais tiveram querealizar uma paralisação de 112 dias paraque o governo comandado por AntônioAnastasia (PSDB) aceitasse aplicar a leie pagar o Piso Nacional da Educação aos trabalhadores, quegarante o mínimo de R$ 1.187 para uma jornada de 40 horassemanais.

Porém, com a mesma truculência dispensada aos servidoresda segurança, saúde e energia, que também não tiveram seusacordos cumpridos, o governador mineiro anunciou nasegunda-feira (21) exatamente o contrário: por meio do Projetode Lei (PL) 2.355/11, definiu que não pagará o piso e ainda iráretirar direitos adquiridos pela categoria.

Diante desse cenário já conhecido pelos profissionais doensino público, mais uma vez o Sindicato Único dosTrabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG)vai à luta e promove a ocupação da Assembleia Legislativa(Alemg) desde o início da manhã de quarta-feira (23).Caravanas vindas de todo o Estado irão se juntar aosmanifestantes que já estão acampados para acompanhar avotação do PL pelos parlamentares. Além de contar com oapoio total da população mineira.

Dois dias de luta – Imediatamente, a paralisação dostrabalhadores aconteceu dia 23 e dia 24. Porém, a retomadade uma manifestação nas mesmas proporções daquela doinício deste segundo semestre não está descartada, caso ogovernador insista em não cumprir o termo de compromissoassinado.

Para o SindUTE-MG, além da proposta em si, o processopara construção da medida foi uma afronta à democracia e areafirmação do modelo tucano de governo. “O que foianunciado na segunda-feira pelo Governador Antônio

Anastasia não foi apresentado ao sindicato em nenhumareunião da Comissão Tripartite. Também não foi encaminhadonenhum documento à entidade informando sobre estaproposta”, comentou Beatriz Siqueira, presidente dosindicato.

Foram seis reuniões com a comissão de negociação criadaem setembro, mas sem acordo. A última, inclusive, marcadapara semana passada, foi cancelada. Afinal, não havia maisnecessidade de discussão, visto que o governo já haviadefinido unilateralmente o que seria enviado à AssembleiaLegislativa.

Como ficará a eleição na ARPODE?

A Associação Regional dosPortadores de Deficiência“ARPODE” deveria ter feitoeleição no dia 31/10/2011 às 14horas conforme edital.Acontece que foi feita inscriçãode uma chapa e constatado quenenhuma outra havia sidoinscrita. Segundo Geraldo Adãono dia da votação apareceuoutra chapa que nem registradafoi, de acordo com o estatuto eedital de convocação essachapa está totalmente irregular.“Admiro o Vasco Fernando“Vascão” presidente doConselho de Associação deManhuaçu “COAMMA” ircontra o edital, a lei foi feita paraser cumprida e a nossa chapafoi para a eleição como chapaúnica, pois foi a única a se inscrever dentro do prazo, hora,data e local designado pelo edital. Agora estamos esperandoque a justiça seja feita”. Disse Geraldo Adão

Fogo amigo

Bolsa Família

Ailton, maisconhecido como

motorista doprefeito Sérgio

Breder

Asfalto de 1/3

Por que os políticos não têm medo da justiça?

Manhumirim

Pastor José Lino e a précandidata a prefeita de

Manhumirim Darci Braga

Emenda parlamentar deLael para HCL

E o Governo Anastasia continuadesagradando os funcionáriosprincipalmente os professores

Geraldo Adão e oAdvogado Aguinaldo

Alves dos Santos, lídercomunitário

Minas sem prestigio Federal

O Estado de Minas, desde o governo FHC só recebe 3% doorçamento da saúde nacional, quando deveria receber 11%.Isto mostra o desprestigio politico devido o nível de nossospolíticos mineiros tanto no Senado como na Câmara Federal.Agora, a direção da FIEMG, Associações Comerciais de Minas,Sindicatos de Classe, etc e etc estão marcando uma audiênciacom a presidenta Dilma para pedir mais prestigio e aplicar o dedireito em nosso Estado. Há quase 20 anos Minas só temperdido. Aqui em Valadares, a FIEMG dirigida por RozaneAzevedo se unindo junto aos outros órgãos para junto aoGoverno de Minas fazer fileira a Prefeita Elisa Costa e pedirindustrias para a cidade e região. Afinal, já ultrapassamos os194 mil eleitores e eles fazem muita gente ser eleita...

Mal cheiro na água

Várias cidades estão detectando mal cheiro nas águas mesmotratadas. O fenômeno está preocupando as autoridadessanitárias. Segundo analises, o problema está não nas águastratadas, mas nas dos rios. As autoridades devem nos colocara par de tudo, sem demagogia, sem politicagem, mas cominformações. Todo cuidado é pouco neste momento. EmGovernador Valadares o tratamento é feito pelo SAAE e oproblema também é real. Autoridades já pediram a solução em10 dias no máximo. Agora só falta os diretores do SAAE deValadares abrirem uma distribuidora de água mineral, se é quejá não abriram. Alguns dizem que sim outros dizem que não,tem até o direito de abrirem, mas será muita cara de pau.

O pré candidato avereador do (PT)Romeu do SUS,

depois de uma longaluta judicial ganhou acausa e foi integrado

no quadro defuncionários da

prefeitura deManhuaçu.

Page 4: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

4 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

Quem de manhãcompreendeu osensinamentos da

sabedoria, à noitepode morrer contente.

Confúcio

A sabedoria é a únicariqueza que os

tiranos não podemexpropriar.

Khalil Gibran

O único lugar onde osucesso vem antes dotrabalho é no dicio-

nário.

Albert Einstein

Volta teu rosto semprena direção do sol, eentão, as sombrasficarão para trás.

sabedoria oriental

Quem não sabeaceitar as pequenasfalhas das mulheres

não aproveitará suasgrandes virtudes.

Khalil Gibran

Tartarugas conhecemas estradas melhor do

que os coelhos.

Kahlil Gibran

A única história quevale alguma coisa é ahistória que fazemos

hoje.

Henry Ford

Escuta e serás sábio.O começo da sabedo-

ria é o silêncio.

Pitágoras

O amor é a únicaloucura de um sábio ea única sabedoria de

um tolo.

William Shakespeare

Normalmente quando acontecem problemasnas nossas vidas, logo os chamamos detempestades em nossas vidas. Ainda bem quenão passam de simples tempestades, por maisraios, trovões e vendavais que tragam. As tem-pestades sempre dão lugar a bons ventos, bonstempos. E os raios, trovões e vendavais, quasesempre deixamos esquecidos em um canto qual-quer de nossas vidas, já que é muito maisinteressante e salutar, guardarmos somente a bo-nança.

Ou alguém gosta de lembrar todos os dias, da-queles em que já sofreu? Bom... não podemos nosesquecer de que existem os masoquistas não?

Mesmo acertando na maioria das decisões denossas vidas, não podemos esquecer que somoshumanos e por isso mesmo, cem por cento falí-veis, e assim sendo, somente lembramo-nos danecessidade de consertar o telhado quando a chu-va nos obriga a correr atrás de baldes e panelaspara aparar as goteiras. Por isso mesmo, seria bomque também antes, durante e depois das tempes-tades, estivéssemos prevenidos, depois aceites epor fim entendidos das lições a tomar e guardar.Também saber que no horizonte o tempo claro dehoje poderá mostrar nuvens carregadas amanhã,e neste caso não há previsão de tempo nem mete-orologista que possa nos ajudar. Podemos isto sim,é encontrar dentro de nós mesmo o abrigo neces-sário até o temporal passar. Só a nossa serenidadeserá capaz de enfrentar os fortes ventos, e a nos-sa fé em vencer os obstáculos, nos dar a cobertu-ra precisa contra raios, trovões e bombas d’água.

Por falar nisso, a previsão para hoje é de tempobom, horizonte aberto, muito sol... Mas amanhã...Bom, só resta esperar. Ainda bem que podem vir...Só tempestades.

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista ePalestrante. E continua à venda nosso CD CAR-TÃO “Uma pequena história de Natal!” ValorR$15,00 já incluído Correio, com pedido mínimode três unidades, para [email protected]. Estacoluna está em mais de oitenta jornais no Brasil eExterior. Gostaríamos de recomendar também aacesso ao nosso blog,www.clicnosfatos.blogspot.com. Realmente umCLIC nos fatos.

TEMPESTADES DA VIDA.

Quem viaja com frequênciapela BR-427, principalmentenos últimos dias no trechoentre as cidades de Jardim doSeridó e Caicó, tem se depa-rado com amontoados de li-xos recolhidos e estocadosna beira da estrada, por vári-os pontos do percurso. Mui-tos não sabem, mas oresponsável por aquilo é oandarilho João Batista, quehá três anos deixou pai, mãe eseus filhos e resolveu andar,sem destino pelas estradas doBrasil. Entrevistado pela Rá-dio Caicó AM, João Batistadisse que para passar seutempo, resolveu recolher o lixoque encontra nas estradas.

Geralmente, ou guarda emsacolas plásticas ou amarracom arame farpado, e deixano acostamento da pista, naesperança de que alguémpasse e recolha o fruto de seutrabalho voluntário. “Se nãocatar o outro não cata. Issoaqui não pode ficar sujo. Ecomo na minha terra eu jácatava lixo, faço também parao tempo passar mais rápido”,disse ele na entrevista.

João Batista morava emManhuaçu, município de

João Batista:O “faxineiro” das estradasCidadão que se diz manhuaçuense foi encontrado em Caicó/RN

Recebemos um comunicado de um colega jornalista e blogueiro da cidade deCaicó, interior do Rio Grande do Norte. Segundo Marcos Dantas “Hoje pelamanhã nos deparamos com um andarilho, que diz ele morava em Manhuaçu (MG)

e há três anos deixou casa e filhos e passou a andar no Brasil. Ele, por onde passarecolhe lixo jogado nas estradas, para passar o tempo. Diz que quer voltar para suaterra”. Explica Dantas. Se alguém conhecer, favor entrar em contato com a nossa redaçãopara que imediatamente passamos para Marcos Dantas em Caicó/RN

Veja a matéria publicada pelo nosso colega de Caicó

Minas Gerais com aproxima-damente 80.530 habitantes.Trabalhava na roça e contouque certo dia “deu na mentede andar e tô andando atéhoje. A maioria do percursoeu faço a pé, e quando apa-rece alguma carona, eu pego.Mas é muito difícil”, disseele. À reportagem, deixou cla-

ro que pretende um dia vol-tar para casa, e acredita queinclusive já esteja fazendo ocaminho de volta. Dorme de-baixo de árvores, principal-mente em locais seguros edistantes da pista, e a alimen-tação, ou vem de doações demotoristas ou de residênci-as que encontrar nos sítios.

João Batista: O “faxineiro” das estradas - Andarilhorecolhendo lixo nas estradas do Seridó

Foto: MARCOS DANTAS

Page 5: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

5acesse: www.jm1.com.br27 de novembro / 2011

CANTINHO DE FÉpor

Rev. ÂngeloVieira da Silva

EMPRESA DE NÍVEL ESTADUAL CONTRATA PESSOAPARA TRABALHAR EM MANHUAÇU COMO AUXILIARADMINISTRATIVO, QUE ESTEJA GRADUANDO OUFORMADO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO OU

CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CONHECIMENTO EMINFORMÁTICA PARA INÍCIO IMEDIATO.

OS INTERESSADOS DEVERÃO ENVIARCURRÍCULO PARA

[email protected] ENTREGAR NA RUA PLINIO PINHEIRO, Nº 180-

BAIRRO BOM PASTOR EM MANHUAÇU/MG.

TRABALHE NATV ALTEROSA LESTE

A TRILOGIA DO LIVRAMENTO DIVINO“Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os

meus olhos, da queda, os meus pés” (Sl 116.8)

Em virtude do cinema é muito comum em nossa época oprincípio da trilogia. Muitos autores se apropriaram dotema para apresentar suas obras ao mundo como em “Devolta para o Futuro”, “Matrix”, “O Senhor dos anéis” emuitos outros. O que poucas pessoas sabem é que já naGrécia antiga tal método era utilizado na apresentação depoemas dramáticos.

Gostaria de aplicar este conceito na Escritura, especifi-camente no Sl 116.8. A leitura básica deste verso já fazsaltar aos olhos do leitor uma composição literária de Deusem três partes com o epíteto “Livramento Divino”.

Não tenho dúvida que o Deus triúno de Israel livra,resgata seu povo (halats, heb.). No texto em questão umconjunto de palavras parece ligar uma trilogia que realçaeste tema, se apresentando com as seguintes partes se-quenciais:

01. DEUS E O LIVRAMENTO ESPIRITUAL“Livraste da morte a minha alma”. A alma é parte imate-

rial do ser humano. Ela não pode morrer como o corpo.Todavia, as Escrituras são precisas ao ressaltar que a almaque pecar essa morrerá. Obviamente, o sentido de morteaplicado à alma é espiritual e remete à condenação eterna.O salmista pode reconhecer que somente Deus o resgataespiritualmente, que somente o Senhor pode salvá-lo damorte eterna. Espero que o leitor possa, de volta ao pas-sado, relembrar com alegria que o Senhor da Aliança olibertou de um império invisível das trevas, do maisprofundo poder da morte (Sl 86.13).

02. DEUS E O LIVRAMENTO SENTIMENTAL“Livraste das lágrimas os meus olhos”. Os olhos po-

dem verter lágrimas em momentos de extrema alegria, masnão é este sentido aqui. O sentimento é outro, é de triste-za. O salmista chora em virtude dos laços de morte que ocercaram e das angústias do inferno que dele se apodera-ram. Davi lamenta porque caiu em tribulação e tristeza.Porém, o salmista vislumbra uma realidade: Deus o livrasentimentalmente, o Senhor pode resgatá-lo das emoçõesmais sombrias. Desejo que o leitor possa ser liberto dasprisões emocionais que o amarfanham, de volta para umfuturo de bem-aventurança com o Senhor da Promessa,que enxugará dos olhos toda lágrima (Ap 7.17).

03. DEUS O LIVRAMENTO CIRCUNSTANCIAL“Livraste da queda os meus pés”. A queda é um tropeço

(d´hiy, heb.), por isso, uma circunstância, um acidente. Orei segundo o coração de Deus compreende que o Senhorlivra seu povo ciscunstancialmente.Deus o socorreu mi-sericordiosamente em momentos delicados, para que an-dasse na presença de Rei, na luz da vida (Sl 56.13). Tenhoa expectativa do leitor escolhido desde a fundação domundo voltar ao passado por alguns instantes e recordarcomo o Senhor o resgatou de circunstâncias impossíveis.

Encerro esta pastoral com a lembrança do decreto feito pelorei Dario ao testemunhar o livramento que Deus concedeu aDaniel, reconhecendo que “Ele livra, e salva, e faz sinais emaravilhas no céu e na terra” (Dn 6.27). E você, já foi liberto?

Rev. Ângelo Vieira da SilvaPastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor

A transformação da dívi-da estadual em relação aogoverno federal em obraspara Minas, foi consideradapelo deputado SebastiãoCosta como uma saída razo-ável e plenamente aplicávelpara um problema que pare-cia insolúvel. A proposta foifeita pela Comissão Especialda Dívida Pública naAssembleia Legislativa, comapoio da maioria dosintegrantes da Casa. que vêmlutando no sentido desolucionar entraves'históricos' para o desenvol-vimento de várias regiões emnosso Estado.

Para o deputado Sebasti-ão Costa, um dos problemasmais importantes é a dupli-cação da rodovia 381 – umdos acessos mais importan-tes para a zona da Mata mi-neira e Nordeste deMinas.Ele lembrou que

Sebastião Costa apoia decisãoda Assembleia Legislativa em

prol da Zona da Mata'transformar a divida aplica-da pelo governo federal emuma agenda positiva paraMinas e os mineiros, é umasolução além do patamar po-lítico - pois engloba a agili-zação econômica de todosaqueles que vivem nessasáreas”.

O papel da AssembleiaLegislativa nesse objetivo, foiconsiderado pelo parlamentarcomo “fundamental e decisivo,já que a sugestão partiu dosdebates em suas comissõestécnicas”. Como presidenteda Comissão de Constituiçãoe Justiça da Assembleia Le-gislativa de Minas, ele consi-dera que o aspecto legal daquestão depende da união deesforços de todos os Estados,já que se trata das relaçõesdo governo federal com osgovernos estaduais em prolde maiores benefícios paratoda a Nação.

A Igreja Católica se prepa-ra para a Jornada Mundial daJuventude (JMJ), em julhode 2013 no Rio de Janeiro.Desde já volta cada vez maissua atenção para os jovens,em conjunto com a socieda-de, tendo em mente o quan-to é importante entender ajuventude e se comprometercom seu presente e futuro.

A opção preferencial daIgreja pelos jovens tem raí-zes na 3ª Conferência dosBispos da América Latina,no ano de 1979, em Puebla,México.

As igrejas, de forma ur-gente vêm priorizando a ju-ventude e incentivando queo mesmo seja feito pelo go-verno e por todos os segui-mentos da sociedade. Os jo-vens e adolescentes consti-tuem uma grande maioria denossa população, um enor-me potencial para o presen-te e o futuro da Igreja e dospovos. Eles são chamados aser ‘sentinelas do amanhã’,como disse o Bem Aventu-rado João Paulo II, por oca-sião de uma das edições daJornada Mundial da Juven-tude.

Quarta-feira, dia 23 de No-vembro, os Ícones da Jorna-da Mundial da Juventude(JMJ) chegaram a Manhua-çu com um clima de muitaalegria e festa. Mesmo comchuva o povo fiel de nossa

Para o deputado Sebastião Costa, um dos problemasmais importantes é a duplicação da rodovia 381 –

um dos acessos mais importantes para a Zona daMata mineira e Nordeste de Minas

Manhuaçu recebe ícones daJornada Mundial da Juventude

cidade esteve presente nes-te momento histórico.

A Jornada Mundial da Ju-ventude é um percurso queconvoca e põe a Igreja emestado de missão entre osjovens, proporcionando-lhes a centralidade do encon-tro com Jesus Cristo, o maiorbem da vida, e trabalhando,no que diz respeito à depen-dência química, na preven-ção, acompanhamento eapoio a políticas governa-mentais para reprimir essapandemia.

A prevenção se faz comprocessos educativos, comincidência para introduzir asnovas gerações no âmbito do

valor da vida e do amor, des-pertando a consciência daprópria dignidade de filhosde Deus. O Documento deAparecida, nº 424, reza que a“Igreja deve promover lutafrontal contra o consumo etráfico de drogas, insistindono valor da ação preventivae reeducativa, assim comoapoiando os governos e en-tidades civis que trabalhamneste sentido, exortando oEstado em sua responsabili-dade de combater o narco-tráfico e prevenir o uso detodo tipo de droga”.

A Jornada Mundial da Ju-ventude no Brasil, já em cur-so com a peregrinação da

Cruz e do Ícone de NossaSenhora, é experiência de es-piritualidade, reconhecendoa religiosidade como fator deproteção e recuperação im-portante para o usuário dedrogas. Também é um even-to de grandes proporçõespara mobilizar a juventude emtorno de temas, preocupa-ções e questões decisivaspara a vivência da vida comodom. Os jovens, portanto,merecem e requerem um ca-minho percorrido com elesem busca dessas conquistase na consolidação de umavida vivida no amor e na jus-tiça.

A Cruz Peregrina, de 3,8metros, e o Ícone de NossaSenhora, oferecida à juventu-de pelo então papa – hojeBeato – João Paulo II, percor-rem o mundo inteiro e chega-ram em setembro ao Brasil.

Os Ícones estiveram emCarangola na parte da Ma-nhã e de lá foram trazidospara Manhuaçu pelos pa-dres, sendo recebidos pormilhares de fiéis. Foi Celebra-da uma missa às 15h30min eapós a missa os ícones fo-ram enviados para Caratinga,sede da diocese.

Por Luana deOliveira Gomes

Com informações do Portalda Paróquia São Lourenço

Quarta-feira, dia 23 de Novembro, os Ícones da Jorna-da Mundial da Juventude (JMJ) chegaram a Manhuaçu

com um clima de muita alegria e festa.

Page 6: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

6 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

Jornal das Montanhas –Quais as livrarias onde o leitorencontrará o livro?

Daniel - O livro poderá serencontrado em todas as livrariasSaraivas do Brasil. no site (http://www.saraivauni.com.br), Manualde Controle e Auditoria – ComÊnfase Na Gestão de RecursosPúblicos Autor: Gerhard Batista,Daniel Categoria: Contabilidade /Auditoria

JM - O que levou você aescrever este livro?

Daniel – Este livro surgiu danecessidade de ordenar e detransmitir o conhecimento adquiridono desenvolvimento de diversoslevantamentos, diagnósticos eauditorias na área pública e privada,procurando integrar e consolidarmétodos empregados em situaçõesreais, alinhados com o conhecimentoe com as práticas adotadas pelosórgãos fiscalizadores. Estaobra traz conceitos deauditoria e retrata a suaaplicação prática nasentidades privadas e emadministrações públicasfederais, estaduais emunicipais, assim comorelaciona a sua importânciapara o Controle Interno. Oleitor deve lembrar quepara tratar de auditoria épreciso relacionar o temacom a Controladoria, por abrangertodas as atividades de ControleInterno. Este livro transmite oconceito praticado pela doutrinaexistente e pela prática usual,buscando ser objetivo nos estudossobre a auditoria, de forma a facilitara aquisição do conhecimento e aproporcionar ao leitor um estudoútil e prazeroso.

JM – Quando iniciou seustrabalhos em auditoria e quantotempo levou para produzir olivro?

Daniel – Em meados de 2001iniciei meus trabalhos em auditoriapública e privada. Desde então medeparei com situações típicas eatípicas na rotina operacional dasinstituições. Cada uma dessassituações me fez buscarconhecimentos já formatados emlivros e outras tivemos queconstruir expertise para atingir oque chamamos nessa obra deobjetivo da auditoria. Assim desde2001 vinha compilando oconhecimento, mas somente em2010 iniciamos esse projeto que seconsolida agora com esta obra.

JM - Como você avalia asoportunidades no mercado detrabalho para auditor?

Daniel - As oportunidades sãograndes, porém vejo dois entraves:1- é a falta de qualificação dosprofissionais contadores que sedizem auditores. Auditor não éaquele que apenas se intitula, eledeve agir como tal, deve gostar deestudar muito, ser flexível, terhumildade, em meu livro, no item1.6, do capítulo 1 relacionamos ashabilidades que entendo serpertinente a um auditor; 2-Empresários e gestores. Esseshomens de negócios que são a razãoda existência de muitas profissõessão nossas também, e muitas dasvezes eles não sabem o que pedir.Não sabem falar qual é sua

Lançamento do livro “Manual de Controle e Auditoria”

Academia Manhuaçuense de Letras em sessão solene, realizoudia 25 próximo passado no Salão Nobre da Casa de Cultura“Ilza Campos Sad”, em Manhuaçu/MG - o lançamento do

livro Manual de Controle e Auditoria e apresentação da biografia doPatrono da Cadeira nº 39 da Academia Manhuaçuense de Letras, Dr.Alcino de Paula Salazar.

Luiz Gonzaga Amorimpresidente da AcademiaManhuaçuense de Letras emdiscurso no final das atividades dodia 25 onde foi feito o lançamentodo livro do autor Daniel Gerhard,apresentação da biografia exemplardo patrono da cadeira 39 da entidade,Alcino Salazar que segundoAmorim deve inspirar a todos osmanhuaçuenses a fazerem coisasboas para o município, e tambémfoi lançada a campanha intitulada“Manhuaçu eu te amo” com oobjetivo de resgatar a cidadania dosmanhuaçuenses despertando assimo amor adormecido dos munícipespor sua cidade.

Discurso histórico proferidopelo presidente Luiz Amorim

Palavras finais do presidente:Senhores Membros da Mesa,

Senhores Acadêmicos, Caroshomenageados, Autoridades civis,militares e eclesiásticas, Senhoras eSenhores.

Vivemos hoje mais uma noite deglória em nossa Academia.

O lançamento do livro do nossocompanheiro Daniel Batistarepresenta a certeza de que arealização de um sonho é possível.

E eu peço licença ao meu amigoDaniel, pois iniciei minha carreiraprofissional como Técnico emContabilidade, tornei – meContador, e durante 10 anos exercia função de Delegado do ConselhoRegional de Contabilidade emManhuaçu, sendo, com muitahonra, da família contabilista.

Confesso que não tiveoportunidade de ler o livrototalmente, mas a parte já conhecidame dá a certeza de que osensinamentos ali contidos serão deextrema valia para os profissionaisda contabilidade.

E aqui cabe um momento desaudade. De quando iniciei minhacarreira de contabilista, nãoesqueço as tardes e noites levadasa efeito na confecção de defesasfiscais, juntamente comprofissionais da palavra do MestreElias Sahid Chéquer, Salim AliBaraky e José Daniel Batista.Como esquecer esses momentos eesses profissionais? Comoesquecer José de Souza, de LúcioCampos, de Oliveira Simão,Alencar Augusto de Carvalho,Ataíde Mendes Dominici, dentreoutros?

E como esquecer o ProfessorAntônio Lopes de Sá. Oresponsável pelo prefácio destelivro. Como esquecer as aulasmagníficas deste mestre. Acontabilidade data antes mesmo deJesus Cristo. Foram contadoresgrandes nomes da história.Confúcio era contador, público;Heráclito que escreveu as sátiras,no ano 35 AC, no império romano,era contador; na idade média, no

Entrevista com o autor Daniel Gerhard Batistanecessidade principal e acabamcomprando “gato por lebre”.Pensando nisso, em meu livro nocapitulo 2, item 2.2 relatamos o queé o objeto e o objetivo da auditoriapara que realmente o contratanteconsiga expressar o que elerealmente deseja investindo seusrecursos e tendo sua respostacorreta.

JM - A auditoria como medidapreventiva é a melhor opção parase evitar crises?

Daniel - Sim, mas não há única.Prever é anteceder um problema enão deixar que ele aconteça. Sepreventivamente analisamosdocumentos e sugerimos mudançaspara eliminar falhas, erros, desvioou mesmo fraudes, mas se nossassugestões são negligenciadas denada adianta agir de maneirapreventiva. O auditor não faz nadasozinho. Ele precisa do apoio e

cooperação de toda ainstituição para que oserviço seja bem feito eos resultadosefetivamente apareçam.Cada um tem de fazer seupapel que deve serdefinido no ato doplanejamento daauditoria. Por fim, valelembrar que dependendodo caso, o gestor imagina

que quer uma auditoria preventiva,mas na verdade ele está precisandomesmo é de uma auditoria maispontual, que em nosso livro sãodenominadas auditorias de Gestão,auditoria Corretiva ou auditoriaPunitiva. Nesse caso cabe aoprofissional auditor definir esteescopo para depois executar seutrabalho.

JM - A auditoria já é umaprática recorrente em grandescorporações, você acha que elatambém é válida em pequenasempresas?

Daniel – Não tenho dúvidadisso. Há alguns anos atrás asgrandes empresas adotavam aauditoria para cumprimento legal.Hoje elas já utilizam a auditoriacomo fonte de controle e correçãodiária das normas e procedimentosda empresa. Nesse perfil, aspequenas empresas estão indo parao mesmo caminho. Auditar deixoude ter a impressão negativa de que“há algo errado e queremos apenassaber o responsável” para ser maisum instrumento de gestão paraauxiliar o dia a dia das instituiçõespúblicas e privadas.

JM - Quais são os custosgerados para a empresa ao sefazer uma auditoria? Como semensura o retorno?

Daniel – Como toda prestaçãode serviço, os custos serãomensurados de acordo com ovolume de dados, informações epapeis que serão necessário analisar.Além dessas variáveis temostambém a questão prazo de entrega(curto ou normal), tipo de auditoria(interna ou externa), além depreventiva, operacional, corretivaou punitiva. A mensuração doretorno se dará a partir do momentoque se definir com clareza o objetivoprincipal da auditoria e o auditor(por meio de seus serviços erelatórios) conseguir atingir esteobjetivo.

Academia Manhuaçuense de Letras quer resgatar cidadaniarenascimento, o italiano Bocatio eraFinomarte, no ano 1202, queintroduziu os números arábicos,também era contador.

Já naqueles tempos, maisprecisamente na Suméria, oscontadores dos reinos realizavamas inscrições em argilas, em tábuasoriginaram o nome lançamento.

Ao final do dia, para que essastábuas não perdessem, elas eramreduzidas a uma tábua maior,originando então o diário.

E para que não se dispersassemestas pequenas tábuas eram unidaspor uma corda, isto é, os fatos damesma natureza, surgindo aí orazão.

Ao final do mês, tudo isso eracolocado num jarrão, onde eramgravados os dados ali guardados.

E curioso, é que os monarcasdeterminavam que as pedrasgrandes, fossem colocadas em praçapública para conhecimento dopovo, para que este pudesse tomarconhecimento dos movimentoscom o dinheiro público, tal como éfeito ainda hoje no Brasil!!!!!

E essas recordações nos levamfatalmente a uma reflexão. E euconvido vocês a partilharem comigodesta reflexão.

Temos hoje aqui dois ícones,pessoas que trabalharam etrabalharam por Manhuaçu. Umnome do passado, Alcino de PaulaSalazar. Outro do presente, DanielGerhard Batista.

E nós somente reconhecemos osvalores desses homens porquepassamos a conhecê-los. A gentesó ama aquilo que conhece.Impossível ter amor oureconhecimento a quemdesconhecemos.

Certamente esse é um fatordeterminante para explicar as razõesque Manhuaçu vem sendo tratadopor muitos manhuaçuenses eprincipalmente pela elite políticaestadual e federal.

Com certeza, a grande maioriado nosso povo, para não dizerquase 100%, desconhece que MariaLacerda de Moura, a protagonistado Seriado Memorial de MariaMoura, levado ao ar pela RedeGlobo, é filha de Manhuaçu, nascidaaqui no povoado de Monte Alverne.

Quem conhece Dulce Primo,Maestrina do HSBC, que todos osnatais encanta o mundo inteiro comas cantatas do HSBC, que é filha deManhuaçu, nascida ao lado daPonte do Ginásio.

Quem sabe que Manhuaçu temfilhos cartunistas reconhecidos nomundo inteiro, como Rico, Quinho,Zappa, dentre outros, que levam anossa cultura aos quatros cantosdo mundo.

Quem se lembra de Bibiano AlexRocha, autor do livro ZÉ FUCIMque encontra-se hoje em Londres,na Inglaterra, levando o nome denossa Manhuaçu.

Quem tem conhecimento que oVice Governador do Estado de

Minas Gerais – ALBERTOPINTO COELHO FILHO- temraízes em Manhuaçu, tendo aquiresidido seu pai cujo nome élembrado na Rua Alberto PintoCoelho, logo aqui no segundoquarteirão.

Quem tem conhecimento deque a Secretaria de Estado daCultura, ELIANE DENISEPARREIRAS OLIVEIRA, é filhade Manhuaçu.

Quem se lembra que já tivemosum Ministro da Justiça –IBRAHIM ABI – ACKEL – umSecretário de Estado da Justiça –MÁRIO ASSAD – um Ministrodo Supremo Tribunal Federal –MAURICIO CORREA, que foitambém Senador da República – umMinistro do Tribunal SuperiorEleitoral – JOSÉ GUILHERMEVILELA, além de deputadosfederais e estaduais.

Quem se lembra de MonsenhorJosé Maria de Gonzalez, que foi oprecursor da construção da Matrizde São Lourenço, ou de DoutorCésar Leite que foi o precursor daconstrução do Hospital CésarLeite.

Quem se lembra de ZezéGonzaga – cantora de sucesso; deHervê Cordovil, compositor desucesso, parceiro de Luiz Gonzaga;de Ronie Cord, seu filho, que foi oprecursor da jovem guarda,lançando esse ritmo da músicapopular brasileira, com a músicaRua Augusta.

Muitos outros manhuaçuensesilustres poderíamos declinar. Maso objetivo desta reflexão édemonstrar que não amamos aquiloque não conhecemos, e como nãoconhecemos a história de nossa terranão a amamos, com o ardor que elanecessita.

O tempo passou e as liderançasdesta terra não mais refletiram oideal público daqueles que nossucederam, levando nossa cidade aum ostracismo de tal ordem, quenão mais acreditamos que possahaver saída.

Temos um trabalho pelaconstrução da APAC, umaorganização de primeira grandeza,que poderá recuperar dezenas e

dezenas de presos, mas que nãotem a participação popular, oumelhor, a quase ninguém é dadoconhecer a sua existência.

Tivemos na semana passada ainstalação da 2ª Vara Criminal nestaComarca, elevando – à condição deEntrância Especial, cujo título ésumamente importante porquantoos Juízes que aqui trabalharem serãoautomaticamente elevados àcondição de Desembargadores,obviamente dentro dos princípiosque norteiam o Poder Judiciário,além de melhores condiçõestécnicas e fiscais para a Comarca, enaquele momento vislumbramos aparticipação de pequena parcela dasociedade.

Os deputados que em épocas deeleições aqui estão continuamente,não apareceram. Sequer osPrefeitos da região, tão somente oPrefeito Adejair Barros. E por queisso? Desinteresse destes ou faltade liderança da nossa sociedade?

Porque nas cidades vizinhasdeterminados deputadosconstroem hospitais e Manhuaçunão consegue sequer uma verbaconsiderável. E as parcas querecebemos são alvo de tamanhapublicidade, que chega – se a pensarque o valor recebido foi todo gastocom elas.

Porque as cidades vizinhasrealizam encontros médicos paradebates de temas atuais, cujos cursossão patrocinados pela indústriafarmacêutica, e em Manhuaçu nadahá, apesar de termos uma gamaconsiderável de profissionaismédicos.

Tudo isso acontece porque asclasses profissionais lutamindividualmente. Ninguém pensa nocoletivo. Ninguém pensa nomunicípio. Todos buscam o bemestar pessoal. Olham apenas parao próprio umbigo.

Precisamos resgatar esse amor aManhuaçu. Essa é uma tarefa detodos nós. Acadêmicos, políticos,professores, alunos, educadores demaneira geral, enfim, uma luta detoda a sociedade.

Precisamos fazer com que nossacidade seja respeitada, pelo que elarepresenta como pólo regional. Épreciso que ela seja reconhecida peloPoder Público Estadual e Federal.

E é esse o nosso desafio para oano de 2012. Lançamos hoje oprojeto MANHUAÇU EU TEAMO, com a participação de nossoamigo Cartunista Rico, e desejamosver o engajamento de

toda a sociedade.Venham conosco. Manhuaçu

precisa de cada um de nós. Vamosfazer com que nossa cidade sejarespeitada e valorizada. Faça a suaparte, nós iremos fazer a nossa.

Muito obrigado pela presença eaté a próxima.

E assim, dou por encerrada estasessão.

ET PLURIBUS VENTURAPAX (Todos por um futuro de paz)

Acadêmicos e autoridades que fizeram parte da mesaO presidente da Academia Luiz Amorim e cinco

acadêmicos que foram homenageados

Por Devair Guimarães de Oliveira

Page 7: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

7acesse: www.jm1.com.br27 de novembro / 2011

Cumprindo agenda nosdias 19 e 20 de novembro, odeputado Doutor WilsonBatista esteve em duas cida-des da Zona da Mata minei-ra, onde inaugurou obras eassinou novos convêniosbeneficiando os municípios.

No sábado, dia 19 de no-vembro, na cidade de Astol-fo Dutra, o parlamentar, jun-to ao vice-governador doestado, Alberto Pinto Coelhoe do Secretário de Governo,Danilo de Castro, inaugurouuma nova Unidade Básicade Saúde (UBS) e ainda assi-nou convênio com o municí-pio, possibilitando a pavi-mentação de vias públicasna cidade. "É uma satisfaçãoestar em Astolfo Dutra, quesempre me recebe calorosa-mente, como médico já temosum longo trabalho, agoracomo deputado tenho imen-sa satisfação em participar dainauguração de uma Unida-de Básica de Saúde", diz.

Deputado Dr. Wilson Batista inaugura obra,assina convênio e participa de confraternização

cidades da Zona da Mata mineira

"Hoje, assinar o convêniopara a pavimentação de viaspúblicas na cidade é o sím-bolo do nosso compromissoe do Governo de Minas coma população".

Confraternização

No dia seguinte, domingo,

dia 20, Dr. Wilson Batistaconfraternizou com amigos elideranças políticas de SantaMargarida, no aniversário dopatriarca da família Mages-te: Senhor Élbio Mageste."Não poderia deixar de parti-cipar desta data tão especialao lado do Élbio, que é umaliderança na região e um gran-

de amigo", disse. "SantaMargarida é um municípioque sempre me acolheu mui-to bem e que pude compro-var durante as eleições de2010".

Agenda

Durante a semana, cumprin-do sua agenda paralelamente àde médico no Hospital doCâncer de Muriaé, o deputadoDoutor Wilson Batista participade votações no plenário daAssembleia Legislativa e aindade reuniões da Comissão deSaúde e da Comissão de Defesados Direitos da Pessoa comDeficiência. "No nosso últimoencontro começamos a definiras diretrizes para reuniãoespecial em comemoração aoDia Internacional da Pessoacom Deficiência, que ocorreráno dia 5 de dezembro, especial-mente no plenário JuscelinoKubitschek", destaca oparlamentar.

Cumprindo agenda nos dias 19 e 20 de novembro, odeputado Doutor Wilson Batista esteve em duas

cidades da Zona da Mata mineira

Ingredientes: 2 quilos de chã, 3 unidadesde tomates maçã picados com casca esementes, 3 unidades de cebola roxapicadas, 1 lata de cerveja preta caracu, 2colheres de sopa de tempero alho e sal, 1unidade de tablete caldo de carne, 1 colherde sopa de óleo, 1 colher de sopa de colorau, 2 quilos de morangatipo japonesa crua com casca e em pedaços, 1 xícara de creme deleite, 1 xícara de leite de coco, 1 xícara de leite, 1 colher de sopa depimenta calabresa, 2 colheres de sopa de margarina, 2 colheres desopa de maionese, Pimenta a gosto, 200 gramas de carne secadesfiada, Cebolinha e salsa a gosto, 500 gramas de jilóModo de Preparo: 1- Tempere a carne com o alho e sal. Em umapanela de pressão refogue a carne com o óleo e o colorau, emseguida acrescente os tomates, as cebolas picadas, a cerveja pretae o tablete de caldo de carne.2- Misture, e assim que começar a ferver, tampe e deixe cozinharpor 10 minutos na pressão.3- Cozinhe a moranga em pedaços e com a casca. Depois decozida retire a polpa. Bata no liquidificador a polpa, juntamentecom o creme de leite, o leite, o leite de coco e a maionese.4- Em uma panela refogue o creme com a margarina, o tempero dealho e sal e a pimenta calabresa. Deixe cozinhar até formar umpurê espesso, acrescente a carne seca desfiada, e a pimenta, salsae a cebolinha a gosto.5- Fatie o jiló e ferva em água com sal. Escorra e reserve6- Moranga do tipo “jacaré” retire a tampa e todas as sementesinternas. Leve ao fogo, em uma panela grande totalmente cobertacom água. Cozinhe, até que espetando um garfo, ela estejalevemente macia. Retire e escorra7- Na moranga coloque o creme de um lado a carne do outro e porcima o jiló fatiado. Decore com cebolas roxa fatiada fininha, epimenta biquinho

Moranga recheada

HISTÓRIA DAS HISTÓRIAS DE MANHUAÇU

Por DevairGuimarães de Oliveira

A coluna História dasHistórias dessa quinzenahomenagea Benoni da Paixãode 71 anos, nascido em 12 deabril de 1940, casado comDulcinea Antônia da Paixão, paide três filhos Emerson Luiz daPaixão, Neilor Carlos da Paixão,Chardson Roberto da Paixão euma netinha Zarah filha deEmerson. Benoni começou atrabalhar na roça com 7 anos eaos 29 anos, muda do Distritode São Pedro do Avaí para asede do município Manhuaçu eingressa no Hospital Cesar Leitetendo uma carreira vitoriosasendo o funcionário mais bempreparado de sua época.

“Começo dizendo que fui oprimeiro funcionário doHospital Cesar Leite a fazer umcurso técnico pelo InstitutoCientífico Químico do Rio deJaneiro, curso porcorrespondência.

Posteriormente por causadesse aprendizado que tiveoutros testes, cursos técnicos,estágio no Hospital das Clínicasem Belo Horizonte, fuiconsiderado por algunsmédicos como o enfermeiro mais

Nossa homenagem aqueles quefazem a história de Manhuaçu

capacitado do HCL. Três fatosimportantes marcaram minhavida. Ninguém sabia por queele estava tendo convulsão,o paciente havia dado entradano HCL com traumatismocraniano, parecia que estavatudo bem. O médico achou

que o paciente estava bem edeu alta, na rua ele sofreu umaconvulsão, os médicosconsultaram o relatório que fizonde constava temperatura,pressão arterial, batimentoscardíacos e ele foi transferidopara Belo Horizonte a tempode se recuperar.

Outro caso foi umatransfusão de sangue,naquela época não tinha oHemominas, então o sangueera aplicado de qualquermaneira; houve umaincompatibilidade e a pressãodo paciente foi para 22/12,temperatura 40, encalomboutodo e a gente não encontravao médico, então eu tive aaudácia de pegar três injeçõesque eu sabia que ele tinha quetomar, retirei o sangue da veiadele e apliquei as injeções.Depois de quatro horas euconsegui falar com o médicopedi a ele que, pelo amor deDeus, fosse ao hospital; eleperguntou porque e eu faleique era para receitar o remédioque eu havia aplicado, elefalou “você ficou doido?”eudisse não, o Senhor só vaisaber quando chegar aqui nohospital. Quando ele chegouao hospital pediu que eu

Benoni da Paixão nascido em 12 deabril de 1940 no Distrito de SãoPedro do Avaí Município de

Manhuaçu. É casado, tem três filhos. Suatrajetória profissional começou aos 07anos na zona rural, onde teve umacarreira vitoriosa, durante 37 anos. 12anos de enfermagem e 25 anos noDepartamento de faturamento. Foi oprimeiro funcionário a ter um cursoTécnico de Enfermagem, no período dejunho de 1971 a abril de 1972. Durantedez anos fez parte de movimento de igreja, começou a fazer grupo de cantores daIgreja em outubro de 1957 e permaneceaté hoje, participou do Coral da IgrejaSão Lourenço mais de 30 anos.

Como líder comunitário; começou emnovembro de 1987 na Associação doBairro São Vicente, e em 1988 participoudo primeiro Congresso da FAMEM,sendo um dos fundadores da Famemg.

Conselho de Saúde; começou emfevereiro de 1991 a participar deConferências Municipais, Estaduais eNacionais, fez parte do ConselhoEstadual e Comissão de 1997 a 2001. Em1992 na 9ª Conferência Nacional deSaúde foi destaque, e foi eleito como orepresentante na Comissão Nacional deMobilização Popular e Municipalizaçãoda Saúde, cada estado teve umrepresentante durante 4 anos, Em 1993foi contratado para fazer palestra emBetim pela Escola de Minas eposteriormente esteve em outrascidades como Juiz de Fora, Itabira,Timóteo, Vermelho Novo e outras.

retirasse o sangue da veia e eudisse que já havia retirado, aí amulher do homem falou “se nãofosse esse enfermeiro meumarido estaria morto”. O médicosó olhou para mim e falou “eusei que ele é competente”. Oterceiro caso que tambémmarcou minha trajetória naenfermagem foi um paciente queestava se preparandoclinicamente para ter a pernaamputada, eu cheguei perto domédico e falei “o senhor podiareceitar Fibrase e Rifocina paraeu curar a perna do senhorOlimpo”; ele perguntou “vocêacha que eu acredito?” eu falei“acho” aí ele suspendeu acirurgia e eu comecei a fazer oscurativos com uma técnica queeu havia aprendido lá noHospital Das Clínicas em BeloHorizonte, comecei a fazer oscurativos e com cinco dias elepediu que eu retirasse as faixas,olhou e já estava quase bom.Daí mais três dias pediu paraolhar de novo e daí a poucosdias liberou o paciente; e depoisde vinte anos a filha dele meprocurou para mostrar que tinhacolocado o meu nome no filhodela e mostrar que o pai deladepois de vinte anos aindaestava bem”.

Benoni da Paixão

Page 8: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

8 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

Reunião da Câmara Municipal de LajinhaQuarta-feira 23 de novembro de 2011 a

Câmara Municipal de Lajinha aprovoualgumas moções de pesar, indicações 60 e 61do vereador Antônio Fonseca e orçamentopara 2012 de 27 milhões. Na reunião passadaouve um questionamento pelo vereadorFlávio Elias sobre a Defesa Civil e nestareunião convocado pelo presidente PauloCesar compareceu a câmara o Coordenadorda Defesa Civil Júlio da Silva Hastenreiter comfarta documentação explicou cadaquestionamento sendo aceito por todos osvereadores e aplaudido pelos presentes areunião. Ainda foi dito pelos vereadores queé a primeira vez que a Defesa Civil de Lajinhaestá organizada, segundo o presidente PauloCesar em tempos passado os materiais quechegavam para a cidade para socorrer osdesabrigados eram levados pelos

funcionários da prefeitura.Visando as chuvas a Defesa Civil de Lajinha

já está preparando preventivamente para aspossíveis enchentes. Abaixo ele explicadetalhadamente cada ação feita pela DefesaCivil de Lajinha.

“A nossa Defesa Civil só começou funcionaragora, antes ela só existia no papel, assim queassumi resolvi me preparar me inteirando dasatividades da DC, participamos de um cursoem Belo Horizonte sobre prevenção, nós jáestamos olhando o local para colocar aspessoas que estão em áreas de risco, pessoasque moram em barrancos e já estão chegandopara nós cestas básicas, muitas lonas, jáestamos com ajuda do secretariado, do prefeitoSebastião Moreira, estamos nos preparando.O povo já está nos procurando e já estásabendo sobre o que será feito”.

“Essa guarda é de minharesponsabilidade e possoguardar onde quiser, porém eutenho que comprovar tudo oque sai. Se uma pessoa precisardo nosso trabalho, a assistentesocial visita essa pessoa, euvou ao local, preenchemos umdocumento, eu assino a pessoaassina , para que depois quandoo Coronel da Defesa Civilprecisar de algum documentoeu tenho tudo guardado.Aproveitando essa reportagemquero agradecer pelaoportunidade que foi dada paraesclarecer para a população deLajinha o nosso trabalho e dizerque faço com amor, pois nãorecebemos nada por isso.Espero que a Defesa Civil nãoacabe, porque conseguimoslevantá-la, não temosremuneração nenhuma. A gentefaz porque, em 2003 a águalevou tudo o que eu tinha, eu jáconheço o sofrimento do povo.Então quando fui convocadopara fazer esse curso da DefesaCivil eu abracei a causa paraque eu conseguisse ajudar opovo.

O povo na época doincêndio de 2003 a única

Coordenador da Defesa CivilJúlio da Silva Hastenreiter

Vereadores Renato, Neura, Arlindo (frente) - Flávio Elias e Fonsequinha (atrás)

Beto Lamparina secretário, Paulo César presidente e Andréa vice-presidente

coisa feita por eles foi umboletim de ocorrência daPolícia e mais nada. Entãodepois que eu sair, porquedevo sair em 2012, quero queo povo cobre, porque o povoagora sabe que existe aDefesa Civil. O Estado ajudamuito, só depende de ter a

documentação certinha, fazertudo certamente comhonestamente. Eu entrei em2010 e saio em 2012, mas vouestar sempre ajudando opróximo que entrar, sempreorientando a respeito dadocumentação, eles vãopoder contar sempre comigo”.

Júlio da Silva Hastenreiter - coordenador da defesa civil

Plenário da Câmara Municipal de Lajinha

AS CARACTERÍSTICAS DA CIDADE DE LAJINHA“Lajinha é uma cidade com muitos morros,

muitas áreas de risco e a nossa Defesa Civilsó começou agora, não funcionava, só estavano papel. Tudo no começo é mais difícil, masagora já estamos nos organizando, nospreparando. No ano passado tivemos umaajuda para a comunidade com 500 cestasbásicas, 200 colchões, 300 litros de produtosde limpeza, oito rolos de lona plástica, commedida de 8x50. Esse ano já começamos adistribuir algumas cestas básicas no bairroHonorato, algumas para o bairro SãoSebastião, já distribuímos um pouco de telhas,

por conta de um vendaval muito forte quetivemos em Lajinha, já recebemos a primeiradoação da Coordenadoria Estadual da DefesaCivil. Foi feita uma denúncia pelo vereadorFlávio sobre umas telhas que foram doadaspara uma pessoa que não precisava. Com issoo presidente da Câmara nos convocou e eucomprovei para eles com um boletim da PolíciaMilitar que essa pessoa falou que não chegounada para ele e quem utilizou essa telha foioutra pessoa, eu tenho até seu endereço naRua Arnaldo Leite Ribeiro nº 110 e ele sechama Elton”.

“Foi uma sessão muito boa, trouxemos ocoordenador da defesa civil para falar sobre oquestionamento de um vereador, houve desabafode vereadores, mas mais uma vez eu deixo bemclaro: são vereadores de oposição que estãotentando atrapalhar o sistema. Problemas edificuldade em várias administrações nós sabemosque tem, mas ele foi coordenador da gestãopassada, ele foi praticamente o que levava chequee trazia cheque na administração passada, qual omotivo por ele não ter tentado resolver as questõesno governo passado para que hoje estivessemelhor? Esse marasmo de contradições queestamos tendo hoje, o vereador Renato tem umpouco de culpa nisso tudo, então agora nãoadianta ficar atirando pedras, a nossa questão étentar solucionar os problemas que aparecem.Morrer pessoas, vítimas, sempre vão morrer. Emgovernos passados os partos eram feitos dentrode ambulâncias também, mas as crianças nasciam.Agora se aconteceu esse problema que ele citou,no qual uma mãe perdeu um filho – é doloroso?Eu perdi um filho dentro do hospital aqui, comtodos equipamentos que tinha o hospital daépoca. Sem dúvida que a gente quer processar,quer fazer isso, quer fazer aquilo, mas depois a

PRESIDENTE DA CÂMARA PAULO CESAR DE OLIVEIRA

“Hoje nós fizemos aqui um esclarecimento coma comunidade sobre a Defesa Civil que temdesempenhado um bom trabalho na nossa cidade.O trabalho da oposição é sempre fazer isso,quando não ajuda, critica e quando se faz algo aoposição também critica. E hoje isso ficou bemprovado aqui, que estão trabalhando, estãoatuantes atendendo o povo mais carente. Houveuma questão também com o vereador Flávio Eliasda oposição ao trabalho que a gente tem feito,sempre atendendo o povo e a minha presençadiária na Câmara Municipal desde que fui eleito e

VEREADOR BETO LAMPARINAhoje ele veio questionar isso, e pelo que euvejo o povo esta satisfeito com o meu trabalhoe eu vou continuar sempre presente aqui naCâmara Municipal. Eu gostaria de deixar umrecado para o povo da região, de Lajinha queno dia 26 de dezembro estará chegando a dragapara fazer a dragagem no rio. Aos moradoresdos bairros mais próximos às margens do rio,estamos lutando juntos com a administração,Câmara Municipal, para que este trabalho sejafeito o mais rápido possível, para tranquilizar aopovo de Lajinha”.

cabeça esfria e esfriando a gente vai ver ondeque estão as falhas e os erros. De cabeça quentea gente não tem como tomar decisão nenhuma.E hoje, no meio de tantas discussões e falasesqueceram o principal que é o orçamento parao ano vindouro. Ninguém falou nada, só queremfalar mal do prefeito e discutir as coisas queestão acontecendo, mas o principal ninguémdiscutiu, que é o orçamento, a importância dareunião hoje era para discutir o orçamento enada foi citado. Eu fico satisfeito. Por ter tidoesses seis longos períodos como vereador eujá fui oposição, já fui situação, já apanhei, jábati e a gente vai amadurecendo. O dinheiroque está na casa hoje não é meu, os trabalhosnão são meus, eu não sou vereador, eu estousendo vereador. Então a intenção da gente éque possamos fazer o melhor trabalho damelhor maneira possível. Sou supertransparente, todos sabem o que tenho, ou oque deixo de ter, eu empresto a Câmara, aCâmara é super participativa; dou prêmiosno final do ano, então eu faço todo o possívelpara trazer o povo até aqui. Tirar as dúvidas,sanar as dúvidas. Agora, milagre, só JesusCristo”.

Page 9: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

9acesse: www.jm1.com.br27 de novembro / 2011

................................................................................................................ Bueiro Propriedade Sr. Francisco Joaquim Rosa(Chiquinho da Zulmira)

........................................................................................................ Passe Livre aos Portadores de Deficiência viajar para Tratamento de Saúde008/008 .... 14/04/08 ........................................................................ Abrir e Fazer a Limpeza da Rua Dirceu Lopes da Silva, B. Sagrada Família.009/008 .... 18/04/08 ....................................................................................................... Reformar Calçamento de todas as Ruas da Cidade010/08 ...... 18/04/08 ............................................................................. Construir um Bueiro com Manilhas 0.60 m, Cor São Joaquim, S. Dalvo.011/08 ...... 05/05/08 .................................................................................................................................... Reformar a Escola João Amâncio.015/08 ...... 19/05/08 ............................................................................................................................... Bueiro nos Cassimiros, Córrego Rico018/08 ...... 08/07/08 ......................................................................... Instalar Telefone Público Posto de Saúde, R. A.Felisberto Pereira Alvim019/08 ...... 08/07/08 ....................................................................................................... Construir Banheiro Público no Povoado de Areado023/08 ...... 04/08/08 .. Construir 04 bueiros com manilha 0.40 no Córrego do Barreiro, nas propriedades dos srs. Zé Preto e Antônio Leite024/08 ...... 04/08/08 .................................................................................................... Construir Uma Creche no Distrito de Prata de Lajinha025/08 ...... 04/08/08 ............................................................................. Construir Bueiro no Córrego do Bagaço, na propriedade do Sr. Júlio047/08 ...... 27/10/08 ........................................................................................................................... Construir Poço Artesiano na Boa Vista048/08 ...... 03/11/08 ................................................................................. Retirar Quebra-molas na Rua Maria Constância, Santa Terezinha049/08 ...... 07/11/08 ..................................................................................................................... Construir quebra-molas na Rua do Angico040/09 ...... 20/03/09 ................................................................... Bueiro Córrego Rico(cabeceira do sabão) prop. Jasson Salomão Fadlallah041/09 ...... 26/03/09 ................................................................. Selecionar funcionários que trabalham em área de risco com insalubridade042/09 ...... 26/03/09 .............................................................................. Enviar um enfermeiro com 01 aparelho de pressão ao córrego rico043/09 ...... 26/03/09 ....................................................................... Reformar ponte no córrego do carvalho, propriedade do José Efigênio044/09 ...... 26/03/09 ................................................................................ Bueiro de metalon córrego São Manoel, próximo ao Dim Espanhol045/09 ...... 26/03/09 .......................................................................... Bueiro córrego rico com manilhas 0.60 m, p. a prop. Jasson S. Fadlallah046/09 ...... 26/03/09 ..................................................................................................................................... Iluminar o cemitério do Bom Fim047/09 ...... 26/03/09 .................................................................................. Calçamento da Rua Laurita A. Leonio até a Escola Herculano Ker048/09 ...... 26/03/09 ................................................................... 02 bueiros de metalon no córrego rico, prox. a propr. do Sr. Jorge Fonseca049/09 ...... 26/03/09 ..................................................................................................................................... Poço Artesiano no Córrego Rico050/09 ...... 30/03/09 ................................................................... Bueiro de Metalon no córrego São Manoel, prox. a prop. Luis C. de Barros051/09 ...... 30/03/09 .............................................................................................................. Poço Artesiano no Distrito de Prata de Lajinha053/09 ...... 06/04/09 ................................................................ Canalizar água desce Pedra do Santuário, próx. ao barracão Zé Ambrosio054/09 ...... 08/04/09 ...................................................................................................... Adquirir 100 latões de lixo para a cidade de Lajinha055/09 ...... 08/04/09 .................................................................................................................. Adquirir um caminhão pipa para o município011/09 ...... 13/02/09 ............................................................................................................. Quebra Molas na Rua José Fortunato de Abreu012/09 ...... 16/02/09 .......................................................................................................................... Reformar calçamento da Rua D. Cavati013/09 ...... 16/02/09 .............................................................................................. Contratar médicos para atender em Palmeiras e Socapó017/09 ...... 16/02/09 ................................................................... Instalar orelhões no loteamento Helio Carlos Ker , distrito de P. de Lajinha088/09 ...... 17/06/09 .............................................................................. Bueiro Córrego Indaiá, próximo a propriedade do Sr. Nédio Aguiar089/09 ...... 17/06/09 ................................................................... Bueiro Cabeceira Sapucaia, próximo a propriedade do Sr. Miguel Candido090/09 ...... 17/06/09 .................................................................... Bueiro no Córrego Rico, próximo a propriedade do Sr. Jurandir R. Oliveira.091/09 ...... 17/06/09 ....................................................................... Bueiro Córrego Areado, próximo a propriedade do Sr. Zé Guilherminho105/09 ...... 19/08/09 ...................................................................... Reforma Ponte Córrego Mutunzinho, próximo propriedade do Sr. Nelcy106/09 ...... 19/08/09 ........................................................................................................... Construção de Bueiros no Córrego Monte Cristo107/09 ...... 19/08/09 .................... Levantamento calçamento esquina das ruas Waltair Ferreira dos Santos com José Manoel Pereira Alvim.109/09 ...... 27/08/09 ........................................................................ Reformar 01 quebra-molas e construir mais 02 Av. Dr. Rubens B.Oliveira110/09 ...... 27/08/09 ............................................................................... Reformar Bueiro no córrego Areado, próx. Prop. Agnaldo Werner111/09 ...... 28/08/09 ............................................................... Consertar Calçamento na Rua Natal R. Pereira frente a Feira do Marquinho112/09 ...... 08/09/09 ................................................................................................................ Revisão do Calçamento da Sede do Município113/09 ...... 10/09/09 ................................................................................................................... Cobertura de Cratera na Rua Chico Afonso123/09 ...... 28/09/09 ................................................................................ Calçamento saída de Rua que leva ao Poliesposrtivo Córrego Rico126/09 ...... 30/09/09 ..................................................................... Reforma Bueiro Córrego Cach. Alta, próximo a propriedade Arlindo Vita127/09 ...... 30/09/09 ....................................................................... Construir Bueiro C. Cachoeira Alta, Próximo a propriedade Jorge Artur078/09 ...... 01/06/09 .................................................................................................................. Iluminar a Quadra de Esportes de Palmeiras079/09 ...... 01/06/09 .............................................................................. Orelhão e um Bebedouro no Posto de Saúde do Bairro Campestre085/09 ...... 17/06/09 ................................................................................ Limpeza das margens do Rio São Domingos e Córrego Berra Onça086/09 ...... 17/06/09 ........................................................................ Consertar Rede de Esgotos Rua Jerônimo Bernardino de Souza, Prata129/09 ...... 14/10/09 ............................................................................... Reformar o Bueiro no Córrego Carvalho, prox. Propr. do Sr. Carlito135/09 ...... 15/10/09 ............................................................ Calçamento das Ruas do Loteamento Helio Ker, no Distrito de Prata de Lajinha136/09 ...... 16/10/09 ....................................................................................... Calçamento das Ruas da Sede do Distrito de Prata de Lajinha137/09 ...... 22/10/09 ................................................................................................. Médico Pediatra para Atender na Policlínica de Lajinha138/09 ...... 22/10/09 .................................................................................................. Uma Área de Lazer para o Distrito de Prata de Lajinha141/09 ...... 30/10/09 ...................................................................... Consertar o calçamento da Rua Servulo Moreira, bairro santa terezinha142/09 ...... 30/10/09 .................................................................................................... Quebra-Molas na Avenida Jacinto Miranda, Bairro JK143/09 ...... 30/10/09 ............................................................................. Tapa-buracos e Limpeza Rua Américo Misael e Julio Brandão, no Ita147/09 ...... 10/11/09 ..................................................................................................... Orelhão Rua Dirce Hermisdorff, no Bairro Vale do Sol148/09 ...... 10/11/09 ............................................................................................ Bueiro e completar calçamento na Rua Francisco Honório.149/09 ...... 10/11/09 ................................................................................................................... Gari para a Rua Laurita A. Leonio, Boa Vista150/09 ...... 10/11/09 ............................................................................................................................................. Cobertura ao lado do PAM151/09 ...... 16/11/09 ................................................................................................... Reformar a Escola José Gomes Martins (Córrego Rico)001/10 ...... 08/02/10 ............................................................................... Construir Quadra de Esportes e Área de Lazer no Bairro Honorato004/10 ...... 22/02/10 ......................................................................................................... Cadeiras para as Secretárias da E.M. Paulo Portes005/10 ...... 22/02/10 ..................................................................................................... Calçamento ou Grama no Pátio da E.M. Paulo Portes006/10 ...... 22/02/10 ................................................................................................................................. Bebedouro para E.M. Paulo Portes007/10 ...... 22/02/10 ............................................................................................................................... Instalação Elétrica E.M. Paulo Portes008/10 ...... 22/02/10 ........................................................................................... Portas banheiros e Instalação Hidráulica E.M. Paulo Portes009/10 ...... 22/02/10 ........................................................................... Bueiro Metalon Cor. Santa Clara dos Onofre, próximo ao Zé Roxinho013/10 ...... 22/02/10 .................................................................................................... Luminária na Avenida JK, distrito de Prata de Lajinha017/10 ...... 01/03/10 .................................................................................................................. Área de Lazer para o Povoado de Palmeiras018/10 ...... 01/03/10 ................................................................................ Quadra de Esportes e Área de Lazer para o Povoado de Boa Vista020/10 ...... 01/03/10 ....................................................................................................... Posto de Saúde para o Distrito de Prata de Lajinha021/10 ...... 01/03/10 ............................................................................................... Placas de boas vindas entradas de Chalé e Durandé-MG022/10 ...... 05/03/10 ............................................................................. Área de lazer no Loteamento Helio Ker, distrito de Prata de Lajinha023/10 ...... 05/03/10 ................................................................................................................ Poço Artesiano para o Povoado de Palmeiras024/10 ...... 08/03/10 ............ Rede de Esgotos Ruas João Nascimento, João Alves da Veiga e Maria Gripp, ambas no Povoado de Palmeiras014/10 ...... 15/03/10 ...................................................................................................................... Calçamento subida do Cemitério Bom Fim032/10 ...... 25/03/10 .................................................................................................................. Rede de Esgotos no Barracão da Prefeitura033/10 ...... 25/03/10 ...... Bueiro de Metalon manilha 0.60. no Córrego dos Rodrigues(Siricuite) próximo a propriedade do Sr. Rosemar Bernardo.034/10 ...... 29/03/10 .......................................................................... Rebaixamento do calçamento da Rua Francisco Gomes(José Alberto)037/10 ...... 08/04/10 .............................................................................. Bueiro com manilha 0.100 m na E. M; Três Barras, Pelegrino Werner038/10 ...... 15/04/10 ................................................................ Bueiro no Dist. . de Prata de Lajinha, próx. a propriedade do Sr. Irani Ribeiro042/10 ...... 26/04/10 ... Liberar Ônibus para conduzir atletas no Campeonato Municipal e crianças e jovens para disputar jogos em municípios vizinhos.043/10 ...... 29/04/10 ..................................................................... Bueiro na Pça Polidoro Rodrigues em frente ao Bar do Paulinho Mineiro052/10 ...... 31/05/10 ..................................................... Uma Processadora de Ar Condicionado e Um Exaustor para Sala de Raio-X do PAM053/10 ...... 31/05/10 ................................................................................................. Calçamento da Travessa Y, na Vila Maria Brígida Corrêa054/10 ...... 31/05/10 ....................................................................... Galeria Pluvial na Rua José Eugenio P. Alvim, em frente a Casa do Moisés055/10 ...... 11/06/10 ............................................................................. Galeria Pluvial na Rua Maria de Lourdes Lopes, próximo a Policlínica056/10 ...... 14/06/10 ............................................................................. Quebra-Molas em frente a Escola Mario Fonseca no Córrego Indaiá057/10 ...... 14/06/10 ........................................................................ Quebra-Molas Rua Paulo Roberto Cruz(asfalto na chegada da Prata)058/10 ...... 14/06/10 ........................................................................... Bueiro no córrego são joaquim, próximo a propr. Vidomar G. dos Reis059/10 ...... 23/06/10 ................................................................................ Bueiro no Vale das Pedras, próximo a residência do Sr. Iraci Regly060/10 ...... 05/07/10 ............................................................................................................................ Cercar com tela a E.M. Amado Fonseca061/10 ...... 02/08/10 .............................. Doar Terreno para o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Palmeiras construir sua sede.062/10 ...... 02/08/10 .................................................................................. Implantar Estacionamento Rotativo na Sede de nosso Município074/10 ...... 13/08/10 ..................................................................... Construir bueiro cabeceira da sapucaia, prox. a Prop. Sr. Daniel R. da Silva075/10 ...... 20/08/10 ........................................... Construir Bueiro Sapucaia, próximo a propriedade do Sr. Sebastião Rodrigues(Tião Rosa)076/10 ...... 24/08/10 .................................................................. Construir Bueiro Córrego Barreiro, próximo a propriedade do Sr. Zé Preto077/10 ...... 24/08/10 ...................................................................... Construir Bueiro Córrego Barreiro, próximo a propr. do Sr. Antonio Leite080/10 ...... 30/08/10 ........................................................................ Refazer o calçamento de algumas ruas da cidade, prox. ao Zé Rubens.081/10 ...... 13/09/10 ................................................................................. Extensão de Rede Rua Francisco Honório, Bairro Santa Terezinha082/10 ...... 13/09/10 ........................................................................................................................ Construir Muro no Cemitério do Bom Fim083/10 ...... 29/09/10 .......................................................................................... Construir Rede de Esgotos na Rua Orlando Francisco Misael088/10 ...... 14/10/10 ....................................................................................... Reabertura da Estrada Vicinal até o Santuário N.S. aparecida094/10 ...... 19/11/10 .................................................................................................................................... Reativar o Matadouro Municipal095/10 ...... 24/11/10 ...................................................................................................... Construir um Jardim no distrito de Prata de Lajinha097/10 ...... 29/11/10 ........................................................................................... Bueiro com manilha 0.40 cm no loteamento Jorge Fonseca098/10 ...... 29/11/10 ........................................................................................... Bueiro com manilha 0.60 cm no loteamento Jorge Fonseca099/10 ...... 29/11/10 ............................................................................................................. Reservatório de Água para o Bairro Honoratos100/10 ...... 29/11/10 .................................................................................. Iluminação do Campo de Futebol do Distrito de Prata de Lajinha101/10 ...... 29/11/10 ................................................................... Bueiro Rua José Fortunato Abreu e Filho próximo a residência Iraci Regly103/10 ...... 08/12/10 ............................................................................. Terminar o calçamento da Rua Francisco Honório a partir do nº 105104/10 ...... 09/12/10 .................................................................................... Construir Muro de Arrimo na Policlínica Alziro Carlos da Fonseca105/10 ...... 10/12/10 ..................................................................... Construir Bueiro de Metalon na Estrada que dá acesso a Penha do Côco005/11 ...... 22/02/11 ................................................................... Extensão de rede de energia elétrica na Avenida JK, distrito P. de Lajinha006/11 ...... 22/02/11 ................................................................... 02 braços de luz para a Rua Jose Francisco Jordão, distrito de P. de Lajinha011/11 ...... 18/04/11 ............................................................................... Bueiro de Metalon 7m X 2.5m no Córrego Rico Benedito S. Pereira013/11 ...... 16/05/11 ................................................................... 02 bueiros Córrego Caatinga, próximo a propr. Sr. José Dutra Nascimento014/11 ...... 16/05/11 ................................................................... 01 bueiro 0.60 cm, Cabeceira Sapucaia, próximo a propr. Sr. Tatão Candido015/11 ...... 16/05/11 ................................................................................. 04 bueiros manilha 0.40 cm cor. Mutunzinho propr. Sr. João Camilo017/11 ...... 16/05/11 ....................................................................................... Colocar Placas de Sinalização pelas ruas da sede do município018/11 ...... 16/05/11 .............. Construção de uma Escada ligando a Rua Arnaldo Leite Ribeiro a Rua Prof. Vitor de Melo, no Bairro Areado020/11 ...... 30/05/11 ........................................................................................................... Construção de uma creche no Bairro do Areado021/11 ...... 20/06/11 ................................................................................ Repasse de verba mensal de R$ 1.200,00 ao União Futebol Clube022/11 ...... 01/07/11 ................................................................................................................... Construir o Muro do Cemitério da Saudade023/11 ...... 04/07/11 ............................................................................................................... Reforma da Escola Municipal Pedra Queimada024/11 ...... 04/07/11 ............................................................................... Instalar o Estacionamento Rotativo nas ruas da sede do município025/11 ...... 14/07/11 ...................................................................................................................................... Reforma da E.M. José de Freitas026/11 ...... 14/07/11 ..................................................................................................................................... Reforma da E.M. João de Freitas027/11 ...... 01/08/11 ....................................................................... Bueiro manilha 0.100 cm no Córrego Santo Antonio, propr. Cissi Figenio028/11 ...... 30/08/11 ........................................................................ Calçamento no final da Rua Joel Ferreira Vita, dist. De Prata de Lajinha029/11 ...... 01/09/11 .................................................................................................................................... Quadra de Esportes em Boa vista030/11 ...... 01/09/11 ...................................................................................................................................... Quadra de Esportes em Areado031/11 ...... 01/09/11 ............................................................................................................................ Quadra de Esportes em São Domingos038/11 ...... 09/09/11 ................................................................................................... Reabertura da Estrada entre Sete Portas e Boa Vista039/11 ...... 12/09/11 .................................................................................. Aquisição de um veículo para levar o pessoal para a Hemodiálise040/11 ...... 12/09/11 .............................................................................................................. Aquisição de uma Linha Telefônica para o PAM041/11 ...... 12/09/11 ...................................................................... Aquisição de uma Linha Telefônica para a Secretaria Municipal de Saúde050/11 ...... 11/10/11 ............................................................................................. Murar o campo de futebol do distrito de prata de lajinha051/11 ...... 11/10/11 .......................................................................................... Iluminar o campo de futebol do distrito de prata de lajinha052/11 ...... 11/10/11 ........................................................................ Construir vestiário no campo de futebol do distrito de prata de lajinha053/11 ...... 11/10/11 ...................................................................... Construir banheiro no campo de futebol do distrito de prata de lajinha054/11 ...... 11/10/11 ................................................................................. Instalar Gols no campo de futebol do distrito de prata de lajinha055/11 ...... 11/10/11 .............................................................. Construir bueiro ao lado do campo de futebol do distrito de prata de lajinha058/11 ...... 25/10/11 ........................................................................... Construir bueiro com manilha 0.100 no carvalhinho, Dona Conceição060/11 ...... 16/11/11 ........................................................................................................................... Calçamento ao redor do Poli Esportivo061/11 ...... 16/11/11 ................................................................... Calçamento e Rede de Esgotos na Rua Ademar Mendes, Prata de Lajinha

Vereador Antônio José da Fonseca, mais conhecido por Fonsequinha, vemprestar conta junto a sociedade lajinhense e principalmente na comunidadede Córrego Rico onde reside. Fonsequinha é um vereador atuante e é

recordista de indicações, só no mês de novembro até o dia 23 já havia passadopela câmara 33 indicações, veja abaixo:

VEREADOR ANTÔNIO JOSÉ DA FONSECA001/97 ...... 26/01/97 ...................................................................................................................... Calçamento do povoado de Córrego Rico002/97 ...... 26/01/97 .................................................................................... Campo de futebol e Construção de Vestiários em Córrego Rico003/97 ...... 21/01/97 ...................................................................................................... Construção de Quadra de Esportes no Córrego Rico004/97 ...... 21/01/97 ................................................................................................................................ Campo de Futebol de Monte Cristo027/97 ...... 27/02/97 .......................................................................................................................... Murar a Escola Municipal de Santa Cruz028/97 ...... 27/02/97 ........................................................................................................... Construção de Ponte no córrego dos Bernardos029/97 ...... 03/03/97 ............................................................................................ Construção Ponte Córrego Rico, José Roberto da Fonseca034/97 ...... 12/03/97 ....................................................................................................... Construção Ponte Carvalhinho, João Batista Dutra040/97 ...... 11/04/97 .................................................................................................. Construção Ponte Mutunzinho, Gerônimo Alvaci Regly041/97 ...... 11/04/97 ......................................................................................................... Construção Ponte Mutunzinho, Nelci Rosa Martins044/97 ...... 14/04/97 ......................................................................................................... Construção Bueiro, Carvalho, José Oscar Sanglard046/97 ...... 14/04/97 .............................................................................. Construção Moderador de Velocidade início da Rodovia Chico Totó059/97 ...... 29/04/97 ..................................................................................................................... Ponto de Saúde Povoado de Monte Cristo060/97 ...... 29/04/97 ......................................................................................... Moderadores de Velocidade na Rua José Carlos da Fonseca061/97 ...... 29/04/97 ........................................................................................................... Moderadores de Velocidade Rua Américo Misael075/97 ...... 26/05/97 ................................................................................................................... Bueiro Córrego Rico, Jary Nunes de Oliveira076/97 ...... 26/05/97 ............................................................................................... Bueiro Córrego Santa Clara, Neuzedino Bárbara da Silva083/97 ...... 09/06/97 ........................................................................... Banheiros Públicos na Prça Dr. Adalmário e na Igreja do Córrego Rico084/97 ...... 09/06/97 ................................................................................................................... Posto de Saúde Córrego Barra da Sapucaia091/97 ...... 31/07/97 ...................................................................................................................... Posto de Saúde Comunidade de São Braz093/97 ...... 31/07/97 .................................................................................................. Posto de Saúde Comunidade Santa Clara dos Onofres094/97 ...... 31/07/97 ..................................................................................................... Quebra-Molas nas proximidades da Escola Boa Vista095/97 ...... 31/07/97 ..................................................................................................................... Campo de Futebol Boa Vista com vestiário096/97 ...... 31/07/97 ..................................................................................................... Bueiro na propriedade do Sr. Antonio Florêncio Alvim101/97 ...... 04/08/97 ........................................................................................................... Bueiro Córrego Carvalho, Jair Dutra de Carvalho104/97 ...... 05/08/97 .................................................................................................. Bueiro Córrego dos Laureanos, José Godinho dos Reis105/97 ...... 05/08/97 ................................................................................................................................ Ponte Córrego do Claro, João Felix107/97 ...... 12/08/97 ........................................................................................................................ Reabertura da E.M. José de Almeida Lau108/97 ...... 12/08/97 ................................................................................................. Canalizar Esgotos na Rua Antonio Francisco de Almeida110/97 ...... 18/08/97 ................................................................................................................ Posto de Saúde Córrego São José do Coletor111/97 ...... 18/08/97 ............................................................................................................................... Calçamento Rua Tereza Nunes Alvim112/97 ...... 18/08/97 .................................................................................................................................... Ampliar o Cemitério da Saudade113/97 ...... 18/08/97 ...................................................................... Necrotério, calçamento e instalação de água cemitério de Córrego Rico114/97 ...... 18/08/97 ................................................................................................................................... Reforma no Cemitério do Bonfim119/97 ...... 21/08/97 ...................................................................................................... Ponte Córrego Rico, Durval Fialho e Jasson Salomão127/97 ...... 28/08/97 .............................................................................................................. Banheiro Público na Praça Polidoro Rodrigues129/97 ...... 02/09/97 .................................................................................................................................. Posto de Saúde Córrego do Claro133/97 ...... 03/09/97 ...................................................................................................... Quebra-Molas na Rua Maria da Constancia Fonseca135/97 ...... 09/09/97 ................................................................................................................... Bueiro Córrego Monte Cristo, Juvenil Vieira136/97 ...... 09/09/97 .......................................................................................... Ponte Córrego dos Rodrigues, Joaquim Amâncio Rodrigues137/97 ...... 09/09/97 ............................................................................................ Bueiro Córrego São Joaquim, Antonio Teodoro Raimundo143/97 ...... 15/09/97 .................................................................................................... Bueiro Córrego Sapucaia, Adelino Florindo de Freitas144/97 ...... 15/09/97 ........................................................................................................................ Telefone Público, Rua Henrique Berbert145/97 ...... 18/09/97 ................................................................................................................................. Bueiro Córrego Rico, José Miranda146/97 ...... 29/09/97 ....................................................................................................... Posto de Saúde propriedade do Sr. Joaquim Amaro152/97 ...... 10/10/97 ........................................................................................................................... Ampliar Cemitério de Prata de Lajinha151/97 ...... 03/10/97 ............................................................................... Bueiro no distrito de Prata de Lajinha, Geronidio Godinho dos Reis150/97 ...... 03/10/97 ..................................................................................................................... Bueiro Córrego Rico, Áureo Fonseca Fialho153/97 ...... 10/10/97 .................................................................................................... Ponte e Bueiros Córrego Rico, Selmi e Jorge Fonseca154/97 ...... 10/10/97 ....................................................................................................................... Bueiro Córrego São Manoel, João Gomes156/97 ...... 13/10/97 ............................................................................................................. Bueiro Córrego Vargem Alta, Augusto Miranda157/97 ...... 13/10/97 ...................................................................................................... Bueiro Córrego Monte Cristo, Odim Alves de Oliveira158/97 ...... 14/10/97 ............................................................................................................... Bueiro Córrego do Claro, Manoel Felix da Silva159/97 ...... 14/10/97 ............................................................................................................. Ponte Córrego São Manoel, Nádia Pereira Lima160/97 ...... 15/10/97 ....................................................................................................................... Bueiro Córrego São Manoel, Osvaldo Silva161/97 ...... 15/10/97 .................................................................................................... Bueiro Barra da Sapucaia, Antonio Borges de Freitas162/97 ...... 17/10/97 ...................................................................................................... Ponte Córrego Caeté, José Vieira e Lucas Venturim163/97 ...... 17/10/97 ........................................................................................................................... Bueiros no Caeté, Aluízio Paula Napier164/97 ...... 17/10/97 ................................................................................................................ Bueiro na propriedade de Sebastião Tavares165/97 ...... 17/10/97 .................................................................................................... Bueiro Córrego do Carvalho, Aurélio Viana da Silveira166/97 ...... 17/10/97 .................................................................................................. Bueiro Bairro Santa Terezinha, João Batista de Moura167/97 ...... 17/10/97 ................................................................................................ Bueiro Córrego dos Bernardos, José Mercês Fernandes170/97 ...... 20/10/97 ............................................................................. Canalização do Córrego Antonio F.P. Alvim e Professor João de Deus172/97 ...... 21/10/97 ................................................................................................................... Bueiro no Córrego Criciúma, Jorcelino Sangi173/97 ...... 21/10/97 ........................................................................................................... Bueiro Córrego Prosperidade, João Luiz da Cruz174/97 ...... 21/10/97 .............................................................................................. Bueiro Santo Antonio da Pedra Bonita, Antonio Joaquim175/97 ...... 24/10/97 ....................................................................................... Bueiros Santo Antonio da Pedra Bonita, Julio Manoel da Silva176/97 ...... 27/10/97 ..................................................................................................... Calçamento e Poste na Rua Professor João de Deus177/97 ...... 27/10/97 ............................................................................ Abertura de Rua ligando a Prof. João de Deus à A. Felisberto P. Alvim184/97 ...... 12/11/97 ......................................................................................................... Quebra-Molas, Rua José Fortunato de Abreu Filho185/97 ...... 12/11/97 ............................................................................................................................. Ponte córrego Grande, Djalma Costa186/97 ...... 13/11/97 ................................................................................................................... Ponte Córrego Carvalho, Antonio Luiz Hoth187/97 ...... 17/11/97 ...................................................................................................................... Guarida na Comunidade de Córrego Rico188/97 ...... 17/11/97 ........................................................................................................................................ Guarida no Córrego Boa Vista192/97 ...... 24/11/97 ............................................................................................................... Bueiro Córrego São Manoel, Vanderli Florindo193/97 ...... 24/11/97 .............................................................................................. Bueiros Avenida Presidente Vargas, próximo à Policlínica194/97 ...... 24/11/97 ............................................................................ Canalização do Córrego entre as Ruas A.F.P. Alvim e Militino J. Pereira195/97 ...... 24/11/97 ...................................................................................................... Bueiro no Córrego Barra Azul, Sebastião Guilherme196/97 ...... 29/11/97 ................................................................................................................... Bueiro no Córrego Barra Azul, Albertino Iel197/97 ...... 29/11/97 ............................................................................................................................... Bueiro Córrego Criciúma, José Sangi198/97 ...... 29/11/97 ..................................................................................................... Bueiro Córrego Volta Grande, Altair Campos Ribeiro200/97 ...... 08/12/97 ............................................................................................................... Bueiro córrego boa Vista,. Osni Nobre de Deus201/97 ...... 08/12/97 .................................................................................................................................. Bueiro córrego Rico, José Miranda202/97 ...... 08/12/97 ................................................................................................... Bueiro Córrego Carvalho, Jéferson Salomão Fadlallah005/98 ...... 29/01/98 .................................................................................. Canalização Rua Professor Vitor de Melo até o Córrego Areado006/98 ...... 29/01/98 ............................................................................................ Bueiro Córrego do Canteiro, Rafael Gomes da Silva Junior010/98 ...... 04/02/98 ........................................................................................................... Melhoramento nas Ruas do Povoado de Areado011/98 ...... 04/02/98 ..................................................................................................................... Ponte no Reino das Águas Claras, Areado012/98 ...... 05/02/98 ...................................................................................... Guarida no cruzamento da BR 262 com a estrada de Criciúma013/98 ...... 06/02/98 .................................................................... Reparo na canalização das Ruas P. José Almeida e José Carlos da Fonseca018/98 ...... 12/03/98 ................................................................................................................ Guarida na encruzilhada de Laranja da Terra026/98 ...... 14/04/98 ....................................................................................................... Bueiro Córrego Indaiá, Damasceno e João Firmino027/98 ...... 14/04/98 ........................................................................................................... Bueiro Córrego boa Vista, José Godinho dos Reis028/98 ...... 14/04/98 ............................................................................................................................... Bueiro Córrego Rico, Nelson Correia029/98 ...... 14/04/98 ..................................................................................................................... Bueiro Córrego Rico, Acil Fonseca Miranda030/98 ...... 14/04/98 ............................................................................................... Telefone Público na Praça Dr. Adalmário José dos Santos031/98 ...... 14/04/98 ......................................................................................................................... Bueiro Córrego Rico, Diolindo Honorato032/98 ...... 28/04/98 ..................................................................................................... Bueiro Córrego Sapucaia, Antonio Borges de Freitas033/98 ...... 28/04/98 .................................................................................................. Reforma no Calçamento das Ruas e Bairros da cidade035/98 ...... 28/04/98 .............................................................................. Guarida no ponto de ônibus da Rua Dr. Rubens Boechat de Oliveira038/98 ...... 04/05/98 .................................................................................. Trevo entre as Ruas José Rodrigues e José Eugenio Pereira Alvim040/98 ...... 24/05/98 ............................................................................... Calçamento Rua Geronimo Bernardino de Souza, distrito da Prata041/98 ...... 24/05/98 ................................................................................. Reforma do calçamento das Ruas do Distrito de Prata de Lajinha046/98 ...... 01/06/98 ....................................................................................................................... Calçamento da Rua Ernesto Von Rondow066/98 ...... 02/10/98 ............................................................................................................... Telefone Público, Rua Professor João de Deus068/98 ...... 18/10/98 ................................................................... Galerias Córrego do Claro, João Francisco Paula e João Florindo de Freitas070/98 ...... 11/11/98 ...................................................................................................... Galeria Córrego do Claro, Jodvar Martins de Oliveira080/98 ...... 16/12/98 ..................................................................................................................... Telefone Público, Praça Marechal Floriano008/99 ...... 01/03/99 .................................................................................... Reforma calçamento Rua Rosendo Felisberto Pereira Sobrinho010/99 ...... 01/03/99 .............................................................................................................................. Telefone Público Rua Américo Misael020/99 ...... 15/03/99 .................................................................................................................................. Reforma do calçamento Bairro JK021/99 ...... 25/03/99 ............................................................................. Limpeza da Rua Álvaro Miranda Santos, Distrito de Prata de Lajinha022/99 ...... 25/03/99 .................................................................................................. Telefone Público, Rua José Fortunato de Abreu e Filho024/99 ...... 29/03/99 ............................................................................................................................... Bebedouro no Plenário da Câmara037/99 ...... 14/05/99 ......................................................................... Permissão para estacionar ônibus em frente ao supermercado Dutra039/99 ...... 14/06/99 ............................................................................................... Colocar Balizas de Ferro no gol do Campo Aloísio Poubel041/99 ...... 01/09/99 .......................................................................................... Esgoto da Rua Afonso Cristiano César, Bairro São Sebastião044/99 ...... 18/10/99 .............................................................................................................................. Calçamento da Rua Francisco Gomes045/99 ...... 18/10/99 ............................................................................................................................ Telefone Público no Bairro Vale do Sol050/99 ...... 12/11/99 ................................................................................................................... Calçamento da Rua José Carlos da Fonseca053/99 ...... 13/12/99 ............................................................................................ Retorno do Leito do Córrego Areado para o local original002/00 ...... 16/02/00 ....................................................................................................................................... Calçamento da Rua Omar Alvim003/00 ...... 16/02/00 .................................................................................................................................. Bueiro, João Antônio de Medeiros004/00 ...... 22/02/00 .................................................................................................................. Reforma na Escola Municipal de Mutunzinho005/00 ...... 22/02/00 ......................................................................................................... Reabertura do Campo de Futebol de Mutunzinho006/00 ...... 22/02/00 ......................................................................................................................................... Telefone Público, Mutunzinho009/99 ...... 01/03/99 ........................................................................................................... Bueiro Córrego Areado, Junia Guedes de Aguiar010/00 ...... 10/03/00 ......................................................................................................... Ponte Córrego Sapucaia, José Clementino Gomes011/00 ...... 10/03/00 .................................................................................................................... Ponte Córrego Sapucaia, Sebastião Gomes012/00 ...... 10/03/00 ............................................................................................................................................ Bueiro Rua Francisco Gomes013/00 ...... 10/03/00 ............................................................................. Galeria Rua José Rodrigues. José Rodrigues até o Rio São Domingos020/00 ...... 10/03/00 ...................................................................... Placas de contramão no entroncamento das R. J.E.P.Alvim e J.Rodrigues027/00 ...... 14/04/00 ......................................................................... Reduzir em dois metros a Pça Dr. Adalmário, R. 17 de dezbrº c/D.Cavati035/00 ...... 28/04/00 .......................................................................................................... Saneamento Básico Rua Orlando Francisco Misael050/00 ...... 24/11/00 ........................................................................... Semáforos nas esquinas das Ruas Dr. Rubens Boechat de Oliveira com.............................................................................................................. D. Cavati; Dr. Rubens Boechat de Oliveira com Presidente Soares e 17 de.......................................................................................................................................................................... Dezembro com Henrique Berbert001/05 ...... 01/02/05 ................................................................................................................ Desviar Transito Pesado do Centro da Cidade002/05 ...... 01/02/05 ................................................................................ Ponte Barra do Claro, próximo a Propriedade do Chico do Jurani003/05 ...... 01/02/05 ..................................................................................... Ponte Boa vista, próximo a propriedade do Pelegrino Werner004/05 ...... 01/02/05 .................................................................................... Ponte São Manoel, próximo a propriedade do Lucinho do Ozair005/05 ...... 01/02/05 ................................................................... Mudar nome da atual Rua 17 de Dezembro para Natal Rodrigues Pereira006/05 ...... 01/02/05 ............................................................................................ Consertar irregularidades no Passeio das Ruas de Lajinha007/05 ...... 01/02/05 ................................................................................................................ Operação Tapa-Buracos pelas ruas da cidade008/05 ...... 01/02/05 ...................................................................................................................... Limpar e Reestruturar o Parque Florestal009/05 ...... 01/02/05 ................................................................................................... Galeria córrego Berra Onça, próximo ao Sr. Dorico Rita010/05 ...... 01/02/05 ................................................................................................... Limpar os canais pluviais e as Bocas de Lobo da cidade011/05 ...... 01/02/05 .................................................................. Fazer sistema de escoamento nas encostas ao redor da sede do Município012/05 ...... 02/02/05 .................................................................................... Ponte Córrego Sapucaia, próximo a propriedade do Juca Cote018/05 ...... 14/02/05 .................................................................................................................................... Orelhão na Rua Orlando Américo019/05 ...... 14/02/05 .................................................................................................... Construir muros nos lotes vagos no centro da cidade024/05 ...... 15/02/05 .............................................................................. Instalar Semáforo Av. Pres. Vargas com Dr. Rubens Boechat Oliveira041/05 ...... 23/02/05 ............................................................................................................. Completar calçamento na Rua Francisco Gomes053/05 ...... 28/02/05 ......................................................................... Estipular verbas para motoristas que viajam em veículos da Prefeitura054/05 ...... 07/03/05 ............................................................................................... Completar calçamento das Ruas do Povoado de Areado055/05 ...... 07/03/05 ................................................................................................................................................. Murar o Cemitério Velho056/05 ...... 07/03/05 ........................................................................................... Construir ETA, entre a Pedra Baleia e a Pedra da Igrejinha

057/05 ...... 07/03/05 .............................................................................................. Quadra de Esportes no Povoado de S. A. da Pedra Bonita058/05 ...... 07/03/05 ................................................................................................. Autorizar Caminhão de Lixo subir ao Bairro Honoratos059/05 ...... 07/03/05 ................................................................................................. Promova Limpeza na Capela do Cemitério da Saudade060/05 ...... 07/03/05 ..................................................................................................................... Tapar a Caixa D’água do Parque Florestal067/05 ...... 10/03/05 ...................................................................................................... Adquirir um Carro-Pipa para o Município de Lajinha082/05 ...... 21/03/05 ........................................................................................................ Construir Posto de Saúde Santa Clara dos Onofres083/05 ...... 21/03/05 ............................................................................................................ Construir Posto de Saúde na Barra da Sapucaia103/05 ...... 07/04/05 ........................................................................................... Erguer o Abrigo de Passageiro entrada para Córrego Rico121/05 ...... 29/04/05 ........................................................................................... Iluminar Boa Vista, da venda do Luiz Carmindo até a Escola122/05 ...... 02/05/05 .................................................................................................................... Bueiro de Alumínio no Córrego Sapucaia II123/05 ...... 02/05/05 .................................................................................................................................... Orelhão Praça Marechal Floriano127/05 ...... 06/05/05 ....................................................................... Extensão Rede Elétrica Rua Alzira Cândida Fonseca, B. Santa Terezinha137/05 ...... 16/05/05 ..................................................................................................................... Reforma do Posto de Saúde de Palmeiras138/05 ...... 16/05/05 ............................................................................................................................ Reforma do Posto de Saúde da Prata139/05 ...... 20/05/05 ...................................................................... Afastamento de Rede Elétrica Rua Maria Constancia, B. Santa Terezinha144/05 ...... 03/06/05 .................................................................................................... Retirar árvore e coqueiro na Rua Prof. João de Deus145/05 ...... 03/06/05 ....................................................................................... Orelhão ao lado do Posto de Saúde na Rua Maria Constancia147/05 ...... 08/06/05 ................................................................................................. Melhorar Captação de Água no Povoado de Palmeiras148/05 ...... 13/06/05 ........................................................................... Doar Terreno na Pça Matriz, Bairro São Sebastião, para os Vicentinos153/05 ...... 15/06/05 ......................................... Liberar Patrol para serviços particulares, desde que o proprietário forneça o combustível154/05 ...... 15/06/05 .......................................................................... Liberar ônibus para terceira idade, desde que forneça o combustível.155/05 ...... 05/07/05 ................................................................................................................................................. Orelhão no Córrego Rico156/05 ...... 08/07/05 .................................................................................................................................. Orelhão no Povoado de Boa Vista167/05 ...... 14/07/05 ...................................................................................................................... Posto de Saúde no Povoado de Boa Vista168/05 ...... 08/08/05 ....................................................................................................... Concessão de Placas de Moto-Táxi a Alguns Pilotos171/05 ...... 18/08/05 ................................................................................... Orelhão na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Cascatinha176/05 ...... 18/08/05 ........................................................................................................................................ Limpeza no Cemitério Bom fim183/05 ...... 01/09/05 ........................................................................................................ Quebra-Molas em frente à Igreja Santa Terezinha184/05 ...... 12/09/05 .......................................................................... Banheiros Públicos e Reforma nas Pças Pol. Rodrigues e Dr. Adalmário186/05 ...... 12/09/05 ................................................................................................................................ Melhoria na Praça Batista Miranda188/05 ...... 26/09/05 ................................................................................................................... Quadra de Areia no Bairro Santa Terezinha192/05 ...... 13/10/05 .................................................................................... Fazer Isolamento da Travessa Milton Ramos(beco da pinguela)197/05 ...... 17/10/05 .............................................................................................. Pavimentar Rua do Campo (Distrito de Prata de Lajinha)203/05 ...... 25/10/05 ........................................................................................................... Construir pça em frente a igreja em córrego rico202/05 ...... 25/10/05 ......................................................................................................................... Fazer calçamento povoado córrego rico201/05 ...... 17/10/05 ................................................................. Disponibilizar um Veiculo p/transportar pessoas a fim de fazer fisioterapia204/05 ...... 25/10/05 ........................................................................................................................... Calçamento do Povoado de Palmeiras205/05 ...... 25/10/05 ........................................................................... Calçamento do Povoado de Santo Antonio da Pedra Bonita(Socapó)206/05 ...... 07/11/05 ................................................................................................................... Completar Calçamento da Rua Abílio Lopes207/05 ...... 07/11/05 ....................................................................................................................... Bebedouro para a Rodoviária de Lajinha211/05 ...... 05/12/05 ............................................................................................................................... Orelhão na Praça Marechal Floriano214/05 ...... 05/12/05 ......................................................................................... Confeccionar Placa com o nome da Praça Marechal Floriano001/06 ...... 01/02/06 ............................................................................. Muro de Contenção na Rua Vereador Elias Ribeiro, B. São Sebastião002/06 ...... 01/02/06 ............................................................................................................................ Proteção Muro da Praça Dr. Geronimo008/06 ...... 06/02/06 .................................................................................................................... Reformar Posto de Saúde de Monte Cristo009/06 ...... 06/02/06 ............................................................................................................................... Posto de Saúde no Córrego Coletor010/06 ...... 06/02/06 ............................................................................................................................ Posto de Saúde na Barra da Sapucaia011/06 ...... 06/02/06 ................................................................................................. Reformar o Posto de Saúde do Córrego dos Rodrigues012/06 ...... 06/02/06 ..................................................................................................................................... Canalizar o Córrego Berra Onça025/06 ...... 09/02/06 ...................................................................................................... Instalar Câmeras no Terminal Rodoviário de Lajinha026/06 ...... 13/02/06 ..................................... Fazer Bueiro e Completar o Calçamento da Rua Pastor Ambrosio, especificamente no morro.028/06 ...... 13/02/06 .................................................................................. Reformar o Bueiro na Rua Maria Constancia, próximo ao nº 185029/06 ...... 13/02/05 ......................................................................... Reformar o Bueiro do Córrego Barra Azul, próximo ao Tião Guilherme030/06 ...... 13/02/06 ..................................................................................... Construir Bueiro Pedra Queimada, próximo ao Genésio Toledo041/06 ...... 23/02/06 .......................................................................................................................... Instalar dois bebedouros na Policlínica042/06 ...... 23/02/06 .................................................................................................................... Instalar 01 bebedouro no Pronto-Socorro043/006 .... 24/02/06 ........................................................................................ Construir Banheiros Públicos nas praças principais da cidade044/06 ...... 24/02/06 ................................................................................................................. Contratar Moto-boy para entregar Exames045/06 ...... 24/02/06 .................................................................................... Orelhão para o Bairro São Sebastião, próximo à Igreja Católica046/06 ...... 20/03/06 ..................................................................................... Orelhão para Bairro Santa Terezinha, Rua Agostinho Sanglard049/06 ...... 03/04/06 ................................................................................ Colocar proteção Ponte no Córrego São Manoel, Marcílio Florindo051/06 ...... 10/04/06 ................................................................................................................ Reformar a Quadra de Esportes de Palmeiras052/06 ...... 10/04/06 ............................................................................................................. Tratamento de água do Povoado de Palmeiras053/06 ...... 10/04/06 .................................................................. Fazer Coleta Lixo, Tapar Buracos, Varrer as Ruas do Povoado de Palmeiras054/06 ...... 10/04/06 .......................................................................... Fazer Rede Pluvial na Rua João Alves da Veiga, Povoado de Palmeiras056/06 ...... 25/04/06 ........................................................................................ Retirada Taxa Iluminação Pública dos Contribuintes(CEMIG)057/06 ...... 28/04/06 ............................................................................................... Liberar Veículo Levar Povo Fazer Perícia INSS em Aimorés061/06 ...... 22/05/06 ...................................................................................................................... Construir Bueiro na Rua Pastor Ambrósio062/06 ...... 22/05/06 ................................................................................................................................. Construir Bueiro na Serra do Claro063/06 ...... 22/05/06 ................................................................................................................................ Construir Bueiro na Serra do Facão064/06 ...... 22/05/06 ......................................................................................................................................... Construir Bueiro na Boa Vista065/06 ...... 30/05/06 ................................................................... Exigir Habilitação Motoristas Prefeitura conforme Categoria de Cada Um066/06 ...... 24/05/06 ........................................................................................................... Construir Creche no Distrito de Prata de Lajinha067/06 ...... 24/05/06 ................................................................................... Orelhão Rua Sebastião Silva Oliveira, Distrito de prata de Lajinha069/06 ...... 30/05/06 ......................................................................................................................... Construir Ponte no Córrego do Coletor070/06 ...... 30/05/06 ............................................................................................................................. Construir Bueiro Córrego do Coletor071/06 ...... 30/05/06 ............................................................................................ Construir Bueiro manilha 0.100, no Córrego Monte Cristo072/06 ...... 15/05/06 ......................................................................................................... Reduzir Calçada em Frente ao Banco do Brasil S/A073/06 ...... 24/07/06 ............................................................................................................... Calçar a Travessa Saint-Clair Augusto Genelhu074/06 ...... 24/07/06 ............................................................................. Campo Futebol São Domingos, terrenos da Associação Comunitária075/06 ...... 27/07/06 .......................................................................................... Vestiário no Campo de Futebol da Sapucaia(Antônio Cote)078/06 ...... 31/07/06 .................................................................... Colocar Quebra-Molas em todas as Ruas que estão sendo pavimentadas080/06 ...... 14/08/06 ...................................................................................................... Calçar Rua Edson de Oliveira, Bairro Santa Terezinha083/06 ...... 24/08/06 ................................................................................ Ligar Rua Antônio F. P. Alvim à Rua Professor João de Deus Pereira084/06 ...... 24/08/06 ........................................................................................................ Completar o Calçamento da Travessa 22 de Junho085/06 ...... 24/08/06 ............................................................................................................. Fazer Limpeza do Córrego Berra Onça(mucufo)086/06 ...... 30/08/06 .............................................................................. Fazer Calçamento da Rua Horácio Martins(Bairro Santa Terezinha)087/06 ...... 01/09/06 .............................. Canalização do Córrego entre as Ruas Professor João de Deus e Antônio Felisberto Pereira Alvim088/06 ...... 01/09/06 .................................................................... Bueiro Córrego Sapucaia, Próximo a Propriedade do Sr. Sebastião Gomes096/06 ...... 16/10/06 ................................................................................................................... Rede de Esgotos Povoado de São Domingos097/06 ...... 16/10/06 .................................................................................................. Bueiro Seco próximo à propriedade do Sr. Valtair Alves098/06 ...... 16/10/06 ................................................................................................ Bueiro Seco próximo à propriedade do Sr. Geraldo Alves099/06 ...... 16/10/06 .......................................................................... Reformar Bueiro Córrego Rico, próximo a propriedade Francisco Dias100/06 ...... 16/10/06 ............................................................................................................................. Reformar Ponte Córrego do Coletor101/06 ...... 16/10/06 ........................................................................................................................ Construir bueiro no Córrego do Coletor102/06 ...... 24/10/06 ...................................................................................................... Bueiro Pluvial Bairro São Sebastião águas da Pedra103/06 ...... 27/10/06 ........................................................................................................... Calçamento Rua Juvenil Sangi, Vila Maria Brígida104/06 ...... 30/10/06 .................................................................... Fazer Bigodes do Bueiro Córrego São Domingos, próximo Mário Gonzaga105/06 ...... 20/11/06 ................................................................................ Calçamento Rua Delfina Alves de Almeida, Bairro Santa Terezinha106/06 ...... 04/12/06 .................................................................................................... Pintar Faixas Para Pedestres Pela Cidade de Lajinha107/06 ...... 04/12/06 ................................................................... Fazer Aterro na Ponte e Cascalhar a Estrada Vicinal Próximo aos Américos006/07 ...... 13/02/07 ...................................................................................................... Bueiro Pluvial Águas da Pedra próximo à Policlínica007/07 ...... 13/02/07 ....................................................................................... Bueiro Pluvial Águas que Descem da Rua Geraldina de Aguiar008/07 ...... 26/02/07 .................................................................................. Completar Calçamento do Cemitério Bom fim(Cemitério Velho)011/07 ...... 12/03/07 ...................................................................... Cobrir a Área onde as serventes lavam vasilhas na E.M. Paulo C. H. Portes015/07 ...... 15/03/07 ...................................................................... Pça e Calçamento frente à Igreja Católica do Povoado de Córrego Rico016/07 ...... 19/03/07 ....................................................................................... Ampliar a Escola José Tomaz, situada no Córrego Carvalhinho027/07 ...... 19/03/07 ...................................................................... Construir dois bueiros na Santa Clara dos Onofres, Zé Roxinho e Valtair028/07 ...... 26/03/07 ........................................................................... Processadora Elétrica para melhor qualidade nos Exames realizados029/07 ...... 27/03/07 ......................................................................................... Farmácia aberta para atendimento a população lajinhense030/07 ...... 09/04/07 ............................................................................................. Doar materiais esportivos para a comunidade de Areado042/07 ...... 23/05/07 ................................................................ Remover poste e completar calçamento Rua Maria C. Fonseca Sta terezinha043/07 ...... 28/05/07 ............................................................................................... Retirar Placa de Carga e Descarga em frente à Coocafé044/07 ...... 31/05/07 ............................................................................................ Dois Quebra-Molas na Rua Prof. Vitor de Melo no Areado045/07 ...... 31/05/07 ............................................................... Fazer o Calçamento entre a Igreja Católica até o Cemitério de Córrego Rico046/07 ...... 01/06/07 ....................................................................... Colocar um Veículo a disposição dos dentistas e médicos p/a zona rural047/07 ...... 04/06/07 ....................................................................................... Completar o Calçamento da Rua Jequitibá, Bairro Honoratos038/07 ...... 27/04/07 ..................................................................... Construir Bueiro de Metalon de 2.50 m Córrego Carvalho(Geraldo Lora)039/07 ...... 27/04/07 ...................................................................... Construir Bueiro de Metalon de 2.50 m Córrego Sapucaia(Luís Candido)040/07 ...... 27/04/07 ................................................................. Construir Bueiro de Metalon de 2.50 m no Córrego dos Bernardinos(Diná)041/07 ...... 27/04/07 ................................................................ Construir Bueiro de Metalon de 2.50 m no Córrego Bagaço(Antonio Freitas052/07 ...... 17/07/07 .................................................................................... Construir Bueiro de 2.50 m na Barra da Sapucaia(José Tachico)053/07 ...... 25/07/07 ........................................................................................... Fazer Reforma de 04 Bueiros, no córrego dos Bernardinos054/07 ...... 25/07/07 ..................................................................................... Fazer Reforma da Ponte no Córrego da Boa Vista(Mauro Ker)055/07 ...... 25/07/07 ............................................................................................. Construir 02 Bueiros no córrego Santa Clara dos Onofres056/07 ...... 25/07/07 ..................................................................... Construir bueiro no Córrego Cachoeira Alta(propriedade do Sr. Nicanor)057/07 ...... 30/07/07 ................................................................... Colocar Vigas na Ponte Córrego Santa Bárbara(propriedade do Adalmir)058/07 ...... 30/07/07 .................................................................................. Construir ou Reformar as Calçadas de toda a sede do município059/07 ...... 30/07/07 ...................................................................... Adquirir um Terreno para uma Área de Lazer, no Bairro Santa Terezinha060/07 ...... 03/08/07 ........................................................................ Colocar mais uma Caixa de Abastecimento de Água, Bairro Honoratos061/07 ...... 07/08/07 ................................................................................................. Construir 02 Bueiros no Córrego do Claro(Zé da Broa)062/07 ...... 13/08/07 ................................................................ Construir 01 Bueiro de Metalon 2.50 m no Córrego do Claro(José Henrique063/07 ...... 13/08/07 ........................................................................................................... Reforma da Escola e do Muro da Escola Boa Vista064/07 ...... 13/08/07 .............................................................................. Proibir Trânsito de Caminhões Rua A.F.P. Alvim, c/Rodovia Chico Totó065/07 ...... 13/08/07 ......................................................................................................... Colocar Placa Indicativa na Entra de Córrego Rico066/07 ...... 13/08/07 ................................................................................. Bueiro no Córrego do Claro(próximo a propriedade do Vanildo)067/07 ...... 13/08/07 ............................................................................. Bueiro no Córrego do Claro(próximo a propriedade do chaquíbio)068/07 ...... 17/08/07 ..................................................................................................................................... Canalizar o Mucufo no Bairro JK069/07 ...... 17/08/07 .................................................................................. Canalizar Córrego entre as Ruas A.F.P. Alvim e Prof. João de Deus070/07 ...... 21/08/07 ................................................................................................................. Fazer Calçamento da Rua Dionísio Cerqueira071/07 ...... 03/09/07 ......................................................................................... Construir Quebra-Molas Rua do Distrito de Prata de Lajinha072/07 ...... 03/09/07 ......................................................................... Fazer Terraplenagem Terras do Conselho de D. Com. De São Domingos073/07 ...... 03/09/07 .................................................................................................. Calçamento Rua Dirce Hermsdorff Cabral(Vale do Sol)074/07 ...... 03/09/07 .............................................................................. Construir Sala de Aula na Escola Municipal José Tomaz(carvalhinho)075/07 ...... 03/09/07 ............................................................................ Completar Rede Pluvial próximo à Escola Municipal de São Domingos076/07 ...... 03/09/07 ........................................................................................................... Construir Escadaria do lado do Prédio do Celcino11/09/07 ............................................................................................................................. Comprar alevinos para soltar no Rio São Domingos......................................................................................................................... Bueiro Córrego Boa Vista, manilha 0.100(Djalma de Souza Leite)082/07 ...... 10/10/07 ................................................................................. Ampliar Rede Elétrica com mais 03 Postes Rua Leonidia Vilas Boas085/07 ...... 22/10/07 .......................................................................................................................... Reformar Calçamento da Rua D. Cavati086/07 ...... 22/10/07 .......................................................................................... Reformar Calçamento da Rua Pau Brasil, Bairro Honoratos089/07 ...... 01/11/07 ...................................................................... Fazer o Calçamento da Rua Militino José Pereira, Bairro Santa Terezinha090/07 ...... 05/11/07 .................................................................... Fazer o Calçamento da Rua Francisco Candido, no Bairro Santa Terezinha091/07 ...... 05/11/07 .................................................................... Fazer Bueiro no Córrego Santa Cruz manilha 0.40, próximo propr. Devenil092/07 ...... 05/11/07 .................................................................. Fazer Bueiro Córrego do Bagaço manilha 0.40, próximo propr. Julio Gomes093/07 ...... 05/11/07 ................................................................... Fazer Bueiro Córrego Boa Vista, próximo propriedade Djalma Souza Leite19/11/07 ........................................................................................ Completar o Calçamento Rua Antº Rodrigues Costa. Dist. Prata de Lajinha

Page 10: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

10 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

Alguns séculosatrás, paraserem alfabe-

tizados e adquiriremoutros conhecimentos,os estudantes precisa-vam frequentar classesimprovisadas na casade um professor ou emprédios públicos malconservados. Este sis-tema de ensino mudouem 1889, com a Pro-clamação da República.

Desde então, Insti-tuições de ensinosforam estabelecidas nopaís e a fiscalizaçãodessas não poderia serdesempenhada adistância pelos inspe-tores. Era necessárioter alguém dentro daescola e, dessa forma,surgiu o cargo dediretor.

Competia a ele fazera interlocução junto aogoverno e definir asdiretrizes pedagógicase administrativas dosgrupos. Quem exerciaa função era frequente-mente chamado paraassinar artigos em jor-nais e revistas, fazerconferências e se tor-nar conselheiro de se-cretários de estado.

Hoje em dia, o dire-tor escolar precisaexercer funções im-portantíssimas que al-cançam praticamentetodos os setores daescola.

Como administradornecessita manter a es-cola sempre dentro dasnormas do sistemaeducacional, seguirportarias e instruçõese ser exigente no cum-primento de prazos.

Como pedagogo pre-cisa valorizar a orien-tação pedagógica, a su-pervisão, o projeto pe-dagógico e a qualidadede ensino.

Diretores da rede municipal de Lajinha recebem homenagem especialE como sociocomu-

nitário deve se preo-cupar com a gestão de-mocrática e a partici-pação da comunidade.

Nada mais justo,portanto, ter uma datadedicada ao diretor es-colar.

Em Lajinha, umafesta em homenagemaos Diretores da RedeMunicipal de Ensinoaconteceu no dia 20/10 (Sexta-feira), foioferecida pelo Prefei-to Sebastião MoreiraBastos, o Vice-Prefei-to Adriano Rangel deOliveira Alvim e a Se-cretária Municipal deEducação Maria LuizaAzine Vítor.

Com início às 19hnum ambiente agrada-bilíssimo, os diretoresse confraternizaramcom um churrasco eshow com Paulo Men-donça.

“ O Diretor de Es-cola é muito importan-te e se diferencia. Faza equipe diferenciar-se. Não basta adminis-trar a escola pública. Épreciso liderar e criarcondições para trans-formar o conceito deescola pública, de es-cola do governo paraescola do povo. O Di-retor de Escola deveestar no centro do pro-cesso, liderando, arti-culando, sendo dife-rente. E apesar de to-das as dificuldades en-contradas vale a penaestar numa gestão es-colar.” Fala de MariaLuiza Azine Vítor Se-cretária Municipal deEducação.

Essa foi uma singelahomenagem aos Dire-tores da rede munici-pal de ensino de Laji-nha que ainda ganha-ram um singelo pre-sente.

MENSAGEM DE MARIA LUIZA AOS DIRETORES

MARIA LUIZA E DIRETOR EVANDRO

MARIA LUIZA E DIRETORA ANATALIA

MARIA LUIZA E DIRETORA POLLYANA

MARIA LUIZA E MARIA DO SOCORRO

MARIA LUIZA E DIRETORA ÉLIA

Page 11: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

11acesse: www.jm1.com.br27 de novembro / 2011

Diretores da rede municipal de Lajinha recebem homenagem especial

MÚSICA AO VIVO PAULO MENDONÇA

MARIA LUIZA, DIRETORAS E CONVIDADASMARIA LUIZA E NEIDA

MARIA LUIZA E DIRETORA REGIANE

MARIA LUIZA E DIRETORA VERÔNICA

MARIA LUIZA E DIRETORA SELISVANE

MARIA LUIZA E DIRETORA VERACY

MARIA LUIZA E DIRETORA VERA

Page 12: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

12 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

Pastor José Lino completou 57 anosdia 17, mas comemorou seuaniversário no domingo, 20 de

novembro oferecendo um delicioso jantarpara todos que compareceram no temploda igreja localizada no trevo de

IGREJA PENTECOSTAL EVANGÉLICA DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS

Manhumirim. Vários cantores evangélicosda região, missionários, diáconos, pastorese fiéis da igreja estiveram presente paraparticipar do culto de gratidão a Deus eprestigiar o aniversariante do dia, pastorJosé Lino presidente.

A Igreja Pentecostal Evangélica Poder doEspírito Santo de Deus, foi fundada no dia 15de junho de 1991 e sua sede mundial ficalocalizada à Rua do Cedro, 29 bairro NossaSenhora Aparecida, Manhuaçu MinasGerais.

O pastor Lino fez um agradecimentoespecial aos dizimistas da igreja e aoscolaboradores, dentre eles: RestauranteJotão, Aurinha – Empresa Werner Foca eAMEM através de seu representante SgtAnízio e o Supermercado Bom Preço.

Cantores da região Colunas, os sustentáculos da obraFamilia da conquista, esposa, genro,

filhos e netos - Pastor Lino

Mantenedores dizimistas

Missionária Maria Telles, missionária Terezinha Teixeira,Diácono Geraldo Teixeira, pastor José Elias e

pastor José Lino Presidente Pastor Jorge, Valdeci, Diaconisa Joana, missionária Irani

Dr. Guliver Oliveira émédico ortopedista,mantém gratuitamente

dois projetos sociais: umaescolinha de futebol com 360garotos e também um projetopara 3ª idade com mais de 80participantes. É presidente daUnimed Vertente do Caparaóe Delegado Seccional doCRM. É um dos nomes quevem sendo comentado aolongo do ano como possívelcandidato a prefeito deManhuaçu. Em pesquisaonline feita pelo nosso jornalhá alguns meses atrás eleficou em segundo lugar. Leiaa entrevista que nosconcedeu essa semana.

Jornal das Montanhas-Seunome tem sido comentadocomo possível candidato aprefeito de Manhuaçu. O quelevou você para a política?

Dr. Guliver – Na verdademeu nome surgiu porque eusempre gostei de política emuitas coisas são resolvidasatravés da política, fazemospolítica todo o dia, na escola,em casa, no trabalho e temosque fazer política na cidadeda gente , sempre gosteidisso. Eu tenho visto que aadministração do municípiode Manhuaçu tem deixado adesejar e pensando nisso,promovemos algumasreuniões e por gostar de

Entrevista com o pré candidato a prefeito de Manhuaçu Dr. GuliverManhuaçu coloquei o meunome a disposição. Desta vezme filiei ao Partido dosTrabalhadores e estou comoum pré candidato do PT,acredito que com o nomefortalecendo temoscondições de ser candidatona próxima eleição emManhuaçu, quanto ao fatoda profissão isso é uma coisaimportante, ser médico nostoma muito tempo, masmesmo assim a gente semprefaz um pouco de política.Nasci aqui e saí para estudar.Voltei para Manhuaçu, estouatuando na medicina há 14anos, fui presidente daAssociação Médica deManhuaçu por doismandatos, faço parte dadiretoria há quase 9 anos ehoje estou Presidente daUnimed Vertente do Caparaó,penso em vir a disputar aprefeitura de Manhuaçu etemos que disponibilizartempo para isso, se Deusquiser que nós venhamos serescolhido teremos que criarhorário e disponibilizar tempopara resolver o que nospropusemos. Já estou àfrente de várias entidades esempre disponibilizo umpouco de tempo para tudoisso, acredito que Manhuaçuprecisa de pessoas que temvontade e gosta da cidade,sou umas destas pessoas.

Vejo ao longo do tempo ainsatisfação de muitaspessoas com asadministrações. Sinto anecessidade e o desejo demudança, acredito que não émudar por mudar, é mudarpara melhor e em questão demudança temos projetossérios e importantes que alongo prazo pretendemosimplantar estes projetos nomunicípio. No momento dacampanha vamos detalharcada projeto e se candidatovamos ter um programa e umprojeto de governoparticipativo com toda apopulação e com certeza vaicontemplar todas as áreasimportantes do município.

JM – Quais as forçaspolíticas que caminharãocom você ?

Dr. Guliver – Todas aspessoas que tenhamnecessidade e desejo demudança que venham ecaminhem conosco, sabemosque em política as coisaspodem até dormir de um jeitoe acordar de outro diferente,há muitas pessoas e forçaspolíticas aqui e da região quetem interesse de caminharconosco, não falamos emnomes, mas no momentooportuno vamos buscartodas elas, a sociedade éformada por um conjunto deidéias.

O Partido dosTrabalhadores tem umahistória de luta e eficiência,elegeu um trabalhador opresidente Lula, que fezmudanças significativasneste país com projetos quealavancaram o país eprincipalmente a classetrabalhadora mais pobre eaqueles que estavamexcluídos. Manhuaçu só nãofoi diretamente beneficiadacom grandes obras, pela faltade sintonia da atualadministração municipal juntoao governo do PT. Teimam emfazer oposição sistemática aogoverno do PT. Em contatocom a cúpula do PT em Minasexpus a necessidade doGoverno Dilma trazer grandesobras para Manhuaçu. Paraisso vejo que agora a

mudança tem que partir denível municipal e por isso précandidato ao executivo, casoo PT de Manhuaçu me dê ahonra de ser seurepresentante. Veja bemestávamos falando demudança e o Partido dosTrabalhadores realizou nosdias 2,3 e 4 de setembro o seu4º Congresso, em etapaextraordinária, quandoaprovou resoluções quepodem mudarsignificativamente acomposição partidária nofuturo, como a paridade degênero e o mínimo de 20% dejovens em suas direções, eresgatam algumas de suasbandeiras históricas. O PTtem um projeto detransformação da sociedadebrasileira e não apenas deganhar as eleições e governar.O 4º Congresso mostrou isso,ao tomar decisões queantecipam realidades que oBrasil já deveria estarvivendo. O próprio partido vaise renovar, ficou decidido queas direções tenham pelomenos 20% de jovens. A ideiade renovação se expressoutambém na decisão de limitaro número de mandatosparlamentares em trêsmandatos.

JM – Como você pensa emManhuaçu hoje e no futuro?

Dr. Guliver – Manhuaçu

tem algumas realizações daadministração, mas realizaçãoimediatista, e percebo que opovo deseja realizações maisambiciosas e mudançasmaiores. Temos que pensarManhuaçu como uma cidadepólo, hoje uma das 10 maisimportantes do estado, é asegunda maior economia daZona da Mata. A cidademerece obras maiores eimportantes para fazer jus asua posição de destaque,precisamos de coisas novase maiores, o povo merecemudanças mais profundas.Vemos que grupos políticosvêm dominando a cidade e opovo quer um nome diferentedo atual para mudar esseestado de paralisia que setornou Manhuaçu.

JM – Em suasconsiderações finais o quemais gostaria de dizer?

Dr. Guliver – Acredito queo projeto para Manhuaçudeve ser mais ambicioso e onosso projeto contemplaisso. As forças políticasdevem repensar tudo que foifeito nos últimos anos paraManhuaçu e acredito queesse é o momento propíciopara uma mudança maisbrusca para tomar umcaminho melhor com umadireção mais segura, e ofuturo vai dizer que estamosno caminho certo.

Page 13: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

13acesse: www.jm1.com.br27 de novembro / 2011

Page 14: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

14 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

Por DevairGuimarães de Oliveira

O Tribunal de Justiça deMinas Gerais (TJMG), emaudiência solene, realizada noFórum DesembargadorAlonso Starling às 17 horasdo dia 18 de novembro de2011, presidida pelodesembargador Paulo CézarDias, que representou opresidente do TJMG, realizou-se a instalação da 2ª VaraCriminal de Execuções Penaise Cartas Precatórias Cíveis eCriminais da Comarca deManhuaçu. Prestigiaram acerimônia representantes doMinistério Público,advogados da comarca,autoridades e lideranças devários segmentos.

Manhuaçu é elevada a Comarca de Entrância Especial

O desembargador PauloCézar Dias, disse que ainstalação da nova jurisdiçãoé um avanço para a comarca.Ressaltou ainda, que frente aoavanço da criminalidade, quepara ele, expressa a realidadeeconômica e política de umpaís, a magistratura tembuscado garantir a aplicaçãoda lei fazendo Justiça. “Oaumento da demanda deManhuaçu, uma comarcaimportante e muito expressivaem nosso estado, exigiu essamudança. Agora, com aimplantação da nova vara,vamos dividir a competênciada área criminal e, com certeza,o cidadão será beneficiado”,afirmou.

O diretor do Fórum, juizWalteir José da Silva, lembrou

que a instalação da 2ª VaraCriminal era uma reivindicaçãode toda a comunidade deManhuaçu, pois nos últimosanos, chegou-se a conclusãode que era indispensável quea Comarca recebesse mais umavara para atender àscrescentes necessidades doserviço criminal e dasquestões relacionadas àinfância e juventude, com issoacumulando bastante serviçopara apenas um juiz. Dr Walteiragradeceu a colaboração dasautoridades locais e estaduaispara a instalação da nova vara,em especial ao Prefeito AdejairBarros, o Presidente daCâmara Renato Cézar VonRandow, os juízes ViníciusRistori e Renata Bomfim, alémda OAB, Ministério Público e

outras lideranças queapoiaram a reivindicação.

Dr. Walteir falou daimportância dessa conquista,Manhuaçu agora está entre as10 comarcas mais importantede Minas Gerais, a elevação

O juiz Walteir José da Silva, acompanhadodo Prefeito Adejair Barros, do Promotor FábioSantana, do Juiz Vinícius Ristori e doPresidente da Câmara Renato Cezar, fez aentrega da escritura do terreno doado pelaPrefeitura de Manhuaçu ao Tribunal de Justiçapara construção do novo prédio no bairro BomPastor. O desembargador Paulo Cezar Diasgarantiu empenho junto ao TJMG para

O judiciário de Manhuaçu espera agora aconstrução de um novo fórum

será de grande relevância paraos juízes e promotores, quenão terão a necessidade desaírem da Comarca para sepromoverem para BeloHorizonte ou cidades maiores.“Daqui mesmo tanto o juiz,

quanto o promotor aguardaráa promoção para a Especial.Os juízes aguardarão apromoção paraDesembargadores e, ospromotores para Procuradoresde Justiça”, explica Dr.WalteirJosé da Silva.

De acordo com o PrefeitoAdejair Barros, a instalação da2ª Vara foi uma conquista detoda a sociedade deManhuaçu, que contribuiumuito para a instalação. Paraele, com este ato, o TJMGatende uma reivindicação denossa comarca.

O Desembargador PauloCézar Dias recebeu uma placade homenagem pelo empenhono processo de Manhuaçu.Além dele, o juiz Walteir Joséda Silva foi agraciado comduas placas dereconhecimento da LojaMaçônica União, Liberdade eJustiça e da MaçonariaRegional.

defender a construção do novo fórum deManhuaçu.

Dr. Valteir comemora a conquista daelevação da Comarca de Manhuaçu, comosendo momento singular na condição dediretor do Fórum, instalando a 2ª Vara Criminal.Ele diz que se sente emocionado, pois é umacontecimento que ficará na história do PoderJudiciário de Manhuaçu.

Público presente na solenidade

O diretor do Fórum, juiz Walteir José da Silvaentrega placa de agradecimento ao

desembargador Paulo Cézar Dias

Representantes de diversos setores da sociedade estiveram presentesO diretor do Fórum, juiz Walteir José da Silva e o desembargador Paulo Cézar Dias ao

lado dos funcionários do Fórum de Manhuaçu

Momento em que o desembargador Paulo Cézar Dias recebe das mãos do diretor doFórum, juiz Walteir José da Silva o documento do terreno doado pela prefeitura para

a construção do novo Fórum de Manhuaçu na presença de juízes e autoridadesDiretor do Fórum, juiz Walteir José da Silva, desembargador Paulo Cézar Dias

e o prefeito de Manhuaçu Adejair Barros

Page 15: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

15acesse: www.jm1.com.br27 de novembro / 2011

A entrega da MedalhaDesembargador Hélio Costaao juiz Edison Feital Leite foimarcada por momentosemocionantes, recebeu váriashomenagens demonstrando aimportância que teve por suapassagem pela cidade,exemplo de amor, dedicaçãoao trabalho, lealdade e justiçaa comunidade, é importanteque a sociedade saibareconhecer, prestigiar ehomenagear em tempo aspessoas que prestaram bonsserviços, onde o autor possasentir e saber que tudo quefez não foi em vão e colher osfrutos de seu trabalho. É bomassistir solenidade como estaonde ouvimos depoimentostão significativos como foi doadvogado Roberto Gomes eda vereadora MariaImaculada, onde o protocolofoi quebrado para que ocoração pudesse falar, e aemoção transbordar.

Em um mundo de tantacorrupção e egoísmo asociedade necessita deexemplos como este e quesirva para todos nósrefletirmos sobre nossaconduta do dia-a-dia.

Foi um momento históricono judiciário de Manhuaçuque por certo no futuro serálembrado.

A homenagem ao JuizEdison Feital Leitedemonstrou a mudança doperfil da Justiça na cidade e oreconhecimento aomagistrado foi também acomprovação de que desde apassagem dele pela Comarca

Edison Feital, juiz que marcou Manhuaçude Manhuaçu a populaçãopassou a ter mais acesso aoJudiciário.

Dr. Feital inovou ao realizaruma enquete com o povo dacomunidade para saber ograu de satisfação dopúblico, para avaliar otrabalho desenvolvido eabrir um canal decomunicação entre o povo eo judiciário. Manhuaçu foi aprimeira cidade a fazer estaavaliação, que virou modeloadotado pelo tribunal,também em sua gestãoManhuaçu foi a primeiracomarca do interior de MG aser informatizada. EdisonFeital relembrou histórias desua atuação na comarca.“Em Manhuaçu,praticamente criei meusfilhos. Hoje, são estudantesuniversitários. Vem semprena minha mente a lembrançado período que passei poraqui e das amizades que aquifizemos. Conheci excelentespessoas aqui em Manhuaçue os exemplos delesinfluenciaram a minhaatuação e a minha família”,concluiu.

Para o Dr. Walteir José daSilva, a homenagem ao Dr.Edison Feital Leite foiespecial para Manhuaçu.“Ficou demonstrado, atravésda presença de autoridadese da comunidade, oreconhecimento a esse juizque trabalhou durante dezanos nesta Comarca. O nomedele foi aprovado porunanimidade e ficamos muitofelizes em prestar essa

homenagem”, destacou.Atual diretor do Fórum, Dr.

Walteir trabalhou comoescrivão no período do juizEdison Feital e relembrou osensinamentos: “Ele meincentivou muito a estudar efazer o concurso para juiz. Operíodo em que passou poraqui, ele ensinou aos colegasjuízes, servidores,advogados e à comunidadeo que é realmente ser juiz. Dr.Feital abriu as portas doPoder Judiciário, mostrou àpopulação que é fácil julgar,trabalhar com a comunidadee interagir. A maioria dosjuízes é um pouco retraída eisso acaba distanciando dapopulação. O Dr. EdisonFeital era o oposto. Ia até ascomunidades, estava semprepresente, apresentavapalestras em escolas,participava de reuniões e

movimentos da cidade”.Disse Dr. Valteir

Ele permaneceu por dezanos em Manhuaçu e depoisde sua promoção o Dr. EdisonFeital Leite foi para BeloHorizonte e atualmente é Juizda Vara de Tóxicos, mas temgrande chance de serpromovido a Desembargadordo Tribunal de Justiça até ofinal deste ano.

A Medalha DesembargadorHélio Costa destina-se aagraciar aqueles queprestaram relevantes serviçosao Poder Judiciário local. Ahomenagem é concedida dedois em dois anos, sempre nosanos ímpares. É consideradaa maior honraria da JustiçaMineira.

Além da medalha, EdisonFeital Leite se emocionou aoreceber mais cinco placas deagradecimento. A OAB, aPrefeitura de Manhuaçu, aCâmara de Vereadores, aMaçonaria de Manhuaçu e aOrdem DeMolay e osserventuários e juízes do FórumDesembargador AlonsoStarling entregaram ashomenagens. Mas talvez sejamos depoimentos carregados deemoção da vereadora MariaImaculada e do advogadoRoberto Gomes que fizeramrolar algumas lágrimas não sódo homenageado, como dealguns presentes e. Eles

HOMENAGENSsaudaram o magistrado pelahomenagem e relembrarampassagens históricas dacarreira dele em Manhuaçu.

O Desembargador HerbertCarneiro assistiu atentamente àcerimônia e considerouextremamente importante oreconhecimento da Comarca deManhuaçu. “Foi muito bemrealçado que a história doJudiciário local pode serdividida em duas fases: umaantes e outra depois dapassagem de Edison Feital. Oque Manhuaçu fez hoje é oreconhecimento ao trabalho deum grande homem público.Essas homenagensreconheceram o trabalho do Dr.Edison Feital, mas também aatuação do Poder Judiciário nacomunidade local”.

Após as homenagens, o juizEdison Feital estavaemocionado ao falar ao públicopresente. “Fiquei muitohonrado com essa escolha.Todo agente político espera umdia o reconhecimento de queseu trabalho foi bem feito poronde ele passou. Dediqueiquase dez anos da minha vidaprofissional à Comarca deManhuaçu. Fiz aqui o que podiade melhor. Fiquei muito honradocom esse agradecimento comtamanha homenagem”.

Ao encerrar a cerimônia, elefez questão de frisar que oreconhecimento era tambémextensivo a todo o PoderJudiciário de Minas Gerais.

Além da medalha, Edison Feital Leite se emocionou ao receber mais cinco placas deagradecimento entre eles do Dr. Vinícius e o Desembargador Herbert Carneiro

Advogado Roberto Gomespresta homenagem ao

Juiz Edison Feital

Público que prestigiou a homenagem ao Juiz Edison Feital

Autoridades presentes

Promotores junto ao Juiz Walteir José da Silva (Diretor do Fórum de Manhuaçu)e o homenageado da noite Juiz Edison Feital Juiz Edison Feital junto a vereadora Maria Imaculada

Page 16: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

16 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

POLÍCIA POLÍCIA

Geraldo de Magela Fialhode Almeida, 51 anos, e a mãedele, Shirley Fialho de Almei-da, 82 anos, morreram numgrave acidente próximo aotrevo de Santo Amaro deMinas (distrito de Manhua-çu), por volta de 10 horas dequinta-feira, 24.

O acidente foi no km 56 daBR-262, quando o Siena, di-rigido por Reinaldo Lessa,seguia sentido Realeza/San-to Amaro, invadiu a contra-mão e bateu no Celta, dirigi-do por Geraldo Magela, quevinha no sentido contrário.

Geraldo e a mãe dele mor-reram na hora. Reinaldo Les-sa e os passageiros do SienaJeventilio de Souza Campos,71 anos, Leandro de Oliveiraforam socorridos com feri-mentos leves. Também foram

Acidente entre Siena eCelta mata mãe e filho

trazidos para a Unidade dePronto Atendimento (UPA) deManhuaçu: a esposa deGeraldo, Micheli Soares deCarvalho, que sofreu ferimen-

tos leves, e uma quarta pessoa,que também estava no Celta, esofreu ferimentos graves.

Por Jailton PereiraPortal Caparaó

Grave acidente próximo ao trevo de Santo Amaro deMinas (distrito de Manhuaçu)

Duas motocicletas bateramno trevo da zebu, na saída deManhuaçu para Reduto, nokm 34 da BR-262, no início datarde de quarta-feira, 23.

O choque aconteceu quan-do José Carlos dos Santos, de30 anos, condutor da motoci-cleta Honda CG placa HDS-2079de Manhuaçu/MG atravessouo trevo para entrar na AvenidaTancredo Neves. José Carlosatravessou a pista no momentoem que passava a motocicletaHonda CG placa HDS-2888também de Manhuaçu/MG,que era conduzida por Adria-no de Oliveira Fonseca, de 19anos, que seguia pela rodoviasentido Manhuaçu a Reduto.Adriano não conseguiu evitara colisão e os dois pilotosforam lançados com violênciaao chão.

A Polícia Militar ajudou acontrolar o fluxo de veículosno trevo até a chegada da

Colisão entre duasmotos no trevo da Zebu

Polícia Rodoviária Federal,que assumiu a ocorrência.

O Corpo de Bombeirossocorreu os dois motociclis-tas para a Unidade de Pron-to Atendimento de Manhua-çu. José Carlos teve escoria-ções na face, enquanto Adri-

ano sofreu ferimentos leves.De acordo com as informa-

ções, José Carlos era inabili-tado e não estava de posseda documentação de sua mo-tocicleta, que foi apreendida.

Por Jailton PereiraPortal Caparaó

Duas motocicletas bateram no trevo da Zebu,na saída de Manhuaçu para Reduto

Uma criança de seis anosmorreu afogada num poço depeixes (açude) na região deCachoeirão, zona rural deSimonésia, na tarde de terça, 22.

A mãe da criança contouque, como de costume, dei-xou seu filho em casa porvolta das 13 horas e saiu para

trabalhar. No final do dia, aoretornar, não o encontrou emcasa, contudo, pensou queestava na propriedade de fa-miliares que residem próximo.

Ao anoitecer, achou estra-nho o sumiço do menino efoi até a casa de parentes.Ninguém sabia do menino.

Todos começaram a ajudarnas buscas.

Por volta de 19 horas, ocorpo do menino foi encon-trado no açude e não haviasinais de violência. Aparen-temente, ele morreu afogado.

Carlos Henrique CruzPortal Caparaó

Criança de seis anosmorre afogada em açude

Adeildo José da Cunha, 20anos, foi preso na quarta-feira (23) suspeito de mataro pai, Amilton José da Cunhade 45 anos, a golpes de foice.O crime foi no Córrego dosFernandes, na zona rural dePedra Bonita. De acordocom a Polícia Militar de AbreCampo, que atendeu aocorrência, o crime teria sidomotivado por uma briga.

Preso rapaz que matou o paiSegundo a PM, na noite

de terça-feira (22), o suspei-to foi até a casa do pai e osdois começaram a discutir.Armado de uma foice, o jo-vem golpeou o homem nacabeça. O irmão do suspei-to, de 16 anos, ouviu os gri-tos de socorro do pai e ligoupara a polícia. Quando osmilitares chegaram ao local,a vítima já estava morta.

Após o crime, o acusadofugiu. Na tarde de quarta, aovoltar à cidade, foi preso pró-ximo à casa onde mora. Elecontou aos policiais que o paio maltratava desde criança ebatia constantemente em suamãe.

O jovem foi preso e enca-minhado para a delegacia deAbre Campo.

Dois agentes da PolíciaRodoviária Federal (PRF) doposto de Cenibra, próximo àcidade de Ipatinga foram es-faqueados por um homemdetido por embriaguez aovolante. O fato ocorreu às 18horas deste domingo (20) nokm 314 da rodovia BR 381 emBelo Oriente, após uma abor-dagem de rotina.

De acordo com os polici-ais, ao pararem Pedro Fran-cisco de Assis, 57 anos, con-dutor do veículo Ford F-4000placa GVH-8995, perceberamque ele apresentava fortessinais de embriaguez. Foi so-licitado então que fizesse oteste de etilômetro (bafôme-tro) que apresentou 0,71 mg/L. após deterem o condutore já a caminho da Delegacia

Agentes da PRF são esfaqueadospor motorista embriagado

de Polícia Civil de Ipatinga,utilizando-se de um canive-te, Pedro agrediu os agentesfederais, causando ferimen-tos em ambos e quase cau-sando um acidente de trân-sito, até ser contido.

O agressor foi então imo-bilizado, algemado e encami-nhado para a Delegacia dePolícia Federal em Governa-dor Valadares, juntamentecom a arma apreendida.

O condutor detido estavasem algemas por cumpri-mento da determinação doSupremo Tribunal Federal(STF) que aprovou em 13 deagosto de 2008 a súmulavinculante, em que é lícito ouso de algemas somente emcaso de resistência e de fun-dado receio de fuga ou de

perigo à integridade físicaprópria ou alheia, por partedo preso ou de terceiros. Ede acordo com tal interpreta-ção, o condutor não se en-quadrava nesta determina-ção até o momento da abor-dagem e sua posterior deten-ção.

Pedro, que estava sendoautuado por crime de embri-aguez ao volante, agora, adepender do entendimentodo órgão acusador, respon-derá também pelo crime dehomicídio tentado ou lesãocorporal a funcionário públi-co federal, respondendo poreste crime na Justiça Fede-ral. Os policiais feridos foramencaminhados para o Hospi-tal Márcio Cunha em Ipatin-ga.

Quatro homens foram pre-sos, 15 armas e cerca de R$ 220mil em espécie foram apreendi-dos em uma operação realiza-da pela Polícia Civil, após in-vestigações do Ministério Pú-blico, em Iúna, no Sul do Espí-rito Santo, na quarta-feira (23).Segundo o delegado DaniloBahiense, a operação foirealizada contra crimes de pis-tolagem e mando de assassi-natos. Dos quatro presos, doisforam soltos mediante paga-mento de fiança, segundo apolícia.

Dois continuam presos noCentro de Detenção Provisó-ria de Viana, na Grande Vitória.Um deles é o empresário Eduar-do Gomes de Matos, 54 anos,que atua no ramo do café.

"Nossa operação contoucom o apoio de 70 policiais ci-vis e 6 delegados. Lá cercamosvárias casas de investigados eapreendemos um grande núme-ro de armas, entre elas escope-ta calibre 12 e rifle calibre 22.Muita munição e cocaína tam-bém foram apreendidas nascasas dos suspeitos. O ponta-

Quatro homens são presos porcrimes de pistolagem em Iúna

pé inicial foi dado, agora vamoscontinuar investigando a ativi-dade criminosa na região", dizo delegado Danilo Bahiense.

Segundo Bahiense, as ar-mas apreendidas podem tersido utilizadas em vários as-sassinatos no município. "Va-mos realizar exames de balísti-ca nas armas e confrontar comexames feitos em corpos depessoas assassinadas na re-gião nos últimos 20 anos. Esseprocesso demora, mas deve-

mos comprovar diversos cri-mes e a atividade de pistola-gem de Iúna", explica o dele-gado. De acordo com a polí-cia, oito pessoas foram assas-sinadas em Iúna em 2011.

Além das armas foram en-contrados 220 mil reais e umcheque da Prefeitura de Iúnano valor de 370 mil reais, mas oque chamou a atenção mesmofoi um texto em versos relatan-do um homicídio, assinadopelo empresário.

Page 17: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

17acesse: www.jm1.com.br27 de novembro / 2011

ENQUETE

“A ilegalidade das prisões é responsabilidade do Estado”Ministro Cezar Peluso, sobre Mutirão Carcerário que liberou 21 mil das celas

Ao contrário

Em vez de buscar punir os gazeteiros, o sindicato repre-sentou no Conselho de Medicina contra o secretario deSaúde, Rafael Barbosa.

Sindicato de 'turistas'

A reação do sindicato dos médicos do DF tem a ver com aimplantação do controle eletrônico de frequência até de-zembro.

Socos do atraso

José Maciel, 70, último secretário que tentou controlar afrequência dos médicos, acabou trocando socos com oentão presidente do sindicato.

Boneca

Só falta batizado de boneca: mudo desde o va-zamento da Chevron, o governador Sérgio Ca-bral (PMDB-RJ) foi à inauguração de shopping.

FMI: América Latina supera Europa em crescimento

Cerca de 200 executivos do Conselho Empresarial da Amé-rica Latina (Ceal) desembarcam em Brasília na segundaanimados com um relatório do Fundo Monetário Internaci-onal, que aponta crescimento do PIB da região em 4,6%,em 2011, e 4% em 2012. A despeito dos índices, o otimismopermeia os investidores, porque o documento prevê es-tagnação e recessão no cenário europeu para o mesmoperíodo.

Rumo certo

Ou seja, o Brasil virou a locomotiva da vez nos trilhos daeconomia no continente americano, diz o relatório, quenorteia os investimentos aqui.

Mercosul cresce

Os empresários vão debater a integração, os investimen-tos e oportunidades para os próximos dez anos, principal-mente no Mercosul.

Facebook do voto

Eleitores e intelectuais de Fortaleza lançam hoje, no Mari-na Park, um curso e a primeira rede social política do País, oPolíticaBook.

Chame a polícia

Como a Agência Nacional de Aviação Civil nada faz, talveza polícia resolva: o duopólio GOL/TAM cobra quase R$ 2mil pela passagem ida e volta, na ponte aérea Rio-São Pau-lo. Qualquer empresa americana cobra R$ 1.560,00 para otrecho Rio-Miami, ida e volta.

Direto no bolso

Além de pedir na Justiça o mandato da depu-tada Liliane Roriz (DF), que trocou o PRTBpelo PSD, o presidente da legenda, Levy Fi-delix, quer os R$ 254 mil dos doze salários queela recebeu no período.

Grilo falante

A droga de ex-ministro e secretário Car-los Minc (Meio Ambiente) aproveitouos holofotes do caso Chevron paracomprar um novo colete de feira hip-pie e sair do ostracismo no Rio de Ja-neiro.

Certa vez, ao iniciar a sessão da Comissão de Constituição eJustiça do Senado, que presidia, o senador ACM (PFL-BA)fazia a chamada dos presentes quando alfinetou: “Roseana

Wellington...” Wellington Salgado (PMDB-MG) reclamou na hora:- “Roseana Wellington”, senador?- São os seus cabelos longos... – respondeu ACM, irônico, referindo-

se à cabeleira persistente, tipo anos 60, do senador mineiro.

Senador cabeleiraPODER SEM PUDOR

Segurada está

A Bradesco é a seguradora das operações da Chevron desde2007. Coisa de R$ 1,4 bilhão. O banco informa que só aempresa pode se pronunciar, mas Chevron fez voto de si-lêncio desde o início do rolo.

Sopinha

Sai a rosquinha, entra a sopinha. O deputa-do Sandro Mabel (PMDB-GO) vendeu suafábrica de biscoitos, mas manteve a de mas-sas. Os colegas vão receber amostras grátisdo seu macarrão instantâneo, brinca ele,quando cobrado no plenário pelos pares.

Descontão de Natal

Causa revolta na sociedade piauiense a aprovação de leique prevê desconto de até 80% no pagamento das multasaplicadas pelo Tribunal de Contas do Estado a gestorespúblicos. Ainda não foi sancionada.

Humilhação no boletim

Uma estudante gestante processa uma professora por tersido expulsa da sala durante aula de ética, na Unipac deConselheiro Lafaiete (MG). Seu crime: urinou no chão porproblemas da gestação.

Livres, livres

Sobram bandidos soltos no Brasil e o Mutirão Carcerário,do Conselho Nacional de Justiça, colabora: libertou 21 mildetentos “presos irregularmente” em 2010 e 2011. E o go-verno anuncia mais presídios.

Justiça bloqueia bens de Kassab

A Justiça de São Paulo determinou o blo-queio dos bens do prefeito Gilberto Kas-sab, do secretário Eduardo Jorge (Verde) ede empresas e empresários ligados à Con-trolar, responsável pela inspeção veicularna capital. A ação acontece após indícios de irregularida-des no contrato e tem como objetivo garantir eventual res-sarcimento a motoristas e aos cofres públicos num valorde R$ 1 bilhão. Informações da Folha de SP

Pensando bem...

...Lupi encalhou na Black Friday de queima total.

O que a gente fazpara os filhos...

- No 1º ponto, terá, até, etimologia?.- No 2º ponto, terá, até, gastronomia??- No 3º ponto, terá, até, psicologia???

1 - Nome & Cia. – § Quando meu primogênito esta-va por nascer, eu, que queria um nome bíblico, fui numdicionário desses nomes, lendo-o e lendo-os todo(s).Depois, selecionei 100, 20, e, finalmente, 4, sendo estesparecidos e pequenos (pois, gosto de nomes peque-nos): Bani, Bini, Beno e Buni. Ganharia Beno, mas, numestudo que fiz, vi que não se trata de nome, mas, daexpressão “meu filho”. Buni foi o campeão pela vidado(s) levita(s) do livro bíblico de Neemias (há as duasformas do “u”), pelo significado – construído ou edifi-cado – e por ser o nome hebraico do grego Nicodemus.§ Para filha eu queria um nome do Novo Testamento. Egosto de Ana. Mas, já que a mais famosa é a do VelhoTestamento, fui para o Novo Testamento Grego. Aí, via expressão, que transliterada é thayma, cujo significa-do é admiração diante do milagre. § Recebi muitas crí-ticas pelos nomes! E ainda não falei do que arrumeinos sobrenomes dos dois!! Deixo para a próxima vez!!!

2 - Come & Cia. – § Antes de meu primogênito Bunie minha ultimogênita Thayma nascerem, nós – GraceMiriam e eu –, que somos pais coroas, pois casamosdepois de 3 pequenos namoros no grande período dequase 10 anos, e ainda nos demos ao luxo de demorarexatos 4 anos para nascer Buni, que, com a irmã, temidade para ser nosso neto, sim, por causa da paternida-de e maternidade temporãs, pudemos nos preparar, in-clusive, sabendo que o leite materno funciona comoalimento e até como se fora água, ou, até aos 6 meses,dispensa esta. § Falando de alimentos, fomos ensinan-do nossos filhos a comer o saudável. Embora eu, hátempos, faço minha dieta, digo que não pude passarpara os filhos, e, nem, para a esposa, essa de alimentarbem. Especialmente com o filho morando em BuenosAires, e, em república, digo que ele tem se alimentadomal. E a caçula, mesmo conosco, também me desagra-da nesse item. § Mas, algo positivo do filho sobre (não)beber, depois contarei!

3 - Dome & Cia. – § Quando os filhos estão peque-nos, a gente tenta – permita-me dizer, para esses ani-mais racionais! – domá-los!! Digamos que dominar ficamelhor!!! Mas, com o tempo, eles passam a nos domar.Ainda bem que os filhos, depois de receberem tantodos pais, são preparados para, depois, doarem. Se bemque vemos casos de filhos continuarem sugando dospais, e fazendo com os netos continuem na mesma si-tuação, quando o contrário é que é positivo: filhos quesão carregados pelos pais, depois os carregarem. §Minha esposa e eu estamos investindo em nossos fi-lhos – Buni, como já falei anteriormente, faz RelaçõesInternacionais e Francês e Italiano em Buenos Aires, eThayma faz o último ano do 2º grau conjugado comcursinho, pensando prestar outros vestibulares paraMedicina (só o fez quanto a um) –. Adiantamos quenão estamos pensando em pagamento disso. § Mas,depois, ou da próxima vez, quero mostrar como a gentepode receber deles!

- No 1º ponto, teve, até mesmo, teologia!- No 2º ponto, teve, até mesmo, nutrilogia!!- No 3º ponto, teve, até mesmo, economia!!!

(*) O autor é graduado em Teologia e pós emHistória Eclesiástica.

Page 18: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

18 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

CURIOSIDADES

ENTRETENIMENTO

SETE ERROS

HORÓSCOPO

Áries - 21/3 a 20/4Você se mostra mais generoso e aco-lhedor. Seu altruísmo está elevado.Porém, tome cuidado para não se en-volver nos problemas dos outros.

Touro - 21/4 a 20/5Boa disposição para novos desafiosna área profissional, mas alerta para atendência de assumir compromissosalém do necessário.

Gêmeos - 21/5 a 20/6O momento é bom para os estudos,mas pode ser complicado se houveralguma tarefa que necessite de umaação mais prática.

Câncer - 21/6 a 22/7O trânsito lunar por sua casa oito lheforça a analisar criticamente o modocomo você vive seus relacionamentos.Aproveite para se conhecer melhor, en-tendendo como as emoções se pro-cessam internamente e aumentandoa confiança em si mesmo.

Leão - 23/7 a 22/8Você está inquieto e suscetível a inde-cisões e grande irritação. Esse humorinstável pode afetar negativamentesuas relações pessoais e profissio-nais.

Virgem - 23/8 a 22/9É preciso dar mais atenção ao que seucorpo manifesta. Melhore sua alimen-tação e procure descansar. Preserve-se!

Libra - 23/9 a 22/10Festas e encontros sociais serão be-néficos, mas é preciso agir com res-ponsabilidade. Seja menos impulsivo.

Escorpião - 23/10 a 21/11Fase de convivência harmônica comas pessoas mais próximas. Seja cri-ativo para fazer a rotina de vocês maisprazerosa.

Sagitário - 22/11 a 21/12Você estará mais sociável e receptivoa trocas. Como você também estarámais espontâneo, tenha cuidado paranão cometer gafes.

Capricórnio - 22/12 a 20/1É hora de dar atenção à sua vidafinanceira.Não é o momento para no-vas dívidas. Seja prudente e respon-sável com suas finanças.

Aquário - 21/1 a 19/2Você tende a reagir de forma exagera-da, mesmo em situações aparente-mente tranquilas. Muito cuidado comsuas opiniões, já que as aparênciasenganam.

Peixes - 20/2 a 20/3Sua capacidade de argumentaçãoestá comprometida. Deixe as ques-tões mais complicadas para outra oca-sião. Procure descansar.

Adolescente EnganaMais de Trinta Adultos

Parado em um sinal fechado, o motoristavê um garoto, de uns treze anos,vendendo jornais e gritando a plenospulmões a manchete:

-Trinta e Um Adultos Foram Enganadospor Um Adolescente!!! ...Garoto EnganaTrinta e Um Adultos!

O motorista não resiste à curiosidade,pega alguns trocados e compra um jornaldo adolescente. Olha atentamente toda aprimeira página, procurando a manchetedo moleque espertalhão e não encontranada. Exatamente no momento em queestá pensando em reclamar com ovendedor, o sinal abre e ele tem que saircom o carro e ouve:

-Trinta e Dois!!! Trinta e Dois AdultosEnganados por Um Adolescente! Trintae Dois...

Doido

O doido estava no hospício, escrevendouma carta, quando o médico chegou, viue pensou:

“Poxa, esse cara deve estar bom. Estáaté escrevendo carta". Aí ele chegou parao doido e perguntou:

- Para quem é essa carta?- Ah é para mim mesmo, doutor, eu nunca

recebo cartas de ninguém.- E o que está escrito nela?- Como é que eu vou saber, ainda não

recebi!!!

Cego x Paralítico

Um paralítico passeando com um cegovê uma loira muito gostosa atravessandoa rua. Para tirar uma com a cara do cego diz:

- Olha que loira gostosa atravessando arua!!!

O cego muito brabo responde:- Ah é? Então corre atrás dela!!!

GILLETTE - A primeira lâmina de barbearfoi criada em 1895 pelo americano King C. Gil-lette (1855-1932), um comerciante que queriainventar um produto de largo uso entre as pesso-as, mas que também pudesse ser usado, jogadofora e comprado novamente. A idéia surgiu nomomento mais provável: enquanto se barbeava.Ele lembrou do incômodo de ter de usar umanavalha que perdia o fio e precisava de constantereparo,e então concebeu um aparelho que utili-zava finas lâminas descartáveis. Sua idéia só che-gou ao mercado seis anos depois, vendendo 90mil lâminas nos primeiros três anos. Gillette tam-bém esteve envolvido diretamente com o movi-mento socialista nos EUA. O inventor, entãochamado de utópico, previu no livro The HumanDrift (1894) a transformação de cidades inteirasem um único complexo (Metrópolis),alimentadopor energia hidroelétrica, não-poluente e capazde produzir e distribuir tudo que a populaçãonecessita.

SANITÁRIO - O museu Gladstone Pottery,na cidade britânica de Stoke-on-Trent, garantiuuma verba de mais de US$ 2 milhões junto àUnião Européia e à Loteria Britânica para finan-ciar o que está sendo chamado de “celebração dahistória do vaso sanitário”. Os visitantes pode-rão saber como era a vida no banheiro dos nossosantepassados que viveram antes da invenção daprivada com sistema de descarga. A mostra, queficará em exibição permanente, vai incluir a re-construção de um banheiro vitoriano, com suasmal-cheirosas latrinas. O museu tem planos in-clusive de recriar o autêntico cheiro da época, apartir de aromatização química. Com informa-ções da BBC.

Page 19: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

19acesse: www.jm1.com.br27 de novembro / 2011

AFASTAMENTO

A socialite Val Marchiori foiafastada do programa Amau-ry Jr. pelo dono da RedeTV!,Amilcare Dallevo Jr. Pareceque ele não ficou nada satis-feito de ter que dividir a loiracom a Band. Em breve, ela es-treará no reality show Mulhe-res Ricas, na emissora concor-rente.

MUDANÇA DE CANAL

A atriz Camila Rodrigues, ex-mulher de Bruno Gagliasso,deixou a Globo e assinou con-trato com a Record. Ela estarána minissérie Rei Davi, comoMerabe, filha mais velha de Saul(Gracindo Jr.). Seu último traba-lho na Globo foi em 2008, na no-

vela teen Malhação. Por que será que ela foicolocada na geladeira?

A FAZENDA 5

A Record já iniciou a produção do reality showA Fazenda 5, que será exibido em 2012. Em sualista de provável fazendeiro está Ralph San-tos, eleito Mister Universo em outubro. Comosempre, a emissora não comenta sobre nego-ciações para o reality.

UM BELO VILÃO

Após interpretar um mocinhoem Insensato Coração, Jona-tas Faro ́ será um vilão na no-vela Marias do lar, que subs-tituirá Aquele Beijo, na Glo-bo. Para isso, Faro deixou deatuar no musical Fame, queestreia em São Paulo em 2012. Os autores danova novelas são: Filipe Miguez e Izabel deOliveira.

JORNAL POLICIAL

O SBT aproveitou o feriado de 15 de novem-bro para estrear como teste o programa JornalPolicial, que vai ao ar às 18h45. A atração jor-nalística seguirá a linha reality show e mostra-rá as ações dos policiais nas ruas, assim comofaz o Polícia 24h, da Band, e algumas reporta-gens exibidas no Domingo Espetacular, pro-duzidas pela Medialand para a Record. Seagradar, Silvio Santos deixará fixo em sua gra-de.

INACREDITÁVEL

Quem vê Sílvio Santos comandando seu pro-grama aos domingos, no SBT, não acredita queaquele homem cheio de energia e carisma, jáestá com 80 anos. Ele é incrível. É de longe, omelhor animador de auditório. Coloca no bol-so, todos os outros – bem mais jovens...

GRAVIDEZ ANUNCIADA

Em Fina Estampa, Esther (Julia Lemmertz) fi-nalmente consegue engravidar. Notícia con-firmadíssima pela doutora Danielle (Renata Sor-rah).

DE OLHO NELA...

Lucélia Santos deve retornar às novelas da

TV Globo em breve. Ela pode estar no elencode Gabriela. A atriz fez o teste para o papel deMalvina na primeira versão da trama, mas apersonagem acabou sendo interpretada pelaatriz Elizabeth Savalla.

DATA MARCADA

A ex-Panicat Juju Salimeni já tem data de es-treia marcada no Legendários, da Record. Elaentrará no programa no dia 26 de novembro,último sábado do mês. Ela já assinou contra-to com a emissora e está à disposição do pro-grama, participando de algumas gravações.

ENTRE PANELAS

Débora Falabella estará nopróximo folhetim das 21h, quesubstituirá Fina Estampa, nopapel de uma cozinheira.Como não tem muito jeito comas panelas, Débora já está sepreparando, frequentandoaulas de culinária. Atualmen-te, a atriz está no elenco da série A MulherInvisível.

DIVÓRCIO À VISTA

Maruschka (Marília Pêra), da novela AqueleBeijo, da TV Globo, perdeu a paciência comAlberto (Herson Capri), e depois de uma boaconversa, resolveu se divorciar.

MEIO DE CAMPO ENROLADO

A atriz Heloísa Périssé pode perder seu papelna novela Avenida Brasil, substituta de FinaEstampa, na Globo, que será dirigida por Ri-cardo Waddington. Heloísa ainda está envol-vida com as gravações da minissérie Dercy.

É UMA MENINA...

Daniela Albuquerque assumiu que está espe-rando uma menina. A apresentadora, já estáno quarto mês de gestação. O pai da criança éo presidente da RedeTV!, Amilcare Dallevo Jr,com quem ela está casada há cinco anos.

CANCELAMENTO

Chico Anysio cancelou suaparticipação no Festival Cu-batão Danado de Bom, emCubatão, São Paulo, onde re-ceberia uma homenagem. Ohumorista precisou de cuida-dos médicos e a viagem entre o Rio de Janeiroe o litoral de São Paulo foi desaconselhada.

CASAL INUSITADO

Marcello Anthony viveráLady Macbeth no teatro e farápar com José Wilker, que seráLord Macbeth em uma novaadaptação da peça de Shakes-peare. Gabriel Villela será o res-ponsável pela direção do es-petáculo.

CONVIDADO ESPECIAL

O músico Thiaguinho foi o convidado espe-cial de uma festa realizada na Comunidade dosAnjos. No evento que comemorou o sucessoda dupla Jefferson (Douglas Sampaio) e Die-guinho (Pedro Bernardo), o artista apresentou

sua nova música em carreira solo, chamada“Buquê de flores”. A faixa vai passar a inte-grar a trilha sonora de ‘Malhação’.Para pro-mover o site ‘Nós Online’, Jefferson sugeriu aNatália (Carla Salle) que eles transmitissem osshows ao vivo na página virtual eentrevistassem a atração principal da noite, ocantor Thiaguinho. A ação é a grande apostada dupla para garantir o crescimento no acessoao portal da comunidade na internet. As ce-nas foram gravadas na Central Globo de Pro-dução, no Rio de Janeiro.

ELA DISSE SIM...

Comenta-se que a atriz Fernanda Souza já estáàs voltas com os preparativos de seu casa-mento com o cantor Thiaguinho. Parece queos pombinhos pretendem subir ao altar aindano primeiro semestre de 2012.

BRASILEIRINHO

Ricardo Pereira, que interpre-ta o papel do advogado Vi-cente na novela Aquele Bei-jo, da TV Globo, já é papai.Vicente nasceu dia 22, pesan-do 3Kg500 e com 49 cm. Onome já havia sido escolhidopelo casal antes do início da trama. A mãe Fran-cisca e o bebê passam muito bem.

NOVO TRABALHO

O ator Tuca Andrada já tem novo trabalhodefinido na Globo. Após o cangaceiro deCordel Encantado, ele interpretará o jornalistaAugusto Duarte, que foi marido de DercyGonçalves, na minissérie Dercy de Verdade,prevista para estrear em janeiro.

OS SUBSTITUTOS

Os humoristas Carlinhos Silva e Vinícius Viei-ra, que interpretam os personagens Mendigoe Gluglu, podem substituir Tom Cavalcantena Record. A dupla gravou um teste de umanova atração na emissora, que mistura paró-dias de programas políticos e coberturas defestas de famosos. Tiririca também teria sidosondado para um programa solo na Record.

CRAVO & CANELA

Juliana Paes será Gabriela noremake da novela homôni-ma, que irá ao ar na faixa glo-bal das 23h em 2012. A deci-são atende um desejo do di-retor Roberto Talma, quesempre acreditou que a atriz,dona de um tipo bem brasi-leiro, seria a melhor escolha.Gabriela será escrita por Walcyr Carrasco comdireção-geral de Mauro Mendonça Filho.

FORNO & FOGÃO

A apresentadora e culinarista Palmirinha Ono-fre pode voltar a comandar uma atração na TVGazeta. Palmirinha deixou a emissora por deci-são própria no dia 30 de agosto. Agora, a Ga-zeta a quer de volta. O canal já tem novamenteIone Borges e Vivi Romanelli, mas tambémbusca Maria Lydia.

FINA ESTAMPA

Em Fina Estampa, Patrícia (Adriana Birolli) re-

solve voltar a estudar. E se encanta com onovo professor, Alexandre Lopes (RodrigoHilbert).

ESPECIAL

A cantora Ivete Sangalo também vai ter umespecial de fim de ano na Globo. Presenças jáconfirmadas: Gilberto Gil e Caetano Veloso.

LAÇOS DE SANGUE

A produção portuguesa Laços de Sangue, fru-to de uma parceria entre a emissora lusa SIC ea brasileira TV Globo, venceu na segunda-feira em Nova York o prêmio Emmy na catego-ria de Melhor Novela. O prêmio da 39ª entregaanual do Emmy também era disputado pelanovela brasileira Araguaia (TV Globo), pelaargentina Contra las Cuerdas e pela filipinaPrecious Hearts Romances presents: Impos-tor.

VEM POR AÍ...

Esquenta, comandado por Regina Casé, naTV Globo, tem nova temporada confirmadapara dezembro.

BIG BROTHER BRASIL

A 12ª edição do Big Brother Brasil está previs-ta para janeiro e com muitas novidades. O di-retor da atração, Boninho, já disse que serãofeitos investimentos em tecnologia para queo espaço possa ter competições caprichadas.

FESTIVAL E CARNAVAL

O Festival de Verão de Salvador, que aconte-ce entre os dias 25 e 28 de janeiro será mostra-do pela Globo. Em fevereiro, o "SBT Folia"desembarca em Salvador para transmitir aovivo os cinco dias de festa do carnaval, alémde passar pelo Rio de Janeiro e por São Paulopara exibir os desfiles das escolas do grupode acesso e das campeãs do grupo especial.

NOVIDADES NA BAND

A Band prepara novos programas para osmeses de janeiro, fevereiro e março. Entre eles,os realities "Perdidos na Tribo" e "MulheresRicas", a exibição de séries da HBO e o "BandFolia", que transmitirá o carnaval de Salvador,Recife e Olinda.

NA MTV

A MTV também terá atrações especiais para overão. A emissora costuma gravar alguns deseus programas fora dos estúdios, como otradicional "Luau MTV", já confirmado nagrade. Record, RedeTV! e TV Cultura aindaestão definindo a programação para o verão2012.

TROCA-TROCA

A atriz Leandra Leal ficarácom o papel de Mariana Xi-menes na novela Marias doLar, de Filipe Miguez e Iza-bel Oliveira, substituta deAquele Beijo. Mariana se-ria uma das domésticas queintegraria o trio de protagonistas, mas deveentrar em Avenida Brasil, próxima trama dasnove. Taís Araújo e Isabelle Drummond serãoas outras duas faxineiras do folhetim.

Page 20: Circulação: Região Vertente do Caparaó, Governador

20 27 de novembro / 2011acesse: www.jm1.com.br

Promotora Geannini Miranda junto com oDesembargador Paulo Cézar Dias

O contador Daniel Gerhard Batista e sua mãeCatarina ao lado de Luiz Gonzaga Amorim presidente

da Academia Manhuaçuense de Letras Inês e Marilda marcaram presença na festa da

Escola Cordovil em Manhuaçu

Confraternização dos funcionários daEscola Estadual Cordovil Pinto Coelho

As amigas Sílvia e Luciana prestigiando a festa daEscola Estadual Cordovil em Manhuaçu

Márcio, sua esposa Fabiana, José Antônio e esposaRoselaine se divertiram bastante

Maurício Júnior, Dorca e o pré-candidato a prefeito doPT Dr. Guliver nos bastidores da política em Manhuaçu