cinematica

3
1. (UFRN) A figura abaixo representa os deslocamentos de um móvel em várias etapas. Cada vetor tem módulo igual a 20m. A distância percorrida pelo móvel e o módulo do vetor deslocamento são, respectivamente: \ 2. Uma partícula move-se sobre uma superfície plana horizontal. Ela parte de um ponto A, move-se 3,0m para o norte, em trajetória retilínea e, em seguida, move-se 4,0m para o leste, também em trajetória retilínea, gastando 10 segundos nessa viagem. Calcule os módulos: a) da variação do espaço; b) do vetor deslocamento; c) da velocidade escalar média; 3. (PUC-SP) Considere a seguinte situação:Um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: UMA (A) sentada no ônibus e OUTRA (B) parada na estada, ambas observando uma lâmpada fixa no teto do ônibus. “A” diz – A lâmpada não se move em relação a mim uma vez que a distância que nos separa permanece constante. “B”diz – A lâmpada está se movendo uma vez que ela está se afastando de mim. a) “A” está errada “B” está certa. b) “A” está certa e “B” está errada. c) Ambas estão erradas. d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa. 4. Um ônibus faz o trajeto entre duas cidades em duas etapas. Na primeira, percorre uma distância de 120km a 60km/h; na segunda, percorre uma distância de 250km em 3h. Qual a velocidade escalar média do veículo em todo o trajeto? 5. (UFAL) Um avião, na decolagem, parte do repou-so e em movimento uniformemente variado atinge a velocidade de 120 m/s num intervalo de tempo de 6s. Determine a aceleração que os motores imprimem ao avião. 6.(UFPEL) Um dos fatos mais significativos nas corridas de automóveis é a tomada de tempos, isto é, a medida do intervalo de tempo gasto para dar uma volta completa no circuito. O melhor tempo obtido no circuito de Susuka, no Japão, pertenceu ao austríaco Gerard Berger, piloto da equipe Mclaren, que percorreu os 5874 m da pista

Upload: annasccot

Post on 12-Jul-2016

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

fisica exercicios cinematica vestibular

TRANSCRIPT

Page 1: Cinematica

1. (UFRN) A figura abaixo representa os deslocamentos de um móvel em várias etapas. Cada vetor tem módulo igual a 20m. A distância percorrida pelo móvel e o módulo do vetor deslocamento são, respectivamente:

\

2. Uma partícula move-se sobre uma superfície plana horizontal. Ela parte de um ponto A, move-se 3,0m para o norte, em trajetória retilínea e, em seguida, move-se 4,0m para o leste, também em trajetória retilínea, gastando 10 segundos nessa viagem. Calcule os módulos:

a) da variação do espaço; b) do vetor deslocamento; c) da velocidade escalar média;

3. (PUC-SP) Considere a seguinte situação:Um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: UMA (A) sentada no ônibus e OUTRA (B) parada na estada, ambas observando uma lâmpada fixa no teto do ônibus.

“A” diz – A lâmpada não se move em relação a mim uma vez que a distância que nos separa permanece constante.

“B”diz – A lâmpada está se movendo uma vez que ela está se afastando de mim.

a) “A” está errada “B” está certa. b) “A” está certa e “B” está errada.

c) Ambas estão erradas. d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa.

4. Um ônibus faz o trajeto entre duas cidades em duas etapas. Na primeira, percorre uma distância de 120km a 60km/h; na segunda, percorre uma distância de 250km em 3h. Qual a velocidade escalar média do veículo em todo o trajeto?

5. (UFAL) Um avião, na decolagem, parte do repou-so e em movimento uniformemente variado atinge a velocidade de 120 m/s num intervalo de tempo de 6s. Determine a aceleração que os motores imprimem ao avião.

6.(UFPEL) Um dos fatos mais significativos nas corridas de automóveis é a tomada de tempos, isto é, a medida do intervalo de tempo gasto para dar uma volta completa no circuito. O melhor tempo obtido no circuito de Susuka, no Japão, pertenceu ao austríaco Gerard Berger, piloto da equipe Mclaren, que percorreu os 5874 m da pista em cerca de 1 min. e 42s. Com base nesses dados, responda: (Justifique suas respostas)

a) Quanto vale o deslocamento do automóvel de Gerard Berger no intervalo de tempo correspondente a uma volta completa no circuito?

b) Qual a velocidade escalar média desenvolvida pelo carro do piloto austríaco, em sua melhor volta no circuito?

Page 2: Cinematica

7. Verificar as condições de freio de seu automóvelseu automóvel é condição essencial para se evitarem acidentes. Suponha que você esteja dirigindoem uma estrada, completamente horizontal e reta, a uma velocidade constante de 30 m/s, quando vê um cachorro parado no meio da pista. Imediatamente aciona os

freios do veículo, de- sacelerando constantemente, à razão de 10 m/s2. Com base nessas considerações, calcule a distância percorrida pelo automóvel, em metros, até parar completamente.

8. De duas cidadezinhas, ligadas por uma estradareta de 10 quilômetros de comprimento, partem simultaneamente, uma em direção a outra, duas carroças,puxadas cada uma por m cavalo à velocidade de 5 km/h. No instante de partida, uma mosca, que estava pousada na testa do primeiro cavalo, parte voando em linha reta, com uma velocidade de 15 km/h e vai pousar na testa do segundo cavalo. Após um intervalo de tempo desprezível, parte novamente e volta, com a mesma velocidade de antes, em direção ao primeiro cavalo até pousar em sua testa. E assim prossegue nesse vaivém, até que os dois cavalos se encontram e a mosca morre esmagada entre as duas testas. Quantos quilômetros percorreu a mosca?

9. (UERJ) Um foguete persegue um avião, amboscom velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete percorre 4,0 km, o avião percorreapenas 1,0 km. Admita que, em um instante t1, a distância entre eles é

de 4,0 km e que, no instante t2, o foguete alcança o avião. No intervalo de tempo t2 – t1, a distância percorrida

pelo foguete, em quilômetros, corresponde aproximadamente a quanto?

10. (UFTM) Sobre uma mesma trajetória, associadaao piso de uma rodovia, dois automóveis movimentam-se segundo as funções horárias s1 = 50 – 20.te s2 = –10 + 10.t, com valores escritos em termos do sistema

internacional. Determine:

a) O instante de encontro dos móveis.

b) A posição de encontro dos móveis.