ciencia slc

7
Escola secundária Sá da Bandeira Área de competência – Sociedade, Tecnologia e Ciência Domínio de referência: RA1 – Contexto Profissional Núcleo gerador 7: Saberes fundamentais

Upload: ana-duarte

Post on 05-Jul-2015

246 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ciencia Slc

Escola secundária Sá da Bandeira

Área de competência – Sociedade, Tecnologia e Ciência Domínio de referência: RA1 – Contexto ProfissionalNúcleo gerador 7: Saberes fundamentais

Page 2: Ciencia Slc

Escola secundária Sá da Bandeira

SociedadeTipo I – O que se entende por interrupção Voluntária da Gravidez (IVG)?

Interrupção voluntária da gravidez é uma interrupção que se faz nas mulheres grávidas se a mesma for uma gravidez indesejada ou o bebé ter alguma deficiência realiza-se da 1 semana e pode se fazer ate as 10 semanas que basicamente é a expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial, provocando-se o fim da gestação, e o fim da vida do feto, cirurgicamente ou por outros meios, após seis meses de gestação, quando o feto já é considerado viável, o processo tem a designação médica de parto prematuro mas só acontece a esse prazo se o feto for deficiente.

Tipo II – Explique os principais argumentos a favor da despenalização da IVG?

Os principais argumentos a favor da interrupção voluntária da gravidez são que muitas pessoas consideram haver um risco maior de crianças não desejadas, crianças que nasceram apenas porque a interrupção voluntária da gravidez não era uma opção, quer por questões legais, quer por pressão social.

Tipo III – Relacione o resultado do referendo nacional sobre a IVG com a posição defendida pela Igreja Católica.

A posição definida pela igreja católica é não serem a favor da interrupção da gravidez pois acreditam que desde o momento que uma mulher está grávida é uma criança desde do inicio e que para além de ainda não o ser dizem que é uma criança que se mata sem razão pois mesmo sendo deficiente ou por qualquer outro motivo pode ser amada e que não á razão para os abortos existirem.

Page 3: Ciencia Slc

Escola secundária Sá da Bandeira

TecnologiaTipo I - Qual o instrumento que permite a observação/estudo das células?

- O objecto usado para observar as células é o microscópio.

Tipo II - Explique as principais características da imagem obtida com o referido instrumento.

- As principais características da imagem obtida com o microscópio são uma imagem real, invertida, de maiores dimensões, que vai servir de objecto em relação à ocular. Esta, dá uma imagem virtual, invertida (nos dois sentidos) em relação ao objecto a ser observado, que deve formar-se entre o ponto próximo e o ponto remoto do olho do observador.

Tipo III - Que funções desempenham os diferentes

componentes do instrumento referido?

. Parte Mecânica:¯ Base ou Pé: Placa de apoio do microscópio que assenta sobre a mesa garantindo-lhe estabilidade. ¯ Coluna ou Braço: Haste vertical ou inclinável, fixada à base, que suporta as restantes partes componentes do microscópio. Parte por onde se pega no microscópio. ¯ Platina: Plataforma onde se colocam as preparações a observar. Tem no centro uma abertura – janela da platina – destinada à passagem dos raios luminosos. A preparação é fixada por duas molas ou pinças. ¯ Revólver: Suporte de objectivas, fixado à extremidade inferior do tubo, que serve para facilitar a substituição de uma objectiva por outra, colocando-as por rotação em posição de observação. ¯ Tubo ou Canhão: Suporte cilíndrico da ocular. ¯ Parafuso Macrométrico ou das grandes deslocações: Permite movimentos de grande amplitude, rápidos, por deslocação vertical da platina. ¯ Parafuso Micrométrico ou de focagem lenta: Permite movimentos lentos da deslocação da platina para focagens mais precisas. Parte óptica:¯ Sistema de ampliação: Consiste na associação de dois sistemas de lentes (objectiva e ocular) constituindo um sistema óptico composto.

Page 4: Ciencia Slc

Escola secundária Sá da Bandeira

¯ Objectiva: É uma associação de lentes, situada no revólver, que é colocada na extremidade mais próxima do objecto, ampliando a imagem do objecto (projecta uma imagem real, ampliada e invertida). ¯ Objectiva de imersão: (100x) A lente frontal da objectiva é mergulhada num óleo de imersão (de cedro ou anisol). A imersão tem por fim aumentar o valor da abertura numérica e portanto, o poder de resolução da objectiva. Quanto maior for o índice de refracção, maior é a abertura numérica. ¯ Ocular: É uma associação de lentes que é colocada na extremidade do tubo, mais próxima do olho do observador e que recebe a imagem da objectiva, ampliando-a e tornando-a visível (fornece uma imagem ampliada, direita e virtual).¯ Sistema de iluminação: consiste na associação destas três peças fundamentais: ¯ Espelho Duplo ou Fonte de Luz: O espelho destina-se a reflectir a luz que recebe da fonte luminosa para a platina (usa-se a face plana para reflectir luz natural e a face côncava para reflectir luz artificial). ¯ Diafragma: Regula a quantidade de luz que vai atingir o campo do microscópio. ¯ Condensador: É um sistema de duas lentes que distribui regularmente no campo visual do microscópio, a luz reflectida pelo espelho ou directamente da fonte luminosa.

Page 5: Ciencia Slc

Escola secundária Sá da Bandeira

CiênciaTipo I – Qual é a unidade básica de constituição e de

funcionamento de todos os seres vivos?

A unidade básica da constituição e funcionamento de todos os seres vivos é a célula.A célula é a unidade básica de estrutura e função de todos os seres vivos.Todos os seres vivos, dos mais simples aos mais complexos, são constituídos por células, nas quais ocorre um conjunto de reacções químicas necessárias à manutenção da vida.

Tipo II – Quais são as principais diferenças entre células

eucarióticas e procarióticas?

- Célula eucaríotica: possui núcleo, (núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear) que contém um ou mais núcleo. É constituída por muitas organelas citoplasmáticas, ao contrário das células procarióticas. E podem ser animais ou vegetais.

- Células procarióticas: são relativamente simples e são as que se encontram nas bactérias e cianófitas Procariotos são organismos bastante unicelulares.

Tipo III – Que função desempenham os diferentes organélos das células eucarióticas?

- Os diferentes organelos são o Organoplastos, Peroxissomos, Lisossomo, Complexo de Golgi, Mitocôndrias.

Mitocôndrias Organela citoplasmática responsável pela respiração celular, formada por duas membranas (a interna lisa e a interna pregueada), possui um conjunto de enzimas que proporcionam reacções altamente específicas: Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.·Complexo de Golgi Organela membranosa com aspecto de sacos empilhados, com a função de processar e armazenar os produtos sintetizados pelo processo de transcrição e tradução de uma proteína.

Lisossomo Vesícula contendo enzimas digestivas actuantes na degradação de partículas e substâncias absorvidas por pinocitose ou fagocitose (vacúolo alimentar).·

Page 6: Ciencia Slc

Escola secundária Sá da Bandeira

Peroxissomos Vesículas membranosas directamente relacionadas ao metabolismo do peróxido de hidrogénio, substância altamente tóxica para a célula.·Organoplastos Plastos com funções variadas, armazenando substância de reserva nutritiva, hídrica, ou pigmentos destinados, por exemplo, a fotossíntese (cloroplastos).·OBJETIVO: Possibilitar aos alunos compreensão sobre o funcionamento de uma célula e suas diversas organizas.