chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao sol

16
Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br Garanhuns, 07 de janeiro de 2011 | Ano XIII | Nº 253 | Fundação: 15/12/1999 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 3761-6429 R$1,00 Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol LAFEPE fecha as portas temporariamente Jornal Cidade entrega TV de 42 polegadas Garanhuns se prepara para o Jazz Festival Brejão realiza 108ª Festa de Reis com sucesso Festas e Dinheiro Público Página 02 Caminhantes do Parque se confraternizam Página 07 Um Giro na Cidade Página 09 Confraternização dos agentes do espaço público Página 07 Polícia Militar realiza Operação Papai Noel Página 07 Página 07 Página 11 Página 05 Leia Mais Página 11 Foto: Robson Ferreira imaginavam ser o Senhor de todos os Anéis, jamais pen- sando que o que haviam edifi- cado foi na verdade “estória”, ao invés de uma “história” sólida e resistente a abalos políticos sísmicos como este. Na surdina da atitude, o Governador Eduardo Cam- pos já informou que não deve apoiar ninguém, mantendo- -se neutro na política da Su- íça Pernambucana. Mas nes- sa articulação faz papel de eminência parda e demonstra chamar para si, a responsabi- lidade política de Garanhuns, o que já vem acontecendo em várias outras cidades do inte- rior de Pernambuco, onde a fragilidade política campeia em campo aberto como o nos- so e a insuficiência adminis- trativa dos gestores e demais lideranças, atropela a globali- zação de crescimento do esta- do, podendo impedir a passa- gem da caravana de “Dudu”, futuramente e principalmente engessando o crescimento de municípios como o nosso, além de colocá-lo nas esferas de escândalos financeiros e morais, promulgando a ver- gonha pública. 2012 chega tendo como foco principal de seu calen- dário, as eleições municipais em todo território nacional. Garanhuns se insere nesse contexto e o ensaio grotesco já começou desde o ano pas- sado com os responsáveis pe- los partidos correndo atrás de novos filiados, regularização da documentação, o assanha- mento de pré-candidatos aos poderes Legislativo e Exe- cutivo e, principalmente, a polêmica do prefeito de La- jedo transferindo seu domici- lio eleitoral para esta cidade anunciando-se pré-candidato a sucessão municipal. Esse último fato foi considerado um insulto por algumas lide- ranças políticas do pedaço e deu em espalhafatosas mani- festações de protesto, credibi- lizadas pelo amadorismo na- tural de nossos personagens políticos cujas histórias estão escritas por muitos vieses. Estabeleceu-se publicamen- te o receio de perderem suas patentes no ambiente eleitoral que lhes serviu de patamar em várias circunstâncias. O fato é que, antes desse açoite, to- dos os personagens em voga Quem vai ficar? Página 06 01.indd 1 05/01/2012 20:45:56

Upload: jornal-cidade

Post on 13-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

TRANSCRIPT

Page 1: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br

Garanhuns, 07 de janeiro de 2011 | Ano XIII | Nº 253 | Fundação: 15/12/1999 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 3761-6429 R$1,00

Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

LAFEPE fecha as portas

temporariamente

Jornal Cidadeentrega TV de 42 polegadas

Garanhuns se prepara para o Jazz Festival

Brejão realiza108ª Festa de Reis

com sucesso

Festas e Dinheiro Público

Página 02Caminhantes do Parque

se confraternizamPágina 07

Um Giro na CidadePágina 09

Confraternização dos agentes do espaço público

Página 07

Polícia Militar realiza Operação

Papai Noel

Página 07 Página 07

Página 11 Página 05 Leia Mais

Página 11

Foto: Robson Ferreira

imaginavam ser o Senhor de todos os Anéis, jamais pen-sando que o que haviam edifi-cado foi na verdade “estória”, ao invés de uma “história” sólida e resistente a abalos políticos sísmicos como este.

Na surdina da atitude, o Governador Eduardo Cam-pos já informou que não deve apoiar ninguém, mantendo--se neutro na política da Su-íça Pernambucana. Mas nes-sa articulação faz papel de eminência parda e demonstra chamar para si, a responsabi-lidade política de Garanhuns, o que já vem acontecendo em várias outras cidades do inte-rior de Pernambuco, onde a fragilidade política campeia em campo aberto como o nos-so e a insuficiência adminis-trativa dos gestores e demais lideranças, atropela a globali-zação de crescimento do esta-do, podendo impedir a passa-gem da caravana de “Dudu”, futuramente e principalmente engessando o crescimento de municípios como o nosso, além de colocá-lo nas esferas de escândalos financeiros e morais, promulgando a ver-gonha pública.

2012 chega tendo como foco principal de seu calen-dário, as eleições municipais em todo território nacional. Garanhuns se insere nesse contexto e o ensaio grotesco já começou desde o ano pas-sado com os responsáveis pe-los partidos correndo atrás de novos filiados, regularização da documentação, o assanha-mento de pré-candidatos aos poderes Legislativo e Exe-cutivo e, principalmente, a polêmica do prefeito de La-jedo transferindo seu domici-lio eleitoral para esta cidade anunciando-se pré-candidato a sucessão municipal. Esse último fato foi considerado um insulto por algumas lide-ranças políticas do pedaço e deu em espalhafatosas mani-festações de protesto, credibi-lizadas pelo amadorismo na-tural de nossos personagens políticos cujas histórias estão escritas por muitos vieses. Estabeleceu-se publicamen-te o receio de perderem suas patentes no ambiente eleitoral que lhes serviu de patamar em várias circunstâncias. O fato é que, antes desse açoite, to-dos os personagens em voga

Quem vai ficar?Página 06

01.indd 1 05/01/2012 20:45:56

Page 2: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

02 Garanhuns, 07 de janeiro de 2012ECONOMIA / POLÍTICA

Nos Bastidores da PolíticaAno Novo Política Ve-

lha!!Geralmente a maioria das

pessoas adultas fazem um planejamento a cada final de ano.

Estamos em 2012, Ano Novo, começamos tudo nova-mente, novas agendas, novas promessas, novas propostas, novas determinações. Novos planejamentos para uma vida melhor.

Aquela promessa de ema-grecer, de fazer caminhada, de diminuir a gordura, de ir para a academia, de mudar de emprego, de fazer novos exa-mes. Prometemos meditar, repensar, fazer terapia, yoga, enfim, nos programamos para uma série de “coisas novas”.

Mas, e aí como fica a nos-sa querida cidade de Gara-nhuns? Quais são seus novos sonhos para 2012? Quais são os seus novos projetos? O que deseja a nossa amada cidade? Quais as suas metas e priori-dades? O que a nossa socieda-de deseja para este ano? Será que planejamos bem o nosso rumo para enfrentarmos as mudanças que se aproximam em nossa política?

Podemos dizer que já tem algo novo pra o mês de feve-reiro, a inauguração do novo Prédio da Câmara, a nova casa Raimundo de Moraes. Mas e a nossa velha polí-tica? QUAIS OS NOVOS

PLANOS E PLANEJAMEN-TOS? O que pedimos para melhorar? O que dissemos para nós que mudaríamos em 2012 nesta velha história? Estamos em ano de eleições, vem aí a política para os no-vos Conselheiros Tutelares, (que infelizmente passou a ser uma campanha política, um termômetro para se medir a força dos políticos da Câma-ra, seja dos que já fazem par-te da política ou dos que irão compor possivelmente depois de eleitos), sem esquecer a própria política para verea-dor e a do prefeito. Este ano muita coisa pode acontecer, muitas águas irão rolar, muito “poder”, vem ai um trator que pode passar pela cabeça de todos com muita força, cabe a cada um de nós ver como fazer para não ser atropela-dos direta ou indiretamente. Será que já existe uma arma-dura contra a força do trator? Bem, cada um que verifique a sua agenda pra 2012 e que tenhamos todos nós uma me-lhor sorte neste novo ano que se inicia. Sucesso e paz, com saúde e respeito, a ética nun-ca é demais. Que Deus possa nos guiar com sabedoria para que possamos sair deste ran-ço da política de Garanhuns. Esta política velha, arcaica e sem futuro para a nossa cida-de, que o vencedor tenha uma excelente visão política, uma visão moderna e com os pés

fincados no chão! Vamos nos alegrar com o carnaval, mas não vamos deixar a festa virar carnaval novamente dentro da nossa política.

FalecimentoFaleceu na noite da quar-

ta-feira, dia 04, o ex Vereador Severino Pereira Guimarães. O político de 7 mandatos, Se-verino “Ventinha”, como era conhecido e chamado, foi um dos políticos que mais teve mandatos em Garanhuns, passou 28 anos na política de Garanhuns, não deixou herdeiro diretamente na po-lítica de nossa cidade. Com seu jeito peculiar de falar e de agir deixa saudades na po-lítica local. Severino exerceu por mais de uma vez a Presi-dência da Casa Raimundo de Moraes.

Deixou de ser vereador porque não quis mais se re-candidatar. Seu corpo foi ve-lado em sua fazenda no sítio Mimosinho, e no dia 06 foi velado pela manhã, no Plená-rio da Câmara Municipal de Garanhuns, sendo sepultado às 09 horas.

Falecimento IIO vereador Natalício está

passando por um triste mo-mento com a perda trágica de seu filho, quando foi viti-mado em de um acidente de carro no final do ano passado. O jornal Cidade deixa aqui o nosso pesar pela dor e sauda-

de neste momento tão íntimo para todos os familiares do vereador.

Hoje Reunião do PSBPartido Socialista Brasi-

leiro se reúne hoje (07/01) em Garanhuns, às 10h da manhã, com a presença de seus filia-dos e mais um monte de auto-ridades, prefeitos de cidades circunvizinhas, lideranças partidárias, simpatizantes, etc, dentre eles o presidente regional da legenda, Sileno Guedes, que tem a missão de resolver, ou menos encami-nhar a resolução, da escolha do nome do partido para a eleição deste ano.

Finalmente a nova sede da Câmara será inaugura-da.

Após estes longos anos de construção, e organização finalmente a nova Casa Rai-mundo de Moraes será inau-gurada no dia 03 de fevereiro, a inauguração estará dentro da programação de aniversa-rio da cidade (04 de feverei-ro).

Dentre a programação haverá homenagens a vários políticos, entre eles aos vere-adores que foram prefeitos e ex-vereadores que receberão medalhas. Entre eles estarão sendo homenageados os ex--prefeitos e ex-vereadores Ivo Amaral, Silvino Duarte, Amílcar da Mota Valença e Daniel.

Logo após as homena-gens haverá um coquetel e um show com apresentação de um artista local, (até o mo-mento do fechamento desta edição ainda não havia sido confirmado o nome do can-tor).

Problemas de saúdeO ex prefeito José Inácio

anda adoentado, o nosso ve-lho e bom amigo está passan-do por problemas de saúde, desejamos ao professor que este ano de 2012 seja um ano de muita paz e de muita saúde para que ele possa desfrutar com uma melhor qualidade de vida este novo ano.

CirurgiaO vereador Ary esteve

adoentado ,chegando a ser hospitalizado. O vereador possivelmente passará por uma cirurgia de vesícula se-gundo a sua assessoria .

FériasVários vereadores se en-

contram nas praias pernam-bucanas, aproveitando o re-cesso da Câmara, muitos só retornam depois da segunda quinzena de janeiro.

EXPEDIENTE

O Jornal Cidade tem tiragem de 2.000 exemplares. Toda matéria assinada é de extrema responsabilidade de seu autor. É proibida a reprodução dos lay-outs e artes f inais deste jornal.

Jornal CIDADEFundação 15/12/1999CNPJ 00.726.758/0001-01Rua Severiano Peixoto, 78 - 1º ACentro - Garanhuns/PEFone: (87) 3761-6429

Site: www.jornalcidadepe.com.br

E-mail: [email protected] [email protected]

Dir. Geral: Robson Ferreira (87 9921-2133)

Dir. Financeira: Mônica Carrilho (87 8817-8120)

Dir. Comercial: Mayara Carrilho (87 9163-2707)

Dir. Marketing: Igor Kliver (87 9919-4873)

Jornalista Estagiária: Camila Tavares

Colaboradores: Gerson Lima Caroline Zimmermann Calvino Brasil Numeriano Waldéria Santana

Consultoras de Vendas: Nadja Araújo (87 9938-6719) Ana Glória (87 9929-2904)

Diagramação e Arte: Timóteo Brasil (87 8813-1325)

Caroline [email protected]

Sei que o Festival de In-verno de Garanhuns está lon-ge, mas cabe uma reflexão acerca do evento que é tão importante para nossa cida-de. Durante o último Festival de Inverno de Garanhuns, fi-quei observando a grandiosa estrutura dos camarotes. Ha-via camarotes destinados à imprensa, camarotes de em-presas e ou de certos grupos, mas o que mais me chamou a atenção foram os camarotes de último andar, que foram reservados para instituições públicas. A ornamentação e iluminação destes últimos es-tavam impecáveis. O serviço de Bufê, nem se fala! O “re-ga-bofe” ali é pra valer. No mesmo instante comecei a pensar: quem está pagando a conta deste pessoal? Será que eles fizeram uma vaquinha

Na expressão popular se diz que nada como um dia atrás do outro para avaliar-mos e consertarmos os erros buscando amadurecer. Base-ados nisso, os que fazemos o Jornal Cidade reafirmamos essa sentença, acrescentan-do que nada como um ano à frente do outro para renovar tudo, realinhar pensamentos e dosar as ações de entusias-mo. É um novo caminhar. Uma nova atitude que se bus-ca ungida dos propósitos que definimos. Há também cora-gens que estreia aos desafios que nascem. É assim que a gente se sente encarando os primeiros momentos desse 2012 com essa primeira edi-ção. Diagramadores, jornalis-tas, colaboradores, equipe de vendas e todo o administrati-vo da casa, só paramos para a Ceia de Natal e para tomar champanhe do Reveillion. De maneira que já estamos a postos para mais um novo ano que se inicia, prometendo muita movimentação. Dife-rentemente do que publica-

mos ano passado nas noticias que acabam ficando velhas e passam apenas para a memó-ria como fato histórico, nós trouxemos para o Ano Novo o que de velho nos restou e queremos conservar. Trata-se da mesma linha editorial que alcançamos nesses doze anos de serviços prestados. Passou também para esse ano novo, a mesma disposição de correr atrás da informação e equili-bradamente garimparmos o que tudo se fizer informação útil à população. De maneira que todos poderão contar com um jornal de antigo perfil sé-rio adquirido ao longo de tan-tos anos que já foram novos, com a vontade renovada de servir a todos através do nos-so trabalho. Nesse contexto, esperamos também encontrá--lo renovado nesse hábito de nos ler, colaborar, anunciar e tornar-se parceiro na constru-ção da história que estamos fazendo a cada publicação que chega às bancas. Então vamos à luta com votos de um Feliz Ano Novo.

durante o ano inteiro para po-der curtir o festival em gran-de estilo? Tomara que sim!

A partir daquele momento comecei raciocinar com certa malícia: e se o dinheiro dali estiver vindo do meu bolso? Será que eu estou pagando para que aquele povo fique posando de bacana? Desde então comecei a fazer as con-tas e imaginar como meu di-nheiro foi parar ali.

Começando, verifiquei que boa parte do meu salário é descontada para pagamento do imposto de renda. Além disto, sobre de cada compra que faço incide alguma ta-rifa. Alimentação, gasolina, remédio, telefone, tudo, ab-solutamente tudo é tarifado. Isso sem falar no IPVA, que chega no início de todo ano. Concluí que minha conta so-fre uma sangria sistemática.

Em seguida, imaginei que o meu dinheiro e o de mi-lhões de brasileiros vai parar em algum cofre público. Ima-ginei que o Governo federal divide este grande bolo entre os estados, dentro dos quais

está Pernambuco. A partir daí, imaginei que o Estado redistribui o dinheiro entre a saúde, cultura, educação, segurança pública, dentre outras prioridades. Racioci-nei com mais maldade: será que comes e bebes desta na-tureza estão incluídos nestas prioridades? Será que a verba é desviada de alguma outra área? Pensei também: se uma empresa privada cobra pelos camarotes, será que a estru-tura do camarote também é paga através de uma vaqui-nha feita entre os integrantes? Ou será que a empresa que monta e explora os camarotes não ganha um centavo para montar aquele luxo todo? Isso sem falar que existem muitas autoridades que são convidadas e usufruem des-ses camarotes. Com certeza, alguém pagou para que elas tivessem acesso. Tomara que não tenha sido eu.

Aproximei-me da entrada e constatei que só convidados poderiam ter acesso ao cama-rote da instituição pública. Pensei eu: eu também faço

parte do público! Entretanto, resolvi nem tentar, com medo de ser barrada e com medo de passar vergonha.

“Todo dia saem de casa um otário e um malandro, Uma hora ou outra eles vão se encontrar”, dizia meu ve-lho e saudoso pai. Naquele momento, comecei a achar que a otária era eu.

Acho que estou sendo muito maldosa, pensei. Nos-sos representantes e nossas autoridades seriam incapa-zes de fazer uma farra dessas com nosso dinheiro sem nos convidar. Isso é problema do Ministério Público e do Tri-bunal de Contas do Estado, concluí.

Por fim comecei a sonhar: quando eu ganhar na lote-ria, compro um camarote só pra mim e chamo quem eu quiser! Mas, aí, lembrei que conseguir um camarote é mais difícil do que passar em medicina numa universidade federal. A panela é fechadís-sima. Mas isso já é uma outra história.

Será que eu estou pagando esta conta?EditorialFeliz Ano Novo

02.indd 2 05/01/2012 19:15:34

Page 3: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

03Garanhuns, 07 de janeiro de 2012 ARQUITETURA

Rua Dom José, 166 - Centro - Telefax: (87) 3762-0176 - Garanhuns-PEAv. Santo Antônio, 238 - Centro - Telefax: (87) 3761-0455 - Garanhuns-PE

Pça. Joaquim Nabuco, 13 - Centro - Telefax: (87) 3773-1296 - Lajedo-PE

BR 423 - km 101, 1585 - Magano - Telefax: 87 3761-3905 / 9995-4760 / 8103-1401 / 9129 0686BR 423 - km 101, 1585 - Magano - Telefax: 87 3761-3905 / 9995-4760 / 8103-1401 / 9129 0686

Tubos de Concreto, Calhas, CanaletasLajes, Lajotas, Postes, Estacas

Blocos, Combogós, Muros Premoldados, Cx. Ar Condicionado

Tubos de Concreto, Calhas, CanaletasLajes, Lajotas, Postes, Estacas

Blocos, Combogós, Muros Premoldados, Cx. Ar Condicionado

Artefatos de ConcretoArtefatos de Concreto

O quarto da criança é o espaço onde os pequenos crescem e por onde passam diferentes fases do seu desenvolvimento: um espaço para brincar, aprender, dormir e sonhar. É por isso que deve reinar nele uma atmosfera acolhedora, atraente e, so-bretudo, adaptada a cada idade. Para começar nessa aventura de transfor-mar o cenário espacial do seu peque-no, cenário esse que tanto influencia o seu desenvolvimento, tenha em mente palavras como: conforto, pra-ticidade e funcionalidade. Ciente dessas informações, mãos à obra!

Comece a decoração do quarto planejando a distribuição do mobi-liário para que fique de fácil aces-so e que atenda às necessidades da criança. Através de uma boa orga-nização dos móveis garante-se uma setorização do espaço com acessos bem definidos, onde se possa orga-nizar brinquedos, estudar e ter o seu descanso.

Uma dica é encostar a cama em uma das paredes laterais, liberando o meio do quarto e possibilitando a montagem de casinhas, cabanas e trens que podem ficar montados sem comprometer a circulação.

O mobiliário que atenda às crianças deve ser bem pensado des-de o início, uma vez que o natural é que cada idade tenha suas neces-sidades específicas. Por isso, o mais apropriado é escolher móveis que “crescem com a criança”. Observe também o revestimento utilizado nos móveis, para que tenha uma su-

perfície lavável e resistente. Utilize móveis versáteis como

berço que vira minicama, trocador que vira cômoda e escrivaninha. Reaproveite móveis antigos com nova pintura de cor marcante ou até mesmo caixas de fruta que, pintadas e colocadas na parede, viram uma estante descolada.

A linha têxtil muitas vezes é fa-tor determinante na escolha dos ele-mentos que irão compor a decoração do quarto. Uma vez escolhidos os enxovais de berço ou de cama já se tem com isso um universo de suges-tões e referenciais a serem explora-dos.

A cor predominante dos tecidos, por exemplo, pode ser aproveitada nos tons das paredes. O tema da de-coração também pode ser retirado dos personagens estampados como corujas, planetas e estrelas, bichos da floresta etc.

Inúmeras são as opções de trata-mento para as paredes, como tintas, papéis de parede, adesivos e até te-cidos. Os papéis de parede, por mais bonitos que sejam, ainda são em sua maioria uma opção cara, podendo ser substituídos por tecidos estam-pados, aplicados diretamente na superfície ou em painéis de madeira sobrepostos.

Com relação às tintas, dê pre-ferência àquelas à base de água por serem de baixa toxicidade, evitando problemas respiratórios e alergias. Não tenha medo de ousar nas cores

– que, como já dito antes, podem ser baseadas no enxoval – mas faça o uso delas com cautela, ou o ambien-te pode ficar bastante estimulante, prejudicando inclusive o sono da criança. Para quartos divididos por menino e menina faça uso dos tons neutros ou comuns aos dois gêneros, como amarelos, vermelhos e verdes.

Uma forte tendência para re-vestir as paredes são os adesivos. A praticidade de aplicação, a varie-dade de imagens e ilustrações, além da rapidez com que o quarto ganha vida, fazem dessa opção uma grande aliada na decoração de um ambiente.

A combinação da luz natural e artificial garante uma boa ilumina-ção ao espaço. Esse ambiente deve ter uma atmosfera favorável que não precise fazer uso de luz artificial durante o dia. No período da noite é necessário ter uma iluminação su-ficiente, luz sempre indireta – dire-

cionada para o forro ou teto – que proporciona uma luminosidade sua-ve e difusa. Já para a área de estudo faça uso de um foco direcional como uma luminária de mesa, pendentes e arandelas.

Por fim, o ideal é que se utilize nesse espaço da criança elementos que traduzam sua identidade e per-sonalidade. A tendência é apostar no lúdico e na fantasia, levando sempre em consideração que esse espaço deve ser livre para o seu pequeno testar, experimentar e desenvolver a imaginação.

Quarto de criança: dicas práticas para montar o espaço dos pequenos

03.indd 3 05/01/2012 20:02:41

Page 4: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

04 Garanhuns, 07 de janeiro de 2012SAÚDE

Elaine CristinaNutricionista ClínicaCentro Médico Pró Vida:Av. Djalma Dutra, 494 - HeliópolisGaranhuns-PE(87) 3761-1815nutricaoprovida.blogspot.com

Dica Raízes: CravoÉ analgésico e antisséptico, podendo ser usando no

tratamento de aftas e feridas. Sua ação anti-helmíndica é capaz de atuar contra vermes, pode funcionar como tônico no tratamen-to contra falta de apetite, facilita a digestão a deten-ção do abdômen e comba-te diarreias.

Thiago de Oliveira SouzaPsicólogo Clínico CRP-02/15310Rua Manoel Clemente, 211º andar - sala 10 - CentroGaranhuns / PEFone: (87) 9930 5787 / 9612 8226E-mail: [email protected]

Alimente-se bem para curtir o verão

“O verão é a estação do ano mais celebrada, e é a cara do Brasil. Férias, praia, viagem com a família... As pessoas passam o ano inteiro sonhando com isso. Mas, para que tudo ocorra como o plane-jado e as tão sonhadas férias não se tornem um pesadelo, é de extrema importância evitar que certos problemas aconte-çam. Levar o carro para revi-são, fazer reservas no hotel, trancar bem a casa, arrumar alguém que cuide do cachor-ro, garantir um bom estoque de protetor solar são itens que fazem parte do checklist dos candidatos a viajantes. En-tretanto, muitas pessoas se esquecem de que o cuidado com a alimentação também é fundamental para garantir uma boa diversão.”

O verãoNessa estação, nosso he-

misfério encontra-se mais próximo do sol e os dias são mais longos, enquanto as noi-tes são mais curtas. As tem-peraturas se elevam e várias mudanças ocorrem no meio ambiente ao nosso redor. Não é de se espantar que nós, seres humanos, também passemos por mudanças que nos per-mitem uma adaptação a essa nova situação.

Nesse período, há aumen-to da transpiração com o ob-jetivo de manter a temperatu-ra corporal, levando a perda de água e sais que, se não repostos adequadamente com a alimentação e hidratação, pode levar à desidratação. Ao contrário do inverno, quando devemos ingerir alimentos mais energéticos (que geram mais calor durante seu meta-bolismo), no verão recomen-da-se a ingestão de refeições mais leves e o mais naturais possível.

A exposição ao sol, nas praias e clubes, intensifica essas mudanças fisiológicas e podem agravar a perda de água e líquidos, que se as-sociada a alimentação ina-dequada pode desencadear quadros dramáticos. Deve-se ter cuidado redobrado com as crianças, pois elas são mais sensíveis à perda de líquidos e sais, bem como aos efei-tos maléficos do consumo de alimentos não indicados, po-dendo ser vítimas mais fáceis de desidratação, intoxicação alimentar, diarréia e outros problemas.

Cuidados com a Alimen-tação

O primeiro cuidado a ser tomado é o de se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia. O café da ma-

nhã é uma das principais re-feições do dia e não deve ser negligenciado. O almoço e o jantar devem constar de refei-ções leves, que são de diges-tão mais fácil e garantem uma maior disposição, evitando o consumo de alimentos gordu-rosos e massas com molhos pesados. Durante a manhã e também durante a tarde reco-menda-se a ingestão de frutas e sucos naturais, mantendo assim um aporte mais ou me-nos contínuo de nutrientes ao nosso organismo, ao invés de poucas refeições em grande quantidade que fornecem pi-cos momentâneos de energia.

Outra questão funda-mental é o cuidado com o preparo e a conservação dos alimentos, principalmente os vegetais e as carnes. Quanto à conservação, é importante que sejam mantidos refrige-rados e bem acondicionados em recipientes próprios já que as altas temperaturas podem acelerar sua degradação, além de favorecer a proliferação de bactérias e fungos. No prepa-ro, devemos estar atentos à lavagem adequada de frutas, legumes e verduras, que deve ser feita de maneira rigorosa e com água tratada ou então fervida. Isso adquire impor-tância maior ao consumirmos alimentos em bares e quios-ques à beira da praia, locais onde muitas vezes esses cui-dados são deixados de lado, seja por descuido ou pressa em atender aos clientes.

Como já comentamos, a ingestão de líquidos é de extrema importância para evitarmos a desidratação. Recomendamos que seja fei-ta na forma de água e sucos naturais, que são agradáveis, leves e não dão aquela sen-sação de “barriga pesada”, como acontece com refrige-rantes e outras bebidas ga-seificadas. Além disso, sucos naturais garantem um aporte adequado de vitaminas e sais minerais, o que não é garan-tido com o consumo de refri-gerantes e bebidas alcoólicas que favorecem a desidratação e a eliminação de sais mine-rais pela urina.

Os alimentos que são ricos em carboidratos complexos, como os cereais integrais, frutas, verduras, arroz, feijão e batata, são uma ótima fon-te de energia e ajudam a re-gular a quantidade de açúcar no sangue. Evite o consumo de açúcar e doces em geral, pois eles são absorvidos rapi-damente, elevando em picos a quantidade de açúcar no san-gue, o que não é recomendá-vel.

04 - Guia Médico.indd 4 03/01/2012 17:06:23

Page 5: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

05Garanhuns, 07 de janeiro de 2012 ESPECIAL

108ª Festa de Reis de Brejão foi realizada com sucessoFoi realizada, nos dias 04

e 05 de janeiro, com muito sucesso a 108ª Festa de Reis de Brejão. O prefeito Sando-val Cadengue não mediu es-forços para que a festa fosse perfeita. “Tenho um grupo muito bom que me ajuda nes-sa tarefa de buscar sempre o melhor para Brejão, por isso agradeço a toda a minha equi-pe, secretários, diretores e to-dos que lutam por uma Brejão melhor”, diz Sandoval. Nos dias 04 e 05 a cidade ficou lotada de turistas de diversas partes do Agreste, sendo bem recebidos não só pelo Prefeito e Vice como por toda a popu-lação.

Com uma estrutura bem montada, dividida por seto-res, a festa fluiu com muito êxito, além da estrutura de palco com uma iluminação digna de grandes eventos, a festa contou com pista de dan-ce (que deu um show a parte com “O PARADÃO ROTA DO SOM”), tenda para as au-toridades, telão em alta defi-nição, praça de alimentação, unidade médica, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e seguranças da Fe-nix. A programação religiosa teve a participação de muitos fiéis que se fizeram presentes nas missas e procissões reno-vando a fé na esperança de dias melhores para todos. Já nas apresentações de palco, grandes bandas de renome, como Arreio de Ouro, Garota Safada, Forrozão das Anti-gas, a dupla Fábio e Nando, Djair e Banda fizeram jus aos seus nomes e o público com-pareceu em massa, sem falar na prata da casa, as atrações locais que abrilhantaram e muito o evento. A festa teve o apoio da EMPETUR e GOVERNO DO ESTADO. Realização: PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJÃO. Segundo a Polícia Militar, cerca de 18 mil pessoas pres-tigiaram o evento.

Público invade a Praça de Eventos de Brejão

José Araújo (Vice-Prefeito), Sandoval Cadengue (Prefeito) e o vocalista da banda Arreio de Ouro

Joseraldo Bezerra (Secretário de Saúde), Sandoval Cadengue (Prefei-to), Maruim (Secretário de Transportes), Calitinho (Vereador), Saulo

Maruim (Vereador) e Jesuíto Bernardo (Secretário de Governo)

Patrocínio: Realização:

Tito Teixeira (Ex-Vereador) e Sandoval Cadengue (Prefeito)Andréa Calado, Jesuíto Bernardo e Esposa Eliane Calado

Mariano e Marinaldo Fábio e Nando

Praça Vereador José Augusto Pinto ficou lotada nos dois dias da festa

Público comparece em massa à 108ª Festa de Reis de BrejãoTenda destinada às autoridades

e convidados pelo gestor do Município

Banda Arreio de Ouro

Praça de Alimentação

Público prestigia apresentações Grupo Arte e Dance

Robson Ferreira

Fotos: Robson Ferreira e Igor Kliver

05.indd 5 05/01/2012 17:20:00

Page 6: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

06 Garanhuns, 07 de janeiro de 2012POLÍTICA

2012 chega tendo como foco principal de seu calen-dário, as eleições municipais em todo território nacional. Garanhuns se insere nesse contexto e o ensaio grotesco já começou desde o ano pas-sado com os responsáveis pe-los partidos correndo atrás de novos filiados, regularização da documentação, o assanha-mento de pré-candidatos aos poderes Legislativo e Exe-cutivo e, principalmente, a polêmica do prefeito de La-jedo transferindo seu domici-lio eleitoral para esta cidade anunciando-se pré-candidato a sucessão municipal. Esse último fato foi considerado um insulto por algumas lide-ranças políticas do pedaço e deu em espalhafatosas mani-festações de protesto, credibi-lizadas pelo amadorismo na-tural de nossos personagens políticos cujas histórias estão escritas por muitos vieses. Estabeleceu-se publicamen-te o receio de perderem suas patentes no ambiente eleitoral que lhes serviu de patamar em várias circunstâncias. O fato é que, antes desse açoite, to-dos os personagens em voga imaginavam ser o Senhor de todos os Anéis, jamais pen-sando que o que haviam edifi-cado foi na verdade “estória”, ao invés de uma “história” sólida e resistente a abalos políticos sísmicos como este.

Na surdina da atitude, o Governador Eduardo Cam-pos já informou que não deve apoiar ninguém, mantendo--se neutro na política da Su-íça Pernambucana. Mas nes-sa articulação faz papel de eminência parda e demonstra chamar para si, a responsabi-lidade política de Garanhuns, o que já vem acontecendo em várias outras cidades do inte-rior de Pernambuco, onde a fragilidade política campeia em campo aberto como o nos-so e a insuficiência adminis-trativa dos gestores e demais lideranças, atropela a globali-zação de crescimento do esta-do, podendo impedir a passa-gem da caravana de “Dudu”, futuramente e principalmente engessando o crescimento de municípios como o nosso, além de colocá-lo nas esfe-ras de escândalos financei-ros e morais, promulgando a vergonha pública. No caso de Garanhuns, pareceu como aquele castigo de Deus a So-doma e Gomorra – Sim, a falta de decoro com os prin-cípios da gestão pública e respeito ao povo, espalhou-se tanto no Legislativo que se transformou num poder cíni-co pela conivência das desor-dens, quanto no poder Execu-tivo já fadado a passar para a história como um dos mais desgastados e insuficientes dos últimos 20 anos.

Por sua vez, as lideranças, ex-prefeitos, prefeitos, vere-adores e o próprio povo an-daram praticando o adultério copulando com vários deuses ao mesmo tempo, por debai-xo do edredom e no leito da comercialização do voto... O município virou um grande mercado a céu aberto para

VIVA 2012 - CHEGA O ANO DAS ELEIÇÕEScada eleição. O castigo veio do Olimpo do Campo das Princesas. O raio foi um rolo compressor e pegou a todos de surpresa com a emissão de atestado de insuficiência polí-tica distribuído ao plantel de líderes com claro certificado de esterilidade e condenação à colônia do purgatório polí-tico. Mas, ao mesmo tempo, qualquer que seja o motivo, a reação populista de nossas li-deranças também é justa e até tem um sentido cidadão, uma vez que andam feridos o olhar e o gesto que distintamente cada um teceu por sobre a ci-dade ao longo de seu tempo e modo, em serviços presta-dos à nossa comunidade. Isso também é verdade.

Na tentativa de reparar a imagem pública destrona-da pela maneira abrupta e grosseira do choque, os pré--candidatos em Garanhuns e lideranças diversas se com-portam hoje como uma es-pécie de espermatozóide sem GPS. Loucos para fecundar, mas não acham o óvulo certo. Espalhafatosamente tentam uma reocupação de espaço, subtraída extra-oficialmente pelo castigo merecido.

Se por um lado alguns tentam espaço na sombra do novo carvalho que surge, ou-tros tantos ensaiam peitar a fera mesmo ainda usando ta-capes contra as armas nuclea-res do monstro extraterrestre. Então vale tudo, se exaltam no assunto caindo nos alça-pões da imprensa, oferecem as esposas a apreciação públi-ca, distribuem DVDs de porta em porta com orações e textos a la Edições Paulinas regadas por musiquinhas pobres, se lançam como mártires ou per-fumam-se e enfeitam-se das boas qualidades que dizem ter, para enfrentar o dragão e salvar a donzela presa na tor-re do Palácio Celso Galvão. Tudo é hilário em nossa in-fantilizada arena política. Por sua vez, o Senhor de Lajedo é orientado a ficar indiferen-te a esse cenário patético e já virou o Ano Novo recebendo em sua casa uma romaria de lideranças e pré-candidatos a vereador para uma “con-versa” em território de seu domínio. Deu-se ao luxo de convocar por telefone, esco-lher o terreno da catequese e fingir uma atenção esmerada a quem quiser falar. Curioso é que todos os convocados atenderam ao chamado, ime-diatamente. Como na dinâ-mica da política se aprende também com o adversário, espera-se que as lideranças locais se mexam nesse senti-do, de maneira que os guetos políticos locais atendam ao chamado de suas lideranças para a formação dos exérci-tos. Mas o detalhe preocu-pante disso é que nossos po-líticos não têm capacidade de agregar absolutamente nada. A maioria deles construiu sua história sob a solidão de seus intentos pessoais e entusias-mados pelo brado retumbante de seu próprio grito. O resul-tado disso foi a fragmentação do tecido da liderança políti-

ca territorial como um todo, fazendo surgir ilhas políticas distintas, cada uma com rei-nado próprio e regimento in-terno inviolável. Desde a épo-ca dos Bárbaros, sabe-se que Isso é prato cheio para uma boa invasão. Foi o que acon-teceu. A chamada Primavera de Garanhuns é amadora e só vai tornar-se viçosa se uma nova mentalidade política em verdadeiro sentido de unida-de prosperar. Mas o carrossel político de Garanhuns inven-ta seu leque de opções, sim. São rostos e ideias surradas numa coleçãozinha de pesso-as dispostas a serem conduzi-das ao sacrifício. Mas não se pode desqualificar suas capa-cidades e entusiasmo pela ter-rinha. Isso é válido e consola.

O Jornal Cidade ano pas-sado abriu uma pesquisa parcial sobre o surgimento de lideranças e vários nomes aparecerem (fotos) apontados pela opinião pública. Que fi-que claro que naquela ocasião da operação da pesquisa, não tratamos de pré-candidatos, mas de lideranças avulsas que a população citou. Foram ou-vidas e publicadas a opinião dos indicados na coluna inti-tulada A Procura de um Líder. Ao total de 11 personagens divulgados, observa-se então que boas ideias não faltam, há também um pensar políti-co teoricamente graúdo e bem intencionado. Mas no contex-to geral falta coesão, unidade, uma causa comum que não seja apenas a ótica pessoal analítica de pessoas em rela-ção a uma cidade que precisa muito mais da ação do que da cansada teoria do já que temos e do que precisamos ter. O desejo de mudança no inconsciente coletivo sempre vem à tona em cada eleição. Quem for às ruas com um dis-curso de praticidade, gestão planejada com altivez e prio-ridades de urgências elabo-radas com fundamentos inci-sivos, levar a publico a ideia da soma, da multiplicação e da prosperidade real, poderá vencer as eleições. A receita é não superfaturar experiên-cias pessoais porque algumas foram desastrosas na compre-ensão do povo, mas procurar o caminho da humildade no eficaz gesto de se dispor em construir junto. Exumar ações positivas do passado também não é aconselhável mesmo porque se avaliando que fo-ram boas, não passaram de mero cumprimento do de-ver e o povo já entende isso. Ouvir bem mais do que falar e não cair na arrogância dos que se acham conhecedores da verdade. Foi isso que atra-sou Garanhuns em 30 anos. Na eleição passada se vendeu nas ruas a ideia da seriedade, da honestidade, da moral. No entanto, hoje, o que a popu-lação experimenta na prática não é exatamente isso. Então é preciso pensar muito antes de ir pras ruas com essas mes-mas prerrogativas de imagem já desgastadas. Ainda mais quando uma grande maioria dos que estão na vitrine já fo-ram bem testados nesse cam-po, também.

Estão aí os ingredientes básicos que fornecemos aos nossos marqueteiros e coor-denadores em exibição, que por sinal já se lançam na pra-teleira, inquietos para serem convidados a participar do processo. E devem ser cha-mados, sim, mesmo aqueles de competência limitada ou já considerados um mal neces-sário. Mas, se orientados às regras estabelecidas na con-formidade e inteligência dos objetivos, podem ser úteis e desenvolver atividades pro-dutivas no complexo geral das campanhas. Mas é preci-so ter cuidado com figurinhas marcadas e oportunistas que povoam também as esquinas e cafés da cidade como “pen-sadores”. Outra conveniência habitual por aqui, é que eles nunca são caros como gosta-riam. É meio que hipócrita se debruçar sobre a certidão de nascimento de pretendentes a sucessão num município de tanto rabo preso com pessoas que o governaram, vindos de outras terras. É inábil discutir esse aspecto diante de nosso currículo de sucessores muni-cipais e do ponto de vista de “quem”, ao invés de o “que” vai fazer por Garanhuns. Se 2012 será Dourado, se virá na Aurora de novos tempos, se no perfume de uma Rosa pela febre sem TPM da mu-lher galgando o poder, ou na profecia desvairada de um Isaías, mesmo nas costas de um Zé cuja Luz possa vir do povão ou no lombo de um Camelo de ideias boas, não importa. O mais importante é que quem vier, deva dizer para que vem e que se escu-te a voz das ruas. 2012 é um recém-nascido trazendo as esperanças que devem ser se-meadas por onde passar a ca-ravana que apregoe um futu-ro bom e sobretudo coerente para Garanhuns e seu povo. E nós estaremos aqui pra contar a história.

Gerson Lima

Os entrevistados pela coluna “A Procura de um Líder para 2012”

Possíveis Candidatos a Prefeito

de Garanhuns

Rosa Quidute (PDT) - possível candidata no pleito 2012

Antônio João Dourado (PSB) - candidato do governador em

Garanhuns

Ivo Amaral, como líder político ainda tem chance de disputar a

Prefeitura de Garanhuns

Paulo Camelo, sabe o que Gara-nhuns precisa para o seu desenvol-

vimento

Dimas Carvalho, pretende ser prefeito de Garanhuns e tem boas

propostas

Fernando Ferro, demonstrou interesse em Garanhuns, mas o

Governador lhe colocou em outra praça

Aurora Cristina, será candidata neste próximo pleito, pois Garanhuns precisa avançar

Almir Penaforte, grande conhecedor das necessidades

de Garanhuns, porém não teve o apoio do atual gestor

Adolfo Lopes, apesar de boas propostas, Adolfo acredita num

ano Dourado

Izaías Régis, afirma ser candidato de fato a prefeito desta terra

Sivaldo Albino, sonha em ser prefeito mas, depende de

coligações

Tinoco Filho, prefere seguir seu projeto de administrar os bens da

família, política só depois

Jarbas Brandão (Binha), depende de combinações partidárias para a

sua candidatura

Alexandre Marinho, excelentes propostas para Garanhuns, mas,

lhe falta apoio

Candidato

Candidato

CandidataCandidato

Candidato

Fotos: Robson Ferreira

Foto: Robson Ferreira

Foto: Divulgação

06.indd 6 04/01/2012 16:45:41

Page 7: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

07Garanhuns, 07 de janeiro de 2012 CIDADE

Desde que o Jornal Cida-de abriu um espaço especial em suas páginas divulgando as lojas que fazem o Cen-tro Comercial da Duque de Caxias, a autoestima entre lojistas e consumidores vem inaugurando um novo vapor

de valorização e estímulo às compras na citada área pró-xima ao bairro da COHAB 1. Além das divulgações a cada edição do citado Jornal, o Cidade abriu uma parceria junto aos comerciantes do trecho, fornecendo uma TV – LCD FULL HD de 42 po-legadas para ser sorteada en-tre os clientes que efetuaram compras no final do ano no referido Centro Comercial. Mais de 42 lojas encampa-ram a promoção recebendo cupons e distribuindo com seus consumidores.

O resultado de cupons oriundos das compras efetua-das surpreendeu a todos e deu uma ideia geral do patamar de movimentação comercial no final de ano. Foram mais de 70 mil cupons disponibi-

lizados pelas lojas para o sor-teio que se realizou no dia 29 de dezembro de 2011, às 5 da tarde lá mesmo na área, entre as ruas Luiz Borges e Cecí-lia Rodrigues. O Presidente da Câmara de Dirigentes Lo-jistas de Garanhuns – CDL,

Fernando Couto esteve pre-sente ao acontecimento, para-benizando a todos os lojistas daquela área pela iniciativa e empreendedorismo que vem alcançando o complexo co-mercial da Duque de Caxias.

Segundo informou Rob-

son Ferreira, diretor do Jor-nal Cidade, para este ano de 2012 planeja-se para o final do ano, o sorteio de uma ou duas motos entre a parceria CDL – Jornal Cidade e Cen-tro Comercial da Duque de Caxias. Para incrementar ainda mais o momento do sorteio do prêmio principal, as lojas Farias Informática, O Boticário, Duque Modas, Duque Variedades e Bar do Zé ofereceram brindes avul-sos que foram sorteados na ocasião. O mais importante dessa iniciativa está justa-mente em dar uma maior va-lorização ao desenvolvimen-to econômico e social que o pool de estabelecimentos de produtos e serviços do cita-do bairro, vem promovendo espontaneamente em Gara-nhuns. Satisfeitos e estimu-lados, os lojistas da Duque de Caxias só lamentam que ações como estas entrem em contradição com a falta de infraestrutura, valoriza-ção, apoio e incentivos que nenhuma pasta de desenvol-vimento da municipalidade seja capaz de promover.

A farmácia do LAFEPE de Garanhuns encontra-se fe-chada. O motivo é a falta de funcionários para administrar a referida farmácia. Entramos em contato com o diretor do LAFEPE de Pernambuco, o Sr. Jorge Lima, que nos re-latou a seguinte informação: quando a LAFEPE Garanhuns foi inaugurada, ela estava composta por 06 funcioná-rios, sendo uma farmacêutica e cinco administrativos, três pediram demissão, ficando a farmacêutica e duas funcio-nárias. As funcionárias entra-

ram com um pedido de licença saúde, e o Tribunal de Contas não permite que sejam contra-tados mais funcionários, pois tem que obedecer a Lei que diz que deve ser feito concur-so para contratação e todos os funcionários para substituir já foram chamados pelo último concurso, assim a farmácia teve que ser fechada por falta de funcionários.

O Sr. Jorge Lima entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Garanhuns, mas não conseguiu falar com o se-cretário (que estava viajando),

para ver a possibilidade de ser cedido um funcionário para a farmácia enquanto se resolve esta situação, que já está sen-do revisto pela Diretoria do LAFEPE. O Sr. Jorge Lima nos informou que no Máximo em 10 dias, o LAFEPE dará um pronunciamento para a po-pulação garanhuense. Vamos ficar no aguardo, pois quem mais está sofrendo são os mais carentes que precisam com-prar as armações dos óculos e não estão conseguindo. Alô Governo do Estado, olha a saúde em primeiro lugar.

O grupo de amigas que festaram o Natal junto com os agentes do espaço (os Flane-linhas de Garanhuns), com a participação de vários empre-sários da cidade e alguns ami-gos, realizado no Seminário São José, junto com a Diocese de Garanhuns, através da pes-soa do padre Aluisio, que é o pároco responsável pelo refe-rido local. Registramos alguns momentos da festividade e estamos mostrando para todos os leitores do Jornal Cidade este momento de amizade e fraternidade.

Foi realizado no Seminário São José, no final de dezem-bro, com a presença de vários “Amigos de Caminhada”, do Bispo Diocesano o cami-nhante Dom Fernando. Entre

alguns registros, notificamos o aniversário do médico ca-minhante, o ex-deputado e empresário Dr. Tinôco, que estava com a sua família prestigiando a confraterniza-

ção. Na ocasião o Bispo Dom Fernando falou da grande importância para a cidade da presença nestes movimentos de integração social, de cida-dania e de educação ambien-tal, do grupo dos Caminhantes do parque Euclides Dourado. Falou também que Garanhuns precisa acordar para a nova realidade de desenvolvimento econômico e sustentável, que precisamos deixar as políticas individuais de lado e pensar coletivamente no bem da cida-de. Dom Fernando, hoje, é um dos maiores lideres pensantes na cidade de Garanhuns que se encontra preocupado com a nossa realidade local.

Centro Comercial Duque de Caxias e Jornal Cidade terminam o ano oferecendo prêmios

LAFEPE Garanhuns fecha as portas temporariamente

Caminhantes do ParqueConfraternização dos Amigos Caminhantes do Parque Euclides Dourado Abraçando Garanhuns

Confraternização dos Agentes do Espaço Público

Jamires Monique da Silva recebendo a TV 42” da Sra. Iraneide da Moda Fashion

IMG_6768.jpg

A Hora H do sorteio.

Fotos: Igor Kliver Foto: Robson Ferreira Foto: Robson Ferreira

A felicidade de Jamires ao receber seu prêmio.Frente e Verso do cupom

sorteado. Waldéria Santana

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

07.indd 7 05/01/2012 19:24:34

Page 8: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

08 Garanhuns, 07 de janeiro de 2012

O Melhor da Duque de CaxiasO Melhor da Duque de CaxiasCentro de Compras e Serviços

Av. Duque de Caxias, 126 - HeliópolisFone: (87) 3763-2828

antiga Castropel

Rua Profª Cecília Rodrigues, 25 - Heliópolis - Garanhuns/PEFones: (87) 3762.0272 - 5817 / 9922.7505 / 9602.9848

Rua Profª Cecília Rodrigues, 25 - Heliópolis - Garanhuns/PEFones: (87) 3762.0272 - 5817 / 9922.7505 / 9602.9848

Comércio de Embalagens Descartáveis em GeralComércio de Embalagens Descartáveis em Geral

Av. Duque de Caxias, 416 - Cohab IFone: (87) 3761 6764 - Garanhuns/PE

binebluprecounico.blogspot.com

Preço únicoPreço único

Av. Duque de Caxias, 473 - HeliópolisFone: (87) 3761-1382 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 473 - HeliópolisFone: (87) 3761-1382 - Garanhuns

Rua Luiz Borges, 153 - HeliópolisFone: (87) 9640-9229

Rua Luiz Borges, 153 - HeliópolisFone: (87) 9640-9229

Vendas em grosso e varejovivo ou abatido

Av. Duque de Caxias, 538 - Heliópolis - Garanhuns - PEFones: (87) 3762 2666 / 9636 3009

PRODUTOS

LEÃO DO NORTE

15 anos de

sabor e qualidade15 anos de

sabor e qualidade

Rua Luiz Borges, 03-A - Heliópolis - Fone: (87) 3763-1399

Av. Duque de Caxias, 638 - HeliópolisFone: (87) 3761-5582 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 638 - HeliópolisFone: (87) 3761-5582 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 392C - HeliópolisFone: (87) 9643-8722 - Garanhuns

PARAÍSODAS BALAS

PARAÍSO DAS BALASPARAÍSO DAS BALAS

Comércio de Balas, Chocolates, Doces e Utilidades para o lar

Comércio de Balas, Chocolates, Doces e Utilidades para o lar

Rua Profª Cecília Rodrigues, 25 - Heliópolis - Garanhuns/PEFones: (87) 3762.0272 - 5817 / 9922.7505 / 9602.9848

Rua Profª Cecília Rodrigues, 25 - Heliópolis - Garanhuns/PEFones: (87) 3762.0272 - 5817 / 9922.7505 / 9602.9848

Av. Duque de Caxias, 488 - HeliópolisFone: (87) 3761 1741

SÓ IMPORTADOSA qualidade faz a diferença. (87) 9920-0781 / 8803-0792

Av. Duque de Caxias, 270Heliópolis - Garanhuns/PE

(87) 9920-0781 / 8803-0792Av. Duque de Caxias, 270Heliópolis - Garanhuns/PE

Org. Arnaldo e MacielmaOrg. Arnaldo e Macielma

Rua Luis Borges, 31 - Heliópolis Fone: (87) 3762-4923 - Garanhuns/PE

Av. Duque de Caxias, 402 - HeliópolisFone: (87) 3762-4262

Bonito é ser felizAv. Santo Antônio, 339 - Centro

Fone: (87) 3761-0782Av. Duque de Caxias, 547 - Heliópolis

Fone: (87) 3761-1211

Av. Duque de Caxias, 307 / Fone: (87) 3761-3287Av. Duque de Caxias, 307 / Fone: (87) 3761-3287

sadorasadoraCalçados, Bijouterias

e PresentesCalçados, Bijouterias

e Presentes

Av. Duque de Caxias, 753 - Heliópolis Rua Cecília Rodrigues, 13 - Heliópolis

Fone: 87 3761 1366 / 9988 0928 - Garanhuns/PE

Av. Duque de Caxias, 753 - Heliópolis Rua Cecília Rodrigues, 13 - Heliópolis

Fone: 87 3761 1366 / 9988 0928 - Garanhuns/PEAv. Duque de Caxias, 589 - Heliópolis

Fone: (87) 3762-4422 - GaranhunsAv. Duque de Caxias, 589 - Heliópolis

Fone: (87) 3762-4422 - GaranhunsRua Professora Cecília Rodrigues, 03 - Heliópolis

Fone: (87) 3763-1170 / [email protected] Professora Cecília Rodrigues, 03 - Heliópolis

Fone: (87) 3763-1170 / [email protected]. Duque de Caxias, 692 - Heliópolis

Fone: (87) 3761-2509 - Garanhuns

L.I. ConfecçõesL.I. Confecções

Sua Loja de R$ 10,00Sua Loja de R$ 10,00

Rua Luiz Borges, 148 - HeliópolisFone: (87) 9946-0165 / 9123-2949Rua Luiz Borges, 148 - Heliópolis

Fone: (87) 9946-0165 / 9123-2949

Panificadora Santa Edwirgens

Av. Duque de Caxias, 527 - HeliópolisFone: (87) 3763-3749 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 527 - HeliópolisFone: (87) 3763-3749 - Garanhuns

COMPRAS E SERVIÇOS

Inaugurada na Duque de Caxias há cerca de 3 anos, a Festlar vem de-sempenhando um papel importante na economia do Centro de Compras e Serviços da Duque de Caxias. Sob a administração do Sr. Luiz Fábio Pe-reira Alves, a Festlar dispõe de uma gama de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, onde o diferencial é o atendimento. Este mês de janeiro a loja está com grandes promoções

que podem ser divididas em ate 10 vezes no cartão e à vista com até 12% de desconto. A entrega e a montagem é rápida e por conta da loja. PRO-MOÇÃO DO MÊS: Roupeiro casal e solteiro, Rack, Centro e Conjunto de Mesa, além de grandes ofertas, faça-nos uma visita e comprove, as melhores ofertas para você!

Avenida Duque de Caxias, 299

Heliópolis - Fone: (87) 3761 1701

Fotos: Robson Ferreira

Colaboradores da Festlar: José Cícero (Montador), Evânia Paes da Costa (Geren-te), Kelly Silmara (Vendedora e Operadora)

FESTLAR MÓVEIS COM GRANDES PROMOÇÕES

08.indd 8 05/01/2012 19:39:14

Page 9: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

09Garanhuns, 07 de janeiro de 2012 CIDADE

Especializado em Serviços de Tratores Nacionais e Importados,

Freio Hidráulico e Pintura em Geral.Vendemos tratores usados

Rodovia BR 423, km 87 - nº 1358 - Brasília - Garanhuns - PE

Téc. Resp: Pedro(87) 9909 1968

César(87) 9902 4205

OFICINA RAMOS

Um Giro na CidadeRobson Ferreira

Variedadescom Osita Soares

MOURA CONSTRUÇÕES deseja a todos os seus clientes e amigos

um feliz ano novo e muita paz e prosperidade

MOURA CONSTRUÇÕES deseja a todos os seus clientes e amigos

um feliz ano novo e muita paz e prosperidade

MOURA CONSTRUÇÕES deseja a todos os seus clientes e amigos

um feliz ano novo e muita paz e prosperidade

MOURA CONSTRUÇÕES deseja a todos os seus clientes e amigos

um feliz ano novo e muita paz e prosperidade

COMARCA DE GARANHUNS2ª VARA CÍVEL

EDITAL DE CITAÇÃO DE USUCAPIÃOPRAZO 45 DIAS

Expediente n° 2011.0912.001976

O Dr. Márcio Bastos Sá Barretto, Juiz de Direito, da 2ª Vara Cível, desta Comarca de Garanhuns, do Estado de Pernambuco, em virtude da lei, etc...FAZ SABER, a todos quantos o presente Edital virem, ou dele conhecimento tiverem, que se processa neste Cartório da 2ª Vara Cível, desta Comarca de Garanhuns/PE, uma Ação de Usucapião Ordinário, tombado sob o n° 0004503-56.2011.8.17.0640, que tem como autores: EUCLIDES FERREIRA DA SILVA e sua esposa ANTÔNIA BARBOSA LEITE. O citado imóvel, objeto desta ação, localiza-se na Av. Júlio Brasileiro, n° 888, no Bairro de Heliópolis, nesta cidade, possuindo como áreas: TERRENO - 84.67m²; TÉRREO - 61.25m²; 1° ANDAR - 66.77m²; 2° ANDAR - 66.77m²; TOTAL - 194.79m². O imóvel usucapiendo possui as seguintes confrontações: LADO DIREITO - 19.50m: com a Escola Lions Clube, n° 924, da Av. Júlio Brasileiro, tendo como responsável a diretora Ana Maria de Albuquerque Ramos (solteira); LADO ESQUERDO - 19.50m: com a casa n° 876, da Av. Júlio Brasileiro, pertencente ao Sr. Valdir Virgínio da Silva e sua esposa, a Sra. Terezinha Araújo da Silva; FRENTE - 5.10m: com o leito da Av. Júlio Brasileiro; FUNDOS - 3.70m: com a casa nº 412, da Av. Oliveira Lima, Bairro Heliópolis, pertencente a Sra. Marilene Bezerra de Oliveira Motta (solteira)? Cita(m) todos os réus ausentes, incertos, desconhecidos e eventuais interessados, para no prazo de 15 (quinze) dias contestarem o pedido, sob pena de revelia, e acompanharem o feito até o final do julgamento. Advertência do art. 285 C. P. Civil. Dado e passado neste Cartório da 2ª Vara Cível desta Comarca de Garanhuns, do Estado de Pernambuco, aos 22.11.2011. Eu, Tatyana Patrícia Gundes Espinhara, o digitei e submeti à conferência da Chefia de Secretaria.

Dr. Márcio Bastos Sá BarrettoJuiz de Direito titular da 2ª Vara Cível

Os moradores da Rua Olavo Bilac estão com medo das chu-vas de Janeiro, e muitos deles não dormem. Uma moradora do final da Rua Selton Vieira que cruza a Olavo Bilac, diz que o serviço que foi feito pela prefeitura pouco vai adiantar, pois, as águas das chuvas descem numa velocidade tremen-da, invadindo casas e destruindo tudo. “A escadaria construída serve de cachoeira onde ninguém conse-gue subir por ela”. Diz a morado-ra que não quis se identificar por medo de represálias. Já no Bairro da Liberdade a situação não é dife-rente, muitas pessoas ainda moram em área de risco, não tendo para onde ir, em algumas fotos é pos-sível ver os estragos causados por chuvas passadas. Este ano não será diferente... Atenção “AUTORIDA-DES”, ainda dá tempo de remover essas famílias antes das chuvas de verão.

Com a reforma e ampliação da Praça Irmãos Miranda, que teve seu início no começo do ano passado, os comerciantes daquela localidade não sabem mais o que fazer (PÃES E DOCES SOLEDAD, CO-MERCIAL ALVES ASSUNÇÃO, FAR-MÁCIA SETE COLINAS, MIL ARTES, FARMÁCIA ECONÔMICA DO TRA-BALHADOR, RC MOTORES, DIPE-MOL, MELO TUBOS E CONEXÕES, ZEZINHO DOS COCOS ALÉM DE BARES E RESTAURANTES). Todos se sentem prejudicados com o difícil aces-so aos seus estabelecimentos. Alguns até já se mudaram porque não aguentaram a falta de clientes, e os que ainda estão resistem bravamente sabe-se lá como. Como é que uma obra tão simples que era para ser concluída em apenas 3 me-ses causa tanto transtorno e não tem data certa para o termino? Nós já estamos com vergonha de cobrar (com essa, já é a sexta vez que falamos dessa pequena reforma), isso nós podemos chamar de INCOMPE-TÊNCIA.

Os barraqueiros e sapatei-ros da Praça Jardim estão pre-ocupados com o futuro, com relação à efetividade dos mes-mos, já que foram jogados na-quela praça sem nenhuma in-fraestrutura e sem promessas do governo Municipal. Todos foram transferidos da Praça Irmãos Miranda no ano de 2010, cuja obra ainda não tem data de conclusão.

Medo das Trovoadas

Barracas da Praça Jardim – Futuro incerto

Ex-Praça Irmãos Miranda

Fotos: Robson Ferreira

Mais um ano que se foi e outro que se inicia. O que esperamos de 2012? Que pelo menos seja um ano de compreensão e tolerância, já que estamos iniciando um ano eleitoral. Por esta razão, todos nós, que votamos em Garanhuns, tenhamos muita responsabilidade nas nossas escolhas.

Pois, como se sabe, quem ama cuida e nós, que ama-mos Garanhuns, seremos res-

ponsáveis pela escolha do(a) nosso(a) futuro(a) gestor(a) e de todos os parlamentares, vereadores que irão colocar seus projetos na mesa para serem aprovados ou não. Acredito que todos estes em benefício da nossa cidade, e para que tudo isso aconteça e que Garanhuns volte a sorrir e volte a ser lembrada, con-tamos com todos que fazem esta maravilhosa cidade.

Sabemos que não pode-mos agradar a gregos e troia-nos, mas podemos tentar, pois temos lembranças e capacida-de de fazer a diferença com o nosso voto, que é secreto.

Não vamos nos preocupar com quem venha de fora ou não, devemos nos focar em

OpiniãoGaranhuns, que tem grandes valores políticos e que, se agregando em torno de um mesmo objetivo, Garanhuns venha a crescer com geração de empregos, com novas in-dústrias e propostas concretas para nossa gente, e não pro-messas que só aparecem em anos como este que estamos começando a vivenciar.

Como simples formado-ra de opinião, como tantas outras pessoas, acredito que este ano os cidadãos de Ga-ranhuns façam suas escolhas com cautela, refletindo o que é bom ou ruim para nossa querida Garanhuns e para nossa gente.

09.indd 9 05/01/2012 19:40:11

Page 10: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

10 Garanhuns, 07 de janeiro de 2012PUBLICIDADE

Coleção

Primavera-Verão

2011-2012

Rua Severiano Peixoto, 126 - Centro - Garanhuns/PEFone: 87 3762 2205

odas

Agora em Novo Endereço

10.indd 10 05/01/2012 19:52:19

Page 11: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

11Garanhuns, 07 de janeiro de 2012 CIDADE

Prefeito de Lajedo em apuros

As notícias que nos che-garam de Lajedo em relação à sua administração não são nada favoráveis ao seu pre-feito. Primeiro caiu o teto da creche que ainda está em fase de construção e em segundo lugar, o Ministério Público achou irregularidades ber-rantes no Hospital Maria da Penha Dourado. Isto também serve de alerta para o eleitora-do de Garanhuns. Não pode-mos trocar seis por meia dúzia.

Prefeito de Garanhuns tem o maior índice de rejei-ção segundo o blog de Mag-no Martins

“Campeões em impopu-laridade – Na sequência dos prefeitos mais rejeitados do Estado, que iniciamos, ontem, segundo pesquisas para con-sumo interno do Palácio das Princesas, descobrimos, hoje, mais cinco imbatíveis: Luiz Carlos Oliveira (Garanhuns), Toinho do Pará (Santa Cruz do Capibaribe), Gersino Gon-çalves de Lima Neto (Xexéu), Clóvis Paiva (Ribeirão) e An-tônio Vicente de Souza Albu-querque (Barreiros)”. (Magno Martins)

Esse é o tipo de notícia

que não nos alegra e que de-verá servir de exemplo para que Garanhuns saiba escolher muito bem o seu próximo Pre-feito. Nosso foco não deverá estar no que passou. Ninguém pode mudar o passado, mas o futuro está em nossas mãos agora. Garanhuns não supor-tará mais um péssimo gover-no. Os formadores de opinião e especialmente o legislativo local deverão pensar no mu-nicípio e não em si próprios. Este blog tem tomado um po-sicionamento político em de-fesa da honra de nossa gente e isso independente de acertos financeiros. Qualquer um é livre para apoiar os seus can-didatos, mas por amor à terra e não por venda de dignidade. O lado financeiro é necessário, mas não pode amordaçar ou sufocar o livre pensamento. No momento certo, estaremos abrindo espaço para todos os partidos, indiscriminadamen-te, no entanto, continuaremos defendendo o que for melhor para Garanhuns e não para o nosso bolso. Credibilidade é o motivo do nosso sucesso e não iremos macular esta virtude.

IZAÍAS diz que é Candi-dato

Rebatendo as peruas lan-çadas tentando desestabilizar

o seu nome, o Deputado Izaí-as Régis afirmou que está fir-me no propósito de disputar o próximo pleito Municipal como representante do PTB, que terá candidato próprio em Garanhuns neste ano de 2012. Em entrevista realizada em programa radiofônico desta cidade, no final de ano, Izaías afirmou com o tom de voz que lhe é característico, o seguinte:

“Vou sim, para a disputa, essa conversa de que eu não iria disputar esta eleição foi para tentar desestabilizar o meu nome”.

Todos sabem que Izaías Régis sempre sonhou em subir as escadas do Palácio Celso Galvão e entende que esta é a hora. Se o partido do Gover-nador não tivesse forçado a barra para impor candidatura forasteira, seria imbatível o candidato apresentado por ele. No momento o leque se abriu e fortaleceu outros candidatos, que obviamente irão bater pe-sado caso haja insistência em manter a imposição. Muita coisa poderá mudar ainda no quadro político deste pleito que tem tudo para ser eletri-zante.

A verdade é que o Deputa-do irá lutar com unhas e dentes para assegurar o seu espaço.

Divorciada do Clarim do Momo já há algum tempo e consolidando um novo amor de raízes estrangeiras, Gara-nhuns se prepara para viver novos dias de Lua de Mel durante o Carnaval com a realização de mais um Gara-nhuns Jazz Festival. A Prefei-tura, por meio da Secretaria de Turismo, promove, de 18 a 21 de fevereiro, a 5° edição do referido Festival. Para este 2012, o evento realizado no Palco Ronildo Maia Leite na Esplanada Cultural Guada-lajara ganha mais um dia na programação, justamente a terça feira de Carnaval. Al-

gumas atrações do evento já foram confirmadas como o saxofonista Bob Mintzer, que é membro do grupo de Jazz YellowJackets (EUA), o Pia-nista Russell Ferrante, funda-dor do Yellowjackets, Donny Nichilo, ex-pianista de Buddy Guy (EUA), Brazil Modern Jazz Quarteto, uma banda de Jazz que tem no seu line up feras como Warren Atiba Taylor e o grande baterista Carlos BALA (ex-Djavan), Artur Meneses, expressiva revelação da guitarra blues nacional da nova geração, além de Duo Tauffic, Marcel Powell e Victor Biglione. O

produtor do evento, Giovanni Papaléo, informou que outra novidade pode ser esperada nos shows acústicos de Jazz e musica instrumental que serão realizados durante o dia nas igrejas da cidade. A Feira de Música e as Ofici-nas Musicais serão mantidas como nas edições anteriores do evento. Segundo ainda Papaléo, novos nomes devem ser divulgados nos próximos dias. A Secretaria de Cultura e Turismo de Garanhuns e se-cretarias agregadas ao acon-tecimento estão empenhadas mais uma vez em fornecer toda infraestrutura e apoio a esse recente empreendimen-to cultural de Garanhuns, que pouca gente sabe que se trata de um dos cinco principais eventos de Jazz e Blues do Brasil e o pioneiro de todo o Agreste Meridional de Per-nambuco. Em 2010, esse pro-jeto foi vencedor do II Prêmio Mestre Salustiano, concedido pelo Governo do Estado aos melhores trabalhos que fo-mentam o turismo nos muni-cípios de Pernambuco..

Gerson Lima

Agora é o Jazz

Operação Papai Noel garantiu segurança no

comércio de Garanhuns

Donny Nichilo, Russell Ferrante e Bob Mintzer são apenas algumas das atrações desta edição do Garanhuns Jazz Festival

Fotos: Divulgação

Quem circulou pelas áreas comerciais do centro de Ga-ranhuns neste final de ano ob-servou um diferencial na pre-sença da policia em trechos da Av. Santo Antonio, Melo Peixoto, Ari Barroso, Mano-el Borba, Dr. José Mariano, Duque de Caxias, Brasília e outros pedaços de onde se ob-servou intensa movimentação pela existência de estabeleci-mentos comerciais. Tratou--se da Operação Papai Noel, montada pelo Comando do 9° BPM, através do Ten. Cel. Abel Ferreira Junior, Coman-dante da Unidade Militar de Garanhuns, Capitão Hudson Moura, comandante da 1° Companhia e Cel. Vareda, Comandante de Área.

A Operação Papai Noel consistiu no acréscimo de cerca de 36 policiais, com atuação especificamente vol-tada para dar segurança aos trechos comercias da cidade, visando guarnecer lojistas e seu patrimônio e consumi-dores de maneira geral. Em equipe de três, os policiais circularam em passeio de

vigilância durante todo esse mês de dezembro, revezando--se em horários estratégicos de maneira que em nenhum momento do período da ope-ração esses locais ficaram desprovidos dessa prote-ção especial de final de ano, montada pelo 9° BPM. Mas a Policia Civil também foi parceira nessa Operação, com sua presença discreta no seio da população. O trabalho de atenção engajado pelas duas unidades policiais resultou em zero de ocorrências em roubos ou abordagens sus-peitas ao longo do período de grande movimentação neste final de ano nas áreas comer-ciais escolhidas.

Pela iniciativa do Coman-do de nossa corporação de Policia Militar e Policia Civil, os empresários de Garanhuns revelam-se agradecidos reco-nhecendo na atitude um gesto de zelo e compromisso com a causa da segurança pública em nossa cidade. O presiden-te da CDL – Câmara de Diri-gentes Lojistas de Garanhuns, Fernando Couto, fez questão

de enviar carta de agrade-cimento ao comando do 9° BPM e Delegacia da Policia Civil, além de publicar nas emissoras de rádio o reconhe-cimento público de tal atitude inédita, até então. Em entre-vista concedida a imprensa falada de Garanhuns o Ten. Cel. Abel Ferreira Junior, Co-mandante do Batalhão Arruda Câmara (9° BPM), disse que o teor filosófico dessas ações tem como objetivo, além do foco na segurança pública em si, aproximar a população da Policia Militar e vice versa. A próxima parceria do 9° BPM e Policia Civil, será numa participação efetiva quando da instalação de câmaras de segurança nas áreas estraté-gicas do centro da cidade e parte também da Av. Duque de Caxias. Numa interação saudável ao gesto do Bata-lhão e do grupo de policiais civis de Garanhuns, empresá-rios e a população agradecem a atenção.

Gerson Lima

Foto: Divulgação

11 - Panorama.indd 11 05/01/2012 19:33:58

Page 12: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

12 Garanhuns, 07 de janeiro de 2012PUBLICIDADE

12.indd 12 05/01/2012 19:41:27

Page 13: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

A Ford apresentou nesta quarta-feira, 4 de janeiro, o novo EcoSport. O utilitário esportivo foi exibido simultaneamente no Brasil e na Índia, onde acontece o Salão de Nova Déli, e ainda é um carro-conceito, mas será praticamente idêntico ao protótipo exposto aos jornalistas.

Chamado pela marca de “nova geração” – a empresa rechaça o rótulo de segunda geração –, o EcoSport em nada lembra seu antecessor. A tendência de estilo Kinetic, presente nos modelos mais recentes lançados pela Ford mundo afora, é levada ao limite no SUV. Aparentemente, o veículo está maior e mais largo. A frente tem linhas muito agressivas, com direito a uma tomada de ar frontal que lembra uma boca. Olhando de perfil, o EcoSport tem linha de cintura elevada e um vinco ascendente que marca a lateral. Atrás, as lanternas invadem a tampa do porta-malas, tomada pelo suporte do estepe. A abertura da tampa continua sendo lateral, sendo que a maçane-ta fica embutida na lanterna direita. De acordo com o chefe de design da Ford, João Marcos de Oliveira Ramos, uma equipe de 80 designers trabalhou no projeto, que foi iniciado há três anos.

Poucas informações foram reveladas sobre o novo EcoSport, mas algumas pistas foram da-das. A versão topo-de-linha terá a mesma aparência do protótipo, com direito a faróis de LEDs, teto pintado de preto, apliques cromados e rodas de liga leve diferenciadas. Segundo a Ford, as configurações mais luxuosas devem concorrer com modelos de segmentos superiores, enquanto as opções de entrada vão bater de frente com os aventureiros urbanos e o Renault Duster, que já deixou o atual Eco para trás nas vendas mensais.

O novo EcoSport deve ser equipado com as novas motorizações da Ford. Embora a marca não tenha confirmado, a família de propulsores EcoBoost deve ser oferecida, pelo menos nas opções mais requintadas. O motor Sigma 1.6 Flex também surge na lista de possibilidades. O lançamento do modelo pode acontecer ainda no primeiro semestre e o carro será vendido em pelo menos 100 países. Fontes ligadas à empresa afirmam que os preços devem ser parecidos com o modelo atual, que permanece em linha até a chegada do novo EcoSport.

Class Anuncie (87) 3761-6429Veículos e ImóveisAs melhores ofertas em Garanhuns, 07 de janeiro de 2012

BR 423 - km 99 - s/n - Loja 08 - Heliópolis - Garanhuns - PE (Antigo Posto Nogueirão)Fone/Fax: (87) 3761-2291 | E-mail: [email protected]

Mais de 40 opções de veículos da nossa loja no site www.meucarango.com.br

Veículo Ano Cor Opcionais PreçoCOROLLA XEI AUT. 2010/2011 CINZA COMPLETO R$ 68.000,00CELTA LIFE 2P 2006/2007 PRETO AR/TR/AL R$ 18.000,00 STRADA TREKING CE 2010/2011 PRATA COMPLETA R$ 40.000,00 STRADA CE TREKING 2009/2009 PRATA AR-DH R$ 35.000,00 POLO SEDAN 1.6 2008/2008 PRETO COMPLETO R$ 32.500,00

SUPER PROMOÇÃO!ASTRA ADVANTAGE 2009 COMPLETODE R$ 30.000,00

POR R$ 26.500,00

SUPER PROMOÇÃO!PALIO CELEBRATION 2008 COMPLETO

DE R$ 25.000,00

POR R$ 23.500,00

Grátis IPVA 2012

+ Transferência

* Pr

omoç

ão n

ão in

clui

as t

axas

: seg

uro

obrig

atór

io, l

icen

ciam

ento

e b

ombe

iro

Ford revela o novo EcoSportFotos: Divulgação

Fonte: Quatro Rodas

Classificado.indd 1 05/01/2012 18:33:13

Page 14: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

C2 Garanhuns, 07 de janeiro de 2012ClassCIDADE

AGILE LTZ 4P 2009/2010 PRATA FLEX COMPLETO R$ 36.000.00 (87) 3762-5511

ASTRA 2008 PRETO COMPLETO R$ 32.000,00/ (87)3762-6599

ASTRA ADVANTAGE 2007 DOURADO R$ 28.000.00 COMPLETO (87) 3761-1569

ASTRA HATCH 2008/2009 PRETO COMPLETO R$ 30.000,00 (87) 3761-2291

ASTRA SEDAN 2006 VINHO COMPLETO R$ 28.000.00 (87) 3761-2291

ASTRA SEDAN CINZA COMPLETO 2004 R$ 20.000.00 (87) 3761-1569

CELTA 2002 PRATA 2P C/ AR (87) 3762-4000/9126-9484

CELTA 2004 COMPLETO + BANCO DE COURO PRATA R$ 16.500.00 (87)3762-6599

CELTA 2010 C/AR R$ 25.000.00 (87)3762-6599

CELTA 2P 2001 VERDE (87) 3761-0500

CELTA 2P 2003 VERMELHO (87) 3761-0500

CELTA 2P PRETO C/AR (87) 3762-4000/9126-9484

CELTA 4P LIFE 2007 C/AR PRETO (87) 3761-0500

CELTA LIFE 2009 PRATA BASICO R$ 23.000,00/ (87) 3762-5511

CELTA LIFE 2P 2003 VERMELHO BASICO R$ 15.000,00/ (87) 3762-5511

CELTA LIFE 2P 2006/2007 PRETO C/AR,TR,AL R$ 18.000.00 (87) 3761-2291

CELTA LIFE 2P 2007 VERMELHO BASICO R$ 18.000,00/ (87) 3762-5511

CELTA LIFE 2P 2007/2008 CINZA C/AR,TR,AL R$ 19.000.00 (87) 3761-2291

CELTA LIFE 4P 2005 PRATA COMPLETO R$ 28.000.00 (87) 3761-2291

CELTA LIFE 4P 2006 BRANCO/ (87) 3762-5511

CELTA LIFE 4P 2008 PRATA AR R$ 23.000,00/ (87) 3762-5511

CELTA LIFE 4P 2008 PRATA BASICO R$ 20.000,00/ (87) 3762-5511

CELTA PRATA COMPLETO 2009 (87) 3762-4000/9126-9484

CELTA SPIRIT 4P 2011 PRATA COMPLETO R$ 27.000,00

CELTA SUPER 4P 2003 C/AR,TR PRATA (87) 3761-0500

CLASSIC 1.6 2003 COMPLETO CINZA R$ 18.000.00 (87)3762-6599

CLASSIC 2010 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

CLASSIC LIFE 2006 AZUL C/AR R$ 20.500.00 (87)3762-6599

CLASSIC LIFE 4P 2008 PRATA AR-TE R$ 23.000,00/ (87) 3762-5511

CLASSIC SPIRIT 4P 2005 PRETO AR-DH-VE-TE R$ 21.000,00/ (87) 3762-5511

CLASSIC SUPER COMPLETO 2005 BEGE R$ 19.000.00 (87)3762-6599

CORSA 1999 2P VE VERDE (87) 3762-4000/9126-9484

CORSA CLASSIC 2003 C/AR,TV,AL PRATA 4P R$ 15.900.00 (87) 3761-1569

CORSA CLASSIC 2003 CINZA (87) 3761-0500

CORSA HATCH 2004 C/AR E KIT GÁS PRATA (87) 3761-0500

CORSA HATCH 97 BASICO R$ 11.000.00 (87)3762-6599

CORSA HATCH JOY 2006/2007 VERMELHO COMPLETO R$22.000.00 (87) 3761-2291

CORSA HATCH JOY C/AR 2007 R$ 22.000.00 (87)3762-6599

CORSA HATCH MAXX 2007/2008 PRETO COMPLETO R$ 24.000,00 (87) 3761-2291

CORSA HATCH MAXX 2006 CINZA (87) 3761-0500

CORSA HATCH MAXX 2006 COMPLETO CINZA (87) 3761-0500

CORSA HT MAXX 4P 2007 PRETO AR+DH R$ 24.000.00 (87) 3762-5511

CORSA SEDAN 1.4 4P 2008 CINZA AR-DH R$ 26.500,00/ (87) 3762-5511

CORSA SEDAN 4P 2003 AZUL BASICO R$ 18.000,00/ (87) 3762-5511

CORSA SEDAN MAXX 2005 C/AR PRATA (87) 3761-0500

CORSA SEDAN MAXX 2005 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

CORSA WIND 4P 2001 VERMELHO COMPLETO R$ 13.500,00/ (87) 3762-5511

D20 CUSTOM 1995 BRANCA R$ 30.000,00/ (87) 3762-5511

KADET 2P 1996 BRANCO BÁSICO/ (87) 3762-4000/9126-9484

MERIVA 2010 PRATA COMPLETA R$ 35.000.00 (87) 3761-1569

PRISMA 1.4 2011 PRATA COMPLETO R$ 28.000,00 (87) 3762-6408

PRISMA MAXX 4P 2007/2008 PRETO COMPLETO R$ 25.000.00 (87) 3762-5511

S10 2.2 2000 PRATA COMPLETO R$ 25.000/ (87) 3762-5511

S10 ADVANTAGE 4P VERDE 2010 FLEX COMPLETA R$ 52.000.00 (87) 3762-5511

S10 ADVANTAGE AZUL 2008 COMPLETA FLEX (87)3762-6599

S10 EXECUTIVE CD 2008/2009 AZUL COMPLETA R$ 52.000.00 (87) 3762-5511

VECTRA ELITE 4P 2010 AZUL COMPLETO R$ 60.000,00/ (87) 3762-5511

VECTRA ELEGANCE 2008 AZUL R$ 38.000,00. (87) 8855-5000 / 9610-2600

POLO 1.6 SD 2008 PRATA COMPLETO R$ 32.000.00 (87) 3761-1569

POLO HATCH 1.6 2007 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

POLO SEDAN 1.6 2008 COMPLETO (87) 3761-0500

POLO SEDAN 1.6 2008 PRETO COMPLETO R$ 32,500,00 (87) 3761-2291

SAVEIRO 98 BRANCA R$ 14.000.00 (87)3762-6599

CAMINHÃO 7110 2004 BRANCO R$ 68.000,00/ (87) 3762-5511

CROSSFOX 1.6 2007 PRATA COMPLETO R$ 35.000,00 (87) 3762-6408

FOX 1.0 4P 2006 COMPLETO (87) 3761-0500

FOX 1.0 4P 2009 VERMELHO COMPLETO R$ 29.000.00 (87) 3762-5511

FOX 1.0 4P 2009/2010 PRETO FLEX DH R$ 30.000.00 (87) 3762-5511

FOX 2008 C/AR,TV,AL,DH PRETO R$ 26.900.00 (87) 3761-1569

FOX 2008 CINZA C/AR,DH R$ 26,500,00 (87)3762-6599

FOX 4 PORTAS 2006/2007 PRATA AR-DH R$ 24.000,00 (87) 3761-2291

FOX 4P 2009 C/AR,DH R$ 31.000.00 (87) 3761-1569

FUSCA 82 TODO EQUIPADO EXTRA/ (87) 3762-4000/9126-9484

GOL 1.0 2005 PRATA C/AR,DH R$ 18.000.00 (87) 3761-2291

GOL 1.0 4P 2006 VERMELHO COMPLETO R$ 21.000,00/ (87) 3762-5511

GOL 1.0 4P 2008 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

GOL 1.0 4P 2008 PRETO (87) 3761-0500

GOL 1.0 GII 2001 BRANCA BASICO R$ 11.000,00 (87) 3762-6408

GOL 1.0 GV 2009 PRETA AR,VE,TE,AL R$ 26.000,00 (87) 3762-6408

GOL 1.6 COMPLETO 4P TREND PRETO 2003 R$ 17.000.00 (87) 3761-1569

GOL 16V POWER 4P 2002 BRANCA (87) 3761-0500

GOL BOLA SPECIAL 1999 AZUL C/TR,AL R$ 11,000,00 (87) 3761-2291

GOL BRANCO 4P R$ 14.000.00 (87)3762-6599

GOL CINZA 2010 COMPLETO R$ 31.000.00 (87)3762-6599

GOL CITY 1.0 4P 2003 BRANCO AR R$ 16.500,00/ (87) 3762-5511

GOL CL 2P 1994 AZUL (87) 3761-0500

GOL G4 PRETO 4P BASICO 2007 EXTRA (87) 3762-4000/9126-9484

GOL G5 2009/2010 PRATA C/AR,VD.TR R$ 28.000.00 (87) 3761-2291

GOL PRETO 2010 COMPLETO R$31.000.00 (87)3762-6599

GOLF 2000 COMPLETO VERMELHO (87) 3761-0500

GOLF 2003 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

GOLF 4P 2000 AZUL COMPLETO R$ 20.000,00/ (87) 3762-5511

GOLF GENERATION 2005/2005 PRETO COMPLETO R$26.000,00 (87) 3761-2291

PARATI 1.6 2009/2010 PRATA COMPLETO R$ 33.500,00 (87) 3761-2291

PARATI GL 1.8 1994 CINZA (87) 3761-0500

POLO 1.6 SEDAM 2009 PRATA COMPLETO R$ 36.000,00 (87) 3762-6408

POLO 1.6 2003 PRATA COMPLETO R$ 18.990.00 (87) 3761-1569

POLO 1.6 HATCH 2010 CINZA COMPLETO R$ 38.000,00 (87) 3762-6408

ECOSPORT 2008 PRETO COMPLETA (87) 3762-5511

ESCORT HOBY AZUL BÁSICO R$ 7.000,00 (87) 3761-2291

F1000 1994 CINZA (87) 3761-0500

F250 XL F22 2007 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

F250 XLT 2001 COMPLETA (87) 3761-0500

F4000 G 2000 VERMELHA (87) 3761-0500

FIESTA 2001 BASICO 4P R$ 11.500.00 (87) 3761-1569

FIESTA 2007 COMPLETO R$ 25.000.00 (87)3762-6599

FIESTA HT 4P 2007 PRETO COMPLETO R$22.000.00 (87) 3762-5511

FOCUS 2009 COMPLETO PRETO AUTOMATICO R$ 46.000.00 (87) 3761-1569

FUSION 2011 COMPLETO + BC PRATA (87) 3761-0500

KA VERMELHO 1997 R$ 8.990.00 (87) 3761-1569

SIENA 1.4 TETRAFUEL 2007 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

SIENA 2003 BRANCO COMPLETO R$ 17.500.00 (87)3762-6599

SIENA CELEBRATION 2007/2008 CINZA COMPLETO R$ 24.000,00 (87) 3761-2291

SIENA DUALOGIC 2010 R$ 39.990,00. (87) 8855-5000 / 9610-2600

SIENA ELX 2010 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

SIENA FIRE 4P 2003 CINZA AR-DH-TE-AL R$ 17.000,00/ (87) 3762-5511

SIENA FIRE 4P 2005/2006 PRETO COMPLETO R$ 20.000.00 (87) 3762-5511

SIENA TETRAFUL COMPLETO 2007 VERMELHO R$ 26.000.00 (87)3762-6599

STRADA ADVENT. CD 1.8 2011/2012 VERMELHA COMPLETA R$ 52.000,00 (87) 3761-2291

STRADA CAB/SIMPLES 1999 R$ 16.000.00 (87) 3761-1569

STRADA CE TREKING 2008/2008 PRETA COMPLETA R$ 30.000,00 (87) 3761-2291

STRADA CE TREKING 2009/2009 PRATA AR-DH R$ 35.000,00 (87) 3761-2291

STRADA FIRE 2007 BRANCA BASICO R$ 23.000,00/ (87) 3762-5511

STRADA FIRE 2008 VERMELHA BASICO R$ 25.000,00/ (87) 3762-5511

STRADA FIRE 2010 C/AR PRATA (87) 3761-0500

STRADA FIRE FLEX 2006 VERMELHO (87) 3761-0500

STRADA PRETA TREKING COMPLETA CAB/ SIMPLES R$ 26.000.00 (87)3762-6599

STRADA TREK FLEX 2010 COMPLETO CINZA (87) 3761-0500

STRADA TREKING 1.4 COMPLETO CINZA (87) 3761-0500

STRADA TREKING CE 2010/2011 PRATA COMPLETA R$ 40.000,00 (87) 3761-2291

STRADA TRK C.EST 2007/2007 CINZA COMPLETO R$ 28.500,00 (87) 3761-2291

STRADA WORKING 2010/2010 VERMELHA COMPLETA R$ 33.000,00 (87) 3761-2291

STRADA WORKING 2011 VERMELHA (87) 3761-0500

DOBLO FIRE 1.3 16V FURGÃO 2002

BRANCA C/DH R$ 20.000.00 (87) 3761-

2291

PALIO 1.4 2009 COMPLETO VERDE R$

31.000.00 (87)3762-6599

PALIO ADVEN 4P 1997 PRATA

COMPLETO R$ 13.500,00/ (87) 3762-

5511

PALIO CELEBRATION 2008/2008 CINZA

COMPLETO R$ 23.500,00 (87)

3761-2291

QUER FINANCIAR SEU VEÍCULO?

Jonathas Policarpo(87) 9163-2696

RANGER LIMITED PRETA COMPLETA + BC PREÇO R$ 52.000.00 (87) 3761-1569

RANGER LTD 4P 2004 PRATA COMPLETA R$ 42.000,00/ (87) 3762-5511

PALIO CELEBRATION 2008/2009 PRATA COMPLETO R$ 26.000,00 (87) 3761-2291

PALIO CELEBRATION PRATA 2009 COMPLETO R$ 25.000.00 (87)3762-6599

PALIO EDX 4P 1998 CINZA (87) 3761-0500

PALIO ELX 2000 4P COMPLETO (87) 3762-4000/9126-9484

PALIO ELX 4P 1.0 2008 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

PALIO EX 2P 1999 VERDE AR R$ 12.000,00/ (87) 3762-5511

PALIO EX 4P 2001/2002 AZUL VE+TE R$ 14.000.00 (87) 3762-5511

PALIO FIRE 4P 2003 BRANCO BASICO R$ 15.000,00/ (87) 3762-5511

PALIO WEEK 4P 2005 CINZA COMPLETO R$ 23.000,00/ (87) 3762-5511

PALIO WEEK FLEX 2010 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

PALIO WEEKEND ELX 2006 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

PUNTO 1.4 ELX 2008 AZUL COMPLETO R$ 33.000,00 (87) 3762-6408

Classificado.indd 2 05/01/2012 18:33:24

Page 15: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

C3Garanhuns, 07 de janeiro de 2012

BR 423 - km 98 - PABX: (87) 3761-1013 - Garanhuns - PEe-mail: [email protected]

Celular: (87) 9988-8686

ÁLVAROFERNANDES

T E RR A P L A N AG EM

ClassCIDADE

AUTO ELÉTRICA

PEÇAS E CONSERTOS ELÉTRICOS EM AUTOMÓVEISDIAGNÓSTICO COMPUTADORIZADO EM INJEÇÃO ELETRÔNICA

Av. Caruaru, 271 Fone: (87) 3762 9063 / 9902 4776

TIPO 1.6 IE 1995 AZUL AR+DH R$

7.500.00 (87) 3762-5511

UNO 2008 PRATA KIT WAY R$ 19.000.00

(87) 3761-1569

UNO 2009 C/ AR BRANCO A CONSULTAR

(87) 3761-1569

UNO 2P PRETO 2007 R$ 17.000.00

(87)3762-6599

UNO 4P VERDE 2008 R$ 19.000.00

(87)3762-6599

UNO FIRE 1.0 2P 2006 BRANCA AR R$

15.000,00 (87) 3762-6408

UNO MILLE 2004 AZUL R$16.000.00 (87)

3761-2291

UNO MILLE CELEBRATION 2008 PRATA

COMPLETO R$ 22.000.00 (87) 3761-

2291

UNO MILLE EP 1997 AZUL C/VD,TR

R$9.500.00 (87) 3761-2291

UNO MILLE EX 2P 1998 BRANCO AR R$

10.000,00/ (87) 3762-5511

UNO MILLE EX 2P 1999 VERDE BASICO

R$ 10.000,00/ (87) 3762-5511

UNO MILLE FIRE 2005 AZUL (87) 3761-

0500

GVITARA 2.0 WA 2003 PRATA COMPLETA R$ 40.000.00 (87) 3762-5511

HILUX 4X2 PRATA 2007 COMPLETA + BC R$ 73.000.00 (87) 3761-1569

LAND CRUIZE PRADO 4P 2003/2004 BEGE COMPLETA R$ 75.000.00 (87) 3762-5511

M.BENZ 710 2000 BRANCO (87) 3761-0500

M.BENZ L1418E 1995 VERMELHA (87) 3761-0500

OMEGA CD 4.1 COMPLETÃO + BC CINZA R$ 20.000.00 (87) 3761-1569

PAJERO GLS 3.2 D 2008 COMPLETA PRATA (87) 3761-0500

PAJERO SPORT HPE 4P 2007 PRETA DIESEL COMPLETA (87) 3762-5511

PAJERO SPORT HPE 4P 2008 PRETA DIESEL COMPLETA R$ 80.000.00 (87) 3762-5511

UNO MILLE FIRE 4P 2008 PRATA AR+VE

R$ 21.000,00/ (87) 3762-5511

UNO MILLE FIRE FLEX 2008 VERMELHO

(87) 3761-0500

UNO MILLE WAY 4P 2007/2008 CINZA C/

AR R$ 22.000.00 (87) 3761-2291

UNO MILLE WAY ECON 4P 2008/2009

PRATA FLEX C/*AR R$24.000.00 (87)

3762-5511

UNO MILLE WAY ECONOMY 4P 2011 C/

AR PRATA (87) 3761-0500

UNO MILLE WAY ECONOMY 4P PRATA

C/AR (87) 3762-5511

UNO WAY COMPLETO 2010 PRETO R$

25.000.00 (87) 3761-1569

PATHFINDER 4P 1997 PRETA COMPLETA R$ 27.000,00/ (87) 3762-5511

RURAL 1971 EXTRA VERDE R$ 30.000.00 (87) 3761-1569

FAZER 250CC 2007 AZUL C/ PARTIDA

(87) 3762-4000/9126-9484

XRE 300 2010 (87) 3762-4000/9126-9484

BIZ 2011 PRETA ES (87) 3762-4000/9126-

9484

BOULEVARD 800CC 2009 ROXA EXTRA

(87) 3762-4000/9126-9484

CG FAN 150 2010 VERMELHA (87) 3762-

4000/9126-9484

VENDE-SE CASA, BOA VISTA, 3QT,

SENDO 1 SUÍTE, WC, COZINHA,

DESPENSA, LAVANDERIA, QUINTAL,

3SL, VARANDA, DEP EMPREGADA,

5 VAGAS GARAGEM COBERTAS. R$

130.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-

1762

VENDE-SE TERRENO, 300M² TOTAL,

HELIÓPOLIS, PRÓXIMO SANTUÁRIO

MÃE RAINHA. R$ 27.000,00. (87) 3762-

2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE TERRENO, COND. RES.

BELLEVUE, 12X30M. R$ 61.000,00 (87)

3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE CASA, HELIÓPOLIS, 3QT,

WC, COZINHA, DESPENSA, ÁREA DE

SERVIÇO, QUINTAL, 2SL, VAGA DE

GARAGEM, VARANDA, 180M² TOTAL.

R$ 90.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-

1762

VENDE-SE CHALÉ, HELIÓPOLIS, 3QT,

SENDO 1 SUÍTE, 2SL, COZINHA, ÁREA

DE SERVIÇO, DESPENSA, QUINTAL,

SACADA, VARANDA, 3 WC, GARAGEM.

R$ 310.000,00. (87) 3762-2403|(87)

9952-1762

VENDE-SE TERRENO COND. RES

VALLE VERDE, 11,5X30 M. ÁREA

COMUM COM: PISCINAS, SALÃO DE

JOGOS, SALÃO DE FESTA, QUADRA

POLIESPORTIVA. R$ 40.000,00. (87)

3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE APT, NA BOA VISTA, 3QT,

SENDO 1 SUÍTE, SALA E COZINHA,

WC, VAGA DE GARAGEM, ÁREA DE

SERVIÇO. RS 150.000,00. (87) 3762-

2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE CHÁCARA, 6 HECTARES,

DUAS NASCENTES, SEDE COM 3QT,

SENDO UM SUÍTE, 2SL, WC. CASA DE

MORADOR, ESTÁBULO, COM GRANDE

VARIEDADE DE FRUTEIRAS E CAPIM

DE CORTE, A 15 KM DE GARANHUNS.

R$ 150.000,00 (87) 3762-2403|(87)

9952-1762

VENDE-SE APT, HELIÓPOLIS, 3QT,

SENDO 1 SUÍTE, SALA E COZINHA,

WC, VAGA DE GARAGEM, ÁREA DE

SERVIÇO. R$ 134.000,00. (87) 3762-

2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE APT, HELIÓPOLIS, 3QT,

SENDO 1 SUÍTE, SALA E COZINHA,

WC, DUAS VAGAS DE GARAGEM.

ÁREA DE SERVIÇO. R$ 170.000,00. (87)

3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE CASA, BOA VISTA, 3QT,

SENDO 1 SUÍTE, SALA E COZINHA,

WC, DUAS VAGAS DE GARAGEM,

QUINTAL E ÁREA DE SERVIÇO. R$

170.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-

1762

VENDE-SE TERRENO NO COND.

RES VALLE VERDE, 11,5X30M. ÁREA

COMUM COM: PISCINAS, SALÃO DE

JOGOS, SALÃO DE FESTA, QUADRA

POLIESPORTIVA R$ 36.000,00. (87)

3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE 4 LOTES NA AV. MONS.

PEDRO MAGNO GODOY PROX.

COHAB 2. (87) 3761-2476 | 9610-2600 |

8808-8808

Financiamento e Refinanciamento

de Veículos

QUER FINANCIAR

SEU VEÍCULO?

Carros, Vans, Caminhões ou

Máquinas.

Contato Comercial: Jonathas Policarpo

(87) 9163-2696 (87) 9968-8072

A plataforma de código B0 (zero), lançada em 2004 pela Dacia, na estreia do sedã com-pacto Logan na Europa, não para de gerar frutos. Esta semana, a fábrica romena, que pertence ao grupo Renault-Nissan, revelou as primeiras imagens da Lodgy, uma discreta minivan com proporções médias (similares às da Nissan Livina) e foco no que se tornou a principal arma de Logan, Sandero, Duster e cia: a boa relação custo/benefício.

Até o momento, a montadora divulgou apenas informações preliminares da minivan, que será apresentada oficialmente no Salão de Genebra, no início de março. A Lodgy tem 4,5 me-tros de comprimento e terá versões para cinco e sete passageiros – exatamente como a Livina, que também deriva da plataforma B0. O nome vem da palavra lodge, cuja tradução do inglês remete a um alojamento, uma moradia temporária, uma segunda casa.

A idéia foi ressaltar o espaço interno, que assim como nos outros membros da família Logan, será extremamente generoso. Se promete seguir a mesma receita dos irmãos, é bem provável que a Lodgy chegue ao mercado europeu com preços acessíveis, combinados a mo-torizações compactas e econômicas – também herdadas de Logan e Sandero, como o bloco 1.6 litro 16V a gasolina de 105 cv de potência.

Assim como Logan, Sandero e Duster, a Lodgy também tem grandes chances de vir ao Brasil – caso isso aconteça, a minivan também deve ser produzida na fábrica de São José dos Pinhais (Paraná), junto com os outros modelos. Outra certeza é que, por aqui, o modelo usará o escudo da Renault e deve ser rebatizado. O anúncio pode acontecer na abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, marcada para o fim de outubro.

Dacia revela a Lodgy, minivan derivada do Logan

Modelo estreia no Salão de Genebra, em março, e pode vir ao Brasil

Fonte: Auto Esporte

Fotos: Divulgação

Classificado.indd 3 05/01/2012 18:33:21

Page 16: Chegou 2012, e políticos procuram um lugar ao Sol

www.jornalcidadepe.com.br

C4 Garanhuns, 07 de janeiro de 2012ClassCIDADE

Passagens, Turismo e Encomendas

Informações: RECIFE: (81) 3452-1300 GARANHUNS: (87) 3761-0237

Quadro de HoráriosDe Garanhuns para Recife via Caruaru

00:00 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)02:00 Semi-Expresso (Diariamente)05:40 Expresso (Segunda a Sábado)06:30 Comum (Diariamente)07:40 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)08:00 Semi-Expresso (aos Domingos)08:40 Executivo (Segunda a Sábado)09:50 Semi-Expresso (Diariamente)11:30 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)11:50 Semi-Expresso (aos Domingos)12:30 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)13:40 Executivo (Diariamente)15:00 Semi-Expresso (Diariamente)16:30 Semi-Expresso (Diariamente)18:00 Executivo (Diariamente)19:00 Semi-Expresso (Diariamente)

De Recife para Garanhuns via Caruaru06:00 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)06:30 Comum (Diariamente)08:00 Semi-Expresso (Diariamente)08:40 Executivo (Segunda a Sábado)09:40 Semi-Expresso (Diariamente)11:00 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)11:30 Semi-Expresso (aos Domingos)12:30 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)13:40 Executivo (Diariamente)15:30 Semi-Expresso (Diariamente)16:30 Comum (Diariamente)18:00 Executivo (Diariamente)19:00 Semi-Expresso (aos Domingos)20:00 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)22:00 Semi-Expresso (Domingo a Sexta)23:30 Semi-Expresso (Diariamente)

Veículo Ano Cor Opcionais ValorASTRA 2008 PRETO COMPLETO R$ 32.000,00GOL 2010 PRETO COMPLETO R$31.000.00 S10 ADVANTAGE 2008 AZUL COMPLETA FLEX A CONSULTARSIENA TETRAFUL 2007 VERMELHO COMPLETO R$ 26.000.00 CLASSIC SUPER 2005 BEGE COMPLETO R$ 19.000.00 CELTA 2010 C/AR R$ 25.000.00 FOX 2008 CINZA C/AR,DH R$ 26,500,00 CORSA HATCH JOY 2007 C/AR R$ 22.000.00 FIESTA 2007 COMPLETO R$ 25.000.00 UNO 4P 2008 VERDE BÁSICO R$ 19.000.00

UNIVEL - RUA PAULO VI, 96 - HELIÓPOLIS - FONE: (87) 3762-6599 - GARANHUNS/PE

O NOME FORTE EM FINANCIAMENTO

Financiamos seu veículo em até 60 MESES!

PROMOÇÃO!GOL 2010 COMPLETODE R$ 32.000,00

POR R$ 29.500,00

Fiat fica mais dona da ChryslerGrupo italiano amplia a 58,5% sua fatia nos papéis da norte-americana

A matriz do grupo Fiat anunciou nesta quarta-feira (4) a compra de mais 5% das ações do grupo Chrysler, o qual a fábrica italiana já é majoritária desde junho de 2011. Agora, a Fiat é dona de 58,5% dos papéis da Chrysler, aumento que estava condicionado à produção de veículos mais econômicos (e menos poluentes) pelo grupo norte-americano – utilizando tecnologia e componentes da italiana, especialmente para produzir o 500.

Com a ampliação, a Fiat fica ainda mais dona da Chrysler e, nos próximos meses, deve acelerar o processo de atualização da rede de concessionários. Essa adaptação será feita não apenas nos Estados Unidos, mas também em mercados europeus e latino-americanos, como o Brasil. Por aqui, a Fiat irá desassociar as lojas de Chrysler, Dodge, Jeep e RAM das reven-das da Mercedes-Benz – o grupo Daimler foi dono da Chrysler.. Fonte: Auto Esporte

Foto: Divulgação

Classificado.indd 4 05/01/2012 18:33:27