centro de monitorização e interpretação ambiental de vila ... · do conhecimento científico e...

2
Palestra proferida pelo Doutor Filipe Ribeiro 17 de setembro de 2015 21h Ciência cidadã e a importância do envolvimento de todos, a nível local, para o aumento do conhecimento da biodiversidade nacional Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde Av. Marquês Sá da Bandeira nº 320 4480-916 Vila do Conde Tel. 252 248 400 (extensão 3428/9) [email protected] hp://www.cmia-viladoconde.net hp://www.facebook.com/cmia.viladoconde Coordenadas GPS: 41º21’14,83’’N; 8º44’35,55W

Upload: lyhanh

Post on 02-Jan-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila ... · do conhecimento científico e técnico sobre os peixes dulciaquícolas para uma plataforma online. Em 2012 criou

Palestra proferida pelo Doutor Filipe Ribeiro

17 de setembro de 2015

21h

Ciência cidadã e a importância do

envolvimento de todos, a nível local,

para o aumento do conhecimento da

biodiversidade nacional

Centro de Monitorização e Interpretação

Ambiental de Vila do Conde

Av. Marquês Sá da Bandeira nº 320

4480-916 Vila do Conde

Tel. 252 248 400 (extensão 3428/9)

[email protected]

http://www.cmia-viladoconde.net

http://www.facebook.com/cmia.viladoconde

Coordenadas GPS:

41º21’14,83’’N; 8º44’35,55W

Page 2: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila ... · do conhecimento científico e técnico sobre os peixes dulciaquícolas para uma plataforma online. Em 2012 criou

Filipe Ribeiro

Licenciado em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Marinhos pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Doutorado em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Universidade da Califórnia – Davis. Atualmente é investigador do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, trabalhando com peixes dulciaquícolas em biologia de espécies exóticas.

Apesar do percurso eminentente académico, tem desenvolvido projectos para a transferência de conhecimento científico e comunicação em ciência para a sociedade em geral. Desenvolveu em 2002 o projecto Carta Piscicola Nacional (www.cartapiscicola.org), destinado à transferência do conhecimento científico e técnico sobre os peixes dulciaquícolas para uma plataforma online. Em 2012 criou o curso de identificação de peixes dos ecosistemas dulciaquícolas de Portugal destinado à formação avançada deste grupo. É presidente da Sociedade Ibérica de Ictiologia desde 2014.

É membro fundador e Presidente da Direção da Associação Biodiversidade Para Todos – Projecto BioDiversity4All (www.biodiversity4all.org).

“Ciência cidadã e a importância do en-volvimento de todos, a nível local, pa-ra o aumento do conhecimento da bi-odiversidade nacional”

Filipe Ribeiro, Patrícia Tiago, Marta Gromicho, Luís Ferreira, Marcel Dix

Associação Biodiversidade para Todos, Av. EUA 27 -2D 1700-164 Lisboa; [email protected]

O crescimento da ciência cidadã, com projetos que visam a participação de todos para o aumen-to do conhecimento científico, só possível com um desenvolvimento de tecnologias apoiadas nos conceitos da web 2.0, abriu caminho a iniciativas como a plataforma BioDiversity4All online desde 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade.

Muitos cidadãos desenvolvem lo-calmente ativida-des ligadas à Natu-reza, tendo um conhecimento úni-co sobre a diversi-dade que os ro-deia. A plataforma BioDiversity4All permite a transfe-rência deste co-nhecimento para uma esfera mais pública, abrangente, e para o meio científico. Através deste projeto, e com uma relação privile-giada com os especialistas e comunidade científi-ca, os utilizadores podem aumentar e melhorar os seus conhecimentos e envolverem-se cada vez mais com a biodiversidade nacional.

Com cerca de 220.000 observações registadas pelos mais de 2.000 utilizadores e 5.000 seguido-res na rede social Facebook, a plataforma BioDi-versity4All.org tornou-se um importante veículo de transmissão e partilha do conhecimento da biodiversidade nacional. Atualmente, qualquer pessoa pode consultar os registos de quase 6.000 espécies, registadas em Portugal, no seu Conce-lho ou Freguesia. Os seus cerca de 50 parceiros, entre os quais o CMIA de Vila do Conde, enrique-cem o projeto contribuindo para valorizar e con-servar a biodiversidade a nível local, e conse-quentemente, em Portugal.

Temas a abordar:

- Biodiversidade

- Ciência Cidadã

- Registo de espécies

- Plataforma Digital

- Aprender participando