cenibra & comunidade · 2018. 10. 11. · culturais, ambientais e discussões relacionadas ao...

4
Ano VI - Número 19 - Abril a Julho - 2017 CENIBRA & Comunidade Vizinhança Reunida Com ações de lazer, integração social e reflexão, o Projeto Ação e Cidadania promove jogos e brincadeiras que estimulam a concen- tração, postura, valores, coordenação motora e outros atributos nas comunidades vizinhas da CENIBRA. O objetivo é além de promover aproximação com os vizinhos, contribuir para a reflexão e o desenvolvimento humano, resgatando valores regionais e o potencial de trabalho em equipe para a transformação da socie- dade. A programação é conduzida por uma equipe multidisciplinar especializada em atividades de entretenimento dinâmico para crianças, jovens e adultos. Para integrar ainda mais representantes da empresa e da comunidade, há sempre um momento de bate papo com todos os participantes. Até dezembro deste ano, o Insti- tuto CENIBRA realizará 30 ações do Projeto Ação e Cidadania nos municípios de atuação. A iniciativa tem contribuído positivamente no relacionamento com a comunidade. O Instituto CENIBRA realizou o projeto ação e cidadania em Bom Sucesso, Cachoeira Alegre (Sabinópolis), Córrego do Mono e Estiva (Coroaci), Revés do Belém (Bom Jesus do Galho), Santa Rita e Pedrosas (Peçanha), São Pedro do Itimirim (Coluna), Boa Vista (Virginópolis), Taquaral (Guanhães), Santana do Barro (Divinolândia de Minas), São Sebastião do Baixio (Periquito), Cordeiro de Minas (Caratinga), Pingo D’Água, Alfié (São Domingos do Prata), Fonseca (Alvinópolis), Mercês de Fortaleza (Rio Vermelho), Sapucaia (Gua- nhães), Capoerana (Nova Era), Pompeu (Açucena), Santa Rita Durão (Mariana), Cubas (Ferros). “O Projeto proporciona reflexão acerca de valores que nos fazem sociedade. O respeito ao meio ambiente, a integração social, trabalho em equipe, a valorização da família e o poder da criatividade em prol de um desenvolvimento sustentável” declara Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comuni- cação Corporativa e Relações Institucionais.

Upload: others

Post on 19-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CENIBRA & Comunidade · 2018. 10. 11. · culturais, ambientais e discussões relacionadas ao cultivo de eucalipto acontecem na unidade, que foi inaugurada em Julho de 2004. Com um

Ano VI - Número 19 - Abril a Julho - 2017

CENIBRA & Comunidade

Vizinhança ReunidaCom ações de lazer, integração social e reflexão, o Projeto Ação e Cidadania promove jogos e brincadeiras que estimulam a concen-tração, postura, valores, coordenação motora e outros atributos nas comunidades vizinhas da CENIBRA. O objetivo é além de promover aproximação com os vizinhos, contribuir para a reflexão e o desenvolvimento humano, resgatando valores regionais e o potencial de trabalho em equipe para a transformação da socie-dade. A programação é conduzida por uma equipe multidisciplinar especializada em atividades de entretenimento dinâmico para crianças, jovens e adultos. Para integrar ainda mais representantes da empresa e da comunidade, há sempre um momento de bate papo com todos os participantes. Até dezembro deste ano, o Insti-tuto CENIBRA realizará 30 ações do Projeto Ação e Cidadania nos municípios de atuação. A iniciativa tem contribuído positivamente no relacionamento com a comunidade.

O Instituto CENIBRA realizou o projeto ação e cidadania em Bom Sucesso, Cachoeira Alegre (Sabinópolis), Córrego do Mono e Estiva (Coroaci), Revés do Belém (Bom Jesus do Galho), Santa Rita e Pedrosas (Peçanha), São Pedro do Itimirim (Coluna), Boa Vista (Virginópolis), Taquaral (Guanhães), Santana do Barro (Divinolândia de Minas), São Sebastião do Baixio (Periquito), Cordeiro de Minas (Caratinga), Pingo D’Água, Alfié (São Domingos do Prata), Fonseca (Alvinópolis), Mercês de Fortaleza (Rio Vermelho), Sapucaia (Gua-nhães), Capoerana (Nova Era), Pompeu (Açucena), Santa Rita Durão (Mariana), Cubas (Ferros). “O Projeto proporciona reflexão acerca de valores que nos fazem sociedade. O respeito ao meio ambiente, a integração social, trabalho em equipe, a valorização da família e o poder da criatividade em prol de um desenvolvimento sustentável” declara Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comuni-cação Corporativa e Relações Institucionais.

Page 2: CENIBRA & Comunidade · 2018. 10. 11. · culturais, ambientais e discussões relacionadas ao cultivo de eucalipto acontecem na unidade, que foi inaugurada em Julho de 2004. Com um

Fique por dentro de tudo que está acontecendo na sua comunidade

Expediente

CENIBRA & Comunidade

Diretor-Presidente Naohiro Doi Diretor Industrial e Técnico Róbinson Félix Diretor Comercial Fumihiko Yamada Coord. de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais Leida Hermsdorff Horst Gomes

Sede Fábrica: BR 381, km 172 • 35196-972 • Belo Oriente - MG& 31 3829.5010 Fax: 31 3829.5260Redação e Fotografia Comunicação Corporativa Editoração Eletrônica VCS Propaganda

[email protected]://twitter.com/Cenibrahttp://www.facebook.com/CENIBRAwww.institutocenibra.org.br

Agricultura Familiar – Em maio, Cordeiro de Minas (Caratinga - MG) recebeu o 1º Seminário da Agricultura Familiar. Uma realização da Associação dos Moradores e Agricultores de Cordeiro de Minas (AMAC) em parceria com o Instituto CENIBRA, Prefeitura Municipal, EMATER-MG, FETAEMG, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caratinga, Previdência Social – Agência Caratinga e Polícia Militar de Minas Gerais. O evento contou com especialistas da Universidade Federal de Viçosa, EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura, que ministraram oficinas de hortaliças, palmito pupunha, fruticultura e culturas diversas (cana, milho, pimenta do reino e etc.). Além disso, a programação contou com palestras sobre Trabalhador Rural e Previdência Social; Culturas agrícolas e respectivas potencialidades, Sustentabilidade Ambiental.

Escola de Vida – O Campus Piau (Rede de Ensino Doctum), em Caratinga, recebeu em maio o terceiro módulo de capacitação do Projeto Escola de Vida, com o tema Ecologia e saúde integral. Na ocasião foram realizadas dinâmicas e interpretações de textos temáticos para promover a reflexão e prospecção de estratégias de ensino de forma a potencializar o relacionamento do ser humano com o meio ambiente de forma integrada. Participaram 130 professores da rede pública de ensino de Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo e Pingo D´Agua.

Educação – A Rede Ambiental Verde Vida, da qual a CENIBRA faz parte, promoveu o Encontro Técnico de Boas Práticas de Educação Ambiental dos parceiros e o lançamento do Plano de Educação Ambiental, que tem como objetivo Desenvolver a Educação Ambiental por meio da cultura de cooperação de forma participativa, processual e adaptativa, buscando a corresponsabilidade da sociedade com os hábitos cotidianos e o uso sustentável dos recursos naturais. O projeto potencializa a educação ambiental junto aos professores.

Nascentes – O Instituto CENIBRA, em parceria com a Prefeitura de Periquito (MG) deu início a um trabalho de recuperação de nascentes. O trabalho envolverá também a construção de fossas sépticas e adequações para promover a proteção do lençol freático da região que abastece a sede (nascente e entorno do Córrego Tavares). O Programa “Melhoria da Qualidade e Quantidade de Água”, em parceria com o Instituto, terá a duração de quatro anos e envolverá outras ações de preservação e educação ambiental. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura conduzirá o programa com apoio do Instituto. Na primeira etapa a Prefeitura mapeou as nascentes e fossas sépticas e o Instituto forneceu parte do material necessário para cercar nascentes e também o material para construção de quatro fossas sépticas.

Projetos Sociais – Em julho a CENIBRA participou da 29ª Exposição Industrial, Comercial e Prestação de Serviços de Ipatinga. O conceito, inspirado na estrutura de uma feira comunitária, potencializou o empreendedorismo regional de forma a alavancar novos negócios a partir da vocação socioeconômica de cada comunidade. Estiveram presentes representantes das parcerias com Apicultores (Santa Bárbara), Artesanato em bambu (Açucena), resíduo de fibra de celulose (Belo Oriente) e palha de indaiá (Antônio Dias), panificação e produtos agrícolas (Peçanha). Os produtos apresentados na feira serão comercializados pelos representantes dos projetos sociais.

Recursos – Foi realizado em Belo Oriente um curso de capacitação para entidades, preparando-as para captação de recursos via chamamento do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e Fundo Municipal do Idoso.

Vale das Borboletas – A CENIBRA promoveu em Catas Altas uma Caminhada na Trilha Interpretativa do Vale das Borboletas. Foram 135 estudantes que puderam conhecer esta área de preservação da CENIBRA.

Page 3: CENIBRA & Comunidade · 2018. 10. 11. · culturais, ambientais e discussões relacionadas ao cultivo de eucalipto acontecem na unidade, que foi inaugurada em Julho de 2004. Com um

CENIBRA & Comunidade

Protocolo de Intenções AvançaO Protocolo de Intenções assinado em abril deste ano entre o Instituto CENIBRA e a Prefeitura Municipal de Belo Oriente apresenta os primeiros avanços, após uma série de reuniões técnicas para tratar dos eixos de atuação a que se propõe o documento. Na área da Educação, será viabilizada por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, a 3ª edição do “Projeto Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”. A iniciativa executará atividades ligadas às metas de educação do município de Belo Oriente, com o objetivo de proporcionar melhoria da qualidade do ensino e mensuração de resultados. Para isso, realizará capacitação do corpo técnico da rede pública de ensino, e envolverá pais de alunos na estruturação de processos e na implantação de soluções. O projeto ainda distribuirá gratuitamente a coleção cultural – as minhas aventuras com lili e tedy, composta por 10 livros para ler, desenhar e colorir, fomentando a prática da pseudo leitura como tema transversal para o aluno da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino.

Simultaneamente ao avanço constatado, uma Equipe Técnica tem dado continuidade aos estudos de ações referentes aos demais eixos de atuação do Protocolo de Intenções que são: Qualificação profissional, Melhorias das condições das escolas, Produção agrícola, Capacitação da cadeia produtiva, e Segurança Pública. O Protocolo visa a conjugação de esforços à implementação integrada de medidas que promovam o exercício da cidadania no município de Belo Oriente, no Distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), demais distritos e povoados.

Unieco

Empreendedorismo Regional

Em junho, o SEBRAE entregou em Belo Oriente na Lavanderia da Eva, a proposta de estrutura e layout do empreendimento, com foco em ergonomia, gerenciamento do espaço, sistema de produção. A ação integra uma parceria do Instituto com o SEBRAE para promover o empreendedorismo regional de forma a alavancar novos negócios, com adequada infraestrutura, questões ambientais, gestão, produção e comercialização. Em Antônio Dias, o Instituto promoveu o terceiro módulo do curso do SEBRAE para capacitação das artesãs do Projeto Indaiá, que trabalha com produção de materiais a partir da palha do indaiá.

Contém Cultura

Patrocinado pela CENIBRA, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto consiste em um espaço cultural que será construído em Periquito (MG) a partir do conceito de arquitetura sustentável e econômica, adaptando dois containers em sala climatizada para ações culturais. O objetivo é promover a cultura nacional nas cidades do interior do estado de Minas Gerais, estimulando o consumo e produção cultural a partir de espaços dedicados para esse fim. Periquito (MG) foi a primeira cidade escolhida. O Espaço consistirá em uma sala de exibição de filmes / documentários nacionais e lugar para promoção de saraus literários com programação gratuita semanal durante 10 meses. Após a execução, será doado para o município para ser utilizado e gerido conforme diretrizes e demandas da Secretaria Municipal de Educação.

Situada no município de Peçanha a Unidade de Integração Empresa-Comunidade (UNIECO) surgiu como um espaço para proporcionar oportunidades de diálogo entre a CENIBRA e a comunidade. A realização de projetos de desenvolvimento de atividades de complementação à educação regular, manifestações artísticas, culturais, ambientais e discussões relacionadas ao cultivo de eucalipto acontecem na unidade, que foi inaugurada em Julho de 2004.

Com um público atendido, desde sua inauguração até 2016, de mais de 116.000 pessoas a UNIECO tem o objetivo de conscientizar a comunidade com relação às questões ambientais contemporâneas, a importância ambiental, social e econômica de uma empresa de base florestal, bem como aos aspectos técnicos e ambientais da cultura do eucalipto e suas utilidades como matéria-prima para uma série de produtos presentes no dia-a-dia das pessoas. Atualmente a UNIECO recebe todos os dias o público da região em geral (escolas, associa-ções, ONG’s, autoridades, órgãos de controle, clubes de serviço). Sua localização atual é a Rua Tiradentes, 41 - Loja, no bairro Centro.

Page 4: CENIBRA & Comunidade · 2018. 10. 11. · culturais, ambientais e discussões relacionadas ao cultivo de eucalipto acontecem na unidade, que foi inaugurada em Julho de 2004. Com um

CENIBRA & Comunidade

Grandes ideias passam pelo papel, um produto reciclável que vem de florestas plantadas. O Brasil planta árvores para fazer papel, conservando a natureza.

Espaço de Viver Bem

FalaComunidade

“Viemos apresentar nossa satisfação com o apoio que tem disponibilizado para nosso município, com parceria entre Instituto CENIBRA e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal

de Assistência Social. A parceria efetivada com a assessoria da Associação Beneficente Ágape (ABA) e monitorada pelo Instituto CENIBRA envolve inúmeras ações dentre elas a capacitação para entidades, preparando-as para captação de recursos públicos, via chamamento do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e o apoio gratuito em diversas ações desta secretaria. Reafirmamos nosso compromisso de continuarmos juntos na transformação

social e na busca da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.Helena Cristina Lima Coura

Secretária Municipal De Assistência Social De Belo Oriente

Ambiente Arte

O Parque Multifuncional de Belo Oriente tem se consolidado como um espaço de convivência e cidadania, incorporado no dia a dia da comunidade. Uma vez por mês é realizado um evento temático no local, envolvendo dinâmicas que integram moradores locais e estudantes de forma a proporcionar reflexão sobre assuntos como preservação do meio ambiente, cuidados com a saúde, valorização da educação, família e solidariedade.

Neste semestre teve programação especial para o Dia Mundial da Água, Dia do Índio, Dia das mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia do Amigo. Além disso, por meio do Fundo do Idoso, em parceria do Instituto CENIBRA com a ABA, todas as terças-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras no período da manhã, há atividade física supervisionada por profissional habilitado. Iniciativa promove a qualidade de vida da pessoa idosa.

DOAÇÕES E PATROCÍNIOSProjeto Cidade2º Torneio de Xadrez do Caraça Santa BárbaraFeira de Agricultura Familiar e Cultura Popular de Açucena

Açucena

6º Encontro de Produtores Rurais de Barão de Cocais

Barão de Cocais

II Feira Cultural Jovens Empreendedores Santa Bárbara3ª Copa Nates de Futsal Amador de Belo Oriente

Belo Oriente

II Passeio Ciclístico de Belo Oriente Belo Oriente O futuro se faz no presente Guanhães Formatura PROERD VirginópolisIII Feira da Agricultura Familiar de Coluna ColunaDurante o mês de julho o Instituto CENIBRA realizou mais uma

edição do Projeto Ambiente Arte. As apresentações contemplaram as comunidades de São Cândido e Cordeiro de Minas (Caratinga- MG). O Projeto busca propiciar, por meio de palestra e teatro novas relações reflexivas homem/educação/cultura/meio ambiente, a construção de uma consciência critica nas comunidades onde residem empregados, familiares, prestadores de serviços e, sobretudo, os membros das comunidades.

Neste ano, o espetáculo “No passado, presente ou no futuro: incêndio não é legal” abordou a prevenção e combate a incêndios florestais. A destruição ocasionada pelos incêndios é lamentável. Compromete a camada orgânica do solo, propicia o surgimento de erosões, reduz a resistência das árvores, mata animais ou destrói o habitat natural, danifica propriedades, além de causar danos à saúde do homem. A conscientização é o melhor instrumento de preservação ambiental. O elenco é formado por Bárbara Pavione, Leo Coessens, Didi Peres, Roberto Yokel; com direção de Claudinei de Souza e produção de Marilda Lyra. O espetáculo em breve será realizado em outros municípios de atuação.