nossoolharsocial - cenibra...nossoolharsocial #nossoolharsocial jornal interaÇÃo . nº 25 . ano 8...

12
#NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas redes sociais e em seu site, uma série com quatro vídeos de conscientização em relação aos incên- dios florestais. Os vídeos abordam “Quem combate o incêndio florestal”, seja em área da CENIBRA ou em áreas públicas de Minas Gerais; “Quem provoca e as princi- pais causas”; “O que estraga - danos cau- sados” e “A importância da preservação da natureza”. Além deles, foram veiculadas mensagens da campanha em rádios, distribuídos nas comunidades materiais, como bonés, car- tazes, folders e imãs de geladeira com nú- meros de contato, bem como orientações sobre a importância da preservação am- biental e os perigos dos incêndios. Quem combate os incêndios florestais enfrenta, com segurança, o risco de estar exposto a condições de calor, fumaça, in- OS PERIGOS DO INCÊNDIO FLORESTAL tenso relevo e grande esforço físico. Tudo para proteger um patrimônio da huma- nidade: a natureza. A CENIBRA possui uma equipe treinada para monitorar as áreas de eucalipto e floresta nativa e identificar possíveis focos de incên- dios. Além disso, a contribuição da comu- nidade, via ligação ou mensagem, ajuda muito. A Empresa também apoia a capa- citação de grupos voluntários de preven- ção e combate a incêndios, para preservar as florestas nativas, em áreas públicas e particulares das comunidades de atuação. Mala Direta Postal CENIBRA CORREIOS 9912279551/2020/DR/MG A EMPRESA DISPONIBILIZA UM TELEFONE GRATUITO PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS (0800 283-1291) E UM NÚMERO PARA MENSAGENS DE WHATSAPP (31 9 7354-3333).

Upload: others

Post on 13-Jul-2020

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

#NossoOlharSocial

#NossoOlharSocialJORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019

Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas redes sociais e em seu site, uma série com quatro vídeos de conscientização em relação aos incên-dios florestais. Os vídeos abordam “Quem combate o incêndio florestal”, seja em área da CENIBRA ou em áreas públicas de Minas Gerais; “Quem provoca e as princi-pais causas”; “O que estraga - danos cau-sados” e “A importância da preservação da natureza”.

Além deles, foram veiculadas mensagens da campanha em rádios, distribuídos nas comunidades materiais, como bonés, car-tazes, folders e imãs de geladeira com nú-meros de contato, bem como orientações sobre a importância da preservação am-biental e os perigos dos incêndios.

Quem combate os incêndios florestais enfrenta, com segurança, o risco de estar exposto a condições de calor, fumaça, in-

OS PERIGOS DO INCÊNDIO FLORESTAL

tenso relevo e grande esforço físico. Tudo para proteger um patrimônio da huma-nidade: a natureza. A CENIBRA possui uma equipe treinada para monitorar as áreas de eucalipto e floresta nativa e identificar possíveis focos de incên-dios. Além disso, a contribuição da comu-nidade, via ligação ou mensagem, ajuda muito. A Empresa também apoia a capa-citação de grupos voluntários de preven-ção e combate a incêndios, para preservar as florestas nativas, em áreas públicas e particulares das comunidades de atuação.

Mala Direta Postal

CENIBRA

CORREIOS

9912279551/2020/DR/MG

Mala Direta Postal

CENIBRA

CORREIOS

9912279551/2020/DR/MG

A EMPRESA DISPONIBILIZA UM TELEFONE GRATUITO PARA RECEBER

INFORMAÇÕES SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS (0800 283-1291) E UM

NÚMERO PARA MENSAGENS DE WHATSAPP (31 9 7354-3333).

Page 2: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

Por meio do Programa de Educação Ambiental da CENIBRA, estão sendo realizados cursos ambientais nas escolas de Belo Oriente, distritos de Perpétuo So-corro (Cachoeira Escura) e Bom Jesus do Bagre. As aulas para adolescentes, adultos, autoridades locais e membros das comunidades, iniciaram em abril e vão até outubro de 2019.

”A educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados ao meio ambiente, sustenta-bilidade, preservação e conservação. Sendo assim, ela busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas sustentáveis. Aliado a isso, traba-lha com a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta”, avalia Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comuni-cação Corporativa e Relações Institucionais, também responsável pelo Instituto CENIBRA.

São parceiros do Instituto CENIBRA: a Prefeitura Muni-cipal de Belo Oriente, o Codema, o Consep e as Asso-ciações de Moradores.

Entre os meses de maio e setembro, a CENIBRA reali-zará a colheita e o transporte de eucalipto do Projeto Ipanema. Para que as atividades sejam executadas com segurança, a Empresa sinaliza as vias com banners, faixas e placas de desvios e pare/siga.

Em comunicado à comunidade, a Empresa destaca que conta com o apoio de todos que utilizam a área, seja para acesso a São José dos Cocais e demais sítios da região ou para práticas de esportes, para que evitem trafegar pelo local durante esse período, devido aos riscos de quedas de árvores e trânsito de caminhões, micro-ônibus e veículos de apoio à colheita.

As mesmas medidas foram adotadas, junto à comuni-dade, nas as atividades florestais do Projeto Vale Ver-de (Ipaba).

CENIBRA PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COLHEITA E TRANSPORTE DE EUCALIPTO - PROJETOS IPANEMA E VALE VERDE

OS CURSOS DISPONÍVEIS SÃO: CIDADE SUSTENTÁVEL, RECUPERAÇÃO DE NASCENTES, MUNDO JOVEM E ATITUDE AMBIENTAL, PAISAGISMO E JARDINAGEM, COLETA SELETIVA E CONSUMO CONSCIENTE.

2

Page 3: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

Na primeira quinzena de maio, o Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino realizou uma exposi-ção educacional dos trabalhos realizados por estudan-tes e professores. As exposições destacaram trabalhos artísticos de alunos de escolas municipais e privadas, em oficinas e diversas atividades culturais, inspiradas e adaptadas da obra do renomado escritor mineiro. Du-rante cinco meses, as escolas desenvolveram pesquisas e trabalhos em workshops artísticos coordenados pelos professores.

O projeto é patrocinado pela CENIBRA e realizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.

EVENTOS CULTURAIS EM MEMÓRIA DE FERNANDO SABINO

A TECNOLOGIA É USADA COMO ALIADA E FACILITADORA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PSICOPEDAGÓGICAS.

O Programa Educacional TiX Letramento utiliza o Te-clado Iconográfico Combinatório no processo de alfabetização inicial, letramento e letramento matemá-tico das pessoas com deficiências físicas e motoras ou cognitivas. O TiX empodera e garante autonomia, inde-pendência e privacidade às pessoas com deficiência, ao ampliar as possibilidades de comunicação, criatividade e desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, produção de textos e cálculos matemáticos.

O Projeto Conselho Eficaz promoveu Oficinas TiX Le-tramento em Peçanha, onde participaram também ges-tores e professores de Educação Inclusiva de São João Evangelista, Cantagalo, Coluna, Paulistas e Virgolândia.

#NOSSOOLHARSOCIAL CAPACITA E INTEGRA

Depois de cinco meses de trabalho, exposição apresenta o trabalho de alunos e professores

Programa é um avanço na alfabetização de pessoas com deficiência

3

Page 4: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

Resgatando e fortalecendo as manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras, o Projeto Memórias e Co-res conta com quase 100 participantes, entre marujei-ros e congadeiros, com idades entre 12 e 84 anos. Em seu primeiro ano, contemplou a Marujada dos Vieira, da cidade de Peçanha; os grupos de São José do Co-cais, de Coronel Fabriciano, e de Nossa Senhora Apa-recida, de Guanhães.

O projeto, patrocinado pela CENIBRA, via Lei Fede-ral de Incentivo à Cultura, é desenvolvido em várias etapas. “Inicialmente, mobilizamos os grupos para que conheçam e participem do projeto. Em seguida, os grupos participam de duas oficinas: a primeira so-bre Preservação e Resgate do Patrimônio Imaterial - Ir-mãos do Rosário, ministrada pela folclorista ouropre-tana Deolinda Alice dos Santos e, a segunda, Arte e Criação de Indumentárias, pela artista plástica Rosane Dias”, explica Éderson Caldas, coordenador e produ-tor do Memórias e Cores.

PROJETO VALORIZA E ETERNIZA AS MARUJADAS E OS CONGADOS

4

Page 5: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

Após as oficinas, costureiras contratadas pelo Memó-rias e Cores passam a produzir as novas roupas dos congadeiros e, em alguns casos, apenas fazer reparos em peças já utilizadas pelos grupos e que são reapro-veitadas em perfeitas condições.

Outra etapa consiste na pesquisa e produção de uma cartilha impressa sobre os grupos, que será distribuída

no que Éderson chama de ‘o grande dia’, “quando os três grupos vão se reunir para se apresentarem com as novas roupas, adereços e alguns instrumentos novos, que o projeto precisou adquirir em substituição a pe-ças que já estavam em condições precárias”, explica o coordenador.

Costureiras do Memórias e Cores fazem consertos e produzem novas fantasias para os congadeiros

Marujeiros e congadeiros participam de oficinas sobre arte e resgate do patrimônio imaterial

5

Page 6: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

Interpretando composições clássicas do chorinho brasileiro, o Chorinho do Vale leva alegria e música de qualidade por onde passa. Periquito, Ipaba, Antônio Dias e Belo Oriente são algumas cidades que já receberam o proje-to. Além dos números musicais interpretados pelo grupo Choro do Vale, o projeto conta com a participação do jornalista e historiador Sávio Tarso e do radialista Edmilson Araújo, que contam a história de cada composição em uma apresentação didática e descontraída.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Peri-quito, Welesson Rodrigues, receber o projeto é de grande importância para a cidade. “Nosso município ainda é muito carente de eventos culturais nesses moldes, e nossa gente conhece pouco ou está pouco acostumada a presen-ciar tais eventos. Receber o Chorinho do Vale em nossa cidade é uma alegria e a prova do esforço que a administração vem fazendo para desenvolver a cultura local e, nesse processo, podendo contar com o apoio incondicional da CENIBRA”, destaca Welesson

O Chorinho do Vale conta com o patrocínio da CENIBRA, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio das prefeituras municipais das cidades onde o projeto se apresenta.

PROJETO VALORIZA O CHORINHO BRASILEIRO

“NOSSO MUNICÍPIO AINDA É MUITO CARENTE DE EVENTOS CULTURAIS NESSES MOLDES, E NOSSA GENTE CONHECE POUCO OU ESTÁ POUCO ACOSTUMADA A PRESENCIAR TAIS EVENTOS.”

O PROJETO PASSEIA NA HISTÓRIA DO GÊNERO

MUSICAL QUE CONSAGROU NOMES COMO CHIQUINHA GONZAGA E PIXINGUINHA.

Welesson Rodrigues, Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Periquito.

6

Page 7: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

Para a CENIBRA, o esporte é instrumento de transfor-mação social que contribui na formação da personali-dade dos cidadãos. Por isso, a Empresa tem uma das maiores presenças sociais na região do Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Região Metropolitana de BH. Uma dessas iniciativas, que recebe o patrocínio da CENIBRA, é o Projeto Ippon. Realizado pela Organização da So-ciedade Civil Ajudôu.org, as aulas de judô, quimonos e camisas do projeto são 100% gratuitas para todos os alunos beneficiados.

Crianças e adolescentes de Nova Era, Córrego Novo, Bugre e Santa Bárbara estão recebendo as aulas desde fevereiro. Mesmo com pouco tempo de atividades, já é perceptível a transformação do projeto na vida da comunidade. É o caso de Edivânia dos Reis, dona de casa e mãe da pequena Maria Rita dos Reis, de 8 anos, em Córrego Novo. “É a primeira vez que ela está pra-ticando um esporte com orientação na vida. Ela chega em casa e comenta das aulas, fico encantada. Como moro na zona rural, a gente nunca teria acesso ao judô se não fosse o projeto”, comenta a orgulhosa mamãe.

ALUNOS-CIDADÃOSAs aulas do Ippon Social II são oferecidas como com-plemento escolar, contribuindo para a formação não só de atletas, mas também de cidadãos. Segundo a Unesco, o judô é um dos esportes mais completos que existem, pois contribui para o desenvolvimento físico e mental dos praticantes. Lúcia Melo, diretora da Esco-

GOLPE PERFEITO NA DESIGUALDADE SOCIAL

la Municipal Adélia Hosken Ayres, em Santa Bárbara, acredita que o judô é um grande aliado na educação das crianças. “O projeto integra o aluno ao esporte, aju-dando no autocontrole. No judô, eles aprendem e forta-lecem valores sociais como ética e disciplina”, completa.

Crianças e adolescentes de Nova Era, Córrego Novo, Bugre e Santa Bárbara recebem aulas de judô

7

Page 8: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

Uma parceria entre o Instituto CENIBRA, a Comarca de Açucena - Ministério Público (MG) e a Associação Lin-dom promoveu o 2º Seminário de Acolhimento Institu-cional a Idosos e Crianças. Os temas propostos foram os impactos e os desafios no Serviço de Acolhimento Institucional. O evento contou com palestras sobre a qualidade de vida de idosos institucionalizados; aspec-tos jurídicos das pessoas idosas, impactos e desafios do acolhimento institucional.

O acolhimento é adotado como uma medida excep-cional, quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares. É previs-to para as pessoas idosas que não têm condições para permanecer com a família, pois passaram por situações de violência e negligência, estão em situação de rua ou de abandono.

COMO ACESSARO acesso ao acolhimento institucional, ou em repúbli-cas para pessoas idosas, pode ser feito por requisição de serviços da Assistência Social ou de políticas públi-cas setoriais, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Ministério Público ou do Poder Judiciário. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social do seu município.

ACOLHIMENTO DEIDOSOS E CRIANÇAS

Seminário discute o acolhimento institucional de idosos e crianças em situação de vulnerabilidade

8

Page 9: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

O Projeto Escola de Vida realizou mais um módulo para os professores de Catas Altas e Alvinópolis. Cada etapa tem temas distintos, que são realizados durante o ano sob a forma de seminários. Dentre os assuntos abordados estão: ecologia e saúde integrais; ecologia do cotidiano: a escola e a comunidade; ética e direitos humanos; água, mudanças climáticas e biodiversidade; aspectos ambientais, econômicos e sociais do cultivo do eucalipto.

A Educação Ambiental é um dos instrumentos para transformar o sonho da sustentabilidade em realidade.

A música instrumental marcou presença em dois impor-tantes eventos, em junho, dentro da circulação do Ciclo Cênico Musical - Arte em Movimento. Dessa vez, as ci-dades visitadas foram Peçanha e Santa Bárbara, onde o projeto integrou a programação das tracionais festas de Santo Antônio. Na bagagem, dois importantes grupos musicais do Vale do Aço: Choro do Vale, que se apre-sentou em Peçanha, e Elizeu Gomes e Grupo, em Santa Bárbara.

O Ciclo Cênico Musical - Arte em Movimento conta com patrocínio da CENIBRA, apoio do Instituto CENIBRA, APROC (Associação Pró-Cultura de Ipatinga), Grupo Boca de Cena e das prefeituras das cidades de Peçanha e Santa Bárbara. A realização é de Marilda Lyra e Secre-taria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

ESCOLA DE VIDA E OSONHO DA SUSTENTABILIDADE

TRADIÇÃO E CULTURA NO CICLO CÊNICO MUSICAL

A TECNOLOGIA É USADA COMO ALIADA E FACILITADORA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PSICOPEDAGÓGICAS.

DESDE O INÍCIO DO PROJETO, FORAM MAIS DE 2 MIL PROFESSORES FORMADOS, ENVOLVENDO CERCA DE 400 ESCOLAS.

Professores de Catas Altas e Alvinópolis participam do projeto de educação ambiental da CENIBRA

Peçanha e Santa Bárbara recebem o Ciclo Cênico Musical9

Page 10: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

Com programação gratuita, o Festival Tenda Literária oferece espetáculos teatrais, ações de incentivo à leitu-ra, contação de histórias, oficinas de máscaras e de cria-ções coletivas, sorteio de livros e um espaço destinado a jogos educativos e brinquedos infláveis. Em abril, o pro-jeto contemplou as cidades de Açucena e Antônio Dias.

Viabilizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CENIBRA, a Tenda Literária promove a leitura como instrumento de reflexão social e aprimoramento educacional.

Durante o 20º Encontro dos Amigos da Lagoa do Teo-baldo, os presentes puderam desfrutar do local que é um dos cartões postais do Vale do Aço. Além de partici-par das atividades de educação ambiental, aqueles que

EVENTO PROMOVE A LEITURA EM PRAÇA PÚBLICA

AMIGOS DA LAGOAmarcaram presença no evento receberam um chapéu de palha produzido pelo Projeto Indaiá, parceiro do Ins-tituto CENIBRA.

Programação gratuita leva cultura e literatura para Açucena e Antônio Dias

10

Page 11: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

CINEMA - Uma sessão de cinema na Unieco (Unidade de Integração Empresa Comunidade) foi realizada em Peçanha. A unidade reuniu estudantes da Escola Estadual Senador Simão da Cunha, para assistir ao filme “Wall-e” e conversar sobre os temas Meio Ambiente e Comunicação.

MAIS DESENVOLVIMENTO - O Instituto CENIBRA participou de uma reunião com a coordenação de bem-estar social da Emater e gestores da Prefeitura de Belo Oriente, para prospectar parcerias de desenvolvimento local.

JIU JITSU - Foi realizado, em maio, o Open Brazilian Jiu Jitsu 2019, em Guanhães. A iniciativa é do Projeto Vencer, de Alexandre Xuxa, parceiro do Instituto CENIBRA.

ARTESANATO - Reforma da Associação Comunitária Santo Expedito de Artesanato, do município de Santo Antônio do Itambé, tem apoio do Instituto CENIBRA.

CURSOS - Belo Oriente recebeu os cursos de capacitação do SENAR. Foram ministrados os cursos de Opera-ção e Manutenção em Roçadeiras e Motosserras; Trabalhador da Pecuária (equinos) - Manutenção de Equipamentos, Manejo e Nutrição; Trabalhador de Apoio à Agricultura/Cerqueiro - Arame farpado e liso; Trabalhador Agrícola na Olericultura (Convencional) - Implantação.

DOAÇÃO - No Naque, o Projeto Arte das Mãos, que prevê a implantação da Feira Municipal de Artesanato, recebeu doação de barracas.

TECIDO - O Instituto CENIBRA viabilizou o Curso de Artesanato em Tecido e Peças Íntimas, em Belo Oriente.

MELHORIAS - O Projeto Fábrica de Costura recebeu equipamentos para otimizar a confecção de ves-tuários (uniformes e camisas) e capacitação dos associados. A expectativa é melhorar as condições de trabalho e a geração de renda dos moradores da Aviação, em Belo Oriente.

PASSEIO CICLÍSTICO - Maio foi marcado pelo apoio aos passeios ciclísticos realizados pelo Projeto Criança e Jovem que Lê, em Bom Jesus do Bagre e São Sebastião de Braúnas (Belo Oriente). Além disso, teve entrega de livros em Belo Oriente e Santana do Paraíso.

SIMULADO - O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) promoveu o Projeto Empresas Simuladas, em Belo Oriente. O foco das discussões foram alternativas de desenvolvimento.

APICULTURA - Os contratos de parceria com apicultores foram renovados nos seguintes locais: Regio-nal Nova Era - Apiários Mackllani (Santa Bárbara) e Associação Apícola do Médio Piracicaba (Apimel/Rio Piracicaba); Regional Guanhães - Associação Apícola Sabinopolense (Apisab/Sabinópolis).

CURTAS

11

Page 12: NossoOlharSocial - CENIBRA...NossoOlharSocial #NossoOlharSocial JORNAL INTERAÇÃO . Nº 25 . ANO 8 . ABRIL/JUNHO 2019 Com um alerta em defesa da natureza, a CENIBRA divulgou, nas

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL - Em Peçanha, o Instituto CENIBRA viabilizou a capacitação para os membros da Comunidade Quilombola Jorges de Água Branca em Agricultura Sustentável e Ecológica.

NOVO GALPÃO - Em uma parceria da ASCABEO (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Belo Oriente), Instituto CENIBRA, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, Emater e outras instituições, foi inaugurado um galpão para os catadores na cidade.

MÚSICA - Projeto de Música do Bugre, parceria com a Paróquia Santo Estevão e prefeitura municipal, terá apoio do Instituto CENIBRA.

CONHECIMENTO - O Instituto CENIBRA realizou uma palestra sobre os ODS para 2030 na Es-cola Estadual Emília Cabral do Vale Verde, em Ipaba. ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

PALESTRA - Estudantes de uma escola de Boachá, em Ipaba, receberam uma palestra sobre Educação Ambiental e visitaram a Fazenda Macedônia.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Empregados da Prefeitura de Catas Altas participaram de palestra sobre Educação Ambiental no Século XXI.

MUTUM - Aconteceu, na RPPN Fazenda Macedônia, a visita Rota do Mutum 2, para apresentar ações de educação ambiental realizadas no local.

QUALIFICAÇÃO - Representantes da comunidade da Baixada do Pimenta, em Nova Era, recebe-ram capacitação sobre associativismo.

OFICINA - Em Sabinópolis, foi realizada uma oficina teórica e prática de readequação dos produtos comer-cializados na Feira Municipal.

NOVA SEDE - Promovendo o desenvolvimento local, o Instituto CENIBRA estabeleceu parceria para construção da sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Uruçu, município de Sardoá.

CURTAS

EXPEDIENTE | DIRETOR-PRESIDENTE Kazuhiko Kamada DIRETOR INDUSTRIAL E TÉCNICO Júlio César Tôrres Ribeiro DIRETOR CO-MERCIAL Fumihiko Yamada COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS Leida Hermsdorff Horst Gomes. PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Café c/ Design FOTOS Arquivo TIRAGEM 6.000 exemplares SITE www.cenibra.com.br | TWITTER twitter.com/CENIBRA | FACEBOOK www.facebook.com/CENIBRA | E-MAIL [email protected] | EM CASO DE INCÊNDIO, LIGUE 0800 283 1291 WHATSAPP 31 97354-3333 CONTATO GERAL 0800 283 3829.

SELOFSC