celebrar É transformar

12
Nº54 Dezembro 2017 CELEBRAR É TRANSFORMAR Cooperativa realiza Confraternização Anual

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CELEBRAR É TRANSFORMAR

Nº5

4 D

ezem

bro

2017

CELEBRAR É TRANSFORMAR Cooperativa realiza Confraternização Anual

Page 2: CELEBRAR É TRANSFORMAR

AFCC teve um 2017 intenso! De muitas A realizações. Além de todas as atividades que ao longo do ano movimentaram a nossa Associação e promoveram a integração dos colaboradores, em viagens, torneios esportivos e eventos. Estes que por si só já marcaram 2017 como um dos melhores de todos os tempos. Com recorde de participação.

Ao todo foram 17 eventos, com 5.749 participan-tes, entre colaboradores e dependentes. Destaco três em especial, a 1ª Corrida de Rua – Correr é transformar, o Torneiro de Pesca e o Natal Solidário. Foram eventos que repercutiram com muito sucesso. E, ainda teve muito mais!

O ano de 2017 teve a materialização do projeto sede campestre, onde foi construído a casa do caseiro e estão em fase de conclusão as obras que compreendem 2 campos de futebol – society e grama, vestiários, 5 quiosques para lazer e portaria. Teve também a reforma na sede social, com adequação das instalações exigidas pelo Corpo de Bombeiros, além da instalação de sistema de segurança.

Tivemos melhorias no Plano de Saúde com a revisão das normas e processos, que promoveram o equilíbrio entre os benefícios concedidos e o resultado do Plano. Visando sempre o melhor para o coletivo. Outro legado que deixamos concluído neste ano de 2017 foi a profissionaliza-ção da CAFUCOCA. Mantendo as condições atuais, aperfeiçoadas e com a segurança e solidez de uma instituição de crédito como agente conveniada e gestora da caixinha dos funcionári-os. Um marco na história da AFCC.

Nos enche de entusiasmo e motivação prestar contas desse ano de tantas transformações. Consideramos, humildemente, que estamos cumprindo o nosso papel de agente de integra-ção na busca incessante por promover ações que marquem positivamente a vida de nossos sócios. A Diretoria da AFCC agradece imensamente a todos os colaboradores que fazem parte da AFCC e com muitas expectativas e boas energias desejamos um 2018 repleto de saúde e alegria a todos. Sempre com as bênçãos de Deus em nosso caminho.

#somoscastrolanda #cooperarétransformar #afcc

PAULO ALBERTO MACHINSKIDiretor Presidente

02

1.031

2.124

ColaboradoresCastrolanda

DEZEMBRO 2017

3.155TOTAL EFETIVOS

PARA pensar

pág. 06

pág. 04

Unidades promovemsemanas da qualidade

pág. 09

Outubro Rosa e Novembro Azul: Um convite a ação !

Falhar não é mau. Mau é não transformar

o fracasso em impulso para a vitória.

Os obstácul são desafi, insista incessantemente.

ENQUETE“Cooperar é transformar” é o nome da campanha de endomarketing lançada pela cooperativa recentemente. Qual é a maior transformação gerada pela cooperativa nas regiões em que atua?

Acesse e participe www.afcc.com.br

Econômica71,4%

AFCC no ano que passou

EDITORIAL

ALEJANDRO JODOROWSKYCineasta, Ator, Poeta, Escritor e Psicólogo Chileno.

Social 14,3%

Cultural 14,3%

Festa anual da cooperativa homenageou colaboradores

D I C A S

Saúde D I C A S

Saúde

Page 3: CELEBRAR É TRANSFORMAR

03

De caráter atemporal, a iniciativa coordenada pela área de Comunicação e Marketing da cooperativa, consiste em diversas ações de valorização do cooperativismo e demonstra-ção de que a união de esforços é o combustível que move para chegar cada vez mais longe. A campanha terá mais de seis meses de duração e foram convidados cooperados e colaborado-res para participarem da produção dos materiais impressos e audiovisuais.

As gravações e fotos foram realizadas nos dias 16,17 e 18, em propriedades rurais próximas a Castrolanda, Memoria l da Imigração Holandesa, Hotel Borgen, escritório da Unidade Agrícola, Unidade de Batata Semente

GERAL

m setembro a Castrolanda lançou a Ec a m p a n h a d e e n d o m a r ke t i n g “Cooperar é Transformar”. Com foco nos cooperados e colaboradores o objetivo é colocar todos juntos, num mesmo grau de contribuição e de crescimento.

e Frita, Unidade Industrial de Carnes, Usina de Beneficiamento de Leite-Castro e Fábrica de Rações de Piraí do Sul. Cerca de 25 pessoas contribuíram com as gravações e deram seus depoimentos sobre a forma como a cooperativa transforma a região e impacta a vida das pessoas com as quais se relaciona.

A assinatura reforça o cooperativismo e a gratidão da Castrolanda para com seus cooperados e colaboradores. “O coopera-tivismo transforma e só transforma com a participação de cada um”. Confira alguns registros do making off da campanha.

Castrolanda realiza ação de endomarketingMais engajamento e resultados

Page 4: CELEBRAR É TRANSFORMAR

m consulta rápida na internet é Epossível encontrar o significado de qualidade. Um dos sites relaciona a palavra com a utilidade que esperamos das coisas, algo que pode ser verificado pela forma, elementos que as constituem e resultado de seu uso. Durante os meses de outubro e novembro, três unidades da Castrolanda realizaram as suas semanas da qualidade no intuito de promover o debate sobre o assunto.

Na Fábrica de Rações de Piraí, as atividades foram desenvolvidas entre os dias 02 e 06 de outubro. Um dos focos da semana foi o controle de salmonela e sua relação com a fábrica cuja produção é exclusiva de ração para aves. O Coordenador de Produção, Volnei Pereira, ressaltou que quem faz a qualidade é o colaborador. “Nós damos as diretrizes, mas quem efetivamente faz acontecer são eles. É interessante que eles estejam realmente conscientizados nesse sentido”, complementou.

Os encontros da Fábrica de Rações Matriz aconteceram de 14 a 18 de novembro. Tasso Roquete Pinto, que coordena a produção, relatou que o principal intuito da semana é trazer conhecimento para que os funcioná-rios o aliem às suas habilidades e atitudes. “Quero chamar a atenção de vocês para a palavra atitude. Não adianta ter conheci-mento, ter habilidade, se não houver atitude”, pontuou o coordenador.

A importância do trabalho dos colaborado-res foi evidenciada tanto na palestra sobre os “Pontos Críticos da Salmonela”, em Piraí, apresentada por Eluiza Cordeiro, Edilson Andrade, Humberto Curi e Rosa Gass, quanto na fala do palestrante Rafael Baldissera, na matriz, sobre “A qualidade percebida pelos clientes e cooperados”.

Eluiza explicou sobre a bactéria da salmonela, as maneiras como ela entra no processo fabril, como é possível evitar a contaminação do ambiente e do produto final e as consequências do envio de ração contaminada para o campo. “A ração é o começo de tudo, e por isso é tão importante

o trabalho de vocês aqui na fábrica. A qualidade começa aqui”, frisou a palestran-te. Baldissera, por sua vez, abordou sobre vários pontos que refletem na qualidade como o bom atendimento e a entrega da ração correta na quantidade certa. O veterinário destacou que a ração é o maior custo da produção animal e cada processo é importante para assegurar a qualidade.

Já a semana da qualidade da Unidade Industrial de Carnes iniciou em 27 de novembro e encerrou em 01 de dezembro. A Assistente de Qualidade, Daniele Fontana, conta que a programação “teve como objetivo demonstrar aos colaboradores que a qualidade faz parte de uma cultura de excelência que permeia todas as esferas da vida profissional e pessoal e que a empresa só tem a ganhar ao estabelecer essa cultura de qualidade”. O tema deste ano foi “Comemorando a Liderança Diária”, a liderança sobre como os colaboradores se esforçam para fazer o seu melhor e como apoiam uns aos outros para que façam o seu melhor também.

Palestras falaram sobre a importância

do trabalho dos colaboradores

Unidades promovem semanas da qualidade

Algo comum nas três semanas foi a realização do concurso de frases. Os colaboradores são convidados a escrever frases que representem os eventos e a que recebe mais votos é utilizada nos materiais gráficos. O operador de produção da Fábrica da Matriz, Tiarles Rodrigues Teixeira, ganhou o concurso pelo 3º ano consecutivo. Tiarles revelou que escreve muitas mensagens, reflexões e poesias, e esse ano enviou mais de 15 frases. A frase escolhida foi: “Qualidade é ter bons resul tados , sat is fazendo as expectativas de nossos clientes e cooperados”.

CONCURSO DE FRASES

Qualidade é ter bons resultados, satisfazendo as expectativas de nossos clientes e cooperados”

TIARLES RODRIGUES TEIXEIRAOperador de Produção da Fábrica da Matriz

EVENTOS

04

Page 5: CELEBRAR É TRANSFORMAR

utubro e novembro são meses Omarcados por campanhas mundiais que alertam para a importância da prevenção contra o câncer. Quem ai nunca ouviu falar sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul?!

As primeiras movimentações do Outubro Rosa aconteceram na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. No Brasil o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com luzes cor de rosa em outubro de 2002, e a campanha ano a ano foi se tornando maior. Em 2008, a movimentação ganhou força e várias cidades e empresas abraçaram a causa.

A origem do Novembro Azul é o movimento Movember, que surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata realizado em 17 de novembro. No Brasil algumas ações já eram desenvolvidas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida desde 2008. Em 2012 o instituto passou a dedicar o mês de novembro a quebrar o preconceito masculino de ir ao médico.

A mobilização chegou na Castrolanda. Grupo de colaboradoras idealizou a campanha “Todos na luta contra o Câncer” com o objetivo de conscientizar os funcionários da cooperativa sobre o câncer de mama e de próstata e arrecadar fundos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Castro com a venda de bóttons. Para o lançamento

da ação as voluntárias da Rede Feminina estiveram na matriz na manhã da sexta-feira, 20 de outubro. Durante a visita elas conversa-ram com o Presidente Frans Borg e com os colaboradores.

A colaboradora Angélica Fernandes, uma das idealizadoras da campanha na cooperativa conta que o objetivo foi atingido. Ao todo foram vendidos 700 bóttons e arrecadados R$ 2.500, valor simbólico, mas que irá ajudar quem realmente precisa. “Estou orgulhosa de termos conseguido e fico emocionada em saber que nós, colaboradores, fizemos nossa parte abraçando essa causa. A Rede também pode divulgar um pouco sobre seu trabalho e agora sabemos que a entidade recebe não só valores, mas também alimentos, e podemos apoiar o ano todo”, menciona.

Além da venda de bóttons, nos 43 dias de campanha, foram realizados sete eventos dedicados a trazer informação sobre a doença. Juliana Nickel, Elsa Kugler, Ernesto Alves e Odair Buss, falaram sobre a descober-ta e processo de tratamento da doença. Os médicos Matilvani Moreira e Rubens Adão da Silva abordaram e orientaram colaboradores a respeito do câncer de próstata e saúde do homem. As enfermeiras Gisele Selmer e Mariele Nocera, e a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde de Castro, Charline Regatiere, também estiveram na Castrolanda e contaram sobre os exames e tratamentos oferecidos pelo SUS do município.

Colaboradoras realizaram campanha de conscientização

Rede Feminina de Combate ao Câncer

A Rede Feminina de Combate ao Câncer desenvolve trabalho em Castro há mais de 40 anos. O trabalho totalmente voluntário é voltado a pacientes carentes, diagnosticados com câncer, a quem são fornecidos medicamentos específicos para tratamento da doença, complementos alimentares, entre outros, além de carinho e atenção. A atividade é mantida integralmente através da ajuda e doações da comunidade, e dos bazares e bingos promovidos pelo grupo. Atualmente a Rede atende cerca de 105 pessoas.

NOVEMBROAZUL

OUTUBROROSA

TODOS NA LUTA CONTRA O CÂNCER!

“Espero que ajude vocês a nunca deixar de fazer mamografia ou algum

exame caso tiverem alguma suspeita ou alguém que vocês conheçam. Não

desistam nunca, não é todo mundo que morre de

câncer. Eu não vou morrer disso, pode ser que eu morra

porque o paraquedas não abra, mas de câncer não”

“Digo para vocês: câncer de mama ou qualquer tipo de câncer, na primeira semana você sofre, não sabe o que

está acontecendo, não sabe o que é o tratamento. Mas, na segunda semana, é

preciso arregaçar as mangas e correr atrás. Não

tem o que fazer, não dá para ter medo”

“O preconceito do doente, falando de mim, é o tal do

exame de próstata, o toque. Não tenham vergonha de fazer os exames de vocês porque isso pode custar a

vida. A vida não se compra, é uma dádiva do nosso Pai. Então, se tiver um problema

de urinar, vão ao médico, vão fazer os exames e façam

o que o médico mandar”

“Eu passei por uma cirurgia de câncer no

intestino. Eu tinha 68 anos, hoje estou com 72, e estou encerrando as consultas.

Nunca se deve deixar acontecer a coisa.

Se estiver com sintomas consulte um médico. O câncer não espera

ninguém, é muito perigoso”

Juliana Nickel

Elsa Kugler

Ernesto Alves

Odair Buss

GERAL

05

Page 6: CELEBRAR É TRANSFORMAR

06

a Castrolanda celebrar é transformar. NMotivos pra comemorar transformam. Mudam nosso espírito. Modificam nossas emoções. Mais um ano chegou ao fim. Hora de reunir forças, conquistas e histórias. Hora de celebrar.

O encontro anual de confraternização da cooperativa seguiu essa essência. Os colaborado-res foram recebidos no Pavilhão Agroleite para uma festa planejada especialmente a eles. A noite do dia 01 de dezembro foi caindo aos poucos à medida em que os convidados chega-vam.

O Presidente da Castrolanda, Frans Borg, realizou a abertura oficial do encontro. Borg falou sobre importância de confraternizar e celebrar resultados. O presidente destacou que a participação de cada um é importante para o desenvolvimento da cooperativa. Para o próximo ano o pedido de Borg foi união e transparência. “Juntos sempre vamos ser mais fortes”, comple-tou.

Após mensagem do presidente, foram apresenta-dos materiais da campanha de endomarketing “Cooperar é transformar”. De palavras fáceis, a melodia do jingle retrata, do racional ao emocional, o orgulho de todos em pertencer a Castrolanda. No vídeo Transformar, foi possível visualizar várias imagens do cotidiano da cooperativa, uma homenagem ao cooperativis-mo.

A confraternização também foi palco do lançamento da marca institucional das coopera-tivas Frísia, Castrolanda e Capal. A marca Unium irá acompanhar todos os produtos produzidos pela intercooperação. Atualmente, cinco marcas compõem a Unium: Alegra, de carne suína, Herança Holandesa, de farinha de trigo, e Colaso, Colônia Holandesa e Naturalle, de lácteos.

O Diretor Executivo da Castrolanda, Popke Ferdinand van der Vinne, falou sobre a iniciativa e sua importância para a busca de um ambiente competitivo para os produtos e marcas da intercooperação. O diretor aproveitou para agradecer a presença de todos na confraterniza-ção e o trabalho, empenho e dedicação para a Castrolanda. “Vamos trabalhar felizes. Que o próximo ano seja de muita saúde e prosperidade para vocês e suas famílias”, desejou ao final de sua fala.

A música da festa ficou sob responsabilidade da banda Zé Rodrigo e Solution Orchestra. Zé Rodrigo, vocalista, embalou os convidados ao som de rock'n roll.

Celebrar é

CAPA

Evento anual da cooperativa homenageou colaboradores

Presidente Frans Borg, homenageados Gildo Iaskievitz e Jair da Conceição Oliveira e o Gerente de Negócios Agrícola Márcio Copacheski

Presidente Frans Borg, homenageados João Darlei Rombkowiski e Carlos Nestor da Silva e o Gerente de Negócios

Agrícola Márcio Copacheski

Diretor Peter Greidanus, homenageados João Márcio Alves e Edenilson Cunha Bonete e o Gerente de Negócios

Carnes Mauro Cezar de Farias

Presidente Frans Borg, homenageado Joany Anthony Simão

e o Gerente de Negócios Agrícola Márcio Copacheski

Diretor Mark Allen Harvey, homenageados Anderson Luis de Moraes e Elias dos Santos e o Gerente de Negócios

Batatas Cleudiney Iank

Diretor Paulo Roberto Trentin, homenageado Clóvis Augusto

Leite e o Gerente de Novos Negócios Prentice Balthazar

Diretor Popke Ferdinand van der Vinne, homenageado Pedro

Guilherme Dekkers e o Gerente de Negócios Corporativo José Carlos Rodrigues

Page 7: CELEBRAR É TRANSFORMAR

CAPA

30 anos Gildo Iaskievitz

Jair da Conceição Oliveira

25 anosPedro Valmir Rodrigues

20 anosAntonio Pereira da Silva

João Eudes Soares de Andrade

Milton Gabriel Pereira

15 anosAndré Luiz Moreno

Carlos Ribeiro

Carlos Nestor da Silva

Edenilson Cunha Bonete

João Darlei Rombkowiski

João Márcio Alves

Nei de Jesus Canha

10 anosAlexandro da Silva Gomes

Anderson Luis de Moraes

Andressa Almeida da Paz

Aroldo Agostinho

Cleverson Pereira

Clovis Augusto Leite

Diego Couto de Lima

Edvaldo de Jesus Pires

Elias dos Santos

Fábio Henrique Silva de Oliveira

Fábio Viggers

Janilson José Ribeiro

Joany Anthony Simão

José Pedro Corrêa

Luciano Rodrigues

Luis Fernando de Lima Santos

Patrícia Aparecida Eduardo

Pedro Guilherme Dekkers

Ricardo Schmitt

Rodrigo Prioto Carneiro

Ronaldo da Silva

Rosilene Santos Butture

Rudinei Bogorni

Sebastião Adão Gonçalves da Silva

Wanderley Barreto

As homenagens aos colaboradores foi um momento marcante na noite celebrar. Esse ano foram reconhecidos funcionários que completa-ram 30, 25, 20, 15 e 10 anos de Castrolanda. A entrega das lembranças aconteceu por área de negócios e os homenageados foram recebidos no palco por seus respectivos gerentes e um diretor da cooperativa.

Homenagens

07

Presidente Frans Borg, homenageado Pedro Valmir Rodrigues e o Gerente de Negócios Agrícola Márcio Copacheski

Diretor Peter Greidanus, homenageado Milton Gabriel Pereira e o Gerente de Negócios Carnes Mauro Cezar de Farias

Diretor Mark Allen Harvey, homenageados João Eudes Soares de Andrade e Antonio Pereira da Silva e o Gerente de

Negócios Batatas Cleudiney Iank

Diretor Peter Greidanus, homenageados Alexandro da Silva Gomes, Cleverson Pereira, Edvaldo de Jesus Pires, Fábio Henrique Silva de Oliveira, José Pedro Corrêa, Luciano Rodrigues, Ricardo Schmitt, Ronaldo da Silva, Sebastião Adão Gonçalves da Silva

e Wanderley Barreto e o Gerente de Negócios Carnes Mauro Cezar de Farias

Diretor Hendrikus Salomons, homenageados Rodrigo Prioto Carneiro, Janilson José Ribeiro e Rosilene Santos Butture, e o Gerente de Negócios Leite Eduardo Marqueze Ribas

Diretor Richard Hendrik Borg, homenageados Aroldo Agostinho e Diego Couto de Lima e o Superintendente de

Operações Lácteas Edmilton Aguiar Lemos

Page 8: CELEBRAR É TRANSFORMAR

Associação de Funcionários da ACooperativa Castrolanda promoveu duas viagens ao parque Beto Carrero World durante o mês de outubro. O primeiro grupo visitou o maior parque temático da América Latina no sábado dia 21. Um fim de semana depois foi a vez do segundo grupo se divertir nas inúmeras atrações do local. As fotos podem ser conferidas na galeria do site da AFCC.

BRINCAR É COOPERAR...NECESSIDADE BÁSICA E UM

DIREITO DE TODOSEXPERIÊNCIA HUMANA,

RICA E COMPLEXADIVERSÃO, CRIATIVIDADE

EXPRESSÃO, FANTASIA, IMAGINAÇÃOINTERPRETAÇÃO

BRINCAR EM FAMÍLIAINTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO,

AFETIVIDADE, RESPEITO, APRENDIZAGEM

BRINCAR É TRANSFORMAR...

ESPORTE

domingo, 07 de dezembro, foi dia de brincar.! A festa das crianças OCastrolanda levou muitas famílias para o Pavilhão Agroleite. Para os principais convidados muita diversão e brincadeiras. Um show animado com palhaços, artistas circenses, e vários personagens da TV conquistou sorrisos da plateia. As crianças também saborearam pipoca, algodão doce, chocolade, batata smaaks, refrigerante e brigadeiro. O Papai e a Mamãe Noel marcaram presença e tiraram muitas fotos com a criançada. Todas levaram para casa um presente especial de Natal.

Passeio ao BetoCarrero World

08

Page 9: CELEBRAR É TRANSFORMAR

Outubro Rosa e Novembro Azul: Um convite a ação !

D I C A S

Saúde D I C A S

Saúde

SWAMI SALGADO WANDERLEY JUNIOR Médico do Trabalho da Cooperativa Castrolanda

1ª Correr é Transformar movimentou Aas ruas da Colônia Castrolanda no domingo, 03 de dezembro. Realizada pela AFCC e pela Cooperativa Castrolanda, a corrida de rua faz parte da campanha de endomarketing da cooperativa “Cooperar é Transformar”. O evento visa o bem estar e qualidade de vida dos colaboradores, cooperados e comunidade como um todo.

Organizada pela Elite Eventos Esportivos, a corrida de rua recebeu o apoio de Naturalle, Alegra Foods, Sementes Castrolanda e Bayer. Os atletas, de ambos os sexos, tiveram a oportunidade de se inscrever em duas categorias, de 5 ou 10 km, nas suas faixas etárias. As crianças também participaram em provas exclusivas de 100 a 1.200 metros. Além disso, quem não gosta de correr pôde participar de caminhada.

A largada aconteceu as 8 horas da manhã em frente ao Memorial da Imigração Holandesa. Foram premiados em dinheiro os primeiros lugares das duas categorias e, com troféu, os melhores classificados em suas faixas etárias. As inscrições superaram as expectativas e totalizaram 600 pessoas em todas as categorias.

Antes da premiação o Gerente de Negócios Agrícola, Márcio Copacheski, representou a cooperativa e agradeceu a presença de todos e a iniciativa da AFCC em promover o evento. “Legal receber vocês aqui na nossa comunidade, na nossa empresa. Vamos agradecer que nesse dia bonito temos saúde. Acredito que nosso evento foi um sucesso”, citou o gerente.

O analista contábil, Maurycio Silva, revela que foi a primeira vez que participou de evento de corrida. Silva relata que sempre pratica atividade física, mas não imaginava fazer um bom tempo. “Para a primeira corrida foi bom demais. Fiquei em sétimo em minha faixa etária, e dentre os participantes do corporativo obtive o melhor tempo. Sem contar o clima contagiante do evento, algo que em outros esportes não tinha vivenciado”, destaca o atleta. O analista parabeniza a organização e espera que a corrida entre para o calendário da Castrolanda.

Não é a toa que a gente corre atrás do que acredita

Não é a toa que damos passos à frente

Correr é mudar o estado de repouso...é estar e ver as

coisas em movimento.Correr é avançar sobre os

limites. É ir além das próprias marcas.

Correr é reunir experiências e compartilhar o mesmo caminho.

Correr é não ser mais o mesmo após a partida.

Correr é encarar o melhor de si na chegada.

Correr é transformar...

ESPORTE

09

os últimos anos, ambas as campanhas de Nprevenção ampliaram seu espectro. Outubro Rosa e Novembro Azul foram nomeados “Mês de conscientização sobre a saúde da mulher e do homem respectiva-mente “. Isto foi feito frente a necessidade de despertar o interesse da população sobre vários problemas de saúde pertinentes e como convite a um comportamento mais proativo das pessoas em relação a manuten-ção de sua saúde.

Durante as palestras feitas nestes 2 meses foi gritante o fato que: As colaboradoras em geral não realizam o auto-exame da mama, preferem fazer a mamografia ou ultrassom da mama. Os colaboradores não fazem o toque retal, preferem realizar apenas o exame de PSA mesmo sabendo que a avaliação completa inclui os dois exames. Este fato demonstra um comportamento ainda reativo e não proativo nos cuidados com a saúde. Participamos das campanhas de prevenção da forma mais confortável possível, mas sem uma real mudança de comportamento.

Existem dois tipos de pessoas, as reativas e as proativas. O primeiro conceito, refere-se às pessoas que esperam algo acontecer, para depois tomar uma atitude para reverter tal situação, ou seja, muitas vezes são omissas e esperam pelo convite ou permissão de alguém para cumprir alguma tarefa. Já a pessoa proativa, é aquela que possui o controle das situações e fazem acontecer, ao invés de esperar.

Prevenir é agir por definição. Quando fazemos campanhas, estamos chamando as pessoas para uma mudança de hábitos e comporta-mento, isto não ocorre sem ação. A saúde pode ser vista como uma poupança: “Terão mais saúde no futuro aqueles que tiveram mais ações pró-saúde por mais tempo, com mais intensidade e disciplina”.

Portanto, os meses do Outubro Rosa e Novembro Azul são faróis, pontos de chamamento e reflexão para os cuidados que devemos ter durante todo o ano. Um convite a ação.

Page 10: CELEBRAR É TRANSFORMAR

10

a manhã da sexta-feira, 24 de novem-Nbro, a equipe do Sistema de Gestão Integrado realizou o 3º Seminário de Boas Práticas. Na ocasião colaboradores apre-sentaram projetos desenvolvidos com base na metodologia MASP- Método de Análise e Solução de Problemas e em Benchmarking, e foram reconhecidos em vir tude dos resultados alcançados. Também receberam reconhecimento cola-boradores que se destacaram no Projeto Kaizen.

O encontro iniciou com a realização de Diálogo de Segurança com o Engenheiro Sérgio Pires Machado da Unidade Industrial de Carnes. O engenheiro falou sobre percepção de risco e quando ficamos vulneráveis a eles. Machado citou as cinco portas para os acidentes: pressa, improvi-sação, presumir algo sem verificar, exce-ções e a crença de auto exclusão.

A abertura oficial da reunião foi realizada pelo Diretor Executivo, Popke Ferdinand van der Vinne, que ressaltou a importância da adoção de boas práticas no ambiente de trabalho. O diretor enfatizou que é preciso organizar este ambiente, como orienta a ferramenta 5S, pois isso possibilita realizar as atividades com muito mais facilidade. “Vamos buscar boas práticas no nosso dia a dia e a excelência no nosso trabalho”, disse.

Durante o seminário foram apresentados seis projetos baseados no Método de Análise e Solução de Problemas. Os cola-boradores Paulo Roberto Carrer, Audrei Hilgenberg, Patricia de Souza Barreto, Orli de Jesus Fonseca e Júlia Heidmann, da Unidade Industrial de Carnes, e Vinicius

Fritsch, do corporativo, representaram suas respectivas equipes.

Os projetos relacionados ao frigorífico estão sendo aplicados e vem trazendo resultados no que tange a redução do con-sumo de água nos processos da unidade, redução do tempo de parada para a troca de moldes na linha de presunto/ apresun-tado, redução do volume de condenas na sala de cortes, redução da diferença de estoque de insumos no local 42 e a dimi-nuição do alto índice de perda de matéria-prima. Já a solução proposta por Vinicius Fritsch vem reduzindo o custo com energia reativa da Fábrica de Rações da Matriz, onde está sendo desenvolvido o projeto piloto.

O resultado do benchmarking realizado pela equipe do setor de Biomassa da Área de Negócios Agrícola, também foi compar-tilhado no seminário pelo Engenheiro Florestal Gilvan Plodowski. O trabalho foi reconhecido por estar finalizado e pelos retornos financeiros terem sido alcança-dos. Intitulado de “Sistema de colheita de árvores inteiras”, o projeto baseou-se na substituição do sistema de colheita flores-tal que antes era realizada pelo sistema de toras curtas.

O Coordenador de SGI, Jonathan Roque Mendes, encerrou o encontro parabeni-zando todos os colaboradores participan-tes e a equipe do SGI por auxiliar a execu-ção dos projetos. O coordenador agrade-ceu o apoio dos gestores para realização dos trabalhos e explicou que o papel do SGI é facilitar o processo e possibilitar um ambiente onde os colaboradores possam divulgar suas boas práticas.

Kaizen

Em 2017 foram desenvolvidos 12 projetos de Kaizen, 50% a mais que no ano de 2016. O Kaizen visa sensibilizar, motivar e esti-mular os colaboradores a pensarem de maneira mais simples e inovadora. Nesse ano seis trabalhos foram reconhecidos por sua viabilidade econômica, inovação e aplicabilidade. Parabéns aos colaborado-res Caroline Ingles Rodis, Adolfo Cristiano Ribeiro de Oliveira, Gilson de Paula Machado, Diogo Teixeira Bueno, Joseane Rodrigues Faria Rocha, Eliel Duarte da Silva, Audrei Nascimento, André Luis Bonfim Gaya, Fernando Lima Carneiro, Orli de Jesus Fonseca e Thiago Murilo Mello, por colocarem em prática suas ideias e contribuírem com a melhoria contínua de seus processos e das unidades como um todo.

SGI

os últimos dois meses o colaborador NKayron Souza dedicou-se a leitura do livro “Esculpindo líderes de equipe”.

O título, da autora Neuza Chaves, Mestre em Administração Profissional, foi lançado em 2010 e ajuda os profissionais a perceberem as oportunidades de melhoria em si mesmos e em suas equipes.

A publicação apresenta conhecimento metodológico para atuação nos fatores que impedem os aprimoramentos pessoais e funcionais. Kayron relata que o livro é um ótimo material sobre gestão de equipes, e traz ensinamentos a respeito de como aceitar o feedback de superiores e a maneira de comunicar esse feedback ao restante da equipe. “Indico a leitura a outros colaborado-res. O livro envolve todos os tipos de líderes em qualquer área”, cita Kayron.

Essa é a segunda vez que o colaborador fez empréstimo da biblioteca. Formado em contabilidade, ele garante que irá manter o hábito da leitura no próximo ano e pretende emprestar outros livros da mesma área.

DICA DE LEITURA

Indico a leitura a outros colaboradores. O livro envolve todos os tipos de líderes em qualquer áreaKAYRON SOUZA

3º Seminário de Boas Práticas Castrolanda

Page 11: CELEBRAR É TRANSFORMAR

olhachegou

Uma vida na CastrolandaColaboradores completaram 30 anos

de trabalho na cooperativa

“Sou muito grato por ter recebido a oportunidade de um dia iniciar os trabalhos na cooperativa. Hoje, ao olhar para trás, vejo que foram 30 anos muito intensos, em que muita coisa mudou para melhor. 30 anos são uma vida.”

Desta forma, Jair da Conceição Oliveira descreve um pouco dos 30 anos em que é colaborador da cooperativa. Jair e Gildo Iaskievitz foram homenageados na confrater-nização de fim de ano devido a todos esses anos de trabalho e dedicação para a Castrolanda e são os colabora-dores destaques desta edição.

Assim como Oliveira, Iaskievitz relata que os trinta anos foram de aprendizado contínuo, em diversos setores da cooperativa, uma vida inteira dentro da Castrolanda. Os dois são colaboradores da Área de Negócios Agrícola. Gildo já trabalhou no setor de defensivos, fertilizantes, ração, farmácia e hoje está na recepção e secagem de cereais em Piraí do Sul. Jair, por sua vez, atuou na maior parte desses anos na unidade

de beneficiamento de sementes.

Ao longo desses anos, Gildo descreve que adquiriu muita experiência e fez muitas amizades com colegas de trabalho, clientes e cooperados. Jair relata também conquistas pessoais durante esses anos. “Me tornei pai de dois filhos, e fui abençoado por Deus com dois netos. Conheci muitas pessoas, ensinei e aprendi e me sinto realizado por isso”, conta.

Os dois revelam que foi muito emocionante receber a homenagem diante de tantas pessoas e que se sentiram orgulhosos em fazer parte da construção da história da Castrolanda, empresa que conside-ram séria e comprometida com a saúde, bem estar e segurança de seus colaboradores . “É muito gratificante ver este reconhecimento da empresa com seus funcionários pelo serviço prestado”, cita Iaskievitz.Assim como Jair Oliveira e Gildo Iaskievitz, outros 38 colaboradores também foram homenageados por terem completado 25, 20, 15 e 10 anos de cooperativa. Registramos aqui os nossos parabéns a todos!

João Francisco RamosNasceu em 16 de setembroEle é �lho de Fabiana Aparecida Ramos - UBL

ColaboradorA foto do seu �lho também pode ser divulgada

aqui. Mande um email para:[email protected]

Emanuella Ávila TavaresNasceu em 14 de novembroEla é �lha de Rosemeri Ávila UIC.

Heloize Paz FerreiraNasceu em 07 de novembroEla é �lha de Brenda Paz deOliveira - UIC.

Nasceu em 26 de outubroEla é �lha de Andreia Bom�mUIC.

Brayan Ribas MainardesNasceu em 07 de dezembroele é �lho de Natania SilvaUIC e Flávio Mainardes Rodrigues - UFR Castro.

Yasmin Sophia Bom�mde Souza

ORAB DAL OO RC

11

Page 12: CELEBRAR É TRANSFORMAR

EXPE

DIE

NT

E

*É permitida a reprodução das matérias desde que citada a fonte

PresidentePAULO ALBERTO MACHINSKI

Diretor Vice-PresidenteEMANUEL BENTO DE ALMEIDA

1º Diretora SecretáriaINGRID QUIRRENBACH DE CARVALHO

2° Diretora SecretáriaADRIELE CRISTINA DE OLIVEIRA

Diretoria de FinançasMARCOS ANDRÉ A. DOS SANTOS

Diretoria de ComunicaçãoLEILA GOMES

Diretoria de Patrimônio e InvestimentosGUSTAVO VIGANO

Diretoria de EsportesSTELLA MARIA KOTSCHAN GOMES

Diretoria de EventosALCIMAR MARTINSJEFFERSON LUIZ DAS NEVES

Diretoria de Ação SocialROSELIA GOMESALEXANDRA MORÁS

Diretoria Reg. do Est. de São PauloGEIVSON MENDES DE SOUZA

Diretoria Reg. do Est. de São PauloLUCAS STEFANO VIEIRA

Conselho FiscalMÁRCIO COPACHESKIBRUNA LEAL DE MELOJUNIOR ZUBJOELSON KALICZDIÓGENES JULIO H. NOVAKOWISKIDIEGO VAN H. ALVES DA CRUZ

Comitê CafucocaDIUCIANE AP. B. SOUZARICARDO MARTINS DE ARAÚJO

Comitê Deliberativo Plano de SaúdeJOSÉ CARLOS RODRIGUESFABIANNE APARECIDA DE SOUZACARLOS ALBERTO F. KUGLERLEDIANE KWASNIESKICAMILA RODRIGUES

O COLABORADOR

Coordenadora de Comunicação e Marketing:Leila Gomes - MTB 6584Diagramação: Janessa de OliveiraImpressão: Gráfica MIDIOGRAFTiragem: 1500 exemplaresPeriodicidade: TrimestralJornalista ResponsávelClaudia Geisler - Mtb [email protected] 3234-8237

Publicação Bimestral da Associação dos Funcionários da Cooperativa Castrolanda.

12

Comemorar o aniversário com

uma viagem. Existe pro-gramação melhor?! Foi as-

sim que a auxiliar técnica do Laboratório de Microbiologia

da UBL de Itapetininga, Débora Lucia da Fonseca, fes-

tejou o seu aniversário de 36 anos e os 15 anos da filha Suellen da Fonseca.

As duas foram para Maceió e fizeram muitos passeios.

Débora e Suelen conheceram a Praia da Canoa Quebrada, São Miguel dos Milagres, Praia do Francês, Praia de Hibiscus, e se encantaram em poder ver os peixinhos e fazer o mergulho em Maragogi. Débora descreve que a viagem com

a filha proporcionou uma sensação indescritível e inesquecível. “Fazer a primeira viagem de avião e comemorando os nossos aniversários, foi muito divertido e prazeroso, um momento so-mente nosso”, relata a colaboradora. O destino foi escolhido por Suelen, devido a beleza das praias, e os sete dias de viagem foram planeja-dos durante um ano e meio. Débora garante que a filha amou o presente de aniversário e incenti-va outros colaboradores a acreditarem que é possível, pois com planejamento e objetivo o so-nho pode se tornar realidade.

Você que gosta de viajar escreva para nós e compartilhe um pouco da sua experiência. Quem sabe o seu roteiro não possa ser inspirador para um leitor desta coluna?E-mail [email protected]

FériasESTOU DE

Fazer a primeira viagem de avião e comemorando os nossos

aniversários, foi muito divertido e prazeroso, um momento

somente nosso“““ “