cei - koinonia filede deus. os discípulos de jesus cristo de ontem e de hoje repetem, imitam,...

8
cei ' ~ilhares de crianças vietnamitas ficaram surdas em con- seqüência de lesões provocad~aspor explosóes. Lágrimas de uma delas, ao ser tratadaa pelo médico, simbolizam bem o sofrimento de inúmeras outras neste mundc sem amo?. E outubro marca" semana da criança.

Upload: vokhuong

Post on 18-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

cei

' ~ i l h a r e s de crianças vietnamitas ficaram surdas em con- seqüência de lesões provocad~as por explosóes. Lágrimas de uma delas, ao ser tratadaa pelo médico, simbolizam bem o sofrimento de inúmeras outras neste mundc sem amo?.

E outubro marca" semana da criança.

C E I - Quatro mil crianças vietnamitas ficaram surdas em conseqüência de lesões provocadas por explo- sões. A foto oficial da Fundation Delba-7 (criação do francês Gilbert Cotteau, buscando recuperá-las) mostra as lágrimas de uma delas, simbolizando bem o sofri- mento de inúmeras crianças deste mundo sem amor. Abrimos assim este número de outubro, mês dedicado em grande parte as crianças. Assustados, porque a desar- monia entre povos continua gerando a guerra. Incontável o númeru de vítimas e as maiores marcas ficlam quase sempre com as crianças. Terrível presente oferece o mun- do as crianças, neste outubro de 73 - especialmente as árabes e judias!

De que maneira poderiam os cristãos exercer influ- ência para evitar a guerra? Possuem a força moral para dizerem não a destruicão e a morte? Não estarão com- pactuandc com a violência da guerra, direta ou indire- tamente, através da sua história, de seu exemplo e das suas ~ambições? . . .

Evangelização é o processo pelo qual buscam os cristãos implantar no mundo a nova ordem do Reino de Deus. Os discípulos de Jesus Cristo de ontem e de hoje repetem, imitam, refletem aqueles gestos e pensa- mentcs do Senhor que edificam e concretizam esse reino de paz no mundo.

Que significa evangelização? o tópico do nosso Suplemento nP 5. 13 a reflexão que lançamos ecumeni- camente aos cristãos. Sejam protestantes, católicos ou ortodoxcs. Vamos refletir e, depois, orar dizendo: ". . . ve- nha o teu reino, seja feita a tua vontlade." Amém.

C A R T A S - Leio CEI de ponta a ponta.

Gostei imensamente do sermão do bispo metodista do Panamá, publicado por V. Sas. ein "Bíblia Hoje" que acompanhou o n.O 81, de agosto de 73, e proferido pelo referido bispo por ocasião do Conselho das Igrejas Evangéli- cas Metodistas da América La- tina, reunido no Rio de Janeiro. Remeti-o para uma amiga nos Estados Unidos e gostaria de saber se haveria possibilidade de receber uma cópia extra par2 conservá-la comigo. Atenciosa- inente,

Alzce Gerab Labalci Paraíbuna, S P

- Tenho recebido regular- mente o CEI cuja leitura muito aprecio, pela cobertura ampla rlur dá aos acontecimentos nos diversificados meios religiosos no tnurido todo. A minha preocupa-

primordial neqta missiva é apresentar-lhe o meu rec«nhec:-

mento e a mais profunda grati- clã3 ela pontualidade na remessa de seu periódico. Desejando ple- no êxito nessa laboriosa ativi- dade. Fraternalmente.

Clówis Luciano Ribeiro Pastor - Muzaiilbinho, MG

- Venho pedir uma assinatu- ra do iiiformativo CEI. E , se possível, peço enviar-me o Su- plemento 11.0 4 "Ressurreição", que muito foi do meu agrado. Felicito o CEI pelas informa- ções objetivas que ele nos dá e espero que ele cresça cada vez mais nessa objetividade. É por isso que ine congratulo com o CEI, pois na atualidade as in- formações objetivas, sem destor- ções e mentiras, são muito rara.;. Atenciosamente.

P . Lirio Dresclzer Camaquã - R S

- Não sei bem a quem ine dirigir mas o assunto é simples: desejava receber o boletim publi- cado pelo CEI. Enquanto residi:*

Centro Ecumênico de Informação

Outubro 73 N.0 83 Diretor :

Domicio Poreira de Mattos Assinatura anual : Cr$ 25,00

Remessa em cheque pagável no Rio, para Tempo e Presenca

Editora Ltda. Caixa Postal 16.082-ZC-01 - 20.000 - Rio de Janeiro, GB

Registrado de acordo com a Lei de Imprensa.

Impresso nas Oficinas da

Priticeps Gráfica e Editora Ltdn.

em Vitória, ES , sempre o lia, através do GEFOR ou na Cúria. Coiiçretamente, pouco se tem fei- to a respeito do ecumenismo aqui, disse-me o S r Arcebispo, que nos deu o endereço do CEJ. Pretendemos iniciar a caminha- da ! O Espírito, certamente, está impelindo os corações B unidade, tão desejada pelo Senhor N'Ele confiamos 1 Fraternalmente

Irnzã Cleusa, M . A . R . Manáus - AM

- . . . julgo que, como noti- cia, o assunto mereça algum de\- taque: 3 mil cópias desta carta foram distribuídas acompanha- das com 3 mil mensagens bíbli- cas para os 3 mil apartamentos dos dois conjuntos residenciais próximos da Igreja de Realengo. Sentir-nos-íamos satisfeitos com a presença do amigo nas come- inoraçóes do 42 O aniversário de organização de nossa Igreja

Rev. Alwilzo A . Alwes Igreja Presbiteriana de Realengo, GB

- O 1 parágrafo da carta acima referida dizia :

"Somos vizinhos na graudz metrópole e permanecevnos tão alheios uns aos outros como se ~tzorássemos a milhares de quv- lômetros de distância, apesar de vivermos a Cl>oca da comunica- ção e do diáloqo. Mas esse alheiamento pode ser rompido se cada um se esforrar em busca da aproximação e da convivência fraterna?

OUTUBRO 73 - CEI

INJUSTIQA CONTRA OS CEM MIL EXEMPLARES DA DECLARAQÃO UNIVERSAL POBRES 33 ESTOPIM DOS DIREITOS HUMANOS DE VIOLÊNCIAS

Dom Saminini Arulappa, Ar- cebispo de Hyderabad, na fndia, exprimiu uma severa advertên- cia sobre a s graves consequências que poderiam provir para a hu- manidade com a continuação das injustiças. Disse que, se a so- ciedade n9o procurar assegurar a justiça aos pobres, o ressenti- mento destes poderá vir a explo- dir em violência. Depois de sublinhar que foram superados os tempos em que os pobres se adaptavam a um resignado fata- lismo ou a uma aceitação passiva da miséria. Dom Arulappa sa-

Umla edição de 100 mil exemplares, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com textos bíblicos e pronunci~amentos das igrejas cristãs, será lançada nos maiores centros do país, em comemoração ao 25.O ani- versário da assinatura do documento e, ainda, com a finalidade de mostrar que ele é fundamentalmente uiii. pens~mento cristão. A publicação foi preparada pela Coordenadoria Ecumên.ca de Serviço - CESE - inte- grada pela CNBB, Igreja Episcopal do Brasil, Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo, Igreja Me- todisba, a Missão presbiteriana do Brasil Central, e apoiada pelo Conselho Mundial de Igrejas. Qualquer Igreja ou pessoa interessada em obter um ou mais exem- plares dessa publicação poderá dirigir-se diretamente a CESE - Caixba Postal 1596 - 01000 - São Paulo - SP.

lientou que a exigência de uma O CEI distribuirá exemplares da Declaração acs seus sociedade nova, fundada primei- leitores. ro que tudo na justiça, assumiu já proporções insiiprimíveis.

(L'OS. R.)

INSTITUTO ECUMeNICO DE CARACAS

De 14 de outubro a 11 de no- vembro estarão em Caracas, na Venezuela, participando do Ins- tituto Internacional de Treina- mento Ecumênico, alguns coni- panlieiro; do Centro de Ecunie- niiino do Rio de Janeiro. Sãr clei o Rev. Celso Franco e os Padres Daniel de Castro e Paulo Tellegen.

EPISCOPADO PAULISTA PREOCUPADO C0.M A PAZ

De 28 de outubro a 4 de no- vembro, o Episcopado paulista celebrará a "Semana da Paz", destinada ao estudo, pregação e análise de três documentos: a "Pacem in Terris", a 'Carta dos Direitos do Homem" e a "Cons- tituição Brasileira". A "Semana da Paz" coincide com o 1 0 . O ani- versário da Encíclica de João XXIII e 2 5 . O da Declaração Uni- versal dos Direitos dos Homem pela ONU.

PCFT,IT)ARTEDADR DOS RJSPOS DA AMAZONJA A D. PEDRO CASALDALIGA

"Sabedores dos teus sofrimentos e dos teus colaboradores ime- diatos, nós, bispoç reunidos em Manáus, nos solidarizamos com toda a Igreja de Cristo em São Félix e nos aleqramos com tão belo te\- temunho de coragem e amor evanqélicos. Almejamos que reine, quanto antes, a verdadeira paz na tua Prelazia. Paz que venha da justiqa, da verdade e do amor. Desejamos. outrossim, que o nosso irmã9 Pe Francisco Jentel, condenado a 10 anos de prisáo, seja liberado para honra do nosso poder judiciário e alegria da Igreja na Amazônia. Na celebração da Eucaristia, ao término do nosso encontro, pedimos especial~nente ao Cristo Jesus pelo teu trabalho apostólico e pelas pro- vações da Igreja de São Félix." - Assinam o Arcebispo de Manáus e os Bispos de Parintins, Acre e Purus, Santarém, Balsas, Humaitá, Luz, Marajó, Abaetetuba, Óbidos, Borba, Sobral, Alto Solimões, Tefé, Marabá, Rorairna, Carolina e São Gabriel". (Boletim Arquidiocesano)

PAINEL SOBRE A BZBLIA

Dom Castro Pinto, bispo au- xiliar do Rio de Janeiro, o pas- tor presbiteriano Domício Pe- reira de Mattos, e o pastor Episcopal Sumio Takatsu reali- zaram, na Faculdade de Teolo- gia de São Bento, com a parti- cipação de alunos e professores, um painel sobre a Bíblia, refle- tindo cada um sobre o significa- do da Palavra de Deus na vida pessoal e na confissão eclesiás- tica.

PASTOR FALA NA SEMANA CATÓLICA DA BÍBLIA

Participando da Semana da Blblia Sagrada, promo- vida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro em todas as paróquias, com estudos, palestras, exposições bíbli- cas, o Rev. Carlos Cunh~a foi orador na Paróquia N. S. das Dores (Anchieta - GB) . Do programa par- ticipou um quarteto for- mado por jovens das igrejas Congregacional e Presbiteriana locais. O te: ma foi: "Unidade Crista - um apelo da Palavra de Deus".

OUTUBRO 73 - CEI 3

D. AVELAR E A MEDALHA DO MÉRITO DE PERNAMBUCO

Continua a ter ampla e negativa repercussão o atu do Governador Eraldo Gueiros que cancelou a Medalna do Mérito de Perntambuco, concedida por um decreto anterior, ao Cardeal Arcebispo da ~ a h i a , Dom Avelar Brandáa Vilela, v elos relevantes serviços prestados a - - Pernambuco, quando Bispo de Petraliaa. A medida tão prontjamente adotada poucos dias depois da concessão está exigindo uma explicação ao próprio homenageado coma a opinião publica surpreendida pelo que acaba dc acontecer.

Na Câmara Estadual, o líder do MDB, deputado Jarbas Vas- concelos exigiu uma explicação dd Governador, cuja atitude, em seu entender, "revela uma levi- andade a não ser que prisioneiro de seus títeres ou censores". U

deputado acrescentou que "o ato do Governador envergonha o Es- tado de Pernambuco, e', de resto toda a nação brasileiea. Foi uma atitude que poderá colocar Per- nambuco no anedotário". Tam- béin na Bahia, a decisão do Governador tem merecido várias críticas, inclusive nas Câmaras ~s tadua! e Municipal, com a ades5o das baucadas da ARENA

AINDA OS DIREITOS e do MDB. Também o Senador

HUMANOS Nelson Carneiro se proaiinciou à resueito. condenando a medida.

ARCEBISPO AMERICANO APONTA OS POBRES COMO APELO A JUSTIqA NO PAÍS

Durante a cerimônia do dou- toramento honoris causa que lhe foi concedido pela "Xavier Uni- versity", Dom Joseph Bernardin, Arcebispo de Cincinnati, prof r- riu um discurso no qual acentuou o mau exemplo de miopia nacio- nal dado por seu país. Acres- centou ainda que são os próprios pobres que impelem a América a uma recuperação completa do sentido da justiça e da solida- riedade, desafiando o resto da população a que se liberte d i própria cegueira espiritual e as- suma tima atitude mais rea1ist.i perante ptoblemaç graves, conio a pobreza, a discriminação ra- cial, as devastações causadas pelo guerra e a despreocupada des- truição do meio natural.

O Deputado Lysâneas Maciel, membro destacado das Igrejas Evangélicas, preociipado na sal- vaguarda dos direitos humanos, apresentou ao Congresso Nacio- nal um projeto de lei onde se determina que toda a pessoa que for detida' (qualquer que seja n natureza da presuniível falta) além da co~nunicação imediatz ao Juiz competente deverá ser submetida a exame pericial para. verificar sua incoluinidade física e sanidade mental, e realizado este, o Juiz determinará o reco- lhimento do preso ou detido a uma dependência de eqtabeleci- mento píihlico Verificando o Juiz, ein exame sumaríssiino, que sendo o caso de sua compe- tência e não havendo infraçáo- a punir, mandará expedir salvo conduto em favor do paciente; sendo o caso da competência dc outro Juiz ou Tribunal, o Juiz comunicará a autoridade judi- ciária competente todo o ocorri- do colocando o preso ou detido i disposição desta, mediante ofi- cio de que terá ciência, o Mi- nistério Píiblico, ficando todas essas ~rovidências reg i s t radas em cartório

A diõcesé de Petrolina mantém a decisão de prestar a D. Avelar CARDEAL LAMENTA grandes homeilagens, conforme estavam programadas, por oca sião da con~einora~jio tio ciiiquen- tenário de sua criação canônica. O Cardeal Avelar Brandão, (Boletim A~~zi idiocesnno - Re- arcebispo de Salvador e priniaz ri fe , 14-9-73) do Brasil, clisse ontem em seu

encontro semanal com a impren- sa que - segundo os técnicos que tem ouvido - "o desnível

CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS DIRIGE-SE AS NAÇÕES UNIDAS

I OFEREÇA O CEI AO SEU AMIGO

Convide-o a assiná-lo

Preocupado com as notícias alarmantes sobre a si- tuação dos refugiados políticos no Chile, Dr. Philip Potter, secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas. dirigiu-se ao Ccmelho de Segurança das Nações Unidas e ao secretário-geral deste órgão, Kurt Waldheim, soli- citando urgrntes e imediatas providências no sentido de salvaguardar os direitos da pessoa humana proclamados e dqfendidos pela o N ~ , chamlando atenção em parti- cular bara cs artigos 3 e 5-14, dá declaração sobre asilo t~rritorial, principalpente os artigos 2 e 3, e o Corpo de Regras mínimas para o tratamento de prisioneiros.

entre o Nordeste e o Centro-Sul do País continuará crescendo". Para o cardeal, "isso -ale como uina advertência". , ( C f . D Esta-

4 OUTUBRO 73 - CEI

dÒ de São Paulo, pág. 16, 1-9-73)

ISER REALIZA NOVO MfrSICA E ARTE UNE CRISTÁOS. NA ÍNDIA , - ,

SEMINARIO "Arte e culto" é o tema de um prograrqa,eymênico

O ~nst i tuto Superior de de música sacra, meditadão, danca e drama, srganiaadm da ISER9 em Madras, na Índia, pelo "Instituto luter$po de i n v e ~

' que tem na presidencia tigações e o colégio teclógico Gurukul" daqu;la cidade. Rev. Rubem Alves, reali- zará nos pr~ximos dias 24 Tratou-se de uma experiência tos corais e instrumentais, quer

e 25 de novembro, em Sáo nova no seu gênero. OS hós- católicos quer pwestantes >dw pedes principais daquela matii- quela cidade. r < . r * )

p ~ ~ ~ ~ P ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ $ ~ S ; " s festação foram o Arcebispo ca- para Estudo da Reli- tólico de Madras. Dom Rayappa

Arulappa, e o Dr. Leslie Nem- BISPOS PEDEM , giã?"* a base de textos que bigin, Bispo da Igreja do Sul SOLUGÁO PAR por da India, em Madras, E n t r e os PROBLEMAS

'OS Os in- convidados havia membros do AMAZÔNIA neste clero, religiosos catóiicos e re- A AssembGia dos devem dirigir-se ao presentantes de todas as domi- ~i~~~ do N~~~~ u, r9vpioia,,q~Ll- tário-executivo do ISER, nações cristãs daquela cidade,

rante, cinco dias na Vil+BsmJcoai ~ ~ ~ ~ ~ " p ' 0 1 $ ~ ~ & \ 6 H ~ h ~ 1 ~ ~ o NO proarama figuravam cançóes raG,. com a parkicipaç~o 4c ,J4 - São Paulo, SP. cristãs, em estilo clássico e mo- prelados da pará e

derno, em músicas cerrou seus trabalhos cqnc,tuipdo para liturgias, dramas corais, pela necessidade urp~nte h se orações e anúncios do Evange- o conhecjaent9.da pro- lho dançados. Toinaram parte blenjatica lqFal, ante a iíapgH8-

SEMANA DE REFLEXA0 no mesmo, os principais conjun- tiante ,sitFlaçao de, infistiç.+, que, TEOL6GICA

ATUALIZAIÇÁO se verifica'ao loqgqidas estrad+fir que se. abrem na Amazônia'\

O Boletim Semanal da CNB9 TEOLÓGICA Examinando a realidade alva- destaca a realização da 6.a Se- zôniça, com Sarta docuwtlfaçág, mana de Reflexão Teológica que O Instituto de Teologia do se realizará entre 9 e I2 de oti- Recife (ITER) promoveu ma& e bispos chegaram das +i ~snclusáo pyedazias' de tubro na Faculdade de Teologia um Curso de Atualização Te03 que a situaçáo :'não cPrtrsmBdF da Unisinos, em São Leopoldo, lógica, a cargo do Pe. Díoma: à apresentação otlinista que de- estudando desta vez a "Igreja Lopes de Araújo sobre o tema las às vezes se faz i opiniáo Particular". Entre outros as- geral "O Mistério do Cristo". pública por organismos e enti- pectos do tema que serão abor- O Curso está sendo dado, em dades fnterés*adas'f r:eim&&el dados está "A elaboração do oito semanad, com uma aula, $am nossos irmã& so- conceito de Igreja Particular na nas quartas-feiras, das 20 às 22 frem a s ~ ç o n s ~ 4 a ~ u c ~ s dessa l a~? ; Teologia dos últimos 25 anos. horas, a partir da dia 26 de se- lorosa marginalizaç.on procural (CIc) tembro. meíos para "dibertiblos idas 1 es-

, cravidões mdraib e,rnaterIziis que os oprimem". (JB, 23-09-70841

DOM ALOISIO: A IGREJA ACOMPANHA A 1 8 i

EVOLUÇÁO DO MUNDO I 1, 1 9- a

O novo arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorschei- ~ ~ ~ R ~ & R ~ ' ,"' ;., t T

der disse em entrevista coletivla que "a Igreja deve ir ao A~~~~~~~~~ E , a .I. 1 encontro das justas exigências do mundo de! hoje,' uma CATÓLICOS 4 1 - ~ ~ , 1

das quais é a democracia, pois todos querem particiDar I i

da sua opinião, mesmo que ela não seja aceit,a9'. Teálogos a n g l t c ~ o s d*i,ba&l?- Segundo o arcebispo, a Igreja que não estatnos sozinhos no coç romanos anunciasbm;*ao g f i -

de hoje não é mais aquela ein na1 de sua quintd renn&o+ k~o O arcebispo de Fortaleza dis- Colégio de' Samtof .Agostinh~,

que "fomos e que 'Omen- se que "existe hoje uma mu- Canterbury, ,Londres, ' qnh 'ha- te se ociipava com a alma. Hoje dança na pastoral da Igreja, viam chegado a um acordo uni* ela, que nunca está completa e pois somos educados numa ge- nime sobre o signifièadcu deda- 6 sempre um projeto, acampa- ração em que a Igreja se preo- cerdócio e o min is tê~ie okdanadni

cupava fundamentalmente com a A mesma .comissão 6&8, tehbgon nhando a do mundo,' -

alma. Hoje o homem não é ape- de cada confissão)~já havia p*W cuida de outros valores, dentre nas alma. B corpo tamb6m e o duzido mm ,docamento raobm a os quais o valor comunitário, já corpo tem d seu valor. Eucaristia. .- I * - S k 4 1 ,

OUTUBRO 73 - CEI &3

BÍBLIA ECUMBNICA PARA OS JAPONESES EXPOSEÇAO NACIONAL

Um grupo de estudiosos católicos e protestantrs está empenhada na realização de uma versão comum da Bí- blia em língua japonesa.

Esta equipe é composta por Bispo de Nagoya, Dom Aloyisius 39 especialistas, 11 dos quais ca- Soma, e o Presidente do Conse- tólicos e 28 protestantes; é diri- lho administrativo da Sociedade gida por dois co-presidentes, o Bíblica Japonesa, Dr. Chitose

Kishi. Está subdividida em dois subgrupos, aos quais foi confia-

NADA IMPEDE QUE da respectivamente a traducáo

ELES SEJAM UM do Antigo e do Novo Testa-

EM CRISTO mento.

Na diocese moçambicana de Vila Cabra1 existe uma grande missão anglicana, em Messumba, fundada no século passado e de- pedente da diocese anglicana da ilha de Likoma, no lago' Niassa. A três quilômetros da missão protestante situa-se a missão ca- tólica de Nova Coimbra, confia- da aos Missionários da Conso- lata. O catequista protestante. Barnabé Nelson Cazula, mantém cordiais relações de amizade com

PRIMEIRO CONGRESSO NACIONAL DA BÍBLIA

Já divulgamos o grande Con- gresso da Sociedade Bíblica do Brasil a ser realizado no seu ju- bileu de prata - de 3 a 8 ilc dezembro de 1973, no auditório do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, GB. Palpitantes teses serão apresentadas por mandes nomes da cultura bíbllca

Na segunda Exposição Nacío- na1 da Bíblia, inaugurada no dia 24 de setembro, foram vistas várias ediç6es raras entre' as quais a "Bíblia do Urso", quc é uma edição raríssima feita pe- los judeus espanhóis, datada de 1622 ; a Bíblia de Plantino que foi escrita em hebráico, caldáico, grego e latim; uma edicão cató- lica de 1692, que utilizou a tra- dução de Martrnho Lutero: a 1 a Bíblia completa especialmen- te impressa para o Brasil, datada de 1864, traduzida por Pereira de Figueiredo ; a interessante "Bíblia dos Pobres" que', aprp- senta os capítulos mais impor- tantes dos dois Testamentos "através de figuras para o's que não soubessem ler". Além dessas edições cle exemplares em diver- sas línguas como japonês, rus$o, etc, foram apreciados objetos e obras relacionados 3. Biblia

os sacerdotes católicos. Também mundial. Informações e pedidos entre as duas comunidades reina de inscrição devem ser dirigidos um notável espírito de fraterna para a Rua Buenos Aires, 135 compreensão e de colaborac50. - Caixa Postal 73 - ZC-00 - PESQUISAS

20000 - Rio de Janeiro, GB. HISTõRICAS DA BÍBLIA

CAT6LICOS ACHAM NOTIVO. DE ESPERANQA NO PENTECOSTISMO

O secretário-geral do Centro de Ecumenismo do Rio de Janei- ro Padre Vicente Adamo afir- mou que o florescimento das Igrejas evangélicas pentecostais "não devem ser motivo de in- quietação, mas até de esperança, porque nelas está manifesta pelo menos a necessidade de um apoio para quem procura sinceramente a verdade religiosa". Padre Vi- cente atestou : "Como sacerdote católico, acredito que essa graça,

BISPO CATóLICO RECOMENDA EDEÇÃO, DA SOCIEDADE BTBLICA DO BRASIL

Na Sociedade Bíblica do Brasil já pode ser adquirido, ao preço de Cr$ 9,00 o Novo Testamento traduzido na linguagem de hoje. Iniciativa original, e fiel aos ori- ginais e i linguagem atual do povo. Esta primeira edição traz a aprovação de D. Mário Gurgel, responsável pelo Setor de Ecume- nismo da CNBB.

No Mosteiro Beneditino de Beuron, a parte alta do Rio Da- núbio, reuniu-se em fichário um grande número de informaçóes sobre os diversos escritos refe- rentes ao Antigo e Novo Testa- mento. No quinto relatório do Vetus Latino Institut (referentes aos anos de 1971/72) destaca-se o recebimento de um micro-filine de um man~iscrito cQin o texto completo das epístolas de Sdo Paulo e todo o comentáikj que, foi introduzido em cada capítuib correspondente. O manbscrik teve origem no início do &c. IX e deverá ser divulgado proxima-

uma vez levada até o fim e com a ajuda do próprio Deus, aca- O EVANGELHO ACIMA DA POLÍTICA bará levando o pentecostal i des- coberta de Cristo. O problema, para nós, está em como mostrar "Não é nossa tarefa substituirmo-nos i política, mas quando o

a mensagem cristã de modo a Evangelho é mito em causa não podemos ficar em silêaicio" : dec1aro.i os outros encontrem na I ~ ~ ~ - recenterncnte o Arcebispo de Paris, Cardeal François Marty. no dr- -

ja católica a resposta à sua &o- curso da lioinilia pronunciada em Ars, durante a missa por ocasi50 cura'. (CIC) da festa de S João Baptista Vianney (L '0S .R. )

6 OUTUBRO 73 - CEI

BISPOS DA SUÍÇA ORIENTAM CATÓLICOS CELEBRADO NO MÉXICO SOBRE "APARZÇÕES" E "PEREGRINAÇõES" O PRIMEIRO

CONGRESSO NACIONAL Por ocasião da Festa nacional de açã0 de graças, os ~ ~ ~ ~ ' ; L ~ l A bispos da Suíça dirigiram aos fiéis uma carta pastoral

comum, sobre o tema: A Virgem Maria no plano d a sal- Com uma assistência de mais

vapão, abordando principalmente a questão das "pere- OU prece- dentes do interior do país e da grin~açóes" não reconhecidas oficialmente. capital, cidade do México, teve Escrevem os bispos: "Quere- pedimos que sejais obedientes às lugar de a de julho p.p.,

mos prevenir-vos contra uma diretivas da Igreja nesse assuti- o Primeiro congresso ~ ~ ~ i ~ ~ ~ l certa avidez mal orientada quail- to, onde o verdadeiro se confun- de psicologia da ~ ~ l i ~ i á ~ , erga- to às 'aparições'. Em nossa de com o falso, a superstição nizado conjuntamente, pela co- época de insegurança e de pro- com a verdadeira fé. Lembre- missão ~ ~ i ~ ~ ~ ~ ~ l de ~ d ~ ~ ~ ~ á ~ e cura, muitos cristãos confundem mo-nos de que nenhuma lapari- cultura e pelo ~~~~i~~~~ univer- os seus próprios desejos com as ção' é necessária, que as mais sitário de ciências da ~ d ~ ~ ~ ~ ã ~ . palavras de Deus. Por isso vos autênticas são, assim mesmo, se- sai uma reunião aberta, de ca-

cundárias e que a s mais bela5 confessional, que consti- mensagens, recebidas em visão, tuiu um primeiro intento para a

DOCUMENTO DOS não atingirão jamais a profundi- iniciacáo de um processo de co- BISPOS PANAMENHOS dade e a beleza do Evangelho municação e diálogo entre des- SOBRE A vivido na fé". (CIC) tacados especialistas em Psicolo- SITUAÇAO DO PAfS gia, Psiquiatria, Ciências Sociais,

Ciências da Educação, Filosofia Os bispos católicos paname- C . M. I, RECEBE QUATRO e Teologia. (ICIA)

nhos dedicaram um recente do- cumento ao tema da paz interna N W A S IGREJAS E NOVA ESTRUTURA NA e da justiça. Entre os problemas MARCHA PARA A IGREJA CA!I?ÓLICA que o documento aborda figura 5.a ASSEMBLÉIA Ela WASHINGTON

,o da persistente marginalizaçáo Um Conselho Pastoral assis- dos pobres, aos quais não é pe1- Reunido em Genebra durante tirá o Arcebispo de Washington tnitido gozar $os benefícios de- a última semana de agosto, a na administração d a Arquidio- vidos ao crescimento econõmico Comissão Central do Conselho cese. Esta noticia foi dada pelo do país. O Episcopado do Pa- Mundial das Igrejas admitiu pr6prio Arcebispo, Dom William namá denuncia o contraste entre mais quatro novas Igrejas : duas Baum. O novo organismo, do a liberdade cb'ncedida a alguns do Zaire, uma da Indonésia e qual fazem parte sacerdotes, re- giupos políticos e as limitações uma do Jopão. O Conselho vai ligiosos e leigos, deverá desco- irnpostas a outros, especialmente adiante, otimista, para a próxi- brir os setores mais necessitados quanto à liberdade de expressão. ma reunião a realizar-se de 8 a de intervenção pastoral, elaborar O documento conclui colocando 18 de agosto de 1974, em Berlin~ programas e t ratar da a t u a ç ã ~ em evidência a contribuição con- Ocidental, e para a assembléia dos mesmos. O Conselho ocupar- creta da Igreja panamenha para geral que será em Jakarta, na se-& sobretudo da justiça social, superar a s tensões internas. Indonésia, de 22 de julho a 8 dos jovens, da educapão cristã, (ICIA) de agosto de 1975, quando o te- das vocaçóes, da liturgia, dos

ma será: "Jesus Cristo liberta problemas ecumênicos e das co- i% e une". municaçóes sociais.

O PAFS MAIS FECHADO AO CRISTIANISMO

O "ANO DA JUSTIÇA", INICIATIVA ECUiWlNICA O hfeganistão é o pais mais

fechado ao cristianismo. Noventa Uma carta comum dos responsáveis das Igrejas protestantes, e nove por cento muçulinano, não o:tocloxas e anglicanas, juntamente com a Igreja Católica, inaugiirou, consente aos súditos de outras re- no dia 6 de setembro, o "Ano da Justiça", com a finalidade de seii- I%'lóc$ que façam propagancla sihilizar as comunidades cristãs da Bélgica aos problemas da justica lias suas Desde e da paz. Assim rezo o documento : "Acentuainos coin frequência a

úrllco qiie vive necessidade da conversão do coração. De fato, é essencial. Mas, h o j ~ , pais é um padre Barnabita, ca- pelão da legação italiana, que as- queremos acentuar um aspecto quiçá negligenciado : a necessária trans- siste tar;nbém espiritualnlente os formação do nosso' relacionamento social. Isto porque, além da mti- tnembros cristãos das dança de coração e de mentalidade, precisamos também mudar muitas baixadas. estruturas deste mundo". (CIC)

OUTUBRO 73 - CEI 1

. CEI Caixa Postal 16.082 - ZC-O1 - GB

A CRISE DA IGREJA

, * , "Fala-se de crise dsa Igreja. Que super-

ficialidade! Que viaãol ligeira! Crise! A Igreja sempre esteve em crise. A Igreja é a Crise. SempPe houve falta de voca- coes, mos;eiros vazibs, dramas pavorosos. A Zistória da Igfeja é uma crise contl- nua. Não me assusto. Vamos para frente. Não sou saudopista. Qpem lhe fala é u??l velho de 90 anos. Não me iludo. A Igreja está* vsa e participa da vid'a. Tcda vida 6 crise. As .Crises de hoje não sã3 maiores Werh piores do a que as do pas- sado. Constrói-se até uma teologia da

a c.rise. Muito bem: O importante é , que haja3rnovimentos d@ base. Não é 'a cupu- la qtke renova. Quem renova são as b a s ~ s . E quantcs movimentos de extraordinária renovação se processam, hoje na Igreja.

Pense nestes irmãozinhos de Foucauld, jrmáozjnhps e irmãzinhas espalhados pe1Q mundo, entre os leprosos, os esqui-

( mós, os estivadcres, os favelados, os In- dios do rio Araguaia, os pobres de Nova Iorque ou de Chicago. Pense nesta vo- eaçáo de Foucauld, o irmãozinho univer-

Jacques Maritain

sal, ass~assinado no deserto de Saara, em 1916. Não conseguiu nenhum discípulo em vida, coitado. Que imenso malogro. De repente depois de morto, os discípulos chegaram as dezenas, centenas. Assim, é tudo Que é autêntico e espiritual. Tudo começa de baixo, humildemente, lutando com dificuldade. A Igreja é isso, o Evaa- gelho é a graqa.

Creio na eficácia dos meios temporais pobres.

Creio na força d a humildade. Cristia- nismo é humildade, silêncio, solidão, ora- cão.

A Igreja é fermento na massa. AU COEUR DE8 MASSES. Não está fora. acima. Está na História e no mundo. Es- tar no mundo e não ser do mundo. Quan- do penso em movimentos como o de Jac- ques Loew, como o de Taizé, como o dos Trapeiros de Emaús, como o do Jesuíta Hurtado em Santiago do Chile, como de Doroty Dlay, em Nova Iorque, eu vejo que o cristjanismo está vivo. Jesus Cristo Vive". (Sedoc 55)

O ARCEBISPO DE ' ' CRIADO O COMITÊ CANTUÁRIA EM TAIZÉ INTERNACIONAL DE

AJIJDA AOS De sexta-feira 28 de seteinbro REFUGIADOS NO CHILE - a segunda-fei& 1 de outubro

passados, o Dr Ramsay, Arce bispo de Cantuária e Primaz cla comunhão anqlicana, encontrou- se ein Taizé. Ele quis fazer expressamente a viagem de Lon- dres e Taizé, um ano antes d.i abertura do concílio dos jovens.

Durante esta visita, encontrou- se com o Prior de Taizê e fa- lou tanlb6in ~uhiicatnente por

- dcasiáo ' do encontro de jovens que se realizava nesta altura.

Contando com o apoio do Co11- selho Mundial cle Igrejas, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Comitê Intergo- vernamental para Migrações Eu- ropéias (CIME) , representantes das igrejas chilenas criaram um Comitê Internacional de Ajuda aos estrangeiros em dificuldades naquele país eili virtude das ú1- timas niodificaçóes políticas.

A MISSA0 DA IGREJA H 0 JE

Mais uni eiicoiltro ecuiiiênico clr reflexáo será realizado tio Rio de Janeiro, promovido pelo Cen- tro de Ecunienisino. Desta vez na zona norte da cidade, no tem- 1110 da Igreja Presbiteriaiia da Penha. Rua Leopoldina Rego. 924, às 20h30in. A palestra será proferida pelo Prof. Pe. Fernaii- do Bastos de Avila sobre o tema : .4 Missão da Iareja Hoje. Ôni- buq especial sairá da sede c10 CERJ. Rua cla Lapa, 86, Centro, coin clestiiio à Periha.