cavernoso goiaba boiada vacina na ignorÂncia … · cabuloso do doce carro de paulista dois...

12
jornal da rla jornal da rla jornal da rla Fundador: Clóvis Edward Hazar (1931-2013) • Diretor de Redação: Edison Carpentieri Tu LITORAL Cavernoso BOI BOIADA GOIABA Guarú Distribuição Gratuita • Circula no Litoral de São Paulo • Ano 45 • Nº 2.607 • Sábado, 21 de julho de 2018 VACINA NA IGNORÂNCIA Conheça os segredos do visagismo. A técnica, que alinha personalidade e estilo, pode fazer muito por você! UM TOQUE ESPECIAL! A banda A Cor do Som celebra 40 anos de carreira no próximo domingo (29), no projeto O Som das Palafitas, do Instituto Arte no Dique. A agenda cultural desta edição traz como destaque tam- bém o espetáculo “Anonimato”, da Cia. Treme Terra, no Sesc, que utiliza a dança para protestar contra o genocídio cultural das populações negra, indígena e periférica no Brasil. Pequeno e riquíssimo país do Golfo Pérsico, que será a sede da Copa do Mundo em 2022, une tradições seculares e cenários cosmopolitas. TODAS AS CORES DO SOM é logo ali! Qatar Página 8 Turismo Página 12 Turismo Em pleno século 21, baseados em notícias falsas, pais se recusam a vacinar seus filhos, colocando em risco não só a vida deles, mas as de todas as crianças. Página 5 Santos FC tem problemas dentro e fora de campo Técnico e jogadores questionados, presiden- te sofrendo pedido de impeachment... O jor- nalista Paulo Schiff analisa a situação do clube no reinício da temporada. Página 3 Como saborear a Borgonha, mas em pequenos goles A crítica de vinhos Cristina Barbosa explica porque os vinhos desta charmosa região francesa são tão distintos entre si, apesar de suas localizações serem muito semelhantes. Página 7 Daryan Dornelles/Divulgação Bárbara Camargo Divulgação/Visit Qatar Páginas 6 e 7 Roteiro

Upload: leminh

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

jornal da rlajornal da rlajornal da rlaFundador: Clóvis Edward Hazar (1931-2013) • Diretor de Redação: Edison Carpentieri

Distribuição Gratuita • Circula no Litoral de São Paulo • Ano 45 • Nº 2.605 • Sábado, 14 de julho de 2018

Turismo Página 6

VÁ À CROÁCIA!

O país de uma das seleções finalistas da Copa do Mundo reserva aovisitante paisagens deslumbrantes, preservado patrimônio históricoe uma gastronomia com inspiração mediterrânea muito interessante.

O cantor Luan Santana vema Santos trazendo showrepleto de sucessos deseus mais de 10 anos decarreira, na sexta (20), noMendes Convention Cen-ter. A agenda culturaldesta edição tambémdestaca os shows de con-sagrados artistas, comoSupla e a banda Angra,que celebram o bom evelho Rock 'n Roll.

Roteiro Páginas 8 e 9

CANTA,LUAN!

GUIA DEFINITIVO DAMICROPIGMENTAÇÃOTire suas dúvidas sobre a técnica que promete sobrancelhas mar-

cantes e olhar arrebatador!

Moda & Beleza Página 12

Tu

Média, mango, cavernoso, farofeiro, dois palitos, do doce, lelê, linha da máquina, carro depaulista, raspadinha e o conhecido Tu... a forma como o santista se expressa inclui

expressões e palavras com sentidos exclusivos e muito curiosos. Sem falar nos pontos dereferência: canal 1, linha da máquina, cidade, tambores... Para valorizar a riqueza

deste patrimônio cultural de Santos, foi criado um grupo detrabalho para preparar a criação do Museu das Palavras

e Falas Santistas. Página 3

Mango

PA

ULI

STA

Paga sapo

Média

Raspadinha

Linh

a da

Máq

uina

Tá l

igado

Cabuloso

Carro

de P

aulista

Do d

oce

Dois

palito

s

NO VENENO

EmbaçarEMBAÇADO

Canal

SANTISTA!

BACIADA

CidadeLITORAL

ColanteCavernoso

FarofeiroBagulho

Fazer um

vento

CaráBOI BOIADA

Lelê Tá

oss

o

Join

ville

Cla

sse A

TAM

BO

RE

S

GOIABA Guarú

Se

liga

FALA,

Cal

di/D

ivul

gaçã

o

Sxc.hu Image Bank

Distribuição Gratuita • Circula no Litoral de São Paulo • Ano 45 • Nº 2.607 • Sábado, 21 de julho de 2018

VACINA NA IGNORÂNCIA

Conheça os segredos do visagismo. A técnica, que alinha personalidade e estilo, pode fazer muito por você!

UM TOQUE ESPECIAL!

A banda A Cor do Som celebra 40 anos de carreira no próximo domingo (29), no projeto O Som das Palafitas, do Instituto Arte no Dique. A agenda cultural desta edição traz como destaque tam-bém o espetáculo “Anonimato”, da Cia. Treme Terra, no Sesc, que utiliza a dança para protestar contra o genocídio cultural das populações negra, indígena e periférica no Brasil.

Pequeno e riquíssimo país do Golfo Pérsico, que será a sede da Copa do Mundo em 2022, une tradições seculares e cenários cosmopolitas.

TODAS AS CORES DO SOM

é logo ali!Qatar

Página 8Turismo Página 12Turismo

Em pleno século 21, baseados em notícias falsas, pais se recusam a vacinar seus filhos, colocando em risco não só a vida deles, mas as de todas as crianças. Página 5

Santos FC tem problemas dentro e fora de campoTécnico e jogadores questionados, presiden-te sofrendo pedido de impeachment... O jor-nalista Paulo Schiff analisa a situação do clube no reinício da temporada. Página 3

Como saborear a Borgonha, mas em pequenos golesA crítica de vinhos Cristina Barbosa explica porque os vinhos desta charmosa região francesa são tão distintos entre si, apesar de suas localizações serem muito semelhantes. Página 7

Daryan Dornelles/Divulgação Bárbara Camargo

Divulgação/Visit Qatar

Páginas 6 e 7Roteiro

Page 2: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Página 2 Sábado, 21 de julho de 2018

VELVET – COSTURAS DE AMOREsta semana resolvi escrever sobre a

magnífica trilha sonora da surpreenden-te série espanhola “Velvet – Costuras de Amor”, que está sendo exibida atualmente pelo canal à cabo Mais Globosat, de segun-da a sexta, sempre às 23h00 e com reprise na parte da tarde.

A série é ambientada na Espanha dos anos 50 e 60, mais precisamente na cida-de de Madrid numa loja de moda de prestígio, que gira em torno de uma co-movente história de amor vivida desde crianças entre o herdeiro da loja, Alberto Marques (Miguel Angel Silvestre) e a cos-tureira de grande talento Ana Rivera (Paula Eche-verria).

São ao todo 4 tempora-das, sendo a primeira com 16 episódios, a segunda com 13, a terceira com 15 e a quarta com 11, totalizando 55 capítulos.

Meus destaques ficam para os figurinos impecáveis e inspiradores dos atores e as belas locações ambientadas nos anos 50, além do incrível elenco composto pe-los principais personagens: Emilio Lopez (José Sacristan), Asier Etxeandia (Raul de La Riva), Aitana Sanchez Gijon (Dona Blanca), Javier Rey (Mateo Ruiz Lagasca), Cecilia Freire (Rita Montesinos), Adrian Lastra (Pedro Infantes), Marta Hazas (Clara Montesinos), entre tantos outros nomes importantes.

Assistindo a série você vai viver de forma intensa a época do auge da alta costura, sendo possível fazer uma agradável incrí-vel viagem por esse universo de glamour da moda e estilo, além de compartilhar pitadas inteligentes de ganância, drama e amor.

A música tema da série é assinada pelo talentoso músico espanhol/argentino Lu-cio Godoy, interpretada por Alba Llibre e a trilha original traz também uma centena

de temas muito especiais, interpretados pelos grandes nomes da música interna-cional. Foi lançada oficialmente em 3 CD’s duplos, com 50 músicas em cada disco aproximadamente.

É impossível não se emocionar e ver o quanto que uma trilha sonora faz a diferença quando assistimos a cada episódio da série. Emoção e surpresa a

cada canção executada a cada capítulo.

Tenho que confessar que assisti muito rápido to-dos os 55 capítulos, antes mesmo da sua exibição oficial e isso foi possível através do Now da Net, que disponibiliza todas as 4 temporadas para os assinantes. Fica a dica.

E para aqueles que gos-taram da série, informo que foi lançada na Espanha no ano passado a primeira temporada da sua continuidade, que leva o nome de “Velvet Collection”, ambientada a partir do ano de 1967. E que em razão do grande sucesso, já ganhou também uma segunda temporada, em fase de gravações. A continuidade está sendo exibida pelo Netflix e na Espanha pelo canal a cabo Movistar+.

Uma última curiosidade: o lindo prédio que foi usado como inspiração para a sede da loja Velvet, na verdade é a fachada real do Trip Madrid Cibeles Hotel, um encan-tador edifício do Século XIX, localizado uma esquina da principal rua central de Madrid, a Gran Via – conhecida oficial-mente como Calle de Mesonero Romanos no. 13, rodeado das mais famosas atrações da cidade.

A série Velvet produzida pela Bambú Pro-ducciones e exibida pela Antena 3, canal aberto da Espanha me surpreendeu e trou-xe muita alegria e emoção nestes tempos de tantas coisas ruins e estranhas. Espero que você também goste!

“O Tom da Takai”Este é o quinto trabalho solo da

cantora Fernanda Takai, lançado recentemente pelo selo Deck Disc, desta vez homenageando com estilo e qualidade o nosso eterno Maestro Tom Jobim e os 60 anos da Bossa Nova.

Para dar mais brilho e prestígio ao lançamento, o CD contou com as participações mais do que especiais dos geniais mestres Roberto Menescal e Marcos Valle.

São 13 canções, sendo 7 produzidas por Menescal, que participa dos arranjos, violão, guitarra, voz e vocais. As outras 6, tiveram a participação de Valle nos arranjos, piano, rhodes, órgão, sunth, voz e vocais.

A ideia de gravar o CD nasceu naturalmente quando os três se apresentavam no palco para comemorar os 80 anos de Roberto Menescal, numa turnê pelo Brasil.

De repente, no meio do show Menescal surpreendendo a todos e principalmente a Fernanda Takai, sugeriu a gravação de um CD.

Depois disso, já no hotel, celebrando juntos o sucesso do show e tomando algumas taças de vinho, eles gravaram um vídeo caseiro sugerindo a ideia para a gravadora. Apesar de assustada, ela aceitou na hora. Nem poderia ser diferente.

A voz de Takai é muito afinada e delicada e na minha opinião vestiu muito bem o surpreendente repertório escolhido do cancioneiro Jobiniano.

Ela foi acompanhada pelos músicos João Cortez e Renato Massa na bateria e percussão, Adriano Giffoni e Alberto Continentino no contrabaixo e Adriano Souza no piano e teclados. Um timaço!

Meus destaques ficam por conta de “Bonita”, “Fotografia”, “Aula de Matemática/Discussão”, “The Red Blouse”, “Só Saudade”, “Olha pro Céu” e “Ai Quem me Dera”.

Um disco histórico, elegante e que mostra que a Bossa Nova, agora sexagenária, continua linda, atualizada e sonora!

“Edu, Dori & Marcos”Eles são amigos há mais de 55 anos, mas

nunca tinham gravado juntos, fato este que ocorreu recentemente pelo selo Biscoito Fino, com a gravação de 12 faixas preciosas.

No início da carreira, mais precisamente em 1961, chegaram até a formar um trio de Bossa Nova, mesmo com suas vozes tão dife-rentes e diversificadas.

Depois desta rápida reunião, cada um se-guiu com as suas carreiras, mas sempre que

podiam, estavam juntos para se ver, para conversar e musicar.A ideia de gravar o disco foi de Edu Lobo em 2016, quando ele parti-

cipou ao lado de Dori Caymmi como convidado de Marcos Valle, que comemorava numa turnê os 50 anos de carreira, ao lado da cantora americana Stacey Kent.

Edu Lobo também sugeriu que eles só poderiam gravar as músi-cas dos parceiros, cada um cuidando dos seus arranjos, mantendo assim a novidade e a qualidade do disco.

A escolha do repertório foi determinada de forma muito simples e natural, cada um escolhendo duas músicas que mais gostavam dos amigos parceiros.

A ordem das músicas foi escolhida pela gravadora para manter a isenção e a concordância dos três foi imediata.

Os músicos Cristovão Bastos no piano, Jorge Helder no contra-baixo, Jurim Moreira na bateria, Lula Galvão no violão formaram a banda base, que contou com as participações muito especiais de Mauro Senise na flauta, Idriss Boudrioua no sax alto, Mingo Araujo na percussão, Jessé Sadoc no flugelhorn, Aldivas Ayres no trombone, Marcelo Martins no sax tenor, além de Hugo Pilger e Marco Mallard nos cellos.

Meus destaques: “Canto Triste”, “Viola Enluarada”, “Saveiros”, “O Amor é Chama”, “Velho Piano” e “Na Ilha de Lia, no Barco do Rosa”.

Finalmente estes 3 gênios se reuniram em estúdio para realizar um projeto musical juntos, simplesmente único e definitivo.

Reverência e gratidão a Edu, Dori e Marcos, que tão bem fazem a nossa MPB e para as nossas vidas.

opinião do jornal em off

Cresce o número de brasileiros que estão deixando o país eo destino predileto tem sido Portugal. A explicação mais razo-ável é a de que os cidadãos perderam a esperança de ver oBrasil melhorar e não estamos falando apenas da questão eco-nômica. Crises financeiras afetam todos os países, ricos e po-bres. O grande problema está no fato de que o brasileiro co-meça a perder a fé no Poder Judiciário, um dos grandes pilaresda democracia.

A operação Lava Jato mostrou que o Brasil poderia, enfim,deixar de ser o país da impunidade, ao punir políticos e em-presários poderosos. Gente que durante anos assaltou os cofrespúblicos foi para a cadeia. Ameaçado, o establishment resolveureagir, colocando um freio nas ações de juízes de primeira esegunda instâncias.

A chamada vanguarda do atra-so está hoje encastelada no STF(Supremo Tribunal Federal), cor-te formada por ministros indica-dos e apadrinhados por políticose seus respectivos partidos. Emum STF politizado e dividido, mi-nistros descumprem o que deci-diu o próprio Supremo e libertam condenados em segundainstância. O clima de insegurança jurídica é visível e provocarevolta em setores bem organizados da sociedade.

Decisões absurdas são tomadas. Recentemente, o ministroDias Toffoli, que vai presidir o STF a partir de 12 de setembro,concedeu habeas corpus ao ex-ministro José Dirceu, conde-nado a 30 anos e nove meses de prisão por corrupção e lava-gem de dinheiro. Além de soltar Dirceu, ainda proibiu o uso detornozeleira eletrônica e liberou o passaporte do condenado. Ébom lembrar que Toffoli foi advogado do PT e funcionário deDirceu. Coincidência?

Em uma República de verdade, um ministro do STF teria sedeclarado impedido de julgar a ação envolvendo um amigo,mas no Brasil atual, vale tudo.

O mesmo Toffoli que soltou um corrupto condenado a maisde 30 anos, negou habeas corpus a um pobre coitado quefurtou uma bermuda de R$ 10,00 e que devolveu o produtodo furto. Apesar de o próprio Ministério Público pedir a solturado condenado, alegando o chamado “princípio da insignificân-cia”, Toffoli negou.

São ações desse tipo que revoltam os brasileiros de bem.Em coluna recente na revista Veja, J.R Guzzo questiona: comoquatro ministros do STF podem, sozinhos, determinar o quedevem fazer 200 milhões de brasileiros. Isso é democracia?

Nós perguntamos: como pode dormir em paz o ministroToffoli, após soltar José Dirceu e mandar para a cadeia umpobre coitado que furtou e devolveu uma bermuda de R$ 10?

Página 2 Sábado, 7 de julho de 2018

JORNAL DA ORLA - Editora Jornal da Orla Ltda.Rua Nascimento, 33, Embaré, Santos - CEP 11040-170Telefone: (13) 2101-0021E-mail/Redação: [email protected]/Publicidade: [email protected]

Fundador: Clóvis Edward Hazar (1931-2013)Diretor de Redação: Edison CarpentieriEditor-adjunto: Marco SantanaDepartamento de Arte: Cassio W. CañeteDepartamento Comercial: Ivana Gonçalves TorresProjetos Especiais: José Carlos Fonseca LopesColaboradores: Bárbara Camargo, Clara Monforte, CristinaBarbosa, George F. Jorge e Marcia Bernardo, Guilherme Schiff,Jadir Albino e Mírian Ribeiro

EXPEDIENTE

Os conceitos emitidos em artigos são de responsabilidade de seus autores, nãorepresentando a opinião do jornal.

Impressão: S.A. O Estado de S. Paulo - Tel. (11) 3856-2457/2424

Bons sonhos,ministro Toffoli

em offopinião do jornal

Derrota da seleção acelera

‘A chamada

vanguarda do

atraso está hoje

encastelada no STF’

Em solenidade re-alizada sexta-feira(6), pela manhã, noPalácio José Bonifá-cio, o prefeito de San-tos, Paulo AlexandreBarbosa (PSDB) e odeputado estadualPaulo Corrêa Jr (Pa-triota) assinaram do-cumentos relativos atermos autorizativosdo governo do Esta-do para a destinaçãode cerca de R$ 6 milhões para acidade. Os recursos são oriundosde emendas parlamentares de au-toria de Corrêa Jr que, durante asolenidade, fez questão de desta-car seu compromisso com a cida-de de Santos.

"A aplicação de recursos emeducação e no esporte é um in-vestimento em qualidade de vida,além de estimular cuidados com asaúde e com a geração de opor-tunidades", afirmou o parlamentar.

A verba para a educação seráaplicada em projeto de reforma deonze escolas municipais: MartinsFontes, Professor Waldery de Al-meida, Nelson de Toledo Lima, 28de Setembro, Luiz Carlos Prestes,Clóvis Bandeira Brasil, VereadorJosé Ignácio de Souza, Elsa Virtuo-so, Hilda D'Onofre Papa, Maria Pa-trícia e Olívia Fernandes.

A eliminação precoce da seleção de Tite naRússia terá um efeito prático no mundo político:vai acelerar as articulações nas esferas estaduaise federal para as eleições de outubro. Na dispu-ta pela presidência da República o quadro estátotalmente indefinido. O deputado Jair Bolsona-ro lidera as pesquisas de intenção de voto, mastem tempo insignificante no horário político derádio e televisão e tenta formalizar alianças paraampliar seu espaço. Disputando o segundo lu-gar estão Ciro Gomes e Marina Silva, com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apa-recendo em quarto lugar. Alckmin busca o apoiode partidos de centro e centro direita para ga-nhar mais tempo no horário eleitoral e tentar des-lanchar durante a campanha.

Barrado pela Lei da Ficha Limpa, o ex-presi-dente Lula, que está preso há mais de dois me-ses em Curitiba, insiste em dizer que será candi-dato, mas é tido como carta fora do baralho. Afi-nal, ele é considerado inelegível por ter sido con-denado em segunda instância. O mais provávelé que o PT acabe lançando a candidatura do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Enfim, o cenário eleitoral é bastante incer-to, ainda, mas os partidos devem acelerar oprocesso de alianças, consideradas importan-tes para definir os rumos da eleição.

Disputa em São Paulo indefinidaA exemplo da eleição nacional, a disputa em São Paulo segue em aberto.

Tido como favorito, o tucano João Doria, que renunciou a Prefeitura de SãoPaulo para concorrer ao governo do Estado, continua na frente segundo asúltimas pesquisas, mas sua candidatura segue em baixa. A última pesquisaIbope revela que Doria perderia a eleição no segundo turno para o candidatodo MDB, Paulo Skaf.

Já na cidade de São Paulo, que ele governou, Doria perde para Skaf, paraMárcio França e empataria com o candidato do PT, Luiz Marinho, segundo aúltima pesquisa Ibope.

Doria, que recentemente conseguiu o apoio do PP de Maluf, terá o maiortempo de rádio e televisão, seguido pelo atual governador, Márcio França. JáSkaf terá o terceiro maior tempo de rádio e TV.

A derrota da seleção de Tite também deve contribuir para acelerar as arti-culações políticas no estado. Os próximos dias prometem ser tensos.

Ch

ristian Jau

ch

Emenda de deputado garanteR$ 6 milhões para Santos

Ruralistas avançam com projetos a favordos agrotóxicos e contra os orgânicosEnquanto rola a Copa do Mundo na Rússia, deputados

federais fizeram avançar dois projetos que são um ver-dadeiro gol contra a saúde do brasileiro. Um prevê a li-beração do uso de agrotóxicos nas lavouras do país quesão proibidos em outras nações. O outro proíbe a co-mercialização de produtos orgânicos em supermercados.

Projeto do VenenoUm deles foi carinhosamente batizado de "PL do Ve -

neno", pois piora uma situação já ruim: o Brasil é o cam-peão mundial de uso de agrotóxicos, sendo que 30% dos504 pesticidas permitidos são proibidos na Europa. O PLdo Veneno prevê que estes produtos podem ser usados,mesmo sem a devida pesquisa de seus efeitos à saúdehumana e ao meio ambiente.

Impedimento para os orgânicosJá o projeto que proíbe a venda de produtos orgâni-

cos (aqueles plantados sem qualquer pesticida) em su-permercados. Se entrar em vigor, impede sua comercia-lização em larga escala e, consequentemente, que fiqueacessíveis a mais consumidores, por menor preço.

Ainda há esperançaOs dois projetos foram aprovados na Comissão de

Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimen-to Rural da Câmara, que é formada basicamente por par-lamentares que defendem os interesses dos grandes pro-dutores rurais. Para se tornarem lei, precisarão ser apro-vados por deputados e senadores e, depois, sancionadospelo presidente da República. Portanto, ainda há espe-rança. Mas é preciso que a sociedade se mobilize e dêcartão vermelho para estas aberrações.

EsportesJá os recursos para a área de esportes serão utilizados para a reforma

da quadra de basquete da Praça da Paz e compra de materiais esporti-vos, ar condicionado e computadores para unidades municipais e parareforma de parquinhos e playgrounds.

Paulo Corrêa, BrunoPaulo Corrêa, BrunoPaulo Corrêa, BrunoPaulo Corrêa, BrunoPaulo Corrêa, BrunoOrlandi e Paulo BarbosaOrlandi e Paulo BarbosaOrlandi e Paulo BarbosaOrlandi e Paulo BarbosaOrlandi e Paulo Barbosa

campanha eleitoral

Roberto Jaym

e/TSE

Primeiro turno acontece dia 7 de outubroPrimeiro turno acontece dia 7 de outubroPrimeiro turno acontece dia 7 de outubroPrimeiro turno acontece dia 7 de outubroPrimeiro turno acontece dia 7 de outubro

A menos de 90 dias do primeiro turno da eleição para presidente da República, a disputa permanece totalmen-te em aberto. É praticamente certo que o ex-presidente Lula, favorito nas pesquisas, não poderá participar do pleito por estar preso e condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. Vale ressaltar, Lula estará impedido pela Lei da Ficha Limpa, que ele mesmo sancionou no exercício da presidência.

O eleitor mais bem informado haverá de questionar: como pode um presidiário, condenado por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e respondendo a outros cinco processos na Justiça, ser o candidato preferido nas pesquisas eleitorais? A res-posta talvez esteja no fato de que o Brasil é um país continental, absurdamente desigual nos quesitos ren-da e qualidade de vida, e cujos governantes jamais investiram na Educação.

Uma população que não tem acesso à educação e, por consequência, não tem oportunidades iguais, ten-de a ser mais sensível ao populismo. Tanto é que, ainda segundo as pesquisas, a maioria do eleitorado acha que a prisão de Lula é justa. O comandante máximo do PT se transformou no Maluf do século 21: encarna com perfei-ção o “rouba, mas faz”.

Não por acaso, Maluf e Lula estiveram juntos na elei-ção de Haddad para prefeito de São Paulo e o PP sempre apoiou os governos petistas. São questões relevantes e que um dia terão o julgamento da história.

O fato é que mesmo sem Lula o populismo estará pre-sente nas eleições deste ano. Jair Bolsonaro, o candidato da extrema direita, encanta parcela do eleitorado com o discurso de que vai resolver tudo na base da violência e passando por cima de direitos conquistados pelo proces-so civilizatório.

Ainda com chances aparecem Ciro Gomes, um des-temperado com discurso esquerdista, e Geraldo Alckmin, que acaba de conquistar o apoio do chamado Centrão, integrantes da velha política que governa o país há sé-culos.

Enfim, a eleição para presidente está totalmente em aberto e qualquer que seja o vencedor dificilmente terá condições de governar o país em paz. A crise e o sofri-mento dos brasileiros estão longe de acabar. Infelizmen-te. Que Deus tenha piedade do Brasil.

Disputa em aberto

‘‘O fato é que mesmo sem Lula o populismo estará

presente nas eleições deste ano’

A candidatura do ex-gover-nador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ganhou fôle-go nesta quinta-feira (19) com a decisão do chamado centrão (DEM, PP, PR, SD e PRB) de aderir à campanha do tucano. O anúncio oficial do apoio deve ser formalizado na próxi-ma quinta-feira (26).

Os partidos que integram o centrão estavam indecisos en-tre apoiar Alckmin e o ex-mi-nistro e ex-governador do Ce-ará, Ciro Gomes (PDT), mas na quinta decidiram marchar com o tucano. O último líder a ser convencido foi o pre-sidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que preferia Ciro Gomes. Maia foi convencido com o argumento de que Ciro é muito explosivo, não conse-gue controlar a própria língua e poderia, por seu tempera-mento, jogar fora a eleição.

Vice definidoNo acordo acertado com

o centrão, ficou estabeleci-do que o empresário Josué

Alencar (PR-MG) será o vice na chapa de Alckmin e defi-nido o apoio de todo o grupo para a reeleição de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara. Josué, filho de José Alencar, já falecido e vice--presidente no governo Lula, era um nome cobiçado para ser vice do candidato do PT neste ano.

No acordo, o ex-gover-nador de São Paulo também se comprometeu a apoiar a candidatura de Eduardo Paes (DEM) ao governo do Rio de Janeiro.

Com o apoio do centrão Alckmin ganha fôlego em vá-rios estados e maior tempo na propaganda eleitoral em rádio e televisão, grande aposta do grupo para que a candidatu-ra comece a deslanchar. Atu-almente o tucano é apenas o quarto colocado na corrida presidencial, com índices que variam de 7% a 9% nas pesqui-sas eleitorais. Fechado o acor-do, Alckmin será o candidato com maior tempo de TV.

Apoio do centrão garante mais tempo de TV e fôlego a Alckmin

Ciro quer Lula livreDepois de perder o apoio do chamado cen-

trão, com quem vinha conversando, Ciro Go-mes resolveu buscar o apoio de partidos mais à esquerda no espectro político, como PC do B e PSB. Ele deixou claro que pretende ser o herdeiro dos votos do ex-presidente Lula, que deverá ser impedido de concorrer com base na Lei da Ficha Limpa.

“O Brasil nunca será um país em paz en-quanto o companheiro Luiz Inácio Lula da Sil-va não restaurar a sua liberdade. Eu luto por isso”, afirmou Ciro.

Este ano, o eleitor poderá ir votar com seu título digital. Para é preciso baixar o aplicativo e-Título (disponível para os sistemas operacionais Android e IOS). Instalado, ele exibe informações sobre quitação eleitoral, cadastramento biométrico (caso o eleitor tenha feito) e endereço do local de votação. Ao in-serir no aplicativo o número do título eleitoral, nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessa-do pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor. O e-Título é uma experiência da Justiça Eleitoral e poderá, num futu-ro próximo, o título de eleitor de papel.

Aposta em RaulO presidente do PSDB

de Santos, Flávio Jordão, esclarece que o jornalista Raul Christiano também é pré-candidato a deputa-do estadual pelo partido. “É um excelente quadro. Na Assembleia Legislati-vo, com certeza exercerá um grande trabalho em defesa da região”, afir-ma. Além dele, também pretendem disputar uma vaga Cássio Navarro, que busca se reeleger depu-tado estadual, e o verea-dor Augusto Duarte.

Título de eleitor no celular

Divulgação

André Carvalho/CNIA

rqui

vo p

esso

al

Page 3: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Página 3Sábado, 21 de julho de 2018

cotidiano

A torcida do Santos entoou o coro de “burro, burro” várias vezes para o treinador Jair Ventura nesta quinta-feira no Pacaembu.

Voz do povo. Será mesmo a voz de Deus?

O Santos enfrentava um ad-versário claramente mais qual-ificado no setor vital de uma equipe de futebol: o meio campo. E enfrentava de igual para igual.

Numa análise mais superfi-cial, o treinador parecia mes-mo perdido. Como entrar em campo com quatro atacantes contra um adversário tecnica-mente superior?

Só que é preciso recon-hecer, antes de gritar “burro, burro”, que Jair Ventura já tinha usado a mesma estraté-gia contra o mesmo Palmeiras no segundo jogo da semifinal do Paulista. E naquela ocasião o Peixe ganhou o jogo por 2 x 1, perdendo depois a vaga para a final na disputa por pênaltis. Ou seja, uma vitória e um empate com esse tipo de escalação.

A deficiência de jogadores para o meio campo nesta tem-porada tem nível de drama no Santos. A favor do treinador, diga-se que ele deu oportuni-dade para todos do elenco e que lançou com habilidade Diego Pituca, ontem ausente por suspensão.

Se houver justiça, só vai haver condições de avaliar o trabalho de Jair Ventura a par-tir da entrada no time de dois reforços de qualidade contrat-ados para esse setor: Bryan Ruiz e Carlos Sanchez. Uma possível estabilidade, então, vai permitir o lançamento de alguns meio-campistas prom-issores da base como Lucas Lourenço, Guilherme Nunes,

Fernando Medeiros e Gabriel Calabrês.

Se o costarriquenho Ruiz e o uruguaio Sanchez che-garem em boas condições, o time do Santos deve melhorar muito de rendimento e se tor-nar competitivo na Libertado-res, na Copa do Brasil e no próprio Brasileiro, onde anda flertando com a zona do re-baixamento.

Na quinta-feira, o que se viu no Pacaembu foi um time buscando superar as deficiên-cias e limitações com muita luta e entrega. Nesse ponto, merecem registro especial:

• O volante Alison. Tem sido um leão em campo.

• A torcida do Peixe em São Paulo. Compareceu novamente em grande número ao estádio (mais de 26 mil torcedores). Empurrou a equipe para a reação. Mesmo insatisfeita com o treinador, mesmo em des-vantagem no placar, não deix-ou em nenhum momento de incentivar os jogadores.

ImpeachmentFora de campo, politica-

mente, o Santos está sangran-do. O presidente Peres não mostra a grandeza, a com-petência e o respeito ao estat-uto do clube que os associa-dos esperavam dele. Os dois pedidos de impeachment de Peres, entretanto, têm muito mais cheiro de interesses mes-quinhos contrariados (cargos remunerados, comissões em negociações) do que de von-tade de ajudar o Santos. Num deles dá para perceber as dig-itais de um empresário que se fartou de trazer negócios desastrosos para o Peixe na gestão anterior, de Modesto Roma, e que perdeu espaço neste ano.

Santos retoma a temporada com problemas graves dentro e fora do campo

Último fim de semana do Circo PraiamarDando sequência à programação de férias do Praiamar Sho-

pping, acontecem as últimas apresentações do Circo Praiamar. Com sessões na sábado e domingo (21 e 22), às 18h e 19h30, sempre na Praça Central, esta será a última oportunidade para a família desfrutar de um espetáculo circense que empolgou quem passava pela Praça Central durante o mês de julho.

Festa das Nações segue neste final de semanaA Festa das Nações de São Vicente continua neste fim de

semana oferecendo diferentes atrações ao público. O evento é realizado na Arena de Eventos da Praia do Itararé, a partir das 19h, no sábado (21) e às 18h, no domingo (22). O espaço conta com apresentações culturais, gastronômicas e artesa-nais. Na praça de alimentação tem muita variedade como churrasco, crepe, pastel e yakissoba. Também há espaço de lazer para crianças com piscinas de bolinha e demais brin-quedos.

Inscrições abertas paracursos de LibrasA Associação Assistencial Cáritas está com as inscrições

abertas para as turmas 2018, do Curso de Libras (Língua Bra-sileira de Sinais). A aprendizagem tem como objetivo a for-mação do intérprete de Libras bem como a inclusão social da comunidade surda. Maiores informações pelo telefone: (13) 99717-6633.

Unip oferece bolsas via plataforma Quero Bolsa

Quem tem o desejo de ini-ciar um curso superior ainda no 2º semestre deste ano pode contar com o auxílio do Que-ro Bolsa, plataforma de inclu-são de alunos no ensino su-perior. Estão disponíveis 800 bolsas de estudos no campus da Unip em Santos para os cursos de Direito, Engenharia Civil, Fisioterapia, Nutrição, entre outros.

Para obter a bolsa de estu-

do, o interessado deve efetuar a inscrição na plataforma e, em seguida, pagar a pré-matrícula para garantir o benefício. Não há necessidade de comprova-ção de renda ou ter realizado o Enem. Após a conclusão do processo, basta comparecer à instituição de ensino escolhida para finalizar a matrícula.

Mais informações no site www.querobolsa.com.br ou no telefone 0800-123-2222.

Domingo de Lazer na orlaA pista da orla (sentido José Menino/Ponta da Praia), entre

as avenidas Ana Costa e Conselheiro Nébias, fica interditada ao tráfego de veículos das 8h às 14h, domingo (22), para o projeto Domingo de Lazer. Os motoristas terão como rota alternativa as ruas Galeão Carvalhal e Governador Pedro de Toledo.

Palestra sobre educação dos filhosPropor uma revisão dos principais conhecimentos necessários

para cumprir com a desafiadora tarefa de educar é o objetivo da palestra “Socorro! Cadê o manual do meu filho”, que a Fun-dação Logosófica promove dia 11, às 16h, no Centro Espanhol de Santos (Avenida Ana Costa, 286, Campo Grande). No evento, serão abordados conceitos como infância e adolescência, vida interna, pensamentos, sentimentos, defesas mentais, correção da conduta e afeto. Enquanto os pais assistem à palestra, haverá atividades para as crianças. Mais informações: (13) 98174-0603.

Diversos dos melhores che-fs brasileiros estarão reunidos até domingo (22), em São Se-bastião, servindo boa comida e ajudando uma boa causa. É o 7º Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé já, uma inicia-tiva do chef Eudes Assis, que acontece em Boiçucanga, em São Sebastião. Todos os pratos custarão entre R$ 5 e R$ 20 e a arrecadação será destinada para a manutenção das ativi-dades do projeto, que conta com instalações como cozi-

nha para até 60 crianças, salas para artes marciais, música e teatro e uma área ao ar livre para atividades como yoga e artes plásticas. Na sexta-feira, estiveram presentes no evento Bel Coelho, do Clandestino, e Rodrigo Oliveira, do Mocotó, entre outros chefs consagra-dos. O arraial continua neste sábado (21) e domingo (22), das 19h às 0h, na Praça do Pôr do Sol, Praia de Boiçucanga (São Sebastião). Entrada Grá-tis.

Arraial Gastronômico reúne chefs consagrados

Beneficência diplomajovens aprendizesA Sociedade Portuguesa

de Beneficência de Santos realiza, no dia 15 de agos-to, às 10h30, cerimônia para a entrega de Certificado de Conclusão de Aprendizado para patrulheiros. A con-clusão do aprendizado na Beneficência sela mais uma parceria com o Camps San-tos na formação e orientação de jovens cidadãos. O even-to será realizado na Av. Ber-nardino de Campos, 47, 2º andar, Vila Belmiro, Santos

Divulgação/Unip

Divulgação/P

rojeto Buscapé

Francisco Arrais Filho/P

MS

colunadois

GUILHERME SCHIFFPAULO SCHIFF

Page 4: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Página 4 Sábado, 21 de julho de 2018

CLARA [email protected] Fotos: Leandro Amaral

Eis a questão: quais as pessoas certas? Aquelas mais próximas? As que mais nos agradam? As que nos parecem mais sinceras? As pessoas que nos trazem alegria ou as que nos valo-rizam? Será que é melhor darmos valor às que nos ouvem nas melhores ou nas horas mais difíceis? Ou, ainda, as que mais nos oferecem amor? Ah, existem também as que nos dão o seu tempo e sua dedicação. Quais as que devemos dar valor? Todas marcam as nossas vidas ... algumas têm o dom de jamais serem esquecidas, ou-tras têm em si um Sol que ilumina. Todas imprescindíveis.

ARQUITETOS EXPOSITORES QUE BRILHARAM NA SANTOS ARQUIDECOR

dose certa

A QUEM DAR VALOR?

ADRIANA PAIVA com o Quarto da Mulher Independente

RENATA BRITO com a Sala Íntima

LEONEL FERNANDES criou a Sala das Artes e RICARDO VELASCO o Loft Bossa Nova

JULIANA ABAD fez o Quarto da Blogueira Jade Seba

MELBA AIDAR construiu o Lounge O Verde do Chá

MARCIA VENENO idealizou o Despertar

IRON LIFE...10 ANOS...ARRAIÁ

LEONARDO WICHMANN e EDNEY BATISTA que comandam a equipe amadora de esportes, promoveram a

festa julina no Clube dos Ingleses

JULIANA GROTTONE aproveitou a pista de danças

GUILHERME ROCHA organizou a noite servida por Odila Hohene

ANIVERSÁRIO na PICCOLA... pró Mensageiros da Luz

VAGNER BARTIÈ reuniu alguns amigos para brindar e apagar as velinhas. Estava super agradável. Com ele, LÍGIA PRADO ALVAREZ, REGINA ATÃES

PINTO e CECÍLIA BARBOSA MARTINS

NOVOS PARCEIROS SHAPE & CHEZ ÂNGELO“A união faz a

força”... e assim, numa super festa, amigos, parceiros

e clientes se reuniram para comemorar, ao som do SB7 e

delicioso coquetel do Bistrô Sweet Chic. À entrada, uma linda jovem num charmoso

“welcome drinks”, recebia os convidados

GRAZIELA MONFORTE, sempre empreendendo, recebeu com muito carinho, o renomado ÂNGELO SILVA e toda a sua equipe

que vestiu a camisa Shape

Graça Silva e diretoria agitam o divertido jantar de confrater-nização, “São Eles Que Ser-vem”, com renda para a Asso-ciação Equoterapia, para 14 de agosto, às 20h, no Tênis Clube. Vamos participar.

A diretoria da Subseção San-tos da OAB promove o Baile do Advogado 2018, dia 24 de agosto, às 20h30, no Clube de Regatas Vasco da Gama.

Dóris Casabona comemora idade nova com clientes e ami-gos, dia 23, das 17:30 às 21h, na Arcobaleno. Se quiser, doe fral-das G ou brinquedos para crian-ças refugiadas sírias, até 12 anos.

O Clube Soroptimista Inter-nacional de Santos promove festa julina, neste sábado, a partir das 16h, à rua Constituição, 496.

O 7° Santos Jazz Festival acon-tece do dia 26 ao 29, com abertura no Sesc e os outos dias no Arcos do Valongo, com 20 shows de jazz, blues e soul, em homenagem aos 70 anos da Declaração Uni-versal dos DIreitos Humanos.

O cantor e compositor MAR-CEL KOGOS estará Olhos nos Olhos com esta colunista, falando sobre sua carreira e seu CD “Liga o Som”, na próxima quarta-feira, dia 25, no Progra-ma JB- Santa Cecília TV.

Page 5: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Sábado, 21 de julho de 2018

IRRESPONSABILIDADE CONTAGIOSA

Página 5Sábado, 21 de julho de 2018

em dia com a saúde

Na segunda década do terceiro milênio estamos retro-cedendo no mínimo um século na história da humanida-de, para uma época em que uma em cada cinco crianças morria antes de completar 5 anos de doenças infecciona-das, hoje evitadas com vacinas.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a vacinação infantil se tornou obrigatória no Brasil desde os anos 1970. No entanto, dados do Ministério da Saúde mostram que a taxa de imunização foi a pior dos últimos 12 anos: 84%, em 2017 ante a meta de 95%, recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

As baixas coberturas vacinais, principalmente em crian-ças pequenas, acenderam o sinal de alerta no país e vêm sendo apontadas como um dos motivos para o aumento da mortalidade infantil no Brasil, depois de 26 anos de queda.

Em 1990, a taxa era de 47,1 mortes a cada mil crianças antes de completar um ano de vida. Este índice foi baixan-do ano a ano até alcançar 13,3 em 2015. Só que em 2016 subiu para 14. Também houve aumento de mortes evitá-veis em crianças até 4 anos de idade. Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 2 e 3 milhões de mortes sejam evitadas a cada ano pela vacinação.

Vacinação é responsabilidadede todosA união de esforços é senso

comum para reverter a incapa-cidade de prevenção e gestão de políticas de saúde no país. “Diante do crescimento de adeptos do movimento anti--vacina, não há um monitora-mento do Ministério da Saúde ou Anvisa para entendimento, argumentação e até propostas de diálogo”, argumenta Deni-ze Ornelas, médica de família e diretora da Sociedade Brasi-leira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Uma solução proposta pela entidade é uma ação educa-tiva individual nas unidades básicas de saúde para conhe-cimento sobre quais são os medos e receios não só dos pais, mas de adultos que que-rem se vacinar, mas adiam o procedimento por falta de es-clarecimentos e não terem um acolhimento necessário quan-to as suas dúvidas.

O infectologista Ricardo Hayden também defende a mudança de estratégias para atingir um maior número de pessoas. “A coordenação tem que partir do Governo Fede-ral, que parou de investir em campanhas de divulgação, em conjunto com Estados”. O mé-dico lembra que há inúmeras estratégias, como campanhas de divulgação com adesão de pessoas famosas, horários flexíveis para atender a neces-sidade de pais e mães, entre outras. “Mas tudo começa pelo item mais simples, que é o da promoção da saúde, como vi-sita domiciliar do agente co-munitário para orientar desde a correta escovação dos den-tes. Temos ótimos cérebros para pensar”, enfatiza.

Brasil na vanguarda das vacinasO Programa Nacional de Imunizações é uma

das iniciativas de maior sucesso no Brasil. O programa oferece gratuitamente 14 vacinas para crianças, 8 para adolescentes e 5 para adultos e idosos, num total de 300 milhões de doses dis-poníveis nos postos de saúde. Carla Domingues ressalta a importância de guardar a caderneta de vacinação para facilitar o monitoramento da proteção vacinal do cidadão.

Através das vacinas são injetados antígenos mortos ou inativos que estimulam a produção de anticorpos e de células de memória. Assim, o organismo se torna imune à doença sem tê-la contraído. Existem vacinas tanto para doenças causadas por bactérias, como a tuberculose e a cólera, outras para doenças provocadas por vírus como a hepatite e a gripe.

A volta de doenças quase erradicadas, como o sarampo, rubéola, ca-xumba, difteria, tétano, co queluche, poliomieli-te (paralisia infantil), e o au mento da incidência de outras doenças evita-das com vacinas, são os graves riscos desse des-cuido da população em vacinar as crianças. E há displicência também com outras doenças que aco-metem jovens, adultos e idosos, como a hepatite B, HPV, febre amarela, pneumonia por haemo-philus influenza, gripe.

Em reunião com re-presentantes de estados e municípios, o Ministério da Saúde alertou que 312 municípios brasileiros es-tão com cobertura vaci-nal abaixo de 50% para a poliomielite, uma doença considerada eliminada do país. Há também o rea-parecimento de casos de sarampo em cinco esta-dos e em países vizinhos. Apesar da vacina contra a gripe ainda estar sendo ofertada, mais de seis mi-lhões de pessoas do pú-blico prioritário deixaram de se proteger contra a doença este ano.

Até onde vai o direito de cada umMas o que faz com que

famílias deliberadamente dei-xem de vacinar seus filhos contra males potencialmen-te letais e capazes de deixar seqüelas? Além de questões re ligiosas, modismo ou natu-ralismo, cresce no mundo um movimento anti-vacina, que curiosamente ganha força em países mais desenvolvidos. Uma situação sentida também no Brasil, país que sempre foi exemplo internacional de um modelo de vacinação pública.

“Esta é uma contracultura no mundo inteiro, começou com muita força nos países nórdicos e apoiada nas fakes news em redes sociais. Espa-lhou-se que o sarampo pro-voca autismo. Não há qual-quer embasamento científico, nenhum trabalho sério que faça resistir este conceito. A impressão que passam é que a vacina causa problema ao invés de resolver. É uma coisa pré-histórica”, lamenta o infec-tologista Ricardo Hayden.

O temor com relação aos efeitos colaterais também não procede, garante ele. “As rea-ções são muito bem toleradas na média, são mínimas perto dos efeitos colaterais dos me-dicamentos de uso comum”, compara. “A internet mais tem atrapalhado do que ajudado neste caso, até porque as pes-soas não fazem questão de checar o que recebem”.

Hayden questiona até onde vai o livre arbítrio dos pais

quando está em jogo a saú-de de crianças que não têm o poder de decisão. “No Brasil o calendário é obrigatório até certo ponto. Nos EUA é mais compulsório. Em alguns esta-dos americanos existe obriga-toriedade de vacinar, como na Califórnia”, diz o médico, que defende o aperfeiçoamento da legislação sanitária nesse sen-tido.

O fato da população não conviver mais com mortes por pólio, sarampo e outras graves doenças infantis, re-duz a percepção do risco, que nem por isto deixa de existir. ”Morre gente com sarampo na primeira infância. E também adulto jovem porque não fez a revacinação, um percentual de pessoas perde a capacida-de vacinal ao longo do tempo e fica exposta, em especial à caxumba e ao sarampo”, diz.

A coordenadora do Pro-grama Nacional de Imuniza-ções do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta que o sarampo pode matar ou dei-xar seqüelas irreversíveis se a criança não receber as duas doses, a primeira aos 12 e a outra aos 15 meses. “As pes-soas não convivem mais com essas doenças e começam a achar que não há necessidade de vacinação. Infelizmente, fo-ram registrados mais de 20 mil casos de sarampo na Europa em 2017. Países como Itália, França, Grécia tiveram surtos da doença”.

Doenças do passado voltam a ameaçar

Questão de saúde públicaA vacinação é um dos melhores

métodos para prevenir as principais doenças infectocontagiosas da in-fância. E proporciona benefício in-dividual e também coletivo, à medi-da que diminui a circulação dessas doenças na população em que essas crianças convivem. E há outros ga-nhos, como menor taxa de hospi-talização, de óbito, de sequelas, de abstinência no trabalho.

“Quanto mais pessoas vacinadas, maior a proteção conferida inclusi-ve aos não vacinados. Isso é o que chamamos de efeito rebanho.O ví-rus não consegue se instalar porque tem grande contingente de gente protegida”, explica Hayden.

Campanha vacinará contra poliomielite e sarampoA campanha nacional de multivacinação este ano

será realizada de 6 a 31 de agosto e terá ação mais focada contra a pólio e o sarampo. O Dia “D” será em 18 de agosto. “Nós sentimos em Santos um de-créscimo muito pequeno na cobertura vacinal, mas a busca ativa continua nas unidades básicas e pe-los agentes comunitários”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Santos, Ana Paula Valeiras. Segundo ela, o último caso de sarampo na cidade foi em 2011, um adolescente que havia via-jado para outra região. A cidade bateu a meta de vacinação contra a febre amarela. No caso da gripe, a imunização continua para os grupos prioritários nos postos onde ainda há estoque de doses.

Mírian Ribeiro

FILHO, NÓS

TEMOS O DIREITO DE

ESCOLHER

SE VAMOS

TE DAR VACINA OU NÃO!

COMO VOCÊ SESENTE?

DOENTE...

oceanian

et.com

.br

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO.

UNIMEDCADA DIA MAISPERTO DE VOCÊ!

Central de Vendas: 3281.8200www.unimedsantos.coop.br

NOVO PONTO DE VENDAS

NO PRAIAMAR SHOPPING

POR TEMPO LIMITADO

Agora, a Unimed Santos tem um ponto exclusivo devendas no Praiamar Shopping para proporcionara você mais comodidade. Nossos consultoresestão à disposição no local, durante todosos dias da semana, para ajudar na hora defazer a melhor escolha. Venha nos visitare aproveite nossas condições imperdíveis,disponíveis por tempo limitado.

Page 6: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Página 6 Sábado, 21 de julho de 2018

roteiro

SINTA A

Confira no Praiamar Shopping.

838909_Cinemark_XDColor_96x200_JrDaOrla.indd 1 7/12/18 7:31 PMProcessado por arizona.flow em Thu Jul 12 19:32:11 2018

Mulheres do samba – Pres-tando uma justa homenagem a damas do samba, como Tia Ciata, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara, a cantora Sol Carva-lho leva o show “Mulher negra: a raiz do samba” à Associação Cultural José Martí da Baixada Santista (Rua Joaquim Távora, 217, Vila Belmiro). A apresen-tação acontece na sexta-feira (27), a partir das 19h30. Ingres-sos: R$ 10.Rosa de Saron - Considerada a maior banda do cenário do rock católico no País, Rosa de Sa-ron traz a turnê do novo álbum “Gran Paradiso” a Santos, no sábado (28), às 19h, no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro). Ingressos: R$ 50 a R$ 100, à venda pelo site ti-cketbrasil.com.br.

Festa Inverno - A Festa Inver-no (Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias) continua a agitar as noites de julho com música, bar-racas de jogos típicos de quer-messes, parque de diversões,

Música

entre outros. Neste sábado (21), a partir das 19h30, quem co-manda a música é Diego Alenci-kas e, na sequência (às 21h30), Gabriela Eli. No domingo (22) será a vez do grupo Ouro Ver-de (19h), da banda Unplugados (20h30) e da Quadrilha Junina Tia Xalico (21h30). Gratuitos.

Sorriso Maroto – O grupo apre-senta seus sucessos neste sá-bado (21) de julho, na Titanium Music Hall (Av. Antônio Emeri-ch, 1643, São Vicente). O ator e cantor Thiago Martins segue como vocalista do grupo. Outra atração da noite será a apre-sentação do MC Kekel, um dos novos “românticos” do funk. Ingressos: R$ 20, à venda no www.guicheweb.com.br.

“Farrapo humano”- O projeto Oscar no Miss (Av. Sen. Pi-nheiro Machado, 48, Vila Ma-thias) traz, na terça-feira (24), às 18h30, o filme “Farrapo humano”, que faturou quatro estatuetas na premiação da academia em 1946 (Melhor Filme, Ator, Diretor e Roteiro). Com direção de Billy Wilder e atuações de Ray Milland, Jane Wyman, Phillip Terry, Howard Da Silva e Doris Dowling, o longa aborda os devastadores efeitos do alcoolismo. Entrada gratuita.

Arcebispo– Dirigido por John Duigan, o filme “Romero” traz a história do arcebispo Oscar Romero, que enfrentou um re-gime militar em prol do povo. O longa-metragem é ambien-tado em El Salvador, às véspe-ras das eleições presidenciais de 1977, e aborda a crescente tensão política, a enorme misé-ria e as reivindicações da popu-lação por melhorias. Em cartaz neste sábado (21), às 20h, na Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande). Gratuito.

Marcel Paes- Com produção de alunos da Universidade São Judas – Campus Unimonte, o documentário Marcel, aborda a vida e carreira do jornalista Marcel Rodrigues Paes, que teve seu nome eternizado no equipamento devido a seu tra-balho e dedicação aos quadri-nhos. Em cartaz neste sábado (21), às 17h, na Gibiteca (orla do Boqueirão). Grátis.

Cine Itália- A comédia ‘Estra-nhos Normais’ (2011), do pre-miado diretor italiano Gabriele Salvatores, é a atração do pró-ximo Cine Italia (Av. Ana Costa, 311, Vila Mathias), no sábado (28), às 20h. Baseada em uma peça de teatro, a trama se de-senrola a partir da ideia do escri-tor Ezio, de escrever um roteiro para o cinema sobre a história de dois adolescentes de 15 anos que decidem se casar. As duas famílias se confrontam num jan-tar e se revelam completamen-te loucas, com mães neuróticas, pais insanos, avós malucas e cachorros que se apaixonam. Ingressos: R$ 12. Informações: 3222-9585.

Cinema

120 batimentos por minuto– O filme, que narra a militância de soropositivos, é destaque no Cine Arte Posto 4 (orla do Gonzaga), até quarta-feira (25). O roteiro é centrado na his-tória de admiração e amizade entre Nathan (Arnaud Valois) e Sean (Nahuel Pérez Biscayart) que, apesar de ter estado de saúde delicado, se dedica inteiramente à luta pelos direitos dos portadores do vírus HIV. Sessões às 16h, 18h30 e 21h. Ingressos: R$ 3. Informações: 3288-4009.

Futebol – Ambientado em San-tos, o romance “Sete dias para o jogo de sábado”, de Fabrício de Lima, será lançado no dia 21, às 15h no Sesc Santos (Rua Conse-lheiro Ribas, 136, Aparecida). O livro narra a história de Giovanni, um garoto bom de bola que está prestes a disputar sua primeira final de campeonato. Entrada franca.

Protagonismo feminino - Auto-ra Tatá Bloom lança, no sábado (21), na Biblioteca Mario Faria, (Posto 6), o livro “Uma menina detetive e a máfia italiana”. A história de aventura promove encontro de Sherlock Holmes com a garotada e trabalha prota-gonismo feminino para crianças. Entrada franca.“Azuiz” – Com poemas de Re-gina Alonso e aquarelas de Luci Brandimiller, o livro “Azuiz” terá sessão de autógrafos nes-ta quinta-feira e sexta-feira (19 e 20), às 10h, na Livraria Nobel (Shopping Parque Balneário – Av. Ana Costa, 549, Gonzaga).

LeituraDaryan Dornelles

A cor do som – A banda A Cor do Som apresenta suas matizes sonoras no palco do projeto O Som das Palafitas, realizado pelo Instituto Arte no Dique (Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube). O show, que celebra os 40 anos do grupo, ocorre no próximo dia 29 e tem a abertura da banda Barracos, a partir das 18h. Fundindo o pop, choro e o rock progressivo com o clima dos trios elétricos baianos, A Cor do Som foi fundada no fim dos anos 1970 e logo se afirmou com um dos grandes nomes da música brasileira. A entrada é gratuita.

Page 7: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Sábado, 21 de julho de 2018

Cinema

Futebol – Ambientado em San-tos, o romance “Sete dias para o jogo de sábado”, de Fabrício de Lima, será lançado no dia 21, às 15h no Sesc Santos (Rua Conse-lheiro Ribas, 136, Aparecida). O livro narra a história de Giovanni, um garoto bom de bola que está prestes a disputar sua primeira final de campeonato. Entrada franca.

Protagonismo feminino - Auto-ra Tatá Bloom lança, no sábado (21), na Biblioteca Mario Faria, (Posto 6), o livro “Uma menina detetive e a máfia italiana”. A história de aventura promove encontro de Sherlock Holmes com a garotada e trabalha prota-gonismo feminino para crianças. Entrada franca.“Azuiz” – Com poemas de Re-gina Alonso e aquarelas de Luci Brandimiller, o livro “Azuiz” terá sessão de autógrafos nes-ta quinta-feira e sexta-feira (19 e 20), às 10h, na Livraria Nobel (Shopping Parque Balneário – Av. Ana Costa, 549, Gonzaga).

Leitura

Página 7Sábado, 21 de julho de 2018

roteiro

Enoleitores,Apresentarei uma série de co-

lunas sobre a região vitivinícola da Borgonha na França, para que possam ir “degustando” suas pe culiaridades e, principalmente, seu encantamento, em peque-nos goles.

Iniciamos no mundo do vinho em 2002, isto é, desejando apren-der sobre essa bebida fascinante, na mesma época em que meu marido e eu montamos a Piccola Forneria do canal 5. Tamanho era nosso envolvimento que fomos em busca de desenvolver esta cultura em nossa região, ofere-cendo e frequentando cursos e palestras, promovendo e partici-pando de degustações, formando confrarias, jantares harmonizados — alguns com a presença de pro-dutores dos mais variados países. Sempre que viajávamos, procurá-vamos conhecer alguma nova e interessante região vitivinicola.

Assim aconteceu em 2005: sa-ímos de carro de Paris em direção a Cotê D’Azur e como estávamos apaixonados por este universo, resolvemos incluir uma rápida passada pela Borgonha, isto é, ficamos alguns dias em Beaune conhecendo um pouco da região e incluindo duas visitas a viníco-las, que marcaram muito em nos-sas memórias. O ponto alto foi podermos participar de um dia de colheita da uva pinot noir em Gre-vey-Chambertin, acompanhamos a chegada das uvas na vinícola e, assim, aprender ‘in loco’ o início do processo de vinificação. Eu nunca me esquecerei deste dia no Domaine de Olivie Guyot!

Em abril passado, após 13 anos, já formada sommelière pela Associação Brasileira de Som-meliers, decidimos passear outra vez pela Borgonha. Agora, tendo aprendido melhor sobre os locais e vinhos, optamos por ficar mais dias, procurando desvendar al-guns mistérios que aprendemos em aulas dos cursos que fizemos e das degustações que participa-mos e promovemos.

Localizada a cerca de 3 horas de Paris, em direção ao sul da França, ela ocupa uma área de aproximadamente 175 km, que se inicia com Chablis (ao norte)

Apreciando a Borgonhaem pequenos goles!

simplesmente vinhoCRISTINA BARBOSA

Desconcerto- O espetáculo é um solo de clown, concebido e re-presentado pela atriz Alexa Kiany, que trabalha dentro da lógica do erro, do desencaixe e do ridículo para envolver a plateia na atmos-fera do riso. Sessões neste sába-do (21) e no próximo dia 28, às 17h, na Pinacoteca Benedicto Ca-lixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão). Entrada gratuita.

A Bela e a Fera- O musical “A Bela e a Fera – In Concert” terá única apresentação em Santos no dia 5, às 18h30, no Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206). O musical é uma releitura do clássico infantil que conta a história de Bela, uma jo-vem que teve seu pai capturado pela Fera. Ela decide entregar sua vida em troca da liberdade do pai. No castelo, Bela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera, na verdade, é um príncipe que precisa de amor para voltar à for-ma humana. Ingressos: de R$ 40 (meia) a R$ 150 (inteira), à venda no site www.ingressonanet.com.

Humor de Férias– Os humoris-tas Marcelo Marrom, Rodrigo Marques e Diogo Portugal se apresentam neste sábado (21), às 21h, no Teatro Coliseu (Rua Ama-dor Bueno, 237, Centro). Ingres-sos: de R$ 35 a R$ 80, à venda pelo site www.diverteingressos.com.

Dança dos orixás- A poesia e a beleza da mitologia afro-brasilei-ra são o mote da “Ciranda dos Orixás”, novo espetáculo da Cia. Tempo de Brincar. Em cartaz no domingo (22), às 17h30, no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida). Grátis.

Violetas na janela- Sucesso há 20 anos, com sessões lotadas em todo o país, a peça “Violetas

na Janela” está de volta a Santos, em duas apresentações, nos dias 28 e 29 de Julho (21h e 20h res-pectivamente), no Teatro Munici-pal Braz Cubas, (Av. Sen. Pinhei-ro Machado, 48, Vila Mathias). Estrelado pela atriz Ana Rosa, o espetáculo conta a história de Pa-trícia, uma jovem que, após a sua morte, acorda em uma colônia espiritual. Ingressos: R$ 70 (setor ouro) e R$ 80 (diamante), à venda no site www.ingressodigital.com.

“Ubu Rei” - Montado pelo Gru-po Tece, da Oficina de Atores de Santos, Ubu Rei volta ao Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro), na quinta-feira (26). O espetáculo teatral reflete a bai-xeza da sociedade por meio dos olhos deturpados do protagonis-ta, um monarca cruel, ganancioso e covarde, que reina de maneira totalitária. Ingressos: R$ 40.

Teatro

Anonimato– A Cia. Treme Terra apresenta, neste sábado (21), às 20h, no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), o espetáculo de dança “Anonimato”, que abor-da o genocídio étnico-cultural das populações negra, indíge-na e periférica e suas consequências na vida social urbana. Ingressos: de R$ 6 a R$ 20. Informações: 3278-9800.

Nós– A Meraki Cia. Teatral apre-senta o espetáculo no domingo (22), às 19h, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Cen-tro). Em uma analogia entre o pe-queno vilarejo onde moram e a imensidão do mar, dois meninos questionam os valores sociais e as convicções religiosas de suas famílias. Ingressos: R$ 30.

Arte- A união contrastante das obras dos artistas An-dré Lombardi e Paolo Alfred Donik pode ser conferida na exposição “Arte – Conceito Urbano/Conceito Figurati-vo”, em cartaz na Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade (Praça dos Ex-pedicionários, 10, Gonza-ga). A pintura de Lombardi tem aspecto mais concre-to e lança o olhar sobre as cenas da metrópole paulis-tana. Já as obras de Donik possuem expressão poéti-ca, nas quais as cenas pos-suem figuras femininas no primeiro plano. Visitação: até 27 de julho, de segunda a sexta, das 8 às 18h. Entra-da franca.

Retratos da Vila Mathias– O fotógrafo Tom Leal exibe personagens e a arquitetu-ra do tradicional bairro de Santos, em sua mostra na Galeria Patrícia Galvão (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). São 29 ima-gens produzidas com celu-lar a partir de andanças do fotógrafo à procura de pes-soas e características desta região da cidade. Visitação: até 29 de julho, de segunda a sexta, das 10 às 18h. En-trada franca.

Orquidário– A mostra “En-cantos do Orquidário”, com 56 fotos da fauna, flora e arquitetura do tradicional parque clicadas pelo grupo Photo Club F8 é atração no salão de exposições (Praça Washington s/nº, José Me-nino) do local até 29 de ju-lho. A visitação acontece de terça a domingo, das 9 às 18h. Ingressos: R$ 8.

Visuais

Masha e o Urso- Inspirada em um conto de fadas do folclore russo, o espetáculo “Masha e o Urso”, em cartaz no domingo (22), às 15h, no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Cen-tro), mostra o cotidiano de uma pequena menina travessa que vive em meio a uma floresta. Constantemente a pequena visita seu amigo urso, que mora numa casa do bosque e age como uma figura responsável, que tem que suportar as travessuras da menina. Ingressos: de R$ 25 a R$ 80, à venda pelo site www.diverteingressos.com.

e termina em Beaujolais (ao sul), próximo a Lyon. Exceto Chablis, que se localiza mais afastada, no restante podemos ver vinhedos por toda a sua extensão, planta-das em sub-regiões principais: Chablis; Côt D’Or (que origina outras duas, Côte de Nuits e Côte de Beaune); Côte Chalonnaise; Mâconnais e Beaujolais.

Essa localização regional é re-almente fascinante! Dentre as regiões da França, esta, mesmo sendo pequena, é das mais intrin-cadas e complexas produtoras de vinho do mundo. Destilou na vini-cultura toda a sabedoria e experi-ência de sua história, pois, desde o século VII, numerosos monas-térios se estabeleceram por lá. Os monges beneditinos e cister-ciences, através de um trabalho incansável de quem conhece cada nuance do solo, começaram a definir inúmeros pequenos lo-tes de terra, que se tornariam os melhores vinhedos da Borgonha, originando, assim, os grandes vi-nhos do mundo!

Os vinhos da Borgonha são, definitivamente, a expressão do seu terroir, pois refletem em seus aromas e sabores (dentro de uma visão holística) o seu meio ambiente único, incluindo o sol, o solo, a sombra e encosta onde cresceu. Lá, pode- se expe-rimentar dois vinhos elaborados pela mesma pessoa, de mesmo modo, a mesma variedade de uva e perceber uma diversidade entre ambos, confirmando a interferên-cia de diferenças no terroir.

As principais castas da Borgo-nha são a branca chardonnay e a tinta pinot noir, que, com certe-za, tornam-se as porta -vozes de como esse local é especial....

Enoabraços e uma ótima se-mana a todos!

Page 8: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

PRÓXIMA PARADA, QATAR!País sensação da Copa de 2018, a Croácia não é tão popular como França e

Inglaterra entre os destinos turísticos dos brasileiros, mas com certeza reserva incríveis surpresas para quem se aventurar por seus centros urbanos repletos de história, Acabou a Copa da Rússia e a próxima parada é o Qatar, um pequeno e riquíssimo país encravado no Golfo Pérsico que será a sede do campeonato mundial de futebol em 2022. Até poucas décadas, as terras desérticas do ex-pro-tetorado britânico eram habitadas por pescadores, criadores de pérolas e came-los. A descoberta e a exploração de petróleo e gás transformaram a realidade do país, que hoje ostenta um dos maiores PIB per capita do planeta e vem criando estrutura e meios para tornar-se um polo cultural, educacional e tecnológico dentro do Oriente Médio.

O Estado do Qatar se estende por uma península de cerca de 200 km de ex-tensão e 100 km de largura, cobrindo uma área total de 11.581 km² (duas vezes o Distrito Federal), incluindo uma série de ilhas e ilhotas. O país tem fronteira terrestre e marítima com a Arábia Saudita e também fronteiras marítimas com o Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Irã. Sede da rede de TV Al Jazeera, o Qatar é considerado o país mais seguro da região, por isso a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos está implantada em Doha, a capital.

Página 8 Sábado, 21 de julho de 2018

turismo

A maior parte de população do Qa-tar – cerca de 2,7 milhões de ha-bitantes –está concentrada na ca-pital, Doha, e em seus arredores. Doha é uma metrópole frenética, com arrojados edifícios, importan-te centro comercial, cultural e de entretenimento, tem excelente comunicação com o mundo atra-vés de moderno porto, aeroporto e telecomunicações.Entre as atrações estão o Museu Nacional de Catar, o Centro de Artesanato e tradicionais bazares. A Livraria Nacional é uma institui-ção muito bem equipada com rica coleção de livros, raros volumes e manuscritos. A cidade é também bem conhecida por suas finas mesquitas. A principal é Al-Rayan, localizada cerca de 7 km do cen-tro da capital, em uma elegante área com palácios, edifícios de alto padrão e pista de corridas de cavalo.Museu de Arte Islâmica - Abriu suas portas em dezembro de 2008 e é uma construção mo-derna assinada pelo arquiteto I.M Pei, o mesmo responsável pela

pirâmide do Museu do Louvre, em Paris. O museu é um dos ícones arquitetônicos da cidade e exibe uma das mais comple-tas coleções de arte islâmica do mundo, com peças do Irã, Ásia Central, Egito, Síria e Turquia. A entrada é gratuita.Calçadão à beira-mar - Um pas-seio pela Corniche é uma obriga-ção durante a visita a Doha. É um calçadão de 7 km à beira-mar que corre paralelo às águas quentes do Golfo Pérsico, estendendo-se do porto de Doha até a pirâmide do Hotel Sheraton. Um espaço para praticar esportes, fazer piquinique ou simplesmente caminhar sem pressa. Ao longo do Corniche o tu-

rista terá a oportunidade de visitar muitas das atrações locais, como o Museu de Arte Islâmica, o Souq Waqif e o Mercado do Ouro.Mercado beduíno - Os tradicio-nais mercados árabes são cha-mados de souqs. O Souq Waqif é o mais turístico deles no Qatar. Construído onde antes funciona-va um antigo mercado beduíno, o Souq Waqif foi remodelado, mas manteve o tradicional desenho dos mercados árabes. Numa rua principal encontram-se restauran-tes para todos os gostos, além de cafés, sorveterias e lojas variadas. Margeando a rua principal há vá-rias ruelas, repletas de pequenas lojas onde se encontra de quase tudo: de jóias e tecidos a bugigan-gas, objetos de arte e uma infi-nidade de especiarias. Deve-se pechinchar sempre!Mercado dos Falcões - Num pré-dio anexo ao Souq Waqif encon-tra-se o Mercado dos Falcões, que comercializa aves já adestradas, além de acessórios para Falcoaria - a arte de cuidar e treinar falcões para caça que tem forte tradição nos países do Golfo da Arábia.Mercado do Ouro - O Gold Souq

é formado por um conjunto de pequenas lojas dispostas numa área de um quarteirão, onde se encontra de jóias exclusivas feitas à mão a peças copiadas e inspira-das em designs famosos e, ainda, importadas.Vila Cultural - Do outro lado da cidade está a Katara ou Cultural Village, concebida com o objeti-vo de estimular e compartilhar diversas manifestações culturais. Além dos modernos teatros, sa-las de concertos, cinemas, gale-rias de arte e uma linda vista para o mar, a experiência multicultural é refletida na grande variedade de restaurantes instalados na Katara, que oferecem gastronomia de vá-rios países.

Doha, a capital Safari no desertoUm dos pontos altos por lá é o passeio em carros 4×4 pelas dunas até o Island Sea, onde o Qatar faz fronteira com a Arábia Saudita. É possível fazer passeios de ½ dia, dia inteiro ou ainda vivenciar a ex-periência de passar a noite num acampamento tipicamente beduíno no deserto. Passeio de camelo e de quadriciclo são outras opções.

Fotos: Visit Q

atar

Page 9: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Página 9Sábado, 21 de julho de 2018

construir & decorarCASA QUENTINHA NO INVERNO

MADEIRAA madeira é o material ideal

para aquecer a casa, pois cola-bora para o isolamento térmico. Além disso, é altamente decora-tiva. Ela pode ser usada no piso das salas de estar e quartos, e ainda, nos móveis como armá-rios, estantes e mesas.

AQUECIMENTO NO PISOAs poucos, os pisos aqueci-

dos vêm se popularizando no Brasil. O processo de funciona-mento é simples: cabos calefa-tores são instalados sob o piso e, ao serem ligados, irradiam ca-lor para os cômodos através do chão. O piso pode ser controlado através de um termostato digital ou analógico permitindo contro-lar a temperatura grau a grau.

TAPETESApostar em tapetes é um

dos truques mais fáceis para ajudar a aquecer a casa no inverno, especialmente, so-bre pisos cerâmicos. Além de embelezar e demarcar os ambientes, os tapetes colaboram para tornar os cô-modos mais quentes. Invista em peças macias e bem fel-pudas.

CORTINASAs cortinas também são

como ótimas soluções para manter a casa mais aquecida e podem atuar de duas for-mas: garantindo sensação de aconchego ou atuando como barreira para impedir que o frio das janelas se espalhe pela casa.

AR CONDICIONADO PARA AQUECERAo investir em um aparelho de

ar condicionado, o melhor é com-prar aquele que possui opção de aquecer. Muitas versões permi-tem deixar a casa mais confortá-vel durante o inverno. Portanto, é um investimento que vale muito a pena, já que irá servir para to-das as estações do ano.

No inverno não há nada melhor do que desfrutar de ambientes aconchegantes com uma taça de vin-ho e em boa companhia. É possível transformar seu lar neste refúgio confortável com algumas medidas. Confira dicas para você climatizar sua casa e deixá-la quentinha durante todo o inverno.

gastronomiaAposta na criatividade, em no-

vos métodos de cocção e na for-ça dos ingredientes orgânicos é a estratégia do chef Dario Costa, do restaurante Madê Cozinha Autoral, para surpreender os clientes com seu novo cardápio de inverno.

Da entrada à sobremesa, o chef busca imprimir seu toque pes soal em comidas consagradas ou criar pratos totalmente exclusivos.

No couvert, destaque para a Panelinha de Bisque Cremoso de Camarão para “chuchar” os pães, ideia inspirada na época em que Dario trabalhava na Nova Ze-lândia, lavando pratos. Antes de limpar uma panela com restos do preparo de um molho de cama-

rão, ele “chuvava” (mergulhava)pão e o saboreava.

O cardápio traz também entra-das interessantes como as Coxi-nhas de Frango Orgânico a Pas-sarinho, temperadas com creme aerado de alho, e o Pastelzinho do Akira — uma homenagem ao cé-lebre pasteleiro da Ponta da Praia.

Entre os sanduíches, destaque para o de costela bovina servida com osso. Mas como a carne é assada durante quatro horas, as ripas são retiradas facilmente, dei-xando a macia e saborosa carne intacta, pronta para ser devorada.

Boas pedidas também são os pratos de peixes e frutos do mar, como o Arroz de Coco com Ca-

marões e Abóbora. Vale registrar a opção do chef de trabalhar sem-pre com “o peixe do dia” —sem-pre fresco, e também um incenti-vo aos pescadores artesanais.

Um toque de mestre

A comida de Dario Costa faz juz ao nome de escolheu para o restaurante: no idioma indonésio, madê significa “fazer a mão”. A cozinha do chef segue esta filoso-

fia de trabalhar artesanalmente, sem invencionices ou ingredien-tes de outro mundo.

Madê- R. Minas Gerais, 93. Ho-rário de funcionamento: Terça a quin-

ta, das 11h30 às 15h30 e das 19h às 23h30; sexta, das 11h30 às 16h e das 19h à meia-noite; sábado, das 12h à meia-noite e domingo, das 12h às 18h. Telefone: 3288-2434.

Page 10: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Página 10 Sábado, 21 de julho de 2018

imóveis e negócios

ANUNCIE2101-0021

CLASSIFICADOS

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

ERRATA referente ao Chamamento Público do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, publicado no dia 14/7/18. Onde se lê: “... vigência: 27/07/2017”, leia-se: “... vigência: 27/07/2018”. São Vicente, 21 de julho de 2018. NAYENE CARMO - Presidente do CMDCA

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Termo Aditivo n.º 4 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 7/14 - Proc. Adm. n.º 14.094/14. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locador: José Carlos Giacomini, neste ato representado por sua procuradora Patrícia Gavienas Giacomini. Objeto: Adita para alterar a vigência: 1.5.18 a 30.4.19 e o valor do aluguel: R$ 3.529,71 (três mil, quinhentos e vinte e nove reais e setenta e um centavos). Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. GILSON MATOS DO NASCIMENTO - Secretário de Esportes

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Contrato de Locação de Imóvel n.º 8/18–Proc. Adm. n.º 13.959/18. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locadora: Azeredo Comercial e Imobiliária Ltda.-ME, neste ato representada por Solar Administração de Imóveis Ltda., através de seu sócio José Olímpio Silva Filho. Objeto: Imóvel localizado na Rua Monteiro Lobato, 26, Vila Valença, neste Município, destinado à instalação e funcionamento da Primeira Cia. Do 39.º Batalhão da Polícia Militar de São Vicente. Vigência: 18.4.18 a 17.10.20. Valor do aluguel: R$ 10.090,00 (dez mil e noventa reais). Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. ARMINDO MONTEIRO BATISTA JUNIOR-Secretário Executivo

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Termo Aditivo n.º 6 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 10/12 – Proc. Adm. n.º 30.644/12. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locador: Dilson dos Santos Aragão. Objeto: Adita para prorrogar a vigência: 1.8.18 a 31.7.19 e o valor do aluguel: R$3.547,00 (três mil, quinhentos e quarenta e sete reais). Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. EUGÊNIA MARCONDES LEAL TEIXEIRA - Secretária da Educação

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Termo Aditivo n.º 4 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 50/14 – Proc. Adm. n.º 14.728/14. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locador: Luiz Fernando da Costa Fernandes. Objeto: Adita para prorrogar a vigência: 15.5.18 a 14.5.19 e o valor do aluguel: R$2.661,00 (dois mil, seiscentos e sessenta e um reais). Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. MARIA DE LOURDES SANTOS OLIVEIRA - Secretária da Assistência Social

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Termo Aditivo n.º 5 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 53/13 - Proc. Adm. n.º 21.998/13. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locador: Celso Rodrigues Nunes. Objeto: Adita para prorrogar o prazo de vigência: 1.7.18 a 30.6.19 e o valor do aluguel: R$ 1.746,00 (mil, setencentos e quarenta e seis reais). Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. EUGÊNIA MARCONDES LEAL TEIXEIRA - Secretária da Educação

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Termo Aditivo n.º 4 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 57/14 – Proc. Adm. n.º 16.000/14. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locadora: Dilma Rodrigues Ribeiro. Objeto: Adita para prorrogar a vigência: 15.7.18 a 14.7.19 e o valor do aluguel: 1.233,00 (mil , duzentos e trinta e três reais). Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. ARMINDO MONTEIRO BATISTA JUNIOR-Secretário Executivo

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Termo Aditivo n.º 4 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 60/14 - Proc. Adm. n.º 17.540/14. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locadora: Empreiteira Ponte alta, neste ato representada pela Srª. Erica Lumi Takahashi. Objeto: Adita para prorrogar a vigência: 28.7.18 a 27.7.19 e o valor do aluguel: R$ 3.466,00 (três mil, quatrocentos e sessenta e seis reais). Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. SÉRGIO DO CARMO – Secretário da Imprensa e Comunicação Social

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Termo Aditivo n.º 5 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 65/13 - Proc. Adm. n.º 25.379/13. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locador: Manuel Martins da Silva. Objeto: Adita para prorrogar o prazo de vigência: 26.6.18 a 25.6.19 e o valor do aluguel: R$ 2.140,00 (dois mil, cento e quarenta reais).. Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. EUGÊNIA MARCONDES LEAL TEIXEIRA - Secretária da Educação

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Termo Aditivo n.º 5 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 75/13 - Proc. Adm. n.º 29.421/13. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locador: Valtenir Menino Lopes. Objeto: Adita para prorrogar a vigência: 4.7.18 a 3.7.19 e o valor do aluguel: R$ 3.398,00 (três mil, trezentos e noventa e oito reais). Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. EUGÊNIA MARCONDES LEAL TEIXEIRA - Secretária da Educação

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTECidade Monumento da História Pátria Celula Matter da Nacionalidade

EDITAL DE CONVOCAÇÃO N° 001/2018CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SÃO

VICENTEPROCESSO N° 29.234/2018

A Comissão Eleitoral designada pelo Decreto Nº 4790A–GP, de 14 de Junho de 2018, com fundamento na Lei Municipal Nº 270-A, de 22 de Agosto de 1994, e suas alterações, COMUNICA que no dia 05 de Setembro de 2018, às 14:00 horas em primeira convocação ou às 14:30h, em segunda convocação, no CAM, Complexo Administrativo Municipal, situado à Rua José Bonifácio, 404 no 8º andar, Centro neste Município, será realizada a Assembleia Geral de Eleição das Organizações Representativas da Sociedade Civil do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Vicente – Gestão 2018/2020.A Eleição será realizada com observância no regulamento constante do Decreto Nº 520-A de 08 de Dezembro de 1994, Alterado pelos decretos Nº 1482-A ,de 29 de Abril de 2002, Nº 1866-A, de 27 de Janeiro de 2004 e Decreto Nº 2478-A, de 08/03/2007, A SABER:I – As Organizações Representativas da Sociedade Civil, brasileiras, ativas, legalmente constituídas há mais de três anos e com atuação no município, referidas no Artigo 9º da Lei 270/A, e suas alterações, ou seja, entidades de Atendimento e Defesa da Criança e do Adolescente; Organizações do Movimento Popular; Organizações Patronais; Organizações Sindicais de Trabalhadores; Clubes de Servir; Conselhos Profissionais ou Entidades de Classe; Entidades de Aprendizagem Profissional, Associações de Pais e Mestres. Os interessados deverão se inscrever junto ao CMDCA, no Complexo Administrativo Municipal – CAM, à Rua José Bonifácio, Nº 404, 8º andar, no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h, de 23 de Julho a 20 de Agosto de 2018, protocolado em envelope pardo, etiquetado na parte externa contendo:1- Ficha de Inscrição disponibilizada na sede do CMDCA ou no Facebook do CMDCA – @cmdcasv;2- Cópia do Registro Vigente no CMDCA (Para entidades de Atendimento e Defesa);3- Cópia do Estatuto Social da entidade, devidamente registrado; 4- Cópia da Ata de Eleição e Posse da Atual Diretoria, devidamente Registrada;5- Relação dos Membros da Diretoria Atual, contendo Nome, Endereço, Profissão, Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).II – As Associações Comunitárias e Organizações de Movimentos Populares, no Ato da Inscrição, além dos Documentos referidos no item anterior, acima citados, deverão Apresentar Cópias das duas últimas Atas de Reuniões de Diretoria ou Equivalente, conforme sua Organização interna;III – Será Publicada em Jornal Local no dia 23/08/2018 a Relação das Organizações Representativas da Sociedade Civil habilitadas ao Pleito.IV – Havendo indeferimento da Inscrição, a Organização representativa da Sociedade Civil poderá interpor recurso endereçado à Comissão Eleitoral entre os dias 24/08/2018 a 27/08/2018, devendo ser protocolado junto ao CMDCA das 9h às 12h e das 14h às 16h. V – No dia 28 de Agosto de 2018 às 14h, após Análise dos Recursos pela Comissão Eleitoral, será realizada a Assembleia Geral Extraordinária do CMDCA, para deliberação dos Recursos Interpostos, restando as decisões destes publicadas no dia 30 de Agosto de 2018 em jornal Local.VI – Não havendo recursos interpostos, não ocorrerá a Assembleia Geral Extraordinária no CMDCA. Neste caso, será publicado um informativo quanto a não interposição de recursos em jornal local, no dia 30 de Agosto de 2018. VII – A Assembleia Geral de Eleição para o CMDCA será instalada no dia 05 de Setembro, em horário e local já designados neste edital, com a presença mínima do dobro de entidades, para cada representação, de acordo com o número de representações referidas nos incisos I a IX do Artigo 3º do Decreto 520-A/94 e suas Alterações.VIII – As entidades que farão parte da Assembleia Geral de Eleição e que não irão concorrer à vaga, deverão se credenciar para votar junto à Presidência da Mesa das 13:00 h às 14:00 h, apresentando os seguintes Documentos: 1- Cópia do Registro Válido do CMDCA;2- Documento Pessoal do representante legal da entidade ou procuração com firma reconhecida do repre-sentante legal. IX – Para Efeito de Credenciamento, as entidades inscritas para concorrer às vagas do CMDCA deverão apresentar apenas o protocolo de inscrição e documento pessoal do representante legal. X – Cada entidade deverá se credenciar junto ao Segmento Específico do qual faz parte, oportunidade na qual receberá uma cédula de votação, contendo os nomes das entidades concorrentes, de acordo com o respectivo segmento.XI – As Organizações Representativas da Sociedade Civil serão eleitas pelo voto conjunto das entidades e movimentos que deverão representar. O voto será direto e secreto, sendo que a entidade credenciada para a Assembleia Geral deverá votar apenas uma vez, através de seu representante legal, no número de representantes previstos para o respectivo segmento. XII – Será Anulado o voto que não estiver em conformidade com o Art.14 do Decreto 520-A. XIII – Será publicado em jornal local no dia 08 de Setembro de 2018, o resultado da eleição das organizações representativas da sociedade civil do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Maiores Informações sobre este processo de Eleição poderão ser obtidas junto à Comissão Eleitoral pelo telefone (13) 3468-3987 ou pelo email [email protected].

SÃO VICENTE, 21 DE JULHO DE 2018.Danielle Marinho Rabelo

PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Extrato de Termo Aditivo n.º 3 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 16/15 – Proc. Adm. n.º 8.117/15. Locatária: Prefeitura de São Vicente. Locador: Paulo Henrique Flosi. Objeto: Adita para prorrogar o prazo de vigência: 22.7.18 a 21.7.19 e o valor do aluguel: R$ 3.245,00 (três mil, duzentos e quarenta e cinco reais). Just.: art. 24, inc. X da Lei Federal n.º 8.666/93. São Vicente, 21 de julho de 2018. MARIA DE LOURDES SANTOS OLIVEIRA - Secretária da Assistência Social

SETRANS – Secretária de TransportesASSETRAN – Assessoria para legislação de

trânsitoEDITAL DE CITAÇÃO

A SECRETARIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTES informa a instauração de

Processos Administrativos que visam cassação de alvará dos seguintes autorizatários do Transporte na

Modalidade Escolar:

PrefixoNome do autorizatário Processo

65 Sergio Dantas Soares 25.599/18

26Luiz Carlos Santás de Lima 40.860/17

18 Ricardo Perazolla 40.859/17

Os Autorizatários possuem 10 (cinco) dias úteis para apresentar a resposta que lhe convier a partir da publicação deste nos termos da lei específica. São Vicente, 19 de julho de 2018. Alexandre de Almeida Costa-Secretário de Transportes

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO VICENTE

Cidade Monumento da História PátriaCelula Matter da Nacionalidade

Errata referente ao Extrato de Termo Aditivo n.º 4 ao Contrato de Locação de Imóvel n.º 71/14, publicado no dia 21/6/18. Onde se lê: “Proc. Adm. n.º 12.717/99”, leia-se: Proc. Adm. n.º 26.501/14. São Vicente, 19 de julho de 2018. EUGENIA MARCONDES LEAL TEIXEIRA - Secretária da Educação.

toque rápidoOficina de jardinagem no Parque VoturuáEm ritmo de férias, o Par-

que Ecológico do Votoruá (Av.Anita Costa, s/n, Vila Voturuá, São Vicente) realiza a oficina de jardinagem com mate-riais recicláveis para crianças, neste domingo (22), das 10h às 13h. Os pequenos deve-rão levar os seguintes ma-teriais para participação no workshop: garrafa pet, latinha ou caixinha de leite, tesoura sem ponta, caneta esfero-gráfica preta, tinta, pincel, fita adesiva, canetinha colorida e jornal. A oficina é gratuita.

Bailes agitam ofim de semanaNeste domingo (22), das

18h às 22h, os bailes da Praia e Zona Noroeste prometem agitar. Na pista de dança ins-talada no Espaço Cultural Dan Nunes (ao lado da Fonte do Sapo, na orla da Aparecida), a atração é a Mix Brazil Band. Já quem estiver em frente ao Centro Cultural da Zona Noro-este (Av. Afonso Schmidt s/nº, Areia Branca) vai curtir o som da Alex Musical Show. As programações são gratui-tas e estão sujeitas a cancela-mento em caso de chuva.

Quadrilhas juninas na Feir’ArteA FeirArte celebra as tra-

dições juninas neste fim de semana. A programação cultural do evento, no do-mingo (22), a partir das 17h, inclui as apresentações das quadrilhas juninas Tia Ta-nia e Andy Angel. Montada na Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva (Praça do Sesc), a FeirArte tem mais de 170 expositores nos segmentos de artesanato e alimentação, e ocorre aos sábados e domingos, das 16h às 22h.

Forró e atividades paraas crianças na ConchaMúsica regional e brincadei-

ras são destaque na Concha Acústica Vicente de Carvalho (orla do Gonzaga) no fim de semana. Neste sábado (21), a partir das 19h, o projeto Forró Pé na Areia anima o público com performance da banda Forró da Terra. Já no domingo (22), a partir das 14h30, o pú-blico confere oficinas artísticas e o espetáculo da Cria Criou Companhia de Artes, que apre-senta ações educativas que priorizam a expressão artística por meio do som, interpreta-

ção e dança. Às 15h ocorre oficina de balé adulto, minis-trada por Roberta Guimarães. Na sequência, às 16h, a oficina Sambadançamix, ministrada por Lelinho Alves, reúne movi-mentos do samba e da rumba, passando também pela disco-teca e axé. Já às 17h é a vez de Wedress Jesus comandar a oficina de hip hop, trabalhando a coordenação motora com rit-mo e musicalidade.

Linha turística visitaPaço MunicipalO Salão Nobre Esmeraldo

Tarquínio e o hall do Palácio

José Bonifácio são os locais de visitação da Linha Conhe-ça Santos, que circula neste fim de semana (21 e 22), às 11h, 13h e 15h. O embarque é no Posto de Informações Turísticas (Posto de Salva-mento 3, Gonzaga), e a pas-sagem custa R$ 15, pagos diretamente ao motorista.O city tour panorâmico tem, no trajeto de aproximadamente duas horas, outros 40 lo-cais de interesse histórico e turístico. A cada semana, o micro-ônibus com ar con-dicionado para em um local diferente para visitação.

Page 11: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Página 11Sábado, 21 de julho de 2018

fronteiras da ciênciaJADIR ALBINO

[email protected]

Afirma um provérbio popular que o homem é senhor das palavras não ditas, mas escravo das que profere.

Isso porque, após pronunciadas, são como penas ao vento. Impossíveis de serem recolhidas.

Os homens públicos, não poucas vezes, têm se dado muito mal por falarem, de forma apressada, sem refletirem, expressando o que lhes vêm à mente, de rompante.

Por mais que, posteriormente, busquem ajustar, acertar, dificilmente são sanados os efeitos, na totalidade. Mesmo porque muitos dos que ou-viram, inicialmente, poderão não ser alcançados pelas explicações dadas posteriormente.

No relacionamento entre patrões e empregados, a questão não se faz diferente.

Funcionários podem ser dispensa-dos por terem utilizado mal o verbo, desrespeitando colegas ou superiores. Ou por passarem informações in-verídicas, comprometendo a imagem da empresa.

Por sua vez, patrões que não têm a devida sensibilidade, podem sofrer ações punitivas, quando agridem verbalmente aos seus empregados.

Entre amigos, a questão se faz ainda mais delicada.

Confidências feitas nos momentos em que tudo vai bem são repassadas, sem critério, a muitos, quando o laço afetivo se rompe.

Aquele que desvelou o mundo íntimo fica corroído de tristeza e in-seguro, ante a possibilidade de não serem honradas as reservas que o assunto requer.

O outro, por sua vez, seja por maldade ou por revanchismo, resolve tudo espalhar, denegrindo a imagem do que lhe era amigo até há pouco.

Nos dias atuais, com as facilidades das redes sociais, esse procedimento tem tomado maior vulto. Sem refletir, pessoas informam a muitas outras, questões que deveriam ser confiden-ciais. Também inverdades, calúnias, maldades.

Pela rapidez, logo alguém é alvo de suspeitas, queixas e olhares críticos.

Assim se destroem reputações de indivíduos e de instituições.

Palavra mal empregadaPor vezes, totalmente infundadas,

as notas alcançam o alvo, amolentan-do as forças do agredido, provocan-do-lhe distúrbios físicos e psíquicos. Ou criando, no caso de instituições, entraves de variada ordem.

Por tudo isso, os que nos dizemos ser os seguidores de Jesus, necessi-tamos repensar nossa forma de agir. Não utilizemos a palavra escrita ou falada para denegrir pessoas ou in-stituições.

Reflitamos antes, ponderando se o que nos move não é simplesmente o egoísmo, ou a inveja ou qualquer outra paixão menos feliz.

Nesse caso, refreemos o impulso. Se nosso intuito é de ajudar, o pri-meiro a ser procurado é o próprio interessado. Se, alertado, ele não se deseja modificar, deixemo-lo. Assim também age a Divindade para conos-co, não nos violentando a vontade.

Que bem nos fará divulgarmos o que de errado pratica alguém? A quem aproveitará?

Se nos move o intuito de preservar trabalhos, instituições, ainda aí guar-demos reserva.

Busquemos os responsáveis, pro-pondo mudanças, alterações, antes de destruir trabalhos de muitos anos. Je-sus ensinou que se alguém tiver algo contra seu irmão, deve ir ter com ele.

[com base na Redação do Momen-to Espírita]

Evita alardear o mal ou ser men-sageiro das trevas. O mundo já é su-ficientemente infeliz, com a maldade que vigora. Utiliza a tua palavra para estimular as criaturas ao bem.

Busca a virtude, oculta embora, como violeta pequena entre as folhas no jardim, e demonstra-a.

Acredita: o mal somente distende tentáculos sempre mais ameaçadores sobre as criaturas, porque lhe fornec-emos energias.

Seja você aquele que projeta luz. Que a tua palavra seja de alegria, do bom ânimo, do fortalecimento moral.

PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE

JADIR ALBINO, engenheiro eletrônico, pro-fessor universitário e apresentador do pro-grama “Fronteiras da Ciência”, exibido aos domingos às 19h, na Santa Cecília TV, com reapresentação aos sábados às 21h.

CLASSIFICADINHOS

ADVOCACIA

INDICADOR PROFISSIONALCLASSIFICADOS

LIGUE

www.aliancatour.com.br

TEL. (13) 3289-1277TEL. (13) 3289-1277

04/08 FESTIVAL DAS CEREJEIRAS (PARQUE

DO CARMO/SP)25/08 EXPOSIÇÃO

ADONIRAM BARBOSA NO FAROL SANTANDER

COM ALMOÇO NO BEXIGA

MUSICAIS01/09 E 23/09

ANNIE COM MIGUEL FALABELLA E INGRID

GUIMARAES 02/09 - FANTASMA

DA ÓPERAFERIADO 07 SETDE 07 À 09 POÇOS

DE CALDAS/MG15/09 - HOLAMBRA

EXPOFLORA30/09 - TERRAÇO ITÁLIA C/ ALMOÇO E

EXP. SP.

TEMOS OUTROS ROTEIROS

JULHO27 A 29 - HOTEL

FAZENDA COLINA VERDEEM SÃO PEDRO

29 - BATE E VOLTA EM CAMPOS DE JORDÃO

AGOSTO4 E 5 - JAÚ & BARRA

BONITA / SP 4, 5 E 6 - FESTA DE

BOM JESUS DE IGUAPE - BATE E VOLTA

10 A 12 - FESTA A FANTASIA HOTEL PRIMAR

19 - CITY TOUR EM PARANAPIACABA / SP19 A 23 - LAMBARI

HOTEL JS24 A 26

BETO CARRERO 24 Á 26 - HOTEL

PANORAMA EM ÁGUAS DE LINDOIA C/ SERRA

NEGRA / SP26 A 29 - CAPITÓILO

TÂMEGA TURISMO e SEGUROS

R. CARVALHO DEMENDONÇA, 595

(A 1 QUADRA DO CANAL 1 SENTIDO CANAL 2)

3219-4267TEL. P/ PRAIA GRANDE

3349-7680

------ 29/07 ------APARECIDA

------ 03 a 09/08 ------MANAUS

SENSACIONALGRUPO TÂMEGA

AÉREO SAINDO DE SANTOS

------ 10 a 12/08 ------SERRA NEGRA

HOTEL DA VINCI------ 11/08 ------

BAR DO NELSONSÃO PAULO------ 12/08 ------

MUSICAL FANTASMADA ÓPERA

------ 17 a 19/08 ------HOTEL RECANTO

DAS HORTÊNSIAS------ 17 a 19/08 ------HOTEL VILLA DE

SANTOAGOSTINHO

PENSÃO COMPLETA------ 19/08 ------

FESTA ACHIROPITA------ 24 a 26/08 ------

CAXAMBUQUEIJOS E VINHOS

------ 25/08 ------MUSICAL

CINDERELA------ 26 a 31/08 ------FAZZENDA PARK

HOTELGASPAR/SCCom Brusque

CONFECÇÃODE CORTINAS,COLCHAS ETAPEÇARIA

Tel.: 3271-678199141-9787

OURO Jóias, Brilhantes,Relógios, Prata,

Platina, Cautelas,Antigüidades em Geral

Cobrimos Qualquer OfertaR. Othon Feliciano, 2 cj.24 - Boulevard Gonzaga

3284-9152

AULAS PARTICULARES

(13) 3271-392198137-1719

Prof. Georg

AULAS EM DOMICÍLIO

Ensino Fundamental,Médio e Superior.

Matemática, Física,Química, Portuguêse Desenho Geométri-co. Alemão - conver-sação. Português p/

EstrangeirosLIMITES, DERIVADAS

E INTEGRAISCAUTELAS CAUTELAS CAUTELAS CAUTELAS CAUTELAS C.E.FC.E.FC.E.FC.E.FC.E.F.....

Jóias, platina,brilhantes, relógios,

moedas de ouro

COMPROCOMPROCOMPROCOMPROCOMPROOUROOUROOUROOUROOURO

ROMA JÓIAS

3028-54673301-0794

Av. Floriano Peixoto, 042º ANDAR / SL 22

Esq./ Praça Independência.GONZAGA

Atendo em domicílio

Tel.(

13)

PAGO OPAGO OPAGO OPAGO OPAGO OMELHOR PREÇOMELHOR PREÇOMELHOR PREÇOMELHOR PREÇOMELHOR PREÇO

Tel./fax: [email protected]

CAPÍTULOPRIMEIRO

Aluguel, Compra eVenda de Livros.

2ª à Sextadas 10 às 18 horas

Livros?

REFORÇOESCOLAR

CEL. CEL. CEL. CEL. CEL. 99157-073299157-073299157-073299157-073299157-0732

AJUDO NA LI-ÇÃO DE CASA,ESTUDO PARAPROVAS, ETC.

Do 1º ao 5º Ano FORMIGUINHAFORMIGUINHAFORMIGUINHAFORMIGUINHAFORMIGUINHAEQUIPE DE LIMPEZA

NOSSOS SERVIÇOS:• PÓS-OBRA

• CONDOMÍNIO• ESCRITÓRIO• RESIDÊNCIA• PASSADEIRA

- Diarista- Quinzenal- Mensal

*Fazemos Pacotes*

Tel.(13) 3233.998899134.0124

[email protected]

Paulo de CarvalhoPaulo de CarvalhoPaulo de CarvalhoPaulo de CarvalhoPaulo de CarvalhoFAÇA SUA CONSULTAON-LINE PELO WHATSAPP+5513 99999.....81188118811881188118-----87448744874487448744

3307-64833307-64833307-64833307-64833307-6483TEL. 13

COLECIONO E COMPRO

BRINQUEDOS ANTI-GOS, AUTORAMAS,TRENS, BONECOSRAMBO, FALCON ,HE-MAN, SUSI, ARTI-GOS DE FUTEBOL.

Paulo de CarvalhoPaulo de CarvalhoPaulo de CarvalhoPaulo de CarvalhoPaulo de CarvalhoFAÇA SUA CONSULTAON-LINE PELO WHATSAPP+5513 99999.....81188118811881188118-----87448744874487448744

3307-64833307-64833307-64833307-64833307-6483TEL. 13

C O M P R A

PRATARIAS, PORCE-LANAS, CRISTAIS,RELÓGIOS, JÓIAS,POSTAIS, ÁLBUNSFIGURINHA, GIBIS,OBJETOS EM GERAL.

BRÁS, 25 DEMARÇO E FEIRI-

NHA DA MA-DRUGADA 4as, 5as

e 6as-feiras e sábado.AMERICANA 2as-feiras

Tr. c/ Marta.PEGAMOS EM DOMICÍLIO

Tel.: 3203-5917Cel.: 99163-6321

Tel.: 3014-9339

COMPRA E VENDA• roupas, calçados eacessórios (masculinoe feminino) • cama emesa • PONTA DE ESTOQUE

Cel.: 97405-3639

BRECHÓCélia RochaCélia RochaCélia RochaCélia RochaCélia Rocha

• COMPRO PRATA ECAUTELA DA CAIXAAv. Dino Bueno, 40

MARMITMARMITMARMITMARMITMARMITAAAAACOMIDA CASEIRACOMIDA CASEIRACOMIDA CASEIRACOMIDA CASEIRACOMIDA CASEIRADE SEGUNDA A SÁBADO

CARDÁPIOCARDÁPIOCARDÁPIOCARDÁPIOCARDÁPIO ***VARIADO*** ***VARIADO*** ***VARIADO*** ***VARIADO*** ***VARIADO***

PEDIDOS DAS 9H AS 15H

3021-66683021-66683021-66683021-66683021-666899205-234899205-234899205-234899205-234899205-2348

COM PRÁTICAE REFERÊNCIA

99600-383699600-383699600-383699600-383699600-3836

CUIDADORA

HORÁRIOHORÁRIOHORÁRIOHORÁRIOHORÁRIO

DIURNO E NOTURNO

DE IDOSOSDE IDOSOSDE IDOSOSDE IDOSOSDE IDOSOS

OFEREÇO-ME

.............. MARCELOMARCELOMARCELOMARCELOMARCELO ..............

3011-95093011-95093011-95093011-95093011-950997420-904597420-904597420-904597420-904597420-9045

FOX DIAMOND TOUR24/07 - REGISTRO

(CIRURGIASESPIRITUAIS)

01/09 - O FAN-TASMA DA ÓPERA

21 A 23/09 -ÁGUAS DE SÃO

PEDRO - FESTA DOSANOS DOURADOS

01/09 - FESTA DENSA SRA ACHIROPITA

NEVESNEVESNEVESNEVESNEVESTTTTTransporransporransporransporransporte Executivote Executivote Executivote Executivote Executivo

Transporte executivo em sedã de luxo

Transfer Aeroportos(Congonhas, Cumbica

e Viracopos)

Reuniões/Congressos

Shows/TeatroCasamentos

Contato: CarlosContato: CarlosContato: CarlosContato: CarlosContato: Carlos(13) 98131-0544(13) 98131-0544(13) 98131-0544(13) 98131-0544(13) 98131-0544

Pontualidade,Pontualidade,Pontualidade,Pontualidade,Pontualidade,Segurança e Conforto.Segurança e Conforto.Segurança e Conforto.Segurança e Conforto.Segurança e Conforto.

Motorista bilíngüeMotorista bilíngüeMotorista bilíngüeMotorista bilíngüeMotorista bilíngüe

TÂMEGA TURISMO e SEGUROS

LIGUE NATÂMEGA SEGUROS

3219-4267

PLANO DE SAÚDEANA COSTA/AMIL

EMPRESAA PARTIR DE

R$ 76,50“Valor pode sofrer

alteração sem prévioaviso da operadora”

COMPRA-SE

SEGURO

ANUNCIE 2101-0021

VEÍCULOS

2101-0021

Page 12: Cavernoso GOIABA BOIADA VACINA NA IGNORÂNCIA … · Cabuloso Do doce Carro de Paulista Dois palitos NO VENENO Embaçar EMBAÇADO Canal SANTISTA! BACIADA Cidade LITORAL Colante Cavernoso

Descontos de até

Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado Nesta sexta, sábado e domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingoe domingo

70%

Página 12 Sábado, 21 de julho de 2018

moda & beleza

Quando o assunto é a ima-gem, existe um profissional – que é uma verdadeira fada madrinha - para alinhar o seu estilo e realçar características, levando as suas necessidades em consideração: o visagista. Baseado no princípio de que somos pessoas únicas, com nossa própria beleza, o visa-gismo busca criar uma imagem pessoal capaz de refletir ideias, comportamentos e atitudes.

A premiada visagista, com formação internacional, Sheyla Indalécio explica que o trabalho do deste profissio-nal vai além de um simples corte ou mudança na cor dos cabelos. “É necessário ter um “Na profissão dela, a ideia

é ser mais dinâmica, é “sair” da cozinha e mostrar que ela está conectada com o que está rolando. Como estavam, os cabelos com corte reto passavam um ar de serieda-de, de profissionalismo. Mas, para ela, o mais adequado é um estilo moderno que es-teja ligado ao que ela faz. A franja é atual, despojada e dá um contorno ao rosto. Já o

marrom dourado dos fios está perfeito para o tom de pele”, explica Sheyla.

A consulta com a visagista dura em torno de uma hora, em que a profissional avalia não apenas o melhor corte de cabelo, como também as rou-pas e maquiagem adequadas. Para os homens, o processo é basicamente o mesmo: “No caso deles, indicamos qual a forma ideal de usar os ca-

A FADA-MADRINHA DO ESTILOa conversa com a cliente, en-tender o que ela quer, sua ro-tina, a imagem que ela quer passar, para, aí sim, buscar referências. Antes, a pessoa sentava na cadeira e o cabe-leireiro fazia o que queria”.

Segundo Sheyla, não é a identidade da pessoa que tem de se adequar ao visual, mas sim o contrário. “Não existe mais aquela necessidade de estar perfeita, nem existe o feio. O visagista tem que va-lorizar o que a cliente mais gosta, sempre buscando har-monia”. Para ela, é possível aderir às tendências sem per-der a identidade. “Uma pes-soa clássica, por exemplo, ja- mais vai usar acessórios com

strass. É preciso adaptar a ten-dência ao estilo da pessoa. O seu padrão é a moda!”

A chef de cozinha e confei-teira Mariana Santana aceitou o desafio de passar por uma con-sulta de orientação com a vi-sagista. A presença marcante e o espírito empreendedor da jo-vem, que tem sua própria con-feitaria on line, não estavam condizendo com o seu visual.

belos, a barba, as vestimen-ta de acordo com a rotina e profissão. Um político que vai de dirigir ao público, por exemplo, deve estar sempre de camisa com as mangas do-bradas, sem gravata, de forma que passe uma imagem de proximidade”, orienta.

Serviço- Shape Estética e Beleza (Rua Firmino Barbosa, 35, Boqueirão). Instagram: @sheylahair

A chef confeiteira Mari Santana mudou o visual com as dicas da visagista Sheyla Indalécio, da Shape 2

Fotos: Bárbara C

amargo