case casa cor minas - 2012

22
CASA COR MINAS Case Planejamento – Edição 2012

Upload: diego-rezende

Post on 25-Jun-2015

154 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Case Casa Cor Minas - 2012

CASA COR MINAS Case Planejamento – Edição 2012

Page 2: Case Casa Cor Minas - 2012

CASA COR MINAS

A Casa Cor é o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. A edição mineira faz parte do calendário de eventos da cidade há 18 anos e pode ser considerado o principal acontecimento do setor em Belo Horizonte.

Introdução

Page 3: Case Casa Cor Minas - 2012

Há alguns anos o número de visitantes estava estagnado e a percepção do mercado era que o evento tinha se tornado óbvio. Fenômeno que já estava ocorrendo em outras capitais, como SP e RJ. Este case é sobre como um insight pode mudar a perspectiva a respeito de um setor e inspirar toda a produção de um evento, incluindo obviamente sua divulgação.

Introdução CASA COR MINAS

Page 4: Case Casa Cor Minas - 2012

Analisando os números e o perfil do visitante das últimas edições, ficou claro que o trade do setor já visitava e certamente visitaria as próximas edições da Casa Cor, já que é o principal evento do segmento. Tínhamos uma margem muito pequena para crescer junto a este público.

Entendendo a estagnação CASA COR MINAS

Page 5: Case Casa Cor Minas - 2012

A partir dessa conclusão, entendemos que para ampliar a quantidade de visitantes era necessário buscar um público novo: pessoas que nunca visitaram a mostra e a princípio não tinham uma relação muito forte com design de ambientes.

Entendendo a estagnação CASA COR MINAS

Page 6: Case Casa Cor Minas - 2012

Se a ideia era levar um público novo, o objetivo da campanha começava a ser desenhado: aumentar o nível de interesse do target por arquitetura, decoração e design de interiores. Era como convencer uma pessoa que gosta “levemente” de arte a ir a um museu.

Objetivo da Campanha CASA COR MINAS

Page 7: Case Casa Cor Minas - 2012

Na busca por um insight que pudesse servir de trampolim para a criação, pesquisamos outros eventos da indústria criativa e o que realmente nos chamou a atenção foi o ciclo de vida do SPFW e o que ele proporcionou para o mercado de moda no Brasil. Antes do SPFW praticamente não havia moda legitimamente “brasileira”.

Olhar para Moda CASA COR MINAS

Page 8: Case Casa Cor Minas - 2012

Este olhar pra moda, especialmente para o SPFW, nos mostrou que a Semana de Moda era muito mais do que uma mostra, ela contribuía para levar a um número cada vez maior de pessoas o conceito fundamental da moda: a expressão estética por meio do vestuário. O SPFW é um instrumento de informação que vai muito além das passarelas.

Olhar para Moda CASA COR MINAS

Page 9: Case Casa Cor Minas - 2012

Esse entendimento mais profundo da moda abriu um campo rico em possibilidades para um conceito de comunicação que inspirasse não só a equipe da criação, mas também os consumidores que a principio não enxergavam na decoração um mecanismo de comunicação com o mundo.

Olhar para Moda CASA COR MINAS

Page 10: Case Casa Cor Minas - 2012

E a cada conversa sobre moda e decoração, nosso desafio de comunicação se solidificava até ficar bastante nítido: mostrar que a decoração também era uma forma de expressão. Tínhamos que convencer que a decoração também reflete a personalidade dos donos. A decoração é o vestuário da casa, onde o decorador e o arquiteto são os estilistas.

Desafio CASA COR MINAS

Page 11: Case Casa Cor Minas - 2012

O planejamento então conseguiu chegar numa frase que resumia a mudança de comportamento que teríamos que provocar nos consumidores: Casa Cor 2012. Leve seu estilo para dentro de casa.

Conceito CASA COR MINAS

Page 12: Case Casa Cor Minas - 2012

O conceito inspirou a equipe criativa que desenvolveu uma campanha que sintetizava quase que literalmente a ideia da decoração como forma de expressão e estilo.

Conceito CASA COR MINAS

Page 13: Case Casa Cor Minas - 2012
Page 14: Case Casa Cor Minas - 2012

VÍDEO PARA WEB VÍDEO PARA TV

http://goo.gl/u45SE http://goo.gl/n6d7B

Page 15: Case Casa Cor Minas - 2012

CASA COR MINAS

O conceito conseguiu inspirar soluções criativas para o projeto de sinalização e ambientação do evento, que com texturas e cores, conseguiu adicionar a estética fashion para o projeto sem abandonar o link com o design e a decoração.

Conceito

Page 16: Case Casa Cor Minas - 2012
Page 17: Case Casa Cor Minas - 2012
Page 18: Case Casa Cor Minas - 2012

CASA COR MINAS

O conceito ampliou a interação com o evento na web, resultando numa base de fãs no facebook quatro vezes maior em relação ao início da campanha. Tivemos um crescimento excepcional do people talking, chegando a um crescimento do alcance semanal em 30.000 vezes.

Conceito

Page 19: Case Casa Cor Minas - 2012
Page 20: Case Casa Cor Minas - 2012

CASA COR MINAS

Um conceito que acima de tudo conseguiu ampliar significamente o número de pessoas que visitaram a Casa Cor pela primeira vez.

Conceito

Page 21: Case Casa Cor Minas - 2012

CASA COR MINAS

Agência: Filadélfia Comunicação Planejamento: Diego Rezende Diretor de Planejamento: Gustavo Jabrazi Diretor de criação: Dan Zecchinelli Criação: Rafael Gil, Flávio Chubes e Marcio Doti Diretor de atendimento: Marcelo Branquinho Diretora Executiva: Eliane Cedrolla Atendimento: Laís Pimentel RTVC: Breno Pessoa Aprovação: João Grillo e Ernesto Lolato

Ficha Técnica

Page 22: Case Casa Cor Minas - 2012

OBRIGADO Diego Rezende