case cargos e salarios

2
UNISOCIESC EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA PROFESSORA: JULIANA ALUNA: ALINE PEREIRA DE LIMA TRH 321 DILEMAS RELATIVOS AO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALARIOS. 1. Quais problemas a empresa enfrenta que a levam a pensar em implantar um plano de cargos e salários? Foi apresentada a situação real da instituição, os ativos, os passivos e as dividas contraídas. O objetivo era secar os gastos com pessoal que a empresa vinha tendo, especialmente na rotatividade de alguns cargos, além da empresa parar com a criação de cargos sem o aval e conhecimento da área de recursos humanos. Os funcionários não sabiam muito bem quais os caminhos trilhar para alcançar funções almejadas, os critérios não era claro para as pessoas, sentindo que não havia um planejamento institucional que contemplasse o crescimento dos funcionários. Era uma instituição com uma estrutura ainda guiada pelo personalismo na tomada de decisão, em que o desenvolvimento na atividade-fim, ensino, estava em descompasso com o desenvolvimento da gestão. 2. Será que uma pesquisa salarial, nesse momento, auxiliaria os gestores a tomarem decisões? Por quê? Sim, há muita diferença de salário dentro da instituição, alguns funcionários haviam recebido aumento de salariais, especialmente supervisores de setor, ampliando a distância quanto á remuneração desses e daqueles que exerciam as funções de auxiliar e de técnico administrativo, gerando assim desmotivação entre os preferidos. Porém a própria comissão recebeu emails relatando sua imensa vontade de acompanhar a competitividade do mercado e trabalhar em prol da empresa. Seria necessário ter um conhecimento

Upload: bru-lima

Post on 05-Dec-2015

41 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Planos de cargos e salarios

TRANSCRIPT

Page 1: Case Cargos e Salarios

UNISOCIESC EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

PROFESSORA: JULIANA

ALUNA: ALINE PEREIRA DE LIMA

TRH 321

DILEMAS RELATIVOS AO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALARIOS.

1. Quais problemas a empresa enfrenta que a levam a pensar em implantar um plano de cargos e salários?

Foi apresentada a situação real da instituição, os ativos, os passivos e as dividas contraídas. O objetivo era secar os gastos com pessoal que a empresa vinha tendo, especialmente na rotatividade de alguns cargos, além da empresa parar com a criação de cargos sem o aval e conhecimento da área de recursos humanos. Os funcionários não sabiam muito bem quais os caminhos trilhar para alcançar funções almejadas, os critérios não era claro para as pessoas, sentindo que não havia um planejamento institucional que contemplasse o crescimento dos funcionários. Era uma instituição com uma estrutura ainda guiada pelo personalismo na tomada de decisão, em que o desenvolvimento na atividade-fim, ensino, estava em descompasso com o desenvolvimento da gestão.

2. Será que uma pesquisa salarial, nesse momento, auxiliaria os gestores a tomarem decisões? Por quê?

Sim, há muita diferença de salário dentro da instituição, alguns funcionários haviam recebido aumento de salariais, especialmente supervisores de setor, ampliando a distância quanto á remuneração desses e daqueles que exerciam as funções de auxiliar e de técnico administrativo, gerando assim desmotivação entre os preferidos. Porém a própria comissão recebeu emails relatando sua imensa vontade de acompanhar a competitividade do mercado e trabalhar em prol da empresa. Seria necessário ter um conhecimento melhor sobre quais as políticas salariais praticadas na região.

3. As promoções não se baseiam em mérito e o recrutamento interno e permeado por conflitos organizacionais. Como tratar esta situação considerando a cultura organizacional?

Olhando para a cultura da empresa, 25 anos trabalhando no mesmo modo, é um pouco mais complicada estar mexendo na estrutura, e não tendo o apoio necessário da área de recursos humanos que não trabalha diretamente com a diretoria, como foi inserida no organograma há pouco tempo e isso dificulta o processo para melhoria da empresa. É preciso pensar o que fazer com os altos salários e com as promoções dissociadas de mérito e avaliação por competências.

Page 2: Case Cargos e Salarios

4. Identifique e analise as evidências dos níveis propostos por Schein (1999) presentes no caso.

Como o a cultura da empresa está estabilizada, a mudança pode ser profunda, existem três fases são inerentes a processos de mudança. O descongelamento, a mudança em si e o recongelamento. O autor chama de mudanças transformadoras a situação que “envolve desaprender as velhas crenças, atitudes, valores e certezas, bem como aprender novas”. Para promover uma mudança transformadora é preciso que a ansiedade pela sobrevivência seja maior do que a ansiedade do aprendizado e que a ultima seja reduzida por meio da criação de segurança psicológica.

As mudanças podem ser planejadas e gerenciadas, representando, para a organização, a passagem de uma situação de equilíbrio para o desequilíbrio e de novo equilíbrio.