casa limpa final - static.fnac-static.com · de ganhar o hábito, conseguirá executar rapidamente...

10
Casa Limpa, Casa Ecológica

Upload: hatram

Post on 27-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Casa Limpa,Casa Ecológica

Nathalie Boisseau

Casa Limpa,Casa Ecológica

8

Introdução

Porquê fazer os seus próprios produtos de limpeza da casa?

Ambiente e saúdeAs receitas deste livro têm por base ingredientes naturais e biodegradáveis, cujos princípios ativos são eficazes e seguros. Em contrapartida, os fosfatos, os solventes e os emulsionantes presentes nos produtos de limpeza convencionais poluem os cursos de água, o ambiente e as habitações; aliás, descobriu-se recentemente que os compostos orgânicos voláteis (COV) se dispersam mesmo quando as embalagens se encontram fechadas. A poluição doméstica é latente e silenciosa, e pode estar na origem de alergias, dores de cabeça, asma ou afeções respiratórias.

Eficácia com simplicidadeFazer os seus próprios produtos de limpeza permite-lhe limitar os princípios ativos utilizados em casa. Quando não se tem esse cuidado, cerca de 60 000 substâncias químicas podem inundar o dia-a-dia de cada um de nós sem que ninguém se aperceba da sua interatividade nem do seu possível papel de desreguladores endócrinos.As receitas contidas neste livro são fáceis e compostas por misturas simples; além disso, a sua eficácia foi comprovada por gerações, pelo que vale a pena serem reaprendidas.

TempoJá não precisa de ir a correr ao supermercado quando acaba a lixívia, o desodorizante ou o detergente da loiça; basta refazer o produto sempre que necessita. Com um pouco de organização, para que não lhe faltem as matérias-primas em casa, e depois de ganhar o hábito, conseguirá executar rapidamente as receitas.

PersonalizaçãoOs produtos de limpeza feitos em casa podem ser personalizados – perfume, consistência, textura… tudo é adaptável em função dos gostos, das necessidades e das estações.

PreçoA produção caseira é de baixo custo: as matérias-primas têm um preço acessível e, nalguns casos (como o dos óleos essenciais), podem render muito, pois são concentradas.

Consciência ecológica"Reduzir, reciclar, reutilizar": adotando a filosofia que teve origem no outro lado do Atlântico, pode dar-se um novo uso a frascos e embalagens, depois de lavados, tornando o seu ciclo de vida, ou melhor, de utilização, quase infinito. A redução do lixo numa casa que fabrica os seus próprios produtos é verdadeiramente significativa.

9

A segurançaAs crianças não devem, em nenhum caso, ingerir ou manipular os produtos de limpeza feitos em casa. Estes são constituídos por produtos naturais, mas, ainda assim, ativos, portanto, não dispensam a vigilância nem o armazenamento seguro. Em caso de acidente, descreva com exatidão ao médico a composição do produto feito em casa (vinagre, sabão de Marselha, etc.).

Introdução

22

A manutenção regular do lava-loiça e das torneiras garante que os pontos de água e as canalizações se conservam limpos, evitando os depósitos e os maus cheiros.

Pó de limpezaIngredientes

argila verde bicarbonato de sódio sal

1. Num recipiente com tampa de polvilhar, misture 2 colheres de sopa de argila com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. 2. Junte 1 colher de sopa de sal fino. Agite antes de utilizar. 3. Polvilhe o lava-loiça e as torneiras com esta mistura, esfregue com uma esponja e enxagúe abundantemente.

Produtos para lava-loiça, torneiras e canalizações

Desodorizante para canalizaçãoIngredientes

vinagre bicarbonato de sódio

1. Num recipiente alto (um jarro, por exemplo), misture cuidadosamente 2 dl de vinagre com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio – tenha atenção, pois a mistura irá efervescer! 2. Deite no lava-loiça e deixe atuar durante 15 minutos; de seguida, verta 1 l de água bem quente para limpar.

Proceda a este tratamento em todas as canalizações da casa, pelo menos, uma vez por mês. Em caso de entupimentos, veja a receita do desentupidor na página 45.

23

A cozinha

44

Creme para esmaltesIngredientes

fécula de batata água branco de Meudon bicarbonato de sódio detergente da loiça (p. 24) óleo essencial de toranja

1. Numa taça, com um batedor de varas dissolva 1 colher de sopa de fécula de batata em 4 colheres de sopa de água quente. 2. Junte 50 g de branco de Meudon, 50 g de bicarbonato de sódio e 2 dl de detergente da loiça.3. Vá acrescentando água até obter um creme com uma textura pouco espessa.

Pó para esmaltes Ingredientes

branco de Meudon bicarbonato de sódio argila branca sal fino raiz de íris em pó

1. Num recipiente de plástico com tampa de polvilhar, misture 50 g de branco de Meudon, 50 g de bicarbonato de sódio, 25 g de argila branca, 25 g de sal fino e 1 colher de café de raiz de íris em pó para perfumar. 2. Agite a embalagem antes de utilizar, polvilhe o esmalte e esfregue com uma esponja húmida.

4. Adicione 10 gotas de óleo essencial de toranja para perfumar e deite num frasco de plástico.5. Aplique o produto com uma esponja e enxagúe.

Creme e pó para esmaltes

Verdadeiros produtos de beleza para o esmalte, limpam e branqueiam suavemente o chuveiro, a banheira e o lavatório. O uso de creme ou pó é uma questão de preferência.

56

Prepare um detergente polivalente fervendo 50 folhas de hera, 12 castanhas-da-índia e 30 g de raiz de saponária em 2 l de água durante 15 minutos.

Variação

Segredos de lavagem de antigamenteAntes da Revolução Industrial, as donas de casa tinham iniciativa e imaginação. Segue-se uma breve perspetiva dos detergentes de antigamente.

À base de saponáriaA saponária (Saponaria officinalis) é uma planta selvagem comum na Europa, com florinhas rosadas, que cresce nos taludes e na vegetação rasteira. Apanhe as plantas no período da floração (de junho a outubro) – não muitas, para não desequilibrar o ecossistema. A raiz é a parte que contém a maior quantidade de saponina.

Ingredientes

raiz de saponária água óleo essencial

1. Corte a raiz em pedacinhos e deixe-a secar. 2. Ferva 30 g de raízes em 2 l de água (não calcária ou da chuva). 3. Deite num recipiente e acrescente algumas gotas de óleo essencial para perfumar. Utilize 1 a 2 dl para lavar lãs e tecidos delicados.

À base de folhas de heraA hera (Hedera hélix) é uma trepadeira que cresce sobre o tronco das árvores e as paredes. Possui inúmeras propriedades medicinais, cosméticas, mas também de limpeza.

Ingredientes

folhas de hera água

1. Coza cerca de 100 folhas em 2 l de água durante 10 minutos; deixe arrefecer e filtre.2. Verta num recipiente. Utilize para lavar lãs e tecidos delicados (programas frio ou morno).

Atenção!

O detergente de saponária amarelece ligeiramente o branco.

64

Branqueador da roupa

Seguem-se alguns truques e receitas para obter uma roupa bem branca.

Junte sumo de 1 limão a cada máquina de roupa. Adicione um pouco de água

oxigenada ao detergente líquido. Acrescente 50 g de bicarbonato de

sódio ao detergente.

Numa grande quantidade de água, dilua 1 gota de tinta de caneta azul e ponha a roupa de molho. Estenda a roupa ao sol – a ação dos

raios UV tem um poder branqueador incontestável.

Anticalcário para máquina de lavar roupaSe a água for média, é recomendável fazer uma máquina vazia com 1 l de vinagre todos os trimestres; se for dura, deve seguir-se este procedimento mensalmente.

Lavar sem detergenteMuitas vezes esquecemo-nos de que o principal agente de limpeza é a água. Partindo deste princípio, um fabricante de eletrodomésticos idealizou, em 2008, uma máquina que lava sem adição de detergente, baseando-se na eletrólise da água: a sujidade é atraída e retida pelos iões OH-, enquanto a roupa é esterilizada pelos iões H+, seja com água quente seja com água fria.

86

Soalhos

Quer sejam envernizados, vitrificados, oleados ou encerados, além da lavagem frequente, os soalhos precisam de uma manutenção anual para manterem a sua beleza.

LimpezaIngredientes

sabão preto vinagre água

1. Num balde, dissolva 2 tampas de sabão preto e 1 tampa de vinagre em 2 l de água quente. 2. Lave o chão com uma esfregona.

Recuperador de brilho para soalho envernizado ou vitrificadoIngredientes

restaurador de chão água

1. Dilua 2 tampas de restaurador de chão num balde de água quente e passe com a esfregona, sem enxaguar.

Tratamento de soalho oleadoIngredientes

óleo de linhaça cera de abelha líquida essência de terebentina

1. Lave o chão com água bem quente e deixe secar. 2. Entretanto, num balde junte 0,5 l de óleo de linhaça, 0,5 l de cera de abelha líquida e 0,5 l de essência de terebentina. 3. Aplique generosamente no chão com uma trincha. Pode terminar com uma camada de cera de abelha.

Tratamento de soalho enceradoCom um pano, espalhe cera nutritiva (p. 75) pelo soalho e puxe o lustro com um pano de lã.Esta manutenção não tem resultados tão duráveis, pelo que é recomendável que se repita de 6 em 6 meses ou, no máximo, uma vez por ano.

Utilize esta mistura para manchas de água ou descoloração. Em caso de restauro, se o soalho foi lixado, aplique este preparado pelo menos três vezes para impregnar os poros da madeira.