carteiras sugeridas bb - julho/20 · #interna carteiras sugeridas bb julho/2020 5 Índices ibovespa...

9
#interna Carteiras Sugeridas BB outubro/2020

Upload: others

Post on 01-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Carteiras Sugeridas BB - julho/20 · #interna Carteiras Sugeridas BB julho/2020 5 Índices Ibovespa 95.055 pts. 8,76% Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior,

#interna

Carteiras

Sugeridas BBoutubro/2020

Page 2: Carteiras Sugeridas BB - julho/20 · #interna Carteiras Sugeridas BB julho/2020 5 Índices Ibovespa 95.055 pts. 8,76% Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior,

#internaCarteiras Sugeridas BBoutubro/2020

2

Com base no seu perfil de investidor (API) indicamos o percentual de alocação

de recursos por classes de ativos e produtos.

Sugestão de Alocação

Ren

da

Fixa

Pós

Ren

da

Fixa

Pré

Ren

da

Fixa

In

flaç

ãoM

ult

imer

cad

os

Ren

da

Vari

ável

Inve

stim

ento

s n

o E

xter

ior

10%

5%

15%

44,5%

7%

7,5%

27,5%

10%

CDB Fundo BB RF High Fundo BB RF

Estratégia Ativa LCA Tesouro Selic

Fundo Prefixado Tesouro Prefixado

CONSERVADOR MODERADO

Fundo LP Inflação Tesouro IPCA

Fundo Dinâmico LP

Fundo Prefixado Tesouro Prefixado

Fundo LP Inflação Tesouro IPCA

Fundo Macro LP Fundo Juros e

Moedas

Fundo Ações Retorno Total

Carteira de Ações Fundamentalista

CDB Fundo BB RF High Fundo BB RF

Estratégia Ativa LCA Tesouro Selic

70%

Fundo Ações Globais BDR Nível I

BB Ações Bolsa Americana

3,5%

Page 3: Carteiras Sugeridas BB - julho/20 · #interna Carteiras Sugeridas BB julho/2020 5 Índices Ibovespa 95.055 pts. 8,76% Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior,

#internaCarteiras Sugeridas BBoutubro/2020

3

Com base no seu perfil de investidor (API) indicamos o percentual de alocação

de recursos por classes de ativos e produtos.

Sugestão de Alocação (continuação)

Ren

da

Fixa

Pós

Ren

da

Fixa

Pré

Ren

da

Fixa

In

flaç

ãoM

ult

imer

cad

os

Ren

da

Vari

ável

Inve

stim

ento

s n

o E

xter

ior

5%

0%

12,5%

41%

30%

20%

3%

37%

20%

10%

ARROJADO AGRESSIVO

Fundo LP Inflação

Fundo LP Multiestratégia

BB AZ Quest BB Adam Macro

Fundo Ações Retorno Total

Fundo Ações Quantitativo

Carteira de Ações 5+

Fundo Prefixado Tesouro Prefixado

Fundo LP Inflação Tesouro IPCA

Fundo LP Multiestratégia

Fundo Juros e Moedas

Fundo Ações Retorno Total

Fundo Ações Quantitativo

Carteira de Ações 5+

Fundo Ações Globais BDR Nível I

BB Ações Bolsa Americana

CDB Fundo BB RF High Fundo BB RF

Estratégia Ativa LCA Tesouro Selic

CDB Fundo BB RF High Fundo BB RF

Estratégia Ativa LCA Tesouro Selic

Fundo Ações Globais BDR Nível I

BB Ações Bolsa Americana

11,5%

10% Fundo RF Infla

Fundo RF Infla

Page 4: Carteiras Sugeridas BB - julho/20 · #interna Carteiras Sugeridas BB julho/2020 5 Índices Ibovespa 95.055 pts. 8,76% Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior,

#interna

Nas últimas semanas, tenho observado uma série de elementos de risco à economia brasileira: dúvidas quanto à sustentação da recuperação em 2021, quando os estímulos fiscais diminuírem, descompasso entre a inflação no atacado e no varejo, algum desencontro político relacionado aos caminhos do necessário ajuste fiscal e o cenário externo mais desafiador.

De positivo, essencialmente, temos as surpresas quanto à recuperação da economia no segundo semestre, trazendo a reboque um contínuo processo de atualização nas estimativas para o crescimento em 2020. E não foi diferente no time de economistas do BB, cuja projeção de queda do PIB foi revisada de 5,6% para 5,1% e continua com viés positivo.

Mas dois elementos têm chamado atenção e até causado alguma confusão. O câmbio voltou a se colocar como a moeda emergente que mais perde valor e a diferença entre os juros de mais longo prazo e os de curto prazo (inclinação da curva de juros) tem batido máximas recentes.

Junto com esse movimento, a inflação implícita na curva de juros tem aumentado sistematicamente e se descolado das estimativas feitas pelo mercado (pesquisa Focus do Banco Central). Diante desses sinais, a questão natural que surge é se estaríamos caminhando a passos largos para uma reaceleração da inflação logo à frente e as curvas de juros já estariam precificando esse movimento antes das projeções capturadas na pesquisa Focus.

Minha interpretação é diferente. Acredito que o que observamos no câmbio e o movimento dos juros resultam de um só fenômeno: o risco fiscal. Isso não significa dizer que o risco inflacionário esteja ausente e nem que o risco fiscal não tem como um de seus possíveis efeitos colaterais uma desancoragem das expectativas inflacionárias. Minha avaliação, entretanto, é que outros componentes da inflação, como os serviços, têm compensado a alta dos alimentos (no atacado e no varejo), deixando o IPCA cheio em níveis confortavelmente abaixo do centro da meta, inclusive para 2021. (no BB, projetamos 2,5% para este ano e 3,3% para 2021).

Em recente artigo no Estadão (27/09), o ex-presidente do Bacen, Afonso Celso Pastore, argumentou que o risco fiscal se manifesta não somente na taxa de câmbio, mas também na inclinação positiva da curva de juros e qualquer tentativa de interferir artificialmente nesses preços fará com que o risco fiscal apareça em outro lugar, pelo simples fato de que essas intervenções não eliminam os riscos, somente os ocultam.

Ou seja, o comportamento do câmbio e dos juros, neste momento, está materializando as incertezas em relação à capacidade de resistência da principal âncora fiscal (teto de gastos). Essas incertezas afetam a potência da política monetária e fazem com que o trabalho do Tesouro no manejo do endividamento público seja mais difícil.

Palavra do Economista

O fiscal acima de tudo

Carteiras Sugeridas BBoutubro/2020

4

Page 5: Carteiras Sugeridas BB - julho/20 · #interna Carteiras Sugeridas BB julho/2020 5 Índices Ibovespa 95.055 pts. 8,76% Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior,

#interna

No primeiro caso, todo o esforço do Copom em aumentar os estímulos monetários via juros de curto prazo é, em boa medida, drenado pelos juros mais elevados para horizontes mais longos (referencial, por exemplo, para precificação do custo do crédito).

No caso do Tesouro, para não sancionar os prêmios exigidos pelo mercado, ele tem encurtado a dívida pública (38% já com vencimento em 12 meses) e a tornado essencialmente pós-fixada (aproximadamente 52%). Isso traz desafios. A tensão constante de um grande volume de vencimentos no curto prazo pode induzir volatilidade ao mercado de juros e uma maior sensibilidade do endividamento aos movimentos da política monetária (tanto pelo aumento do volume como pela maior indexação à Selic) pode levar futuramente o Copom a uma situação de corner, afetando a credibilidade da política monetária. De fato, nossas estimativas sugerem um impacto de cerca de 0,6 p.p. na relação dívida/PIB para cada 100 pontos de aumento na Selic. Eventual necessidade do Copom ter que antecipar um ajuste para cima na Selic traz para o presente uma preocupação do futuro.

Assim, parece fazer todo o sentido os sinais vindos da equipe econômica de que devemos colocar o fiscal acima de tudo e o teto acima de todos. Enquanto o mercado não estiver convicto de que essa percepção faz parte das demais discussões de política governamental, câmbio e juros futuros não mudarão suas trajetórias.

Palavra do Economista (continuação)

Carteiras Sugeridas BBoutubro/2020

5

Ronaldo TávoraEconomista-chefe do BB

Page 6: Carteiras Sugeridas BB - julho/20 · #interna Carteiras Sugeridas BB julho/2020 5 Índices Ibovespa 95.055 pts. 8,76% Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior,

#interna

O cenário de investimentos para o curto prazo é desafiador. Nos últimos meses, não havia como se falar de investimentos sem avaliar os impactos da pandemia. Esse assunto, longe de esgotado, seguirá em pauta por um bom tempo. Mas, para além dos efeitos da covid-19 em nossa economia, temos uma série de fatores que precisam ser avaliados e pesados em nossas decisões.

Em setembro, observamos forte volatilidade nos mercados, com perdas financeiras na maior parte das classes de ativos, da renda fixa à renda variável. Em linhas gerais, o desempenho dos ativos brasileiros foi influenciado, no âmbito externo, por incertezas relacionadas ao processo eleitoral americano (principalmente à possibilidade de contestação do resultado da eleição presidencial) e discussões sobre necessidade e tamanho de novos pacotes de estímulo fiscal para a continuidade de recuperação das economias. No âmbito local, incertezas quanto ao nosso quadro fiscal, com discussões que envolvem o futuro do teto de gastos e fontes de financiamento para programas de assistência social contribuíram para o desempenho negativo.

Essas questões seguirão influenciando os mercados em outubro, intensificadas justamente pelos próprios efeitos da pandemia sobre a economia. Em nossa avaliação, esses assuntos seguem no radar dos investidores, os riscos permanecem elevados e a recuperação dos ativos dependerá da dissipação de algumas dessas incertezas.

No entanto, por mais que seja difícil precisar o momento da virada de chave, no qual o mercado retornará para uma trajetória positiva, o excesso de cautela pode trazer perda aos investidores, deixando de capturar as oportunidades dessa recuperação. Lembramos, ainda, que a taxa Selic permanece em 2,00% a.a., patamar bastante reduzido diante do potencial de retorno das demais classes de ativos.

Portanto, acreditamos que a melhor maneira para rentabilizar seus investimentos, mesmo em momentos de maior volatilidade, é a diversificação. Os resultados das carteiras sugeridas demonstram que a assunção de riscos é compatível com cada perfil, sendo uma importante alternativa para o investidor.

Um abraço e bons investimentos!

Palavra do Especialista

Oportunidades nas incertezas

Carteiras Sugeridas BBoutubro/2020

6

Guilherme Novaes, CFAEspecialista em Estratégia de

Alocação do BB

Page 7: Carteiras Sugeridas BB - julho/20 · #interna Carteiras Sugeridas BB julho/2020 5 Índices Ibovespa 95.055 pts. 8,76% Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior,

#internaCarteiras Sugeridas BBoutubro/2020

7

Índices

Ibovespa

94.603 pts.

4,80%

Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior, posição de 30/09/2020.

CDI: Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa atrelada à Selic, utilizada como referência derentabilidade para diversos investimentos em renda fixa pós-fixada.Dólar: Representa a cotação da moeda, segundo metodologia Ptax, calculada pelo Banco Central do Brasil.Ibovespa: Principal indicador de desempenho das ações negociadas em bolsa. Reúne as empresas maisimportantes do mercado de capitais brasileiro.IFIX: Mede a performance de uma carteira teórica de cotas de fundos imobiliários mais negociados na B3.IMA-B: Subíndice da família “Índice de mercado Anbima”, referência para investimentos em renda fixa.Representa o desempenho teórico de uma carteira de títulos públicos atrelados à inflação.IRF-M: Mede o desempenho teórico de uma carteira de títulos públicos prefixados. Também é subíndice dafamília “Índice de mercado Anbima”.S&P 500: É um dos principais indicadores do mercado acionário americano. É composto pelas 500 empresaslíderes em capitalização desse mercado.

CDI

1,90% a.a.

0,16%

Dólar

R$ 5,64 Ptax

3,10%

IFIX

2.794 pts

0,46%

S&P 500

3.363 pts.

3,92%

IMA-B

7.584 pts.

1,51%

IRF-M

14.157 pts.

0,56%

Page 8: Carteiras Sugeridas BB - julho/20 · #interna Carteiras Sugeridas BB julho/2020 5 Índices Ibovespa 95.055 pts. 8,76% Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior,

#interna

1) O Banco do Brasil S.A. se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham adecorrer da utilização indevida deste material ou seu conteúdo.2) Este material é distribuído unicamente a título informativo, e não deve ser considerado isoladamente para tomada de decisão deinvestimento. Tem como objetivo auxiliar o cliente em suas decisões de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ousolicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. Antes de qualquer decisão, o cliente deverá realizar o processo desuitability e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. Este documento não leva emconsideração os objetivos de investimentos, situação financeira ou necessidades específicas dos investidores, de forma particular.Este material não sugere qualquer alteração de carteira, mas somente orientação sobre produtos adequados a determinado perfilde investidor. O Banco do Brasil S.A. não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base nas orientações aquicontidas.3) Muitas ilustrações deste material envolvem o uso de números, de forma a tornar mais eficiente a apresentação de situaçõesfinanceiras. Estes números podem induzir a uma falsa precisão e não devem ser considerados como única fonte de informação paratomadas de decisão. Números estimados que indiquem situações financeiras futuras, não devem ser interpretados como intençãode assegurar resultados, mas apenas apresentar projeções, baseadas em um conjunto de pressupostos. Estas projeções são úteissomente para comparação das diversas alternativas de investimento possíveis no mercado. A rentabilidade de produtos financeirospode apresentar variações, e seu preço ou valor podem aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Rentabilidadespassadas não são, nem devem ser assumidas como rentabilidades futuras e não existe no presente momento qualquer tipo degarantia, implícita ou explícita, do Banco do Brasil S.A. A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS.4) O presente material elaborado utiliza como fontes de informações divulgações públicas do mercado, de consultorias e dadosfornecidos por instituições financeiras. Em nenhuma hipótese será considerado como um “relatório de análise”, nos termos daInstrução da Comissão de Valores Mobiliários nº 483. O presente material pode sofrer alterações sem aviso prévio.5) OS FUNDOS DE INVESTIMENTO SÃO UMA MODALIDADE DE INVESTIMENTO QUE NÃO CONTAM COM A GARANTIA DO FUNDOGARANTIDOR DE CRÉDITO – (FGC). LEIA O PROSPECTO, O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, LÂMINA DEINFORMAÇÕES ESSENCIAIS E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR.6) ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOSDE INVESTIMENTO."

Disclaimer

Carteiras Sugeridas BBoutubro/2020

8

Page 9: Carteiras Sugeridas BB - julho/20 · #interna Carteiras Sugeridas BB julho/2020 5 Índices Ibovespa 95.055 pts. 8,76% Variação dos índices em relação ao fechamento do mês anterior,

#interna

bb.com.br/investimentos

Central de Relacionamento BB

4004 0001 / 0800 729 0001

Deficientes Auditivos/Fala

0800 729 0088

SAC

0800 729 0722

Ouvidoria BB

0800 729 5678

Cuidar do que é valioso para as pessoas

“”

Propósito BB